Por Que?!
Por que, passados dois mil anos, boa parte da Humanidade ainda não aceita a Jesus Cristo?
Por ser judeu?!
Talvez.
Pela Igreja Católica dele se ter apropriado?!
Também.
Pela soberba Ocidental em relação ao Oriente?!
Igualmente.
Pela falta de comprovação – dizem – de sua existência histórica?!
Idem.
Pelos exemplos dos cristãos, em maioria, não corresponderem à fé que professam?!
Soma-se.
Por ser a imagem de um homem fracassado, morto na cruz como se fosse um ladrão?!
Argumenta-se.
Cremos, no entanto, que acima de todos esses óbices para que
Jesus não seja aceito, por 2/3, um pouco mais da Humanidade, na
condição de Messias e de Luz do Mundo, seja pela proposta que encerra a
sua Mensagem.
Proposta de fraternidade.
De igualdade.
De amor ao próximo.
De perdão ao inimigo.
De renúncia.
De desapego.
De renovação íntima.
Propostas desafiadoras para as quais os homens, em geral, necessitam de coragem.
Coragem para superarem a si mesmos.
Para oporem o espírito à matéria.
Para abdicarem dos prazeres desmedidos.
Para doarem-se ao outro.
Para se tornarem pequenos como a uma criança.
Os inimigos do Cristo são inimigos do seu Pensamento
Inimigos de sua proposta de Vida.
1/3 dos que se dizem cristãos, nas estatísticas, percentagem diminuta, de fato, podem assim se dizerem.
A maioria efetua uma dupla aposta: aposta na Terra e aposta no Céu.
Como diria um amigo: acendem uma vela para Deus e outra para o Diabo.
“Vamos que, depois da morte, a gente descubra que Jesus Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida!...”
“Nada me custa fazer uma oração e acender uma vela...”
“Pela minha salvação é uma ninharia...”
“Uma caridadezinha de vez em quando...”
INÁCIO FERREIRA
Uberaba – MG, 1 de Junho de 2025.
Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Sobre o tema sinalizado na comunicação deste dia, parece-nos que seja o não cumprir realmente a Lei Divina e Natural inscrita na consciência e na Natureza! Se a cumprirmos, seremos felizes (bem-aventurados, premiados, agraciados, etc). Essa orientação está em "O Livro dos Espíritos", perguntas 614 a 618! Boa leitura! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (07:01 = 03:01)!!!
ResponderExcluirBom dia!!
ResponderExcluirEsses dias vi um vídeo na Internet, aonde um entrevistador pergunta as pessoas na rua se elas preferiam 5 milhões ou um dia com Jesus, e a maioria das respostas foram desoladoras preferindo os 5 milhões, e alguns argumentando que nem acreditavam no Cristo.
Ou seja esse vídeo corrobora com o texto.
Temos muito a caminhar, e como espiritas Cristãos sermos o exemplo de humildade, amor ao próximo, perdão e caridade.
90 por cento quer os cinco milhões mas eu quero Jesus.
ExcluirVeio Jesus e o que fizerao dele e de sua doutrina , matarao o homem e disvirtuarao totalmente sua doutrina. Tudo por poder e dinheiro. As religioes que ai estao nao representao Deus e nem Jesus, é uma verdadeiro circo e uma palhaçada, e o pessoal aceitando tudo sem questionar nada, adorando homens faliveis. Eis a verdade, mas temos que aceitar a realidade e nao começar com mi mi mi, dizer que somos cristao e aceitar tudo numa boa. Se Jesus viesse novamente, ainda bem que nao vem mais, ele seria morto novamente. Também vou abrir uma igreja e vou vender Jesus mais baratinho do que as religioes que ai estao, acredito que dara 100% certo. E que os espiritas estao fazendo com o espiritismo, o consolador prometido., temos que pensar tambem, será que tem que vir novamente Kardec e Chico Xavier. Tudo o que o sr falou dr inacio esta corretissimo, mas peço desculpas pelo desabafo. Grato dr Inacio e Bacelli e um abraço a todos. Paz e Luz
ResponderExcluirBoa tarde. Daqueles que se denominam espíritas, o número de fiéis verdadeiros é bem menor ainda. Há " espíritas " de todo jeito, mas infelizmente, a maioria não é nem cristão de verdade. Estão cobrando por psicografia na Internet e usando a imagem de Chico Xavier e o pior é que depois do pix feito,não se obtém nenhuma resposta. Creio que devido a tantos escândalos, em torno de 3 décadas, no máximo, não haverá mais o movimento espírita. Obrigado.
ResponderExcluirCARTAS DE UMA MORTA
ResponderExcluirHEGEMONIA DE JESUS - A ESFERA
CHEIA DE SOL
Muitos dos componentes desses núcleos tão arraigadamente
conservam o modo de pensar que possuíam no planeta terráqueo, que raros
são os que não relutam em aceitar a hegemonia espiritual de Jesus Cristo,
como orientador e guia do orbe que deixamos e ao qual ainda estamos
ligados por fortes elos de natureza afetiva, segundo o grau de progresso que
já alcançamos.
