18 de Abril de 1857/2005
168 anos da publicação de “O Livro dos Espíritos”!...
Sem dúvida, um livro que, desde o seu lançamento, esteve à frente de seu tempo.
O seu conteúdo de Tríplice Aspecto – Ciência, Filosofia e Religião –, ainda está a ser, vagarosamente, assimilado, mesmo pelos espíritas mais estudiosos.
Acontece que não é fácil aos espíritos, em geral, a mudança mental de Paradigmas em torno da própria imortalidade.
Poucos são os espíritos, encarnados e desencarnados, que se encontram preparados para viverem a sua imortalidade!...
Deste Outro Lado da Vida, podemos constatar a realidade do que acima afirmamos, de vez que, os que não estão a dormir, aguardando, sem saber, por um novo corpo na Terra, têm dificuldade para admitir a possibilidade do próprio desenlace...
O espírito insiste em continuar sendo a casca, e não a castanha que a casca contém...
Continua insistindo em ser a ostra, e não a pérola...
Em ser a árvore, e não a seiva...
De fato, “O Livro dos Espíritos” é um livro “inconscientemente” ignorado, porque os homens têm medo da efetuar a mudança de Paradigmas que ele, desde o século XIX, anunciou.
O “inconsciente” lhes diz que é melhor prosseguirem aspirando ao Céu, ou à ressureição no Dia do Juízo Final – será muito menos trabalhoso...
Os próprios espíritas – não todos! – tremem quando cogitamos da Reencarnação no Mundo Espiritual, e dizem, quando não ironizam:
- Doutor, morrer uma vez já é difícil, morrer outra vez?!...
Sim, e sempre, a fim de viver mais e infinitamente – respondo-lhes.
- “Nascer, viver, morrer, renascer e progredir sempre, tal é a Lei.” – Tornar a nascer, tornar a viver, tornar a morrer e tornar a renascer, nas muitas Moradas da Casa do Pai, para progredir sempre – eis a Lei em espírito e verdade.
Muitos irmãos de Ideal espírita-cristão preferem desfrutar à guisa de céu, que desfrutavam em suas convicções infantis, do Mundo Espiritual que é apenas e tão somente a outra metade da “cebola” em que vivemos – da “nossa cebola”, perdida em meio a imenso “cebolal”...
Como dizia Chico Xavier, Deus é “um plantador de cebolas”!...
Por agora, cada espírito está estagiando em uma das camadas concêntricas da “cebola” – claro existem cebolas “comuns”, morada de “ceboleiros” comuns e cebolas de “qualidade”, como a Cipolla Ramato de Montoro, onde residem os “ceboleiros” mais aperfeiçoados, semelhantemente aos que habitam o Metaverso, e outros o Omniverso...
A vida é um Matrix Divino!...
Por isto, e mais, “O Livro dos Espíritos” é um livro temido pelos teólogos, cristalizados em suas crenças de vida, e filósofos que se encantam de seu próprio pobre saber.
Temido, sim, pelos que querem continuar vivendo após a morte, desde que seja em uma espécie de oásis imperturbável, donde emana leite e mel.
Temido, ainda, pelos que, crendo ser coragem, e não ignorância, admitem na morte o ponto final da existência – certamente, mais saberetas que Sócrates, o mais sábio dentre todos os homens.
Salve “O Livro dos Espíritos”! Salve Allan Kardec, três vezes salve! Salve Chico Xavier, para sempre salve!...
INÁCIO FERREIRA
Uberaba – MG, 20 de abril de 2025.
Como está no livro do Professor Canuto...em 18 de abril Paris foi despertada.
ResponderExcluirLi certa fez, faz muitos anos, em um livro do Baccelli, salvo engano, um comentário de Emmanuel dando crédito de verdade à obra do Professor Canuto.
Caso alguém saiba qual agradeço.
Importantíssimo o vídeo da Dra. Marlene Nobre.
Várias informações interessantes no livro recente do Dr. Inácio.
Vale ler.
Salve Kardec! Salve Chico!
