segunda-feira, 11 de setembro de 2017

COMO VOCÊ INTERPRETA?! – XXIV

No capítulo 32 de “Nosso Lar”, André Luiz nos traz importantes informações a respeito da extraordinária figura de Veneranda, Ministra da Regeneração. Veneranda, em uma de suas últimas encarnações sobre o orbe terrestre, ficou conhecida como Isabel de Aragão, rainha de Portugal, e, com justiça, considerada na condição de Rainha Santa Isabel. Ela era um dos espíritos que integrava a Falange que oferecia retaguarda espiritual à tarefa do médium Chico Xavier.
Poderíamos aqui, evidentemente, tecer os mais diferentes comentários em torno de sua extraordinária personalidade, que, até hoje, se encontra, igualmente, nos Dois Planos da Vida, empenhada no progresso espiritual do povo lusitano, sendo ela, sem dúvida, um dos iluminados espíritos que, junto a Portugal, representa Jesus. Todavia, nos limitaremos, neste post, a destacar alguns tópicos do capítulo referido acima, endereçando-os, principalmente, àqueles nossos irmãos e irmãs de Ideal que insistem na equivocada tese de que tudo o que existe no Mundo Espiritual seja fruto da mente. Infelizmente, o objetivo de semelhante argumento, inspirado pelos espíritos adversários da Doutrina Espírita, é o de reduzir a Obra Mediúnica de Chico Xavier à mera obra de ficção!...
*
“Aquelas árvores acolhedoras, aquelas virentes sementeiras, reclamavam-me a todo momento.”
- “No grande parque – dizia ela (Narcisa) – não há somente caminhos para o Umbral ou apenas cultura de vegetação destinada aos sucos alimentares.”
“Trata-se dos ‘salões verdes’ para serviço de educação. Entre as grandes fileiras das árvores (...). Periodicamente, as árvores eretas se cobrem de flores, dando-nos ideia de pequenas torres coloridas, cheias de encantos naturais. Temos assim, no firmamento, o teto acolhedor, com as bênçãos do Sol ou das estrelas distantes.”
“Todos os Ministérios pediram cooperação, inclusive o da União Divina, que solicitou o concurso de Veneranda na organização de recintos dessa ordem, no Bosque das Águas.”
Vejamos: em apenas sete parágrafos, inúmeras referências à Natureza em o Mundo, ou Planeta, Espiritual! Tudo seria simples projeção da mente de Veneranda, provocando ilusões na mente de André Luiz?! Alias, frequentemente, neste espaço mesmo temos indagado aos nossos leitores: o que, sobre a Crosta, não será construção da mente?! O Universo é plasmado pela Mente do Criador!...
*
Na atualidade do mundo, alguns irmãos e irmãs, no Brasil e, também, em Portugal, têm se deixado levar por aqueles que, inclusive, andam dizendo que “Emmanuel” não passa de uma “invenção” de Chico Xavier, enquanto outros afirmam que André Luiz, escrevendo a série “Nosso Lar”, era um espírito obsessor de Chico! São eles, em maioria, a reencarnação de sacerdotes da Igreja de Roma, que admitiam que as comunicações mediúnicas pudessem ocorrer, mas que, então, somente o Demônio pudesse comunicar-se! O assunto, pois, é antigo, e Kardec, com autoridade, o contesta, em “O Livro dos Médiuns”. Os ataques ao Evangelho do Cristo, periodicamente, se travestem de modernidade, mas continuam os mesmos de outrora, conseguindo envolver os incautos.
*
Por pensar assim, dias atrás, tivemos oportunidade de saber no Youtube, o depoimento de um confrade anunciando que não é mais espírita, qual se ele for, ou não, espírita, viesse a fazer alguma diferença para a Doutrina. Impressionante, a importância que o referido irmão se dá em seu depoimento, com o qual procura influenciar a opinião alheia. A sua ideia está tão fixa nos postulados espíritas, que, temos certeza, não conseguirá ele produzir filmes, para exibir em seu canal, sem buscar no Espiritismo a sua fonte de inspiração, nem que seja para escrachá-lo. Realmente, notamos que a porta, que já era estreita, anda se estreitando ainda mais – creio que o Senhor, devido à grande insanidade reinante entre os espíritos encarnados, e também desencarnados, deliberou encostá-la mais um tanto junto ao batente do portal em que ela se descerra.
*
O que vocês acham, ou não acham, sobre o exposto?! Vocês acham que o Mundo, ou Planeta, Espiritual seja uma ilusão, qual o Budismo considera ser a existência do homem na Terra?! Em que sentido, a vida humana no orbe terrestre seria uma ilusória aventura?!...
Semana que vem voltaremos a nos encontrar, e, então, com um pouco mais de espaço, continuaremos no assunto.

