domingo, 27 de outubro de 2024

 

Mediunidade e Circo

 

Infelizmente, a invigilância de muitos médiuns termina por transformar a mediunidade em um verdadeiro circo, dando espetáculo de graça aos opositores da Doutrina.

Tal vem acontecendo desde que “famoso” médium foi acusado publicamente, em 1962, por Chico Xavier, de plágio, em carta datilografada de 10 páginas!...

Cremos, de nossa parte, que Chico não teria tomado a decisão que tomou caso não considerasse o que ocorreu como sendo de suma gravidade para a Doutrina.

Envolvidos pelo “canto da sereia”, muita gente boa aplaudiu, e ainda aplaude, o referido medianeiro, cujos adeptos chegam a considerá-lo superior a Chico, sabendo que foi ele o introdutor do Elitismo no Movimento Espírita – a reencarnação de um filósofo sofista.

Os espíritos, evidentemente, podem se comunicar por vários médiuns – os médiuns não são os seus “proprietários”, e vice-versa –, todavia, a falta de ética mediúnica vem, praticamente, desmoralizando a mediunidade perante a opinião pública, com médiuns, sem qualquer escrúpulo, invadindo a seara alheia e se apropriando do trabalho que realizam.

Chico Xavier, em 1958, chegou a sofrer o aludido problema com um seu sobrinho, que, infelizmente, veio acabar alcoólatra, depois de ter acusado o tio de mistificador, com o assunto ganhando as páginas dos principais periódicos da época.

O próprio Kardec não escapou à semelhante artimanha das trevas, pois, mal tendo lançado “O Livro dos Espíritos”, dando início ao trabalho da Terceira Revelação, um advogado francês de nome Roustaing, já se atrevia a ser o mentor da “Revelação da Revelação”, provocando uma cisão que persiste até hoje, mesmo nos quadros diretivos da Federação Espírita Brasileira.

Acreditamos que a questão do plágio espírita, cometido por médiuns e não médiuns, haverá de continuar e, no futuro, causará grave problema para a Doutrina.

Não sabemos, ao certo, o que a move, mas há um misto de admiração e inveja, de mistificação e insanidade, em sua base, sendo lamentável ver tantos medianeiros promissores sem coragem para desbravar o seu próprio caminho no intercâmbio com o Mais Além.

Note-se, por exemplo, que no delicado campo da cura são inúmeros os médiuns que dizem “receber” o Dr. Fritz, quando sabemos que a tarefa do médico alemão desencarnado se encerrou com a desencarnação de José Arigó, o seu único intérprete.

Pode acontecer, sim, que muitos outros espíritos ajam em seu nome, todavia não temos observado os seus instrumentos mediúnicos, em nome da honestidade, fazendo semelhante esclarecimento. Em Uberaba, nesta última eleição, um candidato a vereador, que se diz médium de cura, espalhou cartazes pela cidade pedindo à população que votasse no “Dr. Fritz”... Ridiculíssimo!... Felizmente, foi derrotado fragorosamente.

De fato, muitos médiuns incipientes, à procura de promoção pessoal, estão à procura de picadeiro, o que, na atualidade, não é difícil encontrar, pois existem até aqueles que estão pagando para vê-los em ação com as suas acrobacias.

Em Portugal, inúmeros médiuns brasileiros que lá têm ido, desde muito tempo, estão ganhando dinheiro – era em escudos, agora é em euro –, com um desses médiuns de cura do Brasil tendo, inclusive, feito que o seu anfitrião se levantasse de madrugada e fosse até ao Banco sacar determinada importância – o depoimento é do próprio anfitrião.

Enfim, como disse Denis, o Espiritismo será o que dele fizerem os espíritas... – na atualidade, estão estendendo uma grande lona e fazendo um circo!

Façamos o que quisermos, só não nos esquecendo de que, em breve tempo, por tudo haveremos de responder, e a coisa há de ser mais feia do que muita gente que brinca de Espiritismo possa imaginar!...

 

INÁCIO FERREIRA

 

Uberaba – MG, 27 de outubro de 2024.

