domingo, 2 de agosto de 2020

CORPO FÍSICO,

BIOLÓGICO,

TAMBÉM É “PERISPÍRITO”

 

Segundo Kardec, o termo “perispírito”, cunhado pelo Codificador, significa “em torno” do espírito, ou, em outras palavras, envoltório do espírito – seu veículo de manifestação.

O espírito, o ser inteligente da Criação Divina, ao se individualizar, alcançando a láurea da razão, ou a possibilidade do “pensamento contínuo” (segundo André Luiz), é revestido por um “corpo”, que, em verdade, de acordo com a densidade que apresenta, é uno em sua essência e múltiplo em suas expressões.

“Perispírito”, portanto, é termo genérico que designa a existência de vários corpos, posto que, igualmente, ele se encontra sujeito à evolução – assim como o corpo humano, ao longo das vidas sucessivas, vem evoluindo, os ditos corpos espirituais também evoluem, como evoluem os mundos que lhes são respectivos: “Ao mesmo tempo que todos os seres vivos progridem moralmente, progridem materialmente os mundos em que eles habitam.” (Cap. III, de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”).

Em “A Gênese”, no capítulo XI, Kardec escreve: “Para ser mais exato, será preciso dizer que é o próprio espírito que fabrica seu envoltório e o torna adequado a suas novas necessidades; ele o aperfeiçoa, o desenvolve e completa o organismo à medida que sente a necessidade de manifestar novas faculdades; numa palavra, ele o talha conforme sua inteligência...” (grifamos)

A condição evolutiva do espírito se lhe reflete no “perispírito”, ou em suas mais diversificadas formas de manifestação, nas infinitas Dimensões.

Estas resumidas reflexões aqui são colocadas em texto apenas para dizer que o assim denominado “corpo material”, biológico, não deixando de ser corpo do espírito, igualmente é “perispírito” – um “perispírito” mais denso, que reflete outro de natureza mais etérea, muitas vezes chamado de “semimaterial”.

Evidente que o espírito não reproduz – ele não gera outro espírito! Podemos dizer que o único Espírito que “cria” espíritos é o Criador! Não obstante, corpos espirituais, ou “perispíritos”, podem se reproduzir! “...o corpo procede do corpo, mas o espírito não procede do espírito”!... (Vide “O Livro dos Espíritos” – “Semelhanças Físicas e Morais”)

Isto posto, deixamos com os internautas outras reflexões em torno da tese que sustentamos, “Reencarnação no Mundo Espiritual”, e reencarnação que se pode processar nos mais diversos Planos existenciais, enquanto o espírito se ver revestido por esse ou aquele envoltório, por mais rarefeito seja.

 

INÁCIO FERREIRA

 

Uberaba – MG, 2 de Agosto de 2020.