segunda-feira, 31 de julho de 2017

COMO VOCÊ INTERPRETA?! – XIX
 
Nas obras de André Luiz, pelas lavra de Chico Xavier, especialmente em “Nosso Lar”, existem detalhes que necessitam ser mais bem apreciados pelos estudiosos da Vida além da morte – detalhes de suma importância para uma compreensão mais ampla do Planeta Espiritual, que chamamos de Verdadeira Pátria, mas que ainda está longe de nos ser a Moradia Ideal.
No capítulo 28 – “Em Serviço” –, André Luiz, logo no terceiro parágrafo informa que Tobias, ligando o “receptor”, entrou em contato com “os Samaritanos em atividade no Umbral”“Estabelecido o contato elétrico, o pequenino aparelho, sob os meus olhos, começou a transmitir o recado...” Vejamos que a energia de natureza “elétrica” continua tendo o seu lugar no Mundo Espiritual, e, certamente, toda e qualquer espécie de energia, inclusive ainda desconhecidas dos homens na Terra.
“aparelho”, sem dúvida, deveria ser um transmissor e receptor de voz, precursor da telefonia celular. Tais aparelhos, muito utilizados durante a Segunda Guerra Mundial, surgiram nos anos 40 – a obra de André Luiz é de 1943, porém, relatando episódios de 1938. Durante a denominada Primeira Grande Guerra (1914-1918), o meio de comunicação mais comum era o pombo-correio. Vejamos que salto gigantesco! 
Adiante, no capítulo 28, o Grupo dos “Samaritanos” informa que haviam logrado sequestrar às trevas espirituais “vinte e nove irmãos” – o verbo “sequestrar” nos leva a inferir que eles estivessem sendo mantidos prisioneiros. Estranhando o fato, André Luiz questiona: “- Como assim? Porque esse transporte em massa? Não são todos espíritos?” A que se devia a estranheza de André Luiz?! Por que motivo os vinte e nove se encontravam retidos nas zonas mais obscuras do Umbral?! Por que não tiveram condições de seguir adiante, alcançando, por exemplo, as portas de “Nosso Lar”?! E mais: a Segunda Grande Guerra, conforme se sabe se desenvolveu mais nos campos da Europa – ora, “Nosso Lar”, localizada nos céus do Brasil, que, geograficamente, se manteve muito afastado do palco das lutas, enviou missões socorristas ao mundo europeu. Seriam vítimas pertencentes à “Força Expedicionária Brasileira”?!
Respondendo a André, Tobias lembra-lhe que ele mesmo não havia chegado a “Nosso Lar” de outro modo, ou seja: André havia sido “sequestrado” às regiões umbralinas, de onde fora transportado com o auxílio de uma maca. E explica: “... a Natureza não dá saltos, e que, na Terra, ou nos círculos do Umbral, estamos revestidos de fluidos pesadíssimos. São aves e têm asas, tanto o avestruz como a andorinha; entretanto, o primeiro apenas subirá às alturas se transportado, enquanto a segunda corta, célere, as vastas regiões do céu.” A Lei Gravitacional também funciona para os corpos espirituais?! Será a “Gravidade” que impede que os espíritos, após o seu desenlace do corpo carnal, atinjam as Esferas Superiores, demorando-se ao redor da Terra?! São questões que, fraternalmente, enviamos aos nossos internautas. O que vocês acham?! Como interpretam?!
Interessante, ainda, é que Tobias, conversando com Narcisa, lamentou o reduzido número de atendentes no Hospital para assistir, ao mesmo tempo, tantas vítimas – aqui, no Mais Além, em determinados setores de atividades espirituais, igualmente, é pequeno o número de companheiros dispostos a colaborar. Com o Cristo, continuamos a rogar ao Senhor da seara por maior número de trabalhadores: “A seara na verdade é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para sua seara.” (Mateus, cap. 9 – vv. 37 e 38). Com o propósito de colaborar, André Luiz, então, ofereceu-se para permanecer de plantão! O seu esforço, ao lado de Narcisa e alguns outros, foi tamanho naquela noite que lhe ocasionou a “fadiga dos braços”... Então, meu caro internauta, os móveis e utensílios outros não foram movimentados por eles valendo-se do poder da mente?! O perispírito, ou corpo espiritual, é suscetível de experimentar cansaço?! – desgaste pelo esforço físico despendido?!...
Sinceramente, eu não sei se alguns espíritas andam mesmo lendo e refletindo sobre o livro “Nosso Lar”! O que vocês me dizem?! Estão lendo e não estão estendendo, ou estão lendo, entendendo e silenciando por não concordarem, ou por conveniência?!...
 
