domingo, 27 de junho de 2021

 

Sugestão a Conshuá

 

Irmão Consuhá:

Jesus nos abençoe,

Temos acompanhado os seus comentários às nossas singelas páginas publicadas neste Blog – os seus e dos demais irmãos que se dignam a lê-las e, por vezes, comentá-las, mesmo nem sempre concordando com elas.

Você escreve com propriedade, e seria interessante que começasse a pensar em produzir alguma matéria sobre a Umbanda, sob a ótica universalista qual, resumidamente, vem tendo oportunidade de fazer em seus comentários.

Todas as crenças religiosas, enfim, toda a sabedoria, emana da mesma Árvore, que é o Criador, oferecendo os seus frutos ao diversificado paladar daqueles que os apreciam, e deles se alimentam.

Embora os preconceitos vigentes entre os encarnados e, ainda, entre os que não desencarnaram o suficiente, a Umbanda é legítima manifestação de espiritualidade de quantos, igualmente, consideram a Oxalá, Filho de Zambi, na condição de nosso maior Orixá.

Cremos que há, sim, necessidade, como dizia Chico Xavier, que entre a Umbanda e o Espiritismo se construa uma ponte de união, forte o bastante para que possa resistir aos furiosos ataques dos ortodoxos.

A Umbanda é tão velha quanto o Espiritismo, e como natural manifestação de fé na Divindade e nas “forças” da Natureza, pode, sem dúvida, ser considerada o seu berço, com a diferença de que a primeira emergiu da raça negra, os habitantes primitivos do orbe terrestre, e a segunda dos chamados arianos, egressos de um dos mundos da Constelação do Cocheiro.

Todavia, carecemos de considerar que foram os adoradores das “forças” da Natureza que deram origem às mais diferentes mitologias que enriquecem a nossa cultura – as mitologias grega e romana, que, mais tarde, ensejaram o aparecimento de Sócrates e Cícero, culminaram com o advento do Cristianismo, do qual o Espiritismo pretende ser a revivescência – se os espíritas deixarem, claro.

Assim, comovo-me ao ler os seus pequenos apontamentos, tão singelos quanto belos, semana após semana, e, desde muito, suscitou-nos o desejo de incentivá-lo a escrever algo, ainda que seja pouco, sobre a Filosofia da Umbanda.

Quando encarnado, entre os espíritas de meu tempo na Terra, por vezes, eu era considerado na condição de pária, aliás, como ainda acontece agora, por sempre entender a denominada “pureza doutrinária” por tradução do Amor em sua manifestação mais pura, liberto de fanatismo e preconceito.

Visitando, de quando em vez, alguns templos que se dedicam aos cultos afro-brasileiros, emociono-me ao ver, sobre os seus altares, um exemplar de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, sendo comentado com respeito pelos seus pais de santo, que, pela minha natureza humaníssima, nunca, evidentemente, poderiam ser meus genitores.

Desculpe-me, Conshuá, a sugestão que lhe faço, por me falecerem recursos intelectuais de conhecimento mais profundo para que eu mesmo me animasse ao tentame, que, de irmão para a irmão, tomo a liberdade de lhe sugerir.

Creio que você contará com a inspiração de nossos Maiores, seus falangeiros e orixás, e, com a bênção de Oxalá, não encontrará maiores dificuldades para tanto.

Com o meu abraço, que já foi tríplice e que hoje é tão somente mais um abraço entre tantos, peço a você, e aos seus, para que continuem incluindo o meu pobre nome em suas rodas de orações.

 

INÁCIO FERREIRA

 

Uberaba – MG, 27 de Junho de 2021.

 

   

42 comentários:

  1. Bom dia a todos.
    Amor, compaixão, caridade e fraternidade, entre todos.
    Logo os demais sentimentos são o desdobramento da lei do amor, que deverá e deve ser o objetivo de todos nos.
    Agradeço ao Dr. Inácio Ferreira, ao grupo dos seis (s0rriso) e ao médio Bacelli, por nos trazer tantos esclarecimentos a luz do espiritismo e da razão, é tão gratificante ler os livros e mensagens do blog.
    Visto que a reforma íntima se faz imprescindível, alicerçada nos ensinamentos e na conduta de Nosso Senhor Jesus Cristo.
    Grato por todos os ensinamentos que tenho recebido, através dos Senhores.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Muito oportuna a sugestão de Inácio Ferreira (IF) a Conshuá! Aliás, IF tem essa característica de acionador de escritores conforme se lê em "Casa 'Casa Maria de Nazaré" (LEEPP, 1a edição, jul 2019), de Maria Modesto Cravo. Em outras ocasiões, ele incentivou o Dr. Manoel Roberto da Silva a escrever observações sobre o Planeta Espiritual chamado Terra! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:35 = 05:35)!!!

    ResponderExcluir
  3. O espírita que torce o nariz ou se crê superior aos irmãos da umbanda é, de fato, um ignorante.

