segunda-feira, 1 de maio de 2017

COMO VOCÊ INTERPRETA?! – VIII
 
Sem desejar ser repetitivo, no capítulo 18 – “Amor, Alimento das Almas” –, de “Nosso Lar”, André Luiz informa que foi convidado à mesa por Dona Laura, que lhes serviu um “caldo reconfortante e frutas perfumadas, que mais pareciam concentrados de fluidos deliciosos”.
Perguntas sobre o texto acima: os alimentos que os homens ingerem na Terra podem, igualmente, ser considerados “concentrados de fluidos”?! O que, por exemplo, é um prato de arroz com feijão, ou um prato de sopa de legumes, por exemplo?!
 
Noutro parágrafo, do mesmo capítulo, André transcreve uma informação de Lísias: “De quando a quando, recebemos em ‘Nosso Lar’ grandes comissões de instrutores, que ministram ensinamentos relativos à nutrição espiritual.”
Pergunta sobre o texto acima: atualmente, na Terra, não vem acontecendo o mesmo, com um número cada vez maior de vegetarianos, ou, ainda, de pessoas têm procurado se alimentar com o mínimo, praticamente ingerindo mais alimento líquido do que sólido?! Gandhi, ao que estamos informados, nos últimos anos de sua vida, alimentava-se apenas de poucas frutas e o leite cru de uma cabra...
 
Meditemos neste maravilhoso texto, anotado por André Luiz no capítulo já mencionado: “O homem encarnado saberá, mais tarde, que a conversação amiga, o gesto afetuoso, a bondade recíproca, a confiança mútua, a luz da compreensão, o interesse fraternal – patrimônios que se derivam naturalmente do amor profundo – constituem sólidos alimentos para a vida em si.”
Pergunta: concorda que, à medida que o espírito evolve, a sua nutrição vai passando a ser, basicamente, espiritual, e que, um dia, de fato, alimentar-se-á, exclusivamente, de amor?!
 
No último parágrafo do capítulo 18, Dona Laura, referindo-se à excursão de Lísias, e de seus amigos, ao “Campo da Música”, elucida: “Vão em busca do alimento a que nos referíamos. Os laços afetivos, aqui, são mais belos e mais fortes. O amor, meu amigo, é o pão divino das almas,  o pábulo sublime dos corações.”
Perguntas: Lísias que, inclusive, buscava ir ao encontro de Lascínia, sua noiva, com a qual pretendia se casar em “Nosso Lar”, estava indo, com os amigos, ao “Campo da Música”, apenas para entretenimento, ou também para namorar?! Os espíritos enamorados podem se abraçar, acariciar, beijar e unir-se em matrimônio?! E, no caso de se unirem em matrimônio, como Lísias com Lascínia, podem constituir família no considerado Mundo Espiritual?!
 
No capítulo 19 – “A Jovem Desencarnada” –, ao referir-se à neta desencarnada, Dona Laura informa a André que ela permanecera no chamado “Umbral” por quinze dias – quinze dias apenas! Ora, André Luiz permanecera por lá por mais de oito anos... Esse tempo de permanência no “Umbral”, de um e outro, significa que a neta de Dona Laura fosse mais evoluída que André?! Como você explica essa situação?! Você concorda que o “Umbral” começa à sua volta, sobre a face mesma da Terra, e que, sendo assim, muitos espíritos, em deixando o corpo, permanecem mais ou menos inconscientes de sua nova condição?! Concorda em que muitos espíritos desencarnam e tornam a reencarnar sem sequer se darem conta do duplo fenômeno que os acometem?!...
 
INÁCIO FERREIRA
 
Uberaba – MG, 1º de maio de 2017.

27 comentários:

  1. Bom dia Dr. Inácio e Baccelli. Quanto às perguntas, vejamos:
    1- Todos os frutos na Terra são concentrações de fluidos vitais mais especificamente com maiores concentrações deles para os homens mergulhados no composto terreno.
    2- O objetivo do homem na Terra é aos poucos se abstendo da carne, tornando-se em futuro próspero, um homem vegetariano.
    3- O Amor como sabemos é o pábulo das almas, nele, irmanadas.
    4- Seria muito estranho se os enamorados do mundo espiritual, ficassem noivos, casassem e não tivessem como procriar seus próprios filhos. Se o mundo espiritual é uma pálida presença no mundo dos homens encarnados, por que eles poderiam procriar e os espíritos não? Mentalidade muito limitada aqueles que assim pensam.
    5- A permanência de espíritos no Umbral ao meu ver é para depurar os estigmas do corpo físico. A cada um segundo suas obras, disse-nos Jesus. Segundo desenhos do livro "Cidade no Além, através de Heigorina André Luiz nos diz que o Umbral circunda toda a Terra, e todos teremos que passar por ele, acordados, dormindo, inconscientes ou conscientes da nova situação. Espero ter respondido bem às perguntas. Um forte abraço. Aécio E. César

