segunda-feira, 17 de abril de 2017

COMO VOCÊ INTERPRETA?! – VII

Dando sequência aos nossos estudos, no capítulo 17, do livro “Nosso Lar”, conhecendo a casa de Lísias, o autor espiritual da obra descreve: “Ambiente simples e acolhedor. Móveis quase idênticos aos terrestres; objetos em geral, demonstrando pequeninas variantes. Quadros de sublime significação espiritual, um piano de notáveis proporções, descansando sobre ele grande harpa talhada em linhas nobres e delicadas.”
Você, estimado (a) internauta, seria capaz de nos auxiliar a responder as questões propostas abaixo:
a)    De que material seriam feitos os móveis existentes na casa de Lísias?! Você admite que possam, à época em que foram construídos, terem sido feitos de madeira?!
b)    Os quadros, ou as telas, que enfeitavam as paredes da casa, eram originais, concebidos por artistas do Mundo Espiritual?!
c)     E o piano?! O que você poderia nos dizer a respeito?! Porventura, tratar-se-ia de um piano “desencarnado”, ou fabricado mesmo no Mais Além?!
d)    E a harpa?! O que você tem a dizer sobre ela?! A presença de um piano e de uma harpa pode nos levar a pensar na existência de músicos e compositores no Mundo Espiritual, que lá mesmo tiveram oportunidade de estudar e aprender a tocar os referidos instrumentos?!

Em seguida, no mesmo capítulo 17, André escreve em certo parágrafo: “... Iolanda exibiu-me livros maravilhosos.” Que livros seriam tais?! Escritos na Terra, por autores encarnados, ou escritos lá, em “Nosso Lar”, igualmente nos induzindo a pensar na existência de todo um trabalho de editoração dos referidos volumes?! Escrevem-se livros no Mais Além?! Ou toda a cultura que possa existir no Mundo Espiritual é procedente da cultura do Mundo Material?!...

Ainda em visita à casa de Lísias, André Luiz conta que se demorou na “Sala de Banho, cujas instalações interessantes me maravilharam. Tudo simples, mas confortável” Se você puder, e estiver interessado, por favor, tente responder conosco:
a)    “Nosso Lar” é uma cidade fundada por “distintos portugueses” desencarnados – em Portugal, “Casa de Banho”, ou “Sala de Banho”, é sinônimo de Banheiro, Lavabo, etc. Qual seria a utilidade prática de um Banheiro na casa de um espírito desencarnado?!
b)    Você admite que o corpo espiritual, ou perispírito, ainda tendo que se alimentar, tem, igualmente, necessidade de excretar resíduos, recorrendo, por exemplo, a um vaso sanitário?!
c)     Em consequência, como recomenda os princípios da boa higiene, teria que lavar as mãos, e até outras partes consideradas “menos nobres” do corpo? Eu, particularmente, quando não encontro uma ducha higiênica num banheiro – apetrecho tão simples e tão barato – acho um absurdo.
d)    O perispírito precisa ser banhar, ou seja: o espírito, nas Dimensões Espirituais mais próximas ao orbe, ainda carece de tomar banho, para lavar o seu corpo?! Tomar “banho na soda”, eu ainda continuo mandando muita gente, encarnada e desencarnada, mas eu quero saber é na água?!
e)    Se o espírito toma banho, a fim de higienizar o perispírito, convém concluir que ele transpira, suja-se na execução de determinados trabalhos que o colocam em contato com alguma espécie de poeira?!
Na semana que vem, voltaremos a incomodar. Por hora, o nosso fraternal abraço, lembrando a você que o espírita não deve engolir “comida” que os outros mastigam – ele deve mastigar e engolir a sua própria “comida”.
Abraços.

INÁCIO FERREIRA

Uberaba – MG, 17 de abril de 2017.






43 comentários:

  1. Bom dia dr Inacio e Baccelli e a todos por aqui...
    Eu sou muito ignorante nesse assunto dr Inacito..por isso matuto sempre para que um dia venha a compreender..
    Acho que naquele dialogo que jesus tem com nicodemos tem muitas respostas...
    Por isso Jesus diz a ele e a todos nós...*se vos falei das coisas terrestres e não crestes..como crereis se vos falar das celestiais?*
    É isso dr Inácio...por isso ainda é tão difícil para nós compreendermos..
    Há muito a conhecer..muito a descobrir..
    O que é nascido da carne é carne..e o que é nascido do espírito é espírito...
    Aquele que não nascer da água e do espírito..não pode ver o Reino De Deus...
    Se a gente prestar atenção..vamos ver que acima...Jesus fala *O QUE*..e abaixo ele diz *AQUELE*..
    Então vejo assim..o que vem da matéria de cada mundo..continua sendo matéria..e nos adaptamos à ela
    E o que é nascido do espírito..isto é os potenciais divinos que todos temos por sermos filhos De Deus..e que fazem parte de cada criatura..e que vão evoluindo de acordo com nossa vontade..por isso é espírito por que é imortal..
    *Aquele*..isto é nós todos..que não nascermos..morrermos...renascermos..da água (corpos de acordo com cada mundo)..e do espírito (sentimentos..moral..inteligência)..não pode conhecer mundos superiores..mundos melhores..
    Pensando assim agora no momento..acho que todas essas referencias que André Luiz faz..são sim..as necessidades da veste do mundo que temporariamente estamos habitando...
    E como percebemos necessidades muito parecidas com as daqui..
    Por isso talvez kardec e os espíritos utilizem a palavra *encarnação*...qdo se referem à encarnação em outros mundos..deixando claro que os corpos se revestem da matéria do mundo onde temporariamente vão habitar..mas é matéria..pode ser mais sutil..talvez reagindo diferente..mas é matéria..
    Então dr Inácio..acho que toma banho..se alimenta..e se se alimenta tem que ir ao banheiro..
    Toda cultura procede do mundo espiritual...isto é procede do espírito..como Jesus fala lá em cima..o que é do espírito é do espírito..
    E transformam se em livros..que serão feitos da matéria do mundo que se habita..
    Isso me faz pensar novamente que a matéria do lugar onde André luiz está temporariamente é semelhante à matéria daqui..
    O piano é fabricado sim..e claro que os compositores..escritores..tem oportunidade de criar..estudar..crescer..
    Tudo que é do espírito..pode se expandir..isso é maravilhoso..
    Bom amigo Inácio..refleti de acordo com a comida que mastigo e engulo...kkkk
    Beijos em todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! na paz!! tá tudo certo!! Muito bom!!. é por ai mesmo!. Boa sugestão: ...*se vos falei das coisas terrestres e não crestes..como crereis se vos falar das celestiais?*...Jesus!!, ah!! Jesus!!!, tá tudo ali...

