domingo, 17 de dezembro de 2023

Desencarnação e Mudança

 

Muitos acham que a desencarnação possa promover, no espírito carente de aperfeiçoar-se, súbita mudança na personalidade – principalmente, claro, naqueles que têm oportunidade de constatar os equívocos que, porventura, tenham cometido na Terra.

Enganam-se.

Alguns poucos, de fato, adquirindo certo nível de conscientização com o seu desenlace do corpo grosseiro, são levados a efetuar mais sérias reflexões em torno da necessidade de mudança comportamental, incluindo mudança de valores, de hábitos, e até mesmo de ideias.

Não obstante, as mudanças substanciais, de natureza íntima, não acontecem simplesmente porque o espírito tenha se transferido de Plano existencial.

Com esmagadora maioria da população terrestre o que acontece, no fenômeno da desencarnação, talvez, não seja nem mesmo mudança extrema de endereço, já que ela continua residindo quase em justaposição, ou sobreposição, ou ainda, muitas vezes, em “subposição” ao endereço em que reside.

Raros são os homens que, em deixando a Crosta, sabem ou passam a saber que se transferiram de domicílio, e que, verificando que a morte não existe, necessitam rever os conceitos em que, secularmente, vêm fundamentando a existência...

E mais raros, por exemplo, os que se revelam dispostos em abrir mão de pontos de vista em que se cristalizam no atendimento a interesses de ordem particularista.

Deste Outro Lado, muitas das objeções que os encarnados fazem à respeito da Vida além da morte, são feitas também pelos desencarnados que não admitem a morte como sendo “desencarnação”, e prosseguem negando a possibilidade de, um dia, regressarem ao corpo grosseiro, de ascenderem a outras Dimensões, ou ainda negando que possam ser chamados a habitar uma das múltiplas moradas da Casa do Pai na imensidão sem fim do Universo.

O assunto é complexo e, no campo ético, a questão matemática de que dois mais dois são quatro não pode ser aplicada.

Assim é que muitos e muitos, infelizmente, em desencarnando, não logram desencarnar o pensamento, partindo-se do pressuposto de que ele, literalmente, carece de submeter-se ao fenômeno liberatório.

Alguns espiritistas, nossos confrades, ainda não alcançaram a concepção de que o desenlace do corpo não é mais que o desenlace do corpo, e que o despertar do espírito, onde quer que ele esteja, é processo lento que envolve esforço, sofrimento, vontade, maturação...

A semente no ato da germinação, que pode, grosseiramente, ser comparado ao desenlace, apenas perde a casca que a envolve para que, por fim, possa crescer, inundar-se de luz e dizer ao que veio.

Por sobre a Terra, ao lado de nossos irmãos encarnados, perambula uma verdadeira multidão dos “sem corpo”, inconscientemente ansiando por um novo berço – o que, para eles, acontecerá de maneira mecânica, por mera ação da Lei do Renascimento.

E, em não acontecendo, com o tempo, dando sequência ao fenômeno migratório que já vem ocorrendo no orbe planetário, esses integrantes da multidão dos “sem corpo” serão compelidos, ou tangidos, com naturalidade, a buscarem para si outras plagas onde se sintam aclimatados.

 

INÁCIO FERREIRA

 

Uberaba – MG, 17 de Dezembro de 2023. (*)

(*) ESTE BLOG VOLTARÁ COM AS SUAS PUBLICAÇÕES NA SEGUNDA QUINZENA DO PRÓXIMO MÊS DE JANEIRO.

 

 

 

 

  

 

33 comentários:

  1. Aécio Emmanuel César17 de dezembro de 2023 às 04:28

    Vom dia Dr. Inácio e Naccelli. Interessante esse assunto desse domingo. É pena que muitos descobrem seus desenganos depois da desencarnação. P.S.: Talvez quando voltarem em janeiro já tenha perdido o pouco de visao que tenho hoje. Do mais agradeço pelo aprendizado que tive nesse blog durante tabtos anios. Agradeço aos dois pelo carinho. Aprendi muito com vocês. Quueria muito ter meus ultimos anos aí no /asilo, ... Sou sozinho Forte abraço aos ois. Fiquem em paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo vc não está sozinho tem a fonte criadora e vc tá com vc sua melhor companhia e estamos todos em evolução te desejo paz e equilíbrio um abraço.

      Excluir
    2. Prezado Aécio, saudações! Não se permita abater, no final tudo vai dar certo. Você não está sozinho, existem muitos amigos desencarnados do seu lado, te amparando e vibrando por você. Muita Força e Coragem. Muita Paz e muita Luz para você! Um abraço fraterno de seu amigo Abrahão!

      Excluir
    3. Caso aconteça de o amigo vir a perder o restante da visão, poderá reaprender a utilizar o computador com o recurso de acessibilidade. Neste caso em específico, algum software leitor de telas.