    Vejamos o que declarou D. Yvonne Pereira durante entrevista em 17/07/1979, contida na obra Pelos Caminhos da Mediunidade Serena, 2 edição, página 115;

    "Meu espírito foi salvo pelo Charles, mas o Charles não podia ir lá me retirar daquele antro. Ele serviu-se da linha da Umbanda. Eu vi. Puseram uma corda por onde desciam os espíritos de Umbanda"

    "Eu respeito a Umbanda por causa disso. Há muita coisa que não está certa na Umbanda, não resta a menor dúvida; há muitas mistificações...Mas espíritos adiantados, como o próprio Dr. Bezerra, são auxiliados por esses espíritos para fazer o bem. Quantas vezes eu fui com o Dr. Bezerra fazer esses trabalhos, na Terra mesmo, ou no astral inferior.!"

    Eu mesmo, nas 2 oportunidades que tive de auxiliar em resgates, durante o sono, fora do corpo, foi com trabalhadores da Umbanda.


    Salve a Umbanda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! André Gustavo (27-06-2021 07:59). Muito interessante as suas observações! Estas, certamente, têm fundamento nas questões 559 a 561 de "O Livro dos Espíritos" (OLE), Parte Segunda, capítulo X - Das ocupações e missões dos Espíritos. A 559 convida-nos a leitura da 540 do mesmo livro. Por isso se diz normalmente "tudo se em cadeia no Universo" (OLE-132 nota de AK). Parabéns pela sua participação! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (10:15 = 06:15)!!!

      Excluir
    2. É no mínimo irônico né!?

      Muitos talvez desprezem a Umbanda ao mesmo tempo que rezam socorro à Bezerra.

      Daí vai Bezerra e os auxilia com ajuda de operários da Umbanda.

      Excluir
  4. Dr Inácio , fico emocionada , quando leio as suas postagens e o interesse que demonstra por nós . O senhor sempre muito atento a tudo .
    E realmente, a participação do Conshuá , é muito interessante , enriquecedora .
    Obrigado ao senhor e ao Baccelli , por mais esse trabalho , desenvolvido nesse Blog .

    ResponderExcluir
  5. Tarde, o que muitos espíritas não sabe, é que no Centro Espírita do outro lado está cheio de entidades da Umbanda trabalhando. Pretos Velhos, Caboclos, Exus, Crianças...

    ResponderExcluir
  6. Aécio Emmanuel César27 de junho de 2021 às 11:54

    Boa tarde Dr. Inácio e Baccelli. Muito digna a sua exposição dessa semana. Para mim as religiões de todo o mundo são importantes para essa ou aquela raça de humanos. Mas o que me deixa ainda sem resposta é. A cada dia que passa as religiões crescem assustadoramente. Então a Terra deveria estar em um clima de confraternização, não é mesmo? Pois é, A verdade é que não está. Falta alguma coisa em todas essas religiões criadas pelos homens. Não criada por Deus nem por Jesus. Nenhum deles diorigiu quem quer que fosse a frequentar determinada religião para se aconchegar ao Pai. Jesus disse se quizéssemos conversar com o Pai que entrássemos para o nosso quarto - esse sim é o templo sagrado - Nosso Lar, nossa família. E o que fazem as religiões da atualidade? Ficam brigando entre si uma não entendendo a outra por causa de pontos de vista religioso. Nada mais nada menos que uma tremenda Torre de Babel. Respeito todas as religiões mas o que falta para que elas se unam em nome do Criador, de Jesus e de todos os seus fieis seguidores é a CARIDADE. A verdadeira reprsentação divina na Terra aos homens de boa vontade. Que bom seria, não é mesmo se não mais existissem rótulos religiosos no mundo. Todos unidos pelo mesmo fanal o AMOR UNIVERSAL que ainda não O compreendemos. Desculpe-me esse meu expressar Dr. Ináio, mas estou cansado de tantas discórdias, de tanta animosidades, de tantas brigas intestinas principalmente dentro da Doutrina dos Espíritos, entre aqueles que se dignam dizer que são fieis à doutria que professam. Mas para mim ninguém ainda chegou a ser verdadeiros cristãos. Um forte abraço aos dois e ao privilegiado da semana que merece todo meu respeito. Aécio Emmanuel César

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Aécio Emmanuel César (27-06-2021 11:54). Você escreveu "... Desculpe-me esse meu expressar Dr. Inaio, (...). Mas para mim ninguém ainda não chegou a ser verdadeiros cristãos...". Para entender esse "... verdadeiros cristãos...", acreditamos que Paulo, o apóstolo, orientou-nos bem conforme se lê em "O Evangelho segundo o Espiritismo", capítulo XV - Fora da caridade não há salvação, item 10 (Paris, 1860). Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:22 = 04:22)!!!

