Construir um Centro Espírita
Talvez, você não esteja encontrando espaço para trabalhar pelo Ideal no Centro Espírita que frequenta.
Os dirigentes podem ser conservadores.
Centralizadores do poder que imaginam possuir.
Se for o caso, procure encontrar um pequeno terreno na periferia.
Pense em um projeto simples.
Um bangalô que possa abrigar crianças e idosos das intempéries.
Convide dois ou três companheiros – talvez, um deles aceite – para tocar o serviço espiritual com você.
Importante: no começo, não se preocupe com mediunidade.
Um trabalho de passes, evangelização da criança, comentários do Evangelho...
Jesus, Kardec e Chico.
Neste pedaço de Céu na Terra, esqueça o personalismo.
O pensamento dominante deve ser o de servir.
E serve mais quem serve com alegria.
Havendo espaço, plante umas florezinhas para dar um colorido especial em tudo.
Se não houver, vasos dependurados ficam bem...
Faça amizade com a vizinhança para que colaborem na vigilância da obra começante.
Nunca tenha a ideia de crescer muito.
A casinha de Chico Xavier, em Uberaba, era pequena e recebia o mundo.
Não critique os companheiros do outro Centro...
Sem querer, eles podem ter sido instrumentos para que você crescesse em seu próprio ideal.
Mantenha com eles uma relação fraterna.
Espiritismo não é competição.
Não é quem consegue mais público.
Não quem faz mais ou quem faz menos.
Espiritismo é quem se preocupe em vivenciar a Mensagem do Evangelho de Jesus Cristo.
O Centro nunca será seu – será de todos.
Repito: não comece a “inventar” na mediunidade...
Mediunidade constrói e... destrói.
Constrói com humildade, destrói com vaidade.
Deixa a mediunidade para mais tarde.
Quando houver estrutura em sua casa íntima.
Ah, não se esqueça: em primeiro lugar, sempre aparecerão os doentes, os perturbados, e não os anjos...
Virão atrás de amor.
INÁCIO FERREIRA
Uberaba – MG, 22de Janeiro de 2023.
Viva o Ano Novo!...
Carmo do Cajuru, MG, 22 de janeiro de 2023.
ResponderExcluirBom dia de luz e estejamos de volta em harmonia.
Exatamente isso acontece. Os dirigentes da casa tornaram-se idólatras às últimas consequências e como não concordo com a atitude, prefiro afastar-me da casa espírita onde eles são os donos.
Luz e paz em harmonia e claridade.
Sê benvindo de volta.
Bom dia! Feliz Ano Novo Dr. Inácio.
ResponderExcluirBom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Novo ano, ideias arejadas e nutritivas. Saudamos o retorno da equipe espiritual ao trabalho de divulgação do Espiritismo por este abençoado Blog! Ontem, dia 21-01-2023, à noite, estivemos envolvidos na releitura de " A Lei da Reencarnação"(LEEPP m, 1a edição , mar 2010), de Domingas. Nele, alcançamos os capítulos 29 -Retaguarda espiritual e 30 - A visita de Altivo. Nestes, a autora narra a experiência de Altivo Carissimi Pamphiro (1938-2006) durante a construção do Centro Espírita Léon Denis em Bento Ribeiro! Depois dessa releitura, meditamos sobre a possível mensagem que Inácio Ferreira sapecaria hoje neste Blog! Hoje, depois de pensar nessa comunicação, surgiu-nos a ideia de consultar "Espiritismo Livre" (LEEPP, 1a edição, jul 2022), onde se lê o capítulo 80 -Centro Espírita - construção. Logo, escrevemos nele a mensagem de hoje referência cruzada. Também nessa obra, lê-se o título 73 - Tarefas prioritárias! Não nos esqueçamos de "O Livro dos Médiuns", 2a Parte, capítulo XXIX - Reuniões e Sociedades Espíritas! São roteiros muito elucidativos! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:13 = 04:13)!!!
ResponderExcluirBom dia Dr. Inácio e Baccelli. Faço das minhas palavras as suas. Infelizmente o que vemos em muitos dos Centros Espíritas - Graças a Deus não são todos - é o contrário de tudo que o senhor disse. Não quero ser pessimista. E não sou. Sou muito pé no chão. Mas tenho esperanças de que o Movimento Espírita se espiritualize para que então possa mostrar o verdadeiro sentido do Espiritismo. É um prazer voltar a dar os meus humildes "pitacos" semanais. Um abraço a você Dr. Inácio e ao Baccelli. Um fraterno abraço.
ResponderExcluirObrigada,Dr Inácio/ Baccelli por essa mensagem que respondeu minha indagação,por onde deveria recomeçar ... já que meus princípios não combinavam mais onde eu era trabalhadora assídua e que nem na pandemia parei de trabalhar embora o centro estivesse fechado e contra a vontade de muitos estava ali lutando pelo que eu acreditava mas fui banida por não estar vacinada ( a princípio por motivos de saúde ) ,agora quero recomeçar.Gratidão!
ResponderExcluirBoa tarde ! Na paz! Tá tudo certo !
ResponderExcluirO cabra tirou “férias “ longas , e já retornou “cutucando “ a gente com vara curta !! Hahaha!!!
