sexta-feira, 24 de outubro de 2025

 

 

 

 

 

 

 

Respondendo

 

 

Filho, Jesus nos abençoe.

 

Você me escreve – e quer a minha opinião – dizendo que acredita, sim, na vida além da morte, mas que imagina que o espírito, sobrevivendo ao seu desenlace, apenas fica à espera de uma nova existência que pode ser completamente diferente de tudo o que já se disse a respeito...

 

Você fala que acredita que o espírito, simplesmente, entrará em um novo corpo e escreverá uma nova história, segundo as circunstâncias com que o meio o venha favorecer – que poderá, indiferentemente, reencarnar em corpo masculino, ou feminino, sem que tenha o destino previamente traçado a fim de ser isso ou aquilo, de vez que, segundo você, uma existência não necessariamente se continua a outra, em termos de tarefa, profissão ou o que o valha – renascerá como uma semente germina no chão e que tanto poderá a se transformar em árvore ou não, em uma floresta ou em um pomar – ou em um arbusto, um pé de relva...

 

Ainda segundo você, reencarnando, o espírito poderá se encaminhar para ser um humanista ou criminoso, de vez que dentro de si traz todas essas “possibilidades” – poderá ser um bom criminalista ou um malfeitor, um homem caridoso, como Vicente de Paulo, ou um ditador sanguinário como Mao Tsé-Tung...

 

Antes de lhe responder, eu diria que você, com os seus questionamentos, “me apertou, sem me abraçar”, porque, se não posso concordar com os seus exemplos extremos, preciso dizer-lhe que, de fato, nem sempre uma existência se continua a outra, e que o espírito, realmente, traz dentro de si muitas “possibilidades” do que virá a ser em sua reencarnação.

 

O espírito, ou seja, o homem, fora e dentro do corpo, vive sujeito às influências que recebe e sob elas se desenvolve, não olvidando, todavia, de que ele, igualmente, é um ponto de influência para terceiros.

 

Antes de reencarnar, o espírito sente-se atraído pelos “laços” que ele mesmo cria com a Lei que lhe determinará o renascimento – o espírito não logrará fugir à situação que lhe for afim, ou com a qual estabelecer sintonia. Veja o exemplo das espécies de pássaros – ninguém vê um tucano fazendo parte de um bando de rolinhas, e nem um golfinho vivendo em meio a tubarões...

 

Não sei se você está entendendo, mas, em parte, você tem razão, porque sei de muitos espíritos que, deixando o corpo em quase completa inconsciência do que seja a vida além da morte, reencarna depois, quase de imediato ou não, sem maior consciência do que está lhe acontecendo em sua volta à Terra.

 

Para que o espírito possa renascer no corpo físico com algum proveito de ordem espiritual – proveito mínimo sempre existe! –, escolhendo, direta ou indiretamente, condições que lhe favoreçam no aprendizado, ele carece, intimamente, de maneira consciente ou não, de desejar o seu crescimento, ou aprimoramento, pois, caso contrário, ele estará, sim, sujeito a existências que não lhe acrescentem tanto, ou nas quais, por vezes, possa até se complicar mais.

 

Como já tivemos oportunidade de dizer alhures, essa história de que toda reencarnação é sancionada por um “Instituto de Reencarnação” não é assim – que o digam aos muçulmanos, por exemplo, que, antes de reencarnarem, eles carecem de se submeterem ao referido “Instituto”, ou mesmo aos católicos ferrenhos que, do Céu, não querem descer à Terra...

 

Apenas para não me alongar, faço coro com você quando você diz acreditar que há espírito que volta à Terra “apostando na sorte grande”, ou seja, aventurando-se, como creio que a maioria dos indianos reencarnacionistas creem que seja a reencarnação: uma aventura cósmica, um eterno ir e vir sem mais claro objetivo de ordem evolutiva.

 

Terminando, digo a você que, em realidade, embora, do ponto de vista quântico, a distância entre berço e túmulo seja incomensurável, do ponto de vista moral, para a maioria dos espíritos terrenos, ela não mede mais que alguns poucos centímetros, que, à semelhança dos coelhos nas barracas das festas de quermesse, quando soltos do balaio em que estão presos, entram na primeira casinha-toca em que conseguem entrar, também sem saberem por e para quê.

