segunda-feira, 9 de março de 2020



TUA ALMA, TUA ROÇA

Ocupa-te com zelo
Da tua roça –
Tua alma! ...
Combate a tiririca,
Que ela, há muito,
Ocupa o espaço
Da boa semente.
Lavra o teu chão
Íntimo.
Não ambiciones
O roçado alheio...
Não invejes
A sementeira do próximo!
Coisa feia...
Nanica...
Transpira sobre
A tua gleba –
Chora,
Fecunda a terra
De tua alma.
Produza algo
Por ti mesmo...
Nem que seja
Um pé de... quiabo...
Jiló...
Macaxeira...
Nabo...
Mas, produza.
Há séculos, o teu cercado
Está abandonado...
Gleba inculta,
Em menosprezo
Às sementes
Do Divino Semeador! ...
Maneja a enxada
Que tens nas mãos,
Antes que
O arado da dor
Rasgue as entranhas
De tua alma!...
E ele – não desacredite! –
Rasgará depressa,
Sem que lho impeça...
Converta a roça
De tua alma
Em um lindo trigal...
Abraça, sem demora,
Um ideal...
Nada te falta –
Chão,
Semente,
Chuva,
Sol...
Falta-te somente,
(Não sei se digo,
Ou se desdigo...)
É provável,
Talvez,
Ó amigo “pamonha”,
Que coloques
Na cara,
Um pouco de vergonha...
Qual minha mãe
Dizia,
Sem anonimato:
- Inácio, o homem,
Sem carmim no rosto,
É filho do desgosto!...

INÁCIO FERREIRA

Uberaba – MG, 9 de Março de 2020.









21 comentários:

  1. Acordo as manhãs de segunda para ler as reflexões. São maravilhosas como sempre. Mas hoje em especial a advertência foi tão boa que valeu a reprimenda final. Assim como diz Chico, em qual trajetória percorrermos é alegria que devemos levar,afinal não há melhor semente a espalhar. Gratidão Dr Inácio e a você Bacelli, pelo estudo poético.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia dr Inácio e Baccelli
    E o semeador saiu a semear.
    Vai jogando as sementes..e mesmo caindo nos espinhos da indiferença...na dureza das pedras..e mesmo que o sol queime..nada deterá..a semeadura..
    O semeador sabe que a semente um dia brotará..
    Por isso ele semeia..semeia..
    E mesmo a figueira seca lançada ao fogo (reencarnações dolorosas)..novamente brotará
    Por isso o semeador saiu a semear..
    Cada árvore tem seu tempo de dar frutos..
    Umas dão 10..outras 100..outras 1.000..
    E o campo íntimo precisa ser lavrado..cuidado..irrigado..
    para que as sementes do bom semeador possam eclodir..desabrochando as capacidades divinas que toda terra boa..bem cuidada..há de ter..
    E o semeador saiu a semear e continua semeando..porém o cultivo é de cada um..
    Beijos
    Cris

    ResponderExcluir
  3. Querido Dr. Inácio, nós estávamos acostumados com seu talento na prosa e agora nos surpreendemos com os seus dotes poéticos. O consagrado Formiga já tem mais um colega promissor na poesia espírita. Receba os parabéns desta sua fã tanto na prosa como nos versos.
    Ana Lúcia Gobbi.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Dr. Inácio e Baccelli. Lindo poema do nosso querido Dr. Inácio. Faz pensar a quantas andam nosso jardim interno. Semana passada fiz uma grande caridade( me custou muito afetivamente) Doei 2 livros da minha coleção do Dr. Inácio/Baccelli para uma amiga, fiz igual aquela personagem do filme ¨Gost, Do outro lado da vida¨ que ao entregar o cheque polpudo para a freira, não queria solta-lo, criando uma situação cômica. Mas as pérolas tem que ser distribuídas e assim fiz, depois compro mais. Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia dtr Inácio que a paz do cristo esteja com nosco. Gratidão

