domingo, 10 de dezembro de 2023

Eles Não Sabem Fazer Sopa

 

De quando em vez, despontam no Movimento Espírita, os defensores do Espiritismo sem religião, afirmando, com base em suas convicções teológicas que o Espiritismo é apenas e tão somente Ciência e Filosofia.

Evidentemente, cabe-nos respeitar toda e qualquer opinião desse ou daquele, embora saibamos que, habitualmente, os teóricos do Movimento não sabem fazer sopa...

Não, não sabem – a única coisa que sabem é polemizar em torno de determinados temas doutrinários, praticamente gastando a encarnação agradando uns aos outros, a ver se, pelo menos, conseguem um cargozinho no Movimento de Unificação.

Eles não sabem fazer sopa, ralar chuchus e cenouras, porque, talvez, tenham receio de tomar gosto pela coisa e, de repente, virarem sopeiros de algum Centro Espírita na periferia.

Haveriam de lhes custar caro tamanha renúncia porque parariam de andar de avião, de se hospedarem em hotéis elegantes e de refestelarem em restaurantes chiques... Ah, não mais ouviriam de uma plateia, os aplausos pelas piadas de mal gosto que sempre contam, chegando mesmo a utilizar como moto certas personagens veneráveis de nosso pobre Movimento.

Eles não sabem fazer sopa, nem com o auxílio do contraindicado caldo Knorr, e têm medo que o calor do fogo nos panelões lhes modifique a maneira de pensar, e aí adeus os tapinhas nas costas e a troca de elogios baratos com que costumam intoxicar os espíritos.

Eles não sabem fazer sopa, porque Chico Xavier já fez muita sopa para eles e, então, eles se julgam dispensados de aprender a receita com o Grande Medianeiro.

Dizem que o serviço da sopa é destinado aos preguiçosos e vagabundos, porque, desde muito estão precisando trocar os óculos, de vez que não conseguem enxergar as mães gestantes que precisam de melhor alimentação, as crianças subnutridas que, não raro, pedem repeteco da sopa de fubá com alguns poucos legumes, mas enriquecidos pelos fluidos espirituais dos anônimos chefs do Mais Além.

Coitados!... Por não saberem fazer sopa, sinceramente, eu não sei o que irão fazer no Mundo Espiritual, porque as suas provocações teóricas não encontrarão eco entre os Espíritos Amigos, que, por ainda terem muita sopa a fazer, não terão tempo para escutá-los.

Ninguém me pediu isto, e eu não sou tão atrevido ao ponto de estar dando conselhos a alguém, mas, dias atrás, um senhor, que conhece “O Livro dos Espíritos” de cor, veio me perguntar o que ele deveria fazer para desfrutar de melhor situação após a sua desencarnação que se avizinhava... Eu perguntei a ele se, porventura, ele sabia fazer sopa.  Respondeu-me: - Nunca fiz sopa na vida... – Então, meu amigo, aprenda o mais rápido que você puder, procure um Centro Espírita, desses que fazem sopa, e candidate-se... No começo, é provável que você venha a sentir muito calor e adquirir alguns calos nas mãos ou... certo problema na coluna, mas garanto que quando você deixar a carcaça o seu currículo espírita estará imensamente enriquecido, porque lá estará escrito em letras garrafais: ESTE SABE FAZER SOPA!...

Então, quando aparece para mim, alguém morto como eu me encontro, um espectro, ou um que acredite que esteja vivo na Terra, e começa com muita conversa fiada, querendo saber sobre o sexo dos Anjos, faço-lhe a pergunta: - Você sabe fazer sopa?!... Se a pessoa responde que não, eu vou saindo de fininho, porque, afinal, eu não vou perder tempo com espírita que não sabe nem fazer uma sopa!...

 

INÁCIO FERREIRA

 

Uberaba – MG, 10 de Dezembro de 2023.