      Excluir
    2. É preciso ter "olhos de ver e ouvidos de ouvir". Amei a resposta!

      Excluir
  2. Querido Dr. Inácio, acho tudo muito natural. A evolução não dá saltos. Em o livro SEXO E DESTINO, de André Luis e Chico Xavier, temos também muitas revelações, como da instituição ALMAS IRMÃS, onde vivem casais em ¨CONJUNÇÕES AFETIVAS¨ para bom entendedor MEIA PALAVRA BASTA, não é mesmo? ¨Espíritas, amai-vós e INSTRUI-VÓS ¨ Bjs em ti e no Baccelli. Pascale

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa tarde!! na paz!! tá tudo certo!!!
      Isso mesmo!! ...

      Excluir
  3. Carmo do Cajuru, MG, 17.04.2017.

    Bom dia.

    Considerando que Nosso Lar foi conStruído por portugueses que por aqui aportaram a partir de 1500 (oficialmente) e que eles já vinham de outros povos (judeus, macedônios, germânia, saxônia, Roma, Grécia e mais antigos como os Assírios, Caldeus, Sumérios, Babilônia, Egito), podemos inferir que, nessa condição, seriam remanescentes da Atlântida, onde havia um alto grau de desenvolvimento e conhecimento da ciência e da tecnologia, para um povo harmonioso, mas orgulhoso e vaidoso.
    Se o plano físico é cópia do plano espiritual (Meu reino não é deste mundo - disse-nos Jesus. Ora, se não é deste - mundo material - é do outro - mundo espiritual, real).podemos deduzir que tudo o que temos, vemos e tocamos - tudo o que é tangível, é cópia - pois tudo se deteriora, se acaba.
    O piano (e livros, e alimentos, e banheiro - também não concebo banheiro sem ducha higiênica) e a harpa são, portanto, a matéria real - luz cristalizada - como uma resina que se da a forma desejada e idealizada por seu construtor, que não precisa de ferramentas como as que temos por aqui - serrotes, martelos, formões, enxó entre outros), mas sua ideação.
    Em seus relatos do Hospital Esperança, o senhor mesmo nos dá uma visão muito boa do que acontece por lá - cirurgias (com sangue). A diferença está na densidade.
    Forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!! na paz!! tá tudo certo!!
      Irmão! Aroldo!!. Bem lembrado!!!"...seriam remanescentes da Atlântida,..."; "... Meu reino não é deste mundo - disse-nos Jesus...". Jesus!!, mais uma vez....

      Excluir
  4. Querido Dr. Inácio, querido Irmão Baccelli, quando Jesus se encontra com um determinado cego, Ele pergunta: "- Que queres que eu faça?" e o cego respondeu: "- Que eu veja".
    Pois note que há uma grande diferença entre "ver" e "enxergar".
    Minha irmã foi assistir neste final de semana um maravilhoso Filme que está passando aqui na Terra, chamado "A Cabana", que eu como "vejo", não tenho dúvidas que alguém no Mundo Espiritual, o elaborou
    para que ele estivesse agora aqui, fazendo um sucesso de bilheteria. Os amigos já foram assistir? Baccelli, vá e leve toda a família.
    Pois bem, o senhor acredita que minha irmã assistiu o filme e não viu o personagem "Jesus". (????)
    Então querido Dr. Inácio, muitos espíritas e não-espíritas, só vão compreender o seu artigo de hoje quando se propuserem a "ver", por hora como disse nosso Modelo e Guia, são cegos, guiando cegos...
    Um beijão da amiga Verinha, Ministra Veneranda (reencarnada) do "Nosso Lar"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! na paz!! tá tudo certo!!! Irmã, Vera!! ...Jesus se encontra com um determinado cego, Ele pergunta: "- Que queres que eu faça?" e o cego respondeu: "- Que eu veja"...". Muito bom!!!. Olha Jesus!! ai de novo!!!...

      Excluir
    2. Boa tarde, Amigos Espirituais, visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz" Dom Tamer (17-04-2017 10:22). Ampliemos "Um Pouco Mais Além" a sua participação, sinalizando que o Irmão José psicografou o livro "Senhor, que eu possa ver" (LEEPP, 1ª edição, jun 2016), no qual expõe seu pensamento vivo nos 60 capítulos a respeito de questões de "O Livro dos Espíritos"! Em "Caminho, Verdade e Vida" (FEB), Emmanuel pintou a página "O cego de Gericó" (capítulo 44)! Quanta luz para abrir nossos olhos, não é mesmo? Não nos esqueçamos de que hoje é 18 de abril - Dia do Livro Espírita! No acesso da página de C.A.B. está digitada a poesia do Formiga homenageando a data! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo.

