domingo, 18 de junho de 2023

Oposição ao Cristo

Eu me recordo, e muitos igualmente, o quanto Chico Xavier falava em Jesus – não apenas os Espíritos por seu intermédio, mas ele mesmo, que, na Terra, sem dúvida, foi um dos maiores apóstolos do Evangelho em todos os tempos.
Chico sempre estava a falar no Cristo com enorme respeito e reverência, destacando a sua condição de Mestre e Senhor...
Jesus estava mais em seus lábios que a figura do Codificador, Allan Kardec, e não somente em sua palavra, mas em sua vida inteira, desde os primórdios de seu Mandato Mediúnico.
Em Chico Xavier, Kardec voltava à Terra para, em definitivo, dar à Terceira Revelação as traços espirituais do Consolador Prometido, o que, quando da Codificação, não o pudera fazer com maior veemência se não nas luminosas páginas de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”.
Porém, é estranhável o quanto as religiões cristãs pouco falam em Jesus, preferindo, no caso da Igreja Católica, dar destaque ao nome dos santos, e, no caso das evangélicas, ao Antigo que ao Novo Testamento – sendo que os pastores das chamadas “evangélicas” citam com maior frequência as Epístolas que as Anotações dos Evangelistas.
Os sacerdotes católicos, em maioria, falam da Igreja como se a Figura do Cristo com a da Igreja se confundisse, o que sabemos não corresponder à realidade.
Jesus nunca foi propriedade da Igreja Católica ou de qualquer outra religião – nem do Espiritismo, que é a revivescência do Cristianismo, Jesus é ou há de ser propriedade!...
Vemos, porém, no que pese os exemplos dos grandes nomes da Doutrina Espírita no passado, que sempre falaram e viveram em Jesus, alguns espíritas da atualidade discordam de seu aspecto cristão... Chico Xavier, em várias oportunidades, chegou a advertir-nos de que “tentariam” tirar Jesus do Espiritismo!...
Percebemos, assim, que a oposição ao Divino Mestre, de maneira consciente ou inconsciente, assoma também das religiões que deveriam defendê-Lo.
Que o Espiritismo se acautele, porque o decesso que se nota acontecendo na Igreja Católica, que na Europa já vem tendo os seus templos transformados em casas de espetáculo, pode vir a lhe acometer, impedindo, em tempo mais curto que se pensa, que ele cumpra com a sua missão junto aos homens.
Chico sabia que a fé espirita-cristã não subsistiria sem Jesus Cristo – como Kardec, após a publicação de “O Livro dos Espíritos” e de “O Livro dos Médiuns”, igualmente percebeu, tomando a iniciativa, sob a inspiração dos Espíritos Superiores, de lançar “O Evangelho Segundo o Espiritismo”.
Hoje, infelizmente, há muito pouco Jesus na Igreja, no Protestantismo, e em todas as crenças que se dizem filhas do Evangelho...
Assim, oposição ao Cristo, que muitos enxergam apenas nos que menoscabam a sua Figura publicamente, emerge do seio das próprias religiões que se dizem cristãs, ignorando a Palavra do Senhor, para dar ênfase às suas humanas teologias.

INÁCIO FERREIRA

Uberaba – MG, 18 de Junho de 2023.