 

 

 

 

26 comentários:

  1. Dr, Inácio,o senhor consegue, com uma perguntar, aparentemente simples,mas se transforma em milhões de atitudes:Você sabe fazer sopa?ou seja, você que sabe tudo de espiritismo, lê,receita,mas está fazendo o que pelo próximo? Qual é o plano? Qual a prática?Prática o que? Você sabe fazer sopa? Eu responderia,sei,mas, será que a minha prática é efetiva?

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Respondendo à pergunta no último parágrafo da comunicação inaciana, não temos habilidades suficientes para fazer sopa em centro espírita. Nas oportunidades de distribuição de sopa, cumprimentamos o pessoal da cozinha e, depois de pronta a sopa, pegávamos o balde com sopa e agradecia aos convidados do dia - pessoas simples da região e de outros locais! A sopa era muito gostosa! Aprendemos muito nessas ocasiões! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:04 = 03:04)!!!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, amigos!!
    Mil vezes estar em Centro Espírita, varrendo, fazendo sopas ou junto ao povo, do que estar junto àqueles que acham que são os tais, que já subiram na escala Espírita, por estarem lá na frente discorrendo orgulhoso cada pergunta do Livro dos Espíritos que sabem inteiro.
    Vi casas Espíritas que abandonaram o povo humilde, pelos belíssimas palavras de oradores.
    Vi casas Espíritas que não acreditavam em alguns irmãos que traziam informações por não serem avalizados pela FEB, chamando esses de anti-doutrinários.
    Desculpe-me sei que estou muitoooo longe de ser uma alma de luz, mas não suportei mais tais casas e afastei-me, e decidi por mim mesma seguir.
    Estou na procura de uma casa Espírita que dê preferência às sopas, pois será lá que dessa vez me colocarei.

    Um domingo de luz a todos!

    ResponderExcluir
  4. Não sabemos fazer sopa por aqui, mas sabemos fazer um cafezinho... rsrs Grato pelas postagens de sempre. Abraços a todos. Fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  5. Aécio Emmanuel César10 de dezembro de 2023 às 06:22

    Bom dia Dr. Inácio e Vaccelli. Pois é... Enquant a matrona da Dopa Fraterna estava a frente desse trabalho fraterno, tendo a Sopa fez ontem 64 anos, ninguem se atrevia ir contra aos seus trabalho que ela realizava. Depois da sua desencarnação os espíritoas como o senhor disse não sabem fazer sopa e impedem o que fsazem tiraram-na de mim depois de 22 anos trabalhando a favor dos mais necessitados. Hoje ekes não fazem a Sopa que nunca tinha parado durante todo esse tempo e ninguem tem coragem de reiniciar. Não sabem ou se sabem nao se sensibilizaram de que com a parada da Sopa muita gente ficou sem o alimento que sustentava várias familias. Pena. Desculpem-me pelos erros. Não estou encergando muito bem. Forte abrtaço aos dpois Fiquem em paz. Aécio Emmanuel César.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde ! Na paz! Ta tudo certo !
    Dr ! , argumentei-me muito sobre pitacar nos seus arrazoados de hoje . Vou fazê-lo :
    Uai !! Dr, e quem amansa os “burros” ? , com sopa !??
    Ah ! Nem !! . Esse modo operante da sopa , usado pelos católicos e espíritas , é similar aos bolsas preguiças usado pelos políticos ; ESCRAVIZA!!.
    Porque , então , ao invés de fazer sopa sozinhos e distribuir, não chamam os beneficiados para vir participar na cozinha fazendo suas próprias sopas !?
    Quero ver espíritas com essa atitude ; eu não conheço , se alguém tiver conhecimento dessa caridade nesses moldes ? Favor poste aqui .
    Óbvio , em tudo há excessões ; mas, no geral , essa conversinha de sopa , cesta básicas , vestuário , etc…, tudo de graça ; serve mais como um cala boca a consciência dos religiosos do que preocupação com os chamados “pobres “.
    Não ensinam , porque ? Hum!! , seria para manter o pobre cativo !?

