domingo, 2 de agosto de 2020

CORPO FÍSICO,

BIOLÓGICO,

TAMBÉM É “PERISPÍRITO”

 

Segundo Kardec, o termo “perispírito”, cunhado pelo Codificador, significa “em torno” do espírito, ou, em outras palavras, envoltório do espírito – seu veículo de manifestação.

O espírito, o ser inteligente da Criação Divina, ao se individualizar, alcançando a láurea da razão, ou a possibilidade do “pensamento contínuo” (segundo André Luiz), é revestido por um “corpo”, que, em verdade, de acordo com a densidade que apresenta, é uno em sua essência e múltiplo em suas expressões.

“Perispírito”, portanto, é termo genérico que designa a existência de vários corpos, posto que, igualmente, ele se encontra sujeito à evolução – assim como o corpo humano, ao longo das vidas sucessivas, vem evoluindo, os ditos corpos espirituais também evoluem, como evoluem os mundos que lhes são respectivos: “Ao mesmo tempo que todos os seres vivos progridem moralmente, progridem materialmente os mundos em que eles habitam.” (Cap. III, de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”).

Em “A Gênese”, no capítulo XI, Kardec escreve: “Para ser mais exato, será preciso dizer que é o próprio espírito que fabrica seu envoltório e o torna adequado a suas novas necessidades; ele o aperfeiçoa, o desenvolve e completa o organismo à medida que sente a necessidade de manifestar novas faculdades; numa palavra, ele o talha conforme sua inteligência...” (grifamos)

A condição evolutiva do espírito se lhe reflete no “perispírito”, ou em suas mais diversificadas formas de manifestação, nas infinitas Dimensões.

Estas resumidas reflexões aqui são colocadas em texto apenas para dizer que o assim denominado “corpo material”, biológico, não deixando de ser corpo do espírito, igualmente é “perispírito” – um “perispírito” mais denso, que reflete outro de natureza mais etérea, muitas vezes chamado de “semimaterial”.

Evidente que o espírito não reproduz – ele não gera outro espírito! Podemos dizer que o único Espírito que “cria” espíritos é o Criador! Não obstante, corpos espirituais, ou “perispíritos”, podem se reproduzir! “...o corpo procede do corpo, mas o espírito não procede do espírito”!... (Vide “O Livro dos Espíritos” – “Semelhanças Físicas e Morais”)

Isto posto, deixamos com os internautas outras reflexões em torno da tese que sustentamos, “Reencarnação no Mundo Espiritual”, e reencarnação que se pode processar nos mais diversos Planos existenciais, enquanto o espírito se ver revestido por esse ou aquele envoltório, por mais rarefeito seja.

 

INÁCIO FERREIRA

 

Uberaba – MG, 2 de Agosto de 2020.

 

 

 

 

 

 

 


25 comentários:

  1. Carmo do Cajuru, MG, 2 de agosto de 2020

    Realmente comparo a evolução perispiritual como uma caixa d'água sem boia e com registro de entrada de água permanentemente aberto.
    A caixa d'água, ao atingir seu limite, começa a despejar pelo tubo de escoamento (ladrão), o excesso de água que, aliás, não se perde, pois abastece outros recipientes. Assim a água dessa caixa d'água estará sempre se renovando, sempre nova, sempre limpa, pois nunca estará parada para se contaminar com as impurezas do ambiente.
    Nosso perispírito está em constante mudança, constante renovação para que não se contamine com as impurezas do ambiente ao qual estamos inseridos em nossa atual condição - e assim permitimo-nos, através da nossa capacidade de mudar, evoluir sempre!
    Um fraternal abraço nosso,
    Aroldo e Margarida.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Muito esclarecedora a comunicação de Inacio Ferreira (IF) neste início semanal. É um convite a pensar! Além das pistas mencionadas no texto em estudo, sugere-se ler capítulo 15 - Perispírito - de "Eu, porém, vos digo..." (LEEPP, 1a edição, mai 2019), de Irmão José. Na obra "Fala, Dr. Inácio" (LEEPP, 1a edição, out 2005), lê-se as perguntas e respostas de IF "- A matéria também evolui? - "Tudo - menos Deus - se subordina a Lei de Evolução." (página 54) e - "O perispírito..." - "É um corpo de natureza física.". Percebe-se, seguindo esses raciocínios, a gradual compreensão da noção de corpos espirituais! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (10:40)!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Detalhe em revisão: onde se lê "... e - 'O perispírito...' - 'É um corpo de natureza física.'..."; leiamos "... e - 'O perispírito...' - 'É um corpo de natureza física.' (página 87 - ver OLM-50, 57-58, acréscimo de CP)...". Perdoem-nos a omissão! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (15:08)!!!

