domingo, 8 de agosto de 2021

 

Esforça-te Agora


Quase sempre, os espíritos, em sua jornada evolutiva, cometem um equívoco que, sem dúvida, muito lhes retarda os passos em sua experiência reencarnatória:

Esperar pela desencarnação, ou pela sua próxima encarnação, a fim de esforçar-se nas conquistas que deve realizar e que, desde muito, vêm sendo sucessivamente adiadas.

A rigor, conforme, inúmeras vezes, já tivemos oportunidade de dizer, entre os Dois Planos da Vida não existe diferença substancial que facilite, ou dificulte, para o espírito, o aprendizado de que necessita.
Estar no corpo carnal, ou fora dele, é tão somente um detalhe dentro das lutas que o espírito deve enfrentar para que, à custa de transpiração, e, por vezes, de lágrimas, avançar na direção da Luz.
A ideia de que tudo há de lhe ser mais fácil, quando deixar o invólucro material, ou, então, quando voltar à Terra, em novo corpo, talvez seja um dos maiores entraves ao despertar do espírito.
Vida e morte, ou seja, encarnação e desencarnação, não passam de verso e reverso da página de um livro constituído por múltiplas páginas, em seus inúmeros capítulos.
O que acontece, na esmagadora maioria das vezes, é que o espírito, em sua imortalidade, entra e sai do corpo físico sem que nada faça acontecer, porque, sem que façamos acontecer, coisa alguma acontecerá.
Basicamente, por este motivo, é que, quando desencarna, o espírito continua a orbitar ao redor do que lhe tem ocupado o pensamento, como um balão que, embora cheio de gás, podendo ganhar altura, prossegue “amarrado” ao chão...
Vida Espiritual não é garantia de expansão das faculdades intelectivas e morais para aquele que não as faz expandidas dentro de si, porque o perispírito, de maneira relativa, igualmente é limitante para o espírito.
Os espíritos, em geral, após o fenômeno do desenlace, não saem do corpo volitando, mas, sim, caminhando, e, não raro, caminhando sem maior desembaraço.
Não deixes, pois, para amanhã o que tenhas oportunidade de fazer agora, não esperando por melhor tempo para cultivar a gleba do teu mundo interior.
Não acredites que, pulando degraus, lograrás atingir o topo da escada do progresso espiritual, à semelhança de quem, dentro de uma nave, vencendo a Lei da Gravidade, possa se impulsionar ao espaço infinito.
Aproveita, assim, a ensancha que a Lei Divina te concede na presente encarnação, tomando consciência de que o que deixares para depois, há de ficar, onde estiveres, realmente para depois, e, às vezes, para muito depois.

INÁCIO FERREIRA

Uberaba – MG, 8 de Agosto de 2021.