domingo, 12 de março de 2023

Livro Inexistente

 

Você me pergunta, minha filha, se eu tomei conhecimento de um volume “lançado” recentemente por alguns confrades que se intitulam “espíritas à esquerda” – “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, em edição “antirracista”...

Tomei, sim, e devo dizer a você, sem querer ofender a quem quer que seja, principalmente os responsáveis por tamanho disparate doutrinário, que, para mim, o referido volume é... inexistente!...

O que aqueles que se consideram “espíritas à esquerda” fizeram foi pegar pronta a tradução de uma edição de “O Evangelho” – tradução de Guillon Ribeiro, já de domínio público –, e enxertar alguns comentários despropositados, entendendo que o Codificador era racista (sic).

O Espiritismo, na revivescência do Cristianismo, desde quando surgiu como doutrina codificada, está habituado a ataques semelhantes que, a bem da verdade, nunca cessaram e estão longe de cessar.

Aliás, Kardec, com a sua presciência, afirmou que os maiores inimigos da Doutrina estariam intramuros, ou seja, seriam alguns que se lhe consideram adeptos.

De minha parte, sinceramente, acreditei que os nossos confrades, e confreiras, “à esquerda”, fossem um pouco mais originais, e até inteligentes, não almejando “pegar carona” intelectual em Obra consagrada para tentarem alguma projeção personalista.

Evidente que todas as pessoas têm direito de pensar – o que, no Espiritismo, é algo sagrado: a liberdade de pensar, até as maiores asneiras, que, porventura, venham a pensar, e, portanto, tenham direito de se dizerem “à esquerda”, ou “à direita”, ou, ainda, em qualquer outra posição que almejem ocupar...

No entanto, filha, se o Movimento Espírita, ou o dito Movimento, se encontra cindido – e o está! –, a Doutrina, como disse um amigo nosso, é irrachável!... Desculpe-me pelo neologismo que não tem a menor conotação política com quem esteja, ou não, ocupando o poder... Se, repito, o Movimento está rachado, ou rachadíssimo, o Espiritismo, através de seus Postulados, é irrachável!... Com os homens, sem os homens e/ou apesar dos homens, o Espiritismo seguirá adiante, mesmo porque à Humanidade não resta alternativa que, aliando Fé e Razão, possa lhe fazer compreender o sentido da Vida.

Quanto aos nossos irmãos “à esquerda”, ansiosos por serem modernos, e se colocarem como vanguardeiros de não sei lá o quê, careço dizer que, em Espiritismo, em seu Tríplice Aspecto, não existe “esquerda” nem “direita” – o que existe, minha filha, é Centro Espírita, do qual esse pessoal anda fugindo para não ter que criar calos nas mãos e na alma...

Esses posicionamentos, mesmo no campo da política, são altamente questionáveis, porque tanto os que se dizem “à esquerda” quanto o que se dizem “à direita” não estão interessados em centrar-se nas necessidades do povo.

Vejamos o caso de Jesus Cristo, que, à sua direita tinha Dimas, e à sua esquerda, Gestas, sendo que ambos eram ladrões... O chamado “bom ladrão” nunca foi e nunca será menos ladrão do que o outro ladrão...

Então, para não ser prolixo, ou pro-lixo, que, no fundo, vem a ser a mesma coisa, digo a você que sim, cometi a proeza de folhear um livro inexistente, que está tão somente fornecendo material para que imprensa leiga continue a nos escandalizar mais alguns dias.

O que haveria de ser da imprensa, e, infelizmente, até da imprensa espirita – que morreu tempos atrás –, sem escândalos para se alimentar?!...

Uma ave da espécie Gallus gallus Domesticus, logo que consegue a proeza de botar um ovo, faz um estardalhaço medonho, que perturba todas as demais aves no terreiro, mas, em seguida, ela se cala... até que o próximo ovo lhe escape da cloaca...

Um abraço “à esquerda” e “à direita” de seu coração, rogando ao Senhor para que sempre nos mantenha no “centro” de nossas convicções mais altas.

 

INÁCIO FERREIRA

 

Uberaba – MG, 12 de Março de 2023.

