sábado, 30 de janeiro de 2021

 

Turbulência Espiritual

Irmãos e irmãs: Jesus conosco.
Não desejando que a nossa palavra soe com pessimismo, não podemos negar, no entanto, que a Terra de agora vem atravessando grande momento de turbulência espiritual.
A referida questão, evidentemente, não se deve apenas aos problemas desencadeados pelo “Covid”, de vez que a pandemia que, nos tempos atuais, assola a Humanidade, é efeito, e não causa.
A verdade é que a turbulência, que ora se agrava, acenando com permanência mais ou menos longa, vem, pelo comportamento humano, se avolumando gradativamente através das últimas décadas.
O que constatamos ocorrer, qual tsunami psíquico a se lançar sobre as criaturas encarnadas, ameaçando tragá-las em suas caudalosas ondas de cepticismo, é consequência, sem dúvida, do descaso dos homens em relação ao que é pertinente ao espírito, e, em essência, à “rejeição” do Cristo que, após o episódio do Calvário, nunca padeceu perseguição semelhante à que vem experimentado agora.
Referimo-nos ao assunto pela insistência de muitos de nossos irmãos e irmãs de Ideal que têm nos dirigido incessantes apelos para que expressemos o nosso singelo ponto de vista em torno desse desassossego coletivo que parece tomar conta de imensas legiões de almas.
Tranquilizem-se, pois, não nos encontramos indiferentes às lutas morais que estão a caracterizar este século, desde o alvorecer do novo milênio – tudo temos feito para cumprir com os nossos deveres de fraternidade junto aos nossos companheiros que mourejam na carne. Não obstante, confessamos, a quantos anseiam pela nossa palavra e pela nossa presença, que, igualmente, não nos têm sido fácil atravessar esse “oceano mental” em constante turbulência, sem, muitas vezes, nos depararmos com um ancoradouro de fé e oração, a fim de que possamos contar com a mínima condição necessária para, em nome do Cristo, prosseguirmos em nossos labores exercidos entre as Duas Dimensões.
Todavia, estamos firmes e não haveremos de recuar, quanto solicitamos a todos os nossos irmãos e irmãs que a nós se unam no esforço de manter a calma e continuar enfrentando a situação na certeza de que as trevas não prevalecerão sobre a luz.
Forças espirituais antagônicas vêm encontrando respaldo nos pensamentos de pessimismo e nos sentimentos menos nobres de muitos que se encontram encarnados, preocupados tão somente com o imediatismo da existência no corpo perecível.
O momento é, sim, de pacífica resistência em nosso devotamento ao Bem, sem nos permitir contagiar pelo noticiário alarmista que se generaliza e pode nos dar a impressão de que o mundo seja um barco à matroca, perto de inevitável naufrágio. Em absoluto, porque o Senhor, com as suas Divinas Mãos, permanece no leme e essa turbulência, necessária a nosso ver, há de nos constranger à mudança de rota, induzindo-nos à descoberta de um novo mundo na própria Terra, na qual há de florescer uma nova Humanidade.
Inúmeros espíritos compromissados com a Justiça e com o Bem e, consequentemente, com o Cristo, já se encontram corporificados no planeta, ou em processo de corporificação, e, a pouco e pouco, haverão de substituir os espíritos renitentes que estão tendo uma de suas derradeiras oportunidades no orbe, antes que partam em demanda a doloroso exílio.
Redobremos, assim, as nossas orações e, sobretudo, a nossa confiança, sem consentir que a tempestade avassaladora que sopra em todas as latitudes do planeta estabeleça o caos em nosso mundo íntimo e nos arraste para onde pretendem nos conduzir aqueles que se erigem em adversários gratuitos do Senhor, que é o Caminho, a Verdade e a Vida.

INÁCIO FERREIRA

Uberaba – MG, 31 de Janeiro de 2021.



domingo, 24 de janeiro de 2021

 

Pandemia

E

Comodismo Espiritual

 

Irmãos e irmãs: o Senhor nos abençoe.

