O Espírita e a Política
Opinam alguns confrades que o espírita-cristão não deve se imiscuir no campo da política.
Todavia, somos de parecer contrário.
Quando o espírita possuir vocação para a política, não vemos qualquer obstáculo que o impeça – estamos na Doutrina do Livre Arbítrio.
Aristóteles já dizia que “o homem é um animal político” – e que animal!...
Perdoem-se os que são apenas políticos...
A política está presente até mesmo no ato de respirar, porquanto, desde que ganhem muito dinheiro, muitos não estão nem aí para a qualidade do ar que os outros respiram.
Seria hipocrisia dizer, por exemplo, que não existe política no Movimento Espírita – e como existe, e como, não raro, se mostra de baixeza pior que a política partidária.
Temos, sim, no Movimento Espírita, verdadeiros “milicianos”, que consomem o tempo na encarnação na tentativa de destruir o trabalho alheio – creem-se “paladinos da Verdade”...
Quem é que pode dizer que Jesus Cristo não fez a Política Divina quando, de peito aberto, enfrentou os doutores da lei – os escribas e os fariseus, sepulcros caiados por fora, cheios de podridão por dentro!
Jesus, claro, nunca foi candidato a nada – a não ser à cruz, Ele nunca se candidatou a coisa alguma, nem a ser Bom, pois que afirmou que Bom somente Deus o É.
Portanto, tendo direito à manifestação pessoal – embora já tenham tentado me cassar inúmeras vezes –, sou de opinião que o espírita-cristão, desde que não venha a se corromper como os demais, complicando a sua situação espiritual, deve, sim, estar na política.
Tivemos políticos notáveis que eram, ou se tornaram espíritas: Bezerra de Menezes, Eurípedes Barsanulfo, Cairbar Schutel, Freitas Nobre...
O que não convém é que, uma vez eleito, o espírita-político venha a se transformar em político-espírita.
Sabemos que a coisa aí na Terra corre por conta de quem se encontra encarnado – é o livre arbítrio, com as suas consequências. Sendo assim, ante as eleições que se aproximam, e as que virão – dentro da honestidade das urnas –, o espírita deve pensar muito em quem confiará o seu voto.
O Comunismo está aí, tentando tomar conta do Brasil e dos brasileiros, e, de minha parte, se ele tomar conta do Brasil, se puder, aí eu não volto – reencarno na Cochinchina (segundo expressão usual na Espanha para lugar muito distante), mas não reencarno no Brasil!...
Deus me livre de reencarnar é ser escravo dessa turma de malandros, que quer, inclusive, acabar com Jesus Cristo, voltando a perseguir e a matar os cristãos.
Chico Xavier dizia que, talvez, os espíritas só viessem a se unir depois de experimentarem perseguição semelhante a que os cristãos dos tempos apostólicos experimentaram.
Chico era muito otimista.
INÁCIO FERREIRA
Uberaba – MG, 29 de setembro de 2024.
Dr Inacio sou totalmente favoravel a politica de nosso lar aonde aquelas mentes amoraveis, lucidas, equilibradas, caridosas, bondosas estavao a ajudar nosso lar. Estamos na terra e no brasil e temos qual candidato com moral inabalavel para esse nosso povo votar. Temos candidatos que era ligado ao pcc, outro invasor de terras, outro esta com o pcc nos onibus e tambem ligado ao desvios das merendas, outra esta com o sistema de sempre, outro que nunca foi candidato mas nao tem experiencia na politica. Dois piores dos piores em quem vamos votar. O orçamento da maior cidade da america latina e enorme e que eles estao fazendo. Vemos os politicos so aparecerem nos tempos das eleiçoes e depois esquecem do povo e eles governao para eles e nao para o povo e para a naçao. Quando tiver pessoas como nosso lar ai eu vou votar com muito amor, por enquanto eu nao vou votar. Espperamos que daqui a algumas decadas e decadas e decadas etc a coisa melhore e a politica seja realmente politica e nao isso ai que esta se chamando politica. Obs; nessa eleiçao nao vote em bandido, pois o brasil precisa de gente honesta e boa para se tornar realmente a patria do evangelho. Um abraço baccelli e dr inacio e Muito obrigado e boa eleiçao a todes kkkkkk
ResponderExcluirBom dia! :) bem, se se refere a São Paulo, vc já deu a resposta em seu texto: vote na pessoa que tem preparo mas não tem, ainda, experiência na política. Com o seu voto essa pessoa poderia começar a ter "experiencia" na politica. Mas eu pergunto: qual 'experiência' na política a senhora imagina que um candidato deveria ter? Não votar é a única opção que não cabe, não votar é nos tornarmos Poncio Pilatos, pois, é melhor escolher o lado "errado" do que lado nenhum. O destino dos 'mornos' não é bom, já nos disse o Mestre. Os mornos são aqueles que acham que nada está à altura deles, e eu pergunto: quem somos nós na fila do pão? Vote no menos pior mas vote, por favor. Um abraço.