 

 

25 comentários:

  1. Gratidão sempre pelas palavras, que ao lê-las me emociono, porque sempre os textos me acalentam e me dizem: você não está só! Dr Inácio/ Bacelli vocês me representam. Gratidão sempre. Talvez por falta de conhecimento, ou excesso de vaidade, ou ainda por querer mostrar que fazem "parte" da luta, pessoas se juntam em torno de ideias mal intuídas e materializam pensamentos descabidos, para dizer que são " progressistas". Imagine se tivermos de mudar a bíblia em cada parte que nos faltar interpretação de texto.... Teremos muitos cegos, que pecando arrancaram seus próprios olhos. Realmente a evolução torna-se cada vez mais difícil e lenta. Abraços Fraternos a todos, encarnados e desencarnados.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Hoje, lendo o conteúdo da resposta de Inácio Ferreira (IF), é que tivemos conhecimento desse '... livro inexistente...". Essas observações inacianas conduz-nos à comunicação "Espirita de 'centro'", publicada em 28-10-2019 01:15, neste Blog! Muita coisa para meditação! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:48 = 03:48)!!!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!! As lives de certos "palestrantes " discorrendo sobre livros de kardec, André Luiz, Emmanuel e outros, desprovidos de amor, palavras vazias, auditório cheio! Salve Chico Xavier, debaixo fo abacateiro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão! Dr. INÁCIO, já lie quase todos os seus livros amo muito e aprendi muito também!
      O Sr. Fala tudo que precisamos saber quanto ainda encarnados! Sou sua Fã. Muito Luz para ti.

      Excluir
  4. Bom dia !!!
    Tanto ABSURDO exemplificado no pensamento , afeto , falas , atitudes .. tempos de Psicose Coletiva .
    O vazio é imenso.
    Para muitos a vida NÃO tem um propósito , zumbis em busca do nada .
    Manter a FÉ e fazer sempre o nosso melhor .

    ResponderExcluir
  5. Acho que o movimento passa por 2 riscos diferentes: religiosismo exagerado que igrejifica a Doutrina Espírita e engessa a liberdade de pensar e a utilização da Doutrina para fins políticos. Nem endeusamento de figuras nem objetivos políticos e materiais. Essa deveria ser a preocupação de quem tem o movimento nas mãos.

    ResponderExcluir
  6. Um militar disse que "quando a política entra nos quartéis, a disciplina sai pela porta dos fundos". E parafraseando este irmão eu digo: quando a política entra no Centro Espírita, o Evangelho do Cristo sai dos corações para despertar o que há de pior dentro de nós. Jesus disse para dar a César o que era de César e a Deus o que é de Deus, algo que, infelizmente, anda sendo esquecido nos trabalhos doutrinários quando o respeito às opiniões diversas não se faz presente. Muita paz e obrigado pela advertência.

    ResponderExcluir
  7. Aécio Emmanuel César12 de março de 2023 às 06:56

    Bom dia Dr. Inácio e Baccelli. Fico aqui pensando com meus botões. Pois é... Esses que idealizam livros desse naipe inexistente como disse muito bem o senhor, tem sempre verbas vultosas, facilidades mil, tempo disponível, mas os frutos não vingam. Felizmente... Aproveitando essa oportunidade de conversar mais diretamente, queria saber se já chegou em suas mãos o Vade Mecum que fiz de todas as suas 52 obras. Espero que não se torne um livro inexistente. Valha-me Deus. Um fraternal abraço pra os dois. Fiquem em paz. Aécio Emmanuel César.

    ResponderExcluir
  8. Obrigada Dr Inácio pelo texto claro.

