domingo, 10 de dezembro de 2023

Eles Não Sabem Fazer Sopa

 

De quando em vez, despontam no Movimento Espírita, os defensores do Espiritismo sem religião, afirmando, com base em suas convicções teológicas que o Espiritismo é apenas e tão somente Ciência e Filosofia.

Evidentemente, cabe-nos respeitar toda e qualquer opinião desse ou daquele, embora saibamos que, habitualmente, os teóricos do Movimento não sabem fazer sopa...

Não, não sabem – a única coisa que sabem é polemizar em torno de determinados temas doutrinários, praticamente gastando a encarnação agradando uns aos outros, a ver se, pelo menos, conseguem um cargozinho no Movimento de Unificação.

Eles não sabem fazer sopa, ralar chuchus e cenouras, porque, talvez, tenham receio de tomar gosto pela coisa e, de repente, virarem sopeiros de algum Centro Espírita na periferia.

Haveriam de lhes custar caro tamanha renúncia porque parariam de andar de avião, de se hospedarem em hotéis elegantes e de refestelarem em restaurantes chiques... Ah, não mais ouviriam de uma plateia, os aplausos pelas piadas de mal gosto que sempre contam, chegando mesmo a utilizar como moto certas personagens veneráveis de nosso pobre Movimento.

Eles não sabem fazer sopa, nem com o auxílio do contraindicado caldo Knorr, e têm medo que o calor do fogo nos panelões lhes modifique a maneira de pensar, e aí adeus os tapinhas nas costas e a troca de elogios baratos com que costumam intoxicar os espíritos.

Eles não sabem fazer sopa, porque Chico Xavier já fez muita sopa para eles e, então, eles se julgam dispensados de aprender a receita com o Grande Medianeiro.

Dizem que o serviço da sopa é destinado aos preguiçosos e vagabundos, porque, desde muito estão precisando trocar os óculos, de vez que não conseguem enxergar as mães gestantes que precisam de melhor alimentação, as crianças subnutridas que, não raro, pedem repeteco da sopa de fubá com alguns poucos legumes, mas enriquecidos pelos fluidos espirituais dos anônimos chefs do Mais Além.

Coitados!... Por não saberem fazer sopa, sinceramente, eu não sei o que irão fazer no Mundo Espiritual, porque as suas provocações teóricas não encontrarão eco entre os Espíritos Amigos, que, por ainda terem muita sopa a fazer, não terão tempo para escutá-los.

Ninguém me pediu isto, e eu não sou tão atrevido ao ponto de estar dando conselhos a alguém, mas, dias atrás, um senhor, que conhece “O Livro dos Espíritos” de cor, veio me perguntar o que ele deveria fazer para desfrutar de melhor situação após a sua desencarnação que se avizinhava... Eu perguntei a ele se, porventura, ele sabia fazer sopa.  Respondeu-me: - Nunca fiz sopa na vida... – Então, meu amigo, aprenda o mais rápido que você puder, procure um Centro Espírita, desses que fazem sopa, e candidate-se... No começo, é provável que você venha a sentir muito calor e adquirir alguns calos nas mãos ou... certo problema na coluna, mas garanto que quando você deixar a carcaça o seu currículo espírita estará imensamente enriquecido, porque lá estará escrito em letras garrafais: ESTE SABE FAZER SOPA!...

Então, quando aparece para mim, alguém morto como eu me encontro, um espectro, ou um que acredite que esteja vivo na Terra, e começa com muita conversa fiada, querendo saber sobre o sexo dos Anjos, faço-lhe a pergunta: - Você sabe fazer sopa?!... Se a pessoa responde que não, eu vou saindo de fininho, porque, afinal, eu não vou perder tempo com espírita que não sabe nem fazer uma sopa!...

 

INÁCIO FERREIRA

 

Uberaba – MG, 10 de Dezembro de 2023.