domingo, 14 de junho de 2020


A PANDEMIA DAS DROGAS - I

Sem dúvida, a maior luta que o espírito enfrenta, na reencarnação, é a que diz respeito ao seu próprio passado, às diversas “personalidades” que, ao longo de sua trajetória evolutiva, ele vem animando.
Sempre existe uma tendência muito grande em reviver o pretérito, na sequência natural das experiências que o espírito vivencia na Terra.
O esquecimento do passado, sendo parcial, e não absoluto, diz respeito, em essência, mais à identidade do espírito em sua vida anterior, e não ao que ele continua a ser, ao ocupar nova vestimenta física.
Assim, repetimos, o maior entrave ao progresso do espírito que regressa ao Educandário Terrestre, pode se resumir nas tendências e inclinações por ele adquiridas, e que somente pela educação, ou reeducação, poderão ser anuladas – no caso, dessas mesmas inclinações e tendências lhe serem estorvos na aquisição de hábitos consentâneos com a sua necessidade de crescimento íntimo.
Porém, desejamos neste arrazoado, fazer referência, talvez, ao mais grave obstáculo que o espírito pode facear no aproveitamento de sua atual encarnação – obstáculo de natureza exterior, que, é bem verdade, encontra ensejo de manifestação em sua realidade interior.
Estamos nos referindo às drogas ilícitas, aos alucinógenos de uma maneira geral, que podem fazer com que o espírito, ainda na adolescência, ou na juventude, permaneça escravo do vício durante toda a sua encarnação, “desperdiçando” a oportunidade que obteve.
Claro que toda experiência termina por contar positivamente para o espírito, muito embora, no caso específico dos tóxicos, essa experiência possa vir a lhe custar muitas dores, que podem se estender por várias existências – nas consequências diretas, ou indiretas, de suas escolhas.
Muitos espíritos, por exemplo, que não conseguem se libertar do vício das drogas, incluindo aqui a questão do alcoolismo, ao se entregarem à depressão, e/ou a complexos quadros obsessivos, infelizmente, acabam optando pela autodestruição.
Conhecemos aqui, deste Outro Lado, um sem número de espíritos que, ainda tendo largo tempo de vida pela frente no corpo material, anteciparam o seu regresso ao Mundo Espiritual com sérios agravantes de sua situação, também pelo trauma que causaram aos familiares e, de resto, à sociedade como um todo, na repercussão do ato de violência que cometeram com o autoextermínio, que nunca deixa de ser uma “propaganda” da falta de fé em Deus.
Não mencionaremos aqui, nestas palavras em síntese, a culpa que, nos casos de suicídio, ou de outras condições de penúria moral e intelectual, a família e a sociedade também possam ter, e, certamente, têm.
A infância e a adolescência estão padecendo de muitos descuidos da parte daqueles que deveriam se sentir mais responsabilizados por elas.
Voltando, todavia, à questão das drogas, que pode ser considerada uma calamidade, um flagelo superior a todos os flagelos que vêm acometendo a Humanidade, que vitima muito mais vidas que qualquer pandemia que, atualmente, esteja ocupando espaço na mídia mundial, queremos dizer que, infelizmente, milhares e milhares de espíritos, que se corporificam no orbe, retornam à esta outra Dimensão com o mínimo aproveitamento possível de sua experiência reencarnatória.
E não pensem que aqueles que deixam o corpo em consequência desse ou daquele vício possam dele se libertar pela sua simples condição de espírito desencarnado.
Esperamos, no próximo post, dar sequência a essas nossas reflexões sobre o assunto que, de fato, vem se constituindo em obstáculo quase inarredável no caminho de muitos.

INÁCIO FERREIRA

Uberaba – MG, 14 de Junho de 2020.



 

25 comentários:

  1. Carmo do Cajuru, MG, 14.06.2020

    Caríssimos,

    depois de tantas pandemias, endemias,epidemias, guerras mundiais, guerras e perseguições religiosas, perseguições raciais e sociais, regimes ditatoriais, políticas nefastas, doenças várias e outras enfermidades do homem e, quiçá da moral espiritual, se nada disso serviu para fazer o pensamento e comportamento humano melhor refletirem sobre a oportunidade reencarnatória, quero crer que essa atual pandemia, levando em consideração as diversas literaturas espíritas que estimam em 2/3 (e que também inferem pesquisas científicas, entre elas a NASA) as perdas mundiais (encarnados, desencarnados, geodécias, geológicas, materiais), teremos, realmente um Mundo Novo para trabalhar. Seremos os verdadeiros Herdeiros de Um Mundo Novo, para que, finalmente, possamos olhar Do Outro Lado do Espelho, olhando nossas Cinzas do Tempo, que assim nos Convida a Pensar.
    Abraços de luz e harmonia.
    Aroldo J Piacesi

    ResponderExcluir
  2. Bom dia a todos!!!

