domingo, 18 de abril de 2021

 

A Obra Literária de Chico Xavier

(Em Homenagem ao 18 de Abril)

 

Alguns amigos nos solicitam, ainda que rapidamente, uma análise literária da Obra Mediúnica de Chico Xavier. Por não sermos experts no assunto, não poderemos fazê-lo, de vez que, segundo cremos, ele cabe aos especialistas.

Contudo, podemos dizer que a Obra Mediúnica de Chico Xavier, desde a sua primeira publicação, “Parnaso de Além Túmulo”, vem sendo analisada literariamente, causando surpresa aos estudiosos isentos pela sua autenticidade.

Chico Xavier psicografou em todos os gêneros literários: épico, lírico e dramático – por seu intermédio, desde 1927, os Autores Espirituais escreveram romances, novelas, contos, crônicas, poemas, canções...

Chico, ainda, produziu notável literatura infanto-juvenil, através, por exemplo, das obras intituladas: “Os Filhos do Grande Rei”, “Mensagem do Pequeno Morto”, “História da Maricota”, “Jardim da Infância”, “Cartilha do Bem”, “Pai Nosso”, etc.

Habitualmente, os grandes escritores, os mais premiados, revelam inata tendência para gênero específico de literatura, mais consoante com a sua capacidade intelectual e preferência. Na condição de médium, porém, Chico serviu de instrumento para diversos espíritos que, por ele, se manifestavam com a sua especialização literária: os poetas do “Parnaso”, os cronistas de “Vozes do Grande Além”, com destaque para Humberto de Campos, em “Crônicas de Além-Túmulo”, então considerado o maior cronista brasileiro, e ocupante da cadeira 20 da Academia Brasileira de Letras...

Emmanuel, que, em um de suas múltiplas encarnações, foi o Padre Manoel da Nóbrega, considerado o Primeiro Escritor do Brasil, dedicou-se, através do versátil médium, a escrever épicos históricos, em Português castiço, impecável – as suas Obras Literárias, essencialmente Doutrinárias, aliás, como todas as demais, versam sobre o Cristianismo Nascente. Em “Paulo e Estêvão”, por exemplo, tendo como inspiração a vida de Paulo de Tarso, o denominado Apóstolo dos Gentios, nos deparamos com a História do Cristianismo em seus primeiros tempos. Emmanuel, no livro “Renúncia”, ainda nos traz vestígios do trabalho que, ao longo dos séculos, os espíritos, e, dentre eles, Alcíone e Padre Damiano, efetuaram em favor do Cristianismo, na Europa e na América, nos preparativos espirituais para que a Terceira Revelação se concretizasse, a partir da publicação de “O Livro dos Espíritos”, em Paris, na França, a 18 de Abril de 1857.

O trabalho de André Luiz, pseudônimo do Dr. Carlos Chagas, do ponto de vista literário e doutrinário, pode ser considerado inovador, porque se servindo de resumidas narrativas, o festejado Autor Espiritual de “Nosso Lar”, dá sequência à revelação em torno da vida dos espíritos além da morte – as obras de André Luiz, dentro da Literatura, podem, sem dúvida, ser classificadas como dramáticas, porque versam sobre as realidades do espírito na Vida Maior – de “Nosso Lar” a “E a Vida Continua...”. Desse mesmo autor que, quando encarnado, foi um cientista de mérito, podemos colocar em destaque o excelente “Evolução em Dois Mundos”, publicação de natureza científica que impressiona pela sua originalidade, a que nenhuma outra obra de autor encarnado ou desencarnado pode se comparar.

Interessante frisar que toda a Obra Literária de Chico Xavier, hoje com mais de 500 livros publicados, além de ter sido gramaticalmente vasada de maneira exímia, desdobra o chamado “Pentateuco Kardeciano”, ou amplia a Codificação, aprofundando-se no estudo de seus Princípios Básicos: Reencarnação, Mundo Espiritual, Lei de Causa e Efeito, Intervenção dos Espíritos no Mundo Corpóreo, Pluralidade dos Mundos Habitados, etc. Portanto, do ponto de vista doutrinário, e não apenas literário, a Obra Mediúnica de Chico Xavier, pode ser considerada irretocável, sem a menor contradição com a ciclópica Obra de Allan Kardec, concebida em meados do século XIX.