      Excluir
    2. Aécio Emmanuel César28 de junho de 2021 às 08:47

      Boa tarde Cadichon. Tenho ciência desse capítulo. Por isso fiz esse meu comentário. Obrigado por fortalecer meu pensamento. Grato.

      Excluir
  7. Boa noite, Dr Inácio e Baccelli.
    Sou nova como leitora do blog e tenho lido com muito interesse e carinho, inclusive as publicações passadas.
    Já li alguns dos maravilhosos livros escritos em parceria dos senhores e muito gostaria de ter esclarecida uma curiosidade: por que quase todas as obras que li possuem 40 capítulos? Confesso que fiquei intrigada com este detalhe.
    Para finalizar, respeitosamente, envio ao senhor, Dr Inácio, minha profunda admiração pela sua coragem em nos revelar o que denomino como Verdadeiro Espiritismo. Por favor, não pare! Precisamos tanto do senhor!
    Ao Baccelli a minha gratidão por perseverar.
    A propósito, como sou leiga em internet, peço-lhes a gentileza de alterarem o meu e-mail para plazzimariaizabel@gmail.com
    Não consegui executar este procedimento.
    Muito obrigada, de coração!
    Deus os abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Unknown (Maria Izabel Plazzi, 27-06-2021 15:47). Petmita-nos auxiliá-la, embora não esteja designados especificamente pelo Dr Inácio Ferreira e/ou pelo médium C.A.B.! Você escreveu "... e muito gostaria de esclarecida uma curiosidade... Confesso que fiquei intrigada com esse detalhe...". Realmente é um detalhe interessante! Acreditamos que o assunto esteja relacionado com o total de páginas psicografadas em combinação com a Equipe de Projeto Gráfico das Editoras LEEPP (Livraria Edições Espíritas "Pedro e Paulo") e Didier (Casa Editora Espírita "Pierre Paul Didier"). Observe que em algumas obras têm títulos e outras não. Quanto a sua outra observação "... A propósito... Não consegui executar este procedimento...", quando terminar o conteúdo de sua participação, clique no campo "Responder como - Conta Google". Depois digite seu nome ou apelido em "Nome" e, após, clique em "Publicar". Aguarde alguns segundos quando aparecer uma gaivota verde dando ok e clique em "Publicar". Aparecerá um bloco com fundo amarelo com a expressão "...". Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:13 = 05:13)!!!

      Excluir
  8. Salve nossos irmãos da Umbanda que praticam a caridade com simplicidade e demonstram profundo respeito às forças da Natureza!

    ResponderExcluir
  9. Caro doutor Inácio Ferreira, é uma honra muito grande acompanhar seu blog junto com Bacelli! E tbm tem sido muito importante pra mim, trabalhar com sua equipe nas quintas feiras a noite no estudo da mediunidade junto com o Zé. Mas sextas-feiras tbm junto com Pedro Henrique. Um grande abraço!

    Professor Filipe

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Dr. Inácio e Baccelli. Muito importante para nosso país esse respeito a diversidade religiosa. Somos um povo amável e jamis devemos esquecer que estamos todos sob a constelação do cruzeiro. Terra de Santa Cruz. Bjs.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde a todos! Graças a Deus vivemos em um país de grande liberdade religiosa. Infelizmente no Rio de Janeiro existem milícias que fazem guerra aos praticantes das religiões afro. Uma vergonha isso. Nada e ninguém pode tirar nossa liberdade. Foi o próprio Deus que nos deu o livre arbítrio. Muito importante ver um Espírito da estirpe de Dr. Inácio tecer comentários tão preciosos e respeitosos por uma outra Doutrina. Isso mostra sua grande evolução e humildade. Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Que emoção será ver nessa singela página algo dedicado a Umbanda ,ao qual eu desde algum tempo aprendi a respeitar, graças a abertura das várias possibilidades que essa abençoada doutrina nos trás.
    Pausada no amor do nosso senhor Jesus Cristo, nos ensinamentos de luz de falanges que dedicam-se ao esclarecimento daqueles que querem aprender mais.
    Gratidão aos irmãos!

    ResponderExcluir
  13. Graças a Deus e ao Amor e Misericordia de nosso Senhor Jesus Cristo, que no sobserva e dirige, temos o prazer de ter entre nós, a Umbanda !
    Tao linda e gentil Umbanda! Que ela se una a nosso Espiritismo redivivo mais e mais a cada dia!
    Transformando coracoes e mundos em nome do Cristianismo Amoroso e Cheio de Luz! Salve !

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde Dr. Inácio, Baccelli e colegas do blog.
    Como aprecio esse momento semanal de ler e absorver a mensagem do nosso querido Dr. Inácio.
    Por favor, recebam minha profunda gratidão pelos ensinamentos e estímulos ao bem e a seguirmos firmes em nossas jornadas de reforma interior e estudo da abençoada Doutrina que Jesus nos trouxe.
    Grande e Fraterno abraço abraço com votos de muita Saúde e Bençãos!