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Dr. Inácio e Baccelli. Temos hoje tudo a nosso favor e, principalmente a fé e a esperança como apoios espirituais para que possamos desbravar com consciência nosso mundo íntimo. Não fazemos ainda a faxina de nosso eu interior porque acostumamos a conviver com a sujeira que os nossos vícios vão acumulando em nós como ao nosso redor. Vergonha ainda não a temos, pois se a tivéssemos, com certeza nossa personalidade, hoje, estaria mais desmaterializada, mais espiritual, sujeita a perceber que já é hora de fazermos alguma coisa ao próximo para que estejamos em paz conosco mesmo e para com Deus. Forte abraço. Fiquem em paz. Aécio Emmanuel César.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Dr. Inácio e Baccelli. Todos nós já temos suficiente consciência do bem a ser feito. Tudo está a nosso favor, embora ainda permanecemos energizados com os vícios que nos acomodam na lama das arbitrariedades humanas. Vergonha ainda não temos de praticar tantos escândalos, mas para fazer o bem ao próximo é uma cois bizarra para muitos ainda. Infelizmente. Mas temos ainda tempo de despertar desse pesadelo o qual intentamos não sair. Façamos pois a nossa parte para que tenhamos paz e tenhamos mais fluxo energético com as criação de Deus. Forte abraço. Aécio Emmanuel César.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Alma e pensamento. A mensagem "Tua alma, tua roça", desta semana, de Inácio Ferreira (IF) convida-nos a sair daquele estágio mental denominado de "... 'pamonha'...", isto é, de indolência, comodismo, ociosidade, etc.! Então, quando a lemos nesta bela manhã de Sol, surgiu a lembrança do conteúdo de Mateus 6:21 - "...porque onde estiver o teu tesouro, aí também estará o teu coração..." (Jesus Cristo). Nesse contexto, entendem-se que "... o tesouro..." é "...tua roça...", e "teu coração..." significa "...Tua alma...". Entrelaçando-o com o texto da pergunta 89.a de "O Livro dos Espíritos": "Quando o pensamento está em alguma parte, a alma também aí está, pois é a alma é quem pensa. O pensamento é um atributo." (Espíritos Orientadores). Logo, também se compreende que "...tua roça..." é o pensamento da alma (Espírito, mente, inteligência, psique, etc.)! Pode ser que estejamos enganados, mas, num primeiro momento, é essa linha de pensar, o nosso arrazoado de Aquém (o lado visível deste abençoado Planeta Espiritual chamado Terra)! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (10:35)!!!

    ResponderExcluir
  9. Com certeza Dr Inácio... (Escrevi calma no outro comentário. Sem querer) 🙏🏻

    ResponderExcluir
  10. Vamos cuidar da “ nossa roça “...!!!
    Otima orientação .
    Baccelli , você abordou de uma forma objetiva , temas importantes , na palestra que proferiu em Ribeirão Preto , no último sábado .
    Com a mesma simplicidade dos estudos que vc realiza ,
    no Bittencourt Sampaio , em Uberaba .
    Aumentou muito nos primeiros dias , desse ano , que se inicia , a incidência de suicido , não somente em jovens , mas .. em qualquer faixa etária .
    Como vc bem colocou , como fatores desencadeantes, “ o vazio existencial “ , falta evangelização , propósito de vida , limites .. e a saída , o Cristo !!!
    Reforçando também , a importância do Evangelho ( do conhecimento e a prática ) em nossas vidas .
    Abordando ainda um tema , que vc vem reforçando , para não participarmos de eventos espíritas pagos !!
    Foi uma noite de Paz e Luz ... !!!
    Gratidão a vc e a toda equipe de trabalho .

    ResponderExcluir
  11. Prezado Carlos Baccelli
    Sou leitor assíduo dos livros psicografados por você, pelo Espírito Dr. Inácio Ferreira, incluindo toda família e amigos. Gostamos do estilo e da maneira como são escritos.
    Dr. Inácio desmistificou-me o céu. Dentro em breve estarei por lá ao vivo e a cores.
    Perdoe-me não me referir ao tema em questão.
    Tenho uma dúvida cruel. Gostaria muito me esclarecesse.
    No livro "DR. INÁCIO, ELE MESMO!" (EDIÇÃO AGOSTO 2016) capítulo "'HOSPITAL DOS MÉDIUNS, OU 'ESPERANÇA' ?!", “perguntas ao Dr. Inácio, pág. 110, deparei-me com seguinte diálogo entre Dr. Inácio e o consulente
    - O senhor conhece o denominado Hospital "Esperança?"
    - Sinceramente não.
    .................................
    - Então o "Hospital dos Médiuns " e o Hospital "Esperança"?...
    - Repito: se o chamado Hospital "Esperança" existe, sequer sei onde ele se localiza
    Outro livro psicografado por você, pelo Espirito do mesmo Dr. Inácio Ferreira, denominado "AMOR ALÉM DE TUDO", (EDITORA DUFAUX 2014) Página 22, lê-se o seguinte:
    "Era uma manhã como todas as outras aqui no Hospital Esperança."
    e na pág 23: "Depois de me aprontar para o dia, fui (Dr. Inácio) para os jardins do Hospital Esperança...."
    Há ou não controvérsia? Em diversos outros livros, Dr. Inácio afirma trabalhar no Hospital Esperança.
    Pode me esclarecer?
    São Paulo, 9 de março de 2020
    Sebastião D. Reghin
    sebastiaoreghin@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em mediunidade, há que se considerar a questão da "filtragem". - Inácio