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Dr. Inácio e Baccelli. pensei que estivessem de folga, afinal hoje é dia do trabalhador e voces trabalham muito né? Pois é, a questão da alimentação, penso que pessoas que comem demais estão sentido falta de amor e falta de si mesmas. Acredito que os espíritos namora e casam, podendo gerar filhos em outras dimensões. Acho que trabalham e estudam, seria horrível viver tocando harpas. Eu já até faço planos( Dr. Inácio não se esqueça do meu pedido de emprego na chácara São Francisco). Realmente a vida continua, de preferência melhor. Bjs em ti e no Baccelli. Pascale

    ResponderExcluir
  3. Dr. Inácio, é notório que a alimentação dos humanos tende a ser mais simples, líquida e frugal. Acorreu à minha memória o relato de um caso por Paramahansa Yogananda, no seu célebre livro "Autobiografia de Um Iogue", de uma mulher iogue que não comia nem bebia desde os 12 anos e 4 meses, estando, na altura da entrevista feita por Yogananda, com 68 anos. Esclarece Yogananda que "a sua alimentação provém das energias mais subtis do ar, da luz solar e da força cósmica, que recarrega o seu corpo pelo bulbo raquidiano". Em nota de rodapé, deste mesmo capítulo 46, o dr. George W. Crile, de Cleveland, numa reunião de médicos, em Maio de 1933, afirma que "O que comemos é radiação e o nosso alimento corresponde a uma quantidade determinada de quanta." "Algum dia, os cientistas descobrirão como o homem poderá viver diretamente da energia solar", profetiza Yogananda.
    Não me parece estranho tão-pouco absurdo espíritos se reunirem em matrimónio para constituírem familia.
    Chico afirmava que o Umbral começa mesmo junto a nós, pois de 100 desencarnações, 75 espíritos ficam por aqui mesmo e que apenas 25 sobem, porque só estes têm peso específico que lhes permite alçar as alturas. A maioria fica entre nós com todas as implicações negativas que o fenómeno concorre para o encarnado.
    Sim, concordo que muitos dos espíritos que desencarnam e tornam a reencarnar não se dão conta da ocorrência.
    Muito grata como sempre. Abraço carinhoso à equipa. Noemia

    ResponderExcluir
  4. Vou mais além com as perguntas: se em alguns mundos espirituais existentes de e de outros universos alguns espíritos ainda precisam se alimentar (tanto de alimentos sólidos, líquidos) e por consequência ficar com os nutrientes necessários ao corpo astral em que se encontra e expelir os resíduos que não são necessários tal como o nosso sistema digestivo dessa dimensão e que com a evolução moral o espírito vai gradativamente passando a necessitar de menos alimentos sólidos, passando para os mais líquidos, depois só liquidos, e posteriormente somente energias e o amor eu pergunto se não seria possível aqui nessa dimensão mais densa que nos encontramos em futuro a médio ou longo prazo por meio da ciência mais moralizada (leia-se com ideais mais espiritualizados) aprimorar sinteticamente nossos órgãos afim de também de evoluir nossas necessidades biológicas ? Para explicar melhor: a ciência médica já a algum tempo vêm estudando a aplicação de órgãos sintéticos tanto pela engenharia genética quanto de outros materiais não orgânicos como órgãos fabricados em impressoras 3D (já existem protótipos como o coração ou os rins) afim de nos minimizar dependência de alimentos mais grosseiros ? Bem eu sei que aqui não é o espaço para tal mas a nossa cultura por meio da ficção científica (livros e filmes) já vêm explorando um possível futuro onde a tecnologia esteja cada vez mais fundida e associada com o nosso organismo físico que talvez em futuro possa ser possível substituir pir completo nosso corpo orgânico tão imperfeito e cheio necessidades grosseiras por um corpo sintético robótico e refinado que nos permita mais integração com a nossa mente/consciência. Cito aqui filmes como A Vigilante do Amanhã:Ghost in The Shell, Lucy, Transcendence: A Revolução, Chappie e o próprio Matrix..... Já que nós seres "inteligentes" da criação somos também Co Criadores não seria permitido a nós também nos auto aperfeiçoarmos não somente no âmbito do meio em que vivemos ou do nosso mundo interior (íntimo/moral) mas também no campo físico nosso ? Teríamos no futuro ainda nessa dimensão a necessidade de comer ? De tomar água ? de fazer nossas necessidades fisiológicas mais rudimentares ? Aprimorar a nós mesmos (nosso corpo humano) também não seria aprimorar o meio ambiente ? Não se alimentar do jeito que nos alimentamnos ou nem precisar mais de alimentos não seria de alguma forma benéfica para o planeta ? A começar que nossa dependência por água e demais recursos naturais cairia drasticamente acarretando em um novo entendimento e relacionamento nosso com a natureza..... bom deixo essas idéias e questionamentos para refletirem