    ResponderExcluir
  7. Dr, nada de sair de fininho na conversa , vamos encarar a discursão . O dr mesmo , já fez mansão a esse propósito : naquela história do relato o pedinte a uns tempos atrás que não me lembro nome do cidadão !! Particularmente , achei fantástica e caridosa a atitude . Veja bem ! Dr . Não estou lhe provocando para bater de frente com um espírito de tamanha currículo espiritual e humano que é o seu ; primeiro lugar , fique claro aqui , sem hipocrisia : lhe amo !
    No entanto , aqui , nesse seu maravilhoso blog , é o único local onde posso me expressar sem censuras , ainda . Porque , no centro que frequento e dou minha merreca de colaboração como médium chamado de sustentação , não posso falar aos “vivos” , mas aos “mortos “ , ninguém me segura , solto a língua kkkkkkk.
    Então ! Por favor ! Peço datavenia , para meus arrazoados também !

    ResponderExcluir
  8. Devo mesmo estar deixando, em breve , a escolinha planetinha azul , na forma mais densa ; onde e como vou chegar aí ? Não sei ! Talvez , não estarei no seu convívio , Mas, muito provável , estarei no hospital dos médiuns , qual condição? Também não sei . Também , pra que saber ?
    Se souber , certamente , irei , me acomodar ou desesperar , de véspera 😬. E isso é ruim .
    Estou aqui a fazer o meu possível , para conseguir uns bonosinhos que me de condições fazer , ao menos , uma passagem lúcida . Santo !? Muito longe estou ; aliás , nem faço questão , pra ficar ranzinza e sem sorrir ? Quero não !
    Quero continuar como paciente !! 🙌😀.
    Aliás , André Luiz , me lembro , chegou também em Nosso Lar , querendo angariar facilidades , e, teve de mostrar serviço primeiro ; então , porque não serve aos humanos , classificados como “pobres “ o mesmo princípio !?
    Tem de trabalhar !! Dr, trabalhar , para buscar sustento !! Aqui ou aí não é mesmo !? O dr mesmo , nos conduziu a pensar sobre o orbe , com o título : como você interpreta ?
    Tudo bem ! Tá doente da vestimenta ? , vamos cuidar , remendar …, mas, mesmo em condições precárias , algo você pode dar em troca pra ti mesmo !
    Mas, manter o humano cativo ? Isso é escravizar . Esmolei, tira a dignidade de qualquer ser . O ser não percebe , mas, está sendo “estripado “ de sua dignidade .
    Tem tanto “benefício “aqui , toma isto , toma aquilo …, que o pobre vai se acomodando .
    Vai trabalhar ? Pra que ?
    Tem sopa , café manhã , almoço de 1,00 , roupa lavada , banho , albergue, monte de subsídios, incontáveis em todos os setores ; e quem paga ? Ora!! Quem tá trabalhando né !?
    Coitadinhos !? Ah ! Não Dr , causa e efeito né ! , ação e reação ! Porque ? Essa condição ? Uai !! Cadê as instruções dos EspiriTOS!? A nós .
    Cuidar do espírito Dr , humanos , e uniforme escolar . Do jeito estão fazendo , estão preocupados com o uniforme em detrimento do aprendizado . Isto ! Não pode Dr .
    Sopa !! Quero crer o Dr , esteja usando esse termo de forma simbólica !
    Porque , o ato em si , é ortodoxia , dogmatismo.
    Aqui em Brasília , tudo se faz o governo para dar qualidade de vida a moradores de rua : tudo isto aí que já falei , e mais albergue ; cadastram recolhem da rua , levam para receber instruções, etc …, ficam 2 dias no máximo ; quero voltar pra rua 🤦🏽‍♂️. Porque ??
    O espírito !! Dr , o espírito ! , o comodismo da “sopa “ , tirou a dignidade do espírito !
    Esmola!! Veneno , que mata silenciosamente!!!