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde Dr Inácio e Baccelli
    Meu respeito e gratidão à umbanda..
    Todos que trabalham no bem...são trabalhadores de Jesus...
    Beijos
    Cris

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde! Na paz! Tá tudo certo !
    Maravilha !!! Na mosca Dr.
    Tenho um histórico também muito corporativo com a umbanda . E , a aprox. Uns 27 anos atras , quando iniciei no espiritismo de forma mais amiúde , em virtude de umas "perturbações " do sono . Passei por um tratamento de desobsessao no centro que frequento. Foram várias cessões , no decorrer , o dirigente me questionou : "você faz uso bebida alcoólica ?" . Não ! Apenas 1/2 dose nas refeição fim semana. "Então suspenda por duas semanas ". Ok. Semanas seguintes : " você usa drogas?". 10 cigarros dia. " então suspenda por duas semanas ". Ok. Passaram-se semanas , e por fin, o dirigente acompanhado de duas médiuns psicofonicas, solicitou eu aguardasse final dos trabalhos e me disse : " você está de "alta ", não identificamos nenhum espírito obsessor, mais grave - porque , obsessor leve todos temos como companhia diária - lhe perturbando". E , acrescentou : "... BUSCAMOS, INCLUSIVE, AJUDA DOS NOSSOS IRMÃOS DA UMBANDA, E NADA EXPRESSIVO, FOI IDENTIFICADO...". Detalhe: Na época , esse centro espírita, a CEsB, não recomendava a interferência da UMBANDA nos trabalhos da casa . Hoje, as recomendações amenizaram um pouco, dentre outras ... rsrsrs. De lá pra cá , muitos relacionamentos físicos e espirituais tivemos com os irmãos em rituais afro e indígenas , moro em chácara , zona rural da periferia e temos muita movimentação deles por aqui , pais de santo, caboclos, indígenas , preto velho ...
    Na época , eu fiquei empolgado em poder participar das sessões mediúnicas , para dialogar com os espíritos , mas, lógico , as recomendações , e ainda atuais , não permitem, participações de atendidos . Fiquei frustrado , e disse a mim mesmo : vou estudar , cumprir todas as etapas necessárias , e exigências para poder sentar nessa mesa . Resultado : hoje , consegui o desejado , em parte. Como médium de sustentação , participo de um grupo mediúnico na mesma CEsB, mas, nesse interin fiquei SURDO ! Rsrsrsrs! , e , estou conversando, aliás , contínuo conversando , de forma MENTAL com os espíritos , e aprendi que, sempre o fiz , e que essa é a forma mais eficaz de relacionamento com os espíritos . O qye , eles mesmos nos instruíram por intermédio de Kardec. E, descobri que , grande maioria dos que me rodeiam são UMBANDISTAS , ou assemelhado . E O EVANGELHO, É O MESMO.

    ResponderExcluir
  17. Eu me arrisco , Conshua me corrija se tiver enganado , mas, na Umbanda, estão os chamados espíritos corajosos, que fazem o trabalho que a grande maioria tem medo , mas, que sem esses , os "almofadinhas " , ficam à deriva. Espíritos acostumados com a pegada dura , experiência vivencial e não de livros , que na hora do pega pra "capar ", corremos a procura deles . Sabemo-nos iiilidar e são respeitados pelos espíritos mais ignorantes - vamos usar esse termo - , destreza no linguajar fácil , simples , sem rodeios, escrevem um livro em apenas uma página . Ou seja , aqui , me permita parafrasear Inácio : " ... quem amansa os burros ?...", com , Quem segura a "onda" para os burros !? A UMBANDA né !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite! Dom Tamer, se me permite dizer, em breves palavras, os Caboclos, Índios, Pretos Velhos nada mais são que Espíritos de Luz, trabalhando na Seara do Mestre Jesus. São Tantas as variantes a serem trabalhadas, pois os níveis de consciência das pessoas são os mais variados, a Umbanda se encaixa num determinado patamar, se assim posso dizer, onde o objetivo é o mesmo da Doutrina Espírita, ou seja, difundir o amor de Nosso Senhor Jesus Cristo. O Evangelho é a base, o norte, onde todos trabalham. Paz e Luz meu irmão!

      Excluir
    2. Boa tarde, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Dom Tamer (28-06-2021 13:03). Sugerimos navegar até o site da LEEPP onde encontrará o lançamento do livro "Mediunidade: transmissão e recepção", de Odilon Fernandes! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (15:08 = 11:08)!!!