    ResponderExcluir
  5. Caro Baccelli.
    Não pude estar contigo na Feesp. Pena.
    Amigos estiveram...Sucesso!!
    Ontem mesmo estudava o "Evolução em dois mundos".
    Nele há capítulo sobre alimentação.
    Vale a pena para quem interesse.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia dr Inácio e Baccelli
    Espero que tudo esteja bem com todos
    Tem uma historinha que gosto muito onde um mestre e seus discipulos participam de uma festa onde são servidos salgados e doces...
    Depois de se alimentarem comedidamente sobra um prato de doces na mesa onde nenhum dos discipulos toca pois pensam assim...se comermos esse prato de doces nosso mestre vai nos passar um sabão pois dirá que fomos gulosos
    Então o mestre pergunta a eles:
    Vcs não vão provar os doces?
    Eles respondem:
    Nós não provamos com receio do senhor não aprovar e dizer que somos gulosos
    Então o mestre responde:
    Prefiro que vcs carreguem os doces no estomago do que a vontade de não ter comido no mental de vcs
    Então dr Inácio eu acho que tudo está no mental
    Se eu faço uma comida com amor coloco nela fluidos salutares
    Se ao contrário cozinho com má vontade pensando:ah que chato fazer cozinhar pra esses mortos de fome coloco naquela comida fluidos de má qualidade
    Emmanuel certa vez falando ao Chico sobre esse assunto deixa claro que devagarzinho vamos evoluir na questão de alimentação
    Então nao acho que o caminho radical nos leva ao lugar certo
    Já conheci alguns veganos que entraram em depressão pois de um dia para o outro deixaram de se alimentar de carnes e derivados animais
    Não existe radicalismo No Reino De Deus
    Tudo deve ser aprendido
    Devemos aprender a preparar nossos corpos e tudo começa no nosso mental
    Muitas vezes não comemos nada de origem animal mas o nosso interior está cheio de rapina como ensinou Jesus
    E como nos ensinou o Doce Mestre:
    Não é o que entra pela boca que contamina o homem mas o que sai de sua boca
    Acho sim dr Inácio que o amor em sua plenitude será e é o alimento dos que já conseguiram crescer moralmente
    O texto anotado por André Luiz em que diz a conversação amiga..a bondade..a ajuda fraternal são os verdadeiros alimentos do espírito é verdadeiro
    Nesse assunto de alimentação me lembrei do querido Chico que se alimentava normalmente
    Fico pensando aqui que se o Chico não comesse seu pedacinho de carne talvez não conseguisse permanecer nesse corpo tão pesado
    Então tudo tem que ser aprendido
    Acho que depende muito do corpo que estamos usando e claro do nosso mental
    Afinal dr Inácio mal saímos do reino animal onde muitos de nós ainda agimos como tal
    Ora...é só observar e se auto observar que constataremos como ainda temos muitos comportamentos parecidos
    Ninguém dá saltos na evolução
    Se há nascimentos em outros mundos claro que há relacionamentos amorosos
    Kardec e os espíritos se referem a infância em outros mundos no livro dos espíritos
    Acho que o umbral começa aqui sim..aliás nosso mundo ultimamente possuí muitas regiões umbralinas
    E individualmente podemos viver no umbral depende unicamente de nós..da nossa maneira de pensar e de agir
    Como ensina Emmanuel somos o que pensamos
    Linda semana a todos
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Dr Inácio...esqueci de refletir junto com o senhor na última questão
    Eu acho sim que milhares de nós aqui desse mundo encarnamos e desencarnamos..encarnamos e desencarnamos muitas vezes sem nos darmos conta do fenomeno
    Afinal dr Inacio nesse nosso estágio muitos de nós ainda temos a mentalidade de que vamos morrer e aguardar julgamento
    Muitos de nós vamos morrer e dormir até o dia do julgamento
    Muitos de nós achamos que vamos viver em contemplação não levando em consideração o ensinamento De Jesus:
    MEU PAI TRABALHA ATÉ HOJE E EU TAMBÉM
    Então dr Inácio fica difícil encarnarmos e desencarnarmos com consciência se ainda possuímos tal mentalidade
    Mas acho natural que assim seja até que o espírito desperte para as necessidades do espírito e principalmente se reconheça um espírito imortal filho Do Criador com possibilidades infinitas de crescimento
    Talvez isso tenha levado Paulo ensinar:
    *Desperta tu que dormes*
    Sem evangelho dr Inacito somos cegos guiando cegos
    Sem evangelho somos apenas espíritos pensantes sem conteúdo moral
    Sem evangelho dr Inácio somos apenas *palpiteiros*
    O evangelho abre as portas do nosso espírito
    O evangelho rende frutos dentro de nós
    Eu Sou O Caminho A Verdade E A Vida ensinou Jesus
    Ninguém...Ele disse *Ninguém*
    vai Ao Pai senão por mim...
    Então................
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. *RECONCILIAI-VOS COM VOSSOS ADVERSÁRIOS ENQUANTO ESTÁS A CAMINHO COM ELE*
    JESUS

