sexta-feira, 10 de novembro de 2023

A Defesa de Abraão

 

“Então partiram dali aqueles homens, e foram para Sodoma; porém Abraão permanecendo ainda na presença do SENHOR.

E, aproximando-se a ele, disse: Destruirás o justo com o ímpio?

Se houver, porventura, cinquenta justo na cidade, destruirás ainda assim, e não pouparás o lugar por amor dos cinquenta justo que nela se encontram?

Longe de ti o fazeres tal cousa, matares o justo com o ímpio, como se o justo fosse igual ao ímpio; longe de ti. Não fará justiça o Juiz de toda a terra?

Então, disse o SENHOR: Se eu achar em Sodoma cinquenta justos dentro da cidade, pouparei a cidade toda por amor deles.

Disse mais Abraão: Eis que me atrevo a falar ao SENHOR, eu que sou pó e cinza.

Na hipótese de faltarem cinco para cinquenta justos, destruirás por isso toda a cidade? Ele respondeu: Não a destruirei se eu achar ali quarenta e cinco.

Disse-lhe ainda mais Abraão: E se, porventura, houve ali quarenta? Respondeu: Não o farei por amor dos quarenta.

Insistiu: Não se ire o SENHOR, falarei ainda: Se houver, porventura, ali trinta? Respondeu o SENHOR: Não o farei se eu encontrar ali trinta.

Continuou Abraão: Eis que me atrevi a falar ao SENHOR: Se, porventura, houver ali vinte? Respondeu o SENHOR: Não a destruirei por amor dos vinte.

Disse ainda Abraão: Não se ire o SENHOR, se lhe falo somente mais esta vez: Se, porventura, houver ali dez? Respondeu o SENHOR: Não a destruirei por amor dos dez.

Tendo cessado de falar a Abraão, retirou-se o SENHOR; e Abraão voltou para o seu lugar.” – Gênesis, cap. 19 – vv 22 a 33

 

Desnecessário dizer o quanto Abraão se esforçou, junto ao SENHOR, para que Sodoma, junto a Gomorra, não fosse destruída, com o SENHOR fazendo chover enxofre e fogo sobre ambas as cidades.

A verdade, ao que nos parece, é que tão somente Ló houvera sido considerado justo em toda a cidade de Sodoma – nem mesmo a sua mulher, que estava saindo ilesa por méritos dele, ao olhar para trás, escapou de se converter em estátua de sal, ou seja, de ser calcinada...

Com certeza, Sodoma e Gomorra, juntas, deveriam possuir centenas de habitantes, talvez, milhares – estudiosos calculam em mais de 60 mil!...

Notemos, porém, que, embora a defesa enfática de Abraão, advogando-lhes a causa perante o SENHOR, a cidade de Sodoma não pode ser poupada por não contar nem mesmo com dez homens considerados justos...

Conforme costuma dizer um de nossos confrades internautas, o episódio, narrado em o Antigo Testamento, nos induz a pensar, pensar, pensar...

Quantos justos hoje haveriam no mundo, para que a Humanidade fosse poupada do mesmo destino de Sodoma e Gomorra?!... (*)

 

INÁCIO FERREIRA

 

Uberaba – MG, 10 de Novembro de 2023.

(*) Publicado antecipadamente por motivo de viagem do médium.

 

 

 

 

 

20 comentários:

  1. Caros amigos do mundo espiritual, ( dr. Odilon ; dr. Inácio ; dr. Manoel Roberto e, outros (as). O profeta que , foi considerado : " O Amigo de Deus ", nos da à resposta , solicitada , no último parágrafo do ' Blog ' retro : ' O Senhor proverá '. (752069)////////////////////////////.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!! Na paz! Tá tudo Esse Abraão é astuto . Também , cidadão com 500 anos de vida ( dizem , ele teria vivido isso , os anos na época , só poderia ter sido contados em mês), tem de ter aprendido a malandragem :
    Chegou em 10 , e parou .
    É certo que teve vontade de perguntar : “ Senhor, e se tiver hum ??” . Mas, iria ouvir a mesma resposta . E esse , um , seria ele, Abraão !! Hehehe!!!
    Essa anedota aí Dr , me lembrou a história de Jesus e Pedro .
    Quando Pedro perguntou : “ Mestre , quantas vezes terei de perdoar ? Acaso , seria 7 vezes ?” . Pedro estava certo numa resposta ; mas, Jesus , sempre surpreende , e nunca responde o que a gente quer ouvir !! 😬

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, com relação a idade dessa turma do Antigo Testamento, temos a resposta em um dos livros do Robson Pinheiro, se não me engano nos Nephilins.