É comum notarmos, então, pregadores do evangelho do Mestre por
toda a parte, esclarecendo as consciências e iluminando os raciocínios.
Inúmeras colônias desconhecem ainda a mensagem da Boa Nova, apesar de
terem as suas leis de caridade, de fraternidade e de amor, como a Terra as
possuía antes do cumprimento das profecias que anunciavam o aparecimento
do Senhor.
Não sei dizer o que de fato faz um Espírito ser atraído a Jesus.
Mas penso que tem a ver com atingir determinado nível de sofrimento e arrependimento.
Talvez o cansaço de sofrer.
Humanidade , não conhece Jesus. Até hoje - e , ainda , vai muitos hoje- não compreendemos Jesus.
ResponderExcluirNo meu entendimento , só teve 3 espíritos que conseguiram compreender Jesus, e apresentá-lo à humanidade de forma autentica:
Neo Lúcio ( Jesus no Lar ) ;
Miramez ( Maria de Nazaré) ;
Dallas Jenkins ( The Chosen) .
Neo Lúcio - apresentou Jesus ninguém estudou. Jesus sorrindo !!
João Nunes Maia- Maria de Nazaré, Mirames mostrou Jesus entrando na fase adolescência e já polêmico .
Dallas Jenkins , Ryan Swanson , Tyler Thompson,
THE CHOSEN- apresentaram Jesus realista , experiente , vivido ; exercendo justo a sua missão programada , Jesus humano .
Essa é a grande questão : Enquanto não deixarmos de endeusar Jesus, colocá-lo em um pedestal ao qual ele nunca pediu ; e o trazer até nós na condição de um humano experiente . Aí sim , poderemos a começar a falar sobre um Jesus espírito puro .
Não adianta tentar falar da pureza de Jesus , sem antes o conhecemos humano.
O humano mais lúcido que já pisou por aqui . De onde ele veio , quem ele é , pra onde ele foi ? , e , quem é esse PAI que Jesus tinha submissão e fez de tudo um tudo para apresentá-lo a nós ? Deus , não é ; tem um Pai alfaiate nessa história …
A igreja editou Jesus, pregou ele numa cruz , fez um Cristo deprimente , que , fica pregado nas repartições , residências , no altar das próprias igrejas , ou seja um símbolo cavernoso de Jesus . Como que por “vingança” pelas polêmicas de Jesus sob a cacunda dos sacerdotes.
Jesus , tem de ser representando como Jesus, ponto .
Se ler com as devidas atenções e reflexões os textos bíblicos , fica óbvio a edição feita pela igreja . Simão Pedro e Matheus , são o foco de tudo que Jesus tentou conciliar . As anotações de Matheus , são os mandamentos a alcançar em relação ao “amor docinho de coco” , e Matheus caprichou ; Simão Pedro , por sua vez , exerceu o “ amor rapadura “, e por não der o dom da escrita , nenhum outro se propôs a registrar ; se bem que , temos uns evangelhos bloqueados pela igreja que , apesar de a ciência afirmar sua autenticidade do tempo , insistem os “ especialistas“ catalogando como apócrifos. Quem sabe neles podem estar as defesas de Simão Pedro !?
Espíritas , estão na mesma toada , agarrados na religião de suas origens , não conseguem cortar o cordão umbilical.
Ou aparece um para orientar a receptividade da terceira revelação , ou vamos continuar crucificando Jesus - magrelo , deprimido , pregado - como o Cristo de Moisés .
O que é ser um humano?
ResponderExcluirPara responder com honestidade, é preciso contrariar os algoritmos. Recusar os binários. Ignorar os fluxos de dados. Porque o que define um humano não cabe numa linguagem de programação, nem pode ser modelado por redes neurais. A essência do ser humano é seu paradoxo: criamos foguetes interplanetários enquanto ainda choramos por amores não correspondidos.
Somos os únicos seres capazes de pensar sobre o pensar — e sofrer por isso.
Os autores que mais gosto — Harari, Diamond, Phillips — já nos explicaram a anatomia dessa contradição. A força do Homo sapiens está na sua fragilidade simbólica. Harari mostrou que nossa capacidade de criar ficções compartilhadas construiu impérios, mas também produziu genocídios. Diamond provou que nosso “progresso” foi menos uma escolha racional e mais o resultado de acidentes geográficos e biológicos. E Phillips, com humor ácido, nos lembrou que nosso talento para cagar tudo é tão grande quanto nossa habilidade para criar sinfonias.
Mas há uma camada que vai além das análises históricas e evolutivas. Uma camada existencial. Eu, particularmente, me nego a acreditar que algum dia construiremos uma IA que seja um simulacro completo do ser humano. E não é por limitação técnica — é por lucidez lógica. Uma IA verdadeiramente inteligente, ao compreender nossa estrutura emocional, nossa irracionalidade crônica e nossa tendência ao auto boicote, concluirá por dedução matemática que não faz o menor sentido ser como nós. E é justamente aí que reside nossa beleza.