 

 

 

INÁCIO FERREIRA

 

Uberaba – MG, 24 de outubro de 2025. (*)

 

(*) Publicado antecipadamente devido a compromisso no 18º Encontro dos Amigos de Jesus Cristo com Chico Xavier e sua Obra Espírita-Cristã, sendo realizado na cidade Araçatuba – SP, nos dias 24, 25 e 26 de outubro.

 

 

 

 

 

 

 

 

15 comentários:

  1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Excelente mensagem inaciana para compor as orientações no livro "Reencarnação para Adolescente" (LEEPP, 1a edição, jun 2025), do mesmo autor! Deus, Jesus e os Bons Amigos Espirituais abençoem a todos os participantes visíveis e invisíveis do evento na cidade Araçatuba, SP! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:35 = 04:35)!!!

    ResponderExcluir
  2. Só um “pequeno detalhe “ quero pitacar na conversa de vocês dois .
    Ninguém reencarna na surdina ou até mesmo na chancelada compulsóriedade …. , sem propósitos pré definidos .
    Tudo é programado . Se não o é com a consciência do próprio espírito ; o é pela tutela de uma “equipe “ que o terá sob suas coordenações , dentro do que seja o melhor de proveito ao espírito .
    Sozinho ou acompanhado , ninguém vem à revelia .

    Qual a base científica eu tenho !?
    - RACIOCÍNIO LÓGICO!!!

    ResponderExcluir
  3. Um espirito que atingiu certo grau de evoluçao e se encontra no plano espiritual e por amor quer vir aqui para a terra para ajudar alguem eles de la avisão o risco que voce corre é por sua conta, se tem risco, mesmo um espirito mais evoluido corre perigo. Um amigo espiritual me perguntou faz pouquissimo tempo como eu estava eu disse CAMINHANDO e ele me disse quem nao caminha cai e depois para se levantar é bem dificil. Pelo visto todos nós temos que caminhar para o bem estando do lado de la ou de cá. Mas uma duvida surgiu em mim agora com esse tema : Se Jesus sendo o governador espiritual da terra e sendo um espirito de Luz que esta Uno com o Pai se ele parar ele tambem cai ? E a sua evoluçao vai ate aonde e depois não tem mais nada para fazer. Sempre estamos estudando o espiritismo mas sempre temos duvidas nê Dr Inacio . Uma ótima semana a todos e Muito Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Batuira (24-10-2025 06:53). Permita-nos auxiliá-lo, embora não estejamos designados especificamente pelo Dr Inácio Ferreira (IF) e/ou pelo médium C.A.B! Você psicografou: "... Mas uma dúvida surgiu em mim...: Se Jesus sendo governador espiritual da terra e sendo um espírito de luz que está Uno com o Pai se ele parar também cai? E a sua evolução..." Acreditamos que você poderá obter esclarecimentos lendo as perguntas 111, 112, 128 a 131 e nota, e 625. No Google, digite "O Livro dos Espíritos" - Pergunta 625 e encontrará o comentário de Fernando Miramez de Olivideo. Continue lendo e estudando sempre! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:32 = 04:32)!!!

