segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018


COMO VOCÊ INTERPRETA?! – XLVI

Alguns espíritas tomam as narrativas de André Luiz, em “Nosso Lar”, para serem excessivamente rigorosos com o autor espiritual, que, sem dúvida, em suas páginas, procurou apequenar-se, a fim de transmitir aos encarnados as realidades da Vida além da morte.
André Luiz, em “Nosso Lar”, adotou – digamos assim – o mesmo comportamento que o médium Chico Xavier adotava, quando se colocava no centro das lições que afirmava pertencerem a Emmanuel, quando, na maioria das vezes, o Benfeitor Espiritual parecia ser excessivamente rigoroso com ele.
Fazemos este preâmbulo para que os nossos irmãos não deixem de melhor reparar no que o autor de “Nosso Lar” anotou nos primeiros parágrafos do capítulo 45 – “No Campo da Música”.
“(...) Não obstante a escassez dos meus dias de serviço, já dedicava grande amor àquelas Câmaras. As visitas diárias do Ministro Genésio, a companhia de Narcisa, a inspiração de Tobias, a camaradagem dos companheiros, tudo isso me falava particularmente ao espírito. Narcisa, Salústio e eu, aproveitávamos todos os instantes de folga para melhorar o interior, aqui e ali, suavizando a situação dos enfermos, que estimávamos de todo o coração, como se fossem nossos filhos.”
Ora, que categoria de espírito que houvesse, há tão pouco tempo, sido albergado em “Nosso Lar”, se mostraria assim tão amoroso com os doentes, a ponto de quase considerá-los como se lhe fossem filhos?!
Por iniciativa própria, com Narcisa e Salústio, aproveitando instantes de folga, André se dedicava a oferecer aos enfermos melhores condições de tratamento.
Vocês conhecem, na Terra, algum médico que, no hospital público em que trabalha, aja dessa maneira?! Claro que deve existir, mas, de tão raro, chega a ser quase invisível ao olhar humano, não é mesmo?!
*
As novidades relatadas no capítulo 45 são inúmeras:
- Novamente, André faz referências ao entardecer e ao anoitecer, em “Nosso Lar”, tornando a deixar evidente a existência de dia e noite no Mundo Espiritual, porque o chamado Mundo Espiritual é também um orbe que gira em torno de si mesmo e do Sol, nos conhecidos movimentos de Rotação e Translação. Você já pensou nisto?! Quantos imaginam o Mundo Espiritual um mundo estático, não é?!
- Dona Laura, mãe Lísias, iniciaria o seu processo de reencarnação, ou de volta ao corpo carnal, na próxima semana e, por conta disso, “a casa estava repleta de contentamento” – não havia qualquer sinal de luto ou tristeza.
- André, que havia sido convidado ao “Campo da Música”, ouve de Dona Laura palavras bem humoradas: “Tome cuidado com o coração!...” Com certeza, a mãezinha de Lísias desejou alertá-lo para que procurasse se resguardar das saudades da família que ele havia deixado na Terra... Ou ainda, quem sabe, para que se cuidasse em seu campo afetivo, em relação a novas amizades que pudesse vir a fazer...
- Lísias diz a André, quando ambos descem do aeróbus, numa das praças do Ministério da Elevação: “Finalmente, vai você conhecer minha noiva, a quem tenho falado muitas vezes a seu respeito.” André, esboçando surpresa, diz ao amigo: “É curioso encontrarmos noivados, também por aqui...”
A surpresa do autor espiritual de “Nosso Lar” é semelhante, inclusive, de muitos espíritas que até hoje ficam sem entender que haja noivados no Mundo Espiritual – e, cá entre nós, muito mais que noivados...
*
Seria interessante que os estudiosos do Espiritismo procurassem explicar tais esclarecimentos, não permanecendo na expectativa de que os considerados “mortos” tenham a obrigação de tudo explicar.
Vocês não acham?!...


INÁCIO FERREIRA

Uberaba – MG, 26 de fevereiro de 2018.




14 comentários:

  1. Bom Dia Dr. Inácio e Baccelli. As coisas do mundo espiritual são tão parecidas com as da terra em certos aspectos que chegam a ficar monótonas. Noivado, casamento, reprodução, afff!!! Parece que quase nada muda, que canseira! Ainda bem que lá como aqui existe o livre arbítrio e podemos dar novos rumos em nossas vidas. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc Pascale..
      Eu acho que muitas coisas no livro nosso lar..mostram exatamente como André luiz era ainda apegado às coisas da terra..
      Não podemos esquecer a decepção dele ao constatar que sua esposa tinha se casado novamente..
      Mas respeito...porque era como ele ainda via os relacionamentos..e foi muito importante para ele constatar que ninguem é preso a ninguem..
      Então imagino a reação dele..
      Porém..por ter escrito as obras seguintes tão importantes..podemos supor que André conseguiu superar pelo menos um pouco esse tipo de mentalidade...

