domingo, 5 de julho de 2020


ANEDOTA ESPÍRITA CAMPEÃ

Vocês me desculpem o sorriso defunto.
Creio, no entanto, que os “mortos” também têm direito à piada – a fazer piada e a sorrir de alguma, quando de fato, ela seja inteligente.
Eu sempre gostei de uma anedota – quando encarnado, confesso, até das mais temperadas.
Se os santos têm direito a sorrir, quanto mais os pecadores, vocês não acham?! – ou serão daqueles que, sempre em cima do muro, não acham e nem desacham nada?!
Nunca, no entanto, sorri da desventura alheia.
Ao contrário, muitas vezes, chorei por conta dela – chorava sozinho, tímido, no meu canto, envergonhado de mostrar as minhas próprias lágrimas.
Ainda hoje, quando os espíritas encarnados me permitem as glândulas lacrimais, eu choro – desde que Jesus chorou por Lázaro, o irmão de Marta e Maria, o humano choro se divinizou em seus olhos!
Todavia, claro, prefiro sorrir – não por deboche! Jamais! Acontece que certas coisas, de fato, desenterram o meu bom humor.
Ultimamente, por exemplo, eu tenho dado boas gargalhadas, iguais, ao que me recordo, apenas quando a minha mãe nos levava, a mim e a minha irmã, a um espetáculo circense.
Ah, eu adorava os palhaços, que surgiam no picadeiro dando cambalhotas – mais até que os trapezistas, que, pelo medo de vê-los cair, tapando os olhos com as mãos, eu escondia o rosto no aconchegante colo de minha mãe.
Quando, mais tarde, eu me tornei espírita, por obra e graça de Modesta, e da Infinita Misericórdia do Senhor, pensei que o “sorriso espírita” fosse proibido...
À exceção dos espíritos obsessores, nenhum outro comparecia às nossas sessões mediúnicas no Sanatório dando risadas pela cara dos médiuns.
Um dia, perguntei a Modesta: - O espírita pode sorrir?! Ela me respondeu com um sorriso e, então, conclui por mim mesmo que, afinal, sorrir não era um comportamento imoral.
Odilon Fernandes, sem ser brincalhão, era um espírita alegre – ele e tantos outros que tive oportunidade de conhecer, que sempre estiveram, e estão, à frente de meus passos na caminhada.
Até onde sei, Chico adorava uma boa história hilariante – e sou testemunha de que, quando não policiado pelos “patrulheiros ideológicos”, ele também costumava contá-la... Certa vez, pedindo socorro ao Dr. Bezerra de Menezes, para o seu olho esquerdo que doía e sangrava, ele disse ao Dr. Bezerra que estava lhe pedindo auxílio não como se fosse gente, mas, sim, um animal... Ao que o inesquecível Benfeitor respondeu: - Chico, se você está me pedindo auxílio como um animal, quem você pensa que eu sou? – Ah, Dr. Bezerra – respondeu o médium –, o senhor é um veterinário de Deus!... Chico completou dizendo que o sorriso do Dr. Bezerra ecoou em toda a sua Dimensão Espiritual e... nas mais próximas!...
Mas, vamos a anedota que, nos tempos últimos, vem me arrancando boas gargalhadas – mais que engraçada, ela é engraçadíssima, quase surreal.
Não se decepcionem vocês, porque eu nunca fui um Cantinflas, nem um Chico Anysio – quem me dera possuir a verve de qualquer um desses dois, quando, em cena, valiam por um espetáculo inteiro.
Tenho certeza, no entanto, de que os internautas bem humorados, os que não vivem de mal com a vida, e, certamente, na sua atual encarnação, não estão se candidatando a uma auréola, haverão de sorrir muito comigo...
Aqui segue a anedota espírita campeã, que, para mim, merece erguer a taça no teatro de lona em que os seus contadores estão se exibindo, na expectativa do aplauso da galera:
- Eu acho engraçadíssimo os espíritas que acham que têm o poder de censurar a liberdade de expressão alheia, inclusive dos mortos, e lhes apor qualquer espécie de mordaça na boca – mordaça que nem a morte conseguiu lhes apor!...