      Excluir
  5. Bom dia, Amigos Espirituais, visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Perguntas "incômodas". Nobre irmão Inácio Ferreira, até prova em contrário, seus questionamentos são saudáveis, pois têm o objetivo de orientar a nossa compreensão para o que se lê, estuda e reflete! Portanto, não são perguntas "incômodas": são convites a pensar! Prossiga nessa linha de pensamento. Vejamos se respondemos adequadamente às perguntas do segundo parágrafo: a. Os móveis da casa de Lísias são feitos de madeira própria do Mundo Espiritual chamado Terra onde se localiza a Colônia 'Nosso Lar'. Pergunta b. O próprio texto da obra "Nosso Lar" sinaliza que os autores dos quadros originais são habitantes do Mundo Espiritual verdadeiro! Ver "Os Mensageiros" (FEB, capítulo 16 - No Posto de Socorro). Questão c. Evidentemente que pianos não 'desencarnam' e reaparecem da mesma forma no lado invisível do Mundo Espiritual. Eles são fabricados lá. É a lógica e o bom senso que nos orientam esta conclusão. Pergunta d. Os Espíritos são gente como cada um de nós. Logo, é plausível que executem façam músicas e instrumentos musicais! Fato normalíssimo!. Perguntas "incômodas" (perdoem-nos a repetição) de "...Em seguida...": às três perguntas formuladas, respondemos positivamente! Nossas observações ao parágrafo "...Ainda em visita à casa de Lísias...": a. Certamente que o uso prático de banheiro numa residência de uma colônia espiritual é para o corpo espiritual ser higiênico em suas necessidades básicas; b., c., d. e e., são respondidas da mesma forma que a. Muito oportuna a reflexão "...o espírita deve mastigar a própria 'comida'.", isto é, suas reflexões embasadas na lógica, no bom senso e na Ciência (Normal e Espírita)" Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Na paz!! tá tudo certo!! Irmão Cadin-Piri!!. Como sempre!..você!! kkkkk "...seus questionamentos são saudáveis, pois têm o objetivo de orientar a nossa compreensão para o que se lê, estuda e reflete! Portanto, não são perguntas "incômodas": são convites a pensar! Prossiga nessa linha de pensamento...", Olhem Jesus!! ai de novo!. intuindo o veio Inacio!!...

      Excluir
  6. Bom dia!!
    Hoje, auxiliado também por essas leituras, tudo isso é muito óbvio para mim.
    Pior é que muuuuita gente crê em desencarnar e virar fumaça, flutuar como bexiga.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Na paz!! tá tudo certo!!!. Irmão Andre!!. igualmente a você ! eu também me sinto gratificado por essas oportunidades. Vamos nessa !!, "veios", Inácio e Baccelli!! ...

      Excluir
  7. Bom dia Dr. Inácio e Baccelli. As perguntas da semana estão ótimas para a minha reflexão.
    1- Os materiais que se apresentam na casa de Lísias são de matéria quintessenciada.
    2- Creio que a Espiritualidade Superior devem inspirar aqueles que tem mais sensibilidade no coração nessa colônia. Muitos artistas na Terras quando tem possibilidades de visitar Nosso Lar, levam a impressão dos quadros existentes nessa colônia e os reproduz na Terra.
    3- Todos os materiais que são narrados por André Luiz foram confeccionados em Nosso Lar.
    4-Os desencarnados também tem sensibilidade à música espiritual.
    5- Para muitos residentes em Nosso Lar, o perispírito necessita ainda de alimentação semi-material e, assim, o organismo necessite ir ao banheiro. Que mal tem isso?
    6- Se o perispírito tem a possibilidade de pegar doenças e ficar acamado, creio que o pessoal que trabalha de enfermeiros nas câmaras de retificação necessitem, sim, tomar banho antes de se dirigirem para suas casas. A higiene é primordial tanto na Terra como em muitas colônias que navegam no Universo de Deus. Forte abraço a todos. Aécio E. César.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Dr. Inácio e Baccelli!!
    Tudo bem?
    Segue minhas respostas é o que penso:

    Você, estimado (a) internauta, seria capaz de nos auxiliar a responder as questões propostas abaixo:
    a) R. O material seria de madeira mesmo ou de um material compatível.
    b) R. Acredito que sim, concebidos por artistas desencarnados.
    c) R. O piano acredito ser construído no plano espiritual, o material é que não sei falar se é madeira igual a que conhecemos quando encarnado ou se é outro material compatível com o plano espiritual.
    d) R. Acredito também que há músicos/escolas no plano espiritual para o desenvolvimento de compositores e belas canções. Na minha opinião os grandes músicos e compositores encarnados, assim como pessoas de grandes destaques já trazem esta bagagem de vidas anteriores e também da vivência no plano espiritual.


    R. A respeito da criação dos livros, acredito que sejam livros criados no mundo espiritual sim.
    A cultura do mundo espiritual não é procedente do mundo material.

    Ainda em visita à casa de Lísias, André Luiz conta que se demorou na “Sala de Banho, cujas instalações interessantes me maravilharam. Tudo simples, mas confortável” Se você puder, e estiver interessado, por favor, tente responder conosco:
    a)A respeito do banheiro, seria a higienização do seu corpo espiritual, muito parecido com o aqui da Terra (penso eu).

    b)Sim acredito firmemente.

    c)Sim acredito firmemente.

    d)Sim há necessidade de tomar banho, agora não sei se é propriamente na água, mas acredito que seja.

    e)Sim se suja e tudo mais.

    Obrigado doutor e Baccelli por nos fazer pensar.
    Gosto muito desta forma no Blog e concordo com o doutor "espirita deve mastigar e engolir sua própria comida", ainda não li todas suas obras doutor acredito firmemente que estas respostas devem ser encontradas nelas, porém humildemente lhe peço que depois se possível o doutor informasse mais para frente a sua resposta em relação as questões levantadas aqui neste blog.

    Um abraço e excelente dia e semana para todos nós!!
    Fiquemos com o BOM DEUS!! \O/

    Carlos A. Gomes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!! Na paz!! tá tudo certo!!
      Irmão !Carlos, Comungo contigo: "...Gosto muito desta forma no Blog ...", também gostei muito de possibilidade interativa do novo blog!. Quase!! uma... MESA MEDIÚNICA!! KKKKKKK

      Excluir
    2. Isso ai!!

      Obrigado pelo comentário!!
      Abraços!!

