domingo, 30 de julho de 2023

“Bipolaridade” Espiritual

 

Certos espíritos existem que, no corpo ou fora dele, parecem sofrer do que denominaríamos de “Bipolaridade” Espiritual, que quase pode ser considerado um problema de ordem obsessiva que medeia entre a obsessão simples e a fascinação.

São irmãos e irmãs nossos extremamente suscetíveis a certos desvios de humor e, principalmente, de interpretações equivocadas das palavras que escutam, distorcendo-as em seu conteúdo e significado.

Evidentemente, trata-se de uma questão que interfere, e muito, no seu relacionamento com aqueles com os quais é chamado a conviver na vida diária, porque, diante do exposto, torna-se difícil até mesmo o diálogo que, porventura, com os portadores da referida síndrome, queira se manter.

Extrapolam, com extrema facilidade, colocando-se, quase sempre, no papel de vítimas, ou como sendo alvos de uma urdidura, que não existe, com o fito de prejudicá-los.

Por serem assim, mais facilmente, sofrem a nociva influência dos espíritos que intentam ainda mais prejudicá-los, não deixando, de maneira indireta, de atingir os que com eles convivem, que, dificilmente, logram trazê-los ao campo do bom senso, fazendo com que passem a viver de espírito desarmado.

Pensando com o pensamento dos espíritos que os induzem à imaginação doentia, chegam a crer que estejam inspirados pelos Benfeitores, quando, em verdade, de faculdades mediúnicas adoentadas, não aceitam que estejam sendo utilizados como instrumentos da perturbação própria.

Nos tempos do Sanatório Espírita, em Uberaba, lidávamos com confrades assim, que não logravam o trabalho em grupo, porque quando não era um que contra eles se colocava, era outro, dando-nos imenso trabalho para que pudéssemos trabalhar pela harmonia da equipe que nos auxiliava.

São valorosos e, não raro, generosos, mas, quando em crise de “incompreensão”, no ápice de sua “bipolaridade”, transtornam os que, em volta, não conseguem vê-los na condição de espíritos doentes, e, sim, repletos de melindre, principalmente, quando as suas propostas esbarram com oposição.

Infelizmente, quase todos somos assim, portadores de certo grau de “bipolaridade espiritual”, que interfere no rendimento da tarefa do Cristo, que, embora digamos pertencer a Ele, parece que pertence a nós, e não abrimos mão de dividir o seu comando com ninguém.  

 

INÁCIO FERREIRA

Uberaba – MG, 30 de Julho de 2023.

 

 

14 comentários:

  1. Bom dia Dr Inácio, Bacelli essa tal de bipolaridade é causa ainda de muitas lágrimas entre nós, e motivo de muitos estudos no âmbito biológico e espiritual, mas uma coisa é certa o Evangelho e a "vassoura" pode contribuir e muito para uma compreensão e até "cura" desse problema

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, amigos!!

    Como amo acordar aos domingos e ler os textos do Dr Inácio no blog.
    É um puxão de orelhas todas vezes que leio.
    Todos nós sofremos dessa "bipolaridade ", que possamos nos curar disso, vivendo realmente o bem que precisa ser feito, seja em qual área for.
    Um lindo domingo a todos os irmãos!

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, Amigos Espirituais visíveis e Paz!!! Amor, Luz e Paz! Realmente, o tema desta semana orienta-nos para o nosso autoconhecimento! Estivemos buscando a leitura de artigos ilustrativos sobre o mesmo! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (15:57 = 11:57)!!!

    ResponderExcluir
  4. Aécio Emmanuel César30 de julho de 2023 às 14:14

    Um ótimo somingo Dr. Inácio e /baccelli., Interessante esse seu pensamento q

    ResponderExcluir
  5. Aécio Emmanuel César30 de julho de 2023 às 14:18

    Boa noite Dr. Inácio e Baccelli. Interessante esse assunto desse domingo., Diante dele me surgiu uma dúvida: Um ego do passado pode nos obsediar como a que um espírito das sombras o faz? E se sim, como poderemos diferenciá-lo? Obrigado. Abraço aos dois. Aécio Emmanuel César

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Aécio Emmanuel César (30-07-2023 14:18). Permita-nos auxiliá-lo, embora não estejamos designados pelo Dr Inácio Ferreira (IF) e/ou pelo médium! Você escreveu "... um ego do passado pode nos observar como a que um espírito das sombras o faz? E se sim, como poderemos diferenciá-lo?...". Acreditamos as respostas podem estar nas obras "Espíritos em conflito" (LEEPP, 1a edição, out 2016) e "Egos em paz" (LEEPP, 1a edição, out 2017) e outros livros de IF e outros visíveis e invisíveis! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:10 = 05:10)!!!

