segunda-feira, 26 de junho de 2017

COMO VOCÊ INTERPRETA – XIV

No capítulo 26 – Novas Perspectivas –, de “Nosso Lar”, André relata o seu encontro com o Ministro Genésio, ao qual, em estudos anteriores, tivemos oportunidade de nos referir. Vocês estão lembrados, daquele “velhinho simpático, cujo semblante revelava, entretanto, singular energia”?! Cremos que sim, não é?! Foi quando, na oportunidade, fizemos menção à idade com que o espírito se apresenta depois da morte do corpo físico – à sua fisionomia, altura, cor de pele, etc.
O capítulo 26 da referida obra marca a determinação do grande cientista Dr. Carlos Chagas, que adotou o pseudônimo de André Luiz, em homenagem ao irmão de Chico Xavier.
Contemos, rapidamente, o caso.
O Dr. Carlos Chagas, conduzido por Emmanuel, foi levada até à cidade de Pedro Leopoldo, em Minas Gerais, para ser apresentado ao Médium Chico Xavier, através do qual, se possível, ele passaria a escrever.
Amigos de Chico contam que, ao ser apresentado ao Médium, que, à época, estava com um pouco mais de 30 de idade, o Dr. Carlos Chagas, não contendo a sua emoção, postou-se de joelhos diante dele – o fato foi relatado pelo próprio Chico, que, em relação à própria mediunidade, sempre foi muito reservado. Se quiserem conferir, consultem o livro “Nossos Momentos com Chico Xavier”, de autoria de Osvaldo Godoy Bueno, um dos diretores-fundadores do IDEAL, em São Paulo – SP.
A reação do Dr. Carlos Chagas, diante da grandeza espiritual de Chico, que ele, certamente, enxergou, fora espontânea, e, assim, o Médium não tivera tempo para evitar a sua ação – porquanto, Chico jamais aceitaria que alguém se lhe prostrasse aos pés.
A apresentação do Dr. Carlos Chagas a Chico deu-se no início da década de 40, mais propriamente em 1943, porém os rumores de um processo que seria movido, em 1944, pela viúva do escritor Humberto de Campos já frequentava as páginas dos jornais e circulavam de boca em boca. Desde 1937, Humberto de Campos, espírito, vinha escrevendo pela lavra mediúnica do Médium de Pedro Leopoldo.
Então, com o intuito de salvaguardar a Causa Espírita, e, evidentemente, o Médium, de mais um possível processo judicial, Emmanuel explicou a Chico que o Dr. Carlos Chagas adotaria um pseudônimo – inclusive com o qual não pudesse ser facilmente identificado, nem mesmo através de seus relatos mediúnicos. Realmente, lendo-se cruamente as páginas iniciais de “Nosso Lar”, não se pode concluir que André Luiz seja o Dr. Carlos Chagas, já que ele, orientado pela Equipe Espiritual que tutelou o trabalho mediúnico de Chico Xavier, recomendou que, neste sentido, poucas pistas fossem deixadas. Por este motivo, o próprio Emmanuel, no prefácio da obra, datado de 3 de Outubro de 1943 (significativa a data, não?!), escreveu:
“Embalde os companheiros encarnados procurariam o médico André Luiz nos catálogos da convenção.
“Por vezes, o anonimato é filho do legítimo entendimento e do verdadeiro amor. (...)
“André Luiz precisou, igualmente, cerrar a cortina sobre si mesmo.
“É por isso que não podemos apresentar o médico terrestre e autor humano, mas sim o novo amigo e irmão na eternidade.”
Bem, para não nos estendermos neste arrazoado, Chico perguntou ao Dr. Carlos Chagas com que nome ele pretenderia assinar o que, porventura, viesse a escrever por seu intermédio. Vendo que um dos irmãos de Chico, do segundo casamento de seu pai, ressonava numa cama próxima, o ilustre cientista perguntou-lhe: - Qual é o nome de seu irmão?... O Médium respondeu-lhe de pronto: - André Luiz!... – Então – disse-lhe o Dr. Chagas –, será esse o nome que adotarei, porque eu também sou seu irmão!...
Simples assim.
Agora, evidentemente, as controvérsias, tão a gosto dos espíritas, existem. Mas este é outro assunto com o qual, sinceramente, não pretendemos perder tempo.
E os comentários que havíamos planejado para o capítulo 26 de “Nosso Lar”, ficarão para a próxima semana. Claro, se até lá o médium não desencarnar por aí, e eu, por minha vez, não desencarnar por aqui.