 

 

29 comentários:

  1. Realmente a postura já tem jurisprudência antiga na arte, agora a mediunidade infelizmente, as falhas humanas, acabaram por contaminar tb .... Que sejamos atentos para o conteúdo mais do que a fonte, pois é nisto que principalmente nos é orientado a distinguir uma boa de uma má mensagem...cedo ou tarde, quando a fonte não é boa, acabará por produzir maus conteúdos..não tem como ser diferente .....

    ResponderExcluir
  2. Já li a obra E FOI ASSIM...
    Já li e reli a carta, além de tudo disponível sobre o fato.
    Condenável sem dúvidas.
    Mas também é inegável a grandeza e a beleza da obra, fruto da vida, desse irmão.
    Ajudou muuuuuita gente.
    Eu não tenho a grandeza de adotar nem mesmo um cachorro.
    Faltam me elementos para analisar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é a estratégia das trevas para confundir os incautos meu irmão. Até as organizações criminosas do tráfico fazem suas ações de “benemerência “. Tudo nesse irmão é condenável e contrário as recomendações de Kardec . Ele não é, nem espírita e muito menos cristão. Kardec diz em O Livro Dos Médiuns que é preferível muitos grupos pequenos em vez de poucos grandes ; ele construiu uma “cidade” que leva seu nome . Um tributo a vaidade pessoal . Fez um filme sobre si mesmo . Arrecada dinheiro por onde vai . Me desculpe a franqueza, só não vê quem não quer . Essa carta do Chico é mais do que suficiente para esclarecer Tudo. Depois dessa “carta denuncia” de plágio documental por parte do Chico só temos dois caminhos ; ou confiamos no Chico ou no Divaldo e ponto final . Quem ficar em cima do muro pra não se comprometer se posiciona como MORNO e arcará com as consequências.
      É nos detalhes que identificamos os espíritos das trevas. Os líderes das organizações criminosas aqui na Terra não tem cara de bandido não, eles se sentam nos primeiros lugares nas igrejas e fazem as doações maiores para a caridade . Jesus já nos disse que os verdadeiros lobos estão sempre vestidos de cordeiro . Devemos desconfiar do Bem que se mostra demais . O Chico não deixou nada que engrandecesse seu nome além da sua vida apostolar e sua obra verdadeiramente espírita cristã e o seu exemplo contagiou milhares, já o Divaldo fascina as pessoas, Ele as “encanta” . A fascinação foi considerada por Kardec o tipo mais grave das obsessões. Já tinham pensado nisso?

      Excluir
    2. Já pensei por esse prisma.

      "A treva fazendo algum bem em nome de um mal maior" ?!

      Excluir
  3. Bom dia, amigos!!
    O que deixa-me mais trsite, é, que os espíritas que deveriam ficar alertas e atentos sobre tudo isso que foi exposto no texto, são os que aplaudem e dão palco. Se não pagassem pelos ingressos dos congressos pagos, eles não faziam mais, se realmente estudassem a doutrina, veriam que ela sem a caridade e sem Jesus, não se sustenta.
    Os espíritas e eu me incluo, precisam ser mais duros em relação a mediuns oportunistas e charlatães.

    ResponderExcluir
  4. Ninguem mente ou engana aos outros sem que esteja mentindo ou enganando a si mesmo, a mentira é um dos vicios mais dificeis de serem extirpados da alma, e edificar algo sobre a mentira e como construir-se uma casa sobre a areia movediça. Esse pessoal que passa falsos testemunhos, seu espirito derramará muitas lagrimas. Segundo as escrituras, a verdade dita a seu tempo é maça de ouro servida em cesto de prata. Hoje vemos uma mediun ate famosa recebendo todas as semanas diversos espiritos, mas tem tambem ate um _____ ET ---- que ela sempre recebe e sempre com as mesmas conversas de sempre e sem sentimentos, tudo muito estranho como filhos de Deus nao terem sentimentos. O preço daqueles que se iludem pensando estar ganhando sera muito grande o pagamento, pois a sua consciencia ira cobrar um preço muito alto. Disse-nos o Cristo- Seja o vosso falar sim sim, nao nao, porem nao se esqueceu de esclarecer-nos também de que a boca fala do que esta cheio o coraçao, e o que esta cheio o coraçao desses mediuns. Grato Dr Inacio pelos ensinamentos sempre atuais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor. Mude o apelido , senão você perde a credulidade. Desculpe a linha direta.