      Excluir
  3. Bom dia Dr. Inácio e Baccelli. Relendo o ¨DIVÃ DE ANASTÁCIA¨( Inácio/Baccelli), vi que a forma do perispírito é muito condicionada pelo pensamento, mormente inconsciente, mas que emana vibrações que o modelam. É alentador e desalentador pensar em reencarnação no mundo espiritual, alento vem de pensar que certas situações poderão ser resolvidas no além e no aquém, desalento vem de saber que quase nada muda. Pensando comigo se a tal gravidez psicológica não seria algo do tipo gravidez perispiritual, entre encarnada e desencarnado. Não sei quem disse isso: ¨Tudo que se pode pensar se pode existir¨ então... Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Pascale (02-08-2020 07:59). Permita-nos auxiliá-la, embora não tenha sido designado pelo Dr Inácio Ferreira (IF) e/ou pelo médium C.A.B.! Parece-nos que você pode digitar no Google a expressão "gravidez psicológica" e obter dicas interessantes. Quem se imagina em estado de gravidez psicológica é a alma (o espírito, a mente), que é a causa; o corpo físico, no caso em estudo, sofrerá o efeito daquele estado. A gravidez real física ou extrafísica será o efeito real da união entre dois seres físicos visíveis ou invisíveis. Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:34)!!!

      Excluir
  4. Bom dia a tds, não havia pensado por esse lado, o corpo também está em torne do Espírito na comparação feita por Mister Karder.
    Cadichon Pirilampo preciso da sua ajuda, em qual mensagem, se possível a data, em que Dr Inácio fala da apresentação de Carlos Chagas a Chico Xavier. Grande abraço a tds e ótima semana.
    Cirineu, SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Cirineu (03-08-2020 03:51). Nobre pessoa, agradecemos a bondade de sua solicitação! Estamos, no momento, sem sinal de internet e digitando de um celular. Acreditamos que você encontrará a resposta desejada na série "Como você interpreta?", entre os anos 2017 a 2019, no lado esquerdo (= direito de quem olha o blog) do blog http://inacioferreira-baccelli.blogspot.com. Desculpe-nos não auxiliar melhor. Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (17:43)!!!

      Excluir
  5. Aécio Emmanuel César3 de agosto de 2020 às 05:23

    Bom dia Dr. Inácio e Baccelli. Creio que tudo está a evoluir no universo. A máquina da Criação não cessa em todos os setores do Universo em que por ora nos encontramos. Porém ainda resta-me uma dúvida que, segundo a minha ignorância não pude achar mecanismos de compreensão. Quando da reencarnação ou da desencarnação o espírito estará sujeito a construir um outro perispírito que se adeque ao plano em que estiver sido designado. Estarei certo nesse posicionamento? Obrigado desde já. Forte abraço aos dois. Fiquem em paz. Aécio Emmanuel César.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia a tds, Cadichon Pirilampo, você poderia me indicar a data da mensagem em que o Dr. Inácio fala da apresentação de Carlos Chagas ao Chico Xavier por Emmanuel?
    Com relação ao texto faz todo sentido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Cirineu (03-08-2020 03:41). Salpicados uma pista em nosso texto de 03-08-2020 13:43. Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:09)!!!

      Excluir
  7. Boa tarde a todos. Até hoje ainda não entendi como um desencarnado da terra, pode ter filho com um encarnado da quarta terra, não haveria de serem todos de lá? Aqui na terra todos nascem de mulher encarnada aqui, seria estranho um espírito da segunda terra viver aqui e gerar um filho de algum encarnado. As matérias são diferentes, ou seja perispirito diferente. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Anha Rahna (03-08-2020 07:59). Raciocine: o desencarnado da Terra estando na 4a Terra, então ele estará encarnado nessa 4a Terra. Nesta condição, poderá realizar sexo normalmente com outro ser invisível nessa mesma 4a Terra. A matéria dos corpos espirituais desses seres invisíveis será a mesma. Nada de extraordinário ou sobrenatural. Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:44)!!!

      Excluir
    2. A tá, pensei que desencarnado tinha filho cm encarnado. Assim explicado passo a entender melhor. OBGD.

      Excluir
  8. Boa tarde ! Na paz! Tá tudo certo !
    Hum!!! , nao podemos esquecer do que teria dito Jesus : " ...o que é carne , é carne, o que é espírito , é espírito ...". São destintos, e a harmonia dessa convivência é quem vai determinar o grau de aproveitamento de uma encarnação . Seja ela , aqui, ou em outro céu.
    Essa situação das relações entre , vestimenta, espírito e peri- espírito, faço uma analogia própria : Imagino uma terapia de casal , onde o peri- espírito , é o terapeuta!! Hahahaha!!!!