INÁCIO FERREIRA
 
Uberaba – MG, 31 de julho de 2017.

15 comentários:

  1. Bom dia Dr. Inácio e Baccelli. Creio que as suas considerações dessa semana as sinto na pele. São muitos aqueles que se apresentam numa Casa de Caridade ou para fazer palestras ou para simplesmente cantar, sem menos preocuparem com o grande trabalho e poucos braços na grande seara de Jesus que é a Caridade. Hoje é difícil alguém dizer que não sabia pois a tecnologia está aí para aqueles que realmente desejam desbravar um pouco mais os Planos Espirituais. Hoje sabemos das responsabilidades a serem abraçadas. Agora, se ainda não apareceram é que realmente não desejam ainda dar o seu testemunho sincero. É uma pena... Não acham? Um forte abraço. Aécio Emmanuel César

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Dr. Inácio e Baccelli!!

    Interessante reflexão!! Acredito que apesar de Nosso Lar estar relacionado a nossa Nação, nada impede de socorrer irmãos de outras nações, sendo também nós espíritos que já vivemos em outras nacionalidades anteriormente, com isso nada impede a convivência. Em relação ao percursor do celular, no livro violetas na janela, a personagem principal consulta os livros em um aparelho que continha todo o conteúdo, isto atualmente nós chamamos de Tablet e quando o livro foi lançado, nem existia este conceito ainda, ou seja, o que é novidade para nós no mundo espiritual já é rotineiro.
    Penso que o doutor já ajudou a responderas outras questões: o períspirito sente fadiga, cansaço, etc, sim. E em Nosso Lar os objetos não saem de um lugar para o outro só com o poder da mente, e assim como na terra, muitos são os chamados, mas poucos escolhidos.

    Obrigado pelas palavras!!
    Excelente dia e semana para todos nós!!
    Fiquemos com o BOM DEUS!! \O/
    Carlos A. Gomes

    ResponderExcluir
  3. OLÁ,QUERIDOS DR. INÁCIO E DR. BACCELLI!!!!!EU ACREDITO QUE HAJA A LEI DE GRAVIDADE NO MUNDO ESPIRITUAL,MAS QUE NOSSA "SUBIDA" PARA CERTAS CIDADES DE LÁ ESTEJAM ATRELADAS A NOSSA FAIXA VIBRATÓRIA,QUE NO "FRIGIR DOS OVOS" É A NOSSA EVOLUÇÃO.ESTOU ME LEMBRANDO DAQUELE SEU RELATO DE QUANDO FOI VISITAR UMA REGIÃO SUPERIOR E QUE SÓ PODE FICAR UM POUQUINHO PORQUE NÃO ESTAVA NO NÍVEL DELES.COMO SE DIZ HOJE EM DIA: "CADA UM NO SEU QUADRADO",NÉ?PASSO A PASSO VAMOS CAMINHANDO PARA A PERFEIÇÃO, MAS A VELOCIDADE DA CAMINHADA DEPENDE DE NÓS.QUANTO AO CANSAÇO,ENQUANTO TIVERMOS CORPO,PODEREMOS SENTI-LO.E CORPO ESPIRITUAL É CORPO E NÃO FUMACINHA.
    ABRAÇÃO SEMANAL DA ANA LÚCIA GOBBI!!!!
    @]--´----

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Dr. Inácio e Baccelli. A vida continua sem interrupções, sem rupturas da realidade. Eu pessoalmente não gostaria de viver sem...GATOS! Entendo que tudo seja assim como explana nosso Dr. Inácio. Não poderia ser diferente. Bjs. Pascale.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia a todos!!! E uma ótima semana!!!

