domingo, 20 de fevereiro de 2022

 

Reencarnação –

Recursos e Circunstâncias,

Ou... “Se Vira Nos 30”...

 

Em torno da Reencarnação, infelizmente, ainda impera muita incompreensão e misticismo da parte de alguns espíritas, talvez, menos afeitos ao estudo e à meditação.

Nem todo espírito reencarna no orbe terrestre com tarefa programada ou com a existência traçada em seus mínimos detalhes, e, quiçá, mesmo nos acontecimentos de maior importância que lhe delineiam o destino.

A grande maioria dos espíritos que volta à Terra, através da bênção do renascimento no corpo físico – a esmagadora maioria! – se submete à um verdadeiro “se vira nos 30”, nome que era dado ao quadro de um programa de TV.

Tentemos compreender.

Em sua nova existência na Terra, os espíritos (quase todos, inclusive nós outros, ainda em situação de primarismo evolutivo), deverão se haver com os recursos morais e intelectuais já amealhados e os que estão sendo amealhados, mais as circunstâncias que, naturalmente, haverão de se lhes apresentar no cotidiano...

Alguns, de acordo com as circunstâncias, desencadeadas pela Lei de Causa e Efeito, lograrão, segundo as suas tendências e inclinações, empreender projetos significativos – no campo material da existência, ou no campo moral.

Por este motivo, por exemplo, é que alguns conseguem deslanchar no âmbito profissional, enquanto outros, pelo não aproveitamento das circunstâncias que surgem, quase não efetuam qualquer progresso – a muitos falta a necessária coragem para ousar e investir em suas possibilidades.

No que se refere à espiritualidade, poucos são aqueles que trazem do pretérito recursos que os habilitem ao seu mais amplo desenvolvimento, porque semelhante tentame requer, ainda que mínimas, conquistas no campo da renúncia, do devotamento, da perseverança e, sobretudo, vínculos mais fortes com o que é, pelo homem encarnado, considerado subjetivo.

Enfim, em geral, a trajetória do espírito reencarnado na Terra, ou em orbes que, mais ou menos, se lhe nivelem do ponto de vista evolutivo, depende exclusivamente de seu empenho, esforço e interesse, na aplicação dos recursos intelecto-morais que lhe constituem a individualidade e, repetimos, do aproveitamento, das circunstâncias, ou das oportunidades que o meio, porventura, lhe venha a proporcionar.

Sem dúvida, é um verdadeiro “vira nos 30”, longe do raciocínio ingênuo de que todos os passos do espírito reencarnado foram previamente esboçados, ou protocolados em algum departamento do Mundo Invisível.

E, sem o propósito de assustar a quem apenas consegue dormir ouvindo histórias da Carochinha, podemos afirmar que, deste Outro Lado, depois do advento da desencarnação, acontece o mesmo, ou seja: o espírito prosseguirá caminhando de acordo com os recursos e as circunstâncias que lhe são patrocinadas pela Lei de Causa e Efeito, ou... “se virando nos 30”.

 

INÁCIO FERREIRA

 

Uberaba – MG, 20 de Fevereiro de 2022.

 

 

 

21 comentários:

  1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Muito interessabte a frase "... 'se vira nos 30'..."! Ela nos lembra uma observação de uma jovem atendente numa Lan House. Num momento do nosso diálogo, ela falou que necessitava cuidar de sua vida pois estava chegando aos trinta anos de idade. Naquela ocasião, ela estudava para realizar concurso para ser enfermeira ou guarda municipal num bairro de um município brasileiro! No fundo de sua essência, sentia a circunstância adequada para avançar materialmente. Esse detalhe, leva-nos à orientação de Odilon Fernandes (OF) registrada por Inácio Ferreira (IF) no capítulo 24 - Circunstâncias evolutivas - no livro "Egos em Conflito" (LEEP, 1a edição, out 2016). Hoje, IF traz-nos algo na mensagem semanal ampliando as circunstâncias que impulsionam todos nós neste momento evolutivo da Terra! Obrigado, nobre Irmão por essas gotas iluminativas! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:45 = 05:45)!!!

    ResponderExcluir
  2. Diz Huberto Hoden, em um de seus livros, que Jesus veio para a Terra, através do seu sofrimento, para evoluir. No nosso linguajar popular, veio para ralar e, apesar da sua imensa grandeza de evolução, também teve que se virar nos trinta!... Segura peão!

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, Dr. Inácio e Baccelli. Vamos se virando nos 30, 60 e alguns até aos 90anos. O importante é investir em si mesmo e não desanimar. Toda encarnação tem seu valor. Temos que aproveitar a chance e prosseguir. Ninguém sairá da terra cm diploma de espírito superior, mesmo assim vamos valorizar a grande oportunidade e as mães que nos recebem. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Dr Inácio , muito interessante!!!
    Literalmente me viro nos 30 , minha irmã se vira nos 60 , todos os dias supera um desafio .
    Reencarnação proveitosa , sem favorecimentos e com um estímulo continuo ao aperfeiçoamento, dentro da própria casa paterna , o senhor sabe como é …
    Estudar era o único caminho a seguir , e não é que deu certo !!!
    Que Jesus os guarde hoje e sempre .