INÁCIO FERREIRA

Uberaba – MG, 11 de setembro de 2017.










22 comentários:

  1. Bom Dia Dr. Inácio e Baccelli. Na verdade eles sabem que tudo isso existe, mas dizem que não creem. São as mentes adoecidas no orgulho e no remorso. Outros faltam a fé. Para mim é um consolo e um desafio, afinal SOU EU quem irá determinar meu futuro após a morte física. Bjs .

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Construções da mente. Nesta mensagem semanal do Inácio Ferreira (IF) selecionamos o trecho indagativo: "...O que, na Crosta, não será construção da mente?! O Universo é plasmado pela Mente do Criador!...". Seguindo esse questionamento, então sugerimos aos leitores do blog a leitura do artigo "Are we being watched? Tens of other worlds could spot the Earth" (08-09-2017 - http://phys.org) - em tradução livre "Estamos sendo observados? Dezenas de outros mundos poderiam detectar a Terra"). Esse artigo é fundamentado nos estudos de Robert Wells et al publicados no Monthly Notices of the Royal Astronomical Society em 14-08-2017 como "Transit visibility zones of the Solar System Planets" (algo como: "Zonas de visibilidade do trânsito de planetas do Sistema Solar"). Nesses estudos, essa equipe de pesquisadores questionaram "...Como um observador alienígena veria o sistema solar?..." Questionar é uma construção da mente (espírito, gente, alma, consciência, inteligência, etc...) a fim de alcançar melhor compreensão do que se pensa, sente, age e reage no campo de energia de cada um de nós! Assim como aqueles cientistas raciocinam do ponto de vista de um observador alienígena em relação aos planetas do Sistema Solar, também nós devemos compreender bem o significado dos relatos de nossos iguais invisíveis (os espíritos, gentes como as gentes)! Bem, não nos alonguemos demasiadamente! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:20)!!!