Não obstante, os espíritos que pelo médium se expressaram durante 75 anos consecutivos – Chico psicografou a sua primeira página do Mundo Espiritual em 8 de Julho de 1927 –, continuariam dando mostras de sua identidade e estilo, quando, a partir da década de 70, os comunicados, ao se transformarem em depoimentos pessoais, trouxeram à escrita mediúnica os habitantes comuns da Pátria Espiritual, que, através do médium, intensificaram os seus contatos, em verdadeiras legiões, e com cada um deles escrevendo à sua maneira, inclusive, por vezes, valendo-se de gírias – grande parte desses espíritos, ao término de suas cartas, lograva assiná-las com a própria letra, além de mencionar detalhes de sua experiência reencarnatória tão somente conhecidos da família. Podemos, pois, dizer que, com Chico, esse novo gênero literário, as “Cartas Familiares”, inauguraram uma nova fase no intercâmbio entre encarnados e desencarnados.

Dentro de todos as espécies literárias que Chico psicografou, a diversidade de estilos é tão grande que, sem dúvida, o assunto carece de ser estudado por especialistas, de vez que, por si só, comprova a imortalidade da alma e a possibilidade dos vivos do Além entrar em contato com os vivos da Terra.

Através de Chico Xavier, portanto, a Literatura de Além Túmulo passou a integrar o vasto campo da Literatura, que não mais se restringe a autores encarnados.

Em 1932, quando “Parnaso de Além Túmulo” foi publicado pela Federação Espírita Brasileira, com o seu médium contando apenas 22 de idade, vários críticos se manifestaram a respeito da obra que passou a ocupar as páginas dos principais periódicos da época. E, para encerrar este pequeno arrazoado, escrito com o intuito de relembrar o 18 de Abril – Dia do Livro Espírita –, transcrevemos abaixo o que o célebre Humberto de Campos, que também escrevia sob o pseudônimo de “Conselheiro XX”, teve coragem de dizer sobre o “Parnaso”:

“Eu faltaria ao dever que me é imposto pela consciência, se não confessasse que, fazendo versos pela pena do Sr. Francisco Cândido Xavier, os poetas de que ele é intérprete apresentam as mesmas características de inspiração e expressão que os identificavam neste planeta. Os temas abordados são os que os preocupavam nesta vida. O gosto é o mesmo e o verso obedece, ordinariamente, à mesma pauta musical. Frouxo e ingênuo em Casimiro, largo e sonoro em Castro Alves, sarcástico e variado em Junqueiro, fúnebre e grave em Antero, filosófico e profundo em Augusto dos Anjos – sente-se, ao ler cada um dos autores que veio do outro mundo para cantar neste instante, a inclinação do Sr. Francisco Cândido Xavier para escrever à la manière de... ou para traduzir o que aqueles altos espíritos sopraram ao seu.”

 

INÁCIO FERREIRA

 

Uberaba – MG, 18 de Abril de 2021

 

31 comentários:

  1. Salve, três vezes salve Chico Xavier!

    ResponderExcluir
  2. Sim,Drs/Inácio/Baccelli,que seria de nós, se não fosse o Livro dos Espíritos, publicado em 18 de abril de 1857? Nascido da coragem de um homem, Kardec, que ouviu os espíritos mestres, e organizou suas mensagens.Livro de respostas precisas e racionais, que educa e consola. E eis que, por amor incondicional aos que na Terra vivem,o Creador, no inicio do século XX, envia o mesmo espirito, corajoso e humilde, Chico, para dar continuidade à sua tarefa de esclarecer, ensinar e consolar. Uma vez vindo a lume o Livro dos Espíritos, este jamais perecerá, como farol a guiar a humanidade que segue em busca da compreensão de si mesma, de sua participação e finalidade de existir...