      Excluir
    4. Caros irmãos, em especial o Aécio. Aprendemos muito com os nossos instrutores (Emmanuel, Chico, Inácio, Odilon, Baccelli, Domingas, Paulino, Modesta e outros). Uma das lições mais preciosas é que Deus sabe o que é melhor para cada um de nós. Então, nos cabe ter fé e confiança em seus desígnios! Outra: não devemos nos abater perante as provas e expiações, pois são as melhores lições, para nós, daqui, da escola da vida! Outra: se tens fé, tem-na em ti mesmo, perante Deus! Cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus! E outra: lembra sempre que a tua existência é jornada para Deus! Enfim, caros irmãos, são tantas as lições que a Doutrina dos Espíritos nos apresentam, contidas no Evangelho, e em Paulo que ouso dizer que se aplicarmos um pouco mais de vontade e perseverança no estudo das mesmas, teremos a certeza do belo porvir que temos pela frente. Paz, Luz, Amor!

      Excluir
    5. Aécio Emmanuel César20 de dezembro de 2023 às 04:01

      Mesno com certya dificuldade, quero agratecer pelo carunho aqui recebido por vocês. Está sendo de uma valia muito inportanti para mim. Obrigadu a todis pelos carinho. Fiquem en paz. Quem sabe ano qyui vem possam colocar um saida para áudiu. Vamos aguardarAécio Emmanuel César

      Excluir
    6. Muito difícil a situação, estando encarnado se apega á matéria, ao desencarnar a ficha demora a cair. Temos muitas dificuldades em praticar o evangelho. Nos tornamos sem palavra, aqueles que combinam um tipo de vida e ao reencarnar cometemos os mesmos erros. Contamos com a bondade divina, tolerância e novas oportunidades, assim seja.

      Excluir
  2. Dr. Inácio, mais um ano está findando. Sou grato pelas lições de vida que, com satisfação, insisto em ler todas as semanas (assim como as poesias do Formiga e outros).
    Baccelli, sou grato pelo seu trabalho de intermediação.
    A todos, boas festas e que a Luz seja o norte dos nossos pensamentos.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, amigos!
    Tema bem oportuno para essa semana, visto que o Brasil comentou muito o desencarne de um cantor gospel que sofreu um infarto fulminante sendo tão jovem, e como foi divulgado estando no momento louvando a Deus com sua música. Muitos disseram que ele foi arrebatado em espírito.
    Com todo respeito ao fato, isso fez-me indagar sobre o desencarne dessa forma tão rápida, e como esse espírito chegaria ao outro lado.
    Pois sendo evangélico esse nosso irmão tinha a crença no céu ou inferno eterno, ou que dormimos até Jesus voltar para fazer o julgamento. Sendo como aprendemos com a doutrina que chegaremos do outro lado da mesma forma que aqui nos encontrávamos, deve ser uma decepção a muitos que pensam que conquistarão o céu eterno. Se até nós os espíritas que fizemos de Nosso Lar, o nosso céu, como ficamos quando ao abrir os olhos lá, vemos que estamos em outra colônia, e não na famosa cidade de André Luiz.
    Vale a reflexão para esse domingo.

    Um feliz Natal aos amigos, encarnados e desencarnados, que Jesus nos abençoe a todos!
    Feliz 2024.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, se estiver noutra Colônia está bom rss pior é se estiver na subcrosta.

      Excluir
  4. Gratidão sempre pelas luzes que são lançadas em nossa ignorância espiritual. A desencarnação é um grande processo de conscientização, de quem somos de fato: Corpo e Espírito, mas o que nos resta ainda nesse Plano, onde ideias e ideais estão rasos nos ensinamentos do Cristo. Tenho acompanhado o livro Estudando Nosso Lar (Bacelli/Dr Inácio) e sem acreditar em Jesus, Alimentarmo-nos das instruções de Chico( Grande Espírito benevolente), com a partilha de André Luiz entre tantos bons amigos espirituais deixaremos pensamentos e reflexões sobre a Doutrina em roteiro de adiamento, assim como nossas múltiplas reencarnações. Preciso ainda melhorar muito. Vejo que me falta a paciência de Odilon e a inquietude de Inácio. Esforcar-me-ei, para evoluir um pouco, que seja ainda nessa oportunidade reencarnatória. Desejo paz e luz e um merecido descanso. Deus abençoe a todos com muito amor.