    ResponderExcluir
  3. Aécio Emmanuel César11 de setembro de 2017 às 04:26

    Bom dia Dr. Inácio e Baccelli. Para mim, creio que a ilusão é alimentada por aqueles em que tudo veem seja simples ornamento de Deus aos homens. Para esses a própria vida é uma ilusão de ótica. Para mim a perfeição divina está além dos nossos parcos conhecimentos e sentimentos referendados a Deus. Nós somos ainda aves no ninho necessitados de crescimento espiritual para alçar voo para o infinito de Deus. Se tudo é ilusão, Deus como Fonte de tudo seria uma ilusão porque ainda não O vemos ou O compreendemos. É isso aí. Um forte abraço a todos.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Construção da mente. Nossos irmãos também acompanhar o pensamento vivo dos cientistas mencionados em nosso comentário anterior lendo o artigo "Alienígenas em pelo menos 9 planetas estão num local ideal para vigiar a Terra" (09-09-207 - n3m3 - http://ovnihoje.com) Seguindo essa linha de pensamento, revertemos a pergunta "Alienígenas, como vocês nos interpretam atualmente?!" Pensemos, pensemos e pensemos...Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:34)!!!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Construção da mente. Alguém indagará: - "Cadichon, hoje você está escrevendo como o Inácio Ferreira (IF) em "Dr. Inácio em gotas" (LEEPP, 1ª edição, jun 2017)?" Responderemos que não nos culpe o retorno ao tema da construção da mente, porque a "Vida viaja na Luz" (LEEPP, jan 2011)! Viajamos no oceano das ondas mentais do blog, saímos e navegamos pela ondas eletromagnéticas da realidade virtual da internet e somos "obrigados" a compartilhar um artigo que já divulgamos hoje com outras palavras, isto é, construção da mente: "Já sabemos o endereço dos ETs que podem nos ver" (11-09-2011 - Espaço - site Inovação Tecnológica)! Perguntar-se-á: - "Como o Dr. Inácio Ferreira interpreta os ETs?!..." Provavelmente (uma suposição), ele dirá: - "Gente como a gente, fiz um convite a pensar em "Espírito é Gente!" (LEEPP, out 2014), capítulo 75 - Ovnis." Também, ele poderá convidar-nos a ler o Prefácio "O Mundo dos 'sem'" daquela obra! Bem, estamos apenas "construindo" um possível diálogo entre o Mundo.com ('Mundo Espiritual chamado Terra', visível) e o Mundo.com ('Mundo Espiritual chamado Terra', invisível)! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:20)!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!! Na paz!! Tá tudo certo!!. Nobre irmão, Cadin-Piri!. excelente!!!.. gostei muitoooo!!, da inversão de questionamento!!. Vamos , questionar.., pensar.., meditar...!!, minha gente!!!, não nos fixemos nos "DOGMAS ESPIRITAS", sejamos os "Hereges" espiritas!!!. Eu, particularmente, não me importo em se-lo, mais um vez, já meu espirito está acostumando com esses "julgamentos". E, vou aproveitar a deixa aqui do Cadin-Piri, pra dar meu pitaco a respeito: Enquanto, estivermos procurando "vidas" no universo, semelhante a nossa forma física, ou mesmo, com essa densidade corpórea!!, NADA ACHAREMOS!!!, ETs, cabeçudos!! kkkkkkkkk, mudem o foco, e seremos ...., surpreendidos!!..........

      Excluir
  6. Bom dia Dr. Inácio e Baccelli,
    Excelente convite para nossa reflexão!
    Uma ótima semana!
    Tuca.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia!! Na paz!! Tá tudo certo!!. Ué!!, Dr. Inácio!, é tudo "mental" sim!!. Tú mesmo o dissestes! "...o que, sobre a Crosta, não será construção da mente?! O Universo é plasmado pela Mente do Criador!...". O que precisa é quebrar os "DOGMAS ESPIRITAS", isso sim!!!. Dentro do assunto da semana, e alias, de todo assunto até hoje proposto pelo Mestre, Inácio Ferreira, vou retransmitir aqui, uma matéria sobre o QS-Quociente Espiritual (QS) , busquemos-lo!!, e "tudo nos será dado por acréscimos..." :

    ResponderExcluir
  8. Bom dia!Na paz!! Tá tudo certo!. Segue , sobre Quociente Espiritual (QS) : QS"
    No início do século 20, o QI era a medida definitiva da inteligência humana. Só em meados da década de 90, a "descoberta da inteligência emocional mostrou que não bastava o sujeito ser um gênio se não soubesse lidar com as emoções."

    A ciência começa o novo milenio com descobertas que apontam para um terceiro quociente, o da inteligência espiritual. Ela nos ajudaria a lidar com questões essenciais e pode ser a chave para uma nova era no mundo dos negócios.

    Drª DanaZohar, da Universiade de Oxford no seu livro QS - Inteligência Espiritual, lançado no ano passado, a física e filósofa americana aborda um tema tão novo quanto polêmico: a existência de um terceiro tipo de inteligência que aumenta os horizontes das pessoas, torna-as mais criativas e se manifesta em sua necessidade de encontrar um significado para a vida.

    Ela baseia seu trabalho sobre Quociente Espiritual (QS) em pesquisas só há pouco divulgadas de cientistas de várias partes do mundo que descobriram o que está sendo chamado "Ponto de Deus" no cérebro, uma área que seria responsável pelas experiências
    espirituais das pessoas.

    O assunto é tão atual que foi abordado em recentes reportagens de capa pelas revistas americanas Neewsweek e Fortune.

    Afirma Dana:
    "A inteligência espiritual coletiva é baixa na sociedade moderna. Vivemos numa cultura espiritualmente estúpida, mas podemos agir para elevar nosso quociente espiritual".