INÁCIO FERREIRA

Uberaba – MG, 5 de Julho de 2020.




18 comentários:

  1. Bom dia a todos. Na minha religião temos muita alegria, há os meninos de angola que saltam, brincam e distribuem balas, tb temos os Exus, precisam ver as risadas que eles dão. Mas os Kardecistas são muito sérios,e chega a dar medo. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia dr Inácio e Baccelli
    Dr Inácio eu tb acredito na alegria..
    Aliás ela está estampada nas obras do Criador..demonstrando nos mais pequeninos detalhes em todos os reinos..
    Deus não cessa de criar...Ele é um espetáculo...Magnânimo..
    Eu me divirto e me alegro com Deus..eu digo que Ele Desenha..
    Deus é muito Alegre..não tenho nenhuma dúvida..
    E pensar que somos filhos Dele hein dr Inácio?
    O Chico tb dizia mais ou menos assim:
    Quando eu não tenho do que rir...eu rio de mim mesmo..ele é ótimo..
    Observar a alegria De Deus nas suas criações e nas suas criaturas..é imperdível..
    Quanto às criticas...o que a gente ainda adora fazer...se fossem boas..nao davam dor na coluna..hahahahahaha
    Fora que elas tb dao artrite...hahahahahaha
    Já disse pro senhor..tem um floral ótimo para essa postura trazido pelo maravilhoso dr Bach...*BEECH*...
    Eu tomo dr Inácio..é um excelente ajudante..
    Afinal estamos aqui pra isso
    Acho que foi Emmanuel que fez esse comentário..mas não tenho certeza:
    "Quando criticamos as criaturas...estamos criticando as Obras De Deus"
    Beijos
    Ótima semana a todos
    Cris

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Dr. Inácio e Baccelli. ¨É melhor ser alegre que ser triste.¨ é o que diz uma canção da terra! Reservei algumas obras do Dr. Inácio/Baccelli para reler em situações especiais, cm guerras, catástrofes e pandemias cm a que vivemos agora, são livros leves e bem humorados e muito reveladores. Posso citar que relendo REENCARNAÇÃO NO MUNDO ESPIRITUAL, tive um grande conforto em saber que muitas situações serão resolvidas no além ou no aquém, já q se reencarna em qualquer dimensão. Nós os espíritas achamos q a realidade se divide em 3:Terra, umbral, mundo superior, semelhante ao céu, inferno e purgatório. Morrer é quase nada, se não mudarmos nossas crenças. Agora relendo A VIDA VIAJA NA LUZ, deparei novamente cm a página 31: ¨ Que o desequilíbrio ecológico que o homem vem causando favorecerá doenças que vitimarão milhares... do ponto de vista genético, outros vírus estejam se fortalecendo contra a resistência do organismo humano.¨ Mas preferimos teorias da conspiração para transferir a nossa culpa! Ainda no livro ¨ REENCARNAÇÃO NO MUNDO ESPIRITUAL.¨ achei muito inteligente e hilariante a manobra de fuga do Dr. Inácio da primeira aula de computação,kkk, tudo isso me ajuda a enfrentar o isolamento social, já agravado por eu morar sozinha, e viver em região de epicentro do coronavírus. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Al... guem que se interessa muito pelo blog5 de julho de 2020 às 09:44

    Bom humor é sagrado

    Em um mundo com tanto sofrimento
    Agora confinados sem ter pra onde ir
    Como condenar os que tem talento
    Pra fazer muitas outras pessoas rir

    O riso melhora até a nossa imunidade
    E é uma espécie de língua universal
    Não se trata de respeito e maturidade
    E sim de saber não levar a vida a mal

    Bom humor acaba com a depressão
    Igual político faz com a verba pública
    Ao morrer da vida não se leva nada não
    Mas sem o bom humor a gente nu fica

    O problema quando se é alguém feliz
    É que muita gente vai ficar com raiva
    Vão fofocar e disfarçar igual ator e atriz
    Pra achar defeito, a visão é de uma águia