      Excluir
  3. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Navegando pela Internet lendo sobre a narrativa de Gn 18:22-33, encontramos referência ao livro "A Escada de Jacó" (LEEPP, 1a edição, jul 2004), de Inácio Ferreira (IF). Então, passamos a ler essa obra! Nos capítulos 32, 33, 34 e 35, IF descreve o ambiente de uma caverna com a "... inscrição esculpida na pedra: 'Sodoma e Gomorra'...". Nessa visita àquela caverna, o autor procurou intervir. Entretanto, Odilon Fernandes alertou-o não ser tarefa do grupo espiritual visitante. Realmente, na atualidade, no lado visível terrestre, existem muitos locais semelhantes àquela caverna. Boa leitura! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:58 = 03:58)!!!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, dentro desse tema das últimas semanas, Israel tem as dívidas também dos profetas e apóstolos assassinados ao longo da história, simbolicamente até de Abel. Além dos débitos trazido do planeta de onde vieram. Um bom domingo para todos. Carapicuíba SP

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, amigos!!

    Pensemos nessa pergunta ao final, "quantos justos teríamos aqui atualmente, para sermos poupados?"
    Fica a reflexão para agora, será que faríamos também parte desses justos?

    Que o Senhor tenha misericórdia da humanidade!

    ResponderExcluir
  6. A mediunidade psicográfica do Carlos Baccelli nos agraciou com muitas dezenas e dezenas de livros. As obras mais numerosas são de Inácio Ferreira aos quais já tive a felicidade de ler quase 80% das 52 publicações. Todos muito substanciosos e esclarecedores. Temos também o tratado do assunto mediunidade nos vários livros da lavra do grande Odilon Fernandes. Há ainda o Paulino Garcia, a Domingas, a Modesto Cravo, o Excelso Irmão José e outros. Faço essa consideração por uma situação inusitada. Estava no site da editora procurando outras obras que ainda não havia lido e encontro o título ¨Eu Também Voltei¨ do Irmão Zaqueu. Sabemos ser o pseudônimo do nosso Dr. Elias Barbosa, médico psiquiatra desencarnado em 2011. Uma obra admirável! Clara, objetiva, esclarecedora e sintonizada inteiramente com as informações que o Dr. Inácio tanto nos afirma e reafirma sobre a real vivência no mundo espiritual. Vale muito a pena pra quem gosta de uma leitura cativante e elucidativa.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Dr. Inácio e Baccelli. Pois é... Ainda não achei uma resposta plausível e racional para essa minha pergunta: Será que tantas chacinas a céu aberto mundial, seria tão só exclusivo do mal que grassa a Terra, sabendo que nada na eternidade acontece por acaso? E os justos, onde ficam? Que razão daria a Justiça Divina que ainda não sabemos o porque disso tudo? Forte abraço aos dois. Fiquem em paz. Aéio Emmanuel César.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Aécio Emmanuel César da Fonseca (12-11-2023 06:05). Permita-nos auxiliar nesse seu questionamento. No tema "Prece por intercessão" (05-11-2023 01:59), de Inácio Ferreira (IF), você apresentou perguntas semelhantes a essas datadas de 12-11-2023 06:05. Indicamos ler nossas observações feitas em 10-11-2023 15:34 naquele tema. Acrescentamos ler o capítulo "Perguntas e Problemas - Expiações coletivas", mensagem de Clélie Duplantier comentada por Allan Kardec (1804-1869), que se encontra no livro "Obras Póstumas" (FEB e outras editoras). Pode também ler o artigo "Expiações coletivas", de Américo Domingues Nunes Filho (1945-....), publicado no www.oconsolador.com.br em 13-07-2008. Boa leitura! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (21:07 = 16:07)!!!

      Excluir
    2. Aécio Emmanuel César16 de novembro de 2023 às 04:30

      Bom dia Cadichon. Obrigado pela orientação. Vou estudar sim os livros apontados. Abraço.