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Nestes últimos dias, estivemos folheando a obrar "Pinga-fogo com Chico Xavier" (InterVidas, 1a edição especial, jan 2010), de Saulo Gomes (1928-2019). Perguntar-se-á: "- Por você realizou a leitura desse livro? Previu que Inácio Ferreira (IF) escreveria, hoje, sobre a obra mediúnica de Chico Xavier?" Não tivemos intuição desta mensagem de IF. O que motivou foi o vídeo "Psicografia ou produto do inconsciente?" - YouTube, o qual reproduz o diálogo entre João Scatimburgo Filho (1915-2013) e Francisco Cândido Xavier (Chico Xavier = CX,1910-2002) no memorável programa "Pinga-fogo" pela TV Tupi! Então, sapecamos esta indicação no naquele livro de leitura! Nele, no "Pinga-fogo - I", lemos os itens 4, 9, 11, 13 e 24, este tem o título "À maneira de...". Que beleza de esclarecimento de CX para a atualidade! Neste contexto, relembrando a data de 18 de abril, IF resume suas vivências e observações da Obra Mediúnica de Chico Xavier em seus livros psicografados! Parabéns nobre irmão! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:02)!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Relendo nosso texto de 18-04-2021 09:02 (05:02), encontramos alguns enganos: onde se lê "... folheando a obrar...", "- Por você..." é "... indicação no naquele..."; leiamos "... folheando a obra...", "- Por que você..." é "... indicação naquele..."! Desculpem-nos o descuido na digitação! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:39)!!!

      Excluir
  4. Aécio Emmanuel César18 de abril de 2021 às 05:08

    Bom dia Dr. Inácio e Baccelli. É... Chico Xavier fez sua parte como humano espiritualizado, como companheiro, irmão em todos os sentidos, religioso e principalmente cristão. Foi e ainda é o protótipo do verdadeiro espírita, coisa que é muito fácil classificarmos como tal estando bem longe de assim o sê-lo não por falta de oportunidade... Para mim é preguiça e muito desinteresse para com a Doutrina, com Kardec e Chico Xavier. Abraço aos dois. Aécio Emmanuel César.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia drt inacio gratidão ao nosso (xico) Francisco Cândido Xavier

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Dr. Inácio e Baccelli. O que a pulga como eu poderá dizer a respeito do Anjo? Somente agradeço por toda a eternidade, por ele ter cedido sua mediunidade MISSIONÁRIA a serviço de Amor. O livro NOSSO LAR salvou minha vida. Nada mais preciso dizer. Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Essas mensagens me trazem mais conhecimento e eu fico muito agradecida por tudo! Continue Inácio, mandando um pouco de tudo o que vc sabe para enriquecer o nosso conhecimento espiritual . Olga Bellini.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite, Dr. Inácio e equipe do dois lado da vida. Com relação ao artigo acima, informo que já li vários romances psicografados do autor comentado, livros cujos conteudos literários sãos como uma viagem ao passado da Era Cristã nos seus primódios. Cito um deles " Paulo de Tarso " entre outros. ( "O conhecimento é o polimento do Espírito " ) Abraços ao Dr. Inácio e respectivas equipes. Atenciosamente, Antônio C Custódio - Avaré-SP.