      Excluir
  18. Gratidão Dr Inacio, Dr Odilon, Dona Modesta, Paulino, Domingas e Carlos Baccelli… para mim vocês são e serão sempre 7 não 6 🥰 Acabei de ler daqui dos USA o seu último livro. 🙏🙏🙏…

    Como muitos dizem que nasceram em berços espíritas, eu digo que nasci em berços da umbanda e com muita gratidão… meu pai era diretor dirigente de um centro em uma cidade do interior de Goiás… quando tinha 6 anos ele teve um stroke , AVC e desencarnou 5 anos depois… somos 7 irmãos e exatamente 19 dias antes do desencarne dele, ele recobrando as memórias me chamou e me entregou o seu “Maior Tesouro”, como o chamou, dizendo-me aqui está toda a minha herança, deixo-a para você pq será você a única dos 7 que levará ela para outras terras, lembro como hj, eram 5 livros de capas duras verde escura… infelizmente minha mãezinha as queimaram na ignorância de que “filhos” dela não mexeria com espíritos… Depois de ler o livro Lindos Casos de Chico Xavier, no ardente desejo de abraçar e agradecer o Chico, tive um encontro como um sonho muito vivendo que me encontrava com o Chico, mas que não era o Chico e sim Kardec e me repetia a mesma mensagem de outrora de meu paizinho… esse sonho se encontra escrito no livro A Volta de Allan Kardec, do saudoso amigo Dr Weimar Muniz, O Sonho de Tânia Afonso, hoje Tânia Stewart, onde em seu lançamento tive o prazer de encontrar com o médium em Pedro Leopoldo em caravana com Dr Weimar e nossa amada Marlene Nobre… Hoje aqui me encontro, em outras terras, há 10 anos meu esposo Gregory Stewart e eu fundamos o Bezerra Spiritual Healing Center em Sacramento, capital da California, onde dedicados americanos estudam e divulgam a Amada Doutrina Consoladora…

    Ore por nós para que possamos continuar nessa singela tarefa de estudantes eternos dividir essas luzes doutrinárias por onde formos, e que nunca esqueçamos da humildade e simplicidade dos primeiros cristãos. “If you love me, you will kip my words.” Jesus.

    Com amor e respeito,

    Dessa que muito quer um dia servir ao Senhor, onde quer que Ele me convide…

    Tania Stewart

    ResponderExcluir
  19. Quanto mais vejo essa postura do Senhor, Dr Inácio, mais me sinto feliz em compartilhar da mesma opinião! Abraço fraterno... Cheio de vibrações de amor e paz. Isa

    ResponderExcluir
  20. Caro Dr. Inácio, meu cordial abraço, ao Senhor. Com relação ao tema da semana ( UMBANDA ), sugiro aos leitores deste BLOG, os livros do medium Robson Pinheiros, que trata de temas ligados ao Universo Umbandista no Brasil, entre outros temas espirituais de grandes relevâncias cósmicas. Ao término, meus cumprimentos ao Senhor. Antônio C Custódio - Avaré-SP - " O conhecimento é o polimento do espírito "".

    ResponderExcluir
  21. Bom dia. Nossos antepassados vão nos templos de Umbanda. Trabalham muito, amarram com cipó do Mato os espíritos rebeldes, são irmãos que desviaram muito do caminho do bem. Nossos pajés falam que já até viraram animais. Mas nos templos de mesa branca não aceitam nosso povo trabalhar. Paz.

