domingo, 26 de novembro de 2017

COMO VOCÊ INTERPRETA?! – XXXV

Na sequência do diálogo com André, no capítulo 38, Tobias escuta dele o seguinte argumento, que, aliás, é o argumento de muitos que não concordam com a união esponsalícia dos espíritos além da morte do corpo carnal.
- Muitas vezes já lembrei, com interesse, a passagem evangélica em que o Mestre nos promete a vida dos anjos, quando se referiu ao casamento na eternidade.
Ao que Tobias, responde:
- Forçoso é reconhecer, todavia, com toda a nossa veneração ao Senhor (...), que ainda não nos achamos na esfera dos anjos e, sim, dos homens desencarnados.
Infelizmente, devido à forte sugestão mental recebida ao longo dos séculos, prevalece entre muitos adeptos do Espiritismo a ideia de que o Mundo Espiritual é extremamente sui generis, nada tendo a ver com o Mundo Material, quando já se sabe que nas Esferas próximas ao orbe terrestre a humanidade dos espíritos continua.
*
Apenas a título de reflexão sobre tema tão transcendente, remetemos os nossos irmãos e irmãs internautas à questão 695, de “O Livro dos Espíritos”: - O casamento, ou seja, a união permanente de dois seres, é contrária à lei natural? Resposta: - É um progresso na marcha da Humanidade.
Notemos que fica subentendido que a união matrimonial, ou seja, a união permanente entre dois seres, através do casamento, (aqui não há qualquer referência à sexualidade) “é um progresso na marcha da Humanidade”, que, evidentemente, continuará marchando...
Adiante, na pergunta 697, apenas também a título de ilustração, os Espíritos Superiores afirmam que a indissolubilidade absoluta do casamento é uma lei humana, “muito contrária à lei natural”.
Tobias, em seu diálogo com André Luiz, esclarece que “o verdadeiro casamento é de almas e essa união ninguém poderá quebrantar” – e nem haverá necessidade de formalizar.
*
Aproveitamos para comentar que, neste aspecto, muitos têm cogitado de qual seria a “alma gêmea” de Jesus Cristo. Sinceramente, consideramos tal especulação inteiramente despropositada. Aliás, tudo o que se refere à evolução do Cristo, em termos de nossas especulações humanas, de encarnados e desencarnados, é infantilidade. Inútil perda de tempo, discussões em torno, por exemplo, da “alma gêmea do Cristo”, da natureza de seu corpo, e mesmo a respeito de onde Ele teria estado dos 12 aos 30 de idade! Cremos que tais discussões apenas e tão somente nos fazem desviar o foco de nossas atenções, que deve se concentrar sobre a excelência de suas Palavras. Batráquios, ou, menos que isto, vermes, não podem compreender a natureza do Sol! Minhocas têm é que continuar comendo terra e produzindo húmus...
*
Bem, para não nos estendermos, diremos: Tobias, em “Nosso Lar”, residia, na mesma casa, com Hilda, a esposa, e Luciana, a companheira que, quando Hilda desencarnou, tomara o seu lugar, auxiliando Tobias a criar os dois filhos menores.
Hilda, explica a André, que, na condição de desencarnada, vitimada por excessivo ciúme, ou sentimento de posse, começou a perseguir Luciana. Foi quando, recebendo a visita da avó materna, registrou as suas sábias palavras, ditas com brandura e energia:
- Que é isso, minha neta? Que papel é o seu na vida? Você é leoa ou alma consciente de Deus? Pois nossa irmã Luciana serve de mãe a seus filhos, funciona como criada de sua casa, é jardineira do seu jardim, suporta a bílis do seu marido e não pode assumir o lugar provisório de companheira de lutas, ao lado dele? É assim que o seu coração agradece os benefícios divinos e remunera aqueles que o servem? Quer você uma escrava e despreza uma irmã?”
Ao término da conversa em torno de assunto tão complexo, Hilda, percebendo o pensamento de André Luiz, arremata:
- Fique tranquilo. Luciana está em pleno noivado espiritual. Seu nobre companheiro de muitas etapas terrenas precedeu-a há alguns anos, regressando ao círculo carnal. No ano próximo, ela seguirá igualmente ao seu encontro. Creio que o momento feliz será em São Paulo.
*
Maravilhosa lição, mas que poderão compreender apenas aqueles que já se libertaram um tanto do sentimento de posse e logram uma visão mais profunda do amor em sua essência.

INÁCIO FERREIRA

Uberaba – MG, 27 de novembro de 2017.






31 comentários:

  1. Aécio Emmanuel César27 de novembro de 2017 às 00:47

    Bom dia Dr. Inácio e Baccelli. Creio que esse tema tão simples, em que o senhor afirma "...poderão compreender apenas aqueles que já se libertaram um tanto do sentimento de posse e logram uma visão mais profunda do amor em sua essência", muitos estão longe de compreendê-lo em sua essência. Mas como a vida escreve e temos que aprender com ela, esse dia chegará com mais compreensão e presteza. Ótima observação a matéria da semana. Serve para nós profundas meditações. Um forte abraço. Aécio Emmanuel César

    ResponderExcluir
  2. Bom dia dr Inácio e Baccelli
    É bem o que o senhor falou dr Inácio...
    Posse...apego...sentimentos esses provavelmente provenientes de nosso egoísmo
    A convivência é talvez um dos maiores desafios do espírito..especialmente em mundos com a matéria densa como é o planeta terra...
    Muitos ainda confundem amor com posse...
    E muitos ainda fazem de suas convivências...verdadeiras prisões..
    Almas aprisionadas em apegos obssessivos..trazendo muita infelicidade..
    Como chamar isso de amor?
    Como disse muito bem Paulo...o amor não arde em ciúmes...
    Como ele descreve bem ne dr Inácio?
    O ciúmes é como um bichinho corroendo a alma...
    E o que traz o sentimento de ciúme...senão o sentimento de posse e apego não é mesmo..
    Inda tem gente que diz que o ciúme é o tempero do amor...aiaiai
    Como ainda temos a aprender sobre o amor verdadeiro né?
    Caminho longo viu....
    Acredito em afinidade...almas afins..
    E podemos ter muitas...muitas...almas afins..
    Dizem que Jesus tinha muita afinidade com João...
    Bom..qdo leio as narrações de João..sinto que João era o que mais conseguia compreender os ensinos de Jesus...e colocar nos escritos..
    Por exemplo...aquele que não nascer de novo não poderá ver o reino De Deus...só João nos contou...
    Jesus se afinizou muito com Maria...já Marta ficou boiando...
    Conviver é uma arte...
    E estar com pessoas afins...conviver com pessoas afins...é para aqueles que já se libertaram da posse e do apego..
    Ótima semana
    Beijos
    Cris

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Dr. Inácio e Baccelli. Temos aqui perto de nós o caso do Dr. Bezerra de Menezes que se casou com a cunhada após a morte da sua esposa. Casamento é luta e devemos dar graças a Deus quando na viuvez necessitada arrumamos novo soldado(a). Seja aqui ou no mundo espiritual. Bom seria se não precisa-se mais de tais lutas, mas o aprendizado é longo e ocorre de diversas maneiras. Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia a todos!!!

    Tão direto, tão simples e tão fácil. Como a humanidade tem um certo gosto por complicar as coisas fáceis.

    Ainda é um resto dos períodos de dominação imposta a ferro e fogo, por razões espúrias e limitada a poucos.

    Aos desavisados: acabou, viu? Já era!

    Um grande abraço à Dr. Inácio, Baccelli e a todos!

    ResponderExcluir
  5. Ana Lúcia de Oliveira Gobbi27 de novembro de 2017 às 05:37

    O SENTIMENTO DE POSSE É UM DOS MAIORES MOTIVOS DE SOFRIMENTO PARA ESPÍRITOS COMO NÓS QUE AINDA ESTAMOS COM UMA EVOLUÇÃO INICIANTE.TEMOS MANIA DE FALAR: MINHA CASA,MEUS LIVROS,MINHAS ROUPAS,MEU CARRO,MINHA TELEVISÃO,MEU COMPUTADOR ETC.MAS AINDA TEMOS EXPRESSÕES MAIS PREOCUPANTES COMO:MEU MARIDO,MEUS FILHOS,MEU PAI, MINHA MÃE,MEU NAMORADO E POR AÍ VAMOS.NA VERDADE SÓ TEMOS A EVOLUÇÃO QUE CONSEGUIMOS ALCANÇAR.A GENTE SE ESQUECE DE QUE ATÉ O CORPO FÍSICO A GENTE DEIXA AO DESENCARNAR.TUDO NOS É EMPRESTADO E TEREMOS QUE PRESTAR CONTAS DE COMO USAMOS O QUE RECEBEMOS.UMA VEZ LI UM PENSAMENTO LINDO QUE NUNCA ESQUECI,MAS NÃO ME LEMBRO DO NOME DO AUTOR:" QUANDO TE DESPRENDERES DE TUDO,TUDO SERÁ TEU."
    ABRAÇÃO SEMANAL DA ANA LÚCIA GOBBI!
    @}--´---

    ResponderExcluir
  6. Querido Dr. Inácio, querido irmão Baccelli
    Falando em "Almas Gêmeas" que é um dos meu temas prediletos, as vezes me questiono: " e Deus, não terá uma Deusa?"
    "Ah! O Amor é Tudo"
    E por favor não me mande comer terra... (rsrsrsrsrs)
    Abraços da irmã Verinha

    ResponderExcluir
  7. Olá amigos, quando li também lembrei do Dr. Bezerra, nunca tinha ouvido falar em Alma gêmea de Jesus, é para rir ou chorar...quanto a fala da Avó de Hilda, é um "tapa com luvas de pelica na cara de muita gente, abraços... Cirineu, Carapicuíba, SP

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Casamento entre dois seres. Parabenizamos o nobre irmão espiritual - Dr. Inácio Ferreira (IF) - pelo texto convidativo desta semana! Nele, destacamos o trecho "...Apenas a título de reflexão, (...), que evidentemente continuará marchando...". Num estudo da pergunta mencionada junto a um grupo de estudiosos desse livro básico (OLE), ilustramos a ideia nela enfocada com uma notícia relacionada ao casamento de dois seres do mesmo sexo num país onde esse tipo de relacionamento humano era e ainda é preconceituoso. Nesse país, a Corte Suprema decidira que aquele tipo de relacionamento era válido! Fiquem estupefatos! O grupo ficou encucado, tendo, inclusive, um irmão espiritista demonstrado perplexidade ao ouvir, ler, estudar e meditar no conteúdo expresso na questão 695 de OLE e esclarecido pelo IF! Por isso, geralmente, diz-se que o Espiritismo é o grande desconhecido por muitos espíritas (ou espiritistas)! Esse irmão espírita era e ainda é um antigo estudioso, palestrante e autor de artigos doutrinários no Estado brasileiro onde reside! Deus e Jesus abençoem a todos nós e àqueles no nosso campo de energia espiritual! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:41)!!!

    ResponderExcluir
  9. Confesso...Toda segunda feira fico na espectativa para ler e estudar as publicações e orientações desse blog, Valeu Carlos B.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia!! Na paz!! Tá tudo certo!. Nobre Mestre, Inácio. Tenho por ti, o mais grande respeito e admiração pela sua bagagem de conhecimento intelectual e trabalho "braçal". Algo que estou muito aquém de me aproximar. Talvez, por esse respeito todo, a seu espirito, que, me sinto a vontade aqui, para descordar de ti. Com relação as "especulações" sobre o nosso grande Mestre JESUS!!!. Quando você descreve aqui que, não ENTERESSA A VIDA intima de Jesus, ( prefiro trata-lo assim, porque, Cristo me soa sofrimento e jesus, PAZ) no caso aqui, sobre o que alguns especulam em relação ao período entre 12 a 30 anos, etc....Bom, me permita aqui meu velho Inácio, ir um pouco mais além, ( pegando carona na frase do Nobre Irmão Cadin-Piri). Penso, diferente disso, pois creio devamos correr o caminho inverso ao que você (hoje) nos propõe. Pois, devamos sim, cada vez mais e com mais ênfase, "cúria" a vida de jesus sim!!. e tenho em meus campos mentais, uma certeza de que o Mestre Jesus, não desaprova essas atitudes. muito pelo contrario. A questão é: QUAL A INTENÇÃO ?? dessas curiosidades, e não a curiosidade em si. Sendo a curiosidade bem intencionada, em um sentido NOBRE de aprendizado para nos aproximarmos um pouquinho que seja ao Mestre Jesus, ( o que , alias, ele mesmo teria pronunciado "... que todos nós chegaremos ao nível dele, e até mais..."). Veja bem, quero aqui não ser mal compreendido também. Quero crer que, se temos por objetivo atingir um "ALVO", devamos conhecer o "alvo" queremos atingir, de forma a sermos mais exatos no ponto X. E para isso, temos sim, especular o alvo. Não, me interprete mal, o que, intui-o, não o faras, pois, tens bom senso para identificar o que serve ou não ao seu proveito. Talvez, meu Mestre Inácio, esteja precisando de umas ferias do invisível, e já esteja na hora de vir visitar o mundo visível novamente, parece-nos ai está lhe deixando mais estressado ainda!! kkkkkkkkkkkkkkkk, sim, porque, dai, certamente o amigo tenha melhor visão do planeta espiritual chamado terra. E essa situação, está, por demais, atenuando sua “tolerância zero”. Dai , tá na hora de vir pra cá !!! kkkkkkkkkkkkk . Inácio, olha só, vamos aqui, todos nós, fazermos um pequeno “campo mental” em torno do que estamos hoje vivenciando. Continuo...

    ResponderExcluir
  11. ...Continuação .Bom dia!na paz!! Tá tudo certo!
    Vamos aqui citar uns números grosseiros, não fui buscar eles exatos, deixo isso para o irmão Cadin-Piri ( o qual, quero aqui também expressar o meu maior respeito e solidariedade a sua mansuetude peculiar......., que eu fico irritado por ele em questões...........). Bom, vejamos: O Big –Ban. Temos uns 6 bilhões de anos – o planeta terra uns 400 milhões – existência do Espirito homem na terra uns 40 mil anos – conhecimento das relações dos mundos visíveis/invisíveis 160 anos ( por intermédio de Kardec). Nessa linha de raciocínio , vemos o quanto mínimo de tempo exerce o homem (“espirito é gente”), aqui em nosso planeta ( dai, certamente porque Kardec deixou gravado que “...ali, não estaria tudo....”, alias , os próprios invisíveis também nos disseram) . Assim, concluímos que: Sabemos muitíssimo pouco sobre nós mesmos!!. Então, precisamos sim, buscarmos informações sobre o nosso “ALVO”, e, o maior alvo que nos foi apresentando até o momento , e, justamente JESUS!!!... Diante dessa linha de “campo mental”, tivemos (certamente o Pai nos oferecendo as bases para atingirmos o nosso “Alvo”, através de Emanuel, um espirito tido como, um dos mais próximos a Jesus) a divina oportunidade de conhecermos mais sobre ENCARNAÇÕES PASSADAS de nós mesmos. O que considero um dos maiores proveitos para nós, espíritos em evolução, matéria de suma importância a ser estudada ( obvio!, com intuitos nobres de intenções) e “bisbilhotada”, sobre “ENCARNAÇÕES PASSADAS”. Pois, assim, conseguimos bases as quais nos servira de um “norte” a ser atingido. Quando Emanuel, através do livro , A 2000 anos, relata ( com autorização do mais ALTO, como ele mesmo assim descreve) algumas encarnações que poderiam nos servir de apoio e ESTUDO ELEVADOS, creio ele tenha dado o ponta pé inicial, nessa nova possibilidade a nós. Depois dele, veio agora a pouco uma outra obra que, me surpreendeu pelas narrativas, de Suely Shumetz, sobre a trajetória nessa encarnação do Homem hoje , Divaldo franco, e Espirito desse, juntamente com encarnações passadas de Joana de Angeles ( sua mentora), onde deixam alguns entrelinhas , intrínsecas, de que Joana e Divaldo, já foram Mãe e Filho, mais ou menos numa mesma linha de Emanuel e Chico. De onde podemos concluir, num estudo de Bom-senso, quão interessante e magico, as relações entre Mentores e Médiuns, durante uma convivência intima. De tudo isso, se bem, conduzido e devidamente num “campo mental” de nobreza na consciência e nos COMENTARIOS!!!. Teremos um verdadeiro banquete, a nossa disposição. Bom, ficarei por aqui, deixando que cada um busque em suas consciências, o que faz, ou não sentido!!, nesse pequeno relato, aproveitando o que possa prestar, e deletando o que não servirá . que humildemente divido com todos. E que, podem acreditar, sou o maior interessado e beneficiado deles. Por essas razões, tenho, e roga a jesus, que, não permita nosso irmão Cadin-Piri, se aborrecer com molestações, que o possam desestabilizar, e leva-lo a nos deixar de orientar, e, dar “PITACOS” aqui nesse precioso e bendito blog. Obrigado Pai, por tudo!!!, e obrigado a vocês por interagirem aqui nesse belíssimo espaço!. Inácio, não fique brabo comigo!!!. Te amo muito!!!. E , vou continuar sim, “bisbilhotando” JESUS!!!. Repito: Venha tirar umas “férias”!!!!!kkkkkkkkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Dom Tamer (28-11-2017 06:22). Agradecemos a gentileza de suas palavras a nossa figura apagadíssima no fundo de uma caverna do Mundo Espiritual chamado Terra ou outro semelhante! Permita-nos, mais uma vez, dar uns "PITACOS" no que você grafou. O "PITACO" é no trecho "...Depois dele, (...), veio agora a pouco uma outra obra que (...), de Suely Schumetz...". Parece-nos que você desejou escrever Suely Caldas Schubert (SCS, 1938/9-....), médium e escritora de Juiz de Fora, MG! "Achamos" que a obra que você menciona seja "Divaldo Franco: uma vida com os Espíritos" (LEAL, 1ª edição, 2017), como poderia ser "O Semeador de Estrelas" (LEAL, 1989), de SCS. Como você disse algo sobre esse médium, então procuramos saber o nome do livro recente de SCS. Fique tranquilo que não nos aborrecemos "...com molestações..." ou outras observações sobre nós! Lemos o "AVISO FRATERNO" do Moderador e procuramos ser o mais disciplinado possível! Aliás, este deve ser o lema de cada um de nós, não é mesmo? Deus e Jesus abençoem a todos nós! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (21:56)!!!

      Excluir
    2. Quase postei um comentário parecido com o seu. Até porque, quando alguns companheiros de doutrina dizem que pouco importa quem foi Chico Xavier vier na encarnação passada, alegando que não se deve especular a respeito disso, fico com a impressão de que esse argumento é meio covarde, no sentido de não querer correr o risco de opinar sobre algo que ainda está longe de ser um consenso.

      Porém, pensando melhor a respeito do assunto, acho que nesse caso (sobre Jesus), a coisa é diferente. A menos que eu esteja mal informado, o que se comenta sobre o assunto são meras especulações, sem embazamento algum (sobretudo com relação a essa tese do corpo fluidico).

      Na obra de Kardec há comentários sobre o que de fato teria acontecido em certos "milagres" operados por Jesus. Mas isso é feito de forma embazada. É bem diferente... Acho que o Inácio quis condenar as especulação sem embazamento algum.

      Excluir
    3. Boa tarde!! na paz! tá tudo certo!! Chegado!!, realmente, sobre Jesus!, muda-se um pouco, mas, não creio seja tanto assim. Entendemos perfeitamente o significado das colocações do mestre Inácio. Porque, sabemos ele não ira reagir mesmo!, então, aproveitamos para cutucar no blog o assunto kkkkkkkkkk. Porem!!, tudo sobre Jesus, precisa ser levantado dentro de um "raciocínio logico". será isso possível?!!, eis a questão!!. Particularmente, "não descartando a possibilidade de estarmos errados" (cadin-piri) cremos que, seja possível sim!!. pois vejamos: Jesus, interessante: Nunca escreveu, nem assinou nada, ditou apenas, alias, pregava, e os outros anotavam, mais alias ainda, não anotavam, ouviam, e mais tarde passaram para outros mais letrados que anotaram, e outros escreveram por ele, no entanto, a grande maioria dos escritos que conhecemos, são de altíssimo Bom-senso, e o que mais me intriga, tudo muito SIMPLES!!, nada de rodeios, no ensinos, a não ser as "parábolas", que muitas deles, levam-nos a muitas interpretações, cada um que lê um texto bíblico, tem uma analise diferenciada, no entanto, chegam-se todos, a mesma, conclusão: tudo é muito... SIMPLES!!!. JESUS, SIMPLIFICA TUDO, E NÓS , VAMOS COMPLICADO A NOSSO MODO. Tudo sobre Jesus é muito dúbio!!!, até mesmo na codificação, onde pressupõe-se que o "espirito da Verdade" seja Jesus? é dúbio!!!. Dai, onde nós ficamos matutando: Quantos anos teria o espirito de Jesus ? em comparando com outros espíritos nobres? como teria Jesus chegado a tão grande simplicidade, mas, indiscutível verdades de Bom-senso e raciocínio logico?. Ora, como num comparativo percentual que buscamos interpretar desde o BIg-Ban, a codificação, em relação a criação do universo temos 0,001%, ou seja, uma insignificância, e nós achamos, ou queremos achar que sabemos TUDO!!!. Ledo engano, não é mesmo!!, e é exatamente ai onde quero trabalhar. Instigar meus companheiros de doutrina, a, PENSAR!!!...., Meditar!!...., cutucar!...., dar pitacos!!!....buscarmos abrir nossos horizontes , "um pouco mais alem" ( também frase de Cadin-piri), sem medo de ser Feliz!!!. e não achar que , ah!!, foi Inácio ( calma Inácio kk) quem disse, então acabou!!!. Estou buscando o ALVO!!! no TRIPE que sustenta o espiritismo: Ciência, Religião e Filosofia, eu busco o LOGICO!!, e dispenso os outros 3. Muitas especulações, 160 anos de interação mais amiudê, com os invisíveis, e, detonando as outras religiões para abastecer os "egos em conflitos" dos "espiritas", e, resistindo de enxergarmos , "um pouco mais alem"... Nós ( os espiritas), deixamos por vezes ( e muitas), de interagirmos com um espirito que esteja o mais próximo de nós ( um visível), para ficarmos , afoitos por interagir com os que estariam mais distante ( não seria o próximo, mais próximo), ( um invisível). tem logica isso!?....Vaidades a parte!!!, Ajuda-nos Jesus!!!, a lhe, ENTENDER!!??....

      Excluir
  12. Boa tarde! Na paz! Tá tudo certo!. Nobre irmão: Chegado 27 de novembro de 2017 07:49. Sua publicação,muitíssimo interessante, foi publica, talvez por um erro de indicação sua mesma, na pagina , onde o MODERADOR publicou um "AVISO". sugiro, você de ai um contro C contro V e a republique aqui , nos comentários dessa semana. Pois, muito boa suas colocações...., abs. na paz!!!

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde! Na paz!! Tá tudo certo!. Relendo aqui o que escrevi, necessário, que faça algumas inclusões. O livro de Suely a que me referi sobre Divaldo, leva o nome de: SEMEADOR DE ESTRELAS. Quando me referi ao Irmão, Cadin-Piri, quis dizer que , fico irritado porque tomo as dores do mesmo, e não com ele. Quanto a Jesus!!, tenho muitas curiosidades mesmo sobre ele ( curiosidades sadias, de cunho doutrinario), que, não tenho duvidas, um dia, talvez, não muito próximo né!, mas, saberemos sim, tudo sobre ele, inclusive relatos de suas encarnações, que, tudo leva a crer, não foram no Planeta Terra, mas......., Me perdoem algumas distorções no texto, é que , os 2 dedos por vezes, ficam mais ágeis que a mente, deste "maluco" aqui!! kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  14. Minha primeira namorada era bem ciumenta. Sempre que eu ia a algum lugar sem ela, depois ela me perguntava: tinha alguma menina lá? era bonita? mais bonita que eu? você conversou com ela? etc... Eu acreditava que ela jamais conseguiria viver sem mim. Depois de 1 mês de término do namoro, eis que a vejo beijando um colega meu há poucos metros da minha casa... O pior é que eu, que não via a hora desse namoro acabar logo, fiquei tristonho, com o orgulho machucado...

    Com relação às especulações a respeito da natureza do corpo de Jesus e sobre onde Ele teria estado dos 12 aos 30 de idade, eu mesmo já me vi crendo em teses sem fundamento a esse respeito. Vou ser deselegante e citar a fonte que me influenciou nessa direção: um livro chamado "Maria de Nazaré" do espírito Miramez, médium João Nunes Maia. Nesse livro, que é muito bem escrito, o autor diz que Jesus teria estado com os Essênios durante o período referido e que seu corpo teria sido constituído a partir de um "espermatozoide", vindo de algum outro planeta mais evoluído que a Terra, que teria sido "implantado" no útero de Maria de Nazaré (já faz tempo que li o livro, se eu estiver falando bobagem - acredito que não - , peço perdão). Na época eu acreditei em tal tese por se tratar de uma suposta "revelação" do plano espiritual superior. O argumento do autor para justificar o fato de Jesus ter "burlado" as leis biológicas da Terra seria porque sua luz é tamanha que não "caberia" num corpo físico como o nosso. Com o tempo, os estudos e a intuição que se aprimorou, passei a duvidar de tal tese, por achar que isso seria mais uma demonstração de incapacidade de Jesus em se fazer "pequeno" do que de Sua grandeza. Com relação à suposta estadia junto aos Essênios, já ouvi o Haroldo Dutra, que inclusive já fez uma tradução do Novo Testamento - o cara entende de bíblia! - , dizer que essa tese já foi desbancada por pesquisadores que relatam não haver nenhum vestígio dos ensinamentos de Jesus no que sobrou de registros do povo essênio. Fiquei frustrado depois de perceber tais equívocos, pois o referido livro traz passagens bem interessantes, supostamente reais, da vida de Maria de Nazaré. Hoje não sei mais o que é joio e o que é trigo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo, diante do que você expôs, quero apenas lembrar que os desencarnados também divergem no tocante à vida pessoal de Jesus. A obra psicografada pelo Nunes Maia é ótima, e Miramez é um autor espiritual que transmite mensagens excelentes, contudo ninguém é dono da verdade. A tese de uma espécie de "inseminação artificial" acerca da gravidez de Maria também foi apresentada pelo médium Robson Pinheiro recentemente. Pessoalmente eu não concordo, todavia a liberdade de expressão e de pensamento deve vigorar em todas as dimensões do universo, um abraço, muita Luz!

      Excluir
    2. Concordo, desde que o espírito diga que trata-se de uma tese e não de um fato comprovado. Talvez eu tenha interpretado mal o livro nesse sentido (talvez tratava-se apenas de uma tese e não de um relato histórico...).

      Eu também gosto de ler o Miramez.

      Quanto ao Robson Pinheiro, ele psicografou um livro ("mulheres do Evangelho", se não me engano) no qual o autor espiritual apresenta a tese de que a gravidez de Maria de Nazaré teria sido normal, como a de qualquer outra mulher (ou seja, ela não seria virgem). Acho essa a tese mais plausível. Já que Jesus saiu do mundo como todos nós, por que haveria de chegar aqui de forma diferente dos mecanismos estabelecidos pelo Todo Poderoso? No caso do livro que citei, é dito explicitamente que se trata de
      mera especulação. Na verdade, há uma nota do editor comentando, oportunamente, sobre isso. Ele deixa claro também que a opinião do médium, no caso o Robson Pinheiro, não tinha nada a ver com o pato. O fato é que há mais mistérios entre o céu e a terra do que sonhamos nós, vãos espíritas!

      Excluir
  15. Sobre Jesus, segundo Eurípedes no Livro A Grande Espera, na Adolescência Jesus já os visitava,se não me engano, pois já faz bastante tempo que li este livro, em corpo Astral.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Cirineu Ciro (29-11-2017 02:39). Permita-nos auxiliar, no que for possível, conforme as orientações de "Aviso Fraterno" (20-11-2017 02:01), de O Moderador. Também nós lemos em algum momento o livro "A Grande Espera" (IDE, 1ª edição, 1991), de Eurípedes Barsanulfo pela médium Corina Novelino (1912-1980). Nessa obra, o personagem Marcos (Eurípedes Barsanulfo, 1880-1918) relata que conviveu entre os essênios e que Jesus Cristo visitava o grupo de essênios que liderava naquela época. Outro personagem mencionado no livro é Lisandro, que viveu como Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti (1831-1900). Esse fato narrado por Marcos não invalida a hipótese que Emmanuel, na obra "A Caminho da Luz" (FEB, 1ª edição, 1938), indicou no item "O Cristo e os essênios" do capítulo XII - A Vinda de Jesus. Bem, o assunto é interessante e precisa de desdobramentos por médiuns e estudiosos seguros, não é mesmo? Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (00:07)!!!

      Excluir
  16. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Casamento, idades diferentes, miscigenação e reencarnação. Nesse campo de reflexões sobre o casamento que o nobre irmão Inácio Ferreira (IF) oferece a nossa reflexão semanal, não nos esqueçamos do exemplo de vida entre Hippolyte Léon Denizard Rivail (= Allan Kardec, 1804-1869) e Amélie-Gabrielle Boudet (1795-1883). União de almas de idades diferentes naquela oportunidade, mas, certamente, uma união de espíritos para uma grande obra da Humanidade! Certamente que o tema em estudo encaixa-se em "O Evangelho segundo o Espiritismo", capítulo XXII - "Não separeis o que Deus uniu". Na linha do pensamento vivo de IF, a notícia "Como o casamento do príncipe Harry e Meghan Markle pode mudar as relações raciais no Reino Unido?" (28-11-2017), de Rafael Barifouse e publicada no BBC Brasil é relevante para o estudo semanal. Observem: ele (Harry = Henry Charles Albert David, 15-09-1984/.......) e ela (Meghan, 04-08-1981/.......), estão numa diferença mínima de idade, mas, possivelmente, será uma união de almas que, neste momento, está causando impacto no Reino Unido e neste Mundo Espiritual chamado Terra. Verifica-se que espíritos aparentemente reencarnados em cores de pele diferentes estão reunidos segundo a Lei da Reencarnação. Esta 'aparente' miscigenação, IF, em suas obras, tem enfocado muito bem, possibilitando que cada um de nós reflita no seu pensar, sentir, agir e reagir em relação ao seu próximo e em relação a Deus (Pai-Mãe, Sol, Fonte, Inteligência Suprema, Alá, Olorum, Ishvara, Senhor, e mais de 90 e pouco outros nomes, etc.). Não somente IF tem realizado esse estudo de forma diferente, mas outros Amigos Espirituais mostraram a importância dessa Lei! Lembremo-nos de que a reencarnação é uma Lei Universal e natural, isto é, todos nós, encarnados e desencarnados, estamos submetidos a ela (perdoem-nos a redundância)! Ela independe de nós a aceitamos ou não: é Lei Divina, isto é, de Deus! Está inscrita em nossa consciência e na Natureza! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:40)!!!

    ResponderExcluir
  17. Olá a Todos, ...É um progresso na marcha da Humanidade... , a nossa Hilda
    parece estar com as ideias cristalizadas no que foi nos aprezentados
    por tantas encarnações pela "Relegiao", mesmo depois fora do corpo éla mantinha a ideia de posse, isto nos faz pensar que a desencarnação não muda nosso comportamentos e pessamentos. Quanto encarnações nos falta para nos livrar do "egoismo". Mudando um pouco ...O verme é amado pelo Senhor, que lhe concede milhares e milhares de séculos para levantar-se da viscosidade do abismo, tanto quanto o anjo que o representa junto do verme... .Abraços Silvano/Sorocaba/SP

    ResponderExcluir
  18. Dr. inácio, queridíssimo, "... a união permanente de dois seres é um progresso na marcha da Humanidade.", dizem os Espíritos na questão 695 em "O Livro dos Espíritos. É o desejável para qualquer ser humano, porque significa que se partilha uma vida afetiva estável, equilibrada, saudável e promissora para o espírito. As separações, tão comuns entre nós, não são sancionadas por Deus mas são vivos estigmas catalogados pela sociedade. Foram, por isso, em tempos grandes freios a esses fenómenos de reverter compromissos conjugais. Para alguns, acrescentaram créditos à sua vida espiritual futura, pela abnegação, sacrifício e esquecimento de si próprio. Mas para outros, resultou em débitos clamorosos para com a Lei. Cada um segue a passada da sua condição evolutiva, com a complacência do nosso Criador. O ideal e sonho de toddos nós é mesmo nos libertarmos do sentimento de posse e darmo-nos as mãos, sem as libertar, numa jornada a dois, incondicional, acelerando a evolução mútua. Muito grata, como sempre. abraço carinhoso à equipa. Noémia

    ResponderExcluir
  19. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Chegado (28-11-2017 17:04). Permita-nos auxiliá-lo nos seus arrazoados do Aquém [o visível, em 'oposição aparente' ao '...arrazoados do Além' (o invisível), de Inácio Ferreira - rsrs...rsrs...rsrs...] e conforme a orientação de "Aviso Fraterno" (20-11-2017 02:01), de O Moderador. Quanto ao primeiro parágrafo de sua experiência emocional, cada um de nós vivenciou situação semelhante na condição de encarnado ou desencarnado, masculino ou feminino, não é mesmo? A literatura espírita e não espírita é riquíssima e orientadora para a nossa inteligência emocional e educadora! No que se refere ao segundo aspecto dissertado por você em relação à obra "Maria de Nazaré" (Fonte Viva), de Fernando Miramez de Olivídeo por João Nunes Maia (1923-1991), onde o autor descreve sua visão sobre a possível relação de Jesus Cristo e os essênios. Se buscarmos digitar o tema "Jesus e os essênios" pelo Google, então encontraremos várias interpretações sobre este assunto (contra e a favor). Uma dessas citações e estudos, a notícia "Bento XVI evoca a relação de Jesus com os essênios" (05-04-2007 18h06 - Notícias/Mundo - Terra). Nesta notícia, no parágrafo final lê-se "...Alguns especialistas acreditam que Jesus era um essênio e seguia seus ensinamentos, versão que alimenta uma variada literatura a respeito, embora atualmente estudiosos mais alternativos já não estabeleceram essa relação." Observe que Bento XVI, papa na ocasião, mencionou sua opinião na homilia "Missa in Caena Domini", que o site "Vaticano" divulgou (ver "5 de abril de 2007: Santa Missa in 'Cena Domini'/Bento XVI"). Será que cada um de nós deve desmerecer essa argumentação desse irmão espiritual encarnado, mesmo numa posição doutrinária em contrário à posição espírita? O Espiritismo disse a última palavra nesse e em outros assuntos? Certamente que não. Para ilustrar nosso "pensamento", indicamos as "placas de rua": "Físico brasileiro: 'Para mim, o Big Bang não existiu'" (28-11-2017 13h07-13h34 - Ciência e Tecnologia - Jornal do Brasil/Terra) e "Nova lente de raios X 'quebra' leis da Física" (28-11-2017 12h33-12h38 - idem - Sputnik/Jornal do Brasil/Terra). Leiamos esta outra "Britânica está se transformando em 'pedra' após picada de mosquito" (28-11-2017 12h54-13h50 - idem - Sputnik/Jornal do Brasil/Terra). Nesses assuntos como em vários outros, todos nós deve procurar os esclarecimentos necessários, isto é, procurar separar "...o que é joio e o que é trigo", processo (mecanismo) que exige o que se lê e aprende em Espiritismo (ou Doutrina Espírita) como conhecimento de causa para ser um bom crítico, mesmo sendo A, B ou C, encarnado ou desencarnado. Portanto, não "fique frustrado..." Sejamos pacientes! Pensemos...pensemos e pensemos... Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (11:02)!!!

    ResponderExcluir
  20. Nosso BOM Mestre : Como é bom falar consigo !!! sinto-me "leve" ...como se estivesse a falar comigo mesmo : em Meditaçao !!! Tenho um pedido a fazer-lhe bem como aos Instructores da Vida Maior : A sua voz , proveniente da dimensao onde está, é um Farol para muitos terráqueos entre os quais me incluio .Enquanto encarnado conheceu o escárnio ...está vacinado!!! Agora...na condiçao de desencarnado deve continuar a sua missão : Apesar do marketing das Trevas e a favor de toda a Humanidade . Uma Voz Livre com um Mensageiro Livre !!! Como eu gostava de quando " bater a caçuleta" o ter como meu Professor !!! Serei digno de tal ? Não sou um Espirita Ortodoxo...não aprecio organogramas tipo militar...vaidades...personalismo...vedetismo...tempo de antena...dar nas vistas....poder : já sofri desse mal e apreendi a lição : espero que tal passe a constar da minha Memória Integral ( bendito Herminio C. Correia ) . Posto isto , nosso Bom Mestre , continue onde está...ajudando-nos com a sua luz e saber de experiencia feito . Quanto ao AMOR : como o poderemos definir ? DE acordo com o patamar do aprendizado onde estamos . Nada de Teorias ...de referências a Filósofos ...a livros consagrados pelos Terr
    áqueos !!! Tão só com base nos nossos pensamentos , palavras e actos : Psicanálise ? Ai!!! o Freud !!!Esteve perto ...mas distanciou-se da missão que lhe foi atribuida enquanto na espiritualidade ...tal como Napoleon !!!A carne é fraca ...para nós ...os pouco rodados e maus alunos da matéria dada . O Ciume é uma forma primária do Amor ...posse...Ego...Individualidade primária . Amor Incondicional ? Quando lá chegaremos ? Judas ...apesar do que fez ...já lá chegou !!! com Dor !!!Quando não entendemos a linguagem do Amor ...entendemos a Dor : qual ministério da educação e justiça divino !!! Almas Gémeas ? Acredito que todos nós temos o(a) nosso(a) principe / princesa à nossa espera !!! grande parte das vezes passámos por eles sem que de tal nos aperçebamos...outras vezes não é suposto encontrá-los .
    Mestre : Seja Resiliente a bem de todos nós . Bacelli : siga o lema de Emanuel : trabalho,trabalho, trabalho...disciplina,disciplina,disciplina . Jesus Cristo e seus Mandatários o protejam ...bem precisa : tal a força dos inimigos do Cristo Redivivo . João Semana : um estagiário ainda imaturo na disciplina do Amor Incondicional . Inté ...Mestre

    ResponderExcluir
  21. Obrigado baccelli, obrigado Dr Inácio Ferreira só tenho a agradecer os bons ensinamentos aqui posto a servisso da doutrina espírita, obrigado Jesus por esta grande oportunidade...

    ResponderExcluir
  22. Boa noite, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Marte e minhocas. Selecionemos o trecho "...Minhocas têm é que continuar comendo terra e produzindo húmus..." da mensagem semanal do Inácio Ferreira (IF). Qual é o motivo desta seleção? É a notícia "Cientista determina que minhocas podem viver em Marte" (29-11-2017 13h27-13h32 - Ciência e Tecnologia - Sputnik/RT - Jornal do Brasil). Como entender essa questão? Segundo a notícia (Sputnik/RT), Wieger Wamelink, biólogo da Universidade de Wageningen, Holanda (= Países Baixos), e equipe realizaram um experimento empregando minhocas ('earthworms' = 'lombrices de tierra') para verificar se elas reproduziriam num meio ambiente simulado ao do planeta Marte. Dessa forma, essa equipe de cientistas "...descobriu que minhocas podem se reproduzir em solo marciano..." Mais adiante da notícia, lê-se que "...Cientistas estimam que minhocas vão ser um elemento-chave para alimentar seres humanos em Marte no futuro, bem como para propiciar um ecossistema agrícola sustentável, pois vermes destroem e reciclam matéria orgânica morta." Esse mesmo noticiário pode ser lido em espanhol como "Hallan um animal adaptado a la vida en Marte" (28-11-2017 14:18 GMT - RT - em tradução livre: "Acharam um animal adaptado à vida em Marte"). Esse experimento foi divulgado no site "ScienceDaily" - www.sciencedaily.com - como "Earthworms can reproduce in Mars soil simulant" (27-11-2017 - em tradução livre "Minhocas podem reproduzir-se em solo simulado de Marte"). Bem, nobre irmão IF, perdoe-nos, mas somemos uma outra função desses vermes à biografia deles: ser um extramarciano, isto é, um ser terrestre 'colonizando' Marte! (rsrs...rsrs...rsrs...)!!! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (22:43)!!!

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde Dr. Inácio e Baccelli!!

    Fantástico!! O tema abordado para mim foi muito esclarecedor!!

    Muito obrigado, gostei muito da explanação!!

    Abraços!!
    Fiquemos com o BOM DEUS!! \O/
    Carlos A. Gomes

    ResponderExcluir