    Que legal quando as coisas acontecem assim. Estava pensando em colocar nos comentários uma passagem de um filme que assisti ontem, com receio de não ter nada a ver como assunto do blog. Eis que tem tudo a ver!

    Aviso: não é spoiler! É uma série coreana - sou fanático por series coreanas e pelo povo e nação coreana - com um enredo totalmente espiritualista, só que é uma comédia com toque sérios.

    Na cena, os personagens estão discutindo sobre o "Banho do Esquecimento", a que os humanos são submetidos antes de reencarnarem, (é uma espécie de cabine telefônica toda transparente que despeja jatos de esquecimento no reencarnante - é comédia!) e ao ver a cena imediatamente me lembrei dos três pontos que D. Laura, mãe de Lísias comenta quando ia justamente passar por esta fase!

    E a personagem central, que é uma mulher, diz assim:
    -" Reencarnar com as lembranças da vida anterior é horrível. Você viveria uma vida que já viveu. Seria impossível ter uma vida normal. Para mim o Banho do Esquecimento é o melhor serviço que o Pós-Vida oferece aos mortais."

    E pois não é essencial? É uma oportunidade totalmente isenta que temos de evolução!!! Para nossos irmãos que passaram por aqui e são/foram vítimas das drogas é uma benção divina!!! Todo apoio para eles!!!

    A série chama-se Mystic Pop-Up Bar - Netflix. Esta cena acontece no episódio 7 faltando 5:00 minutos para terminar.

    Um grande e fraternal abraço a todos!!!

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Muito oportuno a comunicação semanal de Inácio Ferreira (IF) sobre "A Pandemia das Drogas". Pandemia, como assim? Bem, busquemos ler "Relatório mundial sobre Drogas 2019: 35 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de transtornos por uso de drogas, enquanto apenas 1 em cada 7 pessoas recebe tratamento", que foi divulgado em 26-06-2019 pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC = United Nations Office on Drugs and Crime". Lendo-o em sintonia com a mensagem inaciana, percebemos a gravidade dessa questão que "...pode ser considerada uma calamidade, um flagelo superior a todos flagelos que vêm acometendo toda a Humanidade...". Em outras obras do mesmo auto e de outros, esse assunto tem sido mencionado nesse desafio mundial. Tudo depende da sociedade querer modificar esse estado mental infeccioso. Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (17:56)!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Um VAR no texto de 14-06-2020 13:55: onde se lê "... Muito oportuno a comunicação..." e "... Em outras obras do mesmo auto e ..."; leiam0s "... Muito oportuna a comunicação..." e "... Em outras obras do mesmo autor e...". Desculpe-nos a incorreção naquele texto. Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (16:54)!!!

      Excluir
  4. Boa noite ! Na paz!! Tá tudo certo !!
    Humm!!..., ótimo assunto ! Aguardemos as estatísticas será anunciada aqui, e , comparemos com outras PANDEMIAS...
    Detalhe: atentemos aos fatos que, poderemos ter números aqui, e vindos também do mundo invisível. Boas reflexões virão! Esse Psiquiatra é dos bons !! Hehehe

    ResponderExcluir
  5. Bom Dia Dr. Inácio e Baccelli. Creio que o vício, trata se de um querer do próprio espírito encarnado, é a sua vontade, o seu prazer, seu deleite. Já os que vendem intentam o enriquecimento sem se importarem cm a desgraça alheia, e por trás de tudo isso, há os que não querem o progresso humano, e tb nossos inimigos desencarnados. O assunto é multifatorial, complexo e de difícil resolução, creio que só terá fim lá para os meados da regeneração planetária. Até lá muitas dores, mortes prematuras, lágrimas de pais, mães, esposas e filhos. E cada cada um de nós permaneça vigilante, cm disse Madre Tereza de Calcutá; ¨ A coisa mais fácil é errar.¨ Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Aécio Emmanuel César15 de junho de 2020 às 04:49

