domingo, 28 de junho de 2020


PÁGINA
AO ESPÍRITO ENCARNADO
(Inspirando-me nas palavras de nosso venerável Irmão José)

Não te esqueças de que a existência no corpo físico passa com celeridade.
Assim sendo, não te corrompas.
Não cedas às ilusões transitórias.
Luta com dignidade.
Vive em harmonia com a própria consciência.
Em defesa de teus ideais, prepara-te para solitário testemunho de fé.
Não esperes por aplausos, nem por qualquer reconhecimento aos teus nobres esforços.
Auxilia com desinteresse.
Busca fazer, no Bem, a parte que te compete, e, sempre que possível, um pouco mais.
Compreende, sem exigir compreensão.
Renuncia às inutilidades.
Não humilhes a quem seja – neste sentido, vigia-te na menor de tuas atitudes e palavras.
Não percas tempo com discussões estéreis.
Não te deixes magoar ou ofender.
Para quem necessita perdoar, ou ser perdoado, o exercício do perdão é dispêndio de energia que pode e deve ser evitado.
Que o pessimismo não te detenha os passos, nem o desalento te paralise as mãos no melhor a ser feito.
Hoje, e agora, é o teu melhor momento – a tua ansiada oportunidade, talvez, desde muitas existências.
Não deixes para depois o que, com certeza, vezes sem conta já adiaste no cumprimento de teus deveres.
Na conquista de maior experiência, a luta que faceias é indispensável e... intransferível.
Estejas, pois, sempre atento aos obstáculos que haverão de se te sucederem uns aos outros.
Não existe promoção espiritual que exclua suor e lágrima – um e outro, e, não raro, ambos, concomitantemente, são necessários a fim de que atestes o teu valor.
Mesmo quando tudo pareça conspirar contra os teus propósitos de ordem superior não recues um milímetro de tuas convicções mais íntimas.
Sê humilde, porém firme.
Conciliador, mas não contemporizador.
Justo, mas, sobretudo, bom.
Não existe limitação física, econômica, social, ou ainda de crença, que te impeça de fazer luz em teu espírito – o que te será suficiente para clarear o caminho de quem vagueia na expectativa de rumo.
Quem alega incapacidade de servir, revela suficiente capacidade intelectual para sofismar justificando a sua indiferença, ou o seu descaso em relação ao próximo.
Não olvides que, breve, e, por certo, mais rápido do que qualquer possa imaginar, haverás, deste Outro Lado, de estar a sós com a tuas próprias obras – e somente elas, na ação e na intenção, poderão falar por ti diante do tribunal da Divina Justiça.
Do teu hoje depende o teu amanhã.
Sobre a Terra, ninguém sabe quanto custa ao espírito que deixa o corpo a frustração por ter falhado consigo mesmo, e a insegurança de incerto recomeço.

INÁCIO FERREIRA

Uberaba – MG, 28 de Junho de 2020.
















35 comentários:

  1. Bom dia drt inacio. Gratidão por seus ensinamentos. Por certo cada um sabe das suas falhas o melhor momento do conserto e agora. Que a paz do cristo esteja com todos

    ResponderExcluir
  2. Excelente orientação p nos pobres encarnados neste mundo sem eira nem beira no bom sentido quanto a comportamentos éticos perante o novo mundo q se avizinha q exige de nós exatamente isto comportamento de um homem de bem

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Cada um de nós, algumas vezes, desejaria uma comunicação pessoal de um Amigo Espiritual, não é mesmo? Nesta manhã de mais uma estação invernal, Inácio Ferreira (IF) oferece uma comunicação instrutiva e inspiradora. No parêntesis, ele esclareceu "Inspirando-me nas palavras de nosso venerável Irmão José.". Este tem ofertado a todos nós palavras controladoras que nos levam a refletir sobre nosso modo de pensar, sentir, agir e reagir. Uma de suas obras é "Eu, porém, vos digo..." (LEEPP, 1a edição, mai, 3019). Nela, lê-se setenta capítulos interessantíssimos! Busquemos inspiração neles para construirmos a nossa direção espiritual! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (15:55)!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Apliquemos um VAR no texto de 28-06-2020 11:55: onde se lê "... Este tem ofertado a todos nós palavras controladoras..."; leiamos "... Este tem ofertado a todos nós palavras confortadoras..."! Tínhamos pensado "... confortadoras...", mas "esquecemos" de confirmar no dicionário do teclado do smartphone. Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:29)!!!