      Excluir
    2. Aécio Emmanuel César31 de julho de 2023 às 13:42

      Cadichon eu falei obsediar e não observar. Esse livro "Espíritos em Conflitos", não seria "Egos em Conflito". Vou ler sim essas obras. Obrigado pela atenção. Forte abraço. Fique em paz.

      Excluir
    3. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Aécio Emmanuel César (31-07-2023 13:42). Realmente, sua observação está correta quanto ao que escrevemos. Isto ocorre porque digitamos rapidamente e, às vezes, não corrigimos relendo! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:09 = 04:09)!!!

      Excluir
  6. Boa noite ! Na paz! Tá tudo certo !
    Nessa síndrome aí , não vou me meter bedelho. É assunto para psiquiatra .
    Mas, vou pitacar em “antepassados “:
    Expiação:
    Quando a gente fala em carmas familiares, é de costume avaliarmos que estamos sofrendo uma pressão em função de erros dos nossos antepassados . Inclusive , tem uma oração de origem católica que prega essa pressão e pede nos livre delas .
    No entanto , por ignorância nos costumes fomos educados ; desconheceu-se , ou seja outro motivo , estávamos inclinados a crer na unicidade das encarnações ; a doutrina dos EspiriTOS, veio desanuviar essa crença , provando temos múltiplas existências , ou seja , encarnações .
    Nesse sentido , ficou desconexa tal oração ; porque as expiações vivenciadas a cada uma delas , foram nossas próprias existências naquele corpo .
    Hoje , podemos ser a reencarnação de : um bisavô , tataravô, tataratio, tatarairmao, etc …, e assim , estamos espiando nossos próprios feitos , e nada haver com os feitos desses outros , como se tivéssemos que pagar pelos feitos de parentes .
    Isso não existe , ninguém paga ou tem de herdar feitos de outros , cada um paga pelos seus próprios . Se fui colérico quando encarnei no passado como hoje seria meu tataravô, hoje estou aqui , colérico como tataraneto ; o mesmo espírito , em corpos diferentes . Assim , tataravô ou eu , sou eu mesmo reencarnado.
    As cagadas que promovemos como humanos , pode até ter outros que venham a limpar ; mas as como espírito , essas nós mesmos que teremos de limpar .
    Nada de ficar buscando influências espirituais , tais como obsessões , nas nossas expiações aqui , porque , somos nós mesmos obsessores de nós mesmos . Espíritos outros , óbvio , vão se aproveitar do nosso campo mental , para se aproximar e tragar juntos o que estamos fumando.
    Portanto , atente ao seu campo mental com os problemas esteja hoje enfrentando , porque , eles são seus já há muitas encarnações . Cabe a nós mesmos buscarmos limpar . Isso , nada mais é do que a CONTABILIDADE DO ESPÍRITO, meu , só meu ; e com necessidade de limpar , apurar o equilíbrio contábil individual .
    Daí vem a questão de muitas das ditas obsessões , está sendo tratada de forma errônea, como se provenha de terceiros , mas é uma AUTO Obsessão.
    Vivenciamos um estado colérico generalizado na humanidade , nesse contexto podemos concluir que estamos numa epidemia AUTO OBSESSIVA. Colérica, coletiva ; causa ?
    Aí já seria imprudência afirmar alguma ; arrisco uma delas : A de estarmos desde a criação contaminados pelo ORGULHO (……), esse tal de orgulho é pandêmico , vicioso ; o fato de adquirirmos o livre arbítrio , o orgulho torna-se o vício primário de nossa contabilidade espiritual , e inicia-se o tal VAI SE ACHANDO!!!
    No meio religioso , circula essa lista aí : pra mim , nada mais é do que muitas de minhas encarnações estão nessa listinha …., no resto , é a família espiritual .

