domingo, 1 de março de 2020


MOVER O PENSAMENTO

A Fé Espírita é Raciocinada.
Pensamento que se move.
Que não se acomoda.
Não se retrai.
Não tem medo da Verdade.
Que pergunta.
Insiste em saber.
Pensamento Kardeciano.
Dedutivo.
Elucidativo.
Nunca redutivo.
Pensamento que indaga.
Não se acovarda.
Ultrapassa limites.
Não teme ser expulso do Paraíso.
Prometeu.
Rouba o fogo dos deuses.
Ousa.
Ignora as cadeias.
Avança.
Sob tortura.
De fígado devorado por abutres.
O Cristo.
Levado à cruz.
Traído.
Abandonado.
Humilhado.
Ah, os doutores da lei! ...
Coam um mosquito, engolem um camelo...
Fecham o reino dos céus –
Não entram, nem deixam entrar...
Organizam-se, em falanges.
“As trevas são organizadas” –
Chico Xavier.
Sim, fora do corpo físico
E... dentro dele! ...
Kardec –
Além de seu tempo.
Kardecistas –
Alguns aquém de si mesmos.
Estagnados.
Em busca de pensamento novo –
Não pensam o já pensado.
Com a Física de infinitas possibilidades.
Espiritismo não é letra – é espírito.
Quem não se transcende, não o apanha.
Não o apreende.
Nem o introjeta.
Apostata-se.
Não se apostoliza.
O Espiritismo está em constante movimento.
Pensado.
Revelado.
De continuum.
Numa palavra –
Sem última palavra.
Sempre, porém, fiel à primeira.

INÁCIO FERREIRA

Uberaba – MG, 1 de Março de 2020.













12 comentários:

  1. Aécio Emmanuel César2 de março de 2020 às 02:21

    Bom dia Dr. Inácio e Baccelli. O pensamento é vida e, infelizmente o ser humano não faz jus ainda à inteligência que tem, que conquistou. Dificil é observar, analisar o que a nossa consciência aflora através do nosso pensamento. Pena não ouví-la. Sentí-la. Fazer parte do nosso ecossistema espiritual, pois somos imortais e, somos deuses, façamos por onde nos fazermos ouvir, sentir, admirar a Criação divina na divina criação a que somos chamados. Um forte abraço aos dois. Aécio Emmanuel César.

    ResponderExcluir
  2. Bom Dia Dr. Inácio e Baccelli. Quero deixar aqui o meu sincero agradecimento ao médium Carlos Baccelli. Se não fosse a coragem dele em parceria cm Dr. Inácio eu ainda estaria ¨adormecida.¨ O trabalho desse amigo da Doutrina transcende meus parcos conhecimentos sobre mediunidade. De uma coisa sei, grande será sua consolação no mundo espiritual. Os livros do Dr. Inácio fazem parte das poucas alegrias que tenho na terra! Obrigada mais uma vez. Sobre o maravilhoso texto de hoje digo o seguinte: É a Doutrina perfeita, o que falta é o nosso entendimento sobre a mesma. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Espiritismo e a última palavra. O nobre irmão Inácio Ferreira (IF), nesta semana, indicou-nos o rumo certo para a nossa compreensão sobre o que se entende que "...Espiritismo não é letra - é o espírito. Quem não se transcende, não o apanha. Não o apreende. Nem o introjeta. Apostata-se. Não se apostaliza. O Espiritismo está em constante movimento..." Alguém poderá questionar: - "Por que o Espiritismo está em constante movimento?" Emmanuel, na obra "Emmanuel" (FEB), mensagem "A tarefa dos guias espirituais", psicografou "... O orbe terreno (...); parte integrante da infinita comunidade dos mundos, a Terra conhecerá as alegrias perfeitas da harmonia da vida. E a vida é sempre amor, luz, criação, movimento e poder..." Nessa tarefa imortal dos nobres irmãos espirituais, cada um de nós - Espíritos imortais - tem o trabalho pertinente ao seu grau de evolução intelecto e moral! Desta forma, somos convidados a movimentar-se saindo da mesmice das ideias unicamente materialistas. Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (16:21)!!!