    ResponderExcluir
  9. Espíritas ! Querem assumir a obrigação do governo , porque , essa função é do governante .
    Pague seus impostos , o resto é com o governo. Querem fazer mais ? Faça , mas, para o espírito , para o humano não !
    Outra coisa : o Dr , fala em ricos que andam de avião , almoçam em restaurantes chiques …
    Ora dr!! , esses aviões e restaurantes empregam muitos que tem a dignidade de trabalhar para buscar seu sustento , se uns podem pagar ? que ótimo ! De certa forma , é redistribuição legal de renda , sem clientelismo religioso . Aliás, tem muito pobre ( trabalhador ), digno e consciente , que trabalha muito , para angariar um dinheiro ( que aliás os espíritos ortodoxos não sabem lidar com ele ), para viajar de avião e almoçar em restaurantes chiques , mesmo que isso custe 12 meses de trabalho árduo , juntando economias , dívidas de cartão para terem esse prazer , um sonho realizado ; com esforço próprio né ! O Dr tem consciência disso . O dinheiro Dr , não é problema , é solução ; a depender do que fazemos com ele . Uma coisa é certa ; usá-lo para tentar comprar a consciência, é ERRADO!! Nós dois sofremos do mesmo mau dr , achamos que estamos sobrecarregado , e tudo que pensamos , achamos estar certos , mesmo aparentemente se colocando em cheque. Perdão Dr , também sou psiquiatra de almas ! 😬😀
    Nao estou falando novidade e nem asneiras , isso é REAL.
    Acordem !! Espíritas !!
    Provável o Dr esteja stressado com tantos compromissos aí , talvez esteja já passando da hora o dr voltar aqui 😀.
    Nessa condição mais densa , receber um uniforme novo , e sentir na “pele “ humana , as pressões do planetinha atual : chefe exigindo produção , locomoção , pressão de governantes , etc… inúmeras , que aí em cima são menos densas .

    ResponderExcluir
  10. Tudo leva crer que , direta ou indiretamente a carapuça me serviu nesses seus arrazoados , porque, aqui , sou o único que fala sobre excluir religião do espiritismo ; ou , existem outros relacionados fora do blog aos quais o dr esteja dirigindo os pensamentos!
    Daí , dr , creio você saiba o que de pitaco tenho sobre os moradores de ruas , em específico o aglomerado na dita Cracolândia. E esteja me cutucando para descrever aqui , porque , como os menos densos já anunciaram : 75% tá aí e 25% aqui , então , 75% já falei a sabem o que eu penso , 25% não . Mas, não vou escrever aqui não . A hora ainda não é chegada . Estou errado ? Sim ,posso está , e muito ! E terei expiar mais essa ; no entanto , minha consciência hoje , não é de prejudicar ninguém , quero o melhor pra todos , indistintamente , faço o papel de poste cego ; tentando ao máximo seguir a instrução : “faça aos outros o que gostaria fizessem a você “. E eu estando nessas condições , gostaria de receber a luz , que me proporcionasse uma lucidez mínima de conseguir minha LIBERTAÇÃO!! Reafirmo , convicto : Espíritas , excluam a religião da doutrina .

    ResponderExcluir
  11. João Nunes Maia , escreve ; que Miramez , teria ditado ; que afirma , Jesus teria dito; desta vez foi aos religiosos :
    Na obra: Maria de Nazaré , páginas : 410,411, 412 .
    trecho onde Jesus em conversações com os sacerdotes , aos 13 anos de idade, teria dito:
    “ não vim destruir o que está feito ; apenas modificar o que está errado “. Leiam essas 3 páginas apenas . Resume toda essa minha ladainha aqui .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! DomTamer (10-12-2023 09:59). As páginas de "Maria de Nazaré" (Fonte Viva, 5a edição, 2005; 1a edição, 2001), de Fernando Miramez de Olivídeo, mencionadas por você estão no capítulo "Jesus, dos doze aos vinte e nove anos". O diálogo entre o Mestre e os sacerdotes do Templo representa uma ampliação do que é narrado por Lucas em 2:41-52. Parece-nos que este narrador teria ouvido aquele episódio na vida de Jesus. Não descartamos a possibilidade de estar enganados! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (21:17 = 16:17)!!!