    "Para nascer precisamos de: 2 Pais 4 Avós 8 Bisavós 16 Trisavós 32 Tetravós 64 Pentavós 128 Hexavós 256 Heptavós 512 Oitavós 1024 Eneavós 2048 Decavós Apenas o total das 11 últimas gerações, foram necessários 4.094 ANCESTRAIS, tudo isso em aproximadamente 300 anos antes de eu ou você nascermos. Pare um momento e pense... - De onde eles vieram? - Quantas lutas iá lutaram? - Por quanta fome já passaram? - Quantas guerras já viveram? - Quantas vicissitudes sobreviveram os nossos antepassados?Por outro lado, quanto amor, força, alegrias e estímulos nos legaram? Quanto da sua força para sobreviver, cada um deles tiveram e deixaram dentro de nós para que hoje estejamos VIVOS. Só existimos graças a tudo o que cada um deles passou. Então, é nosso dever honrar nossos antepassados!"

    ResponderExcluir
  7. Salve lá! Viva Zambi! Essa bipolaridade espiritual nada mais é que o narcisismo nosso de cada dia. Infelizmente ainda somos muito egoístas e queremos tudo do nosso jeito. Caso algo não nos agrade, ficamos com o ego ferido e mudamos nosso comportamento e nessas horas os eguns tomam conta dos nossos pensamentos. Ainda temos muito que aprender com a resiliência, mansidão e humildade dos pretos velhos. Sarava'

    ResponderExcluir
  8. Caro dr. Inácio, o assunto do ' Blog ', nos remete para a base estrutural da vida. Nada existe, sem ser bipolar. Luz e escuridão; Vida e morte; Bem e mal; Implosão e explosão; Causa e efeito; Encarnado e desencarnado; homem e mulher; Matéria e antimatéria; Positivo e negativo; Dia e noite; Cara e Corôa; Quente e frio, ...,etc. Na " Biblía " : ' Eu criei o bem e o mal (Isaías); ' Dai a César, o que é de César e, a " Deus", o que é de " Deus " e " Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim ". Finalizando : Escritor e leitor.///////////////////. ' No contexto do Universo Cósmico, o ' homem ', é apenas um átomo pensante '. (752069)

    ResponderExcluir
  9. Que a paz esteja com todos vocês, do lado de cá e do lado de lá!
    Lendo recentemente o livro Entre a Sombra e a Luz (Bacelli/Paulino Garcia), vi tantos ensinamentos de Odilon, acerca de nosso comprometimento nas lides espíritas, que por vezes criamos, com vaidade e personalismo a vã ideia, sobre o trabalho espírita. Essa é uma das coisas que mais me preocupa, e rogo a Deus, dentro do trabalho na Seara que seja sempre alertada, enquanto essa tarefa. Dr Inácio em sua terapia, ou seja, vassouraterapia nos coloca a trabalhar, não apenas para cansar os "educadores", como Chico dizia, mas, para que trabalhando não canse de revisitar as práticas fraternais. Hoje faço uma grande comparação, entre a época em que fui católica e hoje em dezesseis anos de trabalho espírita, quanto precisei e preciso lutar com os maus hábitos. Não é possível crescer apenas, se faz mister evoluir, e nessa trajetória sou grata ao Mestre Jesus a boa Espiritualidade, a você Inácio que me fez descobrir a Doutrina dos Espíritos, com criticidade, claro sem deixar de mencionar Modesto Cravo, quando em muitos trabalhos na Casa Espírita roguei aos bons conselhos. Esse alerta da semana traz importante recado para atentar ao comportamento de fascínio, que estamos sujeitos e humildade e fé para, buscar um novo começo. Paz e Luz a todos. Gratidão sempre.

    ResponderExcluir
  10. Professor Fábio Garcia Ferreira de Marília SP5 de agosto de 2023 às 08:51

    Boa tarde aos amigos deste maravilhoso blog. Como disse nosso irmão Inácio de Oliveira Ferreira, a bipolaridade espiritual atinge a todos nós, espíritas e não espíritas. Ela é mais latente nos dirigentes espíritas, que se acham donos da verdade, são apegados aos cargos que ocupam nos Centros Espíritas e nas federações espíritas, como a FEB. Onde trabalham para desagregar e solapar a verdadeira doutrina espírita de nosso mestre Jesus e seu querido discípulo Francisco Candido Xavier. Tenham todos um excelente final de semana com muita paz e saúde. Um grande e fraternal abraço a todos.

    ResponderExcluir
  11. Grande divulgador da doutrina dos espíritos. Dr. Inácio Ferreira fez e continua fazendo no mundo espiritual, sou fã dele e peço que continue nos orientando e divulgando o espiritismo. Ao médium Carlos Baccelli os meus sinceros agradecimentos. Luz e Paz. Olhai por nós Dr. Inácio.

    ResponderExcluir