    ResponderExcluir
  9. Sempre maravilhoso ouvir, sobre Chico Xavier. Me custa acreditar que, alguns Espíritas ainda tenham consigo elucubrações desnecessárias em relação à maior obra literária de todos os tempos. Estudar os livros que Chico mediou pela força, fé e amor é, sobretudo aprender a Doutrina, na sua mais plena didática. Chico não intercambiou entre, dois ou mais mundos, ele na sua generosidade, exemplo e obras escritas nos aproximou de Jesus. Sou eternamente grata.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia. Irmão Francisco sempre grande amigo nosso. Desde tempo que ele era padre, amava os nossos. Hoje fala que é dia do índio, muitos de nós nem sabe disso. Paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns! Pela data Pena Branca .
      O índio, por natureza , é "preguiçoso " rsrsrs. Culturalmente , a sociedade o tachou de preguiçoso ( me incluo ) . No entanto , destaco que , em sua "preguiça", o Índio , ainda , é um dos poucos que se mantém disposto a trabalhar junto a mãe terra em busca de seu sustento . Nós outros, buscamos as regalias das cidades e seus escritórios , fugindo do trabalho braçal na mãe Terra. Numa "preguiça ", preguisosa , correndo de onde seja o único sustento de fato que pode nos manter de pé. Ou seja , na produção alimentícia. "Barriga vazia , não para em pé ". Estamos em busca do dinheiro fácil , na preguiça das preguiças !! Tudo índica, seja ela o maior entrave de nossa evolução espiritual . Preguiça generalizada x vacHina?!!!!

      Excluir
    2. Eita! Vamos aplicar um VAR aqui ! Kkkkkk
      Perdoe, Pena Dourada . Troquei a "cor" das penas . Graças que não foi menosprezo ! Branca : paz, sabedoria. Dourada : Energia , SOL!
      Muita luz pra nós Irmao índio !

      Excluir
    3. Irmão indigena contente ser confundido com Pena Branca. Grande pajé espiritual. Paz.

      Excluir
  11. Bom dia!! Na paz! Tá tudo certo !
    Sobre Chico (cisco)! Cada espírito , nos remete a uma característica que lhe é própria atualmente . E Chico, a sua caraterística que mais me anima , vamos usar esse termo , é a sua DISPOSIÇÃO! Eu , particularmente , me vejo muito aquém de Chico , por um motivo : Estou aínda enraizado no vício da PREGUIÇA!

    ResponderExcluir
  12. Boa noite, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Ontem, dia 18 de abril, navegando pelos sites da Internet, encontramos um artigo que se encaixa no contexto da mensagem inaciana desta semana. É a notícia "Fenômeno comovente descoberto por um médico que acompanha pessoas próximas à morte" (Saúde - Carine Mardorossian/The Conversation - 18-04-2021 11:40 - www.bbc.com/portuguese/geral-56590529). Nela, a autora informa o nome do médico - Christopher Kerr, que é o autor do livro "Death Is But a Dream: Finding Hope and Meaning at Life's End" (em tradução livre: "A Morte É Apenas um Sonho: Encontrando Esperança e Sentido no fim da Vida"), junto com Carine Mardorossian, bem como os temas "visitantes inesperados", "O início do projeto", "tecelão de sonhos" e "isolados mas não sozinhos". Considerando esse artigo, pode-se realizar um estudo de "A Roda da Vida" é "Sobre a Morte e o Morrer", de Elizabeth Kübler-Ross (1926-2004); de "A Crise da Morte", de Ernesto Bozzano (1862-1943); de "Obreiros da Vida Eterna", de André Luiz e outras obras de outros autores! Mãos à obra! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (20:25)!!!

    ResponderExcluir
  13. Boa noite Dr Inácio e Baccelli
    A única coisa que consigo dizer é
    Gratidão Eterna
    Beijos
    Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris , como vc bem disse “ Gratidão Eterna “,
      é uma das formas de reconhecimento do amor , que a presença do nosso querido Chico representa entre nós , pois ele continua nos socorrendo e nos ensinando .
      Espero Cris que seu irmão esteja recuperado .
      Muita Luz em nossos corações .