      Excluir
    2. Boa noite, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Cris Mammana (26-02-2018 03:48). Permita-nos auxiliar nessas suas observações no que for possível. Primeiro, parabenizamos o seu modo de pensar! Segundo, o seu último parágrafo pode ser ilustrado lendo-se o capítulo I - Renovação de "Os Mensageiros" (FEB), de André Luiz. Nele, o parágrafo "...Pela primeira vez (...). Não voltei a considerar os filhos (...) Compelido a destruir meus castelos de exclusivismo injusto, sentir que outro amor se instalava em minhalma. (...)" Essa mudança de mentalidade pode ser constatada pela leitura e meditação dos capítulos 49 - Regressando à casa e 50 - Cidadão de "Nosso Lar". Renovamos nossos parabéns! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (18:53)!!!

      Excluir
    3. Obrigada pelo esclarecimento..Cadichon pirilampo..
      Abraços

      Excluir
  2. Bom dia dr Inácio e Baccelli
    Sabe dr Inácio...o melhor médico de que tive notícias foi dr Bezerra de menezes..a quem chamo carinhosamente de *zoinho azul*...
    Infelizmente aqui no nosso mundo...a maioria nem olha para a cara do paciente..
    O André Luiz com certeza não se tornou um Médico compassivo da noite para o dia...e ele mesmo reconhece isso...deixando claro que no mundo espiritual temos oportunidade de crescer em sentimentos..crescer como espíritos...
    Eu acho que as melhores lições que André Luiz nos trouxe foram de suas próprias experiências...de como se sentia...de como reagia..frente a sua nova situação ao desencarnar...
    Essa para mim é a melhor parte do livro nosso lar..a percepção de Andre luiz sobre si mesmo..mostrando a todos nós..que ninguém muda porque desencarna..de que chegamos ao mundo espiritual exatamente como somos..
    E quanto tempo isso demorou para acontecer com André..até que ele tenha tido condições espirituais de escrever todos os livros..não é mesmo dr Inácio?
    Eu sei que a vassoura para varrer o chão..que o senhor se refere..é justamente esse tempo..tempo de pensar..observar..perceber..isso para aqueles que assim desejam..
    E André desejou..e qdo isso aconteceu..as coisas para ele começaram a acontecer..
    Mas..vai saber qto tempo isso levou..
    Sabe dr Inácio para mim o amor não se prende a títulos...
    Essa coisa de *noivado*..mostra pra mim o que sempre imaginei...de que o nosso lar está muito proximo do planeta terra...
    O contentamento da reencarnação de dona Laura..demonstra o entendimento de alguns que reconhecem isso como uma grande oportunidade para o espírito...
    Eu acho que a alegria tb é pelo fato de que deve ter uma grande fila para reencarnar..aqui nesse planeta escola...onde tantos fecham as portas da reencarnação...
    Aliás quando alguém engravida perto de mim eu digo...parabéns..por ter aberto a porta da reencarnação..aberto a porta para dar oportunidade a alguém...
    Jesus já previa isso..ao dizer quem é minha mãe..quem são meus irmãos?..
    Eu imagino o trabalho dos espíritos para conseguirem planejar a reencarnação de um espírito..nossa!!!!
    Acredito sim que haja noivados..e espero que não seja com a mentalidade de muitos por aqui..com modismos..exibições..tudo..menos a consciência das tarefas que envolvem um relacionamento..
    Porque aqui é assim...com a maioria..qdo fica difícil..quando fica chato..caem fora..e as vezes até matam..jogando no lixo muitas vezes as grandes oportunidades de aprendizado..
    Ótima semana a todos
    Beijos
    Cris