      Excluir
  9. Bom dia!! na paz!! tá tudo certo!!! Bom!, veio I.F., tú ta provocando mesmo hein!!. kkkkkkkkkkkkk. Na minha preguiça "terrestre" vou procurar ser breve!!. Devolvendo-lhe as perguntas:
    1 - Você mesmo - e outros - já não nos falaram sobre a pratica de SEXO POR AI?, já li inclusive, sobre "...filhos no além..."
    2 - Ai na verdade!, não é a origem de TUDO o que vivemos aqui na Terra? , POIS, FOMOS CRIADOS AI, E NÃO AQUI! se assim for? então, nada dessa de que esses "objetos" ai sejam originários daqui!. e sim, o INVERSO!!, não é mesmo!. Simples assim....
    3 - Vocês ai vivem no "OSSIO" ??? creio que não né!!. muito pelo contrario, atividades por ai não faltam, desde as mais sublimes ate as mais promiscuas!!Se isso for verdadeiro? então, meio veio amigo de guerra!!! tudo parte dai, e dessa forma, sugiro!!, tratem de se ajeitar por ai , e tratar de cuidar melhor de nós aqui!. mandando apenas as coisas boas pra cá! kkkkkk. Nessa linha de raciocínio é que "nós", insistimos numa melhor relação entre: invisíveis e visíveis!!. porque, somos totalmente SUGESTIVOS, e assim sendo, temos essa "mania" de copiar aqui o que se vive por ai, e fica meio que, "injusto" ficarmos nessa relação com invisível a qual não podemos nos "esconder" e vocês ai podem!!. Bem provável, esse espirito aqui e mais os meus amigos que me rodeiam , quando estamos por ai, aprontamos muito com os visíveis!!, dai estamos aqui agora, colhendo o que plantamos. Lei de causa e efeito né!! Tudo é mental!!!. problema é que, aqui, a gente tenta copiar o que se vive ai!. mas, como tudo aqui tem muita "massa" mais grosseira que ai!. então, ai tudo se vive mais inteligente e sensível!!. Moço!!, me veio uma coisinha aqui agora: Me diga uma coisa?? Tem dinheiro ai também!!!. ´Certamente que tem né!? pois tudo é originário dai!. Aqui!. continuam até hoje corrompendo os irmão indígenas!, veja você que, continuam dando "presentinho e agrados" aos Índios, da mesma maneira que fizeram os nossos amigos portugas, a mais de 500 anos!!....Com uma diferença, - talvez - para os índios , uma migalha, mas para os "nobres" a grande soma!!. Ninguém merece viu!!....Uma parenta minha, me relatou uma situação que presenciou de corpo e alma presentes: Quando de uma visita a Portugal - essas excursões religiosas - O guia turístico local, ia relatando a quem pertenciam tais propriedades, grandiosas fazendas que se encontravam a beira da estrada percorrida pelo ônibus. Ela ficou abismada!!. pois as maiores e mais bonitas em sua maioria, ele - o guia - afirmava serem de!:......., não posso dar nome ao "santo", se não o Baccelli não publica!!. mas, posso dizer que, é um ex-presidente da NAÇÃO BRASILEIRA!!!....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto ao dinheiro.
      Não lembro bem se foi no "Recordações da Mediunidade" ou no "Devassando o Invisível" que D. Yvonne Pereira, em trabalho de caridade e desdobrada, compra casa e terreno de um Espírito que sofria preso a uma casa plasmada por seu pensamento.
      Paga em espécie...Uma em cima dá outra. E não era caixa 2. Kkk
      Até na colheita das hortaliças D. Yvonne o ajudava.
      Vale ler!

      Excluir
    2. Boa tarde, Amigos Espirituais, visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! André (Jaú, SP, 18-04-2017 05:21). Permita-nos auxiliar nessa sua observação quanto ao desempenho da Yvonne do Amaral Pereira ( YAP, 1900-1984)no acontecimento mencionado por você. Este encontra-se relatado no capítulo 8 - Complexos Psíquicos de "Recordações da Mediunidade" (FEB). Na introdução desse capítulo, lê-se a questão 21 e a resposta dos Orientadores Espirituais, que, certamente, tem o objetivo de que permitir ampliar nossa compreensão da participação da médium. Aliás, diga-se de passagem, uma médium muito segura em seus relatos e do conhecimento espírita! Parabéns pela lembrança! Esse livro tem um conteúdo muito bom para o nosso entendimento da mediunidade! Não é à toa que que Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti (1831-1900) orienta a médium, bem como Charles, que for o pai dela em reencarnação anterior na Espanha, quando suicidara! Para entender este aspecto em relação a ela, sugerimos a leitura e o estudo de "Leila, a filha de Charles" (EME, 1ª edição, mai 2016), psicografado pelo Espírito Arnold de Numiers pela médium Denise Corrêa de Macedo! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo.

      Excluir
    3. Boa noite !! Na paz!! Tá tudo certo!!
      Kkkkkkkkkk!!! Valeu a dica ! Aja leitura viu!! Não sei como vocês conseguem ler tantos livros!! Kkkkkkk

      Excluir
  10. Olá, a Todos vamos Lá..
    a) madeira b)madeira/tinta c)madeira,parfusos e cordas d) madeira e cordas tbem e sim músicos e compositores e escolas de musicos. Sobre os livros e claro que todo aparato para ele existir. Sobre a Sala de Banho a) a mesma que serve aqui b)sim c)sim d)sim e) sim.
    Quanto símile e/ou semelhança do moveis acredito por Nosso Lar ser mais evoluída conforme os livros é claro que em formato de aplicação de mão de obra e equipamentos para seus feitios devão ser melhores.SILVANO/SOROCABA/SP

    ResponderExcluir
  11. Tudo certo De. Inácio!!! Não vou nem entrar no mérito de sua questão, visto que os irmãos acima já equalizaram tudo! O Plano espiritual é matéria! Existem três coisas no Universo, Deus! Espírito e Materia(por hora podemos entender assim). Ora, o que não for Deus e Espírito, o que sobrar é matéria, nas suas diversas formas/energias/vibraçoes, no espaço e no tempo e a caminho da espiritualização!
    Toda matéria se desgasta, se transforma, isso não seria diferente no plano espiritual imediato, nunca devemos esquecer que o nosso plano terreno é a cópia imperfeita do plano espiritual, não entendamos que sendo aqui imperfeito, que lá tudo é mágico. No plano espiritual num tem mágica nenhuma, ainda se precisa de um corpo, menos denso, mas ainda é um corpo, com uma fauna biológica, que sangra, desgasta, suja, produz secreção etc... Lembremos q André Luiz nos falou de oficinas de trabalho, lá se constrói, acho que um melhor entendimento é q lá é o futuro é nós ainda o passado, porém tanto lá, como aqui, somos os mesmos homens! Ainda somos os homens do mundo, olhando para o céu de Deus!!! Boa noite!!