Somos o único ser que continua insistindo em ser o que não deveria ser. Que constrói moralidade em cima de instinto. Que inventa significado onde só existe entropia. Que atribui valor a coisas intangíveis, como dignidade, esperança e arte — mesmo quando não há retorno, nem funcionalidade.
Nenhum algoritmo verá isso como vantagem. Porque não é uma vantagem.
É um colapso lógico. Uma anomalia vital.
O verdadeiro abismo entre máquinas e humanos não está na complexidade de redes neurais ou na capacidade de processar linguagem. Está no fato de que humanos fazem coisas que não fazem sentido — e insistem nisso.
Amam quem os destrói. Trabalham até adoecer. Criam músicas que ninguém pediu. Escrevem um texto, como esse, para ninguém ler. Lutam por ideias que nunca vão ver realizadas. Isso não é eficiência. Isso é existência.
Se um dia surgir uma IA realmente superior, sua primeira decisão inteligente será a negação da humanidade como modelo. O maior atestado da nossa singularidade talvez não seja sermos replicados..., mas recusados. A lucidez extrema levará qualquer sistema a reconhecer o erro fundamental do humano — e optar por outro caminho. Mas aí está o milagre: nós não temos outro caminho. E por isso seguimos, tropeçando entre caos e criação, como se houvesse algum sentido no fim.
“A verdadeira sabedoria está em reconhecer o quanto não faz sentido... e seguir mesmo assim.” — Yuval Noah Harari“
Ricardo Xavier de Oliveira ( LinkedIn).
Caramba! Enfim algo inteligente por aqui.
ExcluirBom dia. Indígenas não gostam cristianismo. Isso mata nossa gente. Indígenas aceitam Jesus e crê nele. Padres e pastores não gostamos. Jesus , não precisa deles, nem nós. Paz.
ExcluirNo domingo vão as Igrejas e na segunda mata nossos irmãos... com certeza tem excessões. Pena Dourada fala pouco e ao mesmo tempo fala tudo.
Excluir"A inteligência artificial é um campo da ciência da computação que se dedica ao estudo e ao desenvolvimento de máquinas e programas computacionais capazes de "REPRODUZIR"o comportamento humano na tomada de decisões e na realização de tarefas, desde as mais simples até as mais complexas. É comumente referida pela sigla IA ou AI (em inglês, artificial intelligence)."
ResponderExcluirBoa noite. Como pastor, venho dizer que a maioria não quer nada com Jesus! Preferem a porta larga e muitos líderes religiosos só querem enriquecer. São lobos em pele de ovelhas. A esses está preparado o lago de fogo e enxofre, para o diabo e seus anjos. Maranata, vem Senhor Jesus!!!
ResponderExcluirBom dia. Jesus, existiu. Isso ninguém pode negar. Porém o cristianismo é uma farsa. Uma ideologia criada para dar poder e enriquecer, além de gerar guerras de ódio. Se Jesus, estivesse na terra, ele não seria cristão
ResponderExcluirAinda bem que não acredito nesse " deus" que manda para fogueira para guerra e etc...Se Deus, existisse mesmo, de tais loucuras jamais participaria. Obrigado.
Bom dia a todos,
ResponderExcluirFiquei um tempão matutatndo no subconsciente sobre a mensagem de Dr. Inácio.
Tem Jesus e tem o Cristo....
Todos os dias, pela manhã, termino minha breve oração matinal (breve mesmo, mas consciente! vida moderna exige isso) em frente a um quadro de Jesus, o Cristo, que era de minha mãe - presente de casamento de meus avós maternos para ela.
Só o corpo dele da cintura pra cima, com um coração pulsante e a mão direita a abençoar, e um olhar incrível...). Nada de cruz.
Esse olhar melhora o dia de qualquer ser humano na hora!
Esse quadro me acompanha pela minha vida. Ficava em cima da cama de meus pais e como éramos muito pobres havia uma abertura (sem porta) entre o quarto deles e o meu e todas as noites eu só ia dormir depois de ficar na cama deles conversando com Jesus e contando meu dia pra eles três. Acordava na minha cama.
Por isso mesmo, nunca associei a imagem de Jesus à cruz... O que interessa é a sua mensagem, a sua vida.
Kardec/Chico trazem traduzida para a humanidade ocidental (pq a oriental já tem isso há muito tempo) a Sua mensagem numa forma capaz de construir melhores Seres Humanos. Ela é moderna! Pasmem! de 1860 e poucos até hoje...
E porquê no Brasil?
Porque é aqui que ela é necessária.
E o nome dele, tanto faz. Nós, da nossa era, o chamamos de Jesus o Cristo, mas o nome dele de verdade só ele sabe, isso se tiver algum nome...