    ResponderExcluir
  9. Dr. Inácio como sempre o Sr. Arraza com seus textos maravilhosos, sou seu fã incondicional e a cada dia mais aumenta o meu Amor pelo Sr. (Amor Fraternal rsrs) Continue nos brindando sempre com a lucides dos seus esclarecimentos, auxiliando-nos anão nos deixar iludir pelos modismos que andam brotando na mente dos espiritas.
    Abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde. Não existe Espiritismo de direita ou esquerda. O Espiritismo pertence à Jesus. Sinceramente, andei perplexa durante o processo eleitoral para presidente. Máscaras caíram aos montes. Cuidemos, pois os infiltrados estão mais atuantes nesse final de ciclo planetario. Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite! Na paz! Tá tudo certo!
    “O Espiritismo, na revivescência do Cristianismo, desde quando surgiu como doutrina codificada, está habituado a ataques semelhantes que, a bem da verdade, nunca cessaram e estão longe de cessar.
    Aliás, Kardec, com a sua presciência, afirmou que os maiores inimigos da Doutrina estariam intramuros, ou seja, seriam alguns que se lhe consideram adeptos.” Inácio !, compreendo a sua insatisfação , qual seja semelhante a minha . No entanto , nobre e lúcido irmão !, não podemos deixar de considerar que o patamar primeiro da doutrina , seja UNIVERSAL. Ao menos , é assim que eu entendi na codificação. Ela , a doutrina doS EspiriTOS, não pertence a uma distinta classe de espíritos , mas, a todoS. Seja : católico , protestante , ateu , religioso ou não ….; preto , branco , rico, pobre , inteligente ou burro ; alto baixo , santo ou pecador …
    A questão , penso eu , veja bem , eu penso , seja , onde podemos somar a doutrina !?, e não simplesmente , questionar atitudes individuais e inconsequentes . Mas, doutrinariamente , sugestionar com objetivos a universalização salutar . E , é justamente aí , onde a religiosidade marcou os limites da doutrina dos EspiriTOS. Pois , qual definição de religião ? Segundo a WikipediA : “ A religião é geralmente definida como um sistema sociocultural de comportamentos, práticas, moralidades, crenças, visões de mundo, textos considerados sagrados, lugares santificados, profecias, ética ou organizações, que geralmente relacionam a humanidade com elementos sobrenaturais, transcendentais e espirituais;[1] no entanto, não há consenso acadêmico sobre o que precisamente constitui uma religião.[2][3]…”. Continuando , no que penso ; o Espiritismo , teve como o primeiro pé direito , vir dar munição a Ciência , daí, ter sido a época, Kardec , o recrutado para a missão de codificar as instruções dos EspiriTOS. E Kardec , deixou escrito : “… a obra não está pronta , precisa ser atualizada …”constantemente ( acrescento ).
    É triste , ler comentários que tentam denegrir Kardec ou a doutrina , eu também sinto pena , e peço misericórdia para quem assim tenta se destacar . Sem mínimo de noção do que seja a doutrina , simplesmente pela busca de se promover ou deturpar o que ele próprio será um de seus adeptos futuros , quer qual seja , hoje, sua situação espiritual ; ou , alguém tem dúvidas sobre isso !? .

    ResponderExcluir
  12. Nessa linha de raciocínio , é que eu descomungo a religião do espiritismo ; por justamente , ela ( a religião ), ser grupal , e não UNIVERSAL. É difícil !, ter de digerir isso , mas, é necessário ; cedo ou tarde ; então , que seja o mais cedo possível . Os aspectos religiosos , precisam ser tratados na doutrina dos EspiriTOS, como instruções trazidas pelos profetas, e CODIFICADAS por Jesus .
    Numa análise atenta ao que Jesus -pregou e não escreveu -, vamos identificar todas como “CONSELHOS” , aos quais Jesus nos deixou de suas próprias experiências ( não sou eu quem estou afirmando isso não , foi próprio Jesus ) , tá lá : “…só vos falo sobre o que eu sei …”. Ora!! Jesus , em nenhum momento foi religioso , ele foi instrução de vida. Amor ! É filosofia de vida , e não religioso ( até me provem o contrário , não me canso de falar isso ).
    Querer , e se esforçar a passar seus conhecimentos ao próximo , é o mais sublime AMOR! Analisem bem , se não foi justamente isso que Jesus fez o tempo todo !? . Agora , onde ele aprendeu e vivenciou tudo isso ? , aí, não tenho essa resposta. Mas, estou buscando , só posso garantir que : não foi estudando em livros. No caso , desse “ livro inexistente “, certamente Jesus diria : “ tu o dissestes “ . A coisa é bem complexa . Tá lá , nos capítulos finais da obra “dragões “ de Modesta , pelo médium Wanderley : “… Kardec , já é nosso …” , referindo-se a uma falange de espíritos desordeiros e desorientados …, tocando terror.