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde, Amigos Espirituais, visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Perguntas "incômodas"-II - Aproveitando o pensamento vivo do Dr. Inácio Ferreira (IF), expresso no último parágrafo como "...Na semana que vem, voltaremos a incomodar....", permitam-nos divulgar um artigo interessante e instigante. Trata-se "What wine did Jesus drink at the Last Supper?" (em tradução livre: "Que vinho Jesus bebeu na Última Ceia?"), de Tom Avril e publicado no site Phys.org em 17-04-2017. Não é uma pergunta inusitada que nos convida a pensar durante os próximos dias até 24 de abril, quando IF psicografar outras perguntas "incômodas"? Uma pista, acreditamos, é traduzir o artigo "Last Supper: What wine was served at Jesus and the Apostle's final meal? Experts have tried to answer the question: What would Jesus drink?" (não traduziremos de propósito!), de Kashimira Gander e publicado em 13-04-2017 no site do jornal "The Independent" - www.independent.co.uk, do Reino Unido (UK). Esses jornalistas e pesquisadores gostam também de questionar, não é mesmo? Provavelmente, o Dr. IF sorrirá!!! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde !! Tá tudo certo !! Na paz!
      Irmão ! Cadin-PIri. Já qye também tá catucando !! Kkkkkkkkk
      Hoje em nossa aula 7 do ESME, o dirigente fez uma colocação , na qual , alerta para necessidade dos médiuns se aperfeiçoarem ! E deixarem para traz essas curiosidades , das primeiras manifestações mediúnicas , com relação aos efeitos de mesas girantes e outros. Pois, isso foi tido como o necessários à época e o qye de mais atualizado poderia ser observado ! No entanto ! Até hoje ! Ficam os médios ostensivos , presos a essas manifestações e qye não se justificam mais . O qye de imediato , comunguei com ele ! Na questão ! E por ele não te ido mais além no assunto - provavelmente por ter de cumprir o resto do roteiro da aula - eu fiquei a me questionar : quais seriam as necessidades de nós médiuns ostensivos nessa nova atualização de evolução dos fenômenos ?? Chequei eu mesmo nas minhas próprias conclusões que gostaria de dividir com todos no blog !. Com uma pergunta , "INCOMODA " lkkkkkkk
      Seria por acaso ? Praticarmos o exercício indagativo a nós e aos invisíveis comunicantes ? De forma o obtermos o "melhor " resultado nas relações entre visíveis/invisíveis, com relação a "pureza" é intenção saudável daqueles aos quais nós os servimos de instrumento !???? Não sei se estou conseguindo me expressar de forma clara !? Por exemplo : me questiono constantemente com relação a uma observação qye tenho atentado e está me levando a "concluir " que : entre dois espíritos , um intelectualizado , estudioso e inteligente , no entanto sem práticas "braçais " voltadas à caridade. E outro , sem os predicados do primeiro , mas, com um currículo voltado ao trabalho "braçal " na caridade ! O primeiro ! Tem chances maiores de uma ascensão vertiginosa na sua elevação espiritual em detrimento do segundo ! Explico : o caso entre Emmanuel e o espírito - que não conheço o nome "espiritual " - de Lívia ! Qye foi esposa senador Lentulios (Emmanuel) a 2.000 anos !!! Ainda não li suas obras sugeridas para minhas conclusões finais ! Mas, pelo que de prima! Consegui captar foi que: emmuel "desceu" para visitar Lívia ! Sendo assim ! Emmanuel tá mais evoluído qye Lívia! O qye , se for essa a situação ? Eu, sinceramente!, não concordo !! Creio seja isso , pelos ensinamentos básicos do espiritismo , algo "injusto " . Preciso saber das encarnações de Lívia ? Para tirar minhas conclusões elucidativas ! Pois, encarnações de Emmanuel ! Ele mesmo ja fez uma pequena " auto-biografia " , mas, Lívia , não sei onde buscar essas informações !? Pelo qye me parece ! Só Emmanuel teve "autorização " para ditar a nós encarnações próprias ???? ...

      Excluir
    2. Bom dia, Amigos Espirituais, visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Dom Tamer. Compreendemos, em príncipio (em tese, em teoria) o que você psicografou em 19-04-2017 09:32). Meditamos muito nestes últimos dias antes de somar algumas opiniões às suas. Acreditamos que um sala de aula, seja num ambiente espírita, espiritualista ou não, é um das muitas dimensões do Universo do Pai para aprimorarmos as nossas percepções (consideradas como "Mecanismos da Mediunidade", FEB, de André Luiz) do Espírito imortal, filho de Deus! Entendemos, como Allan Kardec faz, como exímio professor que é, começar esses estudos anímicos com a mediunidade de efeitos físicos, mesmo considerando a época em que eram parte da cultura do mundo do século XVIII em que surgiu a Doutrina Espírita (ou Espiritismo). Então, é pertinente a leitura e o estudo desse assunto numa sala de aula! Podemos estar errados, não descartamos esta possibilidade! No seu texto, você psicografou "...Mas, pelo que de prima! Consegui captar foi que emmuel 'desceu' para visitar Lívia! Sendo assim Emmanuel tá mais evoluído qye Lívia!..." Sugerimos reler o texto de um irmão em 17-04-2017 20:52 dentro do tema "Espíritas materialistas", neste blog. Também passe os olhos em "Como você interpreta?! - VI", de Inácio Ferreira! Leia "Há dois mil anos" (FEB), onde Publius Lentulus Cornelius (Emmanuel) foi injusto com Lívia ao dar ouvidos à intrigas de uma parente próxima quanto às intenções de Pôncios Pilatos. Este fato pesou muitíssimo nas vidas sucessivas de Emmanuel. Daí, conclui-se que, na verdade, Lívia é que "desce" ou que, como Instrutor Emmanuel ele "sobe" até à dimensão espiritual onde ela se encontra! Podemos estar errados nessa nossa avaliação! Considere, por tabela, o caso de Alfredo em relação à Ismália em "Os Mensageiros" (FEB), de André Luiz! Neste particular, quanto à revelações sobre vidas passadas de A, B, C ou D, perguntar-se-á: - "Quem teria sido André Luiz, mesmo que Emmanuel não revelou no prefácio de "Nosso Lar"? Temos duas possíveis pistas: a primeira, o prefácio de Inácio Ferreira IF) em "Estudando 'Nosso Lar' (LEEPP, 1ª edição, set 2009), onde IF associa Antoine Demeure (1794-1865), médico, e Carlos Ribeiro Justiniano Chagas (1879-1934), médico (o André Luiz)! Esta identificação faz-nos meditar no item 175 de "O Livro dos Médiuns", onde Allan Kardec menciona um médico amigo que estaria elaborando um livro sobre medicina intuitiva. Como André Luiz, Demeure cumpriu a promessa e foi auxiliado por Arthur Joviano (Neio Lúcio, 1862-1934) e outros!. Aliás, Neio Lúcio é o personagen "Cneio Lucius" mencionado em "50 Anos depois" (FEB), de Emmanuel! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo!!!