      Excluir
  4. Boa tarde Dr. Inácio e Baccelli. Aqui estou tentando postar o comentário pela terceira vez, misteriosamente ele some da tela. Pois bem, enquanto encarnados nos iludimos e preferimos assim, pois aceitar que devemos evoluir, gera necessidade da tal reforma íntima. Hj relendo seu livro; ¨UM POUCO MAIS ALÉM,¨ pude perceber cm a mente humana é engenhosa, e mesmo após desencarnados fingimos não saber e assim vamos levando nossa vidinha. Encontrar cm nossas próprias obras é doloroso e então vamos ¨embromando¨daqui e dali,, mas o Pai sabe dos filhos que tem e nos leva a evoluir de qualquer jeito. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Pascale (28-06-2020 13:30). Permita-nos esclarecer sua frase "... Aqui estou... misteriosamente ele some da tela...". Esse "mistério" acontece quando clicamos no botão do centro, abaixo do teclado do smartphone. Verifique se é esse fato! Realmente, sempre que cada um de nós relemos um livro A, B ou C, então nossos registros mentais reciclam-se nessa releitura. Aliás, Inácio Ferreira (IF) orientou sibre ela em "Releitura espírita", em 01-02-2015 16h24, publicada no blog antigo e republicada no livro "Dr. Inácio, ele mesmo!" (LEEPP, 1a edição, ago 2016, páginas 239-241)! Parabéns por essa reciclagem! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:52)!!!

      Excluir
    2. Obrigada pela dica amigo, mas eu nunca tive um celular o coisa que o valha, eu uso meu velhinho notebook,rsrs, devo mesmo encostar em alguma tecla e apagar o texto, são episódios para testar a minha micro-paciência. Quanto a releitura é maravilhosa, cada vez enxergamos algo mais. Bjs

      Excluir
    3. Boa tarde, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Pascale (30-06-2020 03:59). Também temos um "... velhinho notebook..." que, de vez em quando, nos prega uma peça (rsrs...rsrs...rsrs...). Nestes dias, a tecla "R" tem se soltado e temos de reapertá-la! Possivelmente, é um convite para trocar o "note" por um novo! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (14:33)!!!

      Excluir
  5. Concordo com tudo, mas precisamos nos esforçar mais para viver na prática todas essas orientações.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite! Na paz!! Tá tudo certo!
    É!!...., não é fácil não !! Mas, creio, ninguém prometera facilidade né!! . Mãos a obra!!
    Bom! Por favor : Baccelli, veja com Inácio , se cabe alguma alteração nesse trecho do texto : "... Para quem necessita perdoar, ou ser perdoado, o exercício do perdão é dispêndio de energia que pode e deve ser evitado.". Mais diretamente ...DISPÊNDIO DE ENERGIA ... SER EVITADO. ??? tá dúbio !! Grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Dom Tamer (28-06-2020 18:56). Permita-nos auxiliá-lo, mesmo que não tenhamos sido especificado pelo Inácio Ferreira (IF) e/ou pelo médium! Primeiramente, decidimos buscar pelo Google algo como "dispêndio de energia". Encontramos o artigo "Controle seu gasto energético", de Gilson Brum - www.educacional.com.br/educacao-fisica/alunos/alunos6.asp. Segundo, acreditamos que o texto selecionado por você pode ser compreendido lendo a obra "Viver é Para Sempre" (LEEPP, 1ª edição, jun 2009, capítulos 26 - Perdão - I e 27 - Perdão - II. Nestas páginas, IF esteve presente ouvindo as elucidações de Odilon Fernandes sobre esse tema. Na nossa opinião, não há necessidade de alterar o trecho mencionado, porque, para compreendê-lo, temos que entender que "... Para quem necessita perdoar, ou ser perdoado, o exercício do perdão...". Quando se lê várias obras espíritas envolvendo personagens que não se esforçam aceitar o perdão, então ocorre esse tipo de situação em estudo. Bem, não nos esqueçamos de que podemos estar enganados nesta interpretação. Deus, Jesus Cristo e os Bons Espíritos abençoem o nobre irmão e todos em seu campo de energia espiritual! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (15:24)!!!