      Excluir
    2. Boa noite ! Cadin Piri.
      Gratidão por suas colocações .
      Por favor ! Veja se o raciocínio está correto :
      Lancellin, no prefácio dessa mesma obra , afirma que : “ Miramez , vestiu o Rico que recusou a seguir Jesus inicialmente”.
      Sendo assim , creio , seja mais confiável o relatos de Miramez , na vestimenta do Rico que CONVIVEU com Jesus ; do que os relatos de Lucas ( que teria ouvido de terceiros essa história ) e que transcreveu como evangelista mais adiante .
      Assim , Seria o “proprio” espírito dando um testemunho .
      Na filtragem então , quero crer seja verdadeiro o episódio . Há não ser que Lancellin, esteja enganado . Faz sentido ?

      Excluir
    3. Boa noite, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! DomTamer (11-12-2023 15:04). Acreditamos que o texto do prefácio de Charles Lancelin mencionado por você deva ser melhor compreendido. Até prova em contrário, o fato de Miramez ter sido o mancebo rico não é causa necessária e suficiente para ser um bom narrador como lê em "Maria de Nazaré". A experiência dele nessa narrativa desse livro está assinalada a partir da palavra "... Mais tarde, ... a palmilhar aqueles caminhos...". Nossa observação não descarta a possibilidade do engano! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (21:46 = 16:47)!!!

      Excluir
    4. Cadin Piri . O linear, entendo o seguinte :
      Miramez , em tendo sido tb o mancebo rico . Teria vivido fisicamente com Jesus .
      Mesmo antes de receber o convite . Independe se teve mais amiúde no futuro com Jesus . Fato que, em “memória espiritual “, Miramez , pode ter narrado com mais eficiência que Lucas .
      Essa é a questão : Miramez , viveu fisicamente com Jesus , Lucas não .
      Questão é só saber se : de fato Miramez narrou isso a João Nunes , e , se foi mesmo ele o mancebo rico ?
      De toda forma , o que mais interessa é : Tudo leva crer , Jesus teve mesmo esse diálogo com os sacerdotes; seja pela narração de Miramaz ou escrito por Lucas . Confere !? Gratidão !! Pela troca de arrazoados construtivos !! 🤝

      Excluir
    5. Boa noite, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! DomTamer (14-12-2023 10:28). Acreditamos que o melhor caminho seja você escrever um e-mail à Fonte Viva Editora expondo as suas observações desejadas. Parece-nos que lá existe uma ou mais médiuns que se comunicam com João Nunes Maia e Fernando Miranez de Olivídeo! Outra alternativa é você, em seu momento de repouso, desejar um encontro espiritual com esses dois Espíritos. Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (20:53 = 15:53)!!!

      Excluir
  12. Já clamei aqui , para aprofundarmos no assunto : Divaldo Franco ; rejeitaram .
    Não morro de amores por Divaldo , mas também não posso deixar no vácuo uma acusação no sonhei, sonhei …
    O sujeito , gosta de um dinheirinho ? Gosta uai ! Quem não gosta , só pode ser doente da cabeça e do pé kkkkk; mas, parece , ele faz bom uso do mesmo , e é óbvio , para o bem estar dele também . Coveiro !? Ah!! Ta cheio deles por aí ….e também , o que tem de gente “enterrado “ que se recusa a largar a tumba ! E agora , o dr levantou a questão da “sopa “; vamos avançar na questão !?

