domingo, 11 de abril de 2021

 

Paulo, o Pedinte – III

 

- Doutor, o senhor não fica com raiva de mim, não?! – perguntou-me o pobre irmão, depois que enxugou as lágrimas com o lenço surrado que lhe estendi.

- Raiva?! De você?! Claro que não...

- Eu não quero decepcioná-lo...

- Você não me decepciona, Paulo – respondi. – Decepção, eu sempre tenho é comigo mesmo...

- Sabe o que é, Doutor...

- Sei...

- Não tenho como agradecer ao senhor...

- A mim, você não tem como, e nem o que agradecer mesmo – repliquei. – A nossa gratidão deve ser sempre para com Jesus Cristo...

- Eu sei, eu sei... É modo de falar, Doutor, modo de falar... Eu não tenho nada contra ninguém...

- Entendo...

- Sabe o que é, Doutor... – repetiu-se.

- Diga lá, meu caro... Não hesite tanto...

- Eu queria pedir um tempo...

- Paulo, eu não sou dono do tempo...

- Um tempinho só... Eu ainda não me sinto preparado...

- Compreendo...

- O senhor me propõe “pegar” ou “largar”... Não é que eu queira largar...

- Você apenas não quer pegar...

- Mais ou menos...

- A vassoura, o lápis...

- Eu até que poderia ir com o senhor, mas... eu não vou ficar...

- Você é livre...

- Gostaria de pensar mais...

- Bem, as portas foram abertas – oferecemos a você o que está ao nosso alcance...

- Eu gosto da liberdade, da noite, de ver as estrelas no céu...

- De dormir ao relento, de levantar-se...

- Sim, a hora que quiser, sem nenhuma obrigação, nem mesmo, Doutor, a de lavar o rosto...

- Muito menos a de tomar banho, todos os dias – gracejei.

- Estou vivo, não estou?!...

- Vivíssimo!...

- Não morri, não é?!...

- E nem morrerá!...

- Então, Doutor, para que pressa?! Eu gosto de andar por aí... Eu não sou do mal, Doutor?! Eu sou do bem!...

- Se você fosse do mal...

- Jesus buscou a Paulo de Tarso, não é?!...

- Buscou – respondi. – Espero que você não esteja esperando que Ele venha buscar a você...

- Não, Doutor, não é isso... É que eu ainda não achei a minha Estrada de Damasco – filosofou.

Houve uma pausa e Paulo tornou a perguntar:

- O senhor não fica com raiva de mim, e nem triste comigo?!...

- Bem, um pouquinho triste, eu fico, sim...

- Fica não, Doutor... Se eu precisar, vou atrás do senhor...

- Posso não estar...

- Por quê?!...

- Tudo muda... Quem sabe, quando você me procurar, eu já tenha voltado?!...

- Voltado?!...

- Sim, para a Terra...

- O senhor terá coragem?!...

Sorri da espontaneidade do amigo e indaguei:

- Sinceramente?!...

- Sim, sinceramente... O senhor teria coragem?!...

- Coragem, eu não teria, mas, se o Senhor mandar, eu tenho que obedecer...

- Então...

- Então, Paulo, eu preciso ir andando – falei. – Você vai ficar bem?!...

- Vou, Doutor, não se preocupe...

- É uma pena! – exclamei, lamentando.

- Não era uma vassoura e... um lápis?! – ironizou, erguendo-se do chão e pegando uma bolsa com alguns poucos pertences.

- Estou me referindo a outro tipo de pena – frisei.

- Posso dar um abraço no senhor?!...

- Claro – respondi –, até dois, no máximo...

Abraçamo-nos e ele, com as suas pernas finas e a barba por fazer, antes de ganhar a rua, perguntou-me:

- O senhor teria uns trocados?!...

 

INÁCIO FERREIRA

 

Uberaba – MG, 11 de Abril de 2021.

 

 

 

25 comentários:

  1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! As três partes de "Paulo, o pedinte", sinalizam que, muitas vezes, cada um de de nós pode estar envolvido num possível caso de auto-obsessão (= fixação mental) em torno de um assunto prioritário escolhido como o melhor caminho. No caso em estudo, o gostar da liberdade de viver do jeito desejado sem cumprir a sua parte no cumprimento da Lei Divina inscrita na consciência. Nessa atitude, somente o professor tempo mostrará o acerto ou o desacerto na escolha. Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:00)!!!