    Bom dia Dr. Inácio e Baccelli. Realmente o senhor tem toda a razão. Devemos convir que desde o nosso nascimento na Terra, a gente vai morrendo aos poucos - isso no estado natural do espírito reencarnado. Agora uma grande maioria de espíritos na carne vai se matando aos poucos mesmo com as drogas lícitas ou ilícitas. É um tal de suicídio indireto em massa regressando ao mundo espiritual por ignorarem as oportunidades de conhecimento espiritual em a maioria das igrejas ainda não resolveram elucidar aos seus fieis que a vida continua além-túmulo. Uma pena, não é mesmo? Um forte abraço aos dois. Fiquem em paz.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia drt inacio e Carlos baccelle gratidão. Esse texto veio na hora certa muitos ensinamentos figuem todos na paz do cristo

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde a todos! Tudo na terra parece viciar: álcool, drogas, sexo, jogo, dinheiro, comida, ganancia, consumismo, e até o macabro suicídio, dizem existir o ¨suicida compulsivo. ¨ A mente humana é um labirinto em fuga, teimando em não evoluir. Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Então, 30.06.faz um ano q meu marido desencarnou.cirrose por bebida. É td isso q o sr disse doutor. Agora meu filho de 20 anos está no mesmo caminho. Ainda bem q o espiritismo me esclarece

    ResponderExcluir
  10. Somente um comentário. A revista Saúde de maio de 2003 já alertava contra o coronavirus com a seguinte reportagem: "Ainda não dá para respirar aliviado" - Mas os médicos, ao menos, já sabem como agir caso a pneumonia asiática chegue pra valer ao Brasil. A doença continua provocando estragos mundo afora."

    E mais cita a reportagem: "A pneumonia asiática está ganhando as manchetes do mundo todo. E não é para menos. Até o início de maio 6.000 casos, com mais de 400 vítimas fatais haviam sido notificados à Organização Mundial da Saúde-OMS. Na China e em Hong Kong, regiões onde a epidemia alcançou proporções alarmantes, os governos locais foram obrigados a fechar escolas e interditar cinemas e teatros, entre outras medidas drásticas..."
    A reportagem dessa revista (Saúde, maio de 2003 revistasaude.com.br) continua informando que as cidades de Rio de Janeiro e São Paulo seriam as mais afetadas por que recebem gente de todos os cantos do planeta.
    Seria bastante interessante perceber que problemas sempre existiram, mas os tratos e cuidados preventivos ou ações para minorar seus efeitos raramente acontecem.
    O mesmo se dá em nosso íntimo plano espiritual, quando não nos damos a nós a devida atenção ao nossos cuidados e tratos do espírito, preferindo, muita vez, a ação material, o físico bonito, a matéria luzindo em detrimento de um espírito sempre pronto a servir.
    Esse atual aprendizado levará a muitos a grandiosa reflexão de sua própria serventia como ser essencial à vida humanamente coletiva.
    Que possamos ser dignos de aproveitar esse momento para crescermos em nossa longa jornada da vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Aroldo J. Piacesi (15-06-2020 11:51). Permita-nos somar um esclarecimento ao seu comentário interessante a fim de que o mesmo não seja interpretado de outra forma. Tivemos a curiosidade de buscar, pelo Google, a referência sobre a reportagem "Ainda não dá para respirar aliviado", que foi publicada na Revista Saúde de maio de 2003. Nesta busca, encontramos o esclarecimento da própria Revista Saúde:"Comunicado sobre vídeo que está circulando com edição de 2003 de SAÚDE. Vídeo em circulação usa reportagem antiga de SAÚDE para alegar que o novo coronavírus (Sars-CoV-2) já existia há anos. Isso não é verdade - a gente explica." (Medicina - Redação - publicado em 24-03-2020 12h08 - atualizado em 09-04-2020 18h53 - https://saude.abril.com.br/medicina/comunicado-sobre-video-que-esta-circulando-com-edicao-2003-de-saude). Este fato também foi publicado no site www.boatos.org/saude/revista-saude-2003-covid-19-exixtia-armacao-china.html e como "Revista 'Saúde' desmente 'fake new'" (José Santana - 26-03-2020 - www.folhaestado.com/revista-saude-desmente-fake-new). Sobre a Síndrome Respiratória Aguda Severa (SARS), podemos ler o artigo de Maurício Lima, publicado em 21-04-2003 no site www.saudeemmovimento.com.br/conteudos/conteudo_frame.asp?cod_noticia=975. Desculpe-nos mais uma vez! Participe sempre com suas observações apropriadas! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (10:08)!!!