      Excluir
    2. Se Dr. Inácio me permite, gostaria de ficar no hospital dos médiuns mesmo. Não que eu seja, mas pq lá tem gatos, Manoel Roberto, Domingas, Modesta e o querido Dr. Inácio, além de vários outros Espíritos de elevada escol. Amo todos vcs!!!

      Excluir
    3. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Unknown (Sebastião D. Reghin, 09-03-2020 18:17). Permita-nos somar algo à resposta do Inácio (IF) em 10-03-2020 02:32 e, também, ao nosso texto de 10-03-2020 05:13). Um esclarecimento complementar de IF encontra-se na obra "O Último Ceitil" (Didier, 1ª edição, fev 2016, capítulo 21, páginas 220-221. Nelas, lemos o diálogo entre Domingas e IF: Domingas exclama: - "Ah! Será este o chamado 'dom da ubiquidade', Doutor?!" IF responde: - "Correto! A faculdade que o espírito tem de fazer com que o seu pensamento se irradie e possa se comunicar, ao mesmo tempo, através de diferentes médiuns." Domingas questiona: - "Mas com conteúdo diferente, seus comunicados?!" IF esclarece: - "Aí, minha cara, já é uma questão de filtragem... A mente do médium pode ser comparada a uma esponja, absorvendo o pensamento do espírito.". Bem, esperamos ter contribuído de alguma forma! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (10:26)!!!

      Excluir
  12. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Unkown (09-03-2020 18:17). Permita-nos ampliar "Um Pouco mais Além" (Didier - Inácio Ferreira) a resposta "Em mediunidade, há que se considerar a questão da 'filtragem'." - Inácio. Inicialmente, sugerimos que, quando clicar no item "Responder como" - Conta do Google, acione o botão "Nome/URL" e escolha um apelido, seu nome ou digite o seu e-mail. Por quê? Porque muitas pessoas empregam o apelido de "Unkown". Bem, vamos ao esclarecimento. Quando surgiu o tem "Hospital dos Médiuns", ou "Esperança?!...", mensagem foi publicada no antigo blog http://inacioferreira-baccelli.zip.net em 24-03-2014 05h04, sendo depois republicada no livro "Dr. Inácio, ele mesmo!" (LEEPP, 1ª edição, ago 2016). Naquele ano, ou em outro, questionamos o médium autor da obra "O Amor além de Tudo" (Editora Dufaux), mas não recebemos a resposta adequada. Entretanto, este médium não publicou o conteúdo desse livro mencionado por você, mas também em outros e com base em declaração de outro médium espírita. Esse fato pode ser lido no prefácio "Hospital dos Médiuns", de Irmão José, datado de 01-08-2007, na obra "Hospital dos Médiuns" (LEEPP, 1ª edição, 2007; 2ª edição, fev 2008), de Domingas (Maria Rodrigues Salvador, 1940-2005). Quanto à questão de 'filtragem', citaremos o que nos ocorreu ontem, dia 09-03-2020, quando sugerimos a uma pessoa amiga ouvir e ver um vídeo sobre revelações de uma autoridade da República. Nós, inicialmente, escrevemos uma versão da fala daquela autoridade, mas, depois, tivemos que retificar e transcrever corretamente aquele pensamento. O que escrevemos e a fala real não eram diferentes no conteúdo, mas, mesmo assim, retificamos a nossa escrita a fim de evitar ruídos no processo de comunicação escrita ou na reprodução daquele texto por parte do receptor. Esperamos ter esclarecido o melhor possível, pois somos também passíveis de cometer erros em nossos escritos. Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:12)!!!

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde a todos! ¨ Minha enxadinha trabalha bem, corta matinhos no vai e vem, minha enxadinha vai descansar para amanhã recomeçar.¨ Lembro desse poema em minha infância. Quando trabalhamos bem podemos descansar(desencarnar)e depois recomeçar. Caso contrário teremos mais reencarnações expiatórias e compulsórias. Abraços.

    ResponderExcluir
  14. (Eu amo homeopatia...florais de Bach e florais de St Germain...me dou muito bem com as maravilhas da natureza...e por isso adoro esse trecho do livro nosso lar que divido com vcs ❤🌹)....