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde a todos,

    Como admiradora, tanto do médium Baccelli, quanto do irmão desencarnado, Dr. Inácio, e por atuar na Umbanda como dirigente e escritora, fiquei muita intrigada com esse texto sobre a Umbanda.
    As diversas influências propositais que a Umbanda vem sofrendo para se descaracterizar diante do magnífico trabalho dos Mestres Universais, podem ser percebidas entre algumas palavras citadas no texto, reforçada de preconceitos em termos de etnia. É como se o espírito desencarnado sem compreender as programações dos espíritos sublimes, no mundo espiritual, estivesse analisando a Umbanda com os olhares daqueles que nunca estudaram Kardec ou compreendem o significado da reencarnação.
    Por exemplo:
    [Umbanda é tão velha quanto o Espiritismo] – acredito que não há idade tanto para um segmento quanto para o outro por se tratar de planejamentos feitos há milênios atrás pela Hierarquia Superior, que começaram a execução próximos de dois séculos atrás, para que o ser humano pudesse se lembrar de onde veio e para onde retornará.
    [natural manifestação de fé na Divindade e nas “forças” da Natureza .... mitologias grega e romana, que, mais tarde, ensejaram o aparecimento de Sócrates e Cícero] – como diz Kardec a natureza é una e deve ser respeitada e utilizada com sabedoria para o progresso de todos, fato esquecido pelos seres materialistas. As mitologias ou manifestação de fé nas divindades na Umbanda não desapareceram com Sócrates ou Cícero e ressurgiram em seres primitivos que ‘criaram’ a Umbanda, por tudo se tratar de diferentes abordagens do conhecimento deixado pelos Mestres Universais. Sócrates, Aristóteles e tantos outros filósofos gregos sabiam do significado de deuses ou divindades no contexto coletivo, e a importância da religação com os mundos sublimes. Eles deixaram importantes conceitos sobre a extraordinária mitologia grega que foram deturpados pela escolástica.
    [A Umbanda é tão velha quanto o Espiritismo, e como natural manifestação de fé na Divindade e nas “forças” da Natureza, pode, sem dúvida, ser considerada o seu berço, com a diferença de que a primeira emergiu da raça negra, os habitantes primitivos do orbe terrestre, e a segunda dos chamados arianos, egressos de um dos mundos da Constelação do Cocheiro] – Os espíritos sublimes conhecem o caminhar dos espíritos sobre a Terra, tanto do ponto de vista dos deportados como dos exilados, e estes sabem que os egressos da Constelação do Cocheiro é apenas um modo simbólico de descrever as constantes migrações entre planetas e galáxias no Cosmo e, na Terra não poderia ser diferente. Emmanuel e Chico Xavier, depois da publicação do livro A caminho da luz, citam isso em suas obras. A Terra recebeu e recebe populações de vários locais no Universo para as reabilitações necessárias à aquisição da liberdade de existir no Universo.
    Todavia, a ciência acadêmica, ao se distanciar de Deus, criou sua própria linha de evolução humana ignorando o conhecimento antiquíssimo dos Vedas, que há milênios abordaram a presença do ser humano sobre a Terra, gradualmente, com o avanço da genética e dos métodos de arqueologia, ela vê suas teorias caírem por terra. Portanto, olhar o início do espiritismo e da Umbanda pelo segmento de raça ou etnia a partir das descrições deturpadas da ciência quanto a evolução humana, demonstra um profundo desconhecimento da essência da doutrina de amor das reencarnações e os objetivos dos exílios e deportações.
    Esperamos que algum dia, os seres que estão ligados temporariamente a Terra, encarnados e desencarnados, comecem a se analisar e a repensar o conhecimento que é deixado pela Hierarquia Superior, a partir de sua essência como espírito sublime e universal, em aprendizado na Terra. O conhecimento nobre e virtuoso cura a hipnose e a estagnação mental, motivo de exílio neste planeta de expiação e provas.

    Grata
    Maria Regina Vilarinho

    ResponderExcluir
  23. Quando a religião de todos for o Bem esses preconceitos tolos desaparecerão. O problema são os interesses particulares sempre colocando a perder as melhores iniciativas de trabalho . Impressionante como a hipocrisia e as segundas intenções estão se revelando tão rapidamente . As mascaras não se sustentam mais em nossas faces. O melhor é nos adaptarmos a essa nova realidade . Essa semana perguntei para uma pessoa integrante da Federação Espirita do Estado do Mato Grosso qual a posição deles a respeito desses cursos que oradores conhecidos nacionalmente no meio espirita estão vendendo e faturando alto . Me responderam que isso não é feito em nome do espiritismo e sim profissionalmente . Estão enlameando o espiritismo descaradamente . Aqui no nosso estado já estão fazendo a mesma coisa a algum tempo . E o povo paga por esses cursos . Uma conhecida minha que estava fazendo o curso disse que se não cobrar a gente não valoriza . Olhem como estão desvirtuando as coisas!