    Aos 57 anos, Dana vive em Inglaterra com o marido, o psiquiatra Ian Marshall, co-autor do livro, e com dois filhos adolescentes. Formada em física pela Universidade de Harvard, com pós-graduação no Massachusetts Institute of Tecnology (MIT), ela atualmente leciona na universidade inglesa de Oxford. É autora de outros oito livros, entre eles, O Ser Quântico e A Sociedade Quântica, já traduzidos para português.

    O que é inteligência espiritual?
    É uma terceira inteligência, que coloca nossos atos e experiências num contexto mais amplo de sentido e valor, tornando-os mais efetivos.
    Ter alto quociente espiritual (QS) implica ser capaz de usar o espiritual para ter uma vida mais rica e mais cheia de sentido, adequado senso de finalidade e direção pessoal.
    O QS aumenta nossos horizontes e nos torna mais criativos.
    É uma inteligência que nos impulsiona.
    É com ela que abordamos e solucionamos problemas de sentido e valor.
    O QS está ligado à necessidade humana de ter propósito na vida.
    É ele que usamos para desenvolver valores éticos e crenças que vão nortear nossas ações.*

    De que modo essas pesquisas confirmam suas ideias sobre a terceira
    inteligência?

    Os cientistas descobriram que temos um "Ponto de Deus" no cérebro, uma área nos lobos temporais que nos faz buscar um significado e valores para nossas vidas. É uma área ligada à experência espiritual. Tudo que influencia a inteligência passa pelo cérebro e seus prolongamentos neurais. Um tipo de organização neural permite ao homem realizar um pensamento racional, lógico. Dá a ele seu QI, ou inteligência intelectual. Outro tipo permite realizar o pensamento associativo, afectado por hábitos, reconhecedor de padrões, emotivo. É o responsável pelo QE, ou inteligência emocional. Um terceiro tipo permite o pensamento criativo, capaz de insights, formulador e revogador de regras. É o pensamento com que se formulam e se transformam os tipos anteriores de pensamento. Esse tipo lhe dá o QS, ou inteligência espiritual. Continua...

    ResponderExcluir
  9. ...continuação : Qual a diferença entre QE e QS?
    É o poder transformador. A inteligência emocional me permite julgar em que situação eu me encontro e me comportar apropriadamente dentro dos limites da situação.

    A inteligência espiritual me permite perguntar se quero estar nessa situação particular.
    Implica trabalhar com os limites da situação.
    Daniel Goleman, o teórico do Quociente Emocional, fala das emoções.
    Inteligência espiritual fala da alma.
    O quociente espiritual tem a ver com o que algo significa para mim, e não apenas como as coisas afectam minha emoção e como eu reajo a isso.
    A espiritualidade sempre esteve presente na história da humanidade.

    Dana Zohar identificou dez qualidades comuns às pessoas espiritualmente inteligentes. Segundo ela, essas pessoas:

    1. Praticam e estimulam o autoconhecimento profundo

    2. São levadas por valores. São idealistas

    3. Têm capacidade de encarar e utilizar a adversidade

    4. São holísticas

    5. Celebram a diversidade

    6. Têm independência

    7. Perguntam sempre "por quê?"

    8. Têm capacidade de colocar as coisas num contexto mais amplo

    9. Têm espontaneidade

    10.Têm compaixão

    "Uma vela não perde a sua chama acendendo outra."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Dom Tamer (11-09-2017 06:53-06:56-06:59). Todos os temas que você relatou nos seus relatos são parte integrante do texto "A terceira inteligência e os 12 princípios da inteligência espiritual" (01-03-2012), de Danah Zohar e publicado no site "Vida e Aprendizado" - Livros (queiram buscar no Google). O livro "QS - Inteligência Espiritual - aprenda a desenvolver a inteligência que faz a diferença" (1ª edição, 2012 - Viva Livros) é de autoria de Danah Zohar e Ian Marshall. É um livro interessante, pois nos remete a enfoques que, num primeiro momento, parecem inéditos. Porém, numa leitura atenta verificar-se-á que as suas indicações constituem parte dos conceitos sinalizados pela Doutrina Espírita (Espiritismo), pelo Espiritualismo e pelos conceitos científicos modernos! Na época em que esse livro surgiu no Brasil, muitos médiuns e palestrantes espíritas aludiram ao conteúdo do mesmo. Acreditamos que o Evangelho e o Espiritismo são pontos de referência para que cada um de nós desenvolvamos o quociente espiritual necessário ao nosso grau de evolução intelectual e moral. Aliás, alcançarmos o estágio de Espíritos Puros ('O Livro dos Espíritos'-112-113) é o caminho da perfeição, não é mesmo? Não é este estágio o mais alto índice de inteligência espiritual? Não descartamos a possibilidade de estar enganados! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (16:59)!!!