    ResponderExcluir
  5. Aécio Emanuel César . Imagino sua angústia pela perda gradual da visão . Não é fácil . Só quem passa por tais situações para avaliar . Expiações !!, meu jovem !! No meu caso é a audição . Sem subterfúgios ; pois , descobri não posso usar aparelho auditivo , e cirugia , não farei se os médicos não apresentarem um diagnóstico .
    Bom ! Não vou me alongar; penso no fato do que seja menos pior : Nascer com a deficiência ? , ou adquirir durante o tempo , já tendo sido sã? .
    Me permite aqui , pitaco : Tendo em vista vc se diz , só . Não se entregue a isso . Vizinhos , parentes , amigos , ou , até mesmo instituições com cunho deficientes, podem ajudá-lo , servindo de “bengala “, intermediário para que o amigo continue interagindo socialmente, inclusive aqui no blog . Dite , alguém escreve , e solicite a caridade de lerem para vc possa ouvir . Meu caso é inverso . Mas, vida que segue ! Desistir !!! JAMAIS!! 😀🙌🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em se tratando de perda auditiva, o amigo pode pesquisar sobre implante coclear. Trata-se de um ouvido biônico. Só precisa pesquisar direitinho, para saber se é ou não a solução para o caso do amigo. Super abraço. Super 2024 a todos. Fiquem com Deus.

      Excluir
    2. Anônimo ! Grato pela orientação .
      Já me foi sugerido por especialista a cirúrgica. No entanto , sem diagnóstico. Recusei , porque, como pode cirurgia sem diagnóstico ?
      Não posso usar aparelho , que também não resolve, só piora por conta tal síndrome vasoplegica .
      Na verdade , já fiz cirurgia espiritual, e cai na bobagem
      de falar que não resolveu ; daí, quem fala o quer , ouve o que não quer né !!, resposta dos menos densos : “Cirurgia foi muito bem sucedida, questão é que você não quer escutar” kkkkkkkk.
      Pior que pode até nem ser isso mesmo ! Sem escutar já sou polêmico , imagina se escutar! 😬😬😬.
      Bom ! Valeu ! Sigamos rumo a esse 24! Que venha !! 😀✌️🤝

      Excluir
  6. Boa tarde, pelo que tenho visto nas reuniões mediúnicas, em torno de 70% não sabem que desencarnaram, a maioria estão perambulando por aí perdidos, uns poucos dentro do antigo lar terrestre.
    Cirineu, Carapicuíba -SP

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Ontem, à noite, quando do retorno de uma viagem entre municípios em nosso estado, num ônibus intermunicipal, observamos várias pessoas e seus comportamentos nessa viatura. Alguns eram protestantes, outros somente estavam ligados aos seus interesses imediatos. Portanto, muitos estavam desligados do entorno. Paciência e aguardar o grau de despertamento. Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:50 = 03:50)!!!

    ResponderExcluir
  8. Bom dia. E ainda tem quem acredite que toda reencarnação é planejada. Com milhões de desencarnados vagando e a lei de atração atuante, fica quase automático. Aliás a natureza sabe bem agir dessa forma. Por essas e outras é bom aproveitar a chance encarnatoria. Muitos não vão conseguir e serão recolhidos para outros planos. Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Sejam todos os participantes deste Blog abençoados nestes dias natalinos e 2024 pleno de luz e paz! Feliz Natal! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:57 = 04:57)!!!

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde companheiros de ideal espírita. Sábias palavras do nosso querido Dr. Inácio Ferreira. Luz e paz a todos em nome do Cristo planetário.

    ResponderExcluir
  11. Glória 20 de dezembro 202320 de dezembro de 2023 às 09:53

    Sempre acompanho as mensagens do doutor Inácio e também os comentários, tenho aprendido muito, não gosto muito de comentar porque me falta compreensão, mas respeito todas que aqui são escritas, mesmo as vezes discordando
    Que Deus na sua infinita bondade abençoe a todos
    Que tenhamos um bom final de ano e um próspero ano novo

    ResponderExcluir
  12. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Igreja Católica e mudança. Permitam-nos divulgar a notícia "Após permitir bênçãos a casais gays, papa condena 'ideologias inflexiveis'. Igreja pode agora abençoar, mas não casar, uniões homossexuais. Segundo ele, posições rígidas "nos separam da realidade e nos impedem de avançar'". (Mundo - Redação - 21-12-2023 09h53 - Revista Veja - https://veja.abril.com.br). Sobre 'posições rígidas', Bezerra de Menezes psicografou a mensagem "Opiniões definitivas", capítulo 66 de "Cristo em Nós" (LEEPP, 1a edição, ago 2017 ). Boa leitura! Cadichon Pirilampo (06:45 = 01:45)!!@

    ResponderExcluir
  13. Dr Ângelo, nutro pelo sr e pelo Carlos Bacelli profundo carinho.
    Amo seus livros, sua irreverência e alegria.
    Que Deus, nosso Pai o abençoe sempre.
    Olavo Pacheco.
    Porto Alegre rs

    ResponderExcluir
  14. Nem sei se a data tá certa , se é aniversário ou baile a fantasia , mas tô junto com a massa, ho! ho! ho!!! ; uma coisa eu sei , o aniversariante tá com a cara emburrada , e não tá gostando dos presentes está recebendo não ; cada convidado que chega para ceia de aniversário, ele pergunta : Quantos pães trazes !? …
    Desejo ! Uma festa saudável a todos !