    Vamos aproveitar nossas oportunidades Divinas dadas Pelo Pai em reavermos processos de discórdia ódio inimizade que adquirimos ao longo de inúmeras existencias enquanto estamos frente a frente com essas situações principalmente dentro de nossos lares
    Como ensinou Emmanuel no nosso *cadinho*
    Aqui e agora é a nossa grande oportunidade de reajustar sentimentos inferiores que ainda tem posse sobre nós
    Reconciliai-vos ensinou Jesus enquanto estás a caminho
    Porque amanhã numa próxima reencarnação
    Aquele que nessa vida é nosso pai nossa mãe nosso esposo nosso filho poderá segundo suas necessidades evolutivas reencarnar bem distante de nós e então teremos adiado essa grande oportunidade de entendimento
    E o processo voltará a ser guardado na gavetinha De Deus adiando mais uma vez a grande chance de aprendermos a amar por amor....
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá a todos “A Jovem Desencarnada” irei falar deste tema que acho mais interessante pois Sr Inácio já nos deu a resposta dos outros questionamentos. Eu acho que elá poderia sim demorar mais tempo que A Luiz, mas elá já vinha desencarnando devagar 08 meses de doença ,por ser jovem e não se comprometer muito seu carma desta encarnação, a família espiritual teria merecimento para poder ajuda-la e outros fatos que os amigos leitores podem pensar. mas prestem atenção que ela estava afastada do convívio maior e sofrendo das impressões da doença em seu corpo espiritual. Eu acho que o Umbral serve para nos lixar mas também o amor pode nos mudar nossa ideías. Silvano/Sorocaba/SP.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite !! Na paz!! Tá tudo certo !
    Então!! Creio seja, algo como uma "força de expressão " . Percebe-se que , na condição de invisível , os espíritos - ainda não consegui identificar o porquês - adquirem um linguajar mais acentuado ou são "manipulados" por uma sugestão que modifica sua linguagem ! Dando aos espíritos uma condição de se expressar de maneira que não as tinham quando visíveis !! Ou o inverso seja verdadeiro !? Visíveis perdemos essa qualidade de fácil expressar !? Bom ! Fato é que : "caldo reconfortante e frutas perfumadas, que mais pareciam concentrados de fluidos deliciosos”. Mais ou menos o que seria nossa expressão por aqui quando nos deparamos com uma bela galinha caipira com açafrao e pimenta malagueta , acompanhada de , angu e quiabo!! Lkkkk humm!! Delicioso como fluidos reconfortantes a alma !!! Pra mim ! Mera força de expressão !! Mas, o alimento ? Esse sim , existe tanto em nosso lar quanto em outras ...
    Casamento , sexo , filhos ....
    Essa fiquei sabendo por intermédio de Inácio ! E , de imediato comunguei com ele , creio seja isso de muito bom-senso ! Única coisa que ainda me intriga é : como será essa convivência com mulher e filhos , sendo qye , de uma hora pra outra , pôde-se agendar uma encarnação ! E deixar mulher d filhos para trás!? Se bem qye , nesse caso , seria o inverso daqui pra aí né !? Seria uma "encarnação " programada " e não pegaria ninguém de surpresa né !!!! Bem legal isso aí hein !!! Só fico pensando aqui com meus miolos : todos , exatamente todos nós , teremos de abrir mão de SEXO para chegar a um patamar de evolução acima da crosta terrestre! Não é mesmo !? Ou alguém tem dúvida disso !????? Se alguém Ainda tiver ???? É só analisar a aqueles que já conseguiram tal patamar !!!! Precisa cita-los???...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto ao sexo talvez percamos o interesse. Talvez essa forma de prazer se torne desinteressante em face de outras infinitas possibilidades que apareçam durante a evolução.
      É a história do poderia mas não quero, poderia mas não me interessa mais.
      Sei lá....