      Excluir
  11. Este problema de drogas nao e' novo, as causas sao muitas.
    Agrava-se hoje devido ao alto nivel de stress `a que as pessoas sao submetidas
    ou `a que se submetem voluntariamente sempre querendo mais e mais. Querem por
    exemplo um apartamento maior e melhor localizado que custa mais caro sendo entao
    necessario trabalhar mais, fazer hora extra, trabalhar nos fim de semana,
    o mesmo para a casa de campo e o carro importado, para a viagem ao exterior.
    Medem seu valor pela quantidade de coisas que possuem.
    Outros nao vem sentido numa sociedade tao desigual. E' dificil explicar para
    um favelado por que um Deus bom e justo o colocou numa favela enquanto outros
    corruptos nascem em berco de ouro morando em coberturas com vista para o mar.

    Ai' buscam nas drogas um alivio para tanto stress.
    Uma vez viciado as coisas se complicam e muito. Nao e' mais questao de
    forca de vontade, existe bio-quimica tambem. Deixar o vicio se torna mais
    um stress. Aquele que precisa de cigarro para se concentrar, precisa fumar
    para trabalhar.

    A causa de tudo me parece ser o desconhecimento do proposito da vida na Terra.
    Uma vez conhecedor de seu proposito o espirito passa a se dedicar entao de corpo
    e alma ao cumprimento de sua missao e nao perde mais tempo com coisas que nao lhe
    acrescentam nada, cada minuto vale muito.

    Me parece que deve ser muito pouco o numero de espiritas que usam drogas.

    Por que entao o Espiritismo nao se universaliza?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Anônimo (16-06-2020 06:42). Você questionou: "... Por que então o Espiritismo não se universaliza?" Primeiro, suas observações são interessantes no que se refere às drogas. Neste sentido, sugerimos assistir ao documentário "Drogas S.A.", divulgado pela TV National Geografic e, também, os livros de Luiz Sérgio de Carvalho, Espírito, e "Para vencer as drogas" (Didier), de Odilon Fernandes. Segundo, sobre a sua indagação, indicamos a leitura das perguntas 798 a 802 de "O Livro dos Espiritos"! Por sua natureza divina, o Espiritismo é universal, pois é parte das leis naturais! Deus, Jesus Cristo, os Bons Amigos Espirituais abençoem a você e a todos no seu campo de energia espiritual! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:54)!!!

      Excluir
    2. Muito obrigado. Com relacao `as explicacoes dadas no Livro dos Espiritos, nao resta duvida
      que *algum dia*, o Espiritismo, sob nomes diversos, se tornara' universal, mas quando ?
      Em matematica dizemos que no limite, quando a variavel tende para o infinito,
      um certo valor da funcao e' atingido.

      O link do site terra abaixo, tao mencionado neste blog, mostra que o Brasil e' um dos maiores
      consumidores de drogas no mundo, justamente o Brasil que e' o maior pais espirita do mundo.
      Deveria ser o contrario, nao e' mesmo, entao porque nao e'?

      https://www.terra.com.br/noticias/brasil/estudo-aponta-brasil-como-segundo-maior-consumidor-de-cocaina-no-mundo,48b1dc840f0da310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

      Sei nao, ja' encontrei tanta gente com dificuldade de entender
      ate' mesmo o que e' re-incarnacao, quanto mais acreditar nela.
      Parece existir um abismo entre elas e o espirita que nao entende
      como e' possivel alguem nao entender algo tao basico como re-incarnacao.

      Por ultimo:

      "Para vencer as drogas" (Didier), de Odilon Fernandes"

      Nao duvido que seja interessante, mas tenho esta impressao
      que o leitor deste blog nao padece deste mal e nao tem necessidade
      de ler este livro. E sem ler nao pode recomendar a quem precise.
      Bom seria se o blog, ao inves de falar que o problema existe,
      o que todos sabemos, falasse sobre o porque ele acontece.

      Abraco fraternal e votos de paz profundal.

      Excluir
  12. Boa tarde! O livro ¨Ícaro Redimido¨ que nos conta a História de Santos Dumont no mundo espiritual, afirma que todos os desequilíbrios humanos , são frutos de 2 fontes; O orgulho e o egoísmo. A drogadição envolve o egoísmo do ser, que indiferente a qualquer dor alheia mantém sua conduta, e pelas vias do orgulho, incapaz de assumir seus erros, culpa os pais, a família e a sociedade. Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Bom Dia. Civilização trouxe alcool para indígenas, índio ficou viciado. Hoje muitos morrem com água branca que arde. Muito triste. Paz.

