domingo, 27 de abril de 2025

 

Mediunidade e Obsessão

 

Em “O Livro dos Médiuns”, Allan Kardec, sob a inspiração dos Espíritos da Codificação, escreve que médium é todo aquele que sente a influência dos espíritos em um grau qualquer... Não obstante, quando discorre sobre o problema da obsessão, afirma que ela é o império que os espíritos obsessores exercem sobre as suas vítimas...

Note-se que a “linha divisória” que separa um estado do outro – o mediúnico do obsessivo – é muito tênue, e que, sem a indispensável vigilância, alguém pode, com certa facilidade, transitar do estado mediúnico saudável para o estado mediúnico patogênico.

Quando atuava no Sanatório Espírita de Uberaba, na condição de médico psiquiatra, mas, principalmente, de espírita, percebia, com nitidez, e lamentava, que tantos médiuns, que poderiam ser eficientes tarefeiros na Doutrina, estavam entregues à obsessão.

Quantas faculdades de psicofonia vampirizadas por entidades devotadas ao ódio e à vingança, cedendo, com facilidade extrema, passividade aos inimigos de outrora – inimigos daqueles pobres pacientes que, nesta situação por longo tempo, tangenciavam a loucura, recebendo, de colegas outros, o diagnóstico de “esquizofrenia”.

Poucos foram daqueles pacientes que, libertados de seus algozes invisíveis, não permaneceram com sequelas, ou que, uma vez “curados”, não quiseram se comprometer com a mediunidade – constrangidos na obsessão, de livre e espontânea vontade nada queriam com a mediunidade.

Refiro-me ao assunto, en passant, porque, na atualidade, registramos muitos medianeiros que, tendo começado bem em suas atividades mediúnicas, depois, sem a necessária vigilância, extrapolam eles próprios, facilitando o assédio dos espíritos que terminam por lhes adoecer as faculdades.

Necessária, pois, se faz muita cautela da parte de todos os que laboram no campo mediúnico, de vez que, como pontificou Kardec, a obsessão é uma irmã desviada da mediunidade – ambas têm os mesmos genitores, ou seja, a sensibilidade psíquica, possuindo assim a mesma genética, inclusive física, todavia, segundo antigo ditado que eu ouvia de minha mãe, “os dedos das mãos não são iguais”...

Profundamente lamentável observar, em nossa gleba de atividades doutrinárias, tantos médiuns sanos tornando-se insanos, simplesmente por conta de vaidade e personalismo!...

Estendendo os conceitos do Codificador, de vez que, sim, SOMOS TODOS MÉDIUNS, segundo o título de valiosa obra mediúnica escrita do Mais Além por Odilon Fernandes, todos os espíritas somos passíveis de padecer o estado obsessivo, quer no exercício ostensivo ou discreto de nossas faculdades.

Outra vez: cuidemos da vigilância!...

 

INÁCIO FERREIRA

 

Uberaba – MG, 27 de abril de 2025.

 

 

 

  

 

 

 

14 comentários:

  1. Salve Chico Xavier

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, amigos!!
    Um lindo domingo a todos!
    Obrigada, Dr Inácio por mais um texto que nos ensina tanto!

    ResponderExcluir
  3. O fator mais importante para o homem é conhecer a si próprio. Se ele nao conhece a si proprio, nao tem sentido discutir direitos humanos, democracia, novos métodos pedagógicos ou religiao. Outrora, a maioria das pessoas vivia acreditando em valores espirituais como espirito de dedicaçao desinteresseira, lealdade, sacrificio, amor á pátria etc mas esses valores hoje em dia estáo sendo abandonados. Desprezar os valores morais é o mesmo que menosprezar o homem e rebaixál-lo á condiçao de simples animal. O que mais falta no mundo atual sáo os valores como o bem, a honra, a lealdade, o espirito de dedicacao, o conhecimento verdadeiro espiritual, que agora os homens que se dizem modernos menosprezam. Cada mente vive na companhia que elege. Aonde colocamos o pensamento, aí se desenvolverá a própria vida. Estamos cercados por espiritos 24 horas por dia. Vamos encontrar na vida sempre o que plantamos. Grato Dr Inacio e Bacelli - Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Nesta manhã cinzenta e fria de outono em nossa região, para realizarmos o nosso café espiritual matinal, acessamos o "Vigiai e Orai" (Didier, 4a edição, 2002), de Irmão José, reiniciando a sua leitura com o Prefácio "Vigiai e Orai". Neste sentimento lê "... Consoante o que nos disse Jesus - "- Vigiai e Orai para não cairdes em tentação" -, este volume de nossa despretensiosa lavra nos é um convite à vigilância onerosa e à prece, que traduz na ação cotidiana pelo bem de todos...". Na sua comunicação dominical, IF finaliza "... Outra vez: cuidemos da vigilância." Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:45 = 04:45)!!!

    ResponderExcluir
  5. “O que é carne, é carne ; o que é espírito , é espírito” ( Jesus ).
    Essa instrução é a primeira a ter entendimento . Ela está no primeiro capítulo do ESE.
    Nesse sentido , o nosso primeiro relacionamento , é com NÓS MESMOS.
    Desde a criação a gente vem sobrepondo a carne sobre o espírito , e aos poucos ela vai tomando de conta do primeiro ; e agora , na atualidade , surgiu um outro dominante , que ao mesmo exemplo do processo a carne faz ao espírito , está este fazendo com carne , tomando de conta . Falo da IA 🤖 e suas máquinas robóticas . Olha a situação : O robô escravizando o humano , assim como o humano escravizou o espírito !!😳. A continuar nessa toada, o espírito corre risco de se tornar MORTAL!! 🤦🏽‍♂️. Muito estudo , e pouca simplicidade. Fala-se em Jesus como o mestre , no entanto , o seu maior ensino , nós não o absorvemos , que é a SIMPLICIDADE!! Simplifique ! para não se confundir ! 🙇🏻
    Obsessão , simbiose mediúnica , estamos TODOS, desde a criação do espírito . Seja na condição mais densa ou menos densa , a pressão sugestionável, de uns sobre os outros e vice versa , será sempre o combustível evolutivo ; saber dosar o combustível é que é a lúcida libertação!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Dom Tamer (27-04-2025 07:48). No seu texto, você psicografou "O que é carne, é carne; o que é espírito, é espirito" (Jesus) ... Ela está no primeiro capítulo do ESE...". Parece-nos que esse declaração está escrita no capítulo IV do ESE. Perdoe-nos se estivermos enganados! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (18:59 = 14:59)!!!

      Excluir
    2. Opa!! Gratidão !! Atento Cadin Piri!!
      Falha nossa !! 🤝
      Não é no I , mas tá lá , IV .
      Aliás , esse capítulo IV é um
      Dos “melhores “ na minha visão reflexiva !! 👊🙇🏻

      Excluir
  6. Dr Inácio como sempre me enchendo de conhecimentos .

    ResponderExcluir
  7. Olá, Dr. Inácio! Sou fã do seu trabalho há muito tempo. Desculpe a impertinência , mas gostaria de lhe pedir uma caridade. Minha mãe( Isabel de Oliveira Gobbi) desencarnou hoje. Desde jovem teve problemas de saúde que os médicos não entendiam. Fez tratamento psiquiátrico e não resolveu. Acabou ficando dependente de ansiolíticos. Depois foi diagnosticada com Parkinson. Se for possível , o senhor e/ou o Dr. Manoel Roberto podem dar uma assistência a ela? Eu sempre falava do senhor para ela e acho que vai ser uma paciente bem receptiva. Agradeço desde já. Mas se não for possível, agradeço do mesmo modo , porque o senhor já fez muito bem a ela , quando eu lhe contava os casos dos seus livros . E sabe que a mãe entendia direitinho?
    Ana Lucia Gobbi Cavalcanti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Ana Lúcia Gobbi Cavalcanti (29-04-2025 00:14). Permita-nos auxiliá-la com uma prece! Deus, Jesus e os Bons Amigos Espirituais abençoem a Isabel de Oliveira Gobbi que retornou ao Mundo dos Espíritos e também todos os seus familiares, amigos e companheiros de jornada evolutiva neste abençoado Planeta Espiritual chamado Terra! Certamente que o Dr. Inácio Ferreira ou o Dr. Manoel Roberto dará o apoio espiritual necessário! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (12:06 = 08:06)!!!

      Excluir
  8. Bom dia. Infelizmente, ultimamente o que tem acontecido é a fascinação de mediuns que se envolvem com temas ligados à coisas alhures ao Espiritismo. Entrevistar ET, incorporado, fazer previsões de ceifadores, ganhar dinheiro em congressos, mistificar e faltando fazer feira de vendas de produtos esotéricos como bola de cristal e outros afins. Alguns até enriquecem, arrumam seguidores, tornam se famosos e nada fazem pela reforma íntima ou pela pregação do evangelho. São os modismos, as heresias e tudo mais que produz vaidade. Abraços.

    ResponderExcluir
  9. 1° de maio DIA DO TRABALHO

    Pensando aqui Dr!

    Temos um singelo texto, trabalhado em palestras, a respeito do conceito, talvez o mais belo de toda obra de André Luiz, "espírito de serviço".

    Na obra NOSSO LAR, capítulo NO GABINETE DO MINISTRO, a obra cita a "companheira desconhecida".

    Mulher idosa que após 6 anos, tendo recebido inúmeras oportunidades de serviço, dedicou-se apenas 304 horas de trabalho.

    Se fizermos os cálculos matemáticos, utilizando as informações espalhadas pela obra, verificamos que tal senhora trabalhou 1 hora por semana.

    Era uma das ociosas dos campos de repouso.

    Mais adiante, no capítulo EM SERVIÇO, a obra cita Narcisa, a "mãe espiritual dos sofredores", "velhinha amável".

    Narcisa estava também há 6 anos nas Câmaras de Retificação.

    Coincidência da obra? Cremos que não.

    Se fizermos os cálculos matemáticos, utilizando as informações espalhadas pela obra, verificamos que Narcisa trabalhou entre 12.500 horas (jornada de trabalho 5 dias semanais) e 17.520 horas (jornada de trabalho 7 dias semanais).

    Dona Laura afirma que a jornada de trabalho diária é de 8 horas ao menos.

    Duas mulheres..duas idosas...mesmo período de 6 anos...ambas com o mesmo desejo, qual seja, estar com parentes na crosta.

    Enquanto uma deliberadamente não trabalha, enrola por míseras 304 horas, a outra resigna-se à orientação de uma superiora e colabora por ao menos 12.500 horas.

    Narcisa hoje, segundo obra recente do Dr. Inácio, é Ministra em Nosso Lar.
    A outra queira Deus esteja bem.

    Nada muda!

    Aqui pessoas roubando benefício de velhinhos.

    ResponderExcluir
  10. Cadichon Pirilampo3 de maio de 2025 às 13:33

    Boa tarde, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Segredo da felicidade. Como se interpreta a felicidade atualmente segundo estudos? Leiamos o artigo "De onde vem a felicidade? Estudo sugere três caminhos. Há anos busca-se entender a felicidade - hoje, estudos como o Relatório Mundial da ONU tentam promover o bem-estar global". (Ciência e Espaço - Flavia Correia - 02-05-2025 15h57 - Nature Human Behaviour - https://olhardigital.com.br). Podemos entender esse assunto, lendo a pergunta 922 de "O Livro dos Espíritos" e outras, bem como obras psicografadas de autores diferentes. Boa leitura! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (17:33 = 13:33!!!

    ResponderExcluir