      Excluir
    2. Bom dia, Amigos Espirituais, visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Don Tamer (02-05-2017 14:35). Permita-nos citar algumas obras que facilitarão a compreensão de cada um de nós sobre a lei natural do sexo nos Espíritos imortais. A primeira é "Sexo e Destino" (FEB, 1ª edição, 1963), de André Luiz e psicografado pelos médiuns Francisco Cândido Xavier (1910-2002) e Waldo Vieira (1932-2015). Na Segunda Parte, capítulos 9 e 10, ler-se-á "novidades" interessantes sobre o pensamento dos Espíritos Amigos encarregados da explicação sobre esse tema palpitante (tabu) na vida de cada de nós (Espíritos visíveis e invisíveis)! Neste livro, conheceremos o porquê de Félix, diretor espiritual da colônia "Almas Irmãs" reencarnaria como neto de um Espírito feminino reencarnado na cidade do Rio de Janeiro! Uma segunda escolha (opção) é a leitura, estudo e meditação de "Vida e Sexo" (FEB, 1ª edição, 1970), no qual Emmanuel, o autor, psicografou vários assuntos aparentemente considerados 'novidades': capítulo 5 - Energia sexual, 19 - Amor livre, 20 - Controle sexual, 21 - Homossexualidade, 22 - Adultério e prostituição, 23 - Abstinência e celibato, 24 - Carga erótica, 25 - Sexo e religião e 26 - À margem do sexo. Pode ser que estejamos errados, mas acreditamos que você encontrará respostas para os seus questionamentos. Ah! Busque também "Dr. Inácio Ferreira convida...você a pensar" (LEEPP, 1ª edição, out 2015), capítulo 38 - Sexo além da morte e "Meu Filho nasceu no Além" (LEEPP, 1ª edição, out 2013), de Paulino Garcia, capítulo 3 - Sexo além da morte. Por último, convida-se a ler, estudar e meditar no "O Sexo além da Morte" (EDIFRATER, 1ª edição, 1988), de Rafael Américo Ranieri (1919-1989)/Espíritos. Essas leituras não representam um verdadeiro curso semelhante a um Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita? Na nossa "opinião" são fontes d'água do oásis do conhecimento universal no deserto de nossa milenar ignorância! Não deixe de ler João 8:1-11 - caso da mulher adúltera e 4:1-42 - Jesus entre os samaritanos. Muito cansativo ler? Temos que suar muitíssimo para apreender e aprender, não é mesmo? Perdoe-nos se fomos repetitivos nessas citações! Deus abençoe a você ofertando paz de espírito, luz e saúde! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo!!!