      Excluir
    3. Boa tarde! na paz!! tá tudo certo!!! Nobre Irmão!! Cadin-Piri!!. Humm!!??...., Moço!, assim , esse pobre pretenso médium ostensivo aqui, Pira os miolos do pobre perispírito!! kkkkkkkkk. Vou te confessar aqui uma coisa: Uma benção esse Blog criado por esses dois "malucos" , I.F e C.B., e o que até o momento, mais me entusiasmei foi com essa ultima do veio Inácio "...perguntas INCOMODAS...". Na mosca!! kkkkkkkkk. Mais uma vez!, grato!. pelas suas elucidações e disposições em nos esclarecer!!...

      Excluir
  13. Boa tarde, Amigos Espirituais, visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Mais nova descoberta de exoplaneta. Permitam-nos desviar-nos do conteúdo da mensagem semanal, mas "A Vida viaja na Luz" e precisamos acompanhá-la!!! Alguns sites estão divulgando que "Cientistas descobrem super-Terra considerada promissora para a busca de sinais de vida" (19-04-2017 14h00 - g1.globo.com - Ciência e Vida) ou "Supeterra temperada é descoberta em zona habitável perto de estrela anã" (19-04-2017 14h00 - Uol Notícias - Ciência e Vida). O exoplaneta LHS 1140b pertence à estrela anã vermelha LHS 1140 localizada na Constelação de Cetus a 39 anos-luz de distância do Sistema Solar. Esse assunto foi mencionado na revista científica "Nature" nº 7650, volume 544, de 20-04-2017, página 333-336, que publicou os dados colhidos por Jason A. Dittmann et al. O site http://phys.org divulgou como "O mais novo exoplaneta pode ser o melhor candidato na busca de sinais de vida" (em tradução livre de "Newly discovered exoplanet may be best candidate in search for signs of life" (19-04-2017). Bem, o recado está dado! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite !!! Na paz!!! Tá tudo certo ! Irmão Cadin-Piri. Por favor , não me interprete de forma a lhe estar questionando ! Muito pelo contrário ! Você exerce uma significância exemplar a todos nós! Suas participações são de altíssimo nível e elucidativas ! Bom, apenas, quero aproveitar a oportunidade desse conteúdo que publicastes , para fazer um comentário , "incomodo ". Quanto seria bom ! Se esses cientistas ao invés de ficarem , "focados" em procurar "vidas " na forma de vernes e bactérias , similar a nossa ! Deveriam buscá-las, na forma espiritual ! Pois, se abrissem seus horizontes ! Provavelmente , enxergariam o que pode estar visível a menos de um palmo de sues narizes !!! Outra coisa : nós aqui não estamos dando conta de cuidar da nossa própria "vida" , então , pra qye ficar buscando cuidar da dos outros !???.....

      Excluir
    2. Bom dia, Amigos Espirituais, visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Dom Tamer. Questionamentos e cientistas. Não nos incomodamos com as suas observações "incômodas"! Elas são estimulantes para o nosso aprimoramento mediúnico, não é mesmo? As primeiras perguntas que o homem (espírito, gente, alma, mente, etc.) faz em todos os tempos são "...donde vem, para onde vai, por que está na Terra, por que sofre temporariamente e vê por toda parte a justiça de Deus..." ("A Gênese", capítulo 1, item 30 e ESE-VI:3-4). Esta é a parte que cabe a cada um de nós (filhos de Deus, LE-54, 78). Quanto aos cientistas (espíritos em evolução como cada um de nós), compreende-se a forma de pensar deles sobre Deus e o Universo quando estudam o grande Livro da Natureza. Sugere-se ler "Deus e a Natureza" (FEB) e "A Pluralidade dos Mundos Habitados" (Ícone), de Nicolas Camille Flammarion (1842-1925), que é o Galileu Galilei (1564-1642) reencarnado! Também sinalizamos a leitura e o estudo dos itens 16 e 55 de "A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo" (FEB, CELD, Petit, LAKE, etc.), de Allan Kardec, que é Platão (427-347 a.C. e Francisco Cândido Xavier (02.04.1910-30.06.2002). Por falar em "A Gênese...", indicamos a obra "No Princípio era o Verbo..." (LEEPP, 1ª edição, jun 2012), de Inácio Ferreira! Nesse contexto de estudo do Universo, as orientações dos cientistas não são também convites a pensar sobre o nosso papel quanto ao pensamento vivo de Jesus Cristo - "Há muitas moradas na Casa do Meu Pai..." (ESE-III)?!. Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo.

