domingo, 15 de maio de 2022

Síndrome do Pânico

 

Toda distonia de ordem emocional, psicológica, possui os seus reflexos no corpo perispiritual e, consequentemente, no corpo físico.

Aos poucos, a Ciência detectará os genes que, no mundo físico, correspondem aos mais diferentes distúrbios emocionais que hoje são catalogados nos compêndios médicos.

Corpo doente, em essência, se traduz por alma doente, que carece de harmonizar-se com a consciência em níveis cada vez mais profundos.

Não haverá, agora e no futuro, química capaz de erradicar as moléstias de origem psicológica, ou psiquiátrica, porquanto, os medicamentos sempre haverão de combater efeitos, e não causas.

Falando, especificamente, sobre a Síndrome do Pânico, podemos dizer que, em suas gradações, ela reflete um estado de abalo emocional, ou seja, uma fragilidade do espírito, que pode ser causada por n razões...

Conquanto a terapia concorra para o seu controle, e certos medicamentos possam inibir-lhe as manifestações, a referida Síndrome somente será erradicada, parcial ou completamente, quando o espírito tomar a decisão de participar na condição de principal coadjuvante do tratamento a que deve se submeter.

Comparemos a Síndrome do Pânico a um edifício que, pela ação de um sismo, sofreu abalos em suas estruturas, com repercussões em quase todos os pavimentos em que se estrutura...

Não é tarefa fácil a de se recuperar o prédio que um terremoto comprometeu, havendo, por vezes, a necessidade de reconstruí-lo desde a base.

O espírito, acometido por patologias emocionais em geral, e, dentre elas, a Síndrome do Pânico, carece de se entregar à tarefa da reconstrução de si mesmo, tendo o Cristo por Arquiteto em seus novos projetos existenciais.

Claro que semelhante empreendimento não pode acontecer de hora para outra, não obstante, não há o que impeça ao “proprietário” de um edifício com várias rachaduras de iniciar o trabalho de sua recuperação, nem que, para tanto, necessite submetê-lo quase que à total demolição...

Para quem luta, pois, contra a Síndrome do Pânico, indispensável que comece a se libertar dos pensamentos mecanizados que o mantêm encarcerado ao escuro labirinto das ideias céticas e pessimistas.

E, convenhamos, que ninguém se liberta de pensamentos auto obsedantes sem fornecer novo alimento às suas anêmicas ideias e sem trabalho que justifique a inútil e abundante transpiração em todo o corpo...

Assim, quando, porventura, venha você a sentir-se vítima da referida Síndrome, que, infelizmente, parece estar se generalizando, procure ocupar-se um pouco mais em seu tempo, na quantidade e na qualidade, não se esquecendo de procurar por Deus na oração com maior frequência com que o esteja fazendo.

Mesmo que as suas pernas se mostrem vacilantes e as crises de vertigem pelo excessivo medo de um mal qualquer, prestes a ocorrer, não o abandonem, destranque a porta do quarto e da casa em que você, voluntariamente, permanece encerrado, e, empunhando uma vassoura, vá varrer o quintal até que a ponta ativa da vassoura se acabe...

 

INÁCIO FERREIRA

 

Uberaba – MG, 15 de Maio de 2022.