Bom dia, acredito que levaremos muitas encarnações para assimilar os ensinamentos contidos em OLE. Se os ensinamentos do Cristo trazidos há 2000 anos ainda estamos longe de praticá-los no nosso dia-a-dia...
ResponderExcluirTodo ser humano deve ser ele proprio. Quem ocupa posto nao designado por Deus tera sempre uma vida insegura, pois estará tentando ser o que nao é jamais podera sentir-se plenamente satisfeito com a vida. Ninguém pode ter grande progresso a nao ser através do trabalho que desenvolvem a sua individualidade. È mais facil para as religioes dizerem morreu foi para o céu . Estamos muito longe para compreender o espiritismo, pois sempre buscamos um caminho plano que nao nos fascina e porque nao nos oferece nenhum obstaculo a ser enfrentado e dominado. Salve Kardec, Salve Chico Xavier, Salve nossos esforços para progredir. Grato Dr Inacio Ferreira e Bacelli - Páscoa e Jesus e nao ovo de chocolate - Paz e Luz a todos
ResponderExcluirQue assim seja com a graça de Deus 🙏🏼 🙏🏼 🙏🏼
ExcluirDr Inácio meu irmão!!!! Estou lendo o livro : Eu deste outro lado ... Não quero parar de ler ... Mas não quero que ele acabe... Muito agradecido pq escreve pra nós... Deus lhe abenç !!! Continue ... 😍😍😍🙏🏻🙏🏻🙏🏻💙💙💙 Ducival ( Dudu ) seu irmão de Estância / Sergipe
ExcluirBom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Realmente, "O Livro dos Espíritos" ainda é o "... grande desconhecido..." de todos os Espíritos - filhos de Deus - neste abençoado Planeta Espiritual chamado Terra! Nele, quando se lê o tema "Pluralidade dos mundos", perguntas 56 a 58 e nota de Allan Kardec (AK), percebe-se que contém um universo de conhecimento a explorar seguindo o esclarecimento que o Telescópio Espacial James Webb (TEJW = JWST) proporciona ao campo da Astronomia (= Uranografia) e da Astrofísica sobre o Universo! Muito obrigado aos nobres Amigos Espirituais visíveis e invisíveis que abrem nossa compreensão do Universo visível e invisível! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:31 = 04:31)!!!
ResponderExcluirBom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Como a data de 18 de abril é mencionada na mídia normalmente. Leiamos a notícia "Hoje é o Dia Nacional do Espiritismo; saiba mais sobre a religião..." (Você - Lilian Coelho Maffei - 18-04-2025 15h53 - www.terra.com.br). Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (10:43 = 06:43)!!!
ResponderExcluirFicou compreensível ? Ou não ? 👇
ResponderExcluirIntrodução ao estudo da doutrina espírita
Parte I
“…Diremos, pois, que a doutrina espírita ou o Espiritismo tem por princípio as relações do mundo material com os Espíritos ou seres do mundo invisível. Os adeptos do Espiritismo serão os espíritas, ou, se quiserem, os espiritistas.
Como especialidade, o Livro dos Espíritoscontém a doutrina espírita; como generalidade, prende-se à doutrina espiritualista, uma de cujas fases apresenta. Essa a razão por que traz no cabeçalho do seu título as palavras: Filosofia espiritualista…” ( Allan Kardec.)
DIONE MARIA
ResponderExcluirBom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Nesta manhã (07:35, na Itália), Jorge Mario Bergolio (1936-2025), o Papa Francisco (2013-2025), retornou ao Mundo dos Espíritos invisíveis! Deus, Jesus e os Bons Amigos Espirituais abençoem a esse nobre irmão e a todos no campo de energia dele! Um abraço fraternal Cadichon Pirilampo (11:05 = 07:05)!!!
ResponderExcluirBoa noite. Infelizmente o Livro dos Espíritos é um desconhecido para muitos espíritas. Conheci gente que trabalha na doutrina em várias frentes há muitos anos, porém, não leram nenhuma pergunta desse livro. A fé raciocinada passa pelo entendimento, mas muitos preferem ignorar. Obrigada.
