segunda-feira, 17 de agosto de 2020

“MANCHA” – O GATO


Eu tive um gato –
Diferente dos demais,
Dos de casa e do Sanatório...
Um gato arisco,
Desconfiado,
Olhar esquivo...
Os outros, não –
Vinham para o meu colo,
Passeavam sobre a mesa do escritório,
Esfregavam em mim
O seu rabo –
Queriam carinho,
Olhar meigo –
Ronronavam e...
Fumavam comigo
Os meus cigarros de papel,
Ou de palha...
O outro, descendente, talvez,
De um chacal,
Ou de um cachorro-do-mato,
Era um gato que me preocupava...
De quando a quando,
Em minhas loucuras,
Eu falava com ele:
- “Mancha” – era o seu nome –,
Que tipo de gente
Você há de ser, quando crescer –
Quando você “virar” gente!...
Ele ficava me olhando,
Não sei se com vontade
De saltar sobre o meu pescoço,
Pegando-me pela jugular...
Nunca se misturava com os outros,
Batia nas gatinhas
Das quais abusava – violentando-as...
Tinha atum à sua disposição,
Mas preferia dilacerar as rolinhas
E as pombas,
E os pintainhos, do quintal da vizinha...
“Mancha” era o único
Que defecava dentro de casa –
De propósito, creio!...
Com toda a minha parca Psiquiatria,
Eu não conseguia
Desvendar o seu psiquismo...
Um dia, contei para o Chico –
Para o Chico Xavier – sobre o “Mancha”...
Ele ouviu-me e respondeu,
Franzindo a testa:
- Ah, Doutor, tudo começa aí,
Lá atrás!...
A verdade é que eu nunca
Consegui cativar o “Mancha” –
Ganhar a confiança dele...
Sinceramente, eu penso
Que existem espíritos assim –
Irmãos do “Mancha” –
Irmão siameses...
Não querem abdicar do instinto
Pela razão...
Trocam de corpo,
Mas não mudam a alma...
Questão de escolha, de preferência?!
Não sei...
Nunca mais vi o “Mancha”,
Depois que ele, primeiro, e eu, depois,
Batemos as botas...
No entanto, quando me deparo,
Na Terra,
Com alguém estranho,
Muito estranho,
Olhar esquivo,
Exigente,
Violento,
Quase mau,
Parecendo ter
Uma raiva crônica do Criador,
- Eu sei que não houve tempo
Hábil para tanto! –
Eu penso assim:
- Meu Deus, esse homem
Talvez seja a reencarnação do “Mancha”!...

INÁCIO FERREIRA

Uberaba – MG, 17 de Agosto de 2020.

19 comentários:

  1. Bom dia drt inacio .que todos figuem na paz do cristo boa semana

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Dr. Inácio Ferreira e Carlos Baccelli. Parabéns pela poesia sobre os espíritos rebeldes, isto serve tanto para gatos, animais de um modo geral, como para o ser humano. A rebeldia do ser humano é infinitamente mais preocupante para nosso Governante Planetário, em virtude de colocar em cheque a sobrevivência do planeta. Infelizmente temos muitos espíritos humanos rebeldes, ignorantes, violentos pelo mundo afora. Ainda estamos longe de um planeta regenerado. Atualmente no Brasil, Coração do Mundo e Pátria do Evangelho, muitos espíritas estão mais para "espíritos de porco", sem querer ofender o nosso irmão porco. Muito obrigado pela atenção dispensada. Por favor amigos do Blog não esqueçam de ajudar o Lar Espírita Pedro e Paulo, com seu maravilhoso Lar de Idosos. Fiquem todos com Deus.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Realmente, muitas vezes observamos um ser visível em nossa região que se encaixa nas últimas linhas da comunicação inaciana nesta semana! Deus, Jesus Cristo e os Bons Amigos Espirituais abençoem a a esse "Mancha" e a todos no seu campo de energia espiritual! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:15)!!!

    ResponderExcluir
  4. Pascale Pereira da Silva17 de agosto de 2020 às 05:33

    Bom dia Dr. Inácio e Baccelli. Lá na pergunta 124 do Livro dos Espíritos, diz que há espíritos que desde o inicio seguem o caminho do bem ou do mal absoluto. Ou seja: há os mais tinhosos e para eles as ¨eternidades serão mais longas¨ conforme também o Livro do Espíritos. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Aécio Emmanuel César17 de agosto de 2020 às 06:25

    Bom dia Dr. Inácio e Baccelli. Tenho uma cachorrinha que ela entende tudo que falo. Sabe quando estou bem, de bom-humor, carrancudo, triste... Só falta falar. Creio que seja - perante meus humildes pensamentos - que será a sua última reencarnação como animal. Na próxima virá como ser humano, tendo que caminhar o mesmo caminho que todos nós trilhamos. Agora segundo pessoas e até "amigos da onça" que encontramos pelo caminho, esse "Mancha" é um doce perante certos humanos com suas personalidades ainda bem priitivas. Um forte abraço aos dois. Fiquem em paz. Aécio Emmanuel César.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia a todos. Em meu modesto entendimento, creio que esses seres, ainda primitivos, podem ser reflexos de nosso passado evolutivo, quem me garante não tenha sido eu assim também? E agora diante dos anjos, ainda devo ser uma selvagem. Um dia ainda gato talvez, encontrará uma menina que mesmo contra a sua vontade, lhe encha de beijos e abraços e o amor começará a modificar o seu coração. Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Dr Inácio, gosto muito dos seus textos, dos seu livros. Eu me identifico muito com seu amor pelos animais. Acredito que um dia o senhor encontrará o Mancha de novo e o ajudará a evoluir. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde a todos!!!

