domingo, 17 de setembro de 2023

Espiritismo, Única Esperança da Humanidade – II

 

“O Espiritismo não será a religião do futuro, mas, sim, o futuro das religiões.” – Léon Denis (atribuída)

 

Quando, anteriormente, escrevemos que o Espiritismo é a única esperança da Humanidade, não estávamos, evidentemente, com extremismo de natureza religiosa, com injustificável manifestação de fanatismo.

Sabemos que a regra áurea de todas as crenças religiosas sérias, o “amai-vos uns aos outros”, caso colocada em prática, é capaz, em todos os tempos, de formar homens e mulheres de bem.

Aliás, somos de opinião que basta a nossa condição humana, ou dita humana, para que procuremos viver com humanidade, tangenciando os preceitos espirituais de todas as religiões que se preocupam com questões de natureza moral.

O que quisemos dizer é que, na revivescência do Cristianismo, o Espiritismo, cujos Princípios Básicos se alicerçam na Reencarnação e na Lei de Causa e Efeito, e, consequentemente, na Evolução do Espírito, os homens, de maneira geral, sempre haverão de viver com grande ponto de interrogação no que concerne à própria imortalidade.

E, sinceramente, o mundo se encontra na condição em que se encontra porque as religiões tradicionais – as religiões de massa – não mais estão conseguindo responder, satisfatoriamente, às indagações humanas em torno da Vida além da morte.

O materialismo, consciente e inconsciente, de maneira assustadora, vem avançando e se infiltrando em todos os seguimentos sociais, com grave repercussão, inclusive, na educação infantil.

Ainda há pouco, um senhor decrépito, e, em seu país, já acusado de pedofilia, teria se inclinado ao ouvido de uma menina e sussurrado que ela era uma “criança sexy”, ainda cometendo o crime de solicitar que ela nada dissesse à sua mãe...

Todavia, existem muitos desmentidos a respeito do fato citado, embora, neste sentido, os precedentes, considerados boatos, sejam muitos.

No Brasil, o que vem se esboçando na área da educação, no que tange à permissividade sexual, está colocando em perigo as consideradas gerações do futuro, notadamente com o empenho que vem sendo feito para a liberação da maconha, precursora de drogas muito mais nocivas e destruidoras.

Enfim, cremos que os nossos leitores de boa vontade já lograram perceber quando afirmamos que o Espiritismo é a única esperança da Humanidade, porque sem que creia nas consequências de seus atos, agora e depois, os homens, a passos céleres, caminham para a própria degradação.

E a Doutrina Espírita, sem dúvida, é a única concepção espiritual da Vida com suficiente atualidade e coragem para enfrentar o Sistema trevoso, e apontar ao espírito encarnado a tremenda responsabilidade de viver, em seu transcendente significado.

 

INÁCIO FERREIRA

Uberaba – MG, 17 de Setembro de 2023.