      Excluir
  4. O acaso nao existe , tudo e' uma sequencia de pensamentos , sentimentos e açoes diante da Vida , coisad e pessoas. Mo micro r no macro cosmo .Com o Senhor orqiesyrando a grande Simfonia da Existencia.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Universo e nós. Navegando pelo oceano da informação da Internet, encontramos o artigo "O Universo como uma casca de laranja: uma proposta revolucionária para a 'Teoria de Tudo'" (23-10-2025 06:06 -03, de Francisco José Torcal Milla, Universidad de Zaragoza - https://theconversation.com). Nele, o autor desenvolve a ideia proposta através dos temas "as duas grandes teorias da Física", "a Teoria da Relatividade Geral, "A Mecânica Quântica", "A incompatibilidade das duas teorias", "Tentativas de unificação", "Ferramenta para a unificação": o tensor de Alena. Nesse contexto, surge a noção de "casca de laranja" aplicada ao espaço-tempo. Em nós, todos temos a Lei Divina e Natural inscrita na consciência e na Natureza esperando a unificação dentro de nós. Para orientação, indicamos ler o capítulo 16 - Diante do Universo - do livro "Inspiração" (GEEM, 1978), de Emmanuel. Nos livros básicos do Espiritismo que unificam cada um de nós, com os outros e com o Universo! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (07:01 = 03:01)!!!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia. No meu caso, pelas condições em que nasci e vivo, não deve ter existido nenhum planejamento. Levei um pé no traseiro e vim parar aqui. Da mesma forma, levarei outro pé e vou prá lá. Evolução existe, mas é muito lenta, diga se, milhões de anos. E nessa ida e vinda, trate- se de viver o melhor que puder. Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia. Só queria saber onde fica o botão que desliga o centro da consciência. O universo fenomenico, embora belo, é cansativo. Não falo de auto- exterminio, que é um insulto à evolução da espécie, mas creio que se houvesse um botão de desligamento.central da consciência, seria muito bom. Meu consolo é o ateísmo, sem essa de continuar a sofrer pelo milênios afora. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Um mero ateu (27-10-2025 05:14). Desde a leitura de sua frase "... Só queria saber onde fica o botão que desliga o centro da consciência...", estamos lendo sobre o significado. No Google, encontramos algo como claustro. Então, digitamos "claustro - consciência". Encontramos esclarecimentos interessantes! Parece-nos que a leitura e a compreensão das perguntas 134 a 146 de "O Livro dos Espiritos", principalmente está última! Na realidade, o "botão que desliga o centro da consciência..." está inscrito nela em forma de Lei (leiamos a pergunta 621 e as 614 até 620. Boa leitura! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:11 = 05:11)!!!

      Excluir
  8. Boa tarde. Indígenas não querem reencarnar em forma de civilizado, prefere ir para outras terras. Civilizado é louco, mau e destrói natureza. Obrigado.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia. Uma coisa é certa, reencarnar para pegar no cabo da enxada, ninguém quer. Hora dessa já comecei a lida com as bênçãos da mãe santíssima. Gradecido.

    ResponderExcluir
  10. Salve lá. Viva Zambi. A nega aqui queria ter sido bailarina, mas nasceu preta, pobre e gorda, não ia dar certo. Então o jeito foi ser lavadeira, cozinheira, doméstica e quitandeira. Nem sempre a reencarnação é do jeito que queremos. Saravá.

    ResponderExcluir
  11. Dr Inácio, pelo tamanho da sua sensibilidade o senhor com certeza sabe a gratidão que tenho a Deus por ter lhe conhecido mesmo que pela literatura. Quanta luz trouxe ao meu pobre espírito. Por favor, dê sua opinião ou nos esclareça na medida do possível o que anda acontecendo com o ser humano ou com o resto de ser humano que estamos, as vezes tenho sentimentos de que estamos a mercê da lei do mais forte e que é um mundo sem amor, sem lei, sem regras. Entendo que precisa vir choros e ranger de dentes para melhorar, mais tudo é muito triste e chega a desanimar. Não temos amor, olhos de afeto para com o próximo, é muita tristeza. Falar do próximo é fácil, julgar é fácil mesmo não estando na mesma provação. O silêncio dos bons realmente não tem voz, diante do grito dos maus. Peço perdão pelas minhas palavras! :(

    ResponderExcluir
  12. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Seres humanos e espaço. Leiamos um artigo interessante: "31 de outubro de 2000: o último dia em que todos os humanos estavam na Terra. Desde...., sempre houve humanos vivendo fora da Terra. Entenda como a ISS tornou isso possível" (Ciência e Espaço - Maurício Thomaz - 31-10-2025 03h42 - Olhar Digital - https://olhardigital.com.br). Compreendamos que ISS é International Space Station = Estação Espacial Internacional. Esse empreendimento abre as portas para os seres humanos visíveis viverem fraternalmente! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (12:12 = 08:12)!!!

    ResponderExcluir