      Excluir
  14. Prezados, o meu questionamento é: Jesus, além da Terra, também viveu aí, nesse plano espiritual, onde está a Uberaba do Dr. Inácio? Caso sim, como tudo ocorreu? Eu gostaria, se possível, que o próprio Dr. Inácio respondesse. Abraço cordial, Victoriano Fernández, de Porto Alegre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Amigos Espirituais, visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Victoriano B. Fernández (Porto Alegre, RS, 20-04-2017 15:14). Permita-nos auxiliar, embora não estejamos especificamente autorizados a fazê-lo pelo Dr. Inácio Ferreira (IF) e pelo médium C.A.B. Acreditamos que as duas perguntas contêm a resposta. Por quê? Porque Uberaba, MG, Brasil, é parte integrante do Mundo Espiritual chamado Terra. Como ele viveu nesta região espiritual visível e invisível? Viveu, vive e viverá sempre através do pensamento, sentimento, ação e reação daqueles que sempre se ligou (conectou) com esse pensamento sublime, pois ele era, é e será sempre o Médium de Deus, Pai de todos nós! Outro "como", é visualizá-lo voltando pelas mensagens consoladoras de Emmanuel, médium do Cristo e de outros mensageiros celestes! Aliás, este é o título de um livro do Dr. Inácio Ferreira publicado pela LEEPP, 1ª edição, ago 2012. Na obra "Aulas da Vida" (IDEAL, 1ª edição, 1981), psicografado por Francisco Cândido Xavier (1910-2002), está registrado a mensagem "Vozes do Espírito", de O Espírito, onde se lê "A Natureza é minha Mãe. O Universo é meu Caminho. A Eternidade é meu Reino. A Imortalidade é minha Vida. A Mente é meu Lar. O Coração é meu Templo. A Verdade é meu Culto. O Amor é minha Lei. (...)" e termina com "...A Ordem é minha Senha. A Beleza é meu Ideal. A Perfeição é meu Destino." Fique tranquilo que Jesus Cristo também passeia pelo lado invisível de Porto Alegre na pessoa de cada um dos filhos de Deus, bem como em todas as dimensões da abençoada Terra. Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo!!!

      Excluir
  15. Dr. Inácio, queridíssimo, atendendo à sua chamada de reflexão sobre a vida na Cidade Nosso Lar, mais especificamente referente ao Cap. 17, eu sintetizaria dizendo: " Tudo o que existe aqui existe aí mas nem tudo o que existe aí existe aqui". Muito grata por não desistir de nós, ensinando-nos a pensar e não ter receio de dizer o que pensa. Abraço carinhoso à equipa. Noemia

    ResponderExcluir
  16. Volto ao local, para dizer ao nosso amigo Cadichon Pirilampo que tenho beneficiado imenso das suas sugestões e orientações na procura de subsídios relacionados com os temas que semanalmente são postados no Blog. Sigo com muito entusiasmo e aproveitamento, pois é uma excelente oportunidade de reler os livros plenos de informação do nosso querido dr. Inácio e sedimentar conhecimentos.Considero-o um exímio secretário do dr. Inácio. Jesus abençoe e fortaleça a sua capacidade de memorizar e localizar os assuntos nos diversos livros. Receba meu abraço com muita gratidão. Noemia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais, visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Noemia. Agradecemos a gentileza de suas amáveis palavras em relação a nós! Você não imagina como nosso rosto ficou vermelhíssimo quando nossos olhos pousaram na sua frase "...Considero-o um exímio secretário do Dr. Inácio..." Não queremos assumir o lugar de Anastácia e outros em torno do IF! Preferimos ser apenas um dedo de cada dos irmãos digitadores de observações sobre os temas em estudo! Podemos acrescentar ao seu pensamento vivo que cada um de nós também é um "...exímio secretário do dr. Inácio...", desde que nos sintonizemos sinceramente com o pensamento vivo dele através de suas obras e deste blog. Acredite que em nenhum momento desta nossa atual existência estivemos frente à frente com o Dr. Inácio Ferreira de Oliveira (18.07.1904-27.09.1988). Nosso contato era, principalmente, com a leitura de "Novos Rumos à Medicina" e "Psiquiatria à luz da Reencarnação", publicados pela FEESP ou por citações em artigos de outros escritores espíritas. Então, para sermos esse "...exímio secretário...", cada um de nós tem a necessidade de ter conhecimento de causa, isto é, ler, meditar, pensar no que se lê e segue, tendo como modelo maior Jesus Cristo - o guia e modelo, isto é, o Caminho, a Verdade e a Vida! Gostamos muitíssimo de sua participação neste blog! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo!

      Excluir
    2. Boa tarde!! Na paz! Tá tudo certo !!
      Nobre Irmã! Noémia! Comungo contigo ! E faço minha seu relato!
      Irmão ! Cadin-piri!! Gratidão !!!

      Excluir
  17. Boa tarde, Amigos Espirituais, visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Fluido com 'massa negativa'? Permitam-nos somar ao tema em estudo semanal do IF esta interessante notícia: "Cientistas criam objeto com 'massa negativa', que desafia as leis da Física" (20-04-2017 05h45-07h57), que foi publicado nos sites BBC Brasil.com (Ciência), Terra (Notícias - Ciência) e Inovação Tecnológica (Espaço) como "Objeto com massa negativa desafia leis da Física". Essa notícia focaliza a pesquisa de Mohammad A. Khamechi et al publicada na revista científica Physical Review Letters nº 15, volume 118, de 14-04-2017. Nesse estudo, os pesquisadores utilizam os átomos do elemento químico rubídio "a uma temperatura pouco acima do zero absoluto, produzindo..." o estado de matéria denominado de Condensado Bose-Einstein, no qual aqueles "...átomos se movem de forma extremamente lenta e, conforme previsto pela mecânica quântica, se comportam como ondas. Eles também se sincronizam e se movimentam de forma coordenada, como se fossem um superátomo único - eles se tornam um superfluido, que flui sem perder energia..." Na nossa "opinião", esse estudo é digno de compor a excelente obra "A Alma é Imortal" (FEB), de François-Marie Gabriel Delanne (1857-1926), Terceira Parte, capítulo III - O mundo espiritual e os fluidos (quadro das relações da matéria e da energia), bem como "Evolução em Dois Mundos" (FEB) e "Mecanismos da Mediunidade" (FEB), de André Luiz!!! Temos que estudar muito, não é mesmo? Odilon Fernandes diria que "a Ciência está comprovando a mediunidade", imaginamos!!! Se Espíritos (gente, seres humanos) invisíveis criam objetos no fluido universal do Mundo Espiritual invisível, então os cientistas (Espíritos encarnados) também estão criando objetos corportando-se como superfluido no Mundo Espiritual visível! (rsrs...rsrs...rsrs...). Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo!!!

