domingo, 17 de maio de 2020


MÁSCARAS

O seu rosto é a sua máscara...
Mas... quem realmente você é?!
Quais são os traços espirituais de seu espírito?!
O que pode estar disfarçando o seu sorriso?!
A sua mímica facial?!
Que interesses escondem as suas palavras?!
As suas atitudes de aparente gentileza?! – se forem aparentes, é claro...
O que você vê quando se olha no espelho?!
Quais são os seus pensamentos?!...
As suas intenções?!
As opiniões que externa?!
O que, por fim, o move sobre a Terra?!
Tais perguntas, evidentemente, apenas poderão ser respondidas por você, e por mais ninguém.
Ninguém que possa julgá-lo...
Ou classificá-lo...
Ou rotulá-lo...
Mas... o que você pensa de você?!...
Da máscara de seu rosto?!
Sente-se realmente humano?!
Ou... meio bicho ainda?!...
Não sei, porque a humanidade ainda esconde tanta desumanidade, não acha?!
Tantos bichos parecem ser mais ternos e afetuosos...
Difícil crer, por exemplo, que uma roseira venha a ser um homem desalmado...
Você não acha?!
Que um cão amigo, quando se humanize, possa se tornar um... corrupto...
Não sei...
Conjecturas.
Mas... se você tirar a sua máscara do rosto, o que há de sobrar?!...
Tantas máscaras, ao cobri-los, têm mostrado o rosto de tanta gente...
Gente que a gente achava simpática...
Não é?!
Que a gente pensava que fosse... gente...
Melhor que a gente...
Sinceramente, sem máscara, ou melhor, com máscara, eu tenho muito medo da cara que tenho...
Do vírus que sou...
Mais letal que qualquer Covid...
Meu Deus...
Afastai de mim todos os espelhos...
A festa das máscaras é um museu de teratologia...
A céu aberto!...
Apiedai-vos, Senhor, de nossa tremenda virulência!...

INÁCIO FERREIRA

Uberaba – MG, 17 de Maio de 2020.




13 comentários:

  1. Bom dia Dr. Inácio e Baccelli! Sou um espírito da terceira ordem, escapando por pouco da linha dos zombeteiros. Tenho um forte lado animal, bem parecido cm uma onça, melhor não cutucar cm a vara curta! Penso que certos cães e gatos são anjos em disfarce, que vem nos ensinar a amar, esses anjos não se incomodam a aparência animal, eles já superaram esses limites. Cm dizia uma velha canção aqui da terra, cantada por Ney Matogrosso a quem muito admiro, pois usava máscara pra cantar , mas na vida não usava máscara nenhuma: ¨Sou um homem , sou um bicho, sou uma mulher, sou a mesa e as cadeiras desse cabaré.¨ Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia a todos! Enquanto isso por aqui,no planeta espiritual chamado terra, conforme ensinamentos do Dr. Inácio, muitas MÁSCARAS estão a CAIR! Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Saudamos alegremente a mensagem "Máscaras", de Inácio Ferreira (IF) neste início semanal! Ela auxilia-nos a pensar junto com o conteúdo do capítulo 3 - Máscaras de "Egos em Conflito" (LEEPP, 1ª edição, out 2016). Nele, se lê "- Ninguém aqui sabe, minha cara! E, para dizer a verdade, é preciso que tenhamos medo mesmo, porque, de hora para outra, aquilo que imaginamos que fomos, mas ainda somos, pode nos sobrepor à máscara, ou seja, à personalidade presente...". Neste raciocínio, IF dialoga com Domingas, que havia declarado "... diante de suas explicações, sinceramente, eu não sei qual 'eu' vive escondido em mim...". Este diálogo foi motivado pelos comentários de IF, no capítulo 2 - Alzheimer -, sobre o caso de uma personalidade de Uberaba acometido de Alzheimer e que retornara à vida espiritual invisível e arrependido do que fez durante sua existência física naquela cidade. Neste capítulo, IF informou que "... Ele [o ser humano, a personagem uberabense] não era mau - fora acometido de um surto de maldade! Todos nós estamos sujeitos a ser acometidos por surtos semelhantes, infelizmente, ainda há muito material disponível para tanto - surtos de amor-próprio, de vaidade, de ambição, de personalismo, de egoísmo, de rebeldia..." (página 20 daquela edição mencionada). Portanto, diante do período de pandemia do vírus Sars-CoV-2 e dos outros problemas corriqueiros, portamos a máscara correspondente àquele surto. Muito interessante o título da comunicação desta semana! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (14:47)!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Nossas máscaras. Nesta manhã (dia 22-05-2020), depois do nossa café espiritual matinal, pegamos a obra "A Verdade além das aparências" (Editora Dufaux, 1ª edição, ago 2014), de Samuel Gomes (SG). Nele encontramos o capítulo 6 - Máscaras que se desfazem -, no qual o autor sinaliza sua compreensão sobre o assunto em foco na mensagem semanal de Inácio Ferreira (IF), que pode ser lido e estudado com a pergunta 919 de "O Livro dos Espíritos". Temos muitíssimo que apreender e aprender com esses ensinamentos espirituais no nosso dia a dia! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (10:17)!!!