      Excluir
  8. Bom dia Dr. Inácio e ao Dr. Baccelli a quem cumprimento pelo aniversário recente. Se olharmos pelo lado da matemática, considerando 60 mil habitantes nas 2 cidades e, em o Senhor poupando a cidade se houverem 10 justos, significaria que 0.017% da população sendo justa, isto salvaria as cidades. Considerando que a Terra tenha 8 bilhões de habitantes, significa que se houverem 1.360.000 justos a Terra seria poupada. Meus Deus, quantos de nós nos consideramos justos sem o ser, a começar por mim. Que haveremos de fazer para finalmente nos modificar de maneira intrínseca, sabida e exemplificada? Haja dor e possibilidades de ressarcimento da Lei. O "último ceitil" é uma metáfora que, observada por essa reflexão que Dr Inacio propôs, é um objetivo quase utópico. É por isso que em minha pequenina opinião, não havemos de ficar a perder tempo ditando regras e explicando o que não precisa ser explicado porque, o que precisamos para explicar as regras e os conceitos que julgamos corretos é, apenas e tão somente, exercer a caridade para com todos e tudo que estiverem ao nosso alcance. É isso que pode fazer com que um ímpio se torne um justo: o bom exemplo. Palavras são fáceis de serem ditas, ações, ao longo do tempo, transformam.

    ResponderExcluir
  9. Parece me que ninguém se achou justo o suficiente para tecer algum comentário. Muito menos eu.

    ResponderExcluir
  10. Desviando da conclusão mas voltando ao tema do velho testamento (VT). Sendo Deus Eterno e Infinito e sendo o Deus do velho testamento em certas passagens que é tão diferente de Deus descrito por Jesus... Seriam esse ser punitivo apresentado em algumas passagens do VT realmente Deus , ou melhor um de seus prepostos? Se o homo Sapiens praticamente não muda em 10 mil anos, poderia ser Deus tão volúvel assim em menos de 3000 anos?

    ResponderExcluir
  11. Boa noite, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Como seria o visual de um neandertal? Busquemos ler a notícia "Foto digitalizada revela o rosto de neandertal que viveu há 50 mil anos. Hominídeos se assemelhariam mais aos homens, diferentemente do previsto" (Tecnologia - Estêvão Júnior- 14-11-2023 15:13 - Revista Oeste - https://revistaoeste.com). Muito interessante o conteúdo! Boa leitura! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (18:04 = 13:04)!!!

    ResponderExcluir
  12. Dr. Inácio o Sr. poderia comentar sobre a história do profeta Jonas.
    Cirineu

    ResponderExcluir
  13. Boa noite Dr Inácio querido e toda essa equipe de médiuns tão amorosos...boa noite á Maria Modesta Cravo (é assim q escreve?)Domingas,Manoel Roberto,Luiz,Paulinho Garcia,sabe...o Dr Odilon deve mesmo fazer muita falta pelas bandas daí...essa passagem de Sodoma e Gomorra ficou bem bacana nas palavras de Dr Inácio...eu acho mesmo que nós não fomos todos dizimados todos daqui desse planeta justamente por essa meia dúzia de três ou quatro Luminares que praticamente iluminam todo o planeta com Nosso Senhor Jesus.Acredito q um dia serão muitos.Muita paz a tds aí e obrigada pela ajuda e proteção minha e da minha família (coraçãozinho kkk)

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde, alguém poderia me informar se o Dr. Odilon Fernandes já reencarnou? Muito grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Anônimo (16-11-2023 11:50). Você obterá esclarecimentos sobre Odion Fernandes (OF) lendo "A 2a Morte de Odilon Fernandes" (LEEPP, 1a edição, jul 2023), de Inácio Ferreira (IF). No Prefácio dessa obra, IF esclarece que foi "... convocado às Esferas Supeiores, que passou a habitar na companhia de espíritos de sua estirpe espiritual,...". Boa leitura! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (06:45 = 01:45)!!!

      Excluir
    2. Bom dia!! Na paz! Tá tudo certo !!
      Desencarnou . Foi pra “cima “ .
      Terceiro céu !!! 😀

      Excluir
    3. Deixo como sugestão a leitura do Livro A SEGUNDA MORTE DE ODILON. Vai esclarecer a sua dúvida.

      Excluir