    "fadiga dos braços" - pela abordagem descrita o atendimento deveria estar sendo realizado numa zona muito próxima ao campo vibracional da crosta terrestre que habitamos atualmente, portanto as "ferramentas de trabalho" seriam mais adequadas a este plano, quase físico. Tomando por base o pouco que conheço de medicina, os primeiros socorros devem ter sido prestados em uma emergência de batalha, tipo tenda mesmo, estabilizando os pacientes e depois se remove a planos um pouco mais elevados, mas ainda limítrofes - A Emergência do Hospital. Não significa que André e todos os outros não tivessem habilidades para usar técnicas mais sutis, mas talvez fossem estes os cuidados recomendados para a ocasião.

    Outra observação: depende de cada um o tempo que conseguirá ficar com as mão elevadas em posição de passe. Depois de um tempinho, e é tempinho mesmo, a fadiga nos braços é grande!

    Um grande abraço a todos!!!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia dr Inácio e Baccelli
    Uma linda semana a todos
    Dr Inácio...acho que já comentei com o senhor do sonho que tive a um tempinho atrás com meu pai que desencarnou a 3 anos..
    No sonho eu abro a porta de um quartinho escuro...e vejo então a luz que me parece do sol...entrando..então vejo meu pai colocando as meias...o que dava a entender que ele ia me acompanhar a algum lugar..
    Nesse instante eu o espero do lado de fora..olho..e vejo como uma cidade...e vejo uma grande favela..com casinhas bem humildes.
    Mas o que me chamou atenção nesse sonho...é que eu tinha um aparelho na mão..parecia um celular..porem mais largo e mais comprido..
    Eu olhava dentro desse aparelho e via um lugar..mais bonito..e quando eu olhava para esse aparelho..parece que eu conseguia entrar dentro dele e visualizar o local...
    E eu sabia...era aquele local que eu deveria levar meu pai...
    Um sonho...mas aquele aparelho...me lembrou o que o senhor narrou ahi acima...
    Bom...só me lembrei desse trecho..qdo acordei...
    Eu acho dr Inacio..que qdo um espírito se encontra no umbral e pede ajuda...ele está fragilizado..não tem condições nenhuma de ir a qualquer lugar..
    É sequestrado sim...porque sabemos que muitos não desejam que o espírito que se encontra lá...saia de lá por varios motivos..individual a cada um...
    Dr Inácio..não sei se é a gravidade(lei gravitacional) que os impede...não entendo nadica disso...
    Porém penso que a gravidade que o mental do individuo se encontra..é o que atrapalha o seu caminhar para lugares melhores..
    Acho sim que o perispirito experimenta cansaço...fadiga...fome..sede..etc
    Bom dr Inácio...acho que muitas coisas no livro nosso lar..eu não entendo...acho que depende da capacidade de cada um...
    Eu tento...mas muitas coisas ainda não consigo entender..
    Fiquem Com Deus
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde!! na paz!! tá tudo certo!!. Meu jovem Inácio. Creio, não se trata de, Estarmos lendo e não entendendo, ou, silenciando por não concordarmos. Conveniência!!?, talvez!!.... Fato é que, como você mesmo relata. " A que se devia a estranheza de André Luiz?!". Então!!, imagina nós aqui!!. Com todas esses “INCÔMODOS” das observações trazidas pelo nobre irmão, que nos está deixando perplexos e com receios de qualquer tipo de comentários descabidos em função de nosso limitadíssimo conhecimento e experiência das questões ESPIRITUAIS!!. Ainda, "... existem detalhes que necessitam ser mais bem apreciados pelos ESTUDIOSOS da Vida além da morte – detalhes de SUMA importância para uma COMPREENSÃO mais ampla do Planeta Espiritual, que chamamos de Verdadeira Pátria..." ( grifos nossos). pergunta "incomoda" : Não seria a hora de menos estudo e mais AÇÃO!!??? Dai, creio também, cabe aqui, uma observação da qual acreditamos seja de RELEVANTE e IMEDIATA tomada de postura pelos irmãos invisíveis, para melhorarmos esses relacionamentos e estreita-los. Ou seja, visíveis e invisíveis, precisam URGENTE estreitarem essas relações, como fazer isso??!. ai é que vem a questão!. Não vejo outra forma, a não ser que ela parta dai de cima!. ou seja, dos invisíveis!!. Voltamos então na velha máxima " fica sem graça brincar de pic esconde com o fantasminha camarada, Gasparzinho". precisamos nos IGUALAR na "brincadeira" , dai faz-se necessário os invisíveis assumirem a necessidade de uma melhor interação , porque eles? simples!.. Nós temos "medo" deles!, e não eles de nós! Ou seja, tenho medo de mim mesmo!! , pode isso!!?? hahahaha... e o mais importante!, precisam fazer de modo OSTENSIVO fazer entender aos visíveis que: SOMOS TODOS ESPIRITOS NA MESMA CONDIÇÃO E COM AS MESMAS DIFICULDADES, sem tirar nem por!!. fato é que, aqui, sempre estamos na INCOGNITA. Na verdade, nem mesmo os espiritas acreditam na reencarnação, ou, até mesmo, na vida após a “morte”, o que dizer então que, nem mesmo a “MORTE” existe!!??? Hahahaha. Ela pode até hoje, ter sido justificada, mas, chegou o momento de elucida-la de uma vez por todas!!. e deixar as regras as claras para TODOS!!!. POIS, SOMOS TODOS, (visíveis /invisíveis) SUGESTIONAVEIS!!. tudo bem!!. "...A Natureza, não dá saltos...", mas, tecnologia sim!!!. Inácio!!. temos que aprender a MANIPULAR O VRIL, de acordo com nossos irmãos que viveram em ATLANTIDA, condições essa que, eu (nós) , comungamos na integra!!. Você mesmo nos leva a induzir essa necessidade , "... Vejamos que SALTO GIGANTESCO ..." ( grifo nosso). Não estamos na hora de um outro SALTO GIGANTESCO!!??... saímos das mesas girantes a psicografia em um , SALTO, então!!..., vamos passar de FASE!!... Me permita aqui, o irmão Cadin-Piri!, em copia-lo, pois achamos essa sua colocação de excepcional BOM-SENSO!. e tudo que é bom, gostamos de copiar, e devemos. " não descartamos aqui, a possibilidade de estarmos errados". Que Deus nos ajude!!. Na paz!!!....