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Oportuníssima a observação no último parágrafo da mensagem semanal do Dr. Inácio Ferreira (IF) convidando-nos a pensar quando nos questiona: "...Vocês não acham?!..." Sim, nobre Irmão Espiritual, os Espíritos Amigos invisíveis ("...os considerados 'mortos'...", bem como os visíveis, não têm "a obrigação de tudo explicar!" Por que que eles não têm essa obrigação? Porque eles não possuem o conhecimento da Verdade Total, que somente pertence ao Criador (ou 'Creador', para outros) e/ou aos Espíritos Puros que estão em sintonia com essa Verdade Total. Eles somente registram o saber da verdade relativa em sintonia com a Lei Natural Divina inscrita na consciência de cada um e na Natureza. Por isso, cada um de nós deve ter gravado (e não decorado) o ensinamento do sábio professor Allan Kardec na nota à pergunta 717: "...Tudo é relativo, cabendo à razão regrar as coisas..." Este relativo não tem relação alguma com a Teoria da Relatividade (Restrita ou Especial e Geral) de Albert Einstein (1879-1955), embora, num primeiro momento pareça existir essa possível relação. Nessa linha de pensamento, o capítulo 35 - Os Espíritos tudo veem e tudo sabem?! de "Um Mundo Espiritual chamado Terra" (LEEPP, 1ª edição, abr 2016), de IF, contem orientações interessantíssimas! Pode ser que estejamos enganados em nossa "opinião"! Deus e Jesus abençoem a todos nós nessa caminhada evolutiva! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:45)!!!

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Dr. Inácio!!
    Tudo bem?

    Realmente, muito interessante estes apontamentos!!
    Muito obrigado!!
    Excelente dia e semana para todos nós!!
    Fiquemos com o BOM DEUS!! \O/

    Carlos A. Gomes

    ResponderExcluir
  5. Ao ler as obras do nobre autor espiritual André Luiz, essa questão da "categoria" espiritual a que ele pertencia sempre me confundiu os pensamentos. Embora ele tivesse narrado seus equívocos enquanto encarnado e sua passagem pelo umbral, podendo nos levar a concluir de forma apressada que ele fosse um espírito, digamos, comum como nós outros, a mim ele sempre passou a imagem de ser um espírito muito nobre, inteligente, humilde, de bons sentimentos, de boa vontade, etc... bem diferente de mim, por exemplo, que não sou nada disso...

    Além disso, essa história de um espírito escrever uma coleção sobre a vida no mundo espiritual, de forma tão brilhante como ele o fez, sem que o projeto tenha sido concebido, supervisionado e sustentado por espíritos de escol, era algo que me parecia improvável.

    Mas dada a minha fragilidade intelectual e moral, muito provavelmente, sem o auxílio desse trabalho que a espiritualidade vem realizando através do nosso querido e estimado Baccelli, jamais teria penetrado mais profundamente nesses pormenores da construção desse edifício maravilhoso que é a Doutrina Espírita, sendo continuada diante de nossos olhos, que muitas vezes estão tão desatentos para as coisas do Espírito.

    Que tenhamos todos uma semana de paz, com as bênçãos de nosso Deus Pai e de nosso Senhor Jesus Cristo!

    ResponderExcluir
  6. Conforme aprendemos através a Doutrina, a lei de Deus não é de violência. Se encontrássemos em Nosso Lar um ambiente muito diverso do que estamos acostumados, seria para nós um esforço sobre-humano de adaptação, além das nossas capacidades, enfim, não poderíamos ser admitidos em tal "paraíso".

    Mas, apesar de tudo o que o livro Nosso Lar nos mostra em termos de similaridades com a Terra, também nos é revelado que há sim grandessíssimas diferenças entre a vida no mundo espiritual e na Terra. Daqui a quantos séculos, talvez milênios, teremos uma cidade organizada nos moldes de Nosso Lar aqui na Terra? Entre a Terra e o "Paraíso" há um caminho a ser trilhado e no meio desse caminho é que passamos por lugares como o Nosso Lar, que em muitos aspectos é parecida com a Terra mas em outros aspectos é muito mais sublimada. Quem aqui não daria tudo para passar uma tarde no "Campo da Música"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Chegado (27-02-2018 03:31). Nos seus arrazoados do Aquém, você lançou a pergunta "...Daqui a quantos séculos, talvez milênios, teremos uma cidade organizada nos moldes de Nosso Lar aqui na Terra?..." Nossa curiosidade buscou digitar no Google o tema "cidades futurísticas no mundo" e encontramos o artigo "8 cidades futuristas que estão sendo construídas e provam que o futuro é agora" (13-04-2017 17h52), de PH Mota e divulgado no site www.fatosdesconhecidos.com.br. Nele, o autor escreveu "...várias cidades tecnológicas já estão desenvolvidas em várias partes do mundo, fazendo com que cidades inteiras sejam construídas com uma visão futurísticas..." Então, ele listou os exemplos: 1. Lusail City; 2. Cidade inteligente e sustentável Fujisawa; 3. Pena Station Next; 4. Gandhinagar; 5. Cidade Econômica King Abdullah; 6. Astana Expo City; 7 - Naya Raipur e 8. Konza Techo City. Nessa linha de pensar desse irmão, convém pensar na notícia "Gestora finlandesa visita São Paulo e dá receita de 'escola do futuro'" (12-05-2017 20h35 - Educação - Folha de São Paulo), de Paula Saldanha. Bem, o assunto mencionado por você comporta muitos aspectos, não é mesmo? Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (10:27)!!!