      Excluir
    2. Prezado amigo eu nao sou batuira e nao tenho nada a ver com batuira, nao tenho apelido e voce nao é dionizio - espirito é espirito e nao tem nome - Um grande abraço e mude de nome dionizio kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk muito obrigado

      Excluir
  5. Os falsos profetas, que utilizam a mediunidade para arrecadar recurso.
    Oremos para esses irmãos para que possam utilizar o seu dom para auxiliarem
    o próximo. "De graça receberei de graça darei!"

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Deus, Jesus e os Bons Amigos Espirituais abençoem a todos esses médiuns em destaque no movimento espírita brasileiro e no exterior!;Assim seja! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (12:45 = 10:45)!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Correção no nosso texto: onde se lê "... (12:45 = 10:45)"; leiamos "... (12:45 = 08:45)". Desculpem-nos! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (0825 = 04:25)!!!

      Excluir
  7. Como sempre , lá vem eu colocar panos frios nessa história de Divaldo /Chico .
    Sinceramente ! , não sei , por isso não posso pitacar , o porque levou Chico a repugnar atitudes de Divaldo !? Teve seus motivos !? Sim né ! Quais ? Humanos né ! . Será que Emanuel instruiu essa atitude a Chico !?? 🧐🤔.

    Porque , espirituais , creio eu , com toda minha convicção , não os teve .

    Ora bolas !! Um espírito , lúcido , caridoso , instruído , preparado , de envergadura elevada …, jamais iria se opor a achar que plágio iria atingi-lo , ou mesmo que seria Chico proprietário de alguma revelação do além , até mesmo uma escrita mediúnica , ou mesmo suas próprias experiências encarnatorias , queria Chico que tudo fosse de testemunho a todos , e não de 6 .
    Óbvio é que, essa conversinha de “direitos autorais “ em relação a instrumentação mediúnica é um disparate aos princípios espíritas .
    Se é para haver algum direito autoral ou até mesmo de propriedade do ditado , esse direito pertence a quem ditou , e não a quem escreveu o que lhe foi ditado .
    Tem organizações - centros espíritas - que obrigam ( com base numa lei aí sei lá qual ), que os médiuns assinem um termo , onde declaram que todos os seus atos , sejam eles quais forem , até mesmo em grupos de watzapp , pertecem a instituição ….
    Imbecilidade espírita!! Só pode !! ; mas, ou você assina , ou não trabalha pra Jesus !! 🤷🏻

    Médium ( principalmente Chico - passivo por excelência ), é apenas doador das mãos .
    Então , insisto aqui , mais uma vez : perguntem a opinião de quem ditou !?
    Isso resolve o bafafá que os espíritas puritanos , estão se remoendo , inclusive Inácio !
    Caramba !! Pelo amor de Deus !! Minha gente !! Nunca que um espírito de Skol se entregaria a tamanha insensatez , essa conduta é coisa puramente humana .
    Ninguém é dono de nada ! Espíritos errantes , em evolução , só isso . Após evoluirmos , essas picuinhas a gente não se mete mais ; porque será tudo UNIVERSAL; vai passando de mão em mão , ou , espírito a espírito ….