    ResponderExcluir
  8. Não mudará nada.
    Simples assim!!

    ResponderExcluir
  9. Obrigada mais uma vez pela dedicação e interesse por nós Dr Inácio. Dentro de minha opinião ainda muito aprendiz, mas querendo sempre melhorar penso que, somos ainda muito pequenos para administrar tamanha grandeza. Por vezes é muito alimento para uma única refeição, contudo desperta, ao menos para eu, grande vontade de querer aprender mais. A questão gravitacional, a mim é intrigante. Ainda com necessidades físicas tão presentes como considerar um espaço, plano espiritual, com tão pouca densidade? Prefiro no momento absorver seus estímulos reflexivos, que buscando por intermédio da fé raciocinada consiga fazer analogias mais prodigiosas. Uma coisa é certa para mim, ao menos penso que sim. Tudo o que fazemos aqui reflete como de imediato em nossa vibração, energia. Se, algo se distancia do bem a resposta não vem do "além", vem nas seguintes proposituras do dia, e assim para retomar o fio da meada é preciso muita perseverança e firmeza. Como diria o senhor: Muita "vassouraterapia" Sorver suas palavras Dr Inácio é sem dúvida a inspiração que busco. que Deus o abençoe, Abraços Fraternos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Denise Lombardi (31-07-2017 18:40). Planeta espiritual e densidade. As suas observações são pertinentes. Nelas você questionou "...A questão gravitacional, a mim é intrigante. Ainda com necessidades físicas tão presentes como considerar um espaço, plano espiritual, com tão pouca densidade?..." Num primeiro momento, geralmente, cada um de nós tem a Terra, que é um Mundo Espiritual, como ponto de referência. Deste ponto de vista inicial, o espírito imortal invisível fica surpreso ao observar que essa mesma Terra não é o centro do Universo. À medida que se esclarece, compreende que o Mundo Espiritual é planeta (LEEPP, 1ª edição, mar 2015) é vastíssimo e, então, inicia a sua jornada de compreensão com a leitura e o estudo da questão 257 de "O Livro dos Espíritos", bem como as perguntas 84 a 87. A pergunta 27 tem enfoques muito interessantes! Mundo Espiritual é o mundo verdadeiro, real, preexistente e sobrevivente a tudo! Visitamos o capítulo VI - Uranografia geral de "A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo", fica-se admirado! Neste contexto maior - o Universo Espiritual, então o espírito entende que depende dele evoluir, buscar algo mais além do seu horizonte mental. Neste aspecto, as obras do Dr. Inácio Ferreira são verdadeiros convites a pensar! Conclusão lógica: sendo a gravidade é uma das quatro interações naturais (sendo o eletromagnetismo, a força nuclear forte e a força nuclear fraca as outras três), então a compreensão gradual dela levar-nos-á ao "...voo da andorinha...". Sugerimos também a leitura de "Segredos da Gravidade: como os buracos negros influenciam galáxias, estrelas e a vida no Univrso" (Zahar, 2016), de Caleb A. Scharf. Por isso tudo, certamente cada um de nós devemos perder densidade terrestre para alcançar o Universo Espiritual! Deus e Jesus abençoem a você nessa busca! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo!!!