    ResponderExcluir

  14. Conversando com uma pessoa , com traqueostomia definitiva , esta me falava da sua angústia , culpa , pelas consequências do abuso de cigarro durante anos a fio.
    Mesmo tendo abandonado o vício há muito tempo , às vezes sente falta de uma “ tragada “ .
    Depois de ouvir esse relato com atenção , e desde que ela comentou que se sentia culpada pelos danos causados a seu corpo , arrisquei um comentário : “que seria interessante se perdoar e aceitar a sua nova situação , apegando se a alguma Fé ...tem alguma religião “?
    Respondeu : “ mais ou menos , católica não praticante ,tenho irmãs evangélicas “.
    Daí lhe disse que sou de formação católica e encontro as respostas para as minhas angústias e consolo na doutrina espírita .
    Chico Xavier , nos deixou uma obra literária bastante rica , aprendo muito com ele .
    Na sequência ela comentou que durante sua permanência na UTI , em um determinado momento viu o Chico no corredor , parecendo olhar para ela e lhe trazendo esperanças de uma nova oportunidade p continuar vivendo .
    Porém , parece que ninguém acreditou no seu relato .
    Disse lhe então , vc sabe que o viu e isso basta .
    Converse com ele , sinta se abraçada por ele e tenho certeza que será amparada e consolada .
    Sempre o Chico envolvendo a todos , com o seu Amor .
    ,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Silvana (18-06-2020 14:01). Parabenizamos a sua participação neste blog, narrando um diálogo ilustrativo do como cada um de nós pode contribuir com os irmãos da nossa jornada evolutiva neste abençoado Planeta Espiritual chamado Terra sem a preocupação "primeira" de converter A, B ou C para o seu modo de pensar religioso. Forneceu a pista, o "Sinal Verde" para aquela pessoa pudesse pensar por si mesma. Em algumas ocasiões, nós realizamos visitas à casa de repouso de protestantes onde muitos perguntavam quem era nosso pastor e igreja. Respondiamos: "Jesus e a nossa igreja é a dEle." Eles notavam nossa forma de conversar diferente dos outros religiosos visitantes. Continue nesse caminho de boa cristã! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:37)!!!

      Excluir
    2. Muitos vicios sao adquiridos durante a fase da vida em que a parte
      emocional do perispirito predomina sobre a racional. Os Anos Rebeldes.
      Existem causas tecnicas e este e' o grande problema, passaremos por
      tudo isto de novo numa outra vida e e' preocupante pensar que depois
      de tanto arduo trabalho para adquirir controle sobre algo podemos perder
      este controle novamente em novas circunstancias e ambientes de vida.
      Mas talvez seja este o grande teste pois nao podemos perder o que ja'
      faz parte de nos, e se perdemos e' que porque ainda nao adquirimos em
      definitivo.

      Excluir
    3. Bom dia a todos!

      Bem explicadinho!... again, and again and again...

      É o tal "banho do esquecimento" - e é serviço prestado "de grátis"!!!

      Um grande abraço a todos!

      Excluir
    4. Cadichon , vivenciei uma situação, muito interessante , que reforça a importância de sermos trabalhadores do Cristo , em qualquer situação.
      Uma noite , integrando um grupo de voluntários , que
      levavam a mensagem do evangelho , desvinculados de religião a UTI do Hospital das Clinicas .
      Poucos pacientes interagiam , e perguntávamos se poderíamos ler um trecho do evangelho , orar , conversar , o que preferiam ?
      Até mesmo ficarmos em silêncio ,por alguns minutos e uma paciente , nos disse que gostaria de rezar o Credo se poderíamos orar com ela .
      Como o grupo era composto por espíritas , ninguém sabia ...
      Mas , eu orei com ela , pois assisti muitas missas no Asilo Santo Antônio , onde o Sebastião Carmelita , era o padre que celebrava a missa .
      Tudo tem sua importância no momento certo .

      Excluir
    5. Boa tarde, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Silvana (20-06-2020 08:28). Realmente "... Tudo tem sua importância no momento certo."! Temos uma filha, que é técnica de Enfermagem e simpatizante espírita, expericiando esses fatos nos plantões no hospital onde trabalha, no setor de hemodiálise. Ela vê os Espíritos nesses ambientes hospitalares. Então, orientamos ela conversar normalmente com esses pacientes visíveis e invisíveis! A vidência nela é esporádica como deve ser normalmente. Nós a incentivamos a ler "O Livro dos Espiritos", "O Livro dos Médiuns", "O Evangelho segundo o Espiritismo", bem como realizar o estudo do Evangelho no Lar! Sugerimos ler sempre "E A Vida Continua..." (FEB), de André Luiz! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (14:41)!!!

      Excluir
    6. Estou estudando " Além da matéria " Robson Pinheiro, autor espiritual Joseph Gleber. Quando fui tachada de louca e obsediada , me eduquei através do livro " Cinzas do Tempo " Dr.Inacio muito bom, sempre releio.Abraços

      Excluir