      Excluir
  4. Boa noite a todos! Enfim mostramos a nossa cara: somos mascarados! Quem puder que entenda. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Aécio Emmanuel César17 de maio de 2020 às 20:58

    Bom dia Dr. Inácioe Baccelli. Creio que ainda muita gente irá usar da máscara de anjo sendo um endemoninhado; creioque muita gente por um tempo indeterminado ainda andará por aí vestido de pele de cordeiro, sendo um lobo esfomiado, procurando vítimas para alimentar da sua ignorância em ainda não se assumir publicamente. Cada um de nós sabe o que é por dentro e não precisa de máscaras para mostrar à sociedade em que faz parte. Mas, se somos ainda o mal, porque não admitimos ele estar conosco e em nós? podemos tapiar os outros, não a nós mesmos. E pergunto: Ser ou não ser? Eis a questão. Não é mesmo? Forte abraço aos dois. Aécio Emmanuel César

    ResponderExcluir
  6. Bom Dia! Por aqui, pelo menos, aos amigos visíveis de um jeito ou de outro. Esse assunto, me parece de suma importância. Penso que, o autoconhecimento é o exercício perene, daqueles que desejam despir máscaras que não lhes cabem, mas chegar a essa conclusão, é como a passagem do Evangelho (Bem Aventurados os pobres de espírito) precisamos urgente ser pobres de espíritos. O orgulho nos leva á certezas infundadas, justificativas malfadadas. Sócrates tentou deixar também exemplos, sobre nossos partos de ideias, assim como tantos Espíritos em sua jornada terrestre. Só sei que nada sei. Querer aprender é difícil. A vaidade trazida em nossas humanidades dissipa a luz protetora. Oremos! Vivemos tempos de reflexão, agora, mais que sempre é hora, para trocar todos os tipos de máscaras. Paz e luz! Gratidão sempre pelas reflexões.

    ResponderExcluir
  7. Quando menos se espera, o leão salta detrás da pedra.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia dtr Inácio que a paz do cristo esteja com todos. O texto é maravilhoso os meus questionamentos que já fiz a mim mesmo tenho medo e pesso a misericórdia divina p todos nos gratidão pelas lições figuem com Deus

    ResponderExcluir
  9. Dr Inácio , o senhor aborda esse tema no seu livro
    “ Egos em Conflito “ e diz mais ou menos assim
    - “ é preciso que tenhamos medo , porque aquilo que imaginamos que fomos , ainda somos e pode nos sobrepor à máscara , ou seja a persona ...”!
    A vida é um palco , onde representamos vários papéis e não tem ensaio , já entramos atuando e às vezes nos deparamos com personagens antigos
    dos quais não conseguimos nos libertar .
    Como toda peça teatral é uma grande encenação .
    Boas vibrações para todos nós .

    ResponderExcluir
  10. Creio que o ":eu" escondido, são as nossas sombras, cada dia uma se mostra.

    ResponderExcluir
  11. Ainda estou tentando encontrar em qual esquina eu me perdi...Ou melhor, porque me deixei perder!

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde a todos! Não existe vírus biológico, criado ou não em laboratório, que dê fim na crueldade humana, e cm dizem os antigos ¨gente ruim não morre¨ muita gente tá cm medo a toa. Paz!

    ResponderExcluir