ExcluirNosso Lar nao e' democratico, la' os cidadaos nao votam em seus governantes,
Excluire democracia e' isto VOTO. O governo consiste num conselho de "elders" escolhidos
*entre eles* pelo seu trabalho em prol da comunidade.
Sabe aonde existe isto? Na China, um pais que transborda em capitalismo,
pois ninguem la' sente saudades da pobreza do comunismo, e cujo governante
e' escolhido pelo partido, para evitar tropecos democraticos como Trump x Biden,
este ultimo ja' foi tarde, retirado da disputa pelo proprio partido. No Brasil,
ate' no macaco Tiao ja' votaram e no palhaco tiririca.
As realidades sao muito diferentes entre Nosso Lar e China,
mas o sistema de escolha de governantes e' o mesmo.
Concordo contigo Ricardo, a pior opção e a mais culpável é a dos que se omitem! A Lei Divina cobra mais caro de quem se omite do que de quem votou errado! A responsabilidade de colocar políticos melhores para administrar a coisa pública é de todos. Sempre tem um menos pior para se eleger. Enquanto a maioria são interesseiros e mal intencionados é dessa forma que se vota, no menos pior.
ExcluirNão podemos nos esquecer que o político é pessoa comum da sociedade,e, portanto, reflete a condição moral da maioria da população. Cada povo tem os políticos que merecem!
Lembrando que, no Brasil, recentemente, o povo preferiu um ex-condenado que fala o que o povo quer ouvir a um candidato que não aderiu ao politicamente correto, levando-se em conta, é claro, a honestidade das urna5 3letr0nicas.
Concordo com o Dr Inácio que estamos a meio passo do Comunismo ser implantado definitivamente no Brasil, e caso isso ocorra a maior culpa será dos que NÃO VOTARAM , pois foi o NÃO VOTO deles que elegeu o PIOR, e a Lei Divina cobrará o preço.
Vejamos que, na parábola dos talentos, aquele servo que recebeu um único talento pela misericórdia do seu Senhor, e, com medo de perder esse talento se omitiu de usá-lo, podendo ser chamado de isentão, foi tratado como “ SERVO MAU E PREGUIÇOSO “ e seu castigo foi severo!
E outra coisa; para comparar a nossa situação com Nosso Lar temos que nos perguntar se, quando “batermos as botas” vamos conseguir “subir” até Nosso Lar? Será que já “adestramos” os nossos órgãos perispírituais para funcionarem naquela dimensão?
Sem querer julgar a ninguém, mas julgando, poucos de nós temos condições de viver por lá!
O voto ainda é a nossa única arma contra os maus, e eles são muitos… muitos de nós.
O pior dos comunistas é a hipocrisia!!!
ResponderExcluirNojo profundo. MALANDROS!!
Como o senhor, quero distância.
Bom dia, amigos!!
ResponderExcluirBom dia, Dr Inácio e Baccelli!!
Como sempre um texto para colocar os Espíritas para pensarem!!
🙏🏼
Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Como interpretar essa questão de "O espírita e a politica" na visão de Emmanuel? Consultemos a obra "Vinha de Luz" (FEB), capítulo 59 - Política Divina, no qual o autor comenta Lucas 22:27. Ser um servidor de todos! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:58 = 04:58)!!!
ResponderExcluirDivinópolis, MG, 29/09/2024.
ResponderExcluirJesus era comunista! Afinal ele pregava a comunhão entre as pessoas, a divisão de todos os bens, a doar do que você tem, a dar de si para os outros...
Jesus criticava o materialismo, a riqueza, e ainda recomendou a um jovem Rico que dispusesse de todos os seus bens.
Jesus vivia em comunhão com outras 12 pessoas ou mais.
E justamente por ser comunista, Jesus foi atacado, vilipendiado, ultrajado, humilhado, torturado e sacrificado.
Deturparam muito a noção de comunismo que significa comunhão! Infelizmente houve um período no leste europeu que usaram da prepotência, da arrogância, da soberba materialista como comunismo e o mundo então não entendeu o que é o comunismo, nem mesmo aqueles que tentaram implantá-lo.