      Excluir
  10. Ana Lúcia de Oliveira Gobbi11 de setembro de 2017 às 07:58

    QUERIDOS DOUTORES INÁCIO E BACCELLI!!!PENSO QUE O MUNDO ESPIRITUAL É UM MUNDO COM TUDO QUE UM MUNDO TEM:ÁRVORES,CASAS,ÁGUA,CÉU, E POR AÍ VAI.ESTE NEGÓCIO DE QUE TUDO É CRIAÇÃO DA MENTE, MEU NAMORADO ME EXPLICOU ASSIM E ACHEI LÓGICO.TUDO É CRIAÇÃO DA MENTE PORQUE FOI PENSADO POR ALGUÉM ANTES DE EXISTIR.UMA CASA FOI PROJETADA PELO ARQUITETO,UMA ESCULTURA FOI CRIADA NA MENTE DO ARTISTA ANTES DE SER FEITA,UM LIVRO PRIMEIRO ESTEVE NA CABEÇA DO ESCRITOR.O FATO DE TUDO SER CRIAÇÃO DA MENTE,NÃO QUER DIZER QUE A GENTE SIMPLESMENTE PENSA E A COISA APARECE COMO ACONTECIA NOS SERIADOS AMERICANOS " A FEITICEIRA" E " JEANNIE É UM GÊNIO" DOS IDOS ANOS 1960.E NA VERDADE A GENTE SÓ CRIA COM O QUE DEUS NOS DÁ,NÉ? ENTÃO TUDO É CRIAÇÃO DA MENTE DE DEUS COM UMA PEQUENA AJUDINHA NOSSA.MUDANDO DE ASSUNTO. DR. INÁCIO, O SENHOR FOI À BIENAL DO LIVRO NO RIO? TINHA UM MURAL LÁ PARA AGENTE DEIXAR UM RECADO PARA NOSSO ESCRITOR FAVORITO E DEIXEI UMA MENSAGEM PARA O SENHOR,TÁ?
    ABRAÇÃO SEMANAL DA ANA LÚCIA GOBBI!
    @}--´-----

    ResponderExcluir
  11. Na realidade já ouvi várias vezes o conceito que o plano espiritual é uma projeção mental de espíritos elevados. Penso sim, que possa ser através da vontade de espíritos de elevado inicia-se a criação das cidades no mundo espiritual, mas isto ocorre através da vontade seguida do trabalho, ou seja assim como aqui na Terra, para criarmos uma cidade, um bairro ou até mesmo uma casa ou prédio, há a necessidadade da vontade (pensamento mental, a idéia ou visualização do cenário) e há em seguida o trabalho, banhado na maioria das vezes de muitos esforços e suores.
    Esta é minha singela opinião a respeito do assunto e antes de mais nada, peço desculpas pela minha ignorância em relação a aprovandamento sobre o assunto.

    Excelente dia e semana para todos nós!!

    Fiquemos com o BOM DEUS!! \O/

    Carlos A. Gomes

    ResponderExcluir
  12. Está na introdução de o Livro dos Espíritos, ou ainda no principiante espírita: O Mundo Espiritual é preexistente, sempre existiu e continuaria existindo, sem a necessidade do mundo material!!!!
    Portanto, se existe algum mundo ilusório, com certeza é o mundo material!!!!