      Excluir
  7. Dr. Inácio - A pergunta com a qual terminou a sua ultima mensagem bem como a questão a ela relativa obrigaram a que reflectisse . Será que a súmula de tudo o que já li relativo ao mundo sideral , isto é : a minha cultura geral , me permitiria responder ao seu desafio ? A minha resposta é Não ! E porquê ? Não o poderia fazer em Sã Consciência ...a menos que agisse como um assumido Sabereta qual Pseudo Sábio ! O ser Humano , salvo rarissimas excepções , sofre de Miopia espiritual : os cinco sentidos com os quais estamos em contacto com o Universo traem-nos com as suas sensações subjectivas e ilusórias ! A razão Humana aínda não está dotada de uma unidade de medida adequada à Análise e consequente Sintese do que se passa no Além Tumulo . O que os Medianeiros nos relataram até à presente data não vai além do levantar da ponta do véu : o ser humano aínda não atingiu , na sua generalidade , a maturidade cívica e ética necessária e suficiente para que seja digno de conhecer a Realidade Integral . A esta hora o Mestre deve estar a pensar : este rapaz tem de estudar mais...!!! Mestre: acabei de reler Adenauer Novaes ! Voltando ao assunto : Quem já leu a " Viagem Astral" de Lancellin (João Nunes da Maia) poderá ter constatado que foram muito poucos os encarnados que em desdobramento durante o sono , assistidos por Miramez , conseguiram corresponder às expectativas dos Instructores Maiores ! Uma desilusão ! Por tudo isto penso que poderei afirmar que nós os actuais Terráqueos/Terrículas aínda somos muito ignorantes e...ai de quem julgar que não o é ! Na próxima virá disléxico ! Julgo que apenas poderemos corresponder à sua sugestão , não adulterando as Leis Universais , quando tivermos acesso à Consciência Intuitiva ....a qual teremos perdido aquando da " Queda da Alma " ( segundo alguns) qual valvula de segurança activada pela Espiritualidade face aos desmandos dos então Terráqueos . Como tal e para terminar Rogo-lhe que continue a ser o nosso Formador e Orientador pedagógico neste aprendizado que é a nossa actual experiência carnal . João Semana

    ResponderExcluir
  8. Dr. Inácio, totalmente de acordo que André Luiz se apequenou para nos falar das realidades da cidade-modelo Nosso Lar. Ninguém se transforma por artes mágicas. Quando ele chegou ao Ministério do Auxílio, já era o espírito lúcido e sábio que as suas obras sucessivamente revelam. E a sua moralidade também não era menor.
    Paulo de Tarso, o grande perseguidor dos cristãos, não se transformou no espírito que viemos a conhecer, quando se avistou com Jesus. Ele já era grande e por ser grande recuperou mais rapidamente o tempo perdido. Se desejamos, de fato, perceber que espírito é André Luiz, sugiro a leitura do Prefácio de Emmanuel, em "Apostilas da Vida", onde Emmanuel rende merecido tributo a André Luiz.Muito grata, como sempre. Abraço carinhoso à equipa. Noémia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bela dica, Noémia José! Obrigado por compartilhar conosco! Abraço!

      Excluir
  9. Bom dia a todos!

    Quanto à pergunta do final do texto, quem seriam os estudiosos do Espiritismo? Euzinho, aqui, leio e matuto o quanto consigo, mas não me atrevo a ser estudioso. Um humilde vivenciador dentro de minha limitações.

    Agora,pensando bem, não dá pra gente explicar aquilo que não tem conhecimento suficiente. Já não consigo nem explicar os esclarecimentos daqui, quanto mais os que não são daqui...

    Mas uma coisa eu garanto: aos poucos, passo a passo, eu chego lá e depois de chegar do lado de lá (quem garante que não seja o mesmo daqui?) e muito estudar e vivenciar, talvez me arrisque a explicar alguma coisa.


    Bom fim de semana a todos!

    ResponderExcluir