O comunismo bem aplicado é a comunhão de pessoas na sociedade, assim como Jesus o fazia.
Comunismo armado, dilapidador, agressivo e invasor, não existe. Isso não é comunismo e sim prepotência material.
Jesus pregava comunhão entre os povos, entre as pessoas, concitando-nos todos a amar-mo-nos uns aos outros! Isso é comunhão, isso é comunismo.
Bom dia amigo, ou vc não entendeu Jesus ou apenas avalia 'retratos do filme' e os coloca sob sua ótica. A cada um segundo suas obras. Mérito! Estender a mão é uma coisa, tutelar e abafar a dignidade do proximo com a miséria institucionalizada e comandada por seres nefastos que não se submetem ao que pregam a terceiros, é outra coisa. Vc é livre, assim como eu, para ter sua opinião, como é óbvio, mas cabe maiores reflexões sobre a Boa Nova. Esse assunto ou o entendimento sobre ele está longe de se esgotar e conforme nossa moral se eleva o entendimento também muda. Comunismo é a maior hipocrisia já trazida.pelo.mal a este Planeta. É como se quiséssemos nos equiparar a humanidades extremamente mais evoluídas do que a nossa e, que habitam esferas superiore,s só pq teríamos 'direito à igualdade'. Não faz o menor sentido, é pura ilusão e é a isso que o Mal se presta.
ExcluirJesus queria o bem de todos e os politicos querem todos os bens para si. Sao poucos os politicos que as trevas nao os acessora, o resto esta com as trevas. Somente quando o homem estiver Deus em seu coraçao o mundo melhora. Nao tem ninguem igual ao outro, por isso o comunismo nao dara certo. Para os que estao no topo da piramide tudo e para o povao fome e miseria, isso é o comunismo. Se com a democracia ja estamos ruim ja pensou com o comunismo.
ExcluirPaz e Luz ai Aroldo e grato
Caro amigo Aroldo j Piacesi, a sua ingenuidade é muito grande, quero acreditar que seja ingenuidade mesmo.
ExcluirComo o Dr Inácio já nos falou, é isso é um fato facilmente comprovado, o comunismo é uma farsa! Espíritos hipocritas e maus usar de frases bonitas e vendem um sonho utópico para o momento atual, com uma única intenção de dominar um povo para saciar sua sede de poder e prazeres materiais. Adoram o luxo e tudo que o dinheiro pode comprar, o dinheiro do povo é claro!
Me perdoe se a expressão for dura, mas não tenho nenhuma intenção de ofender, acreditar no comunismo é uma grande tolice. Caia fora dessa ideia que é inspirada pelas trevas antes que acabe se comprometendo e criando um carma pesado sobre si apenas por fazer apologia à essa ideia enganosa.
Eu não costumo a misturar políticas religião.
ResponderExcluirCada uma das posições são antagônicas.
Religião prega o amor ao próximo e na política são as leis dos homens um querendo derrubar o outro é o povo e que se ferre.
Poucos são honestos, e muitos só pensam em si próprios e um jogo sujo de poder.
Eu estive em Cuba.
ResponderExcluirAtravessei a ilha de carro.
Conheci de ponta a ponta.
De Guantanamo até Havana.
Povo gentil e hospitaleiro.
É uma ilha miserável !
Parada no tempo, pobreza, sucateamento, escassez absoluta de tudo.
Nos resorts coca cola e docinhos...
Na porta inúmeros jovens buscando doação de qualquer coisa.
Uma camiseta, uma cueca, uma bolacha...
Eu testemunhei com meus olhos as aeromoças furtando tudo que sobrou no voo de ida..escondendo dentro de bolsas e bolsos.
Aquele povo é escravo de representantes da treva.
Tenho nojo...ódio.. de quem defende esse regime maldito!
E como bons hipócritas que são, quando viajam a estudo, passeio ou tratamento, vão para os Estados Unidos.
NOJO
Eu vi com esses olhos que a terra comerá os jovens, na porta do resort, sentados sobre pedaços de papelão.
ExcluirQuando perguntei o porquê a resposta foi:
PARA NÃO GASTAR A CALÇA !
Só tinham uma.
Regime maldito defendido por marginais ou ignorantes massa de manobra.
