sexta-feira, 12 de maio de 2023

 ESCLARECIMENTO

 

Queremos esclarecer aos nossos confrades e confreiras, que nos dão a honra de acompanhar em nossas postagens, que a tradução de "O Livro do Espíritos" que habitualmente utilizamos em nossas reflexões é de autoria de J. HERCULANO PIRES, em edição especial, nos direitos cedidos à Editora e Encardenadora Lumen Ltda., Rua Solon, 806, na cidade de São Paulo. Os direitos de edição cedidos à Lumen foram feitos pela Livraria Allan Kardec Editora, também de São Paulo. Com os nossos agradecimentos.

 

INÁCIO FERREIRA

 

Uberaba, 12 de Maio de 2023.

domingo, 7 de maio de 2023

Na Construção da Fé

 

Ouvindo a palavra lúcida de Irmão José, na reunião mediúnica da última quarta-feira, da qual participamos, ficamos a meditar que, de fato, o trabalho na caridade está na base da construção da fé...

Sem doação ao próximo, enfim, à Vida, tirando de nós mesmos, nada lograremos acrescentar a nós, mormente nos dias que correm de nossa convivência espiritual com os nossos irmãos encarnados que tanto vêm lutando contra tantos reveses que os exortam à descrença.

A fé sem obras, conforme considera o Apóstolo, realmente, é morta, e, ousaríamos dizer, sequer chega a nascer – aborta-se por não encontrar a sustentação de que necessita para nascer, crescer e produzir frutos...

Daí, meus irmãos, a importância de não nos afastarmos dos caminhos do Bem, mesmo reconhecendo as enormes imperfeições que carregamos, que, por agora, nos impossibilitam de praticar o bem genuíno.

Não importa, porém: busquemos, COM INSISTÊNCIA COTIDIANA, servir aos que possamos estender as mãos, alicerçando a fé que, a pouco e pouco, haverá de se nos fortalecer interiormente.

A fé raciocinada, sem dúvida, é fruto da razão, mas deve crescer no coração, e não somente na gleba um tanto árida do intelecto, que, muitas vezes, pode ser comparado à terra empedrada que não acolhe as sementes do Divino Semeador.

Caridade!... Muitos dizem que semelhante virtude é piegas, todavia, sem a sua prática o espírito não se estrutura o suficiente para enfrentar as lutas da evolução, que, não raro, o desafiam com o desencanto de um mundo que parece ter sido relegado pelo Criador à criaturas insanas, inconsequentes, que encaminham a Humanidade para o abismo.

A palavra de Irmão José, portanto, é um convite à humildade, mas com coragem para vencer o egoísmo que, inclusive, nos faz supor ter um tamanho que estamos longe de ter...

A fé, sim, é uma construção, à qual, todos os dias, carecemos de acrescentar um “tijolo”, para que, alteando-se com solidez, possa resistir aos vendavais que não derrubam as casas edificadas sobre a rocha.

Qual foi, meu irmão e minha irmã, o teu gesto de caridade ontem, hoje e... qual há de ser o de amanhã?!... Não te esqueças de que ninguém é tão desprovido que não possa algo tirar de si para doar a quem se mostra tão carente de tudo quanto nós nos mostramos!...

 

INÁCIO FERREIRA

 

Uberaba – MG, 7 de Maio de 2023.