      Excluir
  7. Bem complicado entender o que os invisíveis querem de nós , no momento , visíveis!? Uma hora de manda " ... melhor ir pescar ..." , em outra, manda deixar de ser acomodado , e reagir no que lhe pede o íntimo . Tá muito complicado RELACIONAR com visíveis. Me sinto muitíssimo mais a vontade , no relacionamento com os invisíveis. TUDO MENTAL!!. Mas, tá exigindo muito já! Tem de ser "santo ", quase santo , não serve ! Hehehe!!!
    A Doutrina tá exigindo , o que , nem ela mesma sabe o que quer !! Tem gente escrevendo um livro inteiro pra , tentar, explicar : Espírito/Carne/Perispírito. Quando podia resumir para o "Povao " entender depressa . Jesus, teria dito " o que é carne é carne , o que é espírito, é espírito ". Dai, fácil né! São distintos , mas, fundamental , relacionarem-se harmonicamente. Dai, no bom linguajar de entendimento : Terapia de casal , entre espírito e carne, o perispírito, é o terapeuta!! Kkkkkkk.

    ResponderExcluir
  8. Tá acontecendo na doutrina dos EspiriTOS, algo inconcebível: estão amordaçando os "seguidores ". Ora pois! Muitos migram para o Espiritismo ( doutrina dos EspiriTOS), por conta das mordaças impositivas, dai encontram as mesmas , ou mesmos, modos operantes no espiritismo !! Ah nem !! Hereges Espíritas!!?? Será vai ter também , fogueira? Pra queimar a gente vivo !!??....xiiii...!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. "Lutar com dignidade" humm!?? Na atual conjuntura, só santo consegue!!
    "Não te corrompas" deixar de expressar nossos ideais e pitacos, ..., já corrompir-me!!
    " vive em harmonia com sua própria consciência " lascou-se!! ..., melhor eu parar por aqui.....hahahaha.

    Por aqui tá brabo meu veio Inácio!! Muito mi,mi,mi.....
    Um tal de Amor "docinho de côco ", tudo que houve que não agrada , se ofende ! , o Amor rapadura ( doce , mas, não é mole não ), esse, se tentar aplicar, ou, ao menos explicar, tá fora! Tá expulso, tá obssediado !
    "Não de deixes magoar ou ofender" ué!! É possível isso !? Só se ficar calado e com um sorriso medíocre no semblante o tempo todo kkkkkkkkkk
    E, por aí vai .......
    Inácio , creio, devas repensar na possibilidade de ter Jesus , sido o único com ascensão direto a Deus! Sem RELACIONAR-SE, é impossível !!
    Vamos lá ! Pra mais uma semana ! Na paz!!

    ResponderExcluir
  10. Inácio! Creio , o Baccelli, não anda lhe repassando direito o que está acontecendo por aqui ! Kkkkkk mediunidade de baixo pra cima não tá funcionando corretamente ! Hahahaha!!!
    Aqui, você indicar para estudos, obras do Inácio Ferreira !! Xiiiiiiiiiii.........!, tá escumungado!! Kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  11. Gratidão imensa pelas palavras orientadoras. O momento em que atravessamos no Planeta Terá nos impele ao autoconhecimento, e o texto nos chama a prestar atenção, de quanto tempo dispensamos em inúteis divagações. Agradeço semanalmente as colocações e percebo quão difícil tem sido ser espírita, uma vez que só sei que nada sei. Paz e luz! Gratidão sempre.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia. Esta parte não entendi:
    "Para quem necessita perdoar, ou ser perdoado, o exercício do perdão é dispêndio de energia que pode e deve ser evitado".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Parece-nos que a resposta se encontra em 30-06-2020 03:50 (resposta para Anônimo). Para ampliar este esclarecimento, sugerimos ler "Viver é para sempre" (LEEPP, 1a edição, jun 2009), de Paulino Garcia, capítulos 26 - Sobre perdão - I e 27 - Sobre perdão - II, nos quais Odilon Fernandes opina sobre o tema e Inácio Ferreira esteve presente. Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:41)!!!