Não sou a favor de regimes comunistas. sou um questionador. Muito se fala de Cuba e Venezuela e etc. Questiono: Perante a doutrina espírita é justo um País por causa de seus governantes fazer toda população sofrer? Porque nas questões que envolvem o comunismo na América do Sul ninguém lembra dos embargos econômicos que trazem a fome e a degradação humana? Politica e a doutrina não se misturam e ponto final.
ExcluirTambem ja' estive em Cuba, poderia ser o paraiso na Terra,
Excluiro povo e' humilde e acolhedor. Quanto `a pobreza que la' existe,
nao podemos afirmar se e' devido a sistema de governo ou se
consequencia do embargo economico que os EUA impoe `a ilha.
Os EUA punem nao somente a ilha, mas todos que tentarem
quebrar o embargo. Hipocritas como sao, com dois pesos
e duas medidas, os EUA nada fazem contra a Arabia Saudita,
que tambem nao e' democratica, e cujo Sheik ordenou o
assassinato de um jornalista aos olhos do mundo.
Barack Obama entendeu que as condicoes de guerra fria que deram
origem ao embargo economico `a Cuba ja' nao existem mais e tentou
acabar com o embargo mas Trump re-instituiu o embargo por puro
conservadorismo, o embargo esta' em efeito a decadas e se depender
e Trump assim vai continuar, por pura tradicao.
Realmente desafio enorme trabalhar nossos valores que precisam se aprimorar e melhorar e escolher representantes políticos que estejam alinhados com estes valores ainda em desenvolvimento e aprimoramento ..porém devo concordar com o Dr Inácio que retornar a um país em regime comunista ou similar não deve nos animar muito o retorno...façamos bem a nossa parte ...
ResponderExcluirSer politico é: o indivíduo pertencente a um partido, que se preocupa em obter aceitação da população para ascender a uma determinada posição.
ResponderExcluirApesar de vivermos em uma sociedade aonde os costumes e regras são pautados por decisões politicas, fico imaginando qual o papel do Espírita dentro dessa ordem se não a ascensão de um título ou a falsa ideia de um poder de classe? Nesse contexto ainda, um único indivíduo tomando voz como representante maior do Movimento Espírita.
Todos os exemplos da história da humanidade, desde a concepção da democracia pelos gregos, mostraram a face da corrupção e da pouca evolução de todos "NÓS" Espíritos ainda em processo de evolução da moral e da ética.
Qual de nós se acharia apto a liderar o movimento Espírita? Existe alguém aqui entre os leitores que se considera incorruptível? Nossa missão é clara e dada a todos nós por Cristo. E definitivamente essa missão não era liderar a humanidade. Vaidoso é o que assim pensa. A política não tem espaço para a CARIDADE, cuidar das ruas, das pessoas, é OBRIGAÇÃO do estado como devolutiva dos impostos colhidos. Politico não faz CARIDADE ele trabalha - ou pelo menos deveria.
Um exemplo como no texto cita, Aristóteles, que abertamente, falava sobre a escravidão ser uma questão natural da humanidade. Basear-se em uma corrente ideológica para dar razão a um discurso não necessariamente afere ao discurso a moralidade e ética solicitada a nós por Cristo. Não devemos ser anacrônicos.
E para finalizar, mais uma vez o movimento Espírita dá o seu ar segregador. Afastando, apedrejando, mostrando predileções a uma classe e não a outra, a um grupo X e Y de pessoas que se autodeclaram pertencentes a uma corrente ideologia, politica, e/ou social.
Nosso papel como Espíritas não é levar o conhecimento das relações dos Espíritos para com os encarnados? Nosso papel como Espíritas não é ser consolo na dor do próximo? O nosso papel como Espírita não é ser caridoso assim como Jesus nos pediu para ser? Sentar à mesa entre "ladrões e cobradores de impostos, soldados"?
Não lembro ter aprendido que o Espiritismo é para uma parcela da sociedade e a outra não, independente de política, de gênero, de classe de cor e de credo.
Culpar um grupo já os julgando como "..malandros, que quer, inclusive, acabar com Jesus Cristo" isso é papo de Espírito que ainda carece de um olhar fraternal para com a humanidade e de um esclarecimento material inclusive dos fatos da história. Supostamente um Espírito educado por títulos de jornais, e recortes de WhatsApp; trazendo fatalmente ao maior erro que considero do Movimento Espírita Brasileiro: Dar voz a todo e qualquer Espírito sem passar pelo crivo da RAZÃO.
Fiquem todos com Deus.