      Excluir
  10. Boa tarde!
    Bem, eu já consegui verificar que um dos métodos que mais me auxiliam a manter o orai e vigiai são através dos livros e terminei recentemente a leitura de Nosso Lar, mas concordo com sua pergunta que temos lido mas não refletido ou refletido muito raso.
    Estou começando a ler nos domínios da mediunidade e já com uma nova proposta (pelo menos eu acho). Ainda (vou falar por mim e não em 3° pessoa do plural) me vejo como um ser distante deste planeta espiritual, me lembro quando um desencarnado da FALE informou em uma comunicação que os esmaltes de "lá" tinham cores ainda mais bonitas que as daqui,fiquei pensando como assim? Lá também pinta unha? Sim né. Bem lá e cá são as mesmas coisas né, o que diferencia somos nós, na parte íntima, pois como um amigo me disse, é preciso espiritualizar a existência. Acho que me perdi um pouco pois estou no trabalho e conversei outro assunto, mas fiquei feliz por ter tido a vontade de deixar um comentário aqui. E obrigada por me auxiliarem com suas reflexões, tem me auxiliado a ter mais as minhas reflexões também. Abraços e até o final da semana vou pensar e refletir mais sobre o que foi dito neste post.
    Pois hoje já me identifico como doente da alma.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Parabenizamos ao nobre Irmão Dr. Inácio Ferreira (IF) convidando-nos a refletir sobre o conteúdo de "Nosso Lar" (FEB), de André Luiz! Na sua mensagem semanal, destacamos o trecho "...Vejamos que a energia de natureza 'elétrica'... e, certamente, toda e qualquer espécie de energia, inclusive ainda desconhecidas na Terra..." Aqui podemos somar o artigo "Solucionado paradoxo da luz: das tecnologias fotônicas à aceleração do Universo" (18-07-2017 - Energia), publicado no site Inovação Tecnológica. Lendo esse artigo, então compreender-se-á o acerto da declaração de IF em seu comentário semanal! Esse estudo divulgado abre uma janela para os meios de comunicação avançados do futuro! Em outros palavras: este futuro está vindo para que percebamos que "...a Natureza não dá saltos...." (Tobias). Deus e Jesus abençoem a esses desbravadores dos paradoxos da luz material e espiritual! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo!!!