      Excluir
    2. Bom dia Silvana querida
      Meu irmão já está em casa se recuperando..
      Tem sequelas...fazendo fisio respiratória..e uma amiga querida médica homeopática está tratando ele com homeopatia...
      Está reagindo bem Silvana
      Obrigada pela preocupação e carinho
      Beijos ⚘❤

      Excluir
  14. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Espiritismo e glândula pineal. Dois dias passados, encontramos o artigo "Como funciona a glândula pineal, o órgão enigmático que regula nosso sono" (Saúde - Raquel Sánchez Varo, Diego Teófilo Bermúdez Flores e Juan Antonio López Villodres/The Conversation - 17-04-2021 - www.bbc.com/portuguese/geral-56722714). Nele, os autores desenvolvem os temas "regulação do sono", "sincronizando nosso relógio biológico", "melatonina, indutora do sono e promotora da saúde" e "a importância da higiene do sono". Perguntar-se-á: "- Qual é a relação desse artigo com o Espiritismo?" No contexto da comunicação semanal de Inácio Ferreira está o livro "Missionários da Luz" (FEB), de André Luiz (AL) pelo médium Francisco Cândido Xavier, no capítulo 2 - A epífise, onde AL fica surpreso com as explicações de Alexandre como "... a glândula da vida mental...". Anos depois desse livro, Odilon Fernandes psicografou a obra "O Transe Mediúnico" (LEEPP, 1a edição, jul 2009), onde ofertou o capítulo 33 - A glândula da mediunidade como comentário ao "O Livro dos Médiuns" (FEB), 2a Parte, item 100, pergunta 20. Certamente, podemos ler outros autores ampliando esse assunto! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:27)!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Neste momento (08:53), chove intensamente em nossa região. Então, aproveitamos essa ocasião para navegar pela Internet. Nesta, encontramos o artigo "Hábito de dormir pouco na meia-idade está ligado a maior risco de demência" (Saúde - Redação - 21-04-2021 - https://revistagalileu.globo.com). Esse artigo divulgou o estudo "Association of sleep duration in middle and old age with incidence of dementia" (em tradução livre 'Associando a duração de sono com a meia-idade e velhice e a incidência de demência"), by Severine Sabia et al - Nature Communications 12, de 20-04-2021, artigo 2289. Esta pesquisa também amplia nossa compreensão sobre nossa qualidade de sono e problema no declínio cognitivo e do Alzheimer. Aliás, este foi objeto de leitura em "Egos em Conflito" (LEEPP, 1a edição, out 2016), de Inácio Ferreira, no capítulo 2 - Alzheimer. Bem, a chuva intensa parou; somente se vê uma chuvinha muito rala! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:26)!!!

      Excluir
  15. Bom dia ! Na paz! Tá tudo certo !
    Pronto!! Concluída a leitura : " um novo mandamento vos dou ". A obra , abriu um descortinamento. Ficção ??!! ....
    Sinceramente !! Cabra endoida viu !!
    Baccelli, não iria jogar ladeira abaixo , todo o seu currículo , isso é concreto . Daqui pra frente , nós, os entusiastas , dessa dupla dinâmica , ficaremos no berlinda da decisão . É pegar ou larga , a VASSOURA. Eu, particularmente, entendi , e estou me sentido um dos "PAULOS". Baccelli, se coloca definitivamente , com as duas mãos na "vassoura ". Cabe a cada um de nós, acompanhá-lo , ou deserdar . Eu, pelo pouco que consegui de instruções aqui, não vi ninguém dessas 3 últimas gerações , colocar a cabeça a prêmio dessa forma. Não deixem de ler , refletir , URGENTE, a obra . Nós aqui do blog , temos a obrigação de sermos os "escudeiros " do Baccelli. Bem chumbo grosso aí ...
    Inácio !? Ele lá tem seus melhores meios de se virar . Mas, o Baccelli......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, tem outros médiuns e outras casas espíritas que as federações não aceitam. Baccelli não "apanha" sozinho rssss