Ótimo texto Elton. Tentei escrever um POST mas não foi publicado
ExcluirBom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Anônimo (02-10-2024 06:06). Várias vezes também tivemos um "POST" não publicado. Então, verificamos que o problema estava em nós mesmos. Por quê? Não clicamos o botão "PUBLICAR", que se encontra abaixo. Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:45 = 04:45)!!!
ExcluirBom dia. Sou a favor do socialismo. O problema é quando degenera em totalitarismo e massacra o povo. O comunismo também degenerou, e o que era idealismo, virou escravidão. Será que já existe democracia socialista? Mas não existe Espiritismo de direita e nem.de esquerda. A Doutrina é de Jesus! Obrigada.
ResponderExcluirBoa noite. O estado tem que ser laico. Obrigado.
ResponderExcluirSua religiosidade atrelada ou não a uma religião o que ela tem em comum com um sistema de governo de um agrupamento social, no caso nosso país???... Os valores que permeiam estes 2 ambientes indissolúveis... Por que é importante que escolhemos um sistema de governo que prioriza a liberdade de expressão, pois é o sistema que prioriza valores relacionados ao livre arbítrio..se Deus não abre nossa cabeça a machadadas, seria adequado, enquanto valores, adotar um sistema de governo que não agisse assim? Então esqueçam rótulos, preocupem-se no essencial, qual deles será o que melhor entregará espaço para que o livre arbítrio e a meritocracia, um dos valores básicos das leis Divinas.....reflitam e busquem o melhor nas opções disponíveis e escolham e assumam a responsabilidade por isto, não repassando a terceiros depois.
ResponderExcluirBoa resposta
ExcluirEu escrevi um POST mas não foi publicado. Seu texto é bom.
ExcluirPorque seu post não foi aprovado? Numa democracia isso não existe, já no comunismo...
ExcluirEssa mensagem é um exemploli claro de como o animismo interfere na essência do que a espiritualidade quer transmitir. Isso pode se dar de forma negativa ou positiva. No caso em questão, o animismo mediúnico falou mais alto. O medium figura conhecida por dias posições políticas, deixou extravasar seus interesses em detrimento do que a espiritualidade poderia transmitir. Vejamos a mensagem do dia 22 e analisem que diferença marcante . Por outro lado, ou o medium não conhece ou fala o que falou por pura malícia. Nunca teve comunismo na história política do Brasil . Fato. O que é comunismo e o que se apropriou das ideias comunistas para se fazer ditaduras terríveis. Fato. Informações históricas tem, e inteligência também não falta ao medium. Acho mesmo que é a malícia sutil das trevas adentrando o espiritismo . Embora tenho aprendido muito com os livros desse senhor medium, o animismo que deturpa, volta sempre nessa época eletiva.
ResponderExcluirOlá Anônimo, de tudo o que escreveu, o cerne, é que vc nunca viveu num país livre e no qual a livre iniciativa sempre fosse incentivada desde a tenra infância no espírito encarnado. Vc apenas conhece um país onde todos querem, muito por influências familiares, ser funcionários públicos ou se encostarem em algum 'barranco' governamental. Se vc se propusesse a empreender no Brasil e nos EUA por exemplo, entenderia o comunismo-socialismo nefasto que controla a mente e a dignidade das pessoas brasileiras. É o eterno país do futuro que não se ergue pela cegueira de seu povo bom mas extremamente acomodado e manobrado por crápulas. Eu lhe informo que se vc importar um componente legalmente que servirá como insumo de algum produto que vc fabrique aqui, vc pagará 120% de impostos sobre o valor que este componente custa no exportador. O que é isso? Eu lhe informo que existem centenas de milhares de regras atrasando a livre iniciativa e o livre pensar e infinitas outras empurrando as pessoas para a mediocridade e tirando o ânimo de milhões pela dificuldade que é empreender, estudar, pensar, e inclusive viver sua religião. Isso é fruto do peso nefasto do Estado sobre o cidadão e, tbm, o peso de outras determinadas instituições, inclusive religiosas arcaicas, que ainda tutelam e atrasam, agindo sob a influência do mal, o progresso da Pátria do Evangelho e sua população. Aqui, a gente humilde sempre põe água no feijão, os que nos tutelam e sugam e que se locupletam sempre comprarm um caviar a mais qdo chega um comparsa. Isso tem que acabar mas, com pessoas inteligentes se recusando e conhecer a realidade do dia a dia do País, isso jamais vai acabar. É uma afronta e um escárnio, o que se paga de impostos e o quanto nossos bens e serviços são infinitamente mais caros e piores do que no restante do mundo que, inclusive, tem menos riqueza do que o Brasil. Isso só muda com a mudança política, a ideia da liberdade é do Estado que serve e não o Estado que suga e com a diminuição da corrupção. Se negar a ver essa realidade e colocar a culpa num suposto animismo é simplificar o problema, é terceiriza-lo. Esse problema é nosso, escolha nossa! O que vamos fazer? Vamos demorar muito para sair desse comodismo e tirar a venda?