    ResponderExcluir
  13. Para reflexões: Qual o segundo mandamento ? “ amar o próximo como a ti mesmo “. Huum!! Nesse caso específico , dos que “ tocam terror “, no lugar deles , eu queria ser amado de forma a terem paciência comigo , e irem me instruindo aos poucos ; e não ser excluído , enxotado pela minha ignorância . Aliás, ignorância !? Quem é detentor de toda verdade para destacar com precisão a burrice!? Lógicas e bom senso seriam os limiares da identificação .
    Aí , onde entra Inácio , espírito experiente , vivido , dedicado as mazelas espirituais , com argumentos e ferramenta de trabalho incontestes . Tem de ter paciência , continuar firme na labuta , e esperar , o tempo de DEUS, e não o nosso .
    Inácio é meu psiquiatra já há tempos ; consulta barata ( 35,00 o livro ), corresponde a umas 20 seções de tratamento ( vinte dias pra ler reflexivamente); junto com seu “cúmplice “, o Baccelli, nos proporcionam verdadeiras terapias curativas .
    O Blog , maravilhosa oportunidade de relacionarmos , num aprendizado constante.
    Aí Inácio pergunta : “ mas quem amansa os burros ? “ . É…, Inácio , não é fácil , uma agonia temos de querer seja no nosso tempo , mas, não tem jeito , será no tempo de Deus !
    Também , não podemos virar santo ou bocoio né ! Mas, para fazê-los nos ouvirem , não é fácil !. Daí, tiro por mim , pois o que escrevo e falo , primeiro são detectados pelos meus próprios DOIS olhos , e DOIS ouvidos , e…, parece não aprendi nada , continuo errando e teimoso. Numa constante auto-crítica , vivo a refletir: Domingos Tamer , até onde você está praticando o que você prega? E assim, vai -se embolando a contabilidade do espírito, até atingir o tal PONTO DE EQUILÍBRIO.

    ResponderExcluir
  14. Fantástico!!! Precisamos do seu trabalho e pitacos sempre providentes! Gratidão!
    Prossigamos adiante, trabalhando, amando e servindo!

    ResponderExcluir
  15. Tanta coisa importante fazer pelo próximo (ou seja trabalhar por nós mesmos) e espiritas gastando tempo com isso... que falta faz a vassoura, e a vontade de ser útil ficando fora do palco e do holofote. Muita água com barro a ser sorvida em em futuro próximo. Cegos que não querem ver como ja dito.

    ResponderExcluir
  16. Rafael H S Oliveira.13 de março de 2023 às 04:37

    Graça e Paz, Sr. Inácio Ferreira Baccelli.
    Sábias palavras... 🙏🏼

    ResponderExcluir
  17. Olá a Todos, E também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo” (Mt 3:10).- Valeu pela Machadada.....kkkkkk.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Possível evento existente. Sugerimos a leitura atenta do artigo "Fusão entre buracos negros ganham modelo de ondas gravitacionais mais preciso" (Ciência - Espaço - Daniele Cavalcante, editado por Patrícia Gnipper - 14-03-2023 17h38 - https://canaltech.com.br). Antigamente, no campo da Uranografia (= Astronomia), esse tipo de evento no espaço era considerado inexistente, absurdo, devido a carência de instrumentos observacionais ou o conceito moderno de simulação em computadores! Boa leitura! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (07:17 = 02:17)!!!

    ResponderExcluir
  19. Boa noite, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Ratos com dois pais. Indicamos ler a notícia "Técnica usada para criar ratos com dois pais será aplicada em humanos em até 10 anos. Os gavetas masculinos e femininos são produzidos a partir de um tipo de células-tronco conhecidas como germinadas primordiais" ( Ciência e Saúde - Edição Genética - 16-03-2023 06:00 - www.correiobraziliense.com.br). Boa leitura! Cadichon Pirilampo (20:37 = 15:37)!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Cochilos digitados. No nosso texto de 16-03-2023 16:37, onde se lê "... gavetas... como germinadas primordiais... (20:37 = 15:37)"; leiamos "... gametas... como germinativas primordiais... (20:37 = 16:37)". Desculpem-nos a incorreção! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:30 = 05:30)!!!

      Excluir
  20. Como Leon Denis disse ," Kardec ser o Bom Senso encarnado" , aqui e agora , nesse texto , esta a encarnação do Bom senso .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Anônimo (19-03-2023 08:05). Desculpe-nos a observação sobre o seu comentário: a frase mencionada por você como sendo de Léon Denis, na realidade, foi dita por Nicolas Camille Flammarion (1842-1825), em discurso feito em 02-04-1869 por ocasião do sepultamento do corpo físico de Allan Kardec. Esse discurso pode ser lido em "O que é o Espiritismo?" e na Revista Espírita maio de 1869. Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (17:43 = 12:43)!!@

      Excluir
  21. Esse pessoal à esquerda não leu Karl Marx nem toda produção intelectual nem programas partidários do referido espectro ideológico. Se leram, não entenderam, pois para o ideário comunista, o Estado substitui Deus e família. O Estado é um fim em si mesmo. O materialismo e espiritismo são como água e óleo.

    ResponderExcluir