    ResponderExcluir
  2. É a imagem das nossas vidas. Sempre relegando para depois. Viciados em nossos meios de vida.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia drt inacio como o Paulo tantas vezes ficamos indecisos. Aí vem a necessidade levantar gratidão

    ResponderExcluir
  4. Aécio Emmanuel César11 de abril de 2021 às 05:26

    Bom domingo ao Dr. Inácio e ao Baccelli. Pelo que vi nessas matérias do Paulo que cada um tem sua sina, ou seja, sua adaptação no mundo físico através da reencarnação. Tudo tem seu tempo para eclodir. Conselhos são válidos, mas se a pessoa ainda é imatura para assumir suas responsabilidades o que fazer não é mesmo? Teria alguma ressalva nesse meu pensamento? Poderiam reforçá-los. Obrigado. Aécio Emmanuel César.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Aécio Emmanuel César (11-04-2021 05:26). Você psicografou "... Conselhos são válidos, mas se a pessoa ainda é imatura para assumir suas responsabilidades o que fazer não é mesmo?...". Parece-nos que você poderá encontrar pistas para fundamentar esse seu ponto de vista nas questões 491 a 495 de "O Livro dos Espíritos" (OLE). Não nos esqueçamos de que pessoas, gentes, são Espíritos que vivem num corpo físico de carne temporariamente para se esclarecer e se purificarem (OLE-134). Boa leitura e estudos! Deus, Jesus Cristo e os Bons Amigos Espirituais abençoem a você e a todos no seu campo de energia espiritual! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:41)!!!

      Excluir
    2. Aécio Emmanuel César14 de abril de 2021 às 03:35

      Agradeço pelas consideração. Forte abraço Cadichon

      Excluir
  5. Bom dia, pelo jeito quando o "chupão" passar pode ser que ele seja levado. Perdeu a oportunidade de ir pra um lugar bom.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Dr. Inácio e Baccelli. O tempo de cada um é muito pessoal. Tem aqueles que parecem nunca cansar de sofrer. A medida de cada um é única, pessoal e intransferível. Eu não haveria de querer dormir um dia ao relento. Paulo, Paulo, ainda voltarás! Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Dr Inácio/Baccelli! gostaria de ler mais textos sobre esse simpático personagem PAULO, representa um pouco de cada um de nós. Sinto o carinho sincero, espontâneo, bondoso. Deus não tem pressa, uma dessas reencarnações ele dará um up na evolução espiritual. Onde estiver receba como sempre a Bençãos do Pai. Paz e Luz em todos corações.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite ! Na paz! Tá tudo certo!
    Baccelli, esse diálogo tem muito a somar a obra : UM NOVO MANDAMENTO VOS DOU. Veja aí com o "homem "a possibilidade de acrescenta-lo na próxima edição ? 3 paginas a mais .... De muita valia instrutiva e reflexiva .

    ResponderExcluir
  9. Bom dia a todos!!!

    Muito complexo o estudo e interpretação do "personagem" (o presente ego) Paulo.

    Se bem me recordo Jesus nunca teve Carteira Assinada, nem foi funcionário público com bons salários. Acho até que comia do "se me dão". Comprava roupas? Tinha escritura do seu imóvel? Tinha uma carroça pelo menos? Nem cavalo e nem burro tinha, com certeza... Seus amigos eram os pescadores. Também não tinha barco.

    O que Paulo bem pode fazer é sair por aí distribuindo sorrisos, humilde, dando palavras de apoio e sugerindo caminhos. Encarnações dessas nem sempre são "castigos por mau comportamento".

    Quem tem coragem de ser Paulo?

    Um grande abraço a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde ! Na paz! Tá tudo certo !
      Schico! Pelo amor de Deus!! Não me tenha por crítico irresponsável . Você tá certo ! Quanto a humildade e simplicidade vivencial . Você finaliza : " quem tem coragem de ser Paulo!?". Entendo : não pode a doutrina e suas instruções , nos tirar os outros 2 bases do tripé . Se focar somente na religião , será ela "apenas mais uma ". Me permita lhe parafrasear , com uma outra pergunta . Quem tem coragem de ser um bilionário Paulo!?. Nao tenho dúvidas, as provas na riqueza são maiores que na pobreza. O bilionário que conseguir bem passar por ela , terá o "reino dos céus ". Não consigo mensurar o planeta com toda sua população de Paulos "desprovido " , ou Jesuses ....

