domingo, 5 de outubro de 2025

 

Reflexões Sobre o Perdão

 

Perante a Lei Divina, o perdão é um nova oportunidade concedida para que o infrator possa se redimir.

*

Cremos, assim, que seja mais apropriado falarmos em autoperdão do que em perdão, porquanto o perdão deve ser obtido não através de palavras, mas de ações.

*

Jesus solicitou ao Pai que perdoasse aos seus algozes, o que, de fato, não aconteceu – vem acontecendo, através dos séculos, pela Lei da Reencarnação.

*

O perdão “gratuito” pode amenizar o sentimento de culpa, porém não o excluí de quem deve obtê-lo à custa de reparação.

*

Emmanuel, no livro “Justiça Divina”, da lavra de Chico considera na página intitulada: “Perdoados, Mas Não Limpos”: “Chaga que abrimos na alma de alguém pode ser luz e renovação nesse mesmo alguém, mas será sempre chaga de aflição a pesar-nos na vida.”

*

A anistia de nossos equívocos, ampla, total e irrestrita, não é outorga divina que não nos impunha um tributo a ser pago.

*

Não existe perdão sem a chancela da Lei de Causa e Efeito.

*

Jesus, ensinou-nos a orar pedindo o perdão de nossas dívidas, o que, em outras palavras, significa: concessão de oportunidade para quitá-las.

*

Amor ao próximo, incluindo o perdão, expressa dação de tempo para que o outro em relação a nós, ou a nós em relação ao outro, possa apagar o mal com o bem.

*

Ninguém, pois, deve se sentir perdoado, de modo a nada fazer para que o prejuízo que causou possa ser definitivamente esquecido.

*

Jesus adverte que quem se sente preso pela culpa não será solto enquanto não houver pago o último ceitil.

*

O espírito encarnado vive iludido de que suas faltas possam ser perdoadas apenas por serem confessadas.

*

O criminoso, ao seu preso, pode quitar a sua dívida para com a sociedade, mas quitá-la para com a Lei Divina é outra coisa.

*

Quem nega anistia ao próximo a nega a si mesmo.

*

Quase sempre, quem não perdoa é quem mais tem a ser perdoado.

 

INÁCIO FERREIRA

Uberaba – MG, 5 de outubro de 2025.

14 comentários:

  1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Muito oportuno essa reflexão inaciana em torno do perdão a nós mesmos e ao próximo! Amor e perdão são portas abertas para a nossa evolução moral! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (07:32 = 03:32)!!!

    ResponderExcluir
  2. Quando alguém nos trata com maldade, o meio para harmonizar nosso relacionamento com ele consiste em não odiálo, nem incriminalo, nem criticalo, mas em abandonar o nosso ressentimento. O ódio provoca ódio. Enquanto mantivermos sentimento de ódio, é inevitavel que o outro nos trate com maldade como reflexo da nossa mente. Quem não tem um inimigo encarnado ou desencarnado. O que plantamos no passado colhemos hoje, pois o acaso não existe. Somente quanto estivermos reconciliado com tudo e com todos, nada no universo nos atingira. Muito dificil perdoar quem nos fez ou ainda nos faz mal, mas entregamos nas mãos de Deus pois ele sabe o que faz. Grato Dr Inacio e Bacelli e uma ótima semana a todos.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Dr Inácio/Bacelli, penso comigo que quando Jesus nos disse; Perdoai 70x7x, a nossa dificuldade é porque cada vez que lembramos ou vemos quem nos feriu ou nos sentimos feridos, nós lembramos do "ocorrido" e perdoar de fato é esquecer totalmente do ocorrido sem mágoa, sem ressentimento sem tristeza e desejando o bem incondicionalmente. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Pois é, pois é. A tentação do poder é grande! Antes tivesse ficado quietinho. Mas a vida gira e tudo muda. Para Bom entendedor, meia palavra basta! Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Navegando pelo YouTube, nestes dois últimos dias, assistimos à cenas do filme "The Chosen", no qual o tema perdão é enfocado. Uma delas se refere a Mateus e Pedro. Aquele se dirige a Jesus que orienta "O perdão é o presente do outro que o dá." Então, meditemos... meditemos e meditemos! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (18:54 = 14:54)!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cadin Piri - me permita ao menos uma vez lhe parafrasear 😀. “ Embora não esteja autorizado oficialmente por você ou autores do THE CHOSEN “ 😄

      (Netflix: THE CHOSEN - 4 temporada - episódio 2 ) 🎯😀.

      Somos a semelhança de Pedro , e irremediavelmente, teremos de experimentar Matheus.

      Primeiro passo : o que buscas ?

      Segundo passo : compreender o que é ser espírita ?

      Conhecer Jesus ….

      4 episódio THE CHOSEN?
      Abraço de Pedro em Matheus
      Bingo !! A meu entender é o cume da série .
      Jesus conversa com Matheus e faz entendê-lo que, Matheus também tem sua culpa.

      A condição de ISENTAO ou IMUNE , é muito cômoda , e não reflete as necessidades evolutivas .

      Excluir
  6. Importante relermos as obras do próprio Dr., ainda em vida.
    Narra casos testemunhados nas reuniões mediúnicas no sanatório.
    Lembro-me de uma jovem gestante que primeiro deu um tiro no filho, dentro do próprio ventre, depois cometeu suicídio, tamanha era a repulsa pelo reencarnante.
    Resumo da opera..há relações que apenas os séculos resolverão e que em muitos casos a distância entre as partes é o melhor a se fazer.
    Pretensão nossa querer ser perdoado e perdoar nos moldes de Jesus.
    É processo para séculos.

    ResponderExcluir
  7. A reflexão expressa, ampliou consideravelmente, o conceito de perdão.
    Obrigado
    José Ferreira

    ResponderExcluir
  8. Toda a Revelação trazida por Jesus , está pautada no PERDÃO.
    A escolha dos discípulos , com suas individualidades.
    Matheus e Pedro , são os protagonistas do segundo testamento .
    A única oração Jesus fez questão de enfatizar - provável ela era orada no monte das oliveiras - ; o orante faz todo um pré preparativo para no cume fazer um PACTO com o Pai .
    Pacto esse que, melhor não ficar hipocritamente gastando neurônios e saliva profanando sem compreender o que se está pactuando , ou pior , mesmo sendo ensinado , não sabemos nem orar . Já fizeram as contas de quantas vezes durante apenas essa encarnação , já essa oração pronunciastes ? No Planeta , não existe quem não há conheça .
    Certamente , quem tem hoje aí 60 anos idade , já tenha pactuado ao menos umas 20.000 vezes ! 😳
    70x7 é muito pouco hein !! 😬

    E, podem escrever aí : Não Existe, qualquer seja sua crença religiosa, nenhum maior Medicamento com efeito de vacina , do que O PERDÃO!! Esforcemo-nos ao Máximo para esse exercício , inclusive, a você mesmo , comecemos por aí , não é fácil !!! Muito pelo contrário, mas, ninguém falou que seria fácil !! Não é mesmo !! Garanto !! A qualquer um , e se algo eu possa garantir , sem duvida nenhuma , e sem medo de qualquer tipo de punição , é que : ÚNICA condição cada um precisa para ser FELIZ, é o exercício do PERDÃO!!!. Não existe melhor “ investimento” pudemos fazer para garantir nosso futuro do que o PERDÃO, o LUCRO para quem perdoa é garantido , muitas vezes melhor que qualquer outro negócio financeiro possa existir.
    Nada mais , o resto será resto ...,todas as outras práticas religiosas estão abaixo do Perdão!! quem conseguir estará vacinado e salvo !! Na paz!! Tá tudo certo !

    ResponderExcluir
  9. Perdoar é fácil, não sentir raiva ou ódio também é fácil, mais sempre que vemos as pessoas o inconsciente manda para ficarmos longe pois as lembranças voltam e não queremos mais nenhum laços com estas pessoas, pois a dor retorna em nosso coração, o que eu posso fazer é orar por eles e não sentir nenhum sentimento ruim, mais a dor ainda toca meu coração ❤️


    p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Também acho que o perdão deve ser buscado primeiro em quem sofre a ação; em oração para se "limpar"; principalmente quando ela é injusta (injusta sim porque se ficarmos querendo justificar uma ação injusta por causa do passado, ou seja, se ficarmos vendo a vítima de hoje como o algoz do passado, para justificar a ação maléfica como legitima, só estaremos sendo duplamente algozes ou, no mínimo, cúmplices e a roda de samsara nunca irá parar). Daí perdoar deve ser sempre pedido, em oração, a nós mesmos para que nos limpemos. Quando conseguimos isso é libertador. Porém esquecer...

      Excluir
  10. À aqueles que já compreenderam a oração do “Pai Nosso”, fiquemos mais alertas ; porque, melhor será que não a pronunciemos , a fazer o pacto e continuar dês cumprindo. “ a quem muito é dado , muito será cobrado “.
    Ja àqueles que oram sem compreender , sua ignorância, ainda , será relevada . Só pra Lembrar : euzinho , tenho 2 olhos e 2 ouvidos 😬

    ResponderExcluir
  11. Parabéns Dr. Inácio esse é o tipo de reflexão que todo o Cristão de levar consigo.

    ResponderExcluir