      Excluir
    3. Boa tarde! Na paz!! Tá tudo certo!!
      Nobre Irmao , Cadin-Piri. Você realmente existe!? Kkkkkkkk
      Grato ! Inclusive pelo puxão de orelha!!! Lkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    4. Bom dia, Amigos Espirituais, visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Don Tamer (07-05-2017 09:06). Você questionou "...Você realmente existe?..." Respondemos: sim, existimos. Por que nós (Cadichon Pirilampo, em particular) existimos? Bem, em primeiro lugar, cada um de nós somos Espíritos imortais, filhos de Deus. Este é o "...o Creador, o Pai de todas as coisas..." (OLE-27). Neste contexto, as frasew bíblicas "...Deus disse: 'Façamos o homem à nossa imagem, como nossa semelhança..." (Gn 1:26-27) e "Vós sois deuses!" (Jesus, Jo 10:34-35; Sl 82:6) são verdadeiras. Por quê? Como Deus é "a Suprema Inteligência,..." (OLE-1) e "...Espírito..." (Jesus, Jo 4:24), logo também cada um de nós é um Espírito imortal em grau de evolução intelecto e moral diferentes. Em outras palavras, estamos desenvolvendo (educando, aprimorando, etc.) a inteligência e a moral em sintonia com as Leis Divinas (Naturais) inscritas na nossa consciência e na Natureza. Como Deus pensa, também pensamos. Daí, que o dito "...puxão de orelha!!!" é também um convite a pensar sobre o que pensamos, sentimos, agimos e reagimos. Nas reuniões mediúnicas, um Espírito Amigo chamava esse convite de "...puxão de orelha!!!", mas sempre nos deixando a liberdade de aceitar ou não. Era um tratamento carinhoso!!! Aprendemos muitíssimo como esse Amigo Espiritual! Em segundo lugar, René Descartes (1596-1650) legou-nos a ideia de "Penso, logo existo!" como um caminho a pensar sobre o descobrimento de nossa qualidade (essência, atributo) material e espiritual. Aliás, este pensador (e outros) também influenciou a Hippolyte Léon Denizard Rivail (Allan Kardec) na existência entre 1804 a 1869!!! Sugere-se pesquisar essa frase cartesiana pelo Google. Pesquisar é muito bom, não é mesmo? Pesquisar é um método (caminho) de estudo!!!! Agradecemos a gentileza de uma "brecha" explicativa de "...puxão de orelha!!!" em nós mesmos!!! Deus abençoe você, hoje e sempre! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo!!!

      Excluir
    5. Boa tarde! Na paz! Tá tudo certo!! Muito bom!!!. Gostei dessa sua explanação, principalmente a do "... amigo espiritual nas reunião mediúnicas...". Ficou um gostinho de belas reuniões elucidativas, proveitosas, e ao mesmo tempo, descontraídas!!!.comungo muito com esses objetivos de reuniões mediúnicas....

      Excluir
  11. Boa noite ! Na paz! Tá tudo certo !!
    Só pra complementar : pensando aqui com meus miolos de um "desajustado socialmente " , me veio uma questão : será que seja por ter de abrir mão de SEXO ! Qye , muita gente quando se fala pra ele que seu objetivo é chegar ao matamar de Jesus!! Fogem do assunto , qye nem diabo da cruz ??? E ainda te chamam de : "desajustado " , kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  12. Bom dia, Amigos Espirituais, visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Espíritos e fluidos (energias). Procuremos apreender e aprender algo sobre o que seja "concentrados de fluidos", conforme proposto pelo Inácio Ferreira. Primeiro, não nos esqueçamos de que André Luiz (AL) psicografou "Nosso Lar" em 1943. Portanto, expressou o modo de falar dos personagens quem convivia naquela colônia espiritual. Segundo, posteriormente, em 1958, quando estava mais sintonizado com os médiuns Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira, AL aprofundou os conhecimentos sobre o psicossoma (corpo espiritual ou perispírito), tendo como base as noções espíritas e as da Ciência normal em geral sobre a matéria e a energia. Assim, naquela obra, lê-se na Primeira parte, capítulos 1 - Fluido cósmico e 13 - Alma e fluidos, ideias claras e precisas sobre o como a alma, cada um de nós (Espíritos, mentes, etc.), interage com a matéria e a energia no Mundo Espiritual (visível e invisível). Na Segunda parte, capítulo 1 - Alimentação dos desencarnados, AL responde à pergunta "Como se verifica a alimentação dos Espíritos desencarnados?". Modernamente, a palavra 'fluido' praticamente ficou restrita à descrição dos fenômenos associados a essa expressão material, sendo substituído pela palavra "energia" pela Ciência normal. Por isso, aquela expressão questionada por IF deve ser entendida como "concentrados de energias", tendo em vista que a Ciência a relação entre matéria e energia, ou seja, a matéria é a energia concentrada, fato demonstrado por Albert Einstein (1879-1955) no desenvolvimento da Teoria da Relatividade Restrita (ou Especial). A fim de ilustrar o entendimento do item "alimentação", no seu aspecto geral, convidamos nossos irmãos a pensar nas notícias "Por que é tão difícil frear a escalada da obesidade infantil?" (29-0-2017 - BBC Brasil); "'Le Monde': obesidade atinge quase um quinto dos brasileiros" (01-05-2017 - Jornal do Brasil); Por que cientistas agora recomendam 10 porções diárias de frutas, verduras e legumes para viver mais" (23-02-2017 - BBC Brasil); "Suco de fruta não é o mesmo que 'fruta' nem quando caseiro" (12-04-2017 - El Pais); Diferença entre suco concentrado, poupa, néctar e refresco" (Bruna F. Quaglio) e "A verdade sobre sucos '100% suco' e 'sem adição de açúcar' (21-10-2015 - Instituto de Nutrição com Ciência). Não nos esqueçamos de ler "Sementeira de Luz" e "Sementeira de Paz" (Vinha de Luz), nos quais Arthur Joviano (Neio Lúcio) orienta, em muitas mensagens, orienta a família quanto à alimentação. Parece-nos que a família encarnada (Rômulo Joviano e outros) desse autor foi o 'laboratório do mundo espiritual' em muitas situações cotidianas! Temos que ler muito para fundamentar nossas "opiniões", não é mesmo? Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo!!!