ExcluirÉ muito natural que a opinião do médium possa interferir nesta ou naquela comunicação como diz, mas se lê realmente os livros do Dr Inácio Ferreira verá que se há realmente alguma interferência é no reforço de algum argumento ou dados de seu conhecimento ... não consigo notar que a opinião da Espírito esteja sendo deturpada e muito menos que seja das trevas, desde que esteja lendo com interesse os livros verificará sua opinião expressa neste texto e em todos apresentados ..as vezes mais contundentes e as vezes menos... reflita ...
ExcluirConcordo com você. A Doutrina Espírita nos revela que é raro um médium conseguir passar uma mensagem do plano espiritual de maneira integral. Ou seja, o animismo – o que é do próprio espírito, de nós, intermediários – precisa ser estudado, debatido. Mas, de forma alguma, criticado, como sendo condição que inabilite um trabalhador espírita de doar seu tempo e seu amor. No espiritismo, diferencia-se entre manifestações anímicas, que são de origem do próprio médium, e manifestações de espíritos, que vêm de entidades desencarnadas. A mediunidade pode, portanto, ser tanto um canal para a comunicação com espíritos quanto uma expressão do que o médium já possui dentro de si mesmo, como suas crenças, emoções e experiências anteriores. Essa dualidade traz à tona uma discussão rica sobre o papel do médium como um intermediário entre o plano material e o espiritual.
ExcluirO médium Carlos Baccelli, com seu amor e perseverança, tem nos trazido, do mundo espiritual, ricos ensinamentos a respeito da evolução da vida, o que, desde já, sou grato e ainda aguardo dele outras mensagens. Vejo este ato falho como uma manifestação do ser humano que ele é, aceitável, dentro das explicações dos Espíritos: “Deus permite as mistificações, para experimentar a perseverança dos verdadeiros adeptos e punir os que do Espiritismo fazem objeto de divertimento.”
Portanto, para aqueles que estudam a Doutrina Espírita, não há nada a temer, pois, para afastar as mistificações, basta seguir os caminhos de Jesus Cristo e manter-se conectado com Deus. Analisando todas as mensagens e não aceitar aquelas que são contrárias à moral e ao bem senso.
Aliás, este entendimento, o próprio médium Carlos Baccelli já nos trouxe em mensagens anteriores através do Dr. Inácio e do Irmão José. Portanto, vida que segue. Paz e Luz!
I Jesus, político?
ResponderExcluirSe foi Deus que instituiu as autoridades (governo) por que existe tanta corrupção?
Se Jesus vivesse hoje ele se envolveria com Políticos e Politica?
Se Jesus vivesse hoje ele protestaria contra algum politico ou lei?
O que os Cristãos fizeram quando se sentiram prejudicados pelos governantes?
Quem somos nós para falarmos de Jesus Cristo?
Temos a estrutura cérebro sináptica neural capaz de compreender a grandeza espiritual de Jesus Cristo?
Fazemos uma avaliação pessoal de tudo o que acontece no seio da sociedade, sempre limitada ao patamar evolutivo da nossa consciência. Entre os mais de 8 bilhões de irmãos encarnados, há miríades de níveis de consciência, uns mais a frente e outros mais atrás. Há um círculo não se passa de informações e conhecimentos, o qual é limitado ao nível vibratório de cada um. Mais que isso são mentiras, invenções, conjecturas, ilações, às vezes mirabolantes.
No meio ao caos politico que vivemos no nosso país atualmente, tem sido muito comum vermos pastores e ministérios fazerem alianças politicas, apoiando políticos eleitos que trazem alguns benefícios como facilidades, poder humano, manutenção de algumas leis e até mesmo (muito dinheiro).
Como um belo curral eleitoral, nossas igrejas se tornaram grandes territórios a serem conquistados pelos nossos políticos.
Paulo faz um breve comentário em Romanos c13 v1-7
1 “Todos devem se sujeitar às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas.”
Deus instituiu o governo e não há corrupção. Esse sistema corrupto atual é consequência da avareza e maldade do coração do homem, qualquer que seja a sua posição social.
