domingo, 26 de novembro de 2023

Impulsos Agressivos

 

O espírito humano, com raras exceções, ainda é dominado pelos impulsos agressivos, oriundos de seu primitivismo espiritual.

Quase todos os homens, e mulheres, se levados ao limite de sua capacidade de resistência – e ele é bem estreito! – reage com ferocidade.

Acontece dentro de casa...

Na via pública...

No ambiente de trabalho...

No templo religioso...

Até mesmo nos resorts...

Essa belicosidade do espírito faz com que ele seja truculento, insensível, quase desumano, desmentindo, na ação, a teoria de que pertença ao gênero humano, tendo, em definitivo, deixado a animalidade.

No recente conflito entre Israel e um grupo terrorista, vemos, de parte a parte, o descaso pela vida do próximo – dos civis de todas as idades que estão sendo vitimados.

Igualmente, na guerra entre Rússia e Ucrânia...

No que ainda está acontecendo na Síria, e do que a mídia terrestre parece já ter esquecido...

Na guerrilha urbana no Brasil...

O que há pouco houve no “Maracanã”, entre torcedores brasileiros e argentinos aparentemente civilizados...

Enfim, tudo o que vem ocorrendo na Terra, em termos de violência, revela que o ser humano, inclusive nós outros, os desencarnados, que também somos homens, não está longe da “linha” do primitivismo do qual se gaba de ter saído para a da civilização.

A verdade é que temos muito chão pela frente para que os princípios éticos e morais, mormente os preconizados por Jesus Cristo, façam da Terra um mundo melhor,

Crimes chocantes, quase todos os dias, ocorrem nas favelas e nos bairros abastados, demonstrando que o homem, se diferente na aparência, por dentro, saiba ou não saiba escrever, é absolutamente igual.

Cremos não haver exagero de nossa parte, observando, inclusive, o que sucede nos considerados “altos escalões”, envolvendo gente de todo naipe que consegue galgar o poder.

A questão é de base familiar sim, mas, principalmente, de base espiritual, nas conquistas adquiridas pelo espírito ao longo das vidas sucessivas.

Uma existência no corpo carnal é quase nada para que o espírito comece a compreender a necessidade de superar-se, concentrando esforços neste sentido.

No que tange à evolução, alguns séculos não passam de alguns dias, muita e muita vez, não convenientemente aproveitados pelo espírito no processo de autoeducação.

Continuemos, porém.

A fera humana, um dia, haverá de surgir domesticada pelo chicote da dor, falando o único idioma que todos parecem entender sem que tenham necessidade de ser alfabetizados.

 

INÁCIO FERREIRA

 

Uberaba – MG, 26 de Novembro de 2023.

 

 

24 comentários:

  1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Muito oportuna a comunicação inaciana deste início semanal convidando-nos a pensar nos "impulsos agressivos" existentes em nosso dia a dia neste abençoado Planeta Espiritual chamado Terra! Esse convite indica, sucintamente, a realizar estudo dos temas "Diferentes ordens de Espíritos" (perguntas 96 a 99) e "Escala Espírita" (perguntas 100 a 113) de "O Livro dos Espíritos". Na semana passada, os jornais noticiaram uma briga entre alunos numa escola cívico-militar existente num bairro da cidade do Rio de Janeiro. Bem, o cotidiano atualmente mostra-nos como os "impulsos agressivos" estão entranhados em cada um de nós, Espíritos visíveis e invisíveis. Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:21 = 04:21)!!!

    ResponderExcluir
  2. Aécio Emmanuel César26 de novembro de 2023 às 05:42

    Bom domingo a você Dr, Inácio e ao Baccelli. O que falta nesse mundo para os homens se tornarem em humanos espiritualizados é colocar em ênfase não só a prece mas principalmente e urgente a prática da Caridade isenta de rótulos religiosos que é o estopim para tantas barbáries. Forte abraço. Fiquem em paz.