    ResponderExcluir
  9. Anônimo (a), porque agora descobrimos que é Katia! Kkkkkk
    Parece-nos, Inácio , acenou com uma possibilidade para sua "tese" . Que aliás, desde você a anunciou aqui , venho refletindo muito sobre ela , e faz muito sentido , creio, já esteja eu comungando inteiramente contigo . " ... existe um CRIADOR...".
    Trecho msg Inácio essa semana : ...Podemos dizer que o único Espírito que “cria” espíritos é o Criador! ...". Então !. Não estaria ele falando de Deus! Eu creio. Pois, Deus não seria um espírito !? Sendo espírito , foi criado!, dai perde-se todo o "mistério", se é que se pode usar esse termo ? , porque Deus é .....?? Me deu branco aqui em um termo sobre à sublimidade de Deus!!?.
    Bom , fato é que , a sua "tese" do criador, tem muitíssimas deixas de Jesus! E de outras crenças também !! Estudemos!! , e, observemos!!.... Essa a instrução que nos foi dada né!?

    ResponderExcluir
  10. Anha!, creio, temos aí algumas sugestões sobre os , Semi-Deuses. Mitologia, que de "mito", pode não ter nada ! Hahahaha

    ResponderExcluir
  11. Dr.inácio, permita-me uma pergunta: o espírito q reencarna no plano espiritual será sempre de natureza inferior, e reencarna para evoluir?

    ResponderExcluir
  12. Bom dia a todos!

    Volto a sugerir aqui o filme Made in Heaven - Paixão Eterna para o Brasil - de 1987 direção de Alan Rudolph. Dá pra baixar torrent na internet.

    Aborda, entre outros muitos, este tema de da reencarnação entre as diversas "faixas vibracionais" (eu chamo assim...).

    Interessante observar como os conhecimentos chegam por todos os pontos de nossa humanidade. Não tem nada a ver com Kardec, Chico/Emmanuel, Cristianismo, mas é absolutamente a mesma coisa. Kardec fala sobre isto no início do LE.

    Adoro esse filme. Não me canso de ver.

    Um grande abraço fraternal a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Schico (04-08-2020 03:59). Sua sugestao é muito boa!!! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (19:29)!!!

      Excluir
    2. Obrigado,CP. Foi sem querer querendo.

      Excluir
  13. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Lugia Fátima (03-07-2020 16:57). Permita-nos auxiliá-la, embora não estejamos designados pelo Dr. Inácio Ferreira (IF) e/ou pelo médium C. A. B.! IF sempre declara que "Tudo - exceto Deus - evolui.", em várias de seus livros. Logo, neste contexto evolutivo, um espírito não será sempre de natureza inferior. Ele - o espírito - poderá estar cumprindo uma tarefa ou missão em um determinado planeta espiritual do Universo. A palavra "inferior" tem um significado elástico para quem a emprega. Sugerimos ler "O Evangelho segundo o Espiritismo", capítulo III - "Há muitas moradas na Casa de Meu Pai"! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:04)!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Lígia Fátima (03-08-2020 16:57). Perdoe-nos digitar sei nome incorretamente no nosso texto de 04-08-2020 04:03. Onde se lê "Lugia Fátima...", leiamos "Lígia Fátima...". Desculpe-nos! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (19:13)!!!

      Excluir
  14. Bom dia Dr Inácio e Baccelli
    procuro sempre ler e reler sobre esse assunto dr Inácio no livro dos espíritos..livro 2 cap.4 que se intitula pluralidade das existências..
    E a parte que mais grifei matutei e matuto é encarnação nos diferentes mundos..
    e na questão 187 qdo Kardec pergunta aos espíritos:
    A substância do perispirito é a mesma em todos os mundos?
    resposta dos espíritos:
    Não...ela é mais ou menos etérea..
    Passando de um mundo para outro...o Espírito se reveste da matéria própria de cada um...COM MAIS RAPIDEZ QUE UM RELÂMPAGO..
    Nesse capítulo fica claro que o perispirito se reveste da matéria própria do mundo em que vai reencarnar...
    no livro libertação é dito que o perispirito é perecível..
    *Sabes assim que o vaso perispiritico é perecivel*
    Então dr Inácio...vou ler com mais atenção ainda..esse capitulo...do livro dos espiritos...
    vou reler tb aquela parte influencia do organismo
    Obrigada por nos ajudar a pensar
    beijos
    Cris

    ResponderExcluir
  15. Bom dia. Sobre esse assunto irmão indígena não entende nada. Mas temos aldeias em terras de outros lugares, lá nascem nossos entes que partem daqui. Branco usa palavra difícil para coisas naturais. Tudo é natural. Paz.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Cadichon Pirilampo, desculpe ter reenviado a pergunta, foi por que da primeira vez a tela ficou em branco e eu achei que não tinha enviado. Abcs, obgdo.

    ResponderExcluir