    ResponderExcluir
  5. Dr.Inácio, estava justamente pensando nesse assunto, em razão de ser tão difícil para algumas pessoas progredirem, em todos os aspectos, material e espiritual, mesmo quando as oportunidades lhes aparecem...Só mesmo a doutrina espírita é capaz de esclarecer o porque dessa situação...

    ResponderExcluir
  6. Vivendo e aprendendo....
    Meu Deus , Nosso Deus , quantas nuances ,
    Quantas cortinas a serem abertas e desvendados para evoluir nosso ser ;
    Nosso caráter...
    Gratidão.

    ResponderExcluir
  7. Infelizmente o Sr. tem razão Dr. Inácio! Ainda preferimos, muitas vezes, viver num mundo de fantasia como crianças que não querem chegar a maioridade para evitar o peso da responsabilidade. O texto de hoje fala do óbvio. Somos uma multidão de espiritos, encarnados e desencarnados, expiando faltas acumuladas ao longo de séculos, e em função da nossa inferioridade não logramos um mínimo de lucidez enquanto desencarnados para fazer um planejamento consciente da próxima encarnação. Logo não tendo equilíbrio nem méritos para uma intervenção da espiritualidade em nosso favor ficamos à mercê das circunstâncias. Pelo que nos informam os espiritos nos livros e nas reuniões mediúnicas grande parte da população desencarna e torna a reencarnar sem se dar conta do fenômeno, continuando não crendo na reencarnação.Infelizmente o "politicamente correto" tomou conta do espiritismo. Percebo que tem um movimento no sentido de manter o espirito humano iludido a respeito de si mesmo. Não pode falar que a Terra é um planeta prisão/escola, e que nós somos infratores da Lei em processo de reeducação. Inclusive já ouvi de um palestrante famoso que a palavra castigo que encontramos numa mensagem de Santo Agostinho inserida em O Evangelho Segundo o Espiritismo é um equivoco cometido pelo espirito que ainda estava impregnado das idéias católico romanas. Aliás também encontramos a palavra castigo em O Livro Dos Espíritos na questão 295. Enquanto permanecemos iludidos a respeito de nós mesmo nos imaginando mais evoluidos do que somos não avançamos o quanto poderíamos avançar.

    ResponderExcluir
  8. Aécio Emmanuel César21 de fevereiro de 2022 às 04:23

    Bom dia Dr. Inácio e Baccelli. Estou um pouco confuso. Se é o que entendi é que devemos dançar conforme a "música" que Deus enviar para cada um de nós? Seria isso o "Se virando nos 30"? Um forte abraço aos dois., Aécio Emmanuel César

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Aécio Emmanuel César (21-02-2022 04:23). Num primeiro momento, no domingo - 20-02-2022 -, quando foi divulgada a mensagem inaciana, ficamos um pouco aturdidos. Buscamos o significado da expressão 'se vira nos 30'. Então, uma luz mental iluminou nossa compreensão e todo o conteúdo que Inácio Ferreira digitara brilhou! Aliás, o próprio texto está claro, até claro. Hoje, poucos minutos atrás, o texto "Acabaram os 20, e agora? Se vira nos 30...", de Maira Flor, psicóloga (Espaço Viver Psicologia - 24-05-2017 - www espacoviverpsicologia.com). Está narrativa não inclui a questão esclarecedora da reencarnação no pensar, sentir, agir e reagir no dia a dia de cada um nós. Inácio já psicografara "Deus é a Lei", que está no livro "Espírito é Gente!" (LEEPP, 1a edição, out 2014). Logo, a "luz se fez" em nosso horizonte mental como o Sol surgiu nesta manhã! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:00 = 04:00)!!!

      Excluir
    2. Boa tarde, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Aécio Emmanuel César (21-02-2022 04:23). Apliquemos VAR no nosso texto: onde se lê "... está claro, até claro... Está narrativa..."; leiamos "... está claro, até prova em contrário...". Depois do parêntesis "... apareceu na tela de pesquisa..." e "... Esta narrativa...". Perdoe-nos a incorreção! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (16:52 = 12:52)!!!

      Excluir
    3. Aécio Emmanuel César25 de fevereiro de 2022 às 03:24

      Muito agradecido Cadichon pela resposta. Creio que vou procurar entender. Forte abraço. Fique em paz.

      Excluir
  9. Admiro com muito respeito e consideração nosso amigo e sempre Dr. Inácio, ainda nos auxiliando na cura de nós mesmos, através da sinceridade de seu diálogo.