    ResponderExcluir
  4. Boa noite dr Inácio e Baccelli
    Acho que foi numa palestra do Baccelli que ouvi semana que passou que ele disse:
    Nosso Senhor Jesus Cristo Cria planetas pelo pensamento à semelhança Do Pai..
    Que espetáculo hein dr Inácio?
    E nós tão pequeninos povoamos nosso pensamento de besteirol..rs
    Tudo nasce nele...
    Por isso chamo a vigilância que Jesus nos ensinou de técnica..de ferramenta..
    Como dizia nosso Chico:
    Nossa sentinela..que exige a senha dos candidatos que querem entrar..
    Vigilância...aquela que tem o poder de nos mostrar quem realmente somos
    Mas isso se ela estiver ligada..
    Assim como na parábola das virgens...se nao esquecer do azeite (evangelho)..pq se esquecer a luz apaga e daí só pensamos no mal..
    Ah dr Inácio o maravilhoso presente que O Pai nos deu:
    A arte de pensar e através dele criar..o bem...e ter o poder de expulsar o mal que ainda temos dentro de nós..
    Pelo pensamento ruin o homem engendra o mal..
    Pelo pensamento bom o homem se eleva..
    É pelo pensamento que nos comunicamos Com Deus em oração..conversando Com Ele..como Um Pai..Um Amigo de todas as horas..
    É pelo pensamento que em tudo À Ele agradecemos..
    Obrigada Senhor por existirmos
    Beijos
    Cris

    ResponderExcluir
  5. Boa noite Dr Inácio e Baccelli .
    O senhor resumiu com objetividade , a importância da Fé Espírita Raciocinada , retratando seu pensamento evolutivo , e consequentemente nos conduzindo a aceitação e a elaboração de novos conhecimentos , sem preconceitos .
    Aceitando nossas limitações e porque não , nossas patologias também , como espíritos imperfeitos , que somos , em evolução .
    Hoje a nossa Uberaba , completa 200 anos .
    Um amigo comentou - “ Saímos de Uberaba , mas .. Uberaba , não sai de nossos corações “.
    Cidade hospitaleira .. saudades da minha terra !
    Uberaba - Bom !!!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia a todos! Nesse milênio a ciência comprovará muitos fatos que a Doutrina já conhece. Recentemente foram encontrados proteínas alienígenas em meteoritos, e 2 cientistas da área quântica estão em vias de provar a existência da alma( Me perdoem não colocar as referências aqui). É apenas questão de mais algumas décadas e daremos um salto evolutivo. A Doutrina traz para nós esses conhecimentos. ¨Amai vos e instrui vos¨ Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Anha Rhana (03-03-2020 03;53). Permita-nos somar alguma coisa ao seu comentário. Primeira notícia "Proteína essencial à vida é encontrada pela 1ª vez em meteorito" (02-03-2020 07:22 - Sociedade - Ciência e Tecnologia - https://br.sputniknews.com/ciencia_tecnologia/2020030215282474-proteina-essencial-a-vida-e-encontrada-pela-1-vez-em-meteorito) e "Proteína extraterrestre é encontrada pela primeira vez em meteorito" (03-03-2020 15H25-16H39 - Ciência - Redação - www.revistagalileu.globo.com/ciencia/noticia/2020/03/proteina-extraterrestre-e-encontrada-pela-primeira-vez-em-meteorito.html). Na notícia, lê-se que "estudo comunica presença da proteína Hemolitina em meteorito, fundamentando hipótese de criação de estrutura orgânica no espaço..." Essa pesquisa foi publicada no site https://arxiv.org/abs/2002.11688, tendo como autores Malcolm W. McGeoch, Serguei Dicler e Julie E. M. McGeoch. Quanto ao trecho "...e 2 cientistas da área quântica estão em vias de provar a existência da alma (Me perdoem não colocar as referências aqui)...", não conseguimos encontrar referências sobre o mesmo. O mais próximo seria "Físico explica por que a alma pode existir" (30-06-2014 - www.epochtimes.com.br/fisico-explica-alma-pode existir). Neste título, lê-se que "Henry P. Stapp (...) não quer provar que alma existe, mas ele diz que a existência da alma se encaixa dentro das leis da Física..." Ou, ainda esta "5 perguntas e respostas sobre a morte" (20-04-2019 - Ciência - Alexander Freund (av) - www.dw.com/pt-br/5-perguntas-e-respostas-sobre-a-morte/a-48417822). As perguntas são "por que a morte biológica é inevitável?", "qual é a definição de morte?", "o que acontece no corpo após a morte?", "o que revelam as experiências de quase morte?" e "o que a física quântica tem a ver com a alma". Perdoe-nos esse nosso esclarecimento em sua participação. Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (16:50)!!!

      Excluir
    2. Bom dia. Obrigada pelo interesse na minha modesta contribuição. Fui nas fontes e trouxe a referência dos estudos sobre a prova da existência da alma: Trata se do documentário Morghan Freeman, exibido pelo Science Channel nos EUA no qual o Dr. Stuart Hameroff, prof. emérito de anestesiologia e diretor do centro de estudos da consciência da Universidade do Arizona e o britânico, físico e pesquisador Sir Roger Penrose, tornaram públicas suas pesquisas desde 1996. A teoria revela que a alma se fixa em microtúbulos neurais e com a morte do corpo físico ela se desprende e continua a existir. Esse documentário foi ao ar recentemente, mas não possuo a data. Obrigada!