    ResponderExcluir
  13. Bom dia dr Inacio e Baccelli
    Uma ótima semana a todos
    Dr Inácio...
    Eu acho que antes de tudo há que se resolver na mente de todos se estamos nos esforçando para seguir o Cristo..
    Acho sim que existe muita ilusão no que se refere a própria Doutrina..
    Muita ciência..e pouco evangelho...
    Fomos muitas vezes e somos alertados de que ciência sem Jesus..é apenas suposições...
    E acho que assim tem sido..mesmo por aqui...
    Muitas discussões...muitas suposições..
    E a minha pergunta..
    Desfrutaremos de algo bom nesse universo infinito...se não nos tornarmos pessoas melhores?
    O que será de todos nós se não aprendermos a caminhar junto do Cristo?
    Qual será o nosso futuro como espíritos imortais que somos...se ficarmos presos a suposições?
    Essas discussões estão nos ajudando a crescer como pessoas?
    Eu vou lhe dizer dr Inácio o que eu desejo para mim...
    Antes de conhecer como tudo se processa nesse universo..eu desejo conhecer a mim mesma...
    Sem isso..não vislumbro nenhuma possibilidade maior em minha existência..
    Sem O Cristo..não chegaremos a lugar nenhum..essa é a minha opinião..
    Com respeito à Emmanuel..André Luis..e Chico Xavier..de minha parte vou resumir em uma palavra:..*GRATIDAO*..
    E assim dr Inácio..copiando Gandhi..posso dizer com certeza:
    *Se destruissem todos os livros espíritas..e ficasse apenas um...tipo o livro *fonte viva*...ainda assim..estaríamos salvos..!!!!
    Então é isso dr Inácio..
    Quando mudamos algo dentro de nós para melhor..ficamos com nosso entendimento mais receptivo..
    O Chico...toda a sua vida..deixou bem claro isso..ele fazia o bem..vivia o bem..e o melhor de tudo dele..admitia humildemente suas fraquezas..
    Quem me dera estar num processo obssessivo como o que ele viveu toda a sua vida por aqui...
    Se ele era obsediado...então eu tb quero ser..
    Vivem no mundo das ilusões todos que vivem de suposições...e se esquecem de viver a realidade do espírito..*crescimento moral*...
    Sem esse..tudo ficará sempre embaçado..sem rumo...
    Fico assim com a melhor parte pra mim da doutrina espírita:
    *fora da caridade..não há salvação*
    E com Jesus:
    *Eu Sou o caminho..a verdade..e *A VIDA*...ninguém vai Ao Pai..senão por Mim*...
    Enquanto não começarmos a produzir bons frutos dentro de nós...que produzam mais e mais frutos bons..seremos como a figueira seca...apenas uma figueira seca..
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Paulo aos romanos no cap. 5 versiculos de 1 a 5:
    * E não somente isto...mas também nos gloriamos nas tribulações..
    Sabendo que a tribulação *produz* a paciência...
    E a paciência *produz* a experiência..
    E a experiência *produz* a esperança..
    E a esperança *não traz confusão*..
    Porquanto..O Amor De Deus..está derramado em nossos corações pelo espírito santo que nos foi dado...

    Acho maravilhosa essa descoberta de Paulo...
    Ele conseguiu sentir e passar..as transformações que se operaram dentro dele..quando ele decidiu passar para o lado De Jesus..e colocar na prática seus ensinamentos...
    Enquanto não encararmos essa verdadeira realidade...estaremos vivendo o que pra mim é a maior ilusão do espírito..
    A ILUSÃO SOBRE SI MESMO
    Que Deus Nosso Pai nos ajude...
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. "Mundo espiritual e um nome genérico da às muitas dimensões dentre as quais em uma delas estamos situados" Tem, sim: sementes, árvores, flores,frutos,abelhas, pássaros, rios, peixes, casas, cidades, internet, carros, aviões e muita gente inteligente e Sábia e, muitos bestas também. Essa visão chega a ser estonteante, mas faz sentido, sendo que "algo" nós diz que é real; pois começa a descortinar diante de nós a visão "das muitas moradas da casa de nosso Pai", citadas por Jesus.