      Excluir
    2. Legal Dom Tamer! Bem que essas lições podem fazer parte do Curso de Evolução Humana na Terra. Todos passamos por elas?

      No momento tô tentando criar coragem de ser eu mesmo... e não deve estar fácil pra ninguém.

      Excluir
    3. Boa tarde! na paz! Tá tudo certo!. Olhe!, tá ai uma resposta que eu também não a tenho. Se todos passam por elas ? O que posso tentar acertar, é que, todos passamos por provas que se entrelaçam na riqueza e na pobreza. Dai, eu é que tenho outra pergunta : Retiremos o dinheiro do planeta. Voltemos a utilizar trocas e não dinheiro. Como será que fica ? Tá ai, o que eu, consigo alongar, para um pouco mais além nas instruções do Inácio nesse dialogo, alem da já exposta evolução espiritual/intelectual de Paulo. Tudo no planeta resume-se ao dinheiro, o que deveria ser benéfico , virou maléfico. Veja que a frase final de Paulo, foi "... o Sr. teria uns trocados?!..." . Ora!!, Inácio ofereceu uma troca, e ele pediu uns trocados. Ai fica difícil viu!!! kkkkkkk

      Excluir
    4. Bom dia a todos!!!

      Dinheiro e poder. Dinheiro é ou está poder. Nos primórdios era na base da força bruta, agora o dinheiro compra força bruta e poder.

      Essa transformação de material para moral é o objetivo da evolução humana e planetária na Terra. Tamu cada vez mais longe...

      Um grande abraço fraternal a todos!!!

      Excluir
    5. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Nobres irmãos, os temas "... Tudo no planeta resume-se ao dinheiro, o que deveria ser benéfico, virou maléfico..." (Dom Tamer, 13-04-2021 11:48) e "Dinheiro e poder. Dinheiro é ou está poder..." (Schico, 14-04-2021 05:52), indicaram a necessidade de buscar uma ampliação deles. Num primeiro momento, pelo Google, encontramos a notícia "'Tudo se resume a dinheiro', diz diretor de 'Dirty Games'" [= "Jogos Sujos", em tradução livre] (Esporte - Jochen Kürten (ff) - 03-06-2016 - www.dw.com/pt-br/..../a-19305432). Nela, lê-se a opinião de Benjamin Best (1976-....) sobre o uso inadequado do dinheiro no esporte e na sociedade. Então, lembramo-nos de que Emmanuel psicografou o livro "Dinheiro" (IDE), no qual sinaliza que devemos estudar o emprego do dinheiro no nosso dia a dia neste abençoado Planeta Espiritual chamado Terra! Nesse estudo abençoado, podemos mergulhar no conteúdo do capítulo XVI - "Não se pode servir a Deus e s Mamon" de "O Evangelho segundo o Espiritismo", bem como "A Grande Síntese" e "Evangelho e Evolução", de Pietro A. Ubaldi e autores A, B e C do campo Economia, visíveis e invisíveis! Recordemos de que cada um de nós é um Espírito em evolução intelecto e moral vivendo num mundo ainda em transição de provas e expiações para o de Regeneração. Deus, Jesus Cristo e os Bons Amigos Espirituais abençoem a todos nós e aqueles em nossos campos de energia espiritual! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (11:05)!!!

      Excluir
    6. Bom dia a todos!!!

      Obrigado, CP! Já fui atrás do dinheiro!!!... escrito por Chico/Emmanuel, lógico.