      Excluir
  16. Baccelli, muita dedicação , e demonstração de fidelidade ímpar a Inácio . Eu , me esquivaria da empreitada . Tá doido !
    Ah ! Mais aí a gente vai dizer : Baccelli pode jogar tudo pra cima de Inácio. Não pode não! Baccelli não é médium mecânico , existe parte anímica na obra. Vejam que próprio Inácio fala que o médium é mais ou menos kkkkk
    Ou seja , temos interação de pensamentos e não mecânica . Baccelli prova aqui , sua fidelidade inconteste a Inácio.
    Como dizem meus netos , " estou de cara " . Os 2 põem na berlinda, toda suas histórias , currículos , etc...de muita responsabilidade . Não conheço , na literatura moderna , obra tão DIRETA como essa .
    Imagina : 4 anos ( sim , porque 1 já foi ), muito pouco tempo . Caramba !! A situação é muito séria !
    Ou creio nisso e trato de pegar a vassoura , ou, continuo em cima do muro só jogando graveto na fogueira! Meu Jesus ! Tá mais fácil eu me queimar do que Inácio e Baccelli. Ou interno o psiquiatra e seu "comparsa " na camisa de força , ou , assumo de vez a condição de escudeiro . Sim , porque , o serviço será o de formiguinha , um a um, na defesa e divulgação dessa obra , porque , a avalanche de críticas , vão vir por atacado pelos que têm as mídias à disposição .
    Sei não ! Tem um pintacilgo soprando !! Uns tempos atrás , por uma 5 semanas , Inácio tava muito poético , como quem estivesse vivenciando algo novo . Será o veio , já está preparando sua volta ?
    Fala ele de um novo "trabalho ", estará desenvolvendo em breve !.....

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde a todos. Joaquim Jose da Silva XAVIER, Francisco Cândido XAVIER. Dois grandes mineiros, ambos libertadores de consciências, cada um no seu estilo. Hoje 21 de Abril comemora se o dia de Tiradentes. Merecida homenagem. Abril parece ser o mês de grandes acontecimentos para Minas Gerais. Algo similar em mineiridade, Inconfidência, Chico Xavier, franceses... Quem sabe ler, pingo é letra. Abraços.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia a tds, Pena Dourada poderia nos dizer quando Chico foi Padre e se aqui no Brasil. Na Casa Espírita que atuo os Índios tem um trabalho lindo de proteção e limpeza do ambiente e dos trabalhadores. Quem mais ama a natureza nossos irmãos das florestas.

    ResponderExcluir
  19. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Conquistas humanas e efeitos. No dia 19-04-2021, as agências de notícias divulgaram "Helicóptero Ingenuity, da Nasa, faz voo teste com êxito em Marte" (Internacional- RTP - 19-04-2021 08:29 - Agência Brasil - https://agenciabrasil.com.br/internacional/...). Essa notícia com fito e vídeo indicam o grau de evolução humana no campo espacial em outro planeta do Sistema Solar (no caso - Marte). Considerando o contexto da mensagem inaciana, todos nós podemos ler o item 50. Consequências das conquistas humanas no livro "Pinga-fogo com Chico Xavier" (SP: InterVidas, 1a edição, jan 2010, páginas 242-243). Então, Chico Xavier esclareceu "... o dia que colocarmos os conceitos de Jesus em prática, em nossa vida particular e coletiva, nós chegaremos... à paz e ao amor.". Deus, Jesus Cristo e os Bons Amigos Espirituais abençoem a esses irmãos nessa conquista espacial e suas consequências para a Humanidade! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:55)!!!

    ResponderExcluir
  20. Noite, Pena Dourada seria o nosso Chico o Pe Manoel de Paiva

    Nascido em Aveiro (Portugal), em 1521, e falecido em 21/12/1584, em Vitória (Espírito Santo).
    Amigo de Nóbrega

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Cirineu (22-04-2021 05:37 e 24-04-2021 16:18) e Pena Dourada (19-04-2021 07:38). Nobre Cirineu, agradecemos a bondade de seu esclarecimento sobre a relação entre Manuel de Paiva e Francisco Cândido Xavier. Esse fato possibilitou que uma correção num livro psicografado por um médium fosse feita por nós. Pesquisamos o assunto e constatamos o acerto de seu auxílio. Então, compreendemos o motivo de não ter sido publicado nosso texto em auxílio ao irmão! Muito obrigado! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:52)!!!

      Excluir