INÁCIO FERREIRA

Uberaba – MG, 26 de junho de 2017.





16 comentários:

  1. Bom Dia Dr. Inácio e Baccelli. Realmente perdemos muito tempo tentando saber quem foi quem. Devíamos procurar saber quem somos e o que andamos fazendo. Quanto ao senhor desencarnar por aí, sugiro que reencarne por aqui, estamos precisando de espíritos de couraça no movimento. Vida longa ao Baccelli. Bjs e boa semana. Pascale

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Dr. Inácio e Baccelli. É tem certas picuinhas na Doutrina que não merecem comentários mesmo. O que falta em estudo sério, principalmente da Obra Básica, transborda em desentendimentos por ignorância às elucidações de espíritos superiores para muitos confrades e confreiras do nosso ideal cristão. A hora chegará a todos, com as graças de Deus. Um forte abraço. Aécio Emmanuel César.

    ResponderExcluir
  3. QUERIDOS DR. INÁCIO E BACCELLI!!!!REALMENTE É INTRIGANTE A CURIOSIDADE QUE A MAIORIA DE NÓS TEM EM SABER QUEM FOI EM VIDA PASSADA, QUEM FOI O ESCRITOR QUE VOLTOU DO ALÉM PRA NOS ESCLARECER E DIZEM QUE JÁ EXISTE GENTE FAZENDO UMA ESPÉCIE DE PROJEÇÃO" DE REENCARNAÇÃO PARA TER UMA IDEIA DE "QUEM" SERÁ NA PRÓXIMA. TAMBÉM TENHO ESTE TIPO DE CURIOSIDADE,MAS TENTO ME PRENDER AO ENSINAMENTO QUE O ESPÍRITO NOS TRAZ QUE É MUUUITO MAIS IMPORTANTE DO QUE SUA IDENTIDADE. POR FALAR NISSO, POR QUE O SENHOR NÃO USOU UM PSEUDÔNIMO PARA SUAS OBRAS COMO DESENCARNADO?É MAIS UMA CURIOSIDADE MINHA.MAS ASSINANDO "INÁCIO" OU QUALQUER OUTRO NOME SEU TRABALHO É NOTA 1000 E NÓS SEMPRE VAMOS ACOMPANHAR SUA TRAJETÓRIA ENCARNADOS OU DESENCARNADOS!!!!!RECEBAM O ABRAÇÃO SEMANAL DA ANA LÚCIA GOBBI!!!! @}---´----

    ResponderExcluir
  4. Bom dia!!!
    Frederico Figner, na obra Voltei, é orientado a conter a ansiedade, pois queria psicografar logo, através de Chico.
    Seu orientador lhe informa que André Luiz conviveu por 700 dias ininterruptos com Chico, antes de iniciar o serviço, para que se criasse o mínimo necessário de sintonia.
    Vale ler.
    Salve Inácio!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Bom dia amigos, sempre Dr Inácio trazendo ótimas informações, Carlos Chagas desencarnou em 08 de novembro de 1934 segundo a Wikipédia, André passou 8 anos no Umbral, conforme informação de Lísias ao próprio André, o que seria 1942 quando ele foi socorrido mais o período de internação(...) "A apresentação do Dr. Carlos Chagas a Chico deu-se no início da década de 40, mais propriamente em 1943"
    Cirineu, Carapicuiba SP

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Dr.Inácio e Baccelli!!