      Excluir
  13. Bom dia. Esta parte não entendi:
    "Para quem necessita perdoar, ou ser perdoado, o exercício do perdão é dispêndio de energia que pode e deve ser evitado".

    ResponderExcluir
  14. Bom dia a todos! O tempo e a dor dobrará todos os joelhos. A obra é de Jesus! Ele vencerá! Aos tinhosos eu diria: Ainda há tempo, aproveite, recomeçar onde falhou é doloroso. Cm diz o refrão de certa música aqui na terra: ¨ A lição sabemos de cor, só nos resta aprender.¨ Abraços.

    ResponderExcluir
  15. Aécio Emmanuel César29 de junho de 2020 às 07:10

    Bom dia Dr. Inácio. A peregrinação dos espíritos devedores no mundo é cheia de obstáculos, mais morais do que materiais. A senda de aprendizado é grande, embora o caminho para luz é repleta de espinhos, mas que podem ser superados com persistência, fé e esperança, essas, raciocinadas. Embora que para mim muito ainda tenho que aprender, pois já sei que nada sei, procuro a cada dia ajuizar meus pensamentos para o Alto aproximando-me de Deus a todo custo. Mensagem de bastante profundidade essa dessa semana. Forte abraço aos dois. Fiquem em paz.

    ResponderExcluir
  16. Dr Inácio o Sr poderia era um ZAP para conversarmos, adoro seus livros me conforto,um beijo no seu coração ��

    ResponderExcluir
  17. Hoje está melhor do que ontem ... Esse é o sábio e muito direto De Inácio a quem tenho profunda estima e admiração. Beijo carinhoso a você De Inácio 😘

    ResponderExcluir
  18. "Para quem necessita perdoar,ou ser perdoado,o exercício do perdão é dispêndio de energia que pode e deve ser evitado"...é isso mesmo???acho que não entendi...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fácil de entender, meu filho. Melhor não ofender e não se sentir ofendido, assim não teremos que ser perdoados e não ter que perdoar. Espero que você tenha entendido o resto. Abraços.

      Excluir
    2. Mais um aprendizado, responder a uma dúvida e ignorar provocações !
      O senhor Dr Inácio e o Baccelli , com essas atitudes , nos exemplificam o perdão .
      Devemos ser indiferentes aos agressores , que ainda não aprenderam o significado da palavra “ respeito “ a opinião do outro , que pode discordar da nossa .
      Agressividade caminha junto com a ignorância, demorei a aprender isso .
      Por esses dias li um artigo sobre São Antão ,
      acho que é isso , a sua vida foi uma exemplificação do perdão .
      Vamos continuar cultivando a esperança de dias melhores .

      Excluir
    3. Baccelli, mas, o paragrafo inicia com : " Para quem necessita...". me perdoe!!!?, eu preciso! e muito!!...

      Excluir
    4. Bom dia a todos!!!

      Certo Ser Humano, com uma carga enorme de Perdão dentro de si disposto a perdoar tudo e todos, chega num planeta onde ninguém o ofende, ninguém o ataca, nenhuma criança acerta uma bolada nele e fica imensamente frustrado por não conseguir perdoar!!!

      Ora, para haver perdão tem de haver antes uma ação que demande perdão. Esse conjunto de ação-perdão; ação-perdão; ação-perdão; consome muita energia mental e de sentimento, que poderia muito bem ser aplicada em outras coisas - se e somente se - não houvessem ações que demandam perdão, algo em que somos especialistas nesta Humanidade da Terra.

      Simples assim.

      Um enorme abraço fraternal cheio de perdão a todos os que dele necessitam (me incluo entre estes)

      Excluir
    5. Bom dia !! Na paz!! Cremos! A internauta Silvana, tenha invertido o sentido!!?????, perdoe-me!! Mas, não entendo ser leitor ATENTO, REFLEXIVO, como se apresentou o internalta Anônimo, como sendo PROVOCAÇÃO!! .... será cabe aqui uma solicitação de PERDÃO??...