    Cada qual com sua individualidade. Tô escrevendo aqui e Pagodinho do lado do teclado me olhando...

    Fico pensando: se não entendemos nem de gato, quanto mais de gente??!!!

    Mancha ainda era bem selvagem, puro felino. Mancha Selvagem - daria até nome de torcida organizada!!! Tá vendo como os Seres Humanos ainda não estão tão longe dos selvagens?

    Ah... esse Planeta Terra! Pra quem quiser trabalhar tem emprego garantido aqui.

    Um abraço fraternal a todos!!!

    ResponderExcluir
  9. Adorei !!!!
    Bela analogia .
    Espíritos com a índole ruim “ Manchas da Vida “,
    na verdade são carentes de Amor , não sabem despertar esse sentimento nas pessoas com quem convivem .
    Ainda bem que não conheci o seu “ gato Mancha “, pois tenho medo de gatos , correria léguas se o visse .
    Com os humanos , às vezes , somos obrigados a conviver e até cuidar .
    Importante reconhecê los , com identificação ou sem ... observar o olhar , a linguagem e colocar os limites devidos .
    Bons sim .. Bobos não .

    ResponderExcluir
  10. Não sou muito próxima de gatos, mas na minha casa, tem vários, os diurnos os noturnos, acho que estou aprendendo com eles .

    ResponderExcluir
  11. Muito bom o texto, Dr Inácio.
    Aqui temos seis cachorros e no centro espírita,u gatinha fujona.Chamada Inácia kkkkk
    Só vai lá pra comer e quando tentamos fazer carinho ela só deixa se tiver de bom humor... 😂😂😂

    ResponderExcluir
  12. Bom dia a todos! Agradecendo pela oportunidade de me expressar nesse blog. Muitos tem preconceito da minha religião, mas vcs me acolheram, coisa rara entre espíritas. O gato sombra precisa de amor, só amor transforma. E os gatos pretos precisam parar de ser perseguidos, é de uma ignorância sem fim achar que eles dão azar, má sorte é carma e preguiça de cada um. Deixem o gato preto em paz. Na minha fé ninguém sacrifica ou maltrata os animais. Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Bom Dia! Gratidão sempre.
    Dr Inácio foi um grande professor com essa reflexão. Realmente Jesus ensinava por parábolas, porque certamente a forma literal seria "impraticável".
    Muitos manchas existem, já fomos "manchas" de certa forma, contudo permitimo-nos ou não evoluir. Essa tarefa é pessoal e intransferível e, para esse exercício complementar bebamos no ESE capítulo VII, e na leitura do livro Caminhos (Chico Xavier/Emmanuel) Ante o Alvo. Paz e luz a todos. Desejosa de mais aprendizagem.

    ResponderExcluir
  14. Tenho fé que umas hipnoses divinas deem jeito nos “manchas”, ao menos um empurrãozinho, um pega no tranco para o lado bom!!! ��

    ResponderExcluir
  15. Bom dia a tds, em casa temos o "Alfredo", gato manso e sereno, como meu filho João seu dono. Na vizinha tem cinco gatos, um deles o "Bils" deve ser irmão do Mancha, bate nos outros inclusive no "Alfredo", porém no final da rua tem outro um cinza que vem nosso prédio e bate em todos inclusive no "BIls" rss. Deve ser o "Mancha" reencarnado rss

    ResponderExcluir
  16. Bom dia dr Inácio e Baccelli
    Dr Inácio...pensando aqui que qdo o espírito está transitando pelo reino animal traz aprendizados incríveis..
    Tenho 2 cachorros
    um mini poodle de 2k que vira um pitbull qdo alguém se aproxima de mim..meu segurança..hahaha
    um lhasa pequeno tb..
    tive muitos cachorros nessa minha vida...
    O Mancha com certeza está por aí...quem sabe não miando mais..já treinando latido..rs
    os meus fazem evangelho comigo e eu digo a eles:
    Guardem bem esse nome...*Jesus*..e eles ficam me olhando..rs
    beijos
    Cris

    ResponderExcluir
  17. Bom dia, esses animais tbm pode ser a reencarnação de ovóides. Ainda ñ venceram a maldade dentro de si.
    Cirineu- Carapicuiba SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que não!
      Ovóides ainda são seres humanos e estes nunca reencarnam como animais!

      Excluir
  18. Olá velho amigo Inácio!
    Pegando o gancho do assunto sobre animais, Deixo aqui uma dúvida:
    Como é visto a eutanásia feita com ética e indicada por doenças graves e sem prognóstico nas almas desses animais?
    Um abraço e gratidão sempre pela sua disposição

    ResponderExcluir