    Muito legal este relato a respeito de André Luis e Chico Xavier!!

    Muito obrigado!!

    Felicidades para nós nesta semana que inicia!!

    Fiquemos com o BOM DEUS!! \O/

    Carlos A. Gomes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dr. Inácio
      A Terra é habitada por "cegos", com raras exceções, alguns
      vêem, mesmo que não veja.
      Por isso Nosso Senhor Jesus Cristo perguntou aquele cego:
      - Que queres que eu faça?
      E ele sabiamente disse: "Que eu veja"
      Porque há uma grande diferença entre ver e enxergar, não é mesmo.
      Estou me tornando filosofa, ainda que exercendo a profissão de diarista.
      Um abraço da irmã Verinha

      Excluir
  7. Boa tarde, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! André Luiz. Certa vez, Fernando Worm (1926-2011) perguntou a Chico Xavier: - "O espírito que se assina André Luiz é um só ou várias entidades iluminadas a se utilizarem desse pseudônimo para apresentação desses trabalhos?" Chico respondeu: - "André Luiz escreve com muita independência, sempre ele mesmo; entretanto, admito que, como acontece a todo escritor responsável neste mundo mesmo, ele terá na Espiritualidade Maior muitos amigos experientes e sábios, com os quais toma apontamentos e conselhos, a fim de escrever consolando e instruindo, auxiliando e edificando sempre." (NOBRE, Marlene Rossi Severino (1937-2015). Lições de Sabedoria. SP: Folha Espírita, 1997, capítulo 96). Em sua obra "Na Casa de Meu Pai..." (LEEP, 1ª edição, abr 2013, capítulo 26, Inácio Ferreira dialoga com o médium C.A.B. a respeito desses "...amigos experientes e sábios..."! Esse fato sobre André Luiz encontra-se também no livro "Chico Xavier - só mediunidade" (LEEPP, 1ª edição, out 2016, verbete André Luiz! Imaginamos que encontrar-se-á subsídios interessantes nas obras "Sementeira de Luz", "Sementeira de Paz", de Neio Lúcio (=Arthur Joviano, 1862-1934, professor) e "Deus conosco", de Emmanuel e publicadas pela Vinha de Luz, de Belo Horizonte, MG. Como temos de ler, estudar, meditar e reler, não é mesmo? Esses convites a pensar são de autoria de IF pelo médium C.A.B. em vários de seus livros psicografados! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo!!!

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde dr Inácio e Baccelli
    Espero que todos estejam bem por aqui...
    Bom dr Inácio...eu sou muito curiosa..mas depois que satisfiz minha curiosidade o assunto não me interessa mais...
    A mais de 20 anos atrás..quando comecei a fazer os cursos e conhecer a doutrina..eu mesma lendo obras póstumas cheguei a conclusão de que kardec e Chico eram o mesmo espírito..na época fiquei surpresa em ter tal pensamento..
    Mas aprendi uma coisa nessa minha vida...*to fora de polêmica*..
    Não me acrescenta nada...
    Quanto a esse ou aquele ser esse ou aquele espírito..tb não me importa não dr Inácio..
    O que realmente me importa..é o conteúdo...
    O que esse me ensina?...e aquele o que me acrescenta?
    Vou atrás do que o meu coração pede..ou a minha curiosidade...rssss
    Por exemplo...eu não vivo sem Emmanuel...posso dizer..minha vida antes de Emmanuel..e minha vida depois dele...
    E posso dizer...sou muito grata à Ele e ao Chico...mas muito mesmo..
    Por onde eu for..nunca os esquecerei..
    Quando pensei Chico e Kardec são o mesmo espírito...nem se falava nesse assunto..
    É uma certeza íntima..por isso não discuto com ninguém esse assunto..para mim basta a minha certeza...
    Me interesso pelas obras de André Luiz..pelo conteúdo..pelo que aprendo com ele..
    agora..quem foi ele..ou quem fui eu...não me interessa...
    Não tenho restrição religiosa...cada um na sua...
    Estudo o evangelho porque sei que esse caminho é certo..não me perderei nele..
    Ele é minha oportunidade de crescimento..
    Não gosto de denominações...espírita ou espiritualista...nem me preocupo com críticas...
    A pergunta que sempre me faço é:
    Esse livro..ou o que escuto..ou o que leio trazem novidade ao meu espírito?
    Estimulam o meu crescimento?
    Isso é o que me importa...
    O que não me serve...o que não me interessa...passo reto...rs
    Beijos
    Fiquem Com Deus...Sempre