    ResponderExcluir
  18. Boa noite Dr. Inácio. Resumidamente podemos dizer: A vida espiritual está subdividido em diversos planos. A Cidade Nosso Lar encontra- no umbral, com isso ainda vive com matéria densa muito parecido com aqui na crosta, portanto estes materiais são produzidos pelos próprios espíritos adquiridos suas abilidades no seu processo evolutivo e seus costumes. Como ainda estão muito ligados a matéria o seu peri espirito preserva a sua fisiologia. A medida que o espírito evolui, seu peri espírito passa adquiri uma matéria mais sutil, assim como seu ambiente, passando para dimensão superior, onde a matéria é menos densa e menos parecida com aqui na crosta, assim como sua fisiologia. Obrigado
    Ke
    São Paulo

    ResponderExcluir
  19. Boa noite, Amigos Espirituais, visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Dia Internacional da Mãe Terra. Geralmente, cada um de nós lembra o dia 22 de abril como sendo o dia do descobrimento do Brasil, não é mesmo? Mas, o artigo "Dia da Terra: mais advertência que celebração" (22-04-2017 11:37 BRT - Ciência), de Alberto López e publicado no site do Jornal "El Pais", da Espanha, convida-nos a pensar (refletir, meditar) em "...o que você pode fazer pela Terra?..." (ou, como o Inácio Ferreira questiona "como você interpreta?!...). Após listar alguns procedimentos interessantes para auxiliar o nosso Mundo Espiritual chamado Terra, Alberto López finaliza o artigo com a ideia "...Mas talvez o conselho mais simples fazer com que todos os dias sejam o Dia da Terra. Para isso, nada melhor do que se comprometer diariamente com o nosso planeta." Não é este o pensamento vivo de Jesus Cristo nos Evangelhos, dos Orientadores Espirituais em "O Livro dos Espíritos", em "O Evangelho segundo o Espiritismo" e "A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo", como também nos livros explicativos de Emmanuel, André Luiz, Inácio Ferreira e outros Amigos Espirituais em suas obras a meditar em "amar a Deus e amar o próximo como a si mesmo"? Nosso Lar planetária também não é o nosso próximo? Pensemos, pensemos e pensemos! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo!!!

    ResponderExcluir
  20. Dr. Boa tarde.
    Segundo informações NOSSO LAR esta localizado no espaço espiritual acima do NOSSO RIO DE JANEIRO.
    Então gostaria de acrescentar mais algumas perguntas, espero que não sejam incomodas, pois gostaria muitíssimo de saber as respostas. Pois ai vão:
    As esferas espirituais são planetas?
    Se são guardam alguma semelhança com a topografia de nossa terra material?
    Qual o nome da galáxia, sistema solar e o planeta, onde esta localizado a cidade NOSSO LAR?
    Se NOSSO LAR esta acima do RIO DE JANEIRO, seria verdadeiro dizer que existe uma cidade espiritual 'acima' de toda ou quase todas as nossa cidades materiais?
    Ainda tenho outras perguntas a respeito da topografia destes planetas espirituais que 'circundam' nossa terra, mas por hora, estas já seriam o suficiente.
    Por favor me desculpe a impertinência.

    ResponderExcluir
  21. Bom dia, Amigos Espirituais, visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Willames (25-04-2017 09:58). Desculpe-nos não ter respondido no momento adequado! Permita-nos auxiliar. Primeiro, esclarecemos que suas perguntas não são incômodas! São elas naturais para quem deseja apreender e aprender os conceitos universais. Nos seus livros "Mundo Espiritual é planeta!" (LEEPP), "Um Mundo Espiritual chamado Terra", e outros, o Dr. Inácio Ferreira (IF) desenvolve a ideia de "esferas espirituais são planetas". Não somente o IF declara que a topografia dessas cidades invisíveis é semelhante à da Terra, mas também André Luiz e outros narradores espirituais. A cidade-estado 'Nosso Lar' está localizada no Sistema Solar (local onde estão os planetas Mercúrio, Marte, Vênus, Terra, Saturno, Urano, Júpiter, Netuno). Este Sistema Solar é parte integrante da Via Láctea e esta é parte de Laniakea (ver pelo Google notícias como "Astrônomos descobrem novo 'endereço' da Via Láctea no Universo", 2014) e, por último, o Universo (visível e invisível). O esquema é Terra - Sistema Solar - Via Láctea - Laniakea - Universo! O Universo invisível (ou Universo paralelo ou Multiverso, como opinam alguns estudiosos do espaço profundo) certamente, é o Universo original, criado por Deus, Nosso Pai! Parece complexo, não é mesmo? Mas, um estudo simples e adequado ajuda-nos a compreender esse "complexo" de estruturas astronômicas (corpos celestes, astros). Sua última pergunta recebe a resposta "sim", porque nela própria está contida a resposta: todas as cidades materiais do Mundo Espiritual chamado Terra têm as suas cidades espirituais (ou planetas). Todas essas estruturas universais estão em expansão, isto é, em evolução! Questão de linguagem, científica e espiritual! Agradecemos a gentileza de sua participação! Deus o abençoe! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo!!!

    ResponderExcluir
  22. Boa Noite, Dr. Inácio e amigos!
    Somos uma cópia imperfeita do plano espiritual, a matéria lá é mais sutil que aqui, mais ainda é matéria. De acordo com que sou hoje, encontrarei um mundo espiritual que eu tenho condições de viver, um plano espiritual compatível com minha evolução.

    ResponderExcluir