Natural, sim, conforme nos ensina “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, que procuremos cuidar da saúde do corpo, sem, no entanto, olvidarmos a do espírito.

Nossas palavras vêm a propósito da atual pandemia que, desde o início do ano passado, assola a Humanidade, e que, infelizmente, ainda haverá de se estender por algum tempo.

As adversidades, individuais e/ou coletivas, são inevitáveis nos caminhos do espírito em evolução.

Realmente, os homens encarnados, com as exceções existentes, e elas não são poucas, enveredavam por atalhos que terminariam por comprometer as conquistas atuais da civilização.

Nesses momentos cruciais da história humana na Terra, mormente agora com uma população de mais de sete bilhões de almas, o inconsciente coletivo opera, e, então, determinados fenômenos se desencadeiam, sempre no propósito de socorrer e de ensinar, e nunca no de fazer sofrer, qual se o Criador, através de Suas Leis, magnânimas e justas, fosse um Pai insensível que não se importasse com as lágrimas dos filhos.

Assim, embora a muitos possa não parecer, imensas legiões, sobre o orbe terrestre, a pouco e pouco, vêm modificando o seu modo de pensar a Vida, ensejando no terreno do próprio espírito a separação do joio e do trigo.

Contudo, sem dúvida, carecemos de discernimento e prudência, para não consentirmos que o medo excessivo de perder o corpo físico não nos induza a descuidos, em relação à necessidade de prosseguirmos trabalhando em nosso processo de educação espiritual.

Ninguém, é claro, deve se expor desnecessariamente ao perigo de contágio pelo denominado “Covid 19 “, quanto não deve arriscar-se em outros campos que possam lhe comprometer a encarnação, que, afinal, como ensina André Luiz, em “Nosso Lar”, “é sempre uma tentativa de magna importância”, para os anseios da criatura.

Contudo, não se justifica, igualmente, o demasiado retraimento a que muitos vêm se entregando, não muito atentos aos valores do tempo, que, para o espírito encarnado, se mostram limitados, sem que alguém possa prever, com exatidão, quando haverá de empreender a Viagem de Volta.

Apelamos, pois, para que, na medida do possível, os nossos irmãos e irmãs espíritas-cristãos, deem prosseguimento às suas atividades, na doação de si mesmos, à Causa do Evangelho, que não deve sofrer interrupções que venham a lhe ser impostas, direta ou indiretamente, por ação de seus adversários, encarnados e desencarnados.

Vendo a menor possibilidade de avançar, não permaneçam os nossos confrades e confreiras, encolhidos, ou acuados, como quem ainda não aprendeu a dar o seu testemunho de fé na imortalidade.

O Senhor, evidentemente, não espera de nós outros o menosprezo pelas hostilidades que rondam os passos de todos os que intentam segui-Lo! Não obstante, repetimos, não se justifica o receio que nos imobilize completamente, quase que a nos subtrair as conquistas que, às duras penas, vimos efetuando de algum tempo para cá... Sim, porque somos, em maioria, espíritos muito jovens na aquisição de novos hábitos, e corremos sérios riscos de retrocesso nas nobres aquisições, que, à luz do Cristianismo Redivivo, estamos realizando.

Sem descaso às orientações das autoridades sanitárias que são chamadas a nos orientar neste momento delicado, busquemos, com a segurança indispensável – que diga respeito a nós e aos nossos semelhantes –, retomar as tarefas espirituais sob a nossa responsabilidade, convictos, sobretudo, de que, na hora que passa, o homem nunca necessitou tanto de encontrar uma porta que não se lhe cerre, indefinidamente, à extrema carência de pão para o corpo e para a alma.

 

Irmão José

 

(Página recebida pelo médium Carlos A. Baccelli, em reunião do Lar Espírita “Pedro e Paulo”, na manhã de 22 de Janeiro de 2021, em Uberaba – MG).