    ResponderExcluir
  13. Cadichon, permite-me apenas acrescentar que a obra referente ao ano 1958, no início, é "Evolução em Dois Mundos", para mais clareza e rápida localização, visto que não foi especificado o nome da obra. Abraço e muito grata pelos teus subsídios.Noémia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Amigos Espirituais, visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Noêmia (05-05-2017 05:15) Agradecemos a gentileza de sua observação! Realmente, quando redigimos o texto acima pensamos na obra, mas os dedos e a revisão não acompanharam o pensamento! Auxilie-nos sempre! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo!!!

      Excluir
  14. Bom dia Dr.Inácio!!

    Gosto da dinâmica do blog desta forma, nos faz pensar e refletir, gostaria que sempre que possível após uma semana do artigo, o doutor refletisse sua opinião em geral a respeito do assunto.
    Vou dar minha opinião, longe de ser a correta, mas é o que penso sobre o assunto:

    R- Sim, os nossos alimentos são concentrados de fluído, são energia para o nosso corpo.

    R- Concordo com a afirmação doutor, estou longe deste nível, mas conforme vamos evoluindo cada vez menos necessitaremos da forma no qual nos alimentamos hoje.

    R- Sim, podem namorar e também constituir família, tenho dúvidas se há gestação igual quando estamos encarnados.

    R- Mais evoluída talvez não, ela necessitou do tempo necessário para aprender o que lhe faltava quando encarnada. Sim, muitos espíritos, deixando o corpo permanecem mais ou menos inconscientes de sua nova condição. E muitos espíritos desencarnam e reencarnam sem darem conta do duplo fenômeno que acometem.

    Esta são as minhas respostas.

    Muito obrigado pelo doutor e o amigo Baccelli fornecerem o seu tempo para nos ajudar na busca constante da evolução!!

    Excelente dia e fim de semana para todos nós!!
    Obrigado!!

    Fiquemos com o BOM DEUS!! \O/

    Carlos A. Gomes

    ResponderExcluir
  15. Bom dia, Amigos Espirituais, visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Namoro e matrimônio. A fim de ir "Um Pouco mais Além" do parágrafo "...No último parágrafo do capítulo 18...Perguntas: ...podem constituir família no considerado Mundo Espiritual?", sinalizamos o capítulo 26 - E a vida continua... do livro de mesmo nome (FEB) de André Luiz. Nele, visualiza-se o matrimônio dos personagens Evelina Serpa e Ernesto Fantini, após cumprirem as suas tarefas de guias perante a família espiritual encarnada reconciliando-os perante a Lei de Deus. Recentemente, Paulino Garcia psicografou "Meu Filho nasceu no Além" (LEEPP, 1ª edição, out 2013), no qual se lê "novidades" como os capítulos 3 - O sexo além da morte, 4. Gravidez no Mundo Espiritual, 7. Adoção de filhos, 14. Cidades acéfalas, 19 - Mediunidade às avessas, 22. Os 'ovoides' e a segunda morte, 23. O 'princípio inteligente' e 24. Os chacras da Terra... Essas obras e outras não são convites ao estudo conforme IF assinalou na mensagem semanal do dia 24-04-2017? Estudemos e estudemos, mas principalmente melhoremos nossa apreensão e aprendizagem (mudança de comportamento)! Deus abençoe a todos nós! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo!!!

