domingo, 12 de setembro de 2021

 

Reencarnação e Aproveitamento

 

A reencarnação do espírito, na Terra ou em qualquer outro orbe, numa das muitas moradas da Casa do Pai, no que tange a aprendizado, diz respeito ao aproveitamento de cada um.

Somente através das vidas sucessivas, nas múltiplas experiências vivenciadas, nos desencontros e encontros que estabelece consigo, é que o espírito, gradativamente, consegue modificar ideias e concepções.

Não raro, para que modifique certa visão da vida, o espírito carece de inúmeras existências, porque, a rigor, essa mudança não acontece de fora para dentro, e sem que se alicerce na vontade individual.

Palavras e atitudes alheias não passam de material pedagógico para que o espírito, através de reiteradas reflexões, em seus erros e acertos, possa moldar-se, ajustando-se aos alvitres da consciência.

Muitas vezes, por orgulho, ou interesses outros, o espírito costuma demorar séculos na condição evolutiva que ocupa, simplesmente porque não admite capitular, insubordinando-se, inclusive, por tempo indefinido, diante da Lei.

Carecemos, pois, quanto possível, não nos afligirmos em demasia pela renovação que, antes de a esperarmos de alguém, devemos tomar a iniciativa de promovê-la em nós mesmos, e seguirmos adiante, na certeza de que todos, invariavelmente todos, no seu devido tempo, haveremos de ter a destinação para a qual fomos criados, emergindo da treva para a luz.

Os Espíritos Superiores, evidentemente, não relegam os retardatários à sua própria sorte, todavia, compreendem que, para eles, a fim de que se despojem de suas ilusões, determinados e repetidos reveses são inevitáveis

Todos somos potencialmente bons, podendo, claro, estarmos transitoriamente equivocados, sem que, em absolutamente nada, nos demos conta disto.

Assim é que, em essência, a experiência reencarnatória, para milhões de espíritos, deixa de ser proveitosa quanto poderia vir a ser, caso o espírito, pelo menos, se revestisse da necessária humildade para, pelo menos, considerar a possibilidade de estar seguindo na contramão nesse ou naquele trecho de caminho...

Deveríamos, pois, livres de influências do pensamento alheio, de quando em vez, efetuar exercícios de introspecção, sustentando um diálogo sincero conosco, a fim de que, no corpo carnal ou fora dele, alegando cegueira, não prosseguíssemos caminhando às escuras, quando, àqueles que têm olhos de ver, há tanta claridade a ser vista.

Meditando sobre o assunto, fácil nos será chegar à conclusão de que uma ou duas, três ou quatro, cinco ou mais encarnações, para o espírito em evolução, realmente, é um espaço de tempo demasiadamente curto para que ele adquira o bom senso necessário para que, de uma vez por todas, alije de si o ranço herdado de suas vidas anteriores.

 

INÁCIO FERREIRA

 

Uberaba – MG, 12 de Setembro de 2021.