    ResponderExcluir
  16. Boa noite, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Construção da mente. Novamente retornamos ao trecho da comunicação semanal comentada por nós em 11-04-2017 04:26, 04:26 e 05;21. Agora, nós convidamos os irmãos leitores do blog a lerem o capítulo IV - Matéria mental de "Mecanismos da Mediunidade" (FEB), de André Luiz (AL) que o psicografou pelos médiuns Francisco Cândido Xavier (1910-2002) e Waldo Vieira (1932-2015). Nele se lê os temas "Pensamento do Criador" ("Identificando o Fluido Elementar ou Hálito Divino...interpretaremos o Universo como um todo de forças dinâmicas, expressando o Pensamento do Criador..." Esta ideia, Inácio Ferreira (IF) expressa-a como "...O Universo é plasmado pela Mente do Criador!...". André Luiz segue discorrendo o seu pensamento vivo em "Pensamento das criaturas", escrevendo "...Os Espíritos aperfeiçoados, (...), operam no no micro e no macrocosmo, em nome da Sabedoria Excelsa, formando condições adequadas e multiformes à expansão, (...)". Avançando ele esclarece o tema "Corpúsculos mentais" ("Como alicerce vivo de todas as realizações nos planos físicos e extrafísico, encontramos o pensamento por agente essencial. Entretanto, ele ainda é matéria - a matéria mental - ..." Depois, AL navega conosco pelo tema "Matéria mental e matéria física", avançando no "Indução mental" e orienta-nos "...Compreendemos assim, perfeitamente, a matéria mental é o instrumento sutil da vontade, atuando nas formações da matéria física, (...)". Finalizando o capítulo, AL disserta sobre o tema "Formas-pensamentos"! Não nos esqueçamos de que em "Obreiros da Vida Eterna" (FEB), capítulo 3 - Sublime visitante, AL descreve a sua experiência no Santuário da Benção, quando é convidado a integrar a equipe de irmãos que recepcionariam um Espírito Amigo construindo mentalmente o ambiente sublimado àquela experiência. Assim, Asclépios reapareceu vindo do futuro! Bem, vocês continuem a ler essa descrição! Não se esqueçam também de ler o artigo "Confirmado: a matéria é resultado de flutuações do vácuo quântico" (25-11-2008 - Espaço - Inovação Tecnológica - Science nº 5906, vol. 322, de 21-11-2008, p. 1198-1199). Certamente, isso tudo não é uma ilusão, não é mesmo? Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (23:49)!!!

    ResponderExcluir
  17. Dr. Inácio, os epítetos dirigidos a Chico e André Luiz já são clássicos, atendendo aos desabafos de Chico ao seu amigo António Wantuil de Freitas, presidente da Federação Espírita Brasileira.
    Em missiva de 6-4-1948, dirigida, desta vez, ao filho do amigo, Zeus Wantuil,Chico escrevia:"Tenho recebido, meu amigo, cartas insultuosas e observações bem duras, quanto aos livros desse mensageiro espiritual (André Luiz), que nos veio ensinar quanto é nobre e sublime a vida superior", em "Testemunhos de Chico Xavier", Suely Caldas Schubert.
    Setenta anos após esta carta de Chico, persiste a mesma maldade, sempre ao serviço das trevas.

    Aproveito o espaço para informar o nosso querido amigo João Semana, do Blog,que os últimos livros do Dr. Inácio e de Baccelli vão estar à venda no Seminário de dia 28-10-17, no Auditório da Faculdade de Medicina Dentária de Lisboa.
    Soube também na Verdade e Luz que tinham acabado de receber uma remessa para ser exposta no citado local, avisando que os livros do dr. Inácio são sempre os mais vendidos e que esgotam num ápice. Deverá, pois, ter em conta esta circunstância.
    Dr. Inácio, muito grata como sempre, vos abraço carinhosamente. Noémia

    ResponderExcluir
  18. Confesso que durante muito tempo, eu também pensei que o plano espiritual fosse "mais mental" e "menos material". Mesmo após ter lido o Nosso Lar! Essa é uma idéia pré-concebida por quase todos nós. É um erro milenar! Me arrisco a dizer que essa crença nasce da nossa preguiça de trabalhar! Trata-se, no fundo, da mesma crença do "paraíso", onde todos os nossos caprichos são satisfeitos e nós vivemos eternamente na ociosidade.