    ResponderExcluir
  15. Feliz Natal Dr. Inácio Ferreira . Gratidao

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Rio Tigre e civilização humana. Permitam-nos divulgar o artigo "O rio no Iraque onde nasceu a civilização. No Rio Tigre, os seres humanos começaram a desenvolver a agricultura, a roda e a escrita. Hoje, ele está ameaçado pela instabilidade geopolítica, má gestão das águas e pelas mudanças climáticas" (Internacional - Leon McCarron, BBC Travel - 13-08-2023 - BBC Brasil.com). O autor desenvolve o assunto através dos temas "os curdos, na Turquia", "a destruição e a reconstrução", "Hospitalidade", "a água 'do próximo universo'", e "cinco locais para se visitar ao longo do Rio Tigre". Boa leitura! Cadichon Pirilampo (17:23= 12:23)!!!

    ResponderExcluir
  17. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! O que ler e estudar nesse período de 'férias' espirituais? Indicamos a leitura do artigo "A obscura religião antiga que influencia o mundo até hoje. Zoroastrismo influenciou 'Star War' e 'Game of Thrones" (Destaque - Joobin Bekhrad, BBC Culture - 28-12-2023 - BBC Brasil.com). O autor indica a influência do Zoroastrismo na realidade atual através dos temas "Rapsódia zoroástrica" e "Gelo e fogo". Certamente, lendo as obras básicas do Espiritismo encontraremos referências a religião zoroástrica. Boa leitura! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:48 = 03:48)!!!

    ResponderExcluir
  18. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! 2024, seja um ano pleno de felicidade para os seres visíveis e invisíveis, filhos de Deus! Como interpretar o trabalho no campo da Matemática de alguns? Leiamos o artigo "4 problemas matemáticos da Antiguidade que demonstraram que o impossível era possível" (Ciência - Dalia Ventura - 23-12-2023 - BBC Brasil.com). Nesse artigo, a autora mostra a importância de gênios da Matemática através dos temas "Por quê", "... muito brilhantes", e "Mas nem tudo é possível". Boa leitura! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:43 = 04:43)!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suas dicas de leitura são muito boas, interessantes e instrutivas. Obrigada.

      Excluir
    2. Boa noite, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Antônia H Santos (06-01-2024 07:34). Agradecemos a bondade de participar neste Blog informativo que tem o Inácio Ferreira (IF) como orientador na direção de todos nós! Volte sempre! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (21:06 = 16:06)!!!

      Excluir
  19. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Enquanto as mensagens inacianas não retornam ao Blog, estudemos as perguntas 459 a 461 de "O Livro dos Espíritos" com o artigo "'E se eu jogar meu celular pela janela?': o que são pensamentos intrusivo e o que fazer quando nosso cérebro tem ideias inconvenientes e inesperadas" (Saúde - Daniela Scalabrini, g1 - 09-01-2024 06h00 - https://g1.globo.com). Boa leitura! Cadichon Pirilampo (08:27 = 03:27)!!!

    ResponderExcluir
  20. Trata-se, muitas vezes, da atividade de intercâmbio entre os dois mundos, o dos vivos e dos mortos, onde ambos são permeados de formas-pensamento. A consciência humana se mantêm desperta sempre. Dependendo do grau de desenvolvimento do ser, ele habita sempre o nível evolutivo alcançado e, quando este nível é de baixa vibração, as suas formas-pensamento continuam sendo construídas e emanadas no espaço, alcançando ambos os mundos. Os pensamentos de baixa vibração, como os sádicos, violentos, viciosos e pornográficos são energias captadas por quem está na sua sintonia, como em um rádio. A Doutrina dos Espíritos nos fala em obsessão e em seus variados modos.

    ResponderExcluir
  21. Boa noite, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Poucos minutos atrás, navegando pela Internet, encontramos o artigo "Dolly 2.0: o experimento que inaugura uma nova era na clonagem. Quase trinta anos depois, o tempo é de naturais avanços e menos dúvidas éticas" (Ciência - Luiz Paulo Souza - 20-01-2024 08h00 - http://veja.abril.com.br). Esse artigo sinaliza a pesquisa publicada na revista "Nature Communications" que "... revela ter ocorrido a reprodução em laboratório, como cópia, de um macaco rhesus...". Boa leitura! Cadichon Pirilampo (28:37 = 13:37)!!@

    ResponderExcluir