    ResponderExcluir
  24. Salve la!!!! Saravá!!!! Valei me Zambi, não estou acreditando. Será que é para mim mesma? Essa pobre filha de Santo??? Só pode ser, não tem outra Conshuá nesse Blog. Que honra meu Deus, um Espírito da envergadura de Pai Inácio se referir a uma humilde serva que trabalha em um terreiro quase escondido para evitar ataques de encarnados(pois dos desencarnados não temos medo). Fiquei muito surpresa ao ver o texto, ao abrir meu muito antigo computador e me deparei com essa mensagem. Chorei muito, enxuguei as lágrimas na barra de minha saia. Nunca um espírita me tratou tão bem, custei a crer. Quando comecei na mediunidade me expulsaram de vários templos espiritas, diziam que os Pretos velhos não eram alinhados com os mentores(?) Esqueceram que Pai Jacó que se apresenta em nossas humildes tendas é o mesmo Dr. Bezerra de Menezes que eles tanto amam. Assim foi também com Zélio Fernandino de Morais. aquele jovem de 17 anos, pronta a entrar na marinha, ficou muito doente, paralisado, levado ao centro Kardecista manifestou se as entidades que foram expulsas de lá, eram os caboclos e pretos velhos, mas não ficou assim não senhor. O caboclo Sete Encruzilhadas se manifestou e disse : ¨ Já que não nos aceitam fundaremos nossa própria religião¨ e assim surge a Umbanda, religião 100% brasileira. A primeira Tenda se chamava Tenda espirita Nossa Senhora da Piedade. A Filosofia da nossa fé é o Amor com A bem grande. Não sacrificamos animais, não cobramos para desfazer demanda, não fazemos demandas, não recebemos salários, não discriminamos ninguém por sua orientação sexual, cor de pele ou condição social, não separamos casais e NÂO somos magos negros. Em nossas giras recebemos entidades que os centros Kardecistas recusam, eles são os boiadeiros, indígenas, pretos velhos e alguns alunos necessitados de trabalhar para se iluminar. Somos muito alegres, fazemos festas, comidas típicas, em nossas giras não tem tristeza. Estudamos sim várias obras, inclusive O Evangelho Segundo o Espiritismo, que ao nosso ver não é propriedade dos espiritas e sim um legado humano. Em nossos rituais usamos perfume, incenso , velas, jamais usamos sangue ou qualquer outra coisa estranha. Somos um povo limpo, trabalhamos para o bem e nunca usamos nosso conhecimento para o mal, caso algum de nós faça isso deixou de ser umbandista. Não fazemos macumba. Amamos a Deus, a Jesus e a Mãe santíssima. Recebemos para ajuda las entidades de tamanho sofrimento que vocês nem imaginam. Gostaria muito que os espíritas não nos desprezassem, entre nós há doutores, homens e mulheres sábios, alguns de nós já viveu no velho Egito, Grécia, temos conhecimento de magia branca, de Filosofia grega, viemos como muitos de vocês lá de capela, não somos atrasados como pensais. Sabemos de coisas muito profundas, de simbologia, forças da natureza, elementais, mitologia e conhecemos bem vastos tratados magisticos que no fundo são física quântica e medicina holística. A simplicidade dos nossos terreiros e nossos pés descalços não são senão um disfarce pois não queremos nenhuma ostentação. Os irmãos que nos procuram são tratados com muito carinho, mesmo os criminosos e suicidas. E vocês nem imaginam o quanto nos ajudamos os centros Kardecistas. Oh quanta saudade estou dos batuques da defumação, das giras. Em breve voltaremos. Pai Omolu já está quase terminando sua gira com as bençãos de Oxalá e de zambi, pois sem Eles nada fazemos. Obrigada Pai Inácio, estará sempre em minhas preces, mas eu é que deveria sempre pedir vossa proteção, um Espírito de tamanha envergadura moral e tamanha bondade. Salve lá!!!!! Ogum IÊ , salve meu Pai Ogum! Me permita uma curimba a Ogum ¨ Ogum no seu cavalo corre e a sua bandeira reluz e cobre os filhos de Jesus¨ Salve lá, saravá!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meus irmãos de fé! Li a publicação do meu irmão maior Dr. Inácio Ferreira e me surpreendi. Mas que surpresa magnifica quando li a resposta da irmã Conshuá e faço das palavras dela, se me permite, as minhas. Alguns anos atrás, em São José dos Campos/SP, tive a grata felicidade de participar de uma Casa de Umbanda e posso dizer que foram os mais lindos trabalhos que já participei. Sempre frequentei casas que tem na Doutrina Espírita o seu norte. Mas sei que, neste caso, "fui levado" a conhecer o Sr. Jarbas que me convidou a participar das sessões em sua Casa de Umbanda. Participei e vi que eram utilizadas a literatura da Doutrina Espirita nos estudos, mesclados com os ensinamentos dos Pretos Velhos, Caboclos, Índios e outros. Naquela singeleza maravilhosa se impunha a paz, o amor, a harmonia, enfim, formava-se uma egregora no entorno, uma força espiritual positiva que nos elevava. Resumindo, eu sempre saia das sessões praticamente "voando" de alegria. Aliás todos nós, que participávamos daqueles trabalhos. Tive que parar pois, devido a problemas particulares, tive que me mudar para a cidade de São Paulo/SP. Mas até hoje, em minhas orações cito o rito que Mãe Maria Quitéria recitava durante os trabalhos que é assim: Viva Deus, viva a fé, viva Jesus, Maria e José! Simplesmente magnifico. Paz e Luz! Saravá!