      Excluir
    6. Correção VAR hehe!! : onde se lê: solicitação de PERDÃO, leia -se : EXERCÍCIO DO PERDÃO!

      Excluir
    7. Boa tarde Dom .
      A interpretação fica a critério de cada um .
      Não me refiro as postagens dessa semana , a intenção é repensarmos sempre o cuidado com as palavras , respeitando o pensamento de cada pessoa , inclusive as postagens do Dr Inacio.
      Sem censura !!!
      Se você nunca percebeu nada , ótimo .. desconsidere a minha observação.
      Abc fraterno

      Excluir
  19. Adoraria seguir à risca todos os conselhos dessa página, adoraria!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  20. Obrigada pela resposta, agora ficou fácil entender.
    Desculpe a minha ignorância. Abraços.

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde, na paz!! Tá tudo certo!!. Caríssimos, irmãos, Cadin-Piri e Baccelli. Muito agradecido, ficamos por suas preocupações em relação a minhas duvidas e a dos irmãos Everton e Anonimo. Baccelli, acalme seu coração!!! kkkkkkkk. Creio, nós não fomos felizes nas colocações da duvida. Pois bem, vou tentar aqui, ser mais explicito: " ... é dispêndio de energia que pode e deve ser evitado...". Obvio, que, o exercício do perdão, não é um DESPERDÍCIO ( dispêndio), e sim, um GANHO ( prazeroso). Dai, nossa duvida, cremos, Inácio , faltou alguma palavra tipo " não é...". pois, da maneira grafada está em contra dita a logica do texto!. Será consegui ser mais especifico ?!. Dai, também, fomos ao recurso do Google, para ver significado de " dispêndio ". ( o que se gsta, consome, despesa...) . Então, numa analise sunsita, temos : Ler a frase completa, dai, Inacio, diz: " ... que pode e deve ser evitado). Ou seja, quase certo, faltou a palavra NÃO. ( NÃO pode e NÃO deve ser evitado). Porque, para perdoar, não se deve MEDIR ESFORÇOS E CONSUMIR, GASTAR, TODO SEU ARSENAL DE PERDÃO. Moço!!!, será eu consegui me explicar!???. ou será estou desorientado por demais com essa "pandemia mental" ?! hahahaha!!!. Essa língua portuguesa, muito complicada, teria ser mais simples. A gente entende o sentido da frase, mas, ela tem "pegadinhas", de colocações, pontuações, acentuações, regras, etc...., que o diga o ex-ministro da educação! kkkkkkk. Baccelli!!!, nós dois estamos precisando "pescar". meu estopim também anda muito curto!!! kkkkkkkkkk . Pois, a PRATICA DO PERDÃO , NÃO, É DISPÊNDIO QUE DEVE SER EVITADO. E SIM, QUE ..... DEVE SER GASTO..... e com ABUNDÂNCIA. uFFA!!!

    ResponderExcluir
  22. Essa questão do PERDÃO!!!. É algo que todos, absolutamente, TODOS, os espíritos, NECESSITAM. Inclusive Jesus. Pois, é a " contabilidade" do Espirito. Na criação, foi dado ao espirito, essa condição de evolução, UNICA, veja bem, UNICA, capaz de faze-lo progredir. RELACIONAR-SE.... E esse Relacionar-se, é IMPOSSÍVEL, não necessitar de PERDOAR OU SER PERDOADO. tÁ AI, TODO O RESUMO BÍBLICO!. Em qualquer, passagem bíblica, está intrinsica essa " contabilidade" do Débitos ( Perdão ) , Créditos ( perdoado). Espirito nenhum evolui um milésimo se quer, sem exercer as duas, não só uma, mas, as DUAS "condições". Inclusive, JESUS!!!. SEM RELACIONAMENTO, NÃO TEM EVOLUÇÃO. ( peço aqui permissão a Jesus, para usar seus termos : " em verdade em verdade , eu voz digo". Pois, essa, é uma puríssima, DAS VERDADES ESPIRITUAIS!!!.

    ResponderExcluir