domingo, 7 de agosto de 2022

Concordância Universal?!...

 

Quando se fala em Concordância Universal do Ensino dos Espíritas, sabiamente preconizada por Allan Kardec, no século XIX, necessário se faz que se pergunte: na atualidade, onde estão os médiuns franceses, belgas, portugueses, espanhóis, alemães, norte-americanos, argentinos, chilenos, etc., com trabalho regular na mediunidade?!...

Infelizmente, medianeiros, fora do Brasil, com trabalho doutrinário no campo literário, inexistem – a não ser que, em um caso ou outro, recorramos à existência de sensitivos espiritualistas, não comprometidos com a Terceira Revelação, na revivescência do Evangelho do Cristo.

Carecemos, ainda, ponderar que, na organização de “O Livro dos Espíritos”, e demais livros do Pentateuco, Kardec contou quase que exclusivamente com médiuns franceses, sendo que muitos, pertencentes a outras “escolas”, como a de Louis Alfonse Cahagneth, não endossavam a tese da Reencarnação – pilar filosófico em que todo o edifício doutrinário do Espiritismo se levanta...

Em verdade, o Codificador, embora tenha falado em Controle Universal, não pode contar senão com um Controle Nacional...

O Controle Universal do Ensino dos Espíritos, enfatizado por Kardec, referia-se, basicamente, à Reencarnação e à Lei de Causa e Efeito, que, desde todos os tempos, os Espíritos ensinaram, e, neste sentido, mais os encarnados que os desencarnados, justamente por falta de intérpretes mediúnicos em condições para tanto.

E no que tange à Reencarnação e à Lei de Causa e Efeito, com direta implicação na Evolução do Ser, foi o Espiritismo que concordou, e não as doutrinas ancestrais que com ele concordaram.

Assim, sobre o assunto em pauta – a Concordância –, carecemos de nos limitar ao que Kardec se viu constrangido, ou seja, à Concordância Nacional dos médiuns que mourejam no Brasil, e assim mesmo se, por exemplo, não estiverem sob a tutela ortodoxa das Instituições, como muitos excelentes médiuns, estando sob a tutela da Federação Espírita Brasileira, permitiram, no passado, que, por seu intermédio, a tese do Corpo Fluídico de Jesus fosse endossada.

Este pequeno arrazoado é destinado apenas aos que possuem liberdade para pensar no assunto, sem o cabresto doutrinário que, infelizmente, lhes tenha sido aposto.

 

INÁCIO FERREIRA

 

Uberaba – MG, 7 de Agosto de 2022.