      Excluir
    2. Boa noite querida Conshuá
      Que lindo seu depoimento me emocionei..
      Como disse no meu comentário tenho muito respeito e gratidão à querida umbanda..
      Já tive muitas experiências e fui muito ajudada..
      Eu frequentei um centro de umbanda qdo morei em Valinhos SP por alguns anos..
      Depois voltei para SP..
      Ah quantas saudades sinto..das canções e do som dos atabaques..
      Tem coisa mais gostosa do que conversar com um pretinho(a) Velho(a)?
      Quanta sabedoria!!!!
      Trabalhei por muitos anos em um centro espírita em SP
      E um dos trabalhos que é chamado de desobsessao..na preparação era feita ligação com os índios..e eu ouvia sempre o nome de Itaporã..e Brogotá..
      Senti muitas vezes a presença deles pq eu ficava recebendo os assistidos..e eles ficavam do meu lado..muitos chegavam muito perturbados.
      Eu dizia..nossa meus amigos como vcs são grandes e altos..
      Então um certo dia..eu estava passando por problemas graves..sabe daqueles que vc não vê saída?
      Tinha acabado de acordar..de repente senti um torpor..e da cama olhei para o corredor que dava na sala..e vi um espírito todo de branco..com um pano branco na cabeça encobrindo o rosto..e eu disse..você não é do bem..
      Quando eu disse isso..vi vários espíritos levando ele..
      E um deles..veio da sala em direção ao quarto..e vi ele abaixando a cabeça para passar no corredor..era muito alto..
      Sentou na cama...me abraçou..
      Eu olhei para ele..tinha um rosto marcante..forte..bonito
      Eu perguntei..por que vc está Bravo?
      Ele disse..pelo que estão fazendo com você..
      Nesse sonho vou chamar assim..nós não conversávamos com palavras..era com o mental..isso me surpreendeu muito..
      Mas me lembro que na hora pensei que ele estava falando de uma projeção condensada ou como muitos chamam macumba..
      Ele me fez entender isso..
      Conversamos..e ele se despediu com um abraço...
      Passado umas 2 semanas..bateram na porta..e era uma pessoa trazendo uma solução que parecia impossível para minha família..
      Nunca esqueci aquele rosto..
      Depois de muito tempo certa vez..me veio à cabeça..o nome de Brogotá..
      Eu entrei na internet e pensei puxa quem sabe acho uma foto de Brogotá e Itaporã..
      Tenho certeza que são eles que ficam comigo na porta..do trabalho de desobsessao..
      Então Conshuá..
      Quando vi aquela foto de Brogotá..era ele..foi ele que esteve comigo naquele dia..
      Era aquele rosto..que esteve comigo..
      Ele não estava de índio..naquele dia..
      Estava com uma roupa branca..
      Era ele..
      Até hoje vem na minha memória aquela cena..e a ajuda que chegou dias depois..
      Poucos conhecem essa minha história..
      Já tive algumas visões com índios..e sinto a proteção deles..
      Nosso querido Chico tinha muito respeito..e li certa vez ele falando sobre o trabalho das queridas pomba gira..de que elas entram no mais profundo umbral para trazer notícias de filhos às mães desesperadas..
      Espíritos do bem..trabalhadores de Jesus..que no meu entender tem a sabedoria para lidar com energias pesadas e densas..e realizam grandes tarefas..
      Salve a umbanda..
      Salve os trabalhadores da umbanda
      Que Deus Nosso Pai..Jesus e Mãe Maria Santíssima lhe Protejam Conshuá..
      Gratidão ❤⚘
      Beijos
      Cris

      Excluir
    3. Salve lá Cris. Viva Zambi. Muito axé no seu caminho. Sarava.

      Excluir
  25. Exatamente isso, caímos e pagamos como se fosse a saída, até perceber que fomos enganados,ou saimos com vergonha da seara ou fica com raiva de Deus,eu fiquei com vergonha mesmo KKK porém sabemos, o custo dessa realidade não será baixo no plano Maior. Corro dos intectuais, quero é Jesus Cristo!

    ResponderExcluir
  26. Me emocionei vendo a resposta de conshuá...Salve Dr. Inácio, salve conshua....não a conheço mas já a admiro... que Deus nos ilumine a todos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve lá Junior. Viva Zambi. Muita luz no seu caminho. Sarava.

      Excluir
  27. Que maravilha!!! Emocionada de ver o início das "religiões" sendo universalização.. é o Cristianismo gente!!! Espetacular!!! Abração.

    ResponderExcluir
  28. Conshuá e demais irmãos, somos todos filhos do mesmo Pai. As únicas diferenças entre nós são de cunho pessoal: nossas escolhas e respectivas consequências, assim como nosso estágio evolutivo. Fomos criados do mesmo jeito. E, de mais a mais, Jesus nuncaaaa discriminou nada e nem ninguém. E, vamos combinar, nada mais aconchegante do que colo de Preto(a) velho(a). Saravá! Axé! Salve Deus!
    Laine

    ResponderExcluir
  29. Sou Umbandista sempre tive minha mente aberta ao conhecimento e Estudos sobre o Espiristismo. Acho umportante conhecermos, nos aprimorarmos para maior elevaçao espiritual. Precisamos de Uniao, amor ao proximo para podermos passar da melhor forma possivel pela situaçao de doença que vive o Mundo. Abraço Fraternal a todos irmaos

    ResponderExcluir
  30. Dr Inacio/ Baccelli..estou admirada do pensamento amplo profundo extenso de dia ...meu eterno agradecimento...vocês são uma espécie de farol....estrela em nossas vidas mundanas

    ResponderExcluir
  31. Boa noite....muito feliz ao ler o texto de hj. Esse é o mesmo de Inácio que conheço dos livros,há décadas e a quem eu amo tanto!

    ResponderExcluir