domingo, 5 de março de 2023

Espiritismo Hoje e Amanhã

 

Não resta dúvida que, na atualidade, as religiões em geral estão enfrentando uma “crise” jamais enfrentada em todos os tempos, desde o seu berço na mais antiga manifestação de religiosidade do espírito encarnado.

O cepticismo, infelizmente, vem avançando com o crescente progresso tecnológico e com a excessiva liberdade que a Humanidade vem se permitindo na insaciável busca do prazer, que, para muitos, é somente o que dá sentido à vida.

Sinceramente, pela nossa óptica pessoal, as religiões, por si só, não mais conseguirão, por mais se esforcem e se renovem, enfrentar e superar a incredulidade que parece imperar, sobretudo, entre os mais jovens.

Através da ação de uma crença cega, imposta sobre a razão, apenas vêm “sobrevivendo” religiões que fanatizam e, consequentemente, são intolerantes com os que não as adotam e se deixam manipular pelos seus líderes...

Somos de parecer que a única saída para a descrença que tende a se generalizar, levando o mundo à bancarrota moral, é a própria Ciência que esperamos venha, pelo menos, a fornecer subsídios para que a razão humana admita a possibilidade real de sobrevivência após a morte.

O Espiritismo, na revivescência do Cristianismo, tem feito o possível, notadamente quando se une à Ciência e à Filosofia, adotando por lema a Fé Raciocinada, com base em experimentos que, na atualidade, estão deixando a desejar, posto não dispor dos instrumentos necessários para tanto...

.. tem feito o possível – no Brasil e em Portugal, porque, a bem da verdade, no resto do mundo, praticamente, ele inexiste – como Doutrina codificada! – para combater o materialismo reinante, através do esforço e do heroísmo de alguns de seus poucos adeptos, oferecendo elementos para que o espírito não se renda de vez à insanidade que o pervaga!...

Os espíritas, com as exceções de praxe, andam, sob o efeito de suas personalidades de antanho e dos desencarnados que se interessam em manter o atraso espiritual em que a Humanidade se encontra, perdendo precioso tempo com discussões estéreis, personalismos e vaidades outras, que nada, absolutamente nada, acrescentam à Doutrina, para que ela, por fim, possa acrescentar às exigências intelectuais da criatura nos tempos modernos.

Esperamos também nós, os espíritos espíritas fora do corpo físico, que a Bondade do Senhor encaminhe à reencarnação espíritos que, não necessariamente militando no campo do Espiritismo, logrem, superando a influência nociva do meio, revitalizar a fé pelos estudos que vierem a empreender, qual o pode fazer Allan Kardec em meados do século XIX.

Mediúnicamente, confessamos que nos vemos limitados, espíritos e médiuns, para o que almejamos possa vir a ser para toda Humanidade o que representou o Movimento Iluminista no campo político, econômico e social, sendo que agora, com urgência, sob pena de adentramos em uma nova Idade das Trevas, o Iluminismo, sob o beneplácito da Ciência, necessita ser de ordem espiritual.

Redobremos, pois, esforços para que o materialismo e suas consequências drásticas não venham a triunfar sobre o Espiritismo, com os Postulados que ele representa, na esperança de que o mundo sobreviva à hecatombe moral que se prepara quase irreversível.

 

INÁCIO FERREIRA

 

Uberaba – MG, 5 de Março de 2023.