      Excluir
    3. Boa tarde, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Anha Rhana (04-03-2020 04:47). Agradecemos a gentileza do esclarecimento, bem como parabenizamos pelo seu senso de pesquisa! Inicialmente, dia 03-03-2020, quando pensamos auxiliá-la, inicialmente, alcançamos pelo Google a notícia "Cientistas pesquisam sobre existência da alma" (Ciência, Tecnologia - Fabiano Cândido - 04-11-2012 15 - Daily Mail - https://exame.abril.com.br/ciencia/cientistas-pesquisam-existencia-da-alma). Esta notícia pode ser lida como "A alma é um computador quântico conectado ao Universo?" (31-10-2012 - Mistérios - Guilherme de Souza - Daily Mail - https://hypescience.com/mecanica-quantica-alma). O título do Daily Mail é "Can quantum physics explain the bizarre experiences of patients broght back from the brink of death?" (Science - 30-10-2012 10:38-11:26 GMT - Damien Gayle - em tradução livre "A Física Quântica pode explicar as estranhas experiências de paciente que retornaram da beira da morte?"). Certamente que esses pesquisadores têm credibilidade em seus campos de estudo, mas não expressaram a última palavra sobre o assunto "alma após a morte". O documentário "Through Wormholes" foi divulgado por Science Channel da Discovery a partir de 2010 com narração de Morgan Freeman (1947-....), na segunda temporada, episódio 1 - "Is there life after death?" (= "Existe vida após a morte?"). Bem, o caminho é o sugerido pelo tema desta semana "Mover o pensamento", de IF! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (16:50)!!!

      Excluir
    4. Boa noite, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Anha Rhana (04-03-2020 04:47). Solicitamos a bondade corrigir o trecho "... Inicialmente, dia 03-03-2020, quando pensamos auxiliá-la, inicialmente,..."; leiamos "... Inicialmente, dia 03-03-2020, quando pensamos em auxiliá-la, alcançamos pelo Google...". Hoje, pela manhã, lemos algumas obras escritas pelo Dr. Hernani Guimarães Andrade (HGA, 1913-2003) e, então, lembramo-nos do livro "A Mente move a Matéria" (FE Editora, 1ª edição, mai 2005), onde esse autor nos sinaliza sobre esse importante aspecto da vida humana diante dos pensamentos vivos de pesquisadores. É uma obra que contém uma bibliografia muito boa. Um desses livros, acreditamos que seja "Parapsicologia: uma visão panorâmica" (FE Editora, 1ª edição, 2002), HGA menciona o a pesquisa de Roger Penrose (1931-....) e Stuart Hameroff (1947-....), que trabalharam a teoria "Orch-OR" (= orchestrade objective reduction). Ler https://en.wikipedia.org/wiki/Roger_Penrose ou https://pt.wikipedia.org/wiki/Roger_Penrose. Também pode ler "Redução Objetiva Orquestrada (Orch OR) - Esalq - www.esalq.usp.br/lepse/imgs/conteudo_thumb/Redu-o-objetiva-orquestrada.pdf). Não nos esqueçamos de que esses pesquisadores trabalham aguardando confirmação de outros pesquisadores nesse campo fascinante da Física Quântica e outras áreas de pesquisa! Felicidade em seu estudo! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (20:47)!!!

      Excluir
    5. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Física Quântica e nós. Anha Rhana (04-03-2020 04:47). Permita-nos auxiliá-la um pouco mais sobre esse assunto estimulado por você. Ele será esclarecido com o pensamento vivo de André Luiz (AL) expresso em "Mecanismos da Mediunidade" (FEB), nos capítulos I - Ondas e percepções; 2 - Conquistas da Microfísica; 3 - Fóton e fluido cósmico e 4 - Matéria mental. Ilustrando o tema "Conquistas da Microfísica" dessa obra, sugerimos a leitura de "Nanotecnologia extrema vê átomos individuais reagindo" (06-03-2020 - Nanotecnologia - www.inovacaotecnologica.com.br), no qual se lê temas como "reação química entre átomos individuais", "teorias insuficientes" e "montar a matéria de baixo para cima" e a bibliografia para compreensão. Também "Descoberto novo estado eletrônico da matéria" (03-03-2020 - Eletrônica - www.inovacaotecnologica.com.br), onde se lê subtemas como "novo estado eletrônico", "triângulo de Pascal" e a bibliografia de apoio! Mãos à obra! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (10:54)!!!

      Excluir