6 “É por isso também que vocês pagam imposto, pois as autoridades estão a serviço de Deus, sempre dedicadas a esse trabalho.”
7 “Deem a cada um o que lhe é devido: se imposto, imposto; se tributo, tributo; se temor, temor; se honra, honra.”
“Aquele que anda corretamente e fala o que é reto, que recusa o lucro injusto, cuja mão não aceita suborno, que tapa os ouvidos para as tramas de assassinatos e fecha os olhos para não contemplar o mal, é esse o homem que habitará nas alturas; seu refúgio será a fortaleza das rochas; terá suprimento de pão, e água não lhe faltará” (Isaías 33:15,16). continua
Rapaz, se foi Deus que estabeleceu as atuais autoridades de todos os poderes do Brasil, então que Deus é esse hein?
ExcluirII Jesus, político?
ResponderExcluirJesus nos disse que seu objetivo não era pregar um reino humano e sim um reino espiritual. Isto ficou claro.
A Sua conduta foi exatamente o inverso da conduta normal de um político. A liberdade dos judeus se fora e Ele não fez coisa alguma para remediar a situação. Sua própria pátria e povo eram oprimidos pelo imperador romano e Ele não fez nada. Escravidão, guerra, pobreza, bebidas, prostituição, floresciam e Ele não fez nada para tentar corrigir a situação como tal. Ele recusou-se a agir como político, como nos é relatado em Lc. 12:13,14, quando negou-se a intervir em um problema financeiro entre dois irmãos.
13 “E disse-lhe um da multidão: Mestre, dize a meu irmão que reparta comigo a herança. 14 Mas ele lhe disse: Homem, quem me pôs a mim por juiz ou repartidor entre vós?”
Em Jo. 3:17, 17 “Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Ele especificamente afirma que não veio ao mundo para julgar o mundo.”
Em Mt. 14:10-13, quando contaram a Jesus que Herodes decapitara João Batista, não houve qualquer demonstração, nenhum quebra-quebra ou pilhagem de estabelecimentos comerciais, nenhum bloqueio de bigas e carros de boi, à guisa de protesto, nenhum tipo de condenação a Herodes ou ao seu governo. Jesus e Seus discípulos apenas retiraram-se silenciosamente e foram para um lugar deserto, para se afastarem de tudo aquilo por algum tempo.
Em Lc. 13:1-5, nosso Senhor não tem qualquer palavra de condenação para o ultraje nacional cometido por Pilatos, ao matar alguns galileus no templo, em meio aos sacrifícios que eram oferecidos. Essa profanação pagã do templo e repulsiva indignação perpetrada pelo pagão Pilatos, não extraiu uma única palavra do Senhor.
Jesus não controlou ou impediu o desenvolvimento de uma ação, de um processo, de um ser ou de um conjunto de seres, de uma ideologia por direitos civis para si mesmo ou para Seus seguidores, mas ensinou aos Seus discípulos a serem obedientes às autoridades constituídas.
Em Mt. 22:15-22, nosso Senhor lhes ordenou pagarem os tributos a César. César era um assassino, depravado, imoral, adúltero; era cruel e sem coração. Jesus disse que lhe pagassem os tributos, ainda que parte deles se destinassem ao sustento dos cultos idólatras do Império Romano. Jesus não se intrometeu em nenhum dos governos das terras onde esteve.
Em At. 12, onde lemos sobre a morte de Tiago e a prisão de Pedro, Nosso Senhor não apelou a Jerusalém ou a Roma, nem iniciaram um protesto pela não-violência, nem começaram a agir como vândalos, destruindo propriedades, queimando e saqueando. Eles fizeram o que todo cristão deveria fazer – retiraram-se para uma casa particular e oraram.
Observemos o exemplo do Apóstolo Paulo. Em At. 16:16-34, quando Paulo e Silas foram injustamente presos, acusados, condenados e agredidos, seus seguidores não fizeram nenhuma manifestação de protesto, nem no palácio do governador, nem nas ruas. Paulo e Silas não proferiram protesto algum mas oraram a Deus e Ele moveu-se de maneira miraculosa para salvá-los.
Seus acusadores usaram como desculpa a pregação que Jesus realizara sobre o Reino de Deus: um reino de justiça, amor e paz, para apresentá-Lo como um adversário político que poderia trazer problemas para Roma. continua...
Pelo jeito Jesus não protestava contra nada então...
ExcluirIII Jesus, político?