    Isso quando não apelam falando mentira
    Pior que um inimigo é um falso amigo
    Tanto com homem ou mulher a gente pira
    Infelizmente isso acontece muito comigo

    Mas não dou a esses o gosto da vitória
    A melhor vingança mesmo é ser feliz
    Se você fica triste pra esses é a glória
    Estar com gente positiva eu sempre quis

    Vou contar então uma piada que inventei
    É do medo que pro homem é uma bosta
    A vergonha do risco de se agir como gay
    O terror dos heteros, o exame de próstata

    O paciente de quatro sendo examinado
    Não parava de perguntar se ia demorar
    O médico então respondeu espantado
    Talvez não demore se parar de rebolar

    Ainda sem mudar sobre esse assunto
    Não inventei mas faz rir até defunto
    O médico cansado nesse exame peleja
    O paciente olha pra trás e diz: Me beija

    Defunto não é o termo mais adequado
    Pra chamar um espírito que é iluminado
    Inácio consegue ser até bem humorado
    Mais que a maioria dos "vivos" enjoados

    Espero que minhas rimas possam alegrar
    Um pouco as almas desses dois mundos
    Dos vivos que perdem a vida ao fofocar
    E dos espíritos vivos chamados de defunto

    ResponderExcluir
  5. A alegria que o senhor nos transmite e a liberdade de expressão , são medicamentos p a cura dos nossos males .
    Que ninguém os cale , em situação alguma .
    Muito aprendemos com o seu bom humor e o seu olhar , diante das situações diversas que se apresentam no dia a dia .
    Continue com o seu bom jeito , nos ensinado a seguir o Cristo com humildade , paciência e esperança de dias melhores .
    Abcs .

    ResponderExcluir
  6. Estará o Dr. tangenciando o contexto político nacional?
    Se estiver, parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Caro DR. Inácio, boa noite. Ao ler o artigo do texto, lembrei-me da revista Seleções, que assinei por mais de duas décadas, que tinha em suas páginas, o título: Rir é o melhor remédio. Abraço ao Senhor e respectiva equipe. (752069)

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Como interpretar os que criticam os livros espíritas na atualidade do século XXI? Allan Kardec orienta em "O Livro dos Espíritos", na Conclusão-1: "... Apelo para todos os adversários de boa-fé e os adjunro a que digam se se deram o trabalho de estudar o que criticam. Porque, em boa lógica, a crítica só tem valor quando o crítico é conhecedor daquilo que fala...". Essa mesma sinalização está contida nos itens 12 e 14:8 de "O Livro dos Médiuns". Todavia, muitos Espíritos, visíveis e invisíveis, gostam de ficar na superfície dos achismos, pois têm o hábito de cultivar opiniões definitivas (= suas verdades pessoais, etc). Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (07:50)!!!

    ResponderExcluir
  9. Gratidão mais uma vez!! A alegria deveria ser mais contagiante que o medo, a censura. Sinto ao ler as palavras de Dr Inácio e Bacelli, além das orientações em cada frase a vontade de auxiliar a todos os leitores a compreender que a ortodoxia traz pouco ou quase nenhum aproveitamento sobre nossa experiência carnal. Existem momentos sérios em nossa caminhada, mas é preciso que a alegria se tornem pegadas, rastros de esperança. Enquanto muitos companheiros de ideal vivem a Doutrina como a endurecer os corações, creio na minha humilde visão que o sustentáculo da prática espiritual seja exatamente fazer as pessoas mais felizes, até porque quem está feliz encontra mais oportunidades. Acho mesmo que tem gente viva quase morta que bastaria esse exercício. Se algum dia tiver oportunidade de construir uma casa escola espírita se chamará Inácio Ferreira.