    ResponderExcluir
  3. Salve lá. Viva Zambi. É o velho orgulho que não aceita a humildade e se sente ameaçado, reagindo da pior maneira possível. A terra poderia ser um paraíso se houvesse amor e se já houvessemos destruído o egoísmo e o orgulho em nós.
    Mas o que se vê é a barbárie. Entretanto, os Santos Orixas que governam nossa existência estão anotando tudo e no tempo de cada um, o chicote vai comer solto. Sarava'

    ResponderExcluir
  4. Salva nos Senhor de nossa ignorância, por favor. Não desista de nós ensinar, e gratidão pelo que já fez pela gente.
    Eterna gratidão.
    Persistiremos, haveremos de enconter e seguir o Caminho , verdadeiramente
    amorosamente ...

    ResponderExcluir
  5. E como dito no próprio ESE, a lei dos homens no "Mundo de Cesar" ainda é necessária dado nosso atual estágio de evolução. Triste porém constatar que, ao longo dos anos, a lei dos homens é tão pouco executada (e cada vez mais necessária) na ""Pátria do Evangelho"", desde os mais altos escalões do Poder até os lugares mais humildes da periferia. Faz parte do plano divino a curto prazo ou é simplesmente a execução do Plano das Sombras para atrasar o progresso?

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, dr. Inácio e Baccelli.
    Se o planeta Terra colocasse em prática a pequena frase de nosso Senhor Jesus Cristo "amai-vos uns aos outros como eu vos amei"(e ainda ama), estaríamos livres da vaidade, orgulho, egoísmo, soberba e maldade; muito simples.
    João Rodrigues Chagas Neto

    ResponderExcluir
  7. Bom dia a todos. A julgar pela animalidade que habita em nós, longe estamos, mas bem longe mesmo, do mundo de regeneração. Se a data prevista de 2057 for confirmada, então mais da metade da população da terra terá que desaparecer. Somente assim, o pesado clima irá dar lugar aos bons efluvios. Grata.

    ResponderExcluir
  8. *Olá a Todos, ... No livro Gratidão Baccelli/Inacio - a Raiz de todos os males -1 Timóteo, cap. 6 - v. 10...Abraçus*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Silvano/Sorocaba (27-11-2023 08:40). Parece-nos que o livro "Gratidão" (Didier, 1a edição) é de autoria de Irmão José! Pode ser que estejamos enganados! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (07:35 = 02:35)!!!

      Excluir
  9. Boa noite. Graças à Deus aqui no mato a gente vive em paz. Guerra só de travesseiro com os filhos antes de dormir e assim somos felizes. Inte'

    ResponderExcluir
  10. Ao dr. Inácio e, equipe interdimensional. O que esperar do resultado do cruzamento genético, realizado no passado distante, feito pelos cientistas extra-terrestes, (vide os livros, do ex-consultor da NASA, já desencarnado: Secharia Sitchin ( 'As Crônicas da Terra' ) e, veremos o lado animal do ' homem ', manifestando atualmente, de diversas formas. Outrossim, informo, que leitura, da referida ' Obra ', é necessária, para concordar ou, discordar, deste comentário complementar. Esta coleção de cinco volumes, foi doada, para a ' Biblioteca Municipal local ( Avaré-Sp ). Antônio C Custódio ( 752069 ). " O Ler muito é enfado, não há limites, para imprimir Livros " ( Ecles.) /////////////////////////

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá - A Caminho da Luz História da Civilização à Luz do Espiritismo - Ditada pelo Espírito EMMANUEL (De 17 de agosto a 21 de setembro de 1938), te dará a resposta de onte para hje*

      Excluir
  11. Boa noite Dr Inácio,Manoel Roberto,Luiz,Paulino Garcia,Modesta,Domingas!!Eu me identifiquei bastante com essa publicação da semana...puxa...era o q eu tava pensando!!Aquela vergonha nacional dos brasileiros vaiarem o hino dos nossos hermanos que vieram de tão longe...até tb escrevi sobre isso...ao invés de nos abraçarmos...os cariocas fizeram um ridículo desses...é...ainda vai demorar muito pra essa civilização ariana e sei lá de mais aonde tomar jeito...

    ResponderExcluir
  12. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Desde o dia 26 de novembro, buscamos ampliar nossa compreensão sobre o tema em estudo. Encontramos em "Eu, porém, vos digo..." (LEEPP, 1a edição, mai 2019), de Irmão José, o capítulo 32 - Impulsos, no qual o autor expõe sua opinião. No início, ele escreveu "Pela análise de seus impulsos, principalmente diante de uma situação desafiadora, o espírito pode ter noção de como s encontra por dentro...". Nessa linha de pensamento, somemos as orientações das questões 393, 398 e 399 de "O Livro dos Espíritos". Boa leitura! Cadichon Pirilampo (06:39 = 01:39)!!!