Salve lá, Viva Zambi! Que beleza de mensagem! Tão certeira como a flecha de Oxossi. Humildade e bondade não fazem mal à ninguém. Nosso terreiro é uma casinha singela, mas fazemos questão da limpeza e das boas maneiras. Temos gatos de todas as cores, pretos também, mas jamais fazemos mal a eles. Aqui também vem os perturbados, doentes e sofredores, porém, nos os trabalhadores, somos os maiores portadores de tais virtudes. Sarava.
ResponderExcluirPerfeito.
ResponderExcluirEu também afastei-me do centro ao qual frequentava.
Tenho imensa vontade de abrir um canto onde possamos falar verdadeiramente do Cristo, na sua mais pura singeleza..Falar do evangelho de Jesus, de Kardec e do Chico.
🌻🙏🏻
Boa tarde. Aqui não temos centro espirita. Vem uns de terno e gravata e Bíblia na mão. Falam que a maioria das coisas que fazemos é pecado. Por enquanto estamos gostando do novo cacique de civilizados. Paz!
ResponderExcluirLinda mensagem Dr. Inácio,
ResponderExcluirUm grande abraço e um ótimo Ano Novo!
Boa noite. Nós, os ateus, não temos esses problemas. Espero que os irmãos em humanidade, não fiquem raivosos com minha resposta. Obrigado.
ResponderExcluirBom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Todos nós queremos organizar e manter um grupo espírita perfeito, não é mesmo? Neste contexto, indicamos ler "Grupo Perfeito?", mensagem de Inácio Ferreira, psicografada em 01-04-2014 07h37 no Blog antigo e publicada no livro "Dr. Inácio, ele mesmo!" (LEEPP, 1a edição, ago 2016, p. 187-189). Leiamos também "Valorize o "Seu" Centro Espírita", divulgada naquele Blog em 28-07-2014 05h05 e publicada no mesmo mencionado! Podemos ler "O grupo perfeito", que se encontra no capítulo 40 da obra "Contos Desta e Doutra Bida" (FEB), de Irmão X! Bem, o trabalho de construção de um centro espírita começa dentro de nós mesmos! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:10 = 03:10)!!@
ResponderExcluirBoa tarde, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Correção sutil no nosso texto de 25-01-2023 03:10: onde se lê "... 'Contos Desta e Doutra Bida'..."; leiamos "... -Contos Desta e Doutra Vida'..."! Desculpem-nos a digitação incorreta! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (15:59 = 10:59)!!!
ExcluirAmado dr Inácio..
ResponderExcluirQ Deus, nosso Pai, o abençoe e guarde com amor.
Olavo pacheco
Porto Alegre
Bom dia! Seja bem vindo Dr. Inácio na retomada do caminho do esclarecimento e da educação Espírita. Que todos possamos sentir a presença do Divino Mestre em nossas vidas, nos protegendo, amparando e suprindo todas as nossas necessidades evolutivas e nos fortalecendo para a prática do bem e do a mor ao próximo.
ResponderExcluirBom dia, Dr. Inácio e Baccelli. Meus queridos amigos que tanto tem nos ensinado. Conhecer vcs foi divisor de águas em minha vida pessoal e como espírita. Obrigada por tudo
ResponderExcluirSão Paulo, 10 de fevereiro de 2023
ResponderExcluirCaro Doutor Inácio Ferreira.
A;c do Dr. Carlos Baccelli.
Sem qualquer pretensão de exclusividade, espero que essa missiva despretensiosa o encontre em Paz e, também, o encontre, como emana dos seus escritos, cheio de fé e energia para o bom trabalho que sempre desempenhou.
Adoro gatos e tenho 3 (Andrômeda, Perseu e Tomonaga). Eles são ótimos companheiros e adoram “causar” kkkkk.
Tomei a iniciativa, dentro da minha pequenez e insignificância te lhe escrever, por intermédio do Dr. Carlos Baccelli, não para formular consulta, mas para dizer que me vejo no senhor, em razão da peculiaridade do seu perfil – perdoe a irreverência- , “porralôca” e indignado com as invectivas daqueles que o criticam e, principalmente, indignado contra aqueles que ignoram o Evangelho de Jesus e os exemplos que Chico Xavier nos legou, e insistem em modismos e modernagens ( não sei se existe esta palavra). Fui sempre leitor assíduo das psicografias vindas de Chico Xavier, Yvone Pereira e outros ligados a mesma equipe, menos os escritores novidadeiros, não sei se é preconceito, porém..... Agora, seus livros me impactaram e os tenho “deglutido”.
Deus me proteja se eu vir alguém o criticando e ao Baccelli, não me portarei como a Vera Verão (o Jorge Lafont criou um grande personagem humorístico), mas irei rodar a baiana. Não que vcs precisem de um advogado desempregado para defende-los, pois bem o sei, que vcs possuem muitos e abalizados.
Sirvo-me, também, para dizer, como não poderia deixar de ser, que V.Sª me fez enxergar a vida de cá e daí com olhos bem mais lúcidos, pois vejo que, parafraseando o Chico Xavier (na fala da porta e da chave), André Luiz nos mostrou uma paisagem da vida além túmulo (acho cafona além tumulo) e o senhor nos descreveu com minúcias as peculiaridades e os detalhes dessa paisagem, descendo a descrições próprias de um arqueólogo do “futuro” e porque não dizer, do passado.
Uma abração à V.Sª, Manoel (braço direito e esquerdo etc), Dr. Odilon, Dª Anastácia, Dª Modesto, aos seus gatos, espero não ter esquecido de ninguém.
Rodolfo Hazelman Cunha.