ResponderExcluirMas Jesus não participou diretamente da política nem apoiou nenhum dos grupos ou tendências nas quais concentravam-se as opiniões e a ação política das pessoas que naqueles tempos viviam na Galileia ou Judeia.
Isto não significa que Jesus estivesse alheio a tudo o que era de relevo na vida social do seu tempo. De fato, sua dedicação aos pobres e os necessitados não passou inadvertida. Pregou a justiça e, sobretudo o amor ao próximo sem nenhum tipo de distinção.
Em algumas das biografias recentes de Jesus destacam, ao considerar sua atitude perante a política do momento, a variedade que existiu entre os homens que escolheu para serem seus Apóstolos. Costuma-se citar a Simão, chamado Zelote (cfr. Lc 6,15), que como indica seu apelido, deveria ser um nacionalista radical, empenhado na luta pela independência do povo frente aos romanos. Sobre Judas Iscariote, alguns especialistas das línguas da área afirmam que seu apelido iskariot seria a popular transcrição grega da palavra latina sicarius e ficou historicamente conhecido como simpatizante do grupo mais extremista e violento do nacionalismo judeu. Mateus trabalhava como coletor de impostos para a autoridade romana, “publicano”, ou o que naquela época se entendia como colaboracionista com o regime político. Outros nomes, como Filipe, definiam sua origem do mundo helenístico muito presente na Galileia.
Esses dados podem ter alguns detalhes discutíveis ou associar algum destes homens com posturas políticas que somente tomaram força depois de algumas décadas, mas assim mesmo são representativas do grupo dos Doze onde havia pessoas muito variadas, cada um deles com suas próprias opiniões e posição, que foram chamados a uma tarefa, a própria de Jesus, que transcendia sua filiação política e condição social. continua...
IV Jesus, político?
ResponderExcluirEm uma palestra de Altivo Pamphiro O Espírita Perante a Política – http://www.irc-espiritismo.org.br em 03/07/1998:
Jesus foi um político? Que tipo de ensinamento prático em relação à política podemos tirar da postura de Jesus perante o seu povo?
Há um livro da década de 60 que tem por título “Jesus, o Grande Anarquista”. Ele, o autor, diz que Jesus subverteu toda a ordem política da ocasião, porque pregava o amor, a renúncia e a capacidade de conviver com o mal. Entendemos que Jesus não foi um político, mas sim um homem que viu na sociedade um trabalho a ser feito e como pacificou a muitos corações e tornou muitos homens respeitosos diante da Lei, confundiram a Ele, Jesus, como um político. Em realidade, Ele apenas usou seu inegável poder diante das massas.
É correto o ditado: “Cada povo tem o governante que merece”? (do ponto de vista espírita)
Não! Não é correto! Mas sabemos que um povo precisa educar-se e trabalhar o seu próprio progresso. Quando vemos um governante, observamos que ele age em função das necessidades daquele povo, ou então são eles verdugos encarregados de punir a alguns membros da coletividade a que deveriam servir. Neste caso, pode-se dizer que eles estão falindo nas suas missões. É o caso de muitos povos da África que têm governantes provocando mortes coletivas por não serem da mesma tribo. É o homem deixar sua natureza humana animal prevalecer sobre sua natureza humana espiritual.
Qual deve ser nossa orientação – espíritas que somos – na hora da escolha de nossos candidatos a cargos eletivos?
Votem em cristãos. Votem em pessoas que possam realizar realmente aquilo que prometem e só votem naqueles que prometem coisas possíveis de serem feitas. Não sejam enganados. E que, todas as vezes que votarmos, pensemos na grande responsabilidade que temos diante da coletividade. Que Deus nos abençoe!
Espero que todos nós, ao nos aproximarmos de um período de eleições, ajamos com critério espírita, ou seja, pensar cristãmente, observar os valores e as necessidades dos povos e das cidades e pensar coletivamente. O Espiritismo para nós deve ser uma força condutora dos nossos espíritos.
Há muitas discussões hoje na política como a reforma da previdência social, do aborto, do casamento gay, da ideologia de gênero e outras coisas mais, porém precisamos entender que o curso deste mundo não pode ser controlado pela nossa vontade.
Quando vejo crentes brigando por partido A, B e C, ainda não entendemos que vivemos nesse mundo mas não somos dele, pagamos os impostos, votamos no candidato que quisermos, mas não coloquemos nossas esperanças neste mundo e nem em homem algum.
E o bom é que Deus não faz nada, está deixando a coisa correr frouxa até o fim dos tempos. Estamos abandonados à própria sorte
ResponderExcluir