    ResponderExcluir
  9. Dr. Inácio, parafraseando André Luiz direi que também nós "perdemos muito tempo na vaidade inútil... na ridícula adoração de nós mesmos" e " não entendemos o valor do tempo, nem enxergamos as bênçãos santificantes da oportunidade". Somos abençoados com a Doutrina Espírita, com o trabalho mediúnico de Chico e não valorizamos, por preguiça mental e vaidade, o banquete para o qual fomos convidados. Ser contemporâneo de Chico é bem motivo para nos considerarmos privilegiados. Não será difícil intuir a grandeza espiritual de Chico Xavier, tendo em conta o seu trabalho mediúnico, a vasta biografia que o descreve como espírito de escol, a sua postura de querer ser sempre o menor dos menores, de se esconder no anonimato da figurinha física, iludindo os menos atentos, que são os mais, priorizando a sua missão para não decepcionar o Cristo. Há uma dívida coletiva para com esse magnânimo irmão. Jesus o abençoe cada dia. Muito grata como sempre. Abraço carinhoso à equipa. Noémia

    ResponderExcluir
  10. Baccelli..essa é pra vc...quem sabe vc encaixa em alguma de suas palestras:
    Bjs

    *O PRESUNTO*

    UM HOMEM CURIOSO PERGUNTOU À ESPOSA...
    MEU BEM PORQUE QDO VC VAI ASSAR O PRESUNTO VC CORTA A PONTA?
    ELA DISSE..AHH NAO SEI APRENDI ASSIM COM MINHA MÃE...
    ENTAO ELE VAI ATÉ À SOGRA E PERGUNTA..
    SOGRINHA..PORQUE QDO VC ASSA O PRESUNTO VC CORTA A PONTA?
    ELA DISSE NÃO SEI..APRENDI A FAZER ASSIM COM MINHA MÃE..
    ELE MUITO CURIOSO...FOI ATÉ A BISA QUE JÁ ERA MUITO VELHINHA...
    OWW BISA...PORQUE QDO A SENHORA ASSA O PRESUNTO CORTA A PONTA?
    ELA RESPONDEU:
    AH MEU FILHO EU CORTO A PONTA PORQUE MINHA FÔRMA QUE JÁ É MUITO VELHA E ANTIGA...NÃO CABE O PRESUNTO INTEIRO.....ENTÃO EU CORTO A PONTA.....

    MORAL DA HISTÓRIA...
    MUITAS PESSOAS AS VEZES SEGUEM MODA.....PESSOAS....ESTILOS..
    CRENÇAS..PARTIDOS POLÍTICOS...ÍDOLOS...ETC..
    MAS NAO SABEM MUITO BEM PORQUE SEGUEM ..OU PORQUE FAZEM....