    ResponderExcluir
  10. Aécio Emmanuel César6 de julho de 2020 às 05:25

    Bom dia Dr. Inácio e Baccelli. A censura sempre esteve no Brasil, independentemente da área religiosa, política, social e até mesmo familiar. Sempre me pergunto por que ainda os brasileiros se iludem a dizer que o nosso país, o coração do mundo, pátria do Evangelho é um páis democrático. Se caso algum mortal me disser em qual pedaço brasileiro existe esse regime, por caridade me avisem que parto para lá imediatamente. Estamos agora, aceitem ou não, em um país ditatorial. Não mais advindo do dito regime militar, mas sim, do regime político que está assolando os brasileiros. Os ditos políticos, nada querem com o povo e o povo ainda não enxergou isso. E esses políticos estão infiltrados também na religião, inclusive na Doutrina Espírita. É... Onde estaria hoje um Martin Lutero? Num trabalho que fiz alguns meses, já tenho em mãos as 95 teses para os Movimento Espírita. Alguém com coragem juntamente comigo para colocá-la em público? Um forte abraço aos dois. Fiquem em paz. Aécio Emmanuel César.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia a todos! Assistindo um canal aberto aqui da terra, vi um reportagem sobre Dubai, muito luxo e muito dinheiro, fiquei pensando que essa referida cidade deve ter o seu duplo, e eles geralmente não são cristãos. Algumas questões me surgiram: pediram a prova da fortuna? São espíritos da terra ou estão aqui a passeio e descanso? Como pode existir um grupo de encarnados tão diferentes? Ao que parece na terra pode existir por si mesma, várias dimensões de várias realidades. Assim, é piada achar que tudo sabe por ser espírita, e pior: censurar outras crenças. Não detemos nem sequer diminuto entendimento sobre o milagre da vida e muito menos o direito de julgar a fé alheia. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Anha Rahna (06-07-2020 06:04). Seus questionamentos são respondidos lendo o capítulo III - Há muitas moradas na Casa de Meu Pai - de "O Evangelho segundo o Espiritismo", acompanhando os convites a pensar de "O Livro dos Espiritos", das obras de Inácio Ferreira e outros Irmãos Espirituais visíveis e invisíveis. No momento atual da transição planetária, a sensibilidade nos terráqueos está acentuada, o que motiva a cada pensar exclusivamente em suas verdades pessoais e esquecem Deus e suas leis soberanas e justas. Bem, não descartamos a possibilidade de estar equivocados! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (07:33)!!!

      Excluir
  12. Dr. Inacio eu vou/iria ao umbral mais denso, lendo os seus textos, se essa censura besta fosse verdade kkkkk
    Oh gente chata e sem sal que são alguns espiritas. Rir não é nada demais, não sendo da desgraça alheia... Não vejo mal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei seu comentário “ gente chata e sem sal que são alguns espíritas “ isso mm .!!!!
      Vc resumiu tudo .
      Rir de si mesmo , rir com o outro , de situações engraçadas.. nos tornam
      mais leves .
      Menos drama , piadas prontas , palestras cansativas .
      Chega de palestrantes com tom magistral e conhecimento , no mínimo questionável.
      Por isso que gostamos do Dr Inácio e Baccelli ,objetivos , sinceros , sem mimimi .

      Excluir
  13. Já dei muitas risadas lendo obras do Dr inacio como diz não e um Chico Anízio mas muito criativo dentro da sua espiritualidade gosto muito do seu ligeiro sarcasmo hahahaha

    ResponderExcluir
  14. Gosto muito de tudo que o Dr Inácio e Baccelli ,escrevem. Bom saber que alegria , bom humor ,são tão necessários,tanto no mundo espiritualqto no mundo físico.

    ResponderExcluir
  15. Gosto muito de tudo que o Dr Inácio e Baccelli ,escrevem. Bom saber que alegria , bom humor ,são tão necessários,tanto no mundo espiritualqto no mundo físico.

    ResponderExcluir
  16. Boa noite, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Considerando o contexto da mensagem semanal inaciana, sugerimos a leitura de "Mente Aberta" (Editora Espírita Sintonia, 1a edição, jan 2010), de Bento José por Pedro Camilo. Soltem boas gargalhadas com o capítulo "Espírito bom ri, sim senhor"! Quem pode ser esse Bento José? Uma possível pista "... Gosto desse jeito jeca de ser, tranquilo e traquinas..." (Cap. 7 - Deixar mais pra quê?). Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (19:22)!!!

    ResponderExcluir