    Essa lição de Léon Denis...nessa foto...me lembrou uma passagem de André Luiz e Narcisa no livro Nosso Lar...quando André já retornando ao seu antigo lar..para socorrer Ernesto atual marido de Zélia que foi sua esposa quando ele estava encarnado...percebe que precisa da ajuda de Narcisa...pois seu estado era muito grave...e a chamou orando..e pedindo sua ajuda através do pensamento..
    Para sua surpresa..em 20 minutos alguém toca-lhe o ombro...
    Era Narcisa..que atendia..sorrindo...
    A mensageira do bem fixou o quadro..compreendeu a gravidade do momento e disse:
    Não temos tempo a perder..
    Antes de tudo...aplicou passes de reconforto ao doente....isolando-o das formas escuras que se afastaram como por encanto...
    Em seguida diz André...Narcisa convidou-me com decisão:
    VAMOS À NATUREZA...🍀🌿🌾🌳...
    Acompanhei-a sem hesitação...e ela notando-me a estranheza acentuou:
    Não só o homem pode receber fluídos e emiti-los...
    As forças naturais fazem o mesmo..nos reinos diversos em que se subdividem...
    Para o caso de nosso enfermo..PRECISAMOS DAS ÁRVORES..🌳🌳🌳🌳...
    Elas nos auxiliarão eficazmente...
    Admirado da lição nova...segui-a silencioso...
    Narcisa chamou alguém...eram 8 entidades espirituais...que Narcisa explicou que esses irmãos..eram servidores comuns do reino vegetal...
    Ela perguntou a eles onde estavam MANGUEIRAS E EUCALIPTOS...🌳🌳🌳🌳
    Ela vendo André surpreso disse:
    *COMO VÊ...NADA EXISTE DE INÚTIL NA CASA DE NOSSO PAI*
    Em toda parte..se há quem necessite aprender..há quem ensine..e..onde aparece a dificuldade...SURGE A PROVIDÊNCIA...O único desventurado é o espírito imprevidente..que se condenou às trevas da maldade.. ( Lindo isso!!!)...
    Então..Narcisa MANIPULOU..em poucos instantes...certa substância com AS EMANAÇÕES DO EUCALIPTO E DA MANGUEIRA...e aplicamos o remédio ao enfermo...POR INTERMÉDIO DA RESPIRAÇÃO COMUM E DA ABSORÇÃO PELOS POROS...
    O enfermo experimentou melhoras sensíveis...
    Pela manhã cedo...o médico observou...extremamente surpreendido...
    Verificou-se esta noite extraordinária reação...
    VERDADEIRO MILAGRE DA NATUREZA...
    Meditou André:
    *COMO É GRANDE A PROVIDÊNCIA DIVINA!!!
    COM QUE SABEDORIA..DISPÕE O SENHOR...TODOS OS TRABALHOS E SITUAÇÕES DA VIDA!!!
    COM QUE AMOR...ATENDE A TODA CRIAÇÃO!!!!!*.......
    🌳💐🌹🌻🌼🌸

    ResponderExcluir
  15. O ensimento de Léon Denis que citei na postagem anterior é esse:

    *Poderoso magnetismo se desprende das árvores gigantes e nos penetra..e nos inebria*

    Livro o grande enigma

    ResponderExcluir
  16. Devia chama-los de Vossas Excelencias, e não de queridos amigos, tal o respeito que eu tenho pelo trabalho conjunto, tanto pelo medium Baccelli, como pelo espirito do Dr. Inacio.
    Como sempre, medium so aprende a pedir não e! Vamos la então -
    Seria possivel saber mais sobre a CREMAÇÃO!!!!! Hoje com a mudança social, isso e o constante entre os desencarnados. Tenho lembranças de uma mensagem recebida por Chico Xavier, em Uberaba, do radialista Manoel da Nobrega, que foi cremado...então esse assunto ficou sem muita
    divulgação no meio espirita, do Grupo de Uberaba, sob a batuta do Maestro Dr. Inacio e Baccelli que escancarou as portas da outra dimensão.
    Florianopolis/SC
    06 de Abril de 2021.
    Deus os abençõem e os protejam, hoje, agora e para toda a eternidade.

    ResponderExcluir
  17. Prezado Baccelli, boa tarde!
    Necessito da ajuda de vcs.
    Estou num quadro de depressão severa a algum tempo, já recorri a vários tratamentos não obtendo êxito.
    Podem me auxiliar, em nome de Deus?
    31/05/2021

    ResponderExcluir