    ResponderExcluir
  16. Bom dia, Amigos Espirituais, visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Sons entre os anéis de Saturno. Perguntar-se-á: - "Como seria os sons de um corpo celeste?" Pasmem! Hoje (05-05-2017 08h46-09h12), os sites Terra (Notícias - Ciência) e BBC Brasil.com (Ciência) divulgaram a notícia "Por que os sons gravadas pela sonda Cassini entre os anéis de Saturno deixaram os cientistas perplexos". Não é uma novidade que pode ir "Um Pouco mais Além" nos estudos de "Uranografia geral", capítulo VI de "A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo". Como seriam os sons de nossa consciência? Permitam a publicação dessa interessante notícia espacial! Será preciso "...roubar os anéis de Saturno...", da música "Desculpe o auê", cantada por Rita Lee (1947-...)? Não é somente os poetas que ficam extasiados pelos sons da Natureza, mas também os cientistas! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo!!!

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde, Amigos Espirituais, visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Almas e livro da vida. Em 29-08-1960, Emmanuel psicografou a mensagem "Na trilha humana", onde, no parágrafo final se lê: "...Hilário, pois, trazendo a lume o episódio que arranca ao livro da vida, não tem outro objetivo senão o de afirmar que todos nós - os viajores da experiência - precisamos do alimento amor, no prato da compaixão." (XAVIER, Francisco Cândido, VIEIRA, Waldo e SILVA, Hilário. Almas em Desfile. FEB). Nessa linha de raciocínio, observemos como muitos "viajores da experiência" navegam nesse grande livro da vida neste abençoado Mundo Espiritual chamado Terra! Leiamos as notícias "Menina com paralisia cerebral supera dificuldades e se consagra como pintora" (02-05-2017 - Saúde). Trata-se do caso da menina Tjili, de 15 anos e também surda. Outra nuance do palco da vida "Óculos especiais fazem menino enxergar com clareza pela primeira vez em 4 anos" (02-05-2017 - Saúde), em que observa a vida de Charlie Mason, de 8 anos. Por último, temos "A calorosa reação de colegas no pátio da escola a prótese de menina britânica" (05-05-2017 - Saúde), que retrata a vida de Anu, de 7 ano, "...depois de colocar uma prótese cor-de-rosa na perna...". Essas notícias foram divulgadas pelo site BBC Brasil.com e sinalizam a importância do amor como o alimento das almas em desfile no grande palco da vida humana, não é mesmo? Perdoe-nos o "desvio" do tema enfocado semanal! Deus abençoe a todos esses atores, diretos e indiretos! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo!!!!

    ResponderExcluir
  18. Quanto à alimentação, eu acredito que à medida que formos nos espiritualizando, vamos precisando de uma menos grosseira, mas eu ainda sou bastante escravizado à vontade de comer. Então, me parece que esta é uma substituição realmente difícil, mas inevitável. O fato é que a música pode emocionar e um estado de emoção forte pode desligar o ser dos instintos e necessidades primárias. Então me parece que sim, podemos nos alimentar de música e de sentimentos, principalmente se estivermos fora da carne. Abs, Paulo, Caxias do Sul

    ResponderExcluir
  19. Bom dia, Amigos Espirituais, visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Evolução e gatos. Permitam-nos, mais uma vez, desviar um pouco do tema semanal, embora acertemos numa qualidade do Inácio Ferreira - gostar de gatos, em particular. É o artigo "Como a evolução transformou os gatos em animais solitários" (07-05-2017 14h39-16h09), de Jane Palmer, que os sites Terra (Notícias - Ciência - Animais) e BBC Brasil.com (Ciência) publicaram para que ampliássemos também a compreensão sobre esses interessantes animais! O artigo é a tradução do original "It is almost impossible to herd cats, thanks to evolution" (em tradução livre: "É quase impossível os gatos viverem em bandos, graças à evolução"), da mesma autora e publicado em 04-01-2017. Ela fundamentou este tema nas pesquisas de Daniel Simon Mills e Alice Potter (PLoS One nº 9, volume 10, 2015), bem como citou outras opiniões! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite !! Na paz! Tá tudo certo !
      Estou visualizando também os , pensadores , num futuro bem próximo , com a evolução, se tornarem igualmente solitários !!!

      Excluir
  20. Gostaria de saber mais sobre perispirito, toda lesão que trazemos no corpo ela já estava no perispirito?

    ResponderExcluir