      Excluir
    7. Bom dia! Na paz! Tá tudo certo !
      Cadin Piri. Vou buscar a indicação da obra indicada . Mas, de antemão , penso que essa passagem bíblica de agradar Deus e Dinheiro, é controversa . O dinheiro é de Deus! Sua invenção teve um objetivo salutar e de muita valia. Numa análise , digamos grosseira , ele se assemelha a mediunidade , se bem utilizado , torna-se ferramenta magnânima. Eu particularmente, gosto muito desse danado, eu o tenho como a energia , passa pela mãos da gente , e segue seu curso, quem tentar retê-lo, se queima , implode kkkkkkkk

      Excluir
  10. Bom dia. Paulo tem alma indígena. Gosta de liberdade, natureza. Pode voltar um dos nossos. Ser civilizado é ruim mesmo. Paz.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia ! Na paz! Tá tudo certo !
    Porque da sugestão? Ainda não conclui a leitura , reflexiva , mas, até aqui , considero a obra , como sendo uma espécie de "resumao ", para os iniciantes no espiritismo ! Qye , estão à deriva com tanta informação e pouca contundência. A didática empregada por Inácio , muito boa . Destaco a dedicação e submissão da Domingas, em se fazer instrumento de precisa humildade , para que o diálogo tivesse uma demonstração ao leitor de forma ele mesmo , o leitor , se visse em Domingas. Manoel, dispensa comentários kkkkkkkk. Essa obra , no meu entendimento, tem condições de se fazer muito bem aos leitores. Assim , como sugestão , quem puder , e se interessar , adquira algumas peças , e façam a CARIDADE, aos leitores simpatizantes da Doutrina . Com a condição de que os mesmos não retenham a obra , mas a faça circular após a leitura . ENERGIA pura está intrínseca nessa obra . As críticas , virão ferrenhas , no médium então nem se fale , prepare-se Baccelli, Inácio , receberá a de "centralizador , manipulador , ditador do outros cinco , até mesmo de Odilon kkkkk. Mas, isso pouco importa não é mesmo !? Virão dos que não entenderam - ou não querem - a didática de linguagem e manipulação universal da ENERGIA! O que importa mesmo , são os efeitos a leitura fará em muitas almas "desorientadas " de um NORTE. E com ele, poderão com mais lucidez buscar se aperfeiçoar na relações Visíveis/invisíveis. As quais foi o primeiro objetivo , já dito pelo próprio Kardec , no objetivo da codificação. " O mundo dos espíritos , e nossa relação com eles ".

    ResponderExcluir
  12. Baceli é Olga Bellini , amo o Inácio Ferreira. Obrigada!

    ResponderExcluir
  13. Boa noite Dr Inácio e Baccelli
    Paulo disse uma coisa..que gosto muito..porque somos nós..
    *Porque quando quero fazer o bem...o mal ainda está em mim"..
    Pois é Dr Inácio...quando pensamos que estamos bonzinhos...alguém fala algo que não gostamos..e nós nos
    irritamos..julgamos..criticamos..e sai da frente..que o mal já se manifestou em nós...
    A porta estreita só passa um...e bem apertado..
    Tudo que está contra As Leis De Deus..é o mal..e qdo fazemos o mal..a consciência estrebucha...porque as leis estão escritas na consciência..conforme nos ensinam os espíritos...
    Não é fácil não Dr Inácio...
    Muitos sentimentos maus...estão cristalizados...aja fervura de água na forma do pudim...para amolecer o que cristalizou no fundo da forma..
    Eu acho que esse Paulo...é preguiçoso mesmo...hahahahaha
    Evoluir as vezes dá uma preguiçaaaa..rsss
    Afinal o que é uma vassoura nas mãos de quem não está disposto a varrer..
    Beijos
    Cris

    ResponderExcluir
  14. Dr.Inácio. Gratidão pelos seus ensinamentos. Aprendo sempre com o Senhor

    ResponderExcluir
  15. Bom dia !!
    Cada vez , estou mais convicta que “ nada é o que parece “ , tinha a impressão que o Paulo aceitaria a vassoura e o lápis , seria o início de um novo caminho !!!
    E a delicadeza e o cuidado , que recusa o seu convite .
    Mas , mesmo assim , preferiu a liberdade e continuar vivendo sem as “ amarras “ do trabalho e do estudo , pois quanto mais nos envolvemos em tais atividades , mais nos comprometemos , pelas experiências e compromissos assumidos .
    Muito interessante as postagens do senhor , nos contando a sua experiência com o Paulo .

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde. Paulo, se eu pudesse um conselho te dar diria que fique atento. A rua do astral não é igual da terra, muitos quiumbas a transitar, baderneiros, escravocratas e ate vampiros. A malandragem das ruas do astral é bem mais perigosa. Qualquer coisa volte correndo e peça ajuda a Dr. Inácio, ou Mãe Querubina. Salve lá.

    ResponderExcluir