    ResponderExcluir
  13. Salve lá! Viva Zambi. A nega aqui faz sopa da boa. Caldo grosso, legumes e uns pedaços de carne e ainda tempera com axé. Já dei muita sopa para meus filhos da matéria, com uns pedaços de carne que um açougueiro fazia a caridade. Além disso, a nega ainda chamava os moleques da rua para comer junto nós. Não sei porque mas depois da sopa dava um sono e a gente dormia esparramado dentro do barraco e acordava refeito. Sarava'

    ResponderExcluir
  14. Boa noite, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Seria a morte um mistério? Permitam-nos divulgar o artigo "É verdade que a vida passa diante dos nossos olhos antes da morte?" (Ciência - Saúde - Nathan Vieira, editado por Luciana Zaramela - 08-12-2023 10h14 - Frontiers in Aging Neuroscience/PNAS - https://canaltech.com.br). O autor inicia o texto declarando "A morte é um verdadeiro mistério. Sabemos que acontece a todos um dia, mas obviamente não há ninguém que possa confirmar como isso ocorre...". E amplia suas observações. Se abrirmos o livro "Senhor, que eu possa ver..." (LEEPP, 1a edição, jun 2016), de Irmão José (IJ), encontremos o capítulo 46 - O fenômeno da desencarnação, no qual IJ doscorresobre a questão 155.a de"O Livro dos Espíritos". Certamente, na literatura espírita, encontrar-se-á interessantes esclarecimentos: "a morte não existe" e não é um mistério! Boa leitura! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (20:23 = 17:23)!!!

    ResponderExcluir
  15. Boa noite, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Seria a morte um mistério? Permitam-nos divulgar o artigo "É verdade que a vida passa diante dos nossos olhos antes da morte?" (Ciência - Saúde - Nathan Vieira, editado por Luciana Zaramela - 08-12-2023 10h14 - Frontiers in Aging Neuroscience/PNAS - https://canaltech.com.br). O autor inicia o texto declarando "A morte é um verdadeiro mistério. Sabemos que acontece a todos um dia, mas obviamente não há ninguém que possa confirmar como isso ocorre...". E amplia suas observações. Se abrirmos o livro "Senhor, que eu possa ver..." (LEEPP, 1a edição, jun 2016), de Irmão José (IJ), encontremos o capítulo 46 - O fenômeno da desencarnação, no qual IJ doscorresobre a questão 155.a de"O Livro dos Espíritos". Certamente, na literatura espírita, encontrar-se-á interessantes esclarecimentos: "a morte não existe" e não é um mistério! Boa leitura! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (20:23 = 17:23)!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No nosso texto de 11-12-2023 15:23, apliquemos um VAR: onde se lê "... no qual IJ doscorresobre..." e (20:23 = 17:23)"; leiamos "... no qual IJ discorre sobre..." é "...(2023 = 15:23)". Desculpem-nos não termos revisto o texto! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (07:54 = 02:54)!!!

      Excluir
  16. Boa noite aos queridos De Inácio Ferreira,Dona Modesta Cravo,Dona Domingas,Antusa,Dr Manoel Roberto,Ministro Interino Paulino Garcia,Luiz...e ao saudoso Dr Odilon,saudações
    Linda passagem...emociona...

    ResponderExcluir
  17. Adoreiii maravilhoso, ainda bem que eu sei fazer sopa ufa, não vou passar vergonha rsrs maravilhosa reflexão doutor Inácio gratidão

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde. Não venham me apedrejar, mas irmã Dulce, sabia fazer sopa muito bem. E não era espírita. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Um mero ateu (14-12-2023 13:13). O fato de irmã Dulce (= Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes, 1914-1992) não era espírita, mas praticava a caridade (= atos bondosos como a confecção de sopa e outros). Portanto, vibremos Amor, Luz e Paz a todos aqueles seres humanos visíveis que a criticaram ou criticam por esses atos beneficentes! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (07:11 = 02:11)!!@

      Excluir
  19. Boa noite Dr Inácio,Manoel Roberto,Luiz do Liceu,Paulino Garcia,Maria Modesta,Domingas,Antusa!!!!A tds muito boa noite 😴!!Olha,eu posso ensinar sim,esses irmãos à servirem sopa pois eu adoooooro ser sopeira kkk...é muito bom!Agora,a gente só ensina sopa para quem de verdade quer aprender...pois tudo tem o seu momento...e esses irmãos tão elitistas também sentirão falta de ter um momento “sopa” em suas vidas

    ResponderExcluir