    ResponderExcluir
  13. Dr Inácio,eu adoro seus livros, nosso grupo espirita tem o nome do Senhor o dia que mudamos o nome,pra Dr Inácio,o senhor acredita, que que apareceram dois gatos, no centro Espirita,como sei que o senhor,adora gatos,sei que senhor mandou.Obrigada

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Dr Inácio,adoro seus livros, nosso grupo espirita,do Centro Espírita Francisco De Assis,chama_se Dr Inácio Ferreira,o dia que mudamos o nome,o senhor acredita que apareceram dois gatos( o senhor adora)no centro ,Esperta,imagine.Sei que foi uma mensagem.Adoro o senhor,obrigada Baceli

    ResponderExcluir
  15. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Como interpretar nossa percepção sobre o tempo? Num primeiro momento, indicamos ler o capítulo 3 - Viagem no tempo de "A Caverna de Platão" (LEEPP, 1a edição, abr 2022), de Inácio Ferreira! Posteriormente, leiamos o artigo "11 fatos surpreendentes sobre o tempo" (Ciência - Redação, BBC Future - 26-11-2023 - BBC Brasil.com). Boa leitura! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:30 = 04:30)!!@

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perguntar-se-á: "- Quais são os 11 fatos surpreendentes mencionados na sua participação?" Segundo aquela Redação, eles são: 1. O seu idioma afeta sua percepção do tempo; 2. Quando o Universo morrer, não haverá mais futuro, nem passado; 3. Talvez não fosse possível ter experiências conscientes sem o tempo; 4. Nenhum relógio é 100% preciso; 5. A vivência do tempo é criada ativamente pelo nosso cérebro; 6. Pessoas do século 22 já estão entre nós - mas não viajantes do tempo; 7. Podemos chamar todas as experiências de dobras temporais; 8. Quando entra o horário de verão, é preciso agradecer (ou culpar) um construtor; 9. Na verdade, você não vive no presente; 10. Nossos dias estão ficando mais longos devido à gravidade da Lua; 11. Muitas pessoas vivem fora do tempo convencional - para elas este ano não é 2023. Boa leitura! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:10 = 04:10)!!!

      Excluir
  16. Bom dia Dr Inácio e Baccelli. Sinto mta paz em assistir as palestras, já li livro Dr Inácio, me alegra cm sua maneira de expor. Qto ao ser humano, falta amor, caridade . Ter e possuir está sendo um péssimo caminho.

    ResponderExcluir
  17. Cresci bastante lendo livros do Inácio, mesmo tendo acompanhado o Waldo Vieira nas palestras na casa dele no RJ, mesmo sendo primo , somente com Dr. Inácio onde minha avó foi internada por conversar com espíritos, hoje sei que está bem no mundo espiritual. Infelizmente os centros espíritas do RJ foram invadidos por comunistas que mandam e desmandam e esquecem Chico Xavier

    ResponderExcluir
  18. Só cresci depois de conhecer os livros do Dr.Inacio , mesmo acompanhando o Waldo Vieira e ser primo , não tinha visto a verdade que hoje pesquiso através dos livros. Minha avó ficou internada no sanatório por conversar com espíritos

    ResponderExcluir
  19. Belíssimo texto, embora com traços da realidades que nós humanos trazemos ainda da infância espiritual, passíveis de comportamentos de agressividades que pulsam no nosso âmago, carregados de orgulho, vaidade, possessividade animosidades por verdadeiramente não amarmos como o Mestre Jesus de Nazaré nos ensinou. Gratidão ao irmão Inácio Ferreira e Carlos Baccelli por este intercâmbio espiritual, renovando o nosso pensar para que façamos uma nova terra. Gratidão!

    ResponderExcluir
  20. Dr Inácio, sempre dando aquela lição oportuna. Eu vou me dedicar mais, rapidinho. Ele tem td razão, há tantos precisando. Mas o q ajudam , a fazer sopa. Saberá o valor de ajudar o próximo

    ResponderExcluir