    " ORA..SE UM CEGO GUIAR OUTRO CEGO..AMBOS CAIRÃO NA COVA.." (JESUS)

    ResponderExcluir
  11. Dr. Inácio,
    Literalmente sou sua fã...ri muito...que delicia alrender com vc..divertido e mestre em questão de ensino...que Deus o abencōe, obrigada por existir.
    Gratidão eterna a Deus.
    Qdo desencarnar quero ter o privilégio de vê lo...rs iremos prosear muito.
    Sabrina

    ResponderExcluir
  12. Dr. Inácio,
    Que bacana...ri muito...grande mestre do ensino, gratidão por vc existir.
    Qdo desencarnar quero ter o provilegio de vê lo para prosear,os muito.
    Agradeço a Deus pela sua vida, aprendo muito.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde! na paz! tá tudo certo!. Andre Luiz!!, Carlos Chagas!, que usou pseudônimo do Irmão de Chico!!!. Hummm!!??? Intrigante esses fatos!!. Aja neurônios viu!!. Depois dizem que, para ter uma bagagem de conhecimento, basta LER!!!. hahahahah!!!. Tirando aqui, é claro, as devidas proporções!, essa trama, tem certa analogia com as tramas politicas, que o POVÃO, na verdade, nem fica sabendo. um "corporativismo" dos invisíveis, com finalidade de - ai vem, as intenções, nobres ou não - concretizar algum projeto , do qual, precisam "articular" certas manobras que tornem possíveis tais empreitadas. Verdade mesmo, é que, somos TODOS POLÍTICOS!!. aplicamos politica, no nosso dia a dia!, quer sejamos visíveis ou invisíveis!!. Dai restabelece-se uma tese, que eu já à havia descartado, por achar estaria sendo subjugado por forças malévolas!. A de que: é possível sim, fazer politica, em consonância com os ensinamentos de Jesus!!. Apesar, de estar escrito, que Jesus mandou separar Cezar de Deus!, se ele disse realmente isso ? pode ter sido em função de uma necessidade "politica" da época!. mas, que hoje, mudaria o sugerido!Hummm!!!??. Governador de "Nosso Lar", fez , e, faz politica!!. podemos sim!, ter um Governador aqui na Terra, que, faça politica! e tenha os ensinos evangélicos, sagrados, no cumprimento dessas politicas!. Ai!, Jesus!!. como diz minha irmã!, e agora!!??...

    ResponderExcluir
  14. Boa noite, Amigos Espirituais, visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! André Luiz, Chico Xavier e literatura científica mundial. Nesta semana, além da mensagem do Dr. Inácio Ferreira, o médium C.A.B. divulgou o artigo "Mediunidade de Chico Xavier faz parte da literatura científica mundial" (Folha Espírita, abr 2014), no qual o Dr. Jorge Cecílio Daher Jr. é entrevistado e fala do artigo "Historical and cultural aspects of pineal gland: comparison between the theories providede by Spiritism in the 1940's and the current scientific evidence" (em tradução: "Aspectos históricos e culturais da glândula pineal: comparação entre as teorias fornecidas pelo Espiritismo na década de 1940 e as provas científicas atuais"). Este artigo foi publicado na revista "Neuroendocrinology Letters" nº 8, volume 34, de 2013, páginas 745-755. A divulgação desse assunto em revista científica permite que a comunidade de cientistas possam avaliar a validade do conteúdo do livro "Missionários da Luz" (FEB), de André Luiz e pelo médium Francisco Cândido Xavier. Pensemos... Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo!!!

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Perdoem-nos não ter escrito os nomes dos autores do artigo mencionado em 01-07-2017 14:11: Giancarlo Luchetti, Jorge Cecílio Daher Jr, Décio Iandoli Jr, Juliane P. B. Gonçalves e Alessandra L. G. Luchetti. Acrescentemos também que a revista "Saúde e Espiritualidade", da AME-Brasil, nº 13, de jan-mar de 2014, divulgou o artigo "Mediunidade de Chico Xavier faz parte da literatura científica mundial", no qual Giovana Campos (Folha Espírita) entrevista Jorge Cecílio Daher Jr. Desculpe-nos o nosso descuido da não citação dos autores. Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo!!!

    ResponderExcluir