    ResponderExcluir
  10. Vejo a cada dia Dr. Inácio o quanto ainda somos pequenos, muito pequenos diante de tanta Grandeza ah qto temos ainda que caminhar! Mas o senhor é ótimo em nós alertar qto a Nossas ilusões, muitos espíritas estão muito enganados, achando que só por ser espirita já ganhou nosso lar ahhh ledo engano! Vamos acordar, vamos raciocinar nestas belas palavras e meditar mais nos ensinamentos que estão nas obras do nosso querido e amado nosso Chico, sim que sem ele não haveria tanta luz a nãos guiar. Beijos da sua eterna fã!

    ResponderExcluir
  11. Boa noite, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Neandertais e Homo sapiens. No livro "Libertação" (FEB), no capítulo 1 - Ouvindo elucidações, André Luiz registra a fala do Ministro Flacus "... Expressando-nos coletivamente, sabemos hoje que o espírito humano lida com a razão há, precisamente, quarenta mil anos... Todavia, com o mesmo furioso ímpeto com que o homem de Neandertal aniquilava o companheiro, a golpes de sílex, o homem da atualidade, classificada de gloriosa era das grandes potências, extermina o próprio irmão a tiros de fuzil...". Fiquem estupefato! No mês de dezembro de 2021, Nicholas R. Longrich, da Universidade de Bath, publicou o artigo "Como um bando de gênios pré-históricos lançou a revolução tecnológica" (Tecnologia - Nicholas R. Longrich, The Conversation - 20-02-2022 19:39 - BBC Brasil.com - wwww.bbc.com/portuguese/geral-60016619). Nesse artigo, o autor traça considerações iniciais e desenvolve os temas "A ponta da lança", "A arte do fogo", "O machado", "ornamentação", "arco e flecha", "Tecnologia da troca", e "gênios da Idade da Pedra". Atualmente, observa-se a publicação de estudos narrando a interação entre os Neandertais e o Homo sapiens (= "... O homem da atualidade..."). Agradecemos a bondade da divulgação desse artigo! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (19:47 = 15:47)!!!

    ResponderExcluir
  12. Dr. Inácio,

    Ainda bem que existe a Esperança.
    São os rios perenes de nossa alma e suas águas abastecem nossa confiança.
    Nos momentos mais difíceis, quando fechamos os olhos e respiramos profundamente, é ela que nos acalma.
    É a luz no fim do túnel, a presença de Deus em nossos corações.
    Está no sorriso de uma criança e na certeza de um futuro melhor.

    Temos muito trabalho pela frente. A fé raciocinada e a reforma íntima ajudam-nos a evitar o retrabalho.

    Até mais.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia. Geralmente traçamos nosso próprio destino, isso faz parte do processo evolutivo. É natural. Estamos agora, atravessando grave crise. A decisão de poucos poderá trazer o sofrimento de muitos
    Caso essa guerra da Rússia X Ucrânia aconteça, veremos uma carnificina e grande êxodo imigratório. São crianças espirituais. Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Boa noite. Irmãos indígenas estão deixando de reencarnar na terra. Vamos reencarnar na morada dos espíritos. Poucos de nós tem vícios da civilização e por isso pudemos avançar. Lá a vida é melhor. Paz!

    ResponderExcluir
  15. Salve lá! Esse ano não vai ser fácil. Vamos tomar cuidado com as águas, sejam do mar ou águas doces. Vamos pedir a Zambi que tenha compaixão de nós. Os Santos Orixás nos ajudam ao máximo que podem mas somos cabeças duras. As nossas encarnações na terra ou fora dela, somente farão sentido se pudermos acordar. Nesse sentido, as religiões e as escolas muito falham. O ateísmo aumenta na terra, principalmente na velha Europa. Aborto aprovado na Colômbia ate o sexto mês de gravidez!!! Meu Deus, isso é infanticídio!!! O que esperar de nós??? Que Zambi se compadeça e vamos preparar o lombo que o coro vai comer. Saravá!

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Lembranças reproduzidas: estudo. Permitam-nos divulgar uma pesquisa muito interessante: "Lembranças são reproduzidas pelo cérebro na hora da morte, indica estudo" (Biologia - Redação - 23-02-2022 16h30 - Revista Galileu - https://revistagalileu.globo.com). Essa pesquisa sinaliza que "pesquisadores detectaram ondas cerebrais no momento do óbito de um paciente idoso com epilepsia e elas são parecidas com as que ocorrem em sono, meditação e memórias. Esse estudo foi publicado na revista "Frontiers in Aging Neuroscience" em 22-02-2022 tendo como autores Ajmar Zemmar et al. Meios de comunicação como "Época/O Globo" e Revista "Planeta" também noticiaram essa pesquisa. Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (16:43 = 12:43)!!!

    ResponderExcluir