    Os espíritos costumam dizer que a morte do corpo físico é uma libertação para o espírito. Até que ponto nós vamos nos libertar? Libertar exatamente de que? Só desencarnando mesmo pra saber... Por mais sábio seja um espírito, encarnado ou desencarnando, nunca saberá tudo. Portanto, o mais equivocado é aquele que acredita demais no próprio saber. Sócrates já nos alertou, séculos antes da vinda de Jesus, com relação a isso. Os "grandes sábios" da época ficavam extremamente contrariados com essa afirmação, assim como hoje ficamos extremamente contrariados quando alguém nossa nos mostra idéia que nossas idéias mais arraigadas estão equivocadas.

    ResponderExcluir
  19. Bom dia a todos!!!
    Assunto para diversos livros. Vou sugerir mais uma humilde abordagem para o assunto:
    - quantos milhões de anos foram necessários para se desenvolver a superfície material do planeta Terra, em todos os aspectos físicos, químicos, reino mineral, vegetal, animal. E ainda desenvolver uma espécie animal capaz de receber a Centelha Divina.
    - mais quantos milhares de anos foram necessários para que essa espécie se desenvolvesse até chegarmos aos dias de hoje.
    De certa maneira, tudo “obra da Mente” Divina e de seus especialistas que com ela colaboraram, junto com a nossa humilde participação de humanos encarnados. Mas matéria não pensa, nem sonha, nem tem sentimentos. O que pensa é o espírito encarnado na matéria e quando dela se separa leva seus pensamentos e seus sentimentos.
    O que trazes? Meus pensamentos e meus sentimentos.
    O que deixas? Minhas ações, resultantes de meus pensamentos e meus sentimentos.
    Não, o universo não é criação da mente humana encarnada, mas sim, esta é criação da Mente Divina, para, resumidamente, agir materialmente aqui e evoluir.
    Bom dia a todos e um ótimo restinho de semana.

    ResponderExcluir
  20. Mestre : Esta é uma de muitas tentativas de "Falar" consigo ! As anteriores " foram Comidas "" ...desapareceram do meu monitor ! Se calhar a culpa será minha : " Orai e Vigiai " ! Estou a pôr me a jeito ! O que " quero" eu dizer : Mestre , a sua mensagem fez-me lembrar os " Doutores da Lei" à época de Jesus Cristo !Os Filisteus , segundo o Mestre , terão tido uma reedição na Alemanha Nazi . E os Escribas e Fariseus ...o que é feito deles ? Descanse , Dr. Inácio ...não tarda e terá na sua consulta ou no seu internamento os " ditos Doutores da Lei" ...nesse Então utilize o seu estilo característico ! O Mestre já Doutrinou o Torquemada...muitas reedições de Torquemadas o esperam...a Bem da Verdade ! Será o seu Carma ? Bendito seja ! Será que os " senhores que comem arroz e feijão( a frase é sua ) já leram Trigueirinho , Romo, Mickael Aivanhov ? São espiritualistas ...O Espiritismo não é o senhor exclusivo da Verdade ! o Espiritismo defende a Liberdade de Pensamento e de Expressão ! Não somos os únicos na posse da rota que leva à porta estreita ! Do mesmo modo ...o Espiritismo não tem nem deve ter um Organigrama tipo uma organização militar ! Todos Iguais...Todos Diferentes ! Mas há um " special one " : o que esteve Xico Xavier ! Acusá-lo de Ficcionista , de vendedor de ilusões ? Heresia...!!! Ingratidão !!!Personalismo !!!próprio de Espíritos Velhos... !!! Como Odilon Fernandes Diz estamos " Entrepassos" ! Tenha e tenhamos, reles terráqueos , Paciência ...tolerância ...Perdoemos !!!Acabei de reler o seu livro Reencarnação no Mundo Espiritual: Lá o Mestre retrata todas as questões que nos tem posto , nomeadamente : a Viagem da Mente , a segunda Morte , A noite de Natal com Xico Xavier ! Recomendo ! A propósito os meus pontos de exclamação e reticências representam uma Tendência...uma inclinação ...curioso!!!nunca tinha pensado nisto !!! Irmã Noémia : Obrigado pelo seu esclarecimento...estou longe da Capital . resta-me o site . Mestre...vou acabar não vão eles ...não é auto obsessão !!! Seja Feliz!!! Este que está João Semana

    ResponderExcluir