    ResponderExcluir
  12. Boa noite, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Lei física revogada. Aproveitamos o trecho "...Vejamos que a energia de natureza elétrica..., inclusive ainda desconhecidas na Terra...", para divulgar o artigo "Lei da Física que imperava a 100 anos é revogada" (20-07-2017 - Eletrônica), publicado no site Inovação Tecnológica. Esse artigo esclarece que pesquisadores da Escola Politécnica Federal de Lausanne, Suíça, "...conseguiram sistemas ressonantes que podem armazenar ondas eletromagnéticas durante longos períodos de tempo, mantendo uma ampla largura de banda...", pesquisa que desbancou uma teoria limitadora da Física existente a mais de 100 anos. Elucida também que "...A quebra dessa limitação deverá ter um grande impacto em muitos campos da engenharia e da física. O número de aplicações tendo ao infinito, com as telecomunicações, sistemas de detecção ótica e colheita de energia de banda larga representando apenas alguns exemplos de aplicações mais imediatas...". Mais uma vez, a declaração de Tobias ("...a Natureza não dá saltos...") é acertadíssima! Sejamos pacientes! Deus e Jesus abençoem esses pesquisadores! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo!!!

    ResponderExcluir
  13. Emérito Dr. Inácio- Desejo , verdadeiramente, que a LUZ DIVINA o continue a Iluminar bem como à sua "impressora terráquea"...o Dr. Carlos Baccelli me desculpe pelo epíteto . "Devoro" os seus livros ...divirto-me...apreendo ou pelo menos tento e penso em como gostaria de trabalhar sob a sua tutela ...temos a mesma profissão . É um ser brincalhão , frontal , humilde , pratica a Caridade com Caridade e acima de tudo sempre praticou o que dizia e diz . Adoro as suas conversas com o Dr. Odillon Fernandes . Bom...Quanto às questões por si formuladas...muito teria a dizer mas não o vou fazer : Ir-se-ia rir e também correria o risco de me chamar "SABERETA"...a palavra é sua . Cultos na Doutrina mas Analfabetos do Espírito...não é ? O conhecimento da Verdade é-nos dado a conta gotas...de acordo com o nosso grau de evolução espiritual ...para que não haja efeitos secundários nem usos "off the label" isto é não previstos . Em Baixo como em Cima com a diferença que em baixo a cópia não tem "up grades"...está desactualizada...; a este propósito lembro-me do então relatado por Camilo Castelo Branco em a " Memórias de um suicida" ao descrever na enfermaria o que hoje eu posso comparar com a nossa internet . Recordo os Instrumentos " médicos" utilizados pelos Médicos Espirituais nos Centros Espíritas para recuperar o Periespírito dos acidentados graves...aínda não os temos...para já ....apesar de já termos a Apometria . Aínda não temos Os Conducéus...mas já temos naves interplanetárias . Já pensou se um qualquer tresloucado decidisse ir a Saturno para confirmar o que está escrito em"Cartas de uma Mãe Morta" ? Os Instructores da Vida Maior têm razão : A conta gotas . Eurípedes Barnasulfo , Bezerra de Meneses , Odillon Fernandes bem como Outros são os emissários da União Divina na nossa Psicosfera ...Oremos por eles para que possamos evoluir. A prosa já vai longa e o Mestre já deve estar a apelidar-me de Sabereta . "Inté" Mestre.
    Este Irmão menor- Portugal

    ResponderExcluir
  14. Dr. Inácio,queridíssimo, sendo a Gravidade uma das forças do Universo, como são a electricidade, o magnetismo e outras mais,ela nos empurra sucessivamente para o solo, e para a vencermos necessitamos adquirir um peso específico "semelhante" ao da pena da galinha. De contrário, ao desencarnarmos, ficaremos jungidos à Crosta, entregues a nós próprios e presas fáceis das inteligências perversas que nos arrebatam para os seus domínios nas zonas espirituais inferiores, nos sequestrando até que o Amor de Deus nos resgate das terríveis regiões. Justamente o que sucedeu a André Luiz. E quem de nós poderá dizer que não passará por aí de novo? E uma vez aí, bem podemos correr de ponta a ponta na mira de nos escaparmos, que veremos todas as saídas bloqueadas por guardas responsáveis por impedir fugas.
    Todas as Nações Espirituais são solidárias entre si, cumprindo-se a Lei da Fraternidade Universal. Na Crosta, já verificamos a solidariedade entre Nações mas muito aquém da que ocorre a nível das Nações Espirituais.
    Sobre os espíritas que lêem, entendem e silenciam, certamente Deus chamá-los-á para uma conversa muito íntima.
    Muito grata como sempre. Abraço carinhoso à equipa. Noémia

    ResponderExcluir