domingo, 29 de setembro de 2019


“PASSEATA” ESPÍRITA

Estamos no tempo das “passeatas”, das reivindicações nas ruas e praças públicas. Liberdade de expressão do pensamento. Democracia. A prática, porém, não é nova. Gandhi, em sua luta pela independência da Índia, convocava o povo indiano para longas caminhadas – a mais famosa delas, a Marcha do Sal, de quatrocentos quilômetros, que durou vinte e cinco dias, na qual ele apanhou prá burro.
No Movimento Espírita, creio, sinceramente, que estamos carecendo de uma “passeata” (ou de várias) – sempre pacífica, claro, protestando contra o mercantilismo, que vem ensejando o Elitismo.
“Passeata” contra os Congressos pagos – aliás, contra toda atividade doutrinária de palestras que seja paga, não importa se cobrando 1 ou 1.000 reais, ou até mais, como vem acontecendo, ante o mutismo dos Órgãos Unificadores, e o aval explícito dos oradores que participam das programações.
Sim, os oradores e médiuns que concordam em participar de Congressos e Encontros Espíritas pagos também são responsáveis – são coniventes com o Elitismo que vem desviando o Movimento de sua nobre finalidade.
Muitos desses convidados dos Congressos pagos, dizem: - Não sou eu quem organiza... Compareço em nome da Doutrina... Sofisma! Se agissem em nome da Doutrina não haveriam de dar o seu endosso a tamanho descalabro.
Os Congressos pagos, que, infelizmente, estão se multiplicando no Movimento, são verdadeiros cânceres doutrináriostumores malignos altamente comprometedores da saúde do Movimento, e, para eles, não há a menor justificativa.
Arrecadar dinheiro para obras sociais?! Melhor, então, que elas não existam.
A Doutrina, em si, é a maior contribuição que pode ser dada ao mundo descrente da atualidade.
Chico Xavier, toda semana, realizava trabalho assistencial na periferia da cidade – com doações espontâneas! Não cobrava entrada no “Grupo Espírita da Prece”...
As obras assistenciais podem, e devem, organizar promoções beneficentes com a finalidade de sustentá-las – cafés, chás, almoços, jantares, etc.
Então, seria interessante, sim, que “passeatas” espíritas fossem levadas a efeito para combater esse estado de coisas, que, infelizmente, tem os seus incentivadores – determinados Congressos – você é bom em aritmética?! – têm rendido, por vezes, em dois, três dias, a bagatela de 500 mil reais, ou mais! Haja Instituição Assistencial com tamanha despesa, não é?! A verdade verdadeira, como dizia a minha mãe, é que a coisa virou comércio – a preocupação é mais com $$$, que com a divulgação da Mensagem Espírita.
Insistiram comigo para que voltasse com estas crônicas no Blog – não deveriam. Agora, terão que me aguentar nesta tribuna... E não me venham dizer que, estando “morto”, não tenho direito a opinião. Tenho. E sabem por que tenho?! Porque, infelizmente, a covardia de opinião, entre muitos encarnados que se dizem espíritas, vem imperando...
 Ah! Em tempo: se essa gente tivesse que morrer na fogueira como os cristãos de outrora, o que haveria de ser de nossa Causa?!...

INÁCIO FERREIRA

Uberaba – MG, 29 de setembro de 2019.



34 comentários:

  1. Bom dia!! Na paz!! Tá tudo certo!! Jovem ! Inácio Ferreira! Democraticamente!! me permita dar "pitacos " controversos : concordo, contigo no tocante onde você coloca "... a preocupação é mais com reais do que com a divulgação da mensagem espírita...". Concordo também com sua mãe "... a coisa virou comércio ...". Esse espírito aqui , tem opinião formada até então sobre o assunto ( não descarto possibilidade de estar enganado ), mas, todo o CÂNCER, está na forma de lidar com o dito DINHEIRO!!, ele, é benéfico , aliás , muito benéfico , tem sim um atrativo enorme de vícios e mazelas , mas, também é sem duvidas, de um dos maiores potênciais de PROVAS!!! Saibamos usá-lo pelo intuito que ele foi criado , e , tudo o mais virar por acréscimo!!! Partindo desse princípio , prefiro bater nessa tecla em detrimento de o mau dizer!!! Porque , ele é bendito e não maldito!! Porque então , destruir essa que é uma das mais eficaz prova e expiação um espírito possa usufruí-la para elevação ou detonação !!??? Agora , vamos falar de Chico ( "cisco"): chegaremos lá, todos , absolutamente todos nós , mas, primeiro , vamos encarar a prova e expiação do "bendito dinheirinho "!!!! Tá tudo certo !! Muita paz ! Pra todos nós !! Antes de combatermos o dinheiro , prefiro doutrinar os espíritas a desenvolverem conversações saudáveis em torno da "política ", pois, fingimos correr do assunto , e no entanto , estamos mais necessitados Dela do que outra aptidão, afinal , as relações visíveis /invisíveis, devam ser mais intensificados como nos orientam eles próprios por intermédio de Kardec, e se, espírito é gente , e, gente é espírito , e , por vários "céus ", continuamos nessa condição , então , o mundo do além túmulo também se faz , pratica , e, discutii-se política. O próprio espírito é político . E, duas uma : ou Andre Luiz, "viajou " em " nosso lar ", ou, somos hoje nosso lar amanhã !! Assim , se somos aqui , imitação com tempos de atraso do que se sucede aí em "cima", teremos inevitavelmente que, termos em futuro próximo , governadores ao calibre do de "nosso Lar". Descreve Andre , que foi na "porrada", mas, sinto falta de "detalhes", mais precisos de qual foi a "política" adotada pelos "nossolaristas" para nomear esse Governador!?? E olhe que , a bem da verdade , foi você Inacio , quem nos desanuviou nossos entendimentos sobre as narrativas da obra de Andre ! Porque, até então , nos fingíamos de cegos nessa questão política de "Nosso Lar". Assim : SIMPLIFIQUEMOS!!! Creio, seja isso os invisíveis nos solicitam , para atingirmos o grau satisfatório desse entrosamento entre os 7 Céus!! LIBERTAÇÃO!!!!...

    ResponderExcluir
  2. Ah !! Em tempo : abro aqui para elucidações, inclusive críticas : O bônus horas , e o dinheiro , não tem relações próximas !?? ... o uso adequado do dinheiro , não renderiam espetaculares dividendos em bônus horas!!???...