ResponderExcluirGratidão à doutrina que nos abriu a mente! Gratidão Kardec! Gratidão Chico! Gratidão Doutor Inácio! Que não tenhamos medo da labuta! Trabalhemos na seara do Mestre como fiéis trabalhadores da última hora! Uma abençoada semana e muitas vibrações positivas ✨️✨️✨️✨️
ResponderExcluirBom dia!! O Livro dos Espíritos salvou-me da minha própria ignorância, pois imagina acreditar que ao morrermos não teremos vida abundante em aprendizado e que teríamos que dormir até o dia do juízo final?
ResponderExcluirAí eu temeria muito morrer.
Salve Allan Kardec, salve Chico Xavier!
Ora vejam, parece que a qualidade das postagens melhorou
ResponderExcluirum pouco mas ainda tem contradicoes. Aqui mesmo neste blog
existem postagens de que o Livro de Kardec e' apenas uma
obra basilar, mas agora diz que e' salve, salve, salve.
Ou seja danca de acordo com a musica do momento.
O Livro ds Espiritos realmente necessita de muito mais explicacoes.
Pode ser util para estimular a fe' na continuidade da vida
mas e' muito pobre para as grandes questoes.
Sua definicao de Deus e' muito simploria mas entende-se
que e' necessario definir o objeto da crenca caso contrario
como e' possivel acreditar em algo sobre o qual nao se tem ideia?
A perfeicao de Deus e' uma qualidade absoluta, nao se pode
ser mais ou menos perfeito, E' perfeito e ponto final o que
leva a uma imutabilidade. Sendo Deus a origem de tudo entao
nao precisa de nada e de ninguem para existir inclusive nao
precisa de amor nem adoracao porque no inicio nada existia
para adora-lo. Se criou para ser amado e adorado entao e'
vaidoso. Se precisa de amor para existir entao nem poderia
ter comecado a existir. Portanto a logica leva a conclusao
de que acima do Deus do Espiritismo existe algo muito maior
e mais complexo, o Absoluto.
No Livro dos Espiritos existe a admissao dos "Espiritos Superiores" de que nada sabem sobre questoes pontuais sobre o inicio de tudo.
Admitem de que a ideia de evolucao de mineral para vegetal
para animal para homem para anjo e' apenas uma opiniao que
atende ao senso comum de justica. Nao conseguem explicar
o porque do Perfeito ter necessidade de criar e de como do
Perfeito pode sair o imperfeito um espirito simples e ignorante.
Muitas religioes possuem sua contraparte esoterica, o Judaismo
possui a Cabala, o Islamismo possui o Sufismo, O Cristianismo
nao possui nada, apenas dogmas. O espiritismo nao se qualifica
como a contraparte esoterica do Cristianismo porque vai contra
seus proprios dogmas de que Jesus nao e' Deus nem ressucitou.
Nao consegue dar explicacoes coerentes sobre o misterio do Colgota, sobre como Jesus sabendo do que lhe iria acontecer nem ele nem o Pai fizeram nada para impedir, o que leva a creditar que a crucificacao era necessaria para algo misterioso e incompreensivel.
Me parece que a filosofia que mais se qualifica como a parte
esoterica do Cristianismo e' o Martinismo tambem de origem
francesa e contemporaneo do Espiritismo de Kardec. Enquanto
o Espiritismo parece so' ter guarita no Brasil, O Martinismo
se espalha por todo mundo. Um de seus textos basicos e' a Reintegracao dos seres que e' a essencia de toda religiao que significa religare ou seja ligar de novo aquilo que se partiu, ou seja a queda da alma de um estado perfeito para um imperfeito a procura da perfeicao perdida.
Mas o Livro dos Espiritos esta' cheio de coisas muito interessantes de como o espirito cria subconscientemente o ambiente em que acredita estar vivendo cheio inclusive de formas-pensamentos que parecem vivas. Existe ate' a afirmativa fantastica de que e' possivel um perispirito sem alma o que torna possivel coisas do tipo "walk-ins".
Mas os "doutores" do Espiritismo nao ousam se aventurar nestas paragens pois sao escravos de suas crencas limitantes.