    Aliás , e por tocar no assunto , foi essa justamente a instrução deixada pelo mestre , quando se referiu a : “ daí de graça , o que de graça recebestes “; esse , daí de graça , não se refere a dinheiro caramba ; refere-se a INFORMAÇÃO, aprendizado , revelações divinas , etc… , só isso ; Jesus não se opôs a dinheiro ( única instrução sobre moeda -papel moeda -papel bordado , como cada um queira definir , foi : “ daí a César o que é de César , e a Deus o que é de Deus “) , pronto ! Só isso .
    Então , completa Jesus : “ o que é carne é carne , o que é espírito é espírito “.
    Nesse raciocínio lógico , pergunto : quem atira a primeira pedra !?
    Qual problema de receber o papel moeda pelas suas atitudes de trabalho humano ?
    Principalmente, no caso de Divaldo , que , até onde eu sei , faz muito bom uso do que recebe por palestras , em
    Ajudar a quem necessita , e deveria ser função do estado
    E não do médium ; ou seja , gasta com ele próprio um pouquíssimo do percentual
    Recebido ; e mais, se está Divaldo prejudicando UM alguém , está ele ajudando a UNS muitíssimos mais alguns; isso , por si só já não basta !?
    Mas , ainda tem a condição
    Motivacional que Divaldo - outros também - empregam
    Em suas palestras ; levantam o astral de muitos ; os evangélicos conseguem algo semelhante 😀😀.

    Não , meu povo , vamos separar o assunto aqui , queremos trocar informações HUMANAS ou ESPIRITUAIS!?
    Porque, cada uma dessas duas situações , o assunto muda de tom nas conversações . Daí o porque , Jesus separou !!
    Como é difícil a gente compreender Jesus !! 🤦🏽‍♂️
    Já falei aqui , e repito , não morro de amores por Divaldo , mas, também não sou tapado né , o sujeito faz o que eu não consigo nem 5%.
    Então , vem s pergunta simples : quem aqui faz melhor ? Ou , quem aqui atira a primeira pedra ? . Ou , uma outra aqui : para Deus - energia e não humano - , o que é certo ou errado ?
    Alguém aqui , tem a resposta…de DEUS ?!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vejo que o Divaldo faz muito bem o que veio fazer , ENGANAR os ingênuos e DESVIRTUAR os Princípios Básicos da Doutrina Espírita Cristã! Acredito que , entre os espíritos a serviço das trevas , Ele seja o “missionário” mais preparado! Mas o pior são aqueles que não querem ver !

      Excluir
    2. Ola sr. tamer - Sera que o Chico cobrou alguma coisa - dinheiro, ou algum bem material de alguem por tudo o que fez na sua vida espiritualmente. Se nao cobrou porque o pessoal nao segue seu exemplo. Muito obrigado- Paz e Luz, e Haja Paz e Luz no movimento espirita.

      Excluir
  8. Eu tive o dissabor de ouvir um termo de um diretor de uma das casas espíritas mais influentes aqui no DF , durante uma conversação sobre a tentativa de coibir uma conduta em reunião de grupo mediúnico voltado a crianças , proibindo rigorosamente que o grupo deixasse guloseimas sobre a mesa , para que as crianças se servissem caso o pais autorizassem : “ … a casa meu amigo , hoje , virou uma grande empresa , sujeita a ações judiciais …”. Tudo isso , por conta denúncia , de que as guloseimas seriam um veneno as crianças por conta índice elevado de açúcar .
    Bom!! O assunto é polêmico , e a pergunta sempre é : Para Deus - energia e não humano - o que é certo ou errado !?
    Em verdade , em verdade , eu vos digo : somos , todos nós , manipuláveis !!

    ResponderExcluir
  9. Em verdade , em verdade , eu vos digo : se querem fazer de Deus um humano ?, então esse Deus só pode ser “contador “. Porque, criou a contabilidade , e cada um de nós , vamos somando aí : DÉBITOS x CRÉDITOS na nossa contabilidade. Lembrando : créditos são em azul e débitos são em vermelho 🤣🤣🤣.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que é Débito e Crédito na contabilidade?
      Débito e crédito são conceitos fundamentais na contabilidade, usados para registrar transações financeiras.

      Débito: Representa uma entrada de valor em uma conta, aumentando os ativos ou reduzindo os passivos. Por exemplo, ao comprar um ativo como equipamentos, a conta de equipamentos é debitada.
      Crédito: Representa uma saída de valor, aumentando os passivos ou reduzindo os ativos. Por exemplo, ao pagar uma dívida, a conta de caixa é creditada.

      Excluir
  10. Salve lá. Viva Zambi! Desculpa a franqueza da nega, mas tem muito cavalo se achando unicórnio e muita vespa se achando vaga lume. Médium da envergadura de Chico Xavier, nunca existiu e nem existe. Sarava'

    ResponderExcluir
  11. Boa noite. Aparecer todo mundo quer, trabalhar na roça ninguém quer. Assim é no movimento espírita. Muitos querem ser vistos e lembrados, mas se chamar para vim aqui no mato e fazer palestra, correm as léguas. Obrigado.

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde. Sou muito desconfiada desse medianeiro. Parece que tomou elixir da juventude, tudo muito estranho... Dizem que veio para denegrir o movimento, mas arrependeu e tem tido moratória para dar tempo dos mandantes reencarnarem ou serem exilados. Oremos por ele. Esta em maus lençóis. Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Tudo se processa pela intensão .
    Muito significativo essa separação Jesus instruiu : Carne e espírito.
    Humano , tem o peso da vestimenta mais densa , só aí já é preciso tenhamos mais complacência com humano .
    Apesar do espírito, seja onde estiver entre o 1 e 2 céus está sobre o peso da carne ; mas, de forma menos densa , subentendi que o peso seja menor .
    Enxergar no próximo o espírito e não o humano , façamos esse exercício diária ( alguém já deu essa dica aqui tempos atrás , uma internauta ) . Esse quesito fará toda uma diferença nos relacionamentos.
    Talvez , aí esteja o porque , da decisão do diretor centro espírita - já mencionei anteriormente- de forçar o grupo a enxergar o espírito e não a criança - humana - que está sendo atendida pela equipe médium/espiritual .
    Daí, a necessidade de tentar abstrair de cada ato , qual a INTENÇÃO!? Inácio , também já deu essa dica várias vezes aqui , falando sobre o ERROS cometidos.
    Nessa linha raciocínio, é que insisto , vamos buscar separar como Jesus instruiu .
    Muito difícil !! 😞 porque, esse exercício , complicada ainda mais nossos tais JULGAMENTOS em relação ao próximo , e consequentemente, a cobrança sobre nós mesmos ; isso é claro se a gente tiver o desprendimento da AUTO-CRITICA né!!? 😬.
    Como já disse algum filósofo: “ viver é uma arte “.

    ResponderExcluir
  14. Temos aqui em casa a 1a edição da obra CEIFA DE LUZ.

    Francisco Thiesen, então presidente da FEB, declara logo no início da obra que "vinte e três capítulos da preciosa coletânea foram copiados, à revelia de todos nós, e incorporados a uma publicação de outra casa"

    Parece-nos, salvo engano, que tal informação foi suprimida das edições atuais.

    Algo houve.

    A cada um segundo suas obras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! André (Jaú, SP, 28-10-2024 03:44). Consultamos o site "Bíblia do Caminho" e verificamos que, realmente, existe a observação de Francisco Thiesen (1927-1990) no prefácio "Leitor Amigo" de "Ceifa de Luz" (FEB). Ontem e hoje, recebemos fotos da página descritiva e do prefácio da 3a edição, 10/2022, onde se lê "...Esta obra foi revisada com base no texto da primeira edição de 1980...". Conclusão: o livro "Ceifa de Luz" não sofreu modificação no texto do prefácio desde a primeira edição. Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:20 = 04:29)!!@

      Excluir
    2. Apliquemos VAR no nosso texto ☝️: onde se lê "... (08:20 = 04:29); leiamos "... (08:20 = 04:20)". Desculpem-nos! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo? (19:51 = 15:51)!!!

      Excluir
  15. Oh!!! Trem difícil de se exercer o tal do perdão !!! 🤦🏽‍♂️
    Creio , espíritas , conhecem e repetem , ao menos uma vez por dia , a oração Jesus deixou a nós como modelo : “oração do Pai nosso “.
    Bom , agora , vamos tentar compreender a oração ? Muitas são as tentativas de explicar cada termo , não vou né estender a cada um , vou ater a um ÚNICO.
    O pacto , exatamente , o pacto que fazemos com o Pai : “… perdoa as nossas ofensas , assim como EU PERDOAREI a quem me tenha ofendido …”. Sendo assim , será que é possível perdoar espíritos errantes !? Especificamente , um errante que julgamos ser errante !?
    Espíritas !! Até quando seremos turrões?! a ponto de desprezarmos os motivos que o mestre tenha reunido em seu apostolado Simão Pedro e Mateus!?
    Aliás, me parece , temos uma obra em que também Estevão ( Paulo ), não se entendia bem nos relacionamentos com Simão Pedro !?
    O PERDÃO!!! Minha gente !! Só por ele avançaremos …..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falar em perdão nesse caso é tentativa de criar um sofisma que justifique o mal! Recomendo que reveja seus conceitos .
      Em O Evangelho Segundo O Espiritismo no Cap. X , que fala justamente do perdão das ofensas Kardec faz algumas perguntas ao espírito São Luiz . Transcreveremos a de número 21 que esclarece esse assunto de forma a não deixar dúvidas .
      “21. Haverá casos em que convenha se desvende o mal de outrem?

      É muito delicada esta questão e, para resolvê-la, necessário se torna apelar para a caridade bem compreendida. Se as imperfeições de uma pessoa só a ela prejudicam, nenhuma utilidade haverá nunca em divulgá-la. Se, porém, podem acarretar prejuízo a terceiros, deve-se atender de preferência ao interesse do maior número. Segundo as circunstâncias, desmascarar a hipocrisia e a mentira pode constituir um dever, pois mais vale caia um homem, do que virem muitos a ser suas vítimas. Em tal caso, deve-se pesar a soma das vantagens e dos inconvenientes.”

      S. Luís.
      Paris, 1860.
      Já é incalculável o mal que o Divaldo causou na mente de quem o idolatra e segue fielmente os seus exemplos . Milhares e milhares de pessoas tem os conceitos da Doutrina distorcidos no cérebro e no coração. Ele é o mal maior!
      Ele desvirtua os ensinamentos dos espíritos e foi por esse motivo que o Chico o denunciou!
      Imaginar que Chico faria isso por algo pessoal é não ter a mínima ideia de “QUEM” É CHICO XAVIER!

      Excluir
  16. Nessa oração , nós fazemos todo um preparativo , para justamente chegar nesse ponto culminante , que é o PACTO; e finalizamos , pedindo forças para não deixarmos cair nas tentações de não cumpri-lo !!
    Entendam Jesus ! Meu povo !!
    E se eu disser a vocês que , eram por esses termos que Jesus induzia suas orações na intimidade com o Pai no monte das oliveiras !?
    Só Jesus e o Pai! Ninguém
    Sabia o que eles conversavam 😀💚🙇🏻

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde. Nem todo medium é espírita e nem todo espírita é medium. Sabemos que o espírita verdadeiro é aquele que luta para domar suas más tendências. Não vamos nos enganar tanto assim, pois o movimento está cheio de pessoas de bem. Claro que ainda estamos longe da perfeição. O movimento está cheio de infiltrados, porém não podemos confundir o joio e o trigo. Deixemos que o mal derrote a si mesmo, mas estejamos atentos. Creio que o movimento passará por profunda crise necessária, mas sairá mais forte e coeso. Obrigado.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia. Adoro ver o circo pegar fogo. Se todos preocupassem com a caridade, não estariam passando essa vergonha. Esqueçam religião, pratiquem o bem, se existir " deus" ,ele ficará feliz. No passado, os religiosos queimavam pessoas vivas, agora arrancam dinheiro, praticam crueldade contra crianças e vivem de aparências. E nesse tal de movimento espírita, tem muita gente desequilibrada. Se Kardec, fosse vivo, morreria de vergonha.

    ResponderExcluir