    ResponderExcluir
  3. Porque !! Amaldiçoar! O que não conseguimos viver sem !?? Certa vez,,uma dirigente do centro fez uma colocação que enraizou no meu cérebro : "... se algo lhe incomoda no seu semelhante, pode procurar , porque , aí tem...". Sem dinheiro, sem trabalho , sem remuneração , tá tudo interligado , ninguém sobrevive!!! Uns ganham mais fácil , outros mais sacrificados, uns fazem mau uso , outros o sabem administrar. Defendo , defendo sim, uma remuneração aos Médiuns , para que possam dedicar-se com maior tempo à causa humanitária , de atender às relações visíveis/invisíveis, nas casas espíritas, as quais transformaram-se em verdadeiras enfermarias psíquicas mesmo !! E vemos , quanto seria benéfico a todos, se médiuns conseguissem exercer dedicação exclusiva a causa!! Gostaria muito de presenciar um debate com os invisíveis HOJE, sobre o assunto !! Creio, esse seria um ótimo tema para complementação da CODIFICAÇÃO!! Complementação atualizada do LIVRO DOS ESPÍRITOS!!! ...

    ResponderExcluir
  4. Tô aqui de volta !! Esse assunto requer que o movimento espírita o encare e não se acovarda, com receio de cometer os mesmos erros do catolicismo, acumulando riquezas num palácio de pedras e de interesses pessoais ! Dentro do movimento , todos se esquivam de discutir o assunto , o que , não deveria ser , pois espiritismo uma doutrina universal dos espíritos!! Então , esse assunto deva sim ser pauta . Inclusive , defende esse espírito aqui , que, convive no meio de ambos os lados frequentemente, ricos , pobres , bandidos e mocinhos, visíveis e invisíveis , testemunho diariamente os sofrimentos dentre todos por conta quase de unânime decorrente desse qye deveria ser abençoado , mas é , amaldiçoado DINHEIRO. Uma espécie de pebliscito , enquete , advinda daqueles que têm a possibilidade dentro do movimento de o fazer , com a pergunta aos visíveis e obviamente serão ajudados nas resposta pelos invisíveis: você é a favor de que os médiuns sejam remunerados: SIM ( ) ou NÃO ( ) ?? . E , democraticamente, deixem a maioria opinar , tanto de médiuns , atendidos, frequentadores , voluntários , trabalhadores, etc... Voltando ao " Nosso Lar" , mais uma dúvida: como é mantido , as fábricas , os jardins, os prédios públicos , e como construíram os enormes muros , guaritas , as casas, e a remuneração dos vigias , produtores , etc....??? , bônus horas !? Blz!! Mas, vivem esses trabalhadores , por conta disso? Recebem os bônus horas né !? Porque , lá eles não necessitam mais do que isso ! Mas, e aqui , queremos também seja assim ? Voltarmos ao tempo antigo ? E como fica o progresso ?? Sem dinheiro ? Só no bônus horas ? Trocando o que eu sei fazer pelo que você sabe fazer ? Tudo bem , então , façamos o mesmo com os médiuns ! Mas, lembremos: aqui , eles precisam "comprar " suas necessidades da carne !! Médicos , operários , moradia ,etc..., ( lembrando , são todos médiuns ), são adquiridos com Dinheiro!!! Ora!! Pensemos !! E vamos um pouco mais além !!! Deixando de lado as velhas dogmas, e medos !! Evoluir !! Em todos os sentidos !! A cada um , segundo as suas obras não é mesmo !! Agradeço ! Muito a você Inácio Ferreira , ( a quem tenho muito respeito , admiração , e nem saberei dizer quando conseguirei me aproximar das suas qualificações e moral no exercício da caridade ) , por nos dar essa oportunidade de explanar nesse espaço maravilhoso, numa singularidade de oportunidade interação visível/invisível . E , podem bater ! Batam !, de cum força, esse espírito aqui tá já calejado de levar porrada !! Hahaha, sei qye muitos vão dizer : esse cara tá sendo subjugado , sofrendo influência da turma do Leymarie. Tudo bem , mas , levem a conversa para os seus devidos travesseiros, onde certamente irão receber intuições a respeito !!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom , Dr Inácio !!!
    O senhor está de volta , reforçando a postura do Baccelli .
    Inclusive , o Baccelli , no último encontro dos Amigos de Chico Xavier , abordou com objetividade e clareza esse tema , se colocando contra o mercantilismo , dentro do movimento espírita .
    Parece que as pessoas estão hipnotizaras .. precisam acordar , ainda que seja através de “ passeatas “, para o verdadeiro sentido da vida .
    Podem se preparar , mais agressões virão !
    A luta é árdua .. que tenhamos a proteção Divina .

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Dr. Inácio e Baccelli. Infelizmente essas coisas estão ocorrendo sim. Os hotéis são de 5 estrelas, tudo ridiculamente sofisticado, esquecem que Jesus não deu esse exemplo para ninguém. Como dizemos por aqui: ¨ Arre égua¨ com esse tipo de ¨Coisa¨ pois isso nunca foi ESPIRITISMO. Pronto, falei! Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Dr. Inácio e Baccelli. É... passeata de espíritas? Acho meio difícil, pois muitos não gostam desse tipo de testemunho com a Doutrina que professam tão bem em palavras. O senhor quando diz que "...se essa gente tivesse que morrer na fogueira como os cristãos de outrora..." creio que as lenhas teriam outras finalidades mais existenciais do que para queimar espíritas. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! 'Passeatas' internas. Agradecemos a bondade de Inácio Ferreira (IF) por retornar aos seus comentários habituais sobre o como o Espiritismo (ou Doutrina Espírita) deve ser compreendido no seu verdadeiro papel de "...movimento libertador de consciências e corações..." (Emmanuel - XAVIER, Francisco Cândido/André Luiz. Missionários da Luz. FEB, Prefácio "Ante os tempos novos", Pedro Leopoldo, 13 de maior de 1945)!!! 'Passeata' conduz-nos à compreensão de que seja movimento, ou seja, sairmos do nosso campo mental de conforto de ser humano velho (Ef 4:17) no pensar, sentir, agir e reagir neste abençoado Mundo Espiritual chamado Terra para uma mentalidade melhor em direção ao Mundo de Regeneração em harmonia com o Pai! Esse movimento depende de cada um de nós! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:44)!!!

    ResponderExcluir
  9. Bom dia a todos!!!

    Prezado Dom Tamer, parabéns pela sua coragem de abrir o diálogo, mas não concordo com você.... kkkk

    Pensei, pensei, mas não muito e fui direto na raiz, ou melhor, na fonte:

    Quem crucificou Jesus foi o dinheiro e o poder que o dinheiro proporciona. Bem resumidamente, claro, mas é algo assim. Na sequência a Igreja e depois as Igrejas viram que era bom e foram negociando e ganhando poder.... e esquecendo a raiz. Raiz é um bom nome, mas não o mais adequado, talvez o fundamento, a base, a sustentação (donde se pode concluir que sou engenheiro, é o que posso..).

    Vou ao ponto político agora: quem tem de dar condições aos médiuns de trabalharem(ooops) exercerem a mediunidade em TODOS os seus aspectos é a Sociedade, através de seus governos ou (des)governos, e não o Espiritismo.

    Me dá arrepios imaginar a seguinte cena, terminada a Palestra o pessoal diz:

    Agora aqui forme a fila do passe com ficha de 30 segundos: um monte de pobre necessitado.

    Aqui formem a fila do passe de 1 minuto: a classe média necessitada.

    Aqui a fila do passe de 5 minutos ou mais, de acordo com a ficha: e meia duzia de mulheres e homens cheios de correntes de ouro e relógios Rolex, com motorista esperando na porta do Centro, todos necessitados.

    Mas a fila pior é a que se formou na saída, daqueles que não tem DINHEIRO, nem para a fila de 30 segundos e vão se reunir aos que estão lá fora pedindo uma contribuição para poderem ir na fila de 30 segundos. Vão todos para as filas de ônibus!!!!

    Meu (Nosso) Deus! Black Mirror!!!

    Um grande e enorme - dentro de minhas possibilidades - abraço fraternal a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!! Na paz! Tá tudo certo!
      Irmão de Ideal, Schico! Inicialmente , quero deixar bem explícito que : Deus me deu 2 ouvidos , 2 olhos e 1 boca , ou 1 dedo ( só consigo digitar aqui no celular com o indicador ), assim, tudo que falo ou escrevo , primeiro chegam aos meus ouvidos e olhos . Então , minha auto crítica . Caso algum espírito comungue com ela , ótimo , não estarei só , caso não , ótimo também . Me permite , não contra argumentar você , mas, explanar uma realidade : "Governos, remunerarem os médiuns !!! ". Vamos um pouco mais além : Governos, são quem deveriam arcar com as "obras de caridade ", e não esse monte de entidades assistenciais criadas por seus administrados , cada um e cada uma para servir a um propósito salutar , e outras nem tanto assim . Agora , vem a verdade que vai revoltar os menos desavisados : O administrado , tem de cumprir com uma única obrigação , de PAGAR SEUS IMPOSTOS, para tanto , com seu trabalho e de conformidade com a Lei Terrena , até o Máximo de 25% de suas rendas sejam revertidas aos estados ( e mais os impostos indiretos de consumo ), ok !? Ok nada !! Desde os tempos primórdios que convivemos com a revolta do povo nessas obrigações, cobradores de impostos vorazes que nem IENAS , e pagadores de impostos , espertos que nem ÁGUIAS , e o pior , cada um busca sua própria maneira de "burlar " sonegar tais obrigações ( inclusive eu e monte de espíritas , e boa parte das próprias entidades assistenciais criadas com fins" filantrópicos" ), sejam as formas, vou listar algumas : comprando produto pirateado ; deixando de exigir cupom fiscal de ambulantes ( sim , isso mesmo , estamos com as ruas cheias de ambulantes , se valendo dessa condição para burlar o fisco , como MEI, onde por lei faturamento mensal seria de 7.5 mil, eles faturam isso em 3/5 dias , como não são obrigados a emitir e ninguém exige cupom fiscal ..., sonegam ); as empresas buscam várias "brechas " para sonegarem ; o cidadão na anciã de fazer um bom negócio e ter satisfação pessoal de que , se deu bem !, busca cegamente , sem pensar na contribuição que desse negócio irá para o Estado , mas sim no negócio em si , e dane-se o dali pra frente nessa cadeia ; etc.., etc..., ou seja são inumeráveis sentimentos individuais nessa linha de conduta que está enraizado nos terráqueos!! O dedo na ferida dói, inclusive na minha , questão de :CONSCIÊNCIA né !!! Eis aí , na consciência, onde tudo essa discussão nos levará!!. Inclusive , as tais FILAS de atendimento nos centros espíritas, assinalado pelo companheiro, filas de 1,00 , 5,00 ...30,00 kkkkkkk. Tendo consciência!!! Tudo o mais se tornará segundo plano ! Inclusive essa nossa "discursão ".

      Excluir
    2. Facilitar a vida do próximo, eis o princípio mestra de todas as outras caridades , se todos facilitassem a vida do próximo , Governos e Governados estariam em comunhão , tudo estaria no respeito e compreensão ! Eita ! Não estaria aí "Nosso Lar " !?. A gente tem mania de ficar batendo numa mesma tecla , qye por vezes, já estamos calejados de saber , mas, nosso orgulho e vaidades não nos deixam buscar as mudanças necessárias , mas sim, sentarmos no comodismo, ou buscar o velho arqueiro em nós ! Mudança ! É preciso coragem , porque , ela sempre foi e será pela DOR, nunca pelo AMOR!! Certa vez , eu tive de ler no watzapp uma direta no meu espírito , quando um internauta se dirigiu a mim : "... é fácil ser valente e falador e afiado na língua aqui nas mídias sociais , quero ver você com essa valentia toda nas ruas , brigando pelos seus conceitos...". Pura verdade , tive de ler!!!...e agora !!?? Bom !, cada um com sua consciência né ! Façamos um pouquinho a cada dia , buscando com nossas atitudes e não com palavras influenciar nossos próximos mais próximos. Uma coisa é certa : se vivermos cada encarnação de olho na próxima ! Tudo modificará em nós!! Inclusive a melhor maneira de "administrar " as filas de atendimento nos centros espíritas!!! Não generalizemos e nem vamos instituir o tal "telão dos pobres ". Aliás, quem são os "pobres " ??? Criaram a "indústrias dos pobres ". Porque são usados como massa de manobra !??. E pior , os pobres se acomodaram nessa situação , ficam à espera do deus provem ! Outra covardia fizeram com os "pobres" : criaram as tais cotas nas universidades para Negros, Índios, etc..., alegando temos uma dívida social com eles. Ora ! Dívida se paga com dignidade e não com esmolas ! Anulam qualquer possibilidade desses espíritos hoje, encarnados como "pobres" de terem alguma dignidade . Na loucura de pagar tal dívida , exerceram a mais cruel forma de racismo ! Declarando a alto e bom som aos semelhantes que, esses são , "incapazes", palhaçada viu !! E porque , sempre tem algum espíritos visível se enaltecendo às custas desses que se intitulam "pobres "!???....., pensemos ....., pensemos...!!!???? Até onde , cada um de nós contribuímos para essa situação !??? Aqui, não tem ninguém santo não ! E , tanto aqui visível, como no invisível , somos TODOS, devedores , e , credores , uns dos outros !! Nessa nossa louvada " escolinha de ensino fundamental planetinha azul celeste ". Política !? , todos nós exercemos , ela é um "mal" necessário , fazemos política dentro de nossos lares , até mesmo os espíritos de escol as fazem , quantos relatos temos de espíritos elevados solicitando intervenção por aqueles que lhes são caros e em situações de mazelas !, agora mesmo , acabamos de acompanhar junto a Inácio , as reflexões sobre a obra Libertação !! Ora!! Libertação de Matilde , foi "politica " das mais elevadas , mas, foi ... certo é que , evoluir , vamos todos , por bem ou por mal , mas, vamos !...precisamos é urgente refletir sobre a meu ver , maior das missões de Kardec na codificação , conforme anunciado por ele mesmo " ... nos trazer o mundo dos espíritos , e , nossas RELAÇÕES com eles ...".

      Excluir
    3. É tudo muito simples, nós quem dificultamos ! Saiba lidar com o DINHEIRO, e tudo o mais lhe será dado por acréscimo. Tá tudo intrínseco lá no L.E. Dinheiro não é praga, e sim solução, inclusive para caridades. Jesus !! Ah !! Jesus !!! Precisamos desmistifica-lo!! Traga Jesus para os dias de hoje , como seria sua pregação hoje !?..., óbvio , a essência permaneceria , não se discuti isso , mas, a forma das parábolas!! Seriam as mesmas , ou , usariam nossos vícios atuais ? Ou mesmo , teria parábolas !? Ou seria mais direto !? Não tenho dúvidas de que , os mesmos , iriam crucifica-lo! E a essência da SIMPLICIDADE seria a mesma !! Vamos então, simplificar!!! Não podemos fechar os olhos para essas discussões , os espiritas se esquivam de falar sobre o assunto , alegando a doutrina não se identifica com isso, uai ! Identifica com que então !? Com seus dogmas espíritas !? , temos evoluir sim , a 2.000 anos , vivíamos em um sistema imperialista onde o dinheiro era estampado uma única figura , a de Cesar . Hoje , estamos numa democracia capitalista , ( lembrando , o capitalismo permite a qye todos tenham seu trabalho remunerado conforme suas capacitações ) e o dinheiro estão as figuras de animais , além do que , científica e tecnologicamente evoluímos em 70 anos absurdamente, mas o espiritismo insiste em se manter enraizado a 2.000 anos , e os espíritos !?? Será também estão enraizados lá!?? Comodismo !! Só pode !!Nossas relações com os invisíveis !! Ela é inevitável e teremos aprender. Agora mesmo aqui no DF , terminou hoje um julgamento mais longo da história , de um crime em que a filha terminou por ser acusada de mandar matar os pais e a empregada em um apartamento no centro da cidade. Levou 6 dias de julgamento , um enorme aparato de pessoas , e nem mesmo teremos certeza de qye foi feita justiça !! Ora!! Tudo isso estaria bem mais fácil , e menos penoso saber a verdade , se chamasse os próprios assassinados para esclarecerem os fatos !! Uai!! Estamos todos no mesmo mundo , só em tempos diferentes !! Aliás, vou aproveitar a deixa aqui , para responder ao companheiro Anônimo , sobre seu pronunciamento com relação assunto semana passada qye se estendeu para hoje: irmão Anônimo ! Nessa mesma linha de raciocínio , são os OVNIs e nossos irmãos Índios !! São todos ESPÍRITOS. Assim , quando aprendermos a "falar " ddiuturnamente com eles , numa conversação natural entre 2 semelhantes, tudo e todas as perguntas terão suas respostas de forma precisa ! Espíritas !!! Cuidado ! Estamos repetindo os mesmos erros do catolicismo, criando dogmas, e estaremos a um click de elegermos nossos hereges! Lembremos sempre , a doutrina é dos espíritos , e não de uma meia dúzia deles!! Fico imaginando : como poderia Deus , permitir tanta evolução científica , tecnológica , conhecimentos diversos e amaldiçoado o dinheiro !?? Sem esse abençoado dinheiro , tudo ficaria arcaico !! Problema não está no dinheiro , mas sim , em seus usuários ! Tanto os que tem muito , quanto os que têm pouco , e mais ainda dos que não tem nada! Um rico avarento é lamentável , tanto quanto um pobre invejoso e revoltado !! Fomos já orientados : " ... estudais , e, observais ..."! Reflitamos, e vamos um pouco mais além ....
      PS : usei aqui de muito parafraseamento, espero seus autores não se incomodem!!

      Excluir
    4. Bom dia a todos!!!

      Obrigado, Dom Tamer pelas suas respostas!!! Legal!!! Nessa seu celular derreteu a bateria... Temos muito chão pela frente e nem sei se nossos netos estarão melhor do que nós.

      O ESE aborda muito bem e suscintamente o assunto RIQUEZA-POBREZA-ORGULHO-HUMILDADE-CARIDADE. Admiro muito a felicidade e a habilidade dos Espíritos que o trouxeram até nós de maneira que ele sempre pode ser interpretado de acordo com as condições evolutivas do momento. Agora somos nós fazendo isso.

      Você esgotou o assunto sonegação de impostos. Nesse nosso Brasil só paga imposto completo o assalariado, porque é tomado antes de receber. O restante dos pobres e ambulantes faz o que pode e os ricos pagam fortunas para usar de "engenharia fiscal" habilmente construída por brechas na lei muito bem pagas para criar sua existência.

      Em Nosso Lar já devem ter aprimorado a maneira de distribuição de bônus hora. Bom, presume-se que passistas recebam bônus hora por passes prestados. E todo mundo receba bônus hora por toda e qualquer coisa que faça pela comunidade e sua evolução. Talvez eles estejam ainda longe da perfeição, mesmo porque estão só um pouquinho (que já é muuuuito) acima de nós. Mas, me atrevo a pensar, que talvez a gente também receba humildes bônus hora pelo pouco (no meu caso pouco mesmo) que fazemos aqui. E o melhor: acho que ninguém faz com essa intenção.

      Concordo com sua abordagem da evolução científica, tecnológica que devem ser acompanhadas de evolução social também. Sou apaixonado por isso.

      Tá aí: o problema não está no dinheiro mas nos Seres Humanos. Ao oficializarmos o pagamento à atividade mediúnica não estaremos nos rendendo ao sistema?

      Um grande abraço fraternal a todos!

      Excluir
  10. Bom dia a todos meus irmãos!
    Respeito a sua opinião Dom Temer, mas na questão de envolver mediunidade e dinheiro discordo completamente , a menos que a comunidade científica aceite e entre no catálogo das profissões regulamentadas por lei . E ainda que isso aconteça eu seria contra a mediunidade paga no meio Espírita porque o Espiritismo é a escola da CARIDADE ( FORA DA CARIDADE NAO HA SALVACAO ) . Uma discussão dessas é o que as trevas estão esperando porque o movimento espírita , através de seus "órgãos unificadores" aprovaria a proposta imediatamente , e já estabeleceram o valor do passe pelo tempo de duração como disse o amigo Schico , kkkk, e Também a taxa das palestras , o prato de sopa , etc etc etc...
    Desculpem- me a franqueza , mas é uma piada o que estão fazendo com a Doutrina através de seus representantes mais conhecidos . Em um site muito conhecido tinha um anúncio de um encontro " fraterno" no mesmo fim de semana do e contro dos amigos de Chico Xavier pela bagatela de 3600,00 por pessoa em ap duplo ou 4950,00 ap INDIVIDUAL- fraternidade meio cara né . Acredito que já está incluso residência fixa em NOSSO LAR após a desencarnacao por esse valor .kkkk
    Não podemos esquecer que a Doutrina Espírita é a escola da CARIDADE(AMOR) e que somos espíritos ENDIVIDADOS E muito endividados. Por enquanto misturar as coisas é um perigo enorme !
    Outro ponto que discordo do seu comentário é sobre a política do Nosso Lar representar um atrazo. No meu entendimento , aliás foi o Dr Inácio Ferreira que me ajudou a ver dessa forma , Nosso Lar é uma cidade futurista . É a meta a se alcançar em todos os aspectos , políticos, econômicos e sociais . Bônus hora Lá é a mesma coisa que dinheiro aqui . Provavelmente o papel moeda esteja extinto por lá , somente isso. A forma como lidam com o dinheiro é diferente . Sem apego avareza e nem ganância doentia .
    Como está escrito se dá mais valor a experiência adquirida com o trabalho do que o ganho monetário.
    Mais uma opinião na roda .
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  11. Hoje só quero agradecer ao Dr Inácio/ Baccelli pelo maravilhoso estudo do Livro libertação. E agora por essa crônica tão pura e verdadeira, e fala por todos que tem a mesma opinião inclusive a minha em gênero, numero e gral.Estou desistindo de Centros Espiritas. Rogo as Bençãos de DEUS pra todos nós. PAZ E BEM.

    ResponderExcluir
  12. Boa noite a todos. Nunca fui e espero nunca ir em tais eventos. No fundo sabemos que a maioria é autopromoção e venda de livros.
    Sopão gratuito e palestras públicas e de quebra umas doações do Evangelho Segundo o Espiritismo, cm dinheiro do próprio bolso é claro. Aí sim, estaremos falando em nome da Doutrina. Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Concordo sim com Dr.Inácio. Se todos nós espíritas experientes, com mais conhecimento, nos preocupássemos com a simplicidade, a gentileza e a fraternidade, dentro de nossas Casa Espíritas, a Doutrina estaria cumprindo seu papel de consoladora e depois de esclarecedora. Quem chega sofrendo em nossas Casas, não quer saber de conceitos básicos doutrinários. Está em busca de uma palavra amiga, acolhedora e amorosa. Tudo isso pode ser passado através de simples palestras, feitas por por pessoas que saibam fazer isso no próprio grupo. O espiritismo não precisa de grandes eventos. Falar bonito e difícil pra nós, só irá satisfazer nosso orgulho em sermos os melhores. Tudo o que precisamos está nos milhares de títulos de centenas de autores. Para nós espíritas, para o nosso grau de entendimento, os espíritos nos dão vasto material. Vamos cuidar dos irmãos em humanidade que cada vez mais, desencarnam buscando o céu,ou querendo dormir o sono da espera do juízo final. Preocupemos em auxiliar os pais na educação da criança da Nova Era, mas não com megas encontros, seminários, etc, pq eles não estarão lá...mas estarão pedindo socorro diariamente em nossas Casas.
    É isso meus amigos. E pra isso não precisamos de dinheiro... Nós somos responsáveis em manter nossas Casas dentro da maior simplicidade possível, sem que pra isso elas tenham que estar "caindo aos pedaços", pq nossas residências, não são assim...

    ResponderExcluir
  14. Bom dia dr Inácio e Baccelli
    É difícil a humanidade aprender o dai a Cézar o que é de César e A Deus o que é De Deus...não é mesmo dr Inácio?
    Realmente o nosso mundo é material...e tudo aqui é pago..
    Se não paga..*corta*...
    E aprender a lidar com o dinheiro em nosso mundo é um grande aprendizado..
    Eu raciocino sempre pelos bons exemplos que tenho:
    Chico atendia centenas de pessoas em uma casa simples..e nela realizou a maior obra do espiritismo...
    Realizava evangelhos à sombra de um abacateiro..
    Saía de sua casa..visitando locais de dor...
    Dr Bezerra cobrava de quem poderia pagar..para com esse dinheiro atender e dar remédios aos que não tinham condições.
    Baccelli mesmo realiza atividades...em seu Centro para conseguir levantar dinheiro para as despesas..
    Há muitas maneiras de lidar com o dinheiro..para pagar os custos de um centro..sem se corromper..
    Somos usufrutuarios..nada nos pertence..
    E se alguém ainda tem dúvida sobre isso...a dona morte vem aí..nos lembrando que nada levaremos desse mundo a não ser as conquistas do espírito...
    As barganhas Com Deus são tão antigas não é mesmo dr Inácio?
    E ainda as vemos nos dias de hoje...
    Boas intenções de fazer o bem..não combinam..não tem nada a ver com dinheiro...
    E o nosso maior exemplo JESUS..
    Dai de graça o que de graça recebestes..Deus dá...Deus tira
    Tudo pertence À Ele..
    Caridade não é profissão..
    O que passar disso...é desculpa da consciência...
    E livrai-nos da tentação...de todo mal..assim seja
    Beijos
    Cris

    ResponderExcluir
  15. Olá a Todos, Qual o melhor exemplo que DEUS nos deu " O CRISTO JESUS " certo. Qual é o melhor exemplo que a Doutrina nos deu e da na atualidade, para mim é CHICO XAVIER quem viu sua História e vida em livros e filmes, ele nunca cobrou mas sempre se deu. Em épocas mais difíceis do que agora. O Dr Inácio passa nos a informação de que temos que corrigir a nossa rota pautada na Doutrina. Sem falar na questão do corpo físico que faz tenhamos o esquecimento do que devemos/prometemos junta a Doutrina.

    ResponderExcluir
  16. Kardec pergunta aos espíritos:
    Onde estão escritas As Leis De Deus?
    E a resposta dos espíritos é bem objetiva:
    * Na consciência *

    Então consultar a consciência sempre nos traz respostas

    Se cometemos algo e nossa consciência estrebucha...com certeza o caminho é equivocado

    Mas se ao cometermos algo a nossa consciência se sente em paz...
    O rumo está certo..

    Assim será sempre com o dinheiro ou com a moeda de qualquer mundo
    É assim que sinto

    Vale a pena lembrar Jesus ao expulsar os vendilhões do templo e dizer não se comercializa as Coisas De Meu Pai..

    Jesus é muito claro quanto a utilizar os talentos que Deus nos emprestou
    O problema é que muitos entendem que multiplicar os talentos é multiplicar dinheiro..
    Quando eu penso que multiplicar os talentos é utilizar nossas possibilidades divinas..multiplicando o bem..
    E qdo desencarnarmos dizer:
    Está aqui...com honra..com a consciência em paz...os talentos que O Senhor me emprestou...

    Beijos
    Cris

    ResponderExcluir
  17. Bom dia a todos!!!

    Dr. Inácio/Baccelli, amei esse formato novo!!! Como é bom saber o que os outros pensam!

    Apenas como contribuição e para jogar "mais lenha na fogueira" lembrei de algumas coisinhas:

    - Nosso Lar, me parece, não é uma Cidade Espírita. É habitada por Espíritos, e também por Espíritas... Chico sabe muito bem o que faz e deve a ter escolhido como referência talvez para que pensemos nisso. Então, os Espíritas são apenas parte da população de uma cidade futurista pra nós e atual para eles. A Humanidade não é Espírita nem tem de ser, mas o Espiritismo ajuda a evolução do Ser Humano. Desconfio até que tenhamos pedido muito para sermos Espíritas nessa encarnação, então bora ser!!!É bom para todos!

    - Muito bem lembrado por CP o que Emmanuel salienta, aqui copiei e colei de Roteiro: O Espiritismo é, acima de tudo, o processo libertador das consciências, a fim de que a visão do homem (Ser Humano) alcance horizontes mais altos. Processo Libertador, ou uma "ferramenta' na linguagem atual, que nós estamos tendo, ao nosso alcance, a maravilhosa oportunidade de usufruir. Agora vai na linguagem de Emmanuel: usemo-la então! É GRÁTIS!!!! Por definição!

    Um grande abraço fraternal a todos!

    ResponderExcluir
  18. Boa noite ! Na paz! Tá tudo certo !
    Esse espírito aqui , realmente, é um despropositado, deturpador,,de uma classe inconsequente. Vejam vocês que: gosto de corromper os outros , tipo os flanelinhas , pois , quando dou 2,00 para eles vigiarem meu carro no estacionamento, na verdade eu sei que ele não vai vigiar ou mesmo saberá que quando eu voltar serei eu mesmo o dono do veículo , pago sim , para ele não arranhar meu carro! Sendo que o correto né, seria eu oferecer a ele um abraço ou um diálogo fraterno , por olhar meu carro , e não lhe dar dinheiro!! FIZ AÍ O MAU USO DO DINHEIRO NÉ!!....Aí , vejo a agonia dos meus irmãos de grupo, trabalham o dia inteiro , numa correria danada, enfrentando bronca de chefes , correndo para pegar uma condução , com carga horária de trabalho apertada , os recursos financeiros escassos , a família solicitando uma maior permanência junto a eles ,etc, etc...., chegam às reuniões - quando conseguem comparecer - exaustos , mas, precisam concentrar , esquecer seus problemas pessoais, driblar o sono, e se colocarem a disposição dos visíveis e invisíveis , com amor e entrega na condução dos atendimentos. Os que não estão nessas situações , são os espíritas , aposentados ou os de recursos mais abastados, será assim também em outros centros ? Me pergunto . Se for , então , os centros estão sendo sustentados tanto na parte financeira como operacional por idosos !!! Hum!!???....bom , voltando , dai vemos também , alguns funcionários do centro -muitos verdadeiros médiuns ostensivos - ali trabalhando com sua carga horária que lhe permite dedicar-se as atividades administrativas do centro e também terem seu tempo de folga livre . Dai, também eu me pergunto : meu Deus!! Ilumine esse meu cérebro !! Será que , esses médiuns voluntários aqui , também não poderiam ser funcionários remunerados desses centros ?? Não seriam os trabalhos de atendimento melhor conduzido se assim fosse , tanto para os visíveis quanto para os invisíveis!?? Mas, se assim fosse , como fazer para que pudesse assim proceder ,sem que os médiuns se corrompessem e ou a doutrina fosse esculachada !? E, como ficariam a parte das consciências daqueles irmãos ortodoxo que iriam prejulgar tais situações , podendo inclusive ser o câncer do movimento espírita tais divisões de opiniões !? Ah!! Meu Deus!! Só posso ser "louco" do juízo !! Com tais ponderações totalmente inversa as explicações espíritas , sobre as parábolas do nosso irmão e mestre Jesus!! a 2.000 anos atras ! FIZ AÍ O BOM USO DO DINHEIRO NÉ!!...Questões bem EXCLUSIVA DE CONSCIÊNCIA!!! Vamos esclarecer melhor as coisas aqui : Não concordo com os abusos e ou ostentações requisitadas por palestrantes ou congressos , mas, também não sou extremista fazendo-me cego a um exemplo o qual eu ainda não consiga me igualar , valendo -me da sua grandeza e simplicidade , do qual , mapeia a limitadíssimo número de espíritos. Preciso sim , buscar chegar a ele , mas, primeiro , preciso ser igual e chegar na maioria !

    ResponderExcluir
  19. Os irmãos aqui do blog , poderiam me esclarecer qual a quantidade de leitores semanal do blog ? Pois, vejo número de 204,3 visualizações no visor e me parece seja 204 mil e 300 ? Ou 204,3 leitores mesmo !? Em sendo um ou outro pergunto : cadê vocês irmãos de ideal ? Porque não se manifestam aqui? Nesse espaço esplendoroso ! Onde temos a bendita oportunidade de estarmos numa relação direta com os "mortos" ! E ainda tendo como intermediador um "morto" de excepcional bagagem e currículo inconteste ! Vamos lá !! Aproveitemos ao Máximo , pois aqui, a gente pode conversar com os espíritos , sem receio ou rodeios , afinal , espírito é gente como a gente né ! E não precisamos nos esconder com as palavras , pois , eles leem nossos pensamentos , assim , falar e se expressar com eles não precisa de rodeios e ou palavras calculadas e bem escritas , basta ser SINCERO!! Consciente de nossas e a deles limitações ! Afinal , não são eles quem nos governam !? Então não tenhamos medo , somos espíritas não é mesmo !! Espírito não pode ter medo de espírito , se bem que , espírito "vivo " , é bom não abusar ! O assunto da semana , nos oferecido por Inácio , e de atual conjuntura importante que a comunidade espírita o debatam, tentarmos com ele , amenizar essa "vertigem " os espíritas tem do abençoado dinheirinho ! Uma aversão injustificável , porque, sem ele nem mesmo um prato de sopa se consegue por aqui . Burlemos profundamente mesmo as nossas consciências, pois elas sim , lá no profundo seio da Alma , está resguardado todas as nossas fraquezas . E burlando que a gente consegue ir lapidando-as ! É muito mágico ser espírita , entendendo e praticando dia após dia , a pluralidade das existências e a imortalidade nossa ! É.., será seja eu , um dos ajudantes do coveiro!? Aquele que prepara a massa de cimento para lacrar o caixão!!!?...

    ResponderExcluir
  20. Bom dia dr Inácio e Baccelli
    Eu acho bacana fazer esses debates
    Ajuda a gente a amadurecer o raciocínio
    E faz a gente pensar
    E pensando mais um pouco eu gosto muito de me amparar em Jesus..
    Ele ensinou
    *Mas O Pai que está em mim é Quem faz as obras*
    Então qdo por exemplo damos um passe...temos espíritos nos ajudando..
    Não esquecendo que aqueles fluídos salutares...tb não são nossos...
    Um outro aspecto pra gente pensar..
    Quando Jesus curava ele dizia vai..a tua fé te salvou..
    Ele nunca disse..olha como eu sou espetacular..eu curo..
    Ele dizia...a tua fé te salvou
    Jesus tinha técnicas espetaculares para dar palestras...e ensinava por parábolas..com palavras e ensinamentos trouxe as Leis De Deus..
    Qdo damos uma palestra somos inspirados..por mentores..
    Então pensando aqui dr Inácio
    Se os que acham que tem que ter pagamento..fica aqui minha pergunta?
    Temos que dividir a grana com o alto?
    Temos que dar a parte aos mentores que direcionam os fluidos para o passe?
    E vamos tb pensar que não é só na doutrina espírita...
    É legal pessoas que se dizem religiosas vender santinhos ou agua benta e prometer milagres?
    É legal cobrar dízimo..qdo todos constatamos que enriqueceram ilicitamente?
    Cada um com seus cada uns
    Eu fico com Jesus
    Com Chico
    Com Bezerra
    Para mim é bem claro
    Dinheiro vem de trabalho..paga contas
    Porem caridade não é profissão
    É Lei De Deus...
    Se somos ajudados...gostaríamos que nos cobrassem?
    É justo receber dinheiro às custas do sofrimento das pessoas?
    É justo receber dinheiro em cima da fragilidade das pessoas?
    Vamos continuar pensando..junto com dr Inácio...que ai de onde está vê as coisas mais claras do que nós..
    Beijos
    Cris

    ResponderExcluir
  21. Bom dia!! Na paz!! Tá tudo certo !
    Sem medo de errar , podemos "resumir", Jesus, Kardec e Chico . Eu diria : fale com os espíritos , xingue se tiver qye xingar , elogie se assim tiver de fazer , seja simples , não invente. seja médium ostensivo ou não , em qualquer lugar , mostre o qye você realmente é , não cometa o único erro que poderia cometer , o de tentar mostrar o qye você não o é ! Na mesma proporção do flanelinha , eu também sou por vezes falso com crianças, se a mãe tá perto , passo a mão na cabecinha e digo : que menino bonitinho !!! Sendo qye na verdade , meu íntimo tá dizendo : moleque horrível!! , vontade é de te dar um puxão na orelha !! Kkkkkkk, acho que ninguém tá me ouvindo né !! Coitado de mim!! Eles estão vendo e ouvindo tudo . Mas, vamos nessa, exercendo diariamente para adquirirmos a naturalidade necessária . Aliás, justamente a naturalidade SIMPLICIDADE e SINCERIDADE, das crianças , "deixai vir a mim as criancinhas ", ou seja , espíritos com essas características né! , as duas condutas resumem todo o resto e a missão desses 3 espíritos - ou 2 né !! Kkkkkk. Tá lá ! Tudo na conduta de Jesus e na Codificação e depois na conduta de Chico . " o mundo dos espíritos , e como deve ser nossas relações com eles ", ou seja , nossos semelhantes né ! Parece fácil né !! Mas não o é , justamente aí que está a dificuldade , ser fácil demais ...., desafio algum espírito indicar onde Jesus ou Chico criaram dificuldades !?? Ou deixaram de ser sinceros !? Tem um "maluco " aí qye já fez esse resumo , chegou aqui com nome de Raul Seixas , e deixou mensagens nas letras de suas musicas , independe da condição de julgamento teremos da condução da vida desse espírito , as letras das musicas são o alvo . E , atentemos aos ditos populares até chegarmos à conclusão de ter realmente entendido a mensagem ! Ou seja : não procuremos chifre na cabeça de cavalo ! Porque, a gente pode até encontrar um unicórnio por aí , mas , cuidado com ele !!!...Relacionar , eis os mistérios dos mistérios. Deus quanto nos criou deve ter dito "pronto ! Estas criado , agora vou lhe dar a única condição qye precisas , a de relacionar-se , as outras virão em função dessa , inclusive o amar ". Os 3 psicotrópicos qye necessitamos : Relacionar , simplicidade e sinceridade !! Não invente ! Simplifique !! Muito espírito aí repetindo as mesmas coisas num monte de livro ( tem de manter a renda né ! Olha o dinheirinho aí!! Kkkkkk) , tudo repetitivo, então também me dou o direito de o ser : simplifique, simplifique , e ...., simplifique ....

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde amigos
    Vamos lembrar também que quando vamos trabalhar em um centro espírita por exemplo levamos o titulo de voluntários...
    Eu mesma assinei um documento para o governo assumindo que estava ali como voluntária..
    E todo ano eu tinha que assinar esse documento afirmando que estava ali de livre e espontânea vontade...
    Não sei se isso ocorre em todos os centro mas nesse funcionava assim...
    Sempre ouvi que o trabalho do médium é voluntário..
    Mas cá entre nós..voluntariado não é profissão..logo não é remunerado pois estamos lá porque queremos..ou seja de livre e espontânea vontade..
    Mas tb percebi...que a profissão de alguém pode tb ser um ato de caridade...
    Tenho uma amiga médica homeopata que 1 sábado por mês faz atendimento social à crianças pobres..inclusive fornecendo remédio homeopático em uma farmácia de homeopatia que tb faz remedios para quem não pode pagar..então essa minha amiga utiliza sua profissão seguindo exemplo dr Bezerra..
    Bacana ne?
    Fiquei pensando..já pensaram se cada um dentro de sua profissão fizesse ao menos 1 atendimento social?..
    Ou por exemplo eu sei cozinhar e ensino a alguem..ou faco um bolo e ofereço a uma familia..
    Sou médico e atendo alguém
    Sou dentista e tenho 1 paciente por mes..
    Sou eletricista e arrumo um chuveiro queimado..
    Um professor ensina 1 pessoa a ler e escrever..
    Talvez as pessoas sofressem menos e não dependeriamos só de governo..
    Voluntariado não é profissão remunerada
    Porem a nossa profissão pode ajudar alguém sem cobrar..
    Então o contrário sim é verdadeiro..
    O médium é um trabalhador de Jesus...e não de si mesmo..
    Beijos
    Cris

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde!! Na paz!! Tá tudo certo!. Cris Mammana, Você perguntou : "Temos que dividir a grana com o alto?
    Temos que dar a parte aos mentores que direcionam os fluidos para o passe?". Essa sua pergunta, eu também me faço constantemente e a faço também aos espíritos em geral, juntamente com mais outras , que solicito permissão aqui: Os Psicólogos e Psiquiatras, também teriam de dividir seus ganhos com o mais alto ? ; Temos que dar parte da grana aos mentores que nos direcionaram os fluidos intuitivos, quando "escrevemos" um livro ?, quando "editamos" uma letra musical ?, quando o medico "consegue" um diagnostico preciso para um tratamento ou durante uma cirurgia?, quando somos inspirados no trabalho em geral com algo "inovador" ?, um ator, um advogado, etc..., etc... Esse assunto é bem complexo mesmo!, no entanto, ele me inquieta o espirito! e não tenho nenhuma dificuldade em lidar com a discussão, faço-a naturalmente. Minha intenção não é tumultuar e sim, descortinar esse extremismo e aversão ao dinheirinho teem os espiritas de modo geral. Vivemos na Terra, e aqui, cada vez mais o dinheiro é combustível inevitável para cada ação nossa por aqui. Dai vem outra pergunta: Porque, tendo o dinheiro essa significância inconteste atualmente, vamos dognificando ( nem seu se esse termo existe kkk) o danadinho!!!??? Creio muito mesmo, que a melhor maneira seria abrir um debate franco a respeito dentro da Doutrina. Mesmo porque, não é ela a Doutrina Inovadora ? Irrestrita, dos Espíritos...Não descarto a possibilidade de estar enganado ( ok CP ? kkk), mas que eu possa, pensar!!...., pensar!....., pensar!!..... Unica certeza que tenho, é que, tudo é a maneira como você a usa e administra : Dinheiro, Sexo, Poder, Pobreza, Conhecimento, etc..., até a cachacinha! mineirinho gosta muito!! kkkkkk e uma resposta dos Espíritos de Escol a Kardec, são minha inspiração para isso : "... Muito mais do que imaginais, de um modo geral, são eles quem vos governam...". Obvio está que, tá chancelado na mente dos espiritas, o terror de conviver com algum tipo de "dinheiro" no uso da mediunidade dentro dos Centros, confesso que também a mim aterroriza. No entanto, temos um ser "humano" ali se disponibilizando a disposição como faz qualquer outra atividade, e estão sob pressão do tempo e hora dentro de um turno de 24 horas, o desgaste dos médiuns é grande....., o centro que eu frequento aqui no DF mesmo, virou um "Hospital/Escola", fiquei boque aberto quando soube da quantidade de atendimentos diários na Comunhão Espirita de Brasilia, como podemos melhorar isso ?? Ah!!!, acabei de receber aqui uma intuição!! " a não ser que, os invisíveis ponham os médiuns para "dormir", fazendo-os simplesmente de sujeitos passivos nas comunicações". Temos até um dirigente aqui, que tem essa teoria , de que, nos somos passivos e os invisíveis são os especialistas. Eu, por exemplo, exerço "função" de médium de sustentação, tento me manter numa concentração e numa conversação acirrada com os invisíveis, porque, se não for assim, eu simplesmente, durmo!! kkkkkkkk, detalhe : tenho uma deficiência auditiva!! kkkkkkkkkkk. Bom, o fato é que, sabemos das dificuldades alegadas pelos invisíveis da falta de médiuns para os trabalhos, principalmente dos mais preparados e ainda mais os com mais COMPROMETIDOS..., e são exatamente para esses últimos que levanto a possibilidade da REMUNERAÇÃO AOS MÉDIUNS!!. Coitado do meu mentor!!!, creio, vai pedir demissão!!!, se já não pediu!!! kkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia meu amigo Dom Tamer
      Eu tinha feito um comentário ontem acima desse seu último..
      Não estou aqui para combater sua opinião..pois é um direito todo seu...ou mesmo muitas vezes através de questionamentos descobrimos o rumo certo..
      Antes de tudo sugiro que vc assista o vídeo do Baccelli nessa mesma página dele..no amigos do Chico Xavier em Jundiaí..talvez vc entenda melhor..
      É uma sugestão ok?
      Um psicólogo e um psiquiatra estudam para ter uma profissão remunerada
      Um médium estuda para ser um voluntário..um cooperador..
      Se trabalha em qualquer setor de um centro espírita sabe e tem consciência que está lá de livre e espontânea vontade..
      Como eu disse acima no outro texto ele pode sim através de sua profissão exercer a caridade utilizando um pouco do seu tempo para ajudar a quem não pode pagar..
      Mediunidade não é profissão amigo..
      Vc estuda para ser um cooperador..um voluntário de Jesus..
      Quando eu coloquei a pergunta que vc mencionou acima foi pra gente pensar..
      Qdo lemos por exemplo os livros de André Luiz percebemos e entendemos o que significa ser socorrista..
      Realmente meu amigo o trabalho do medium muitas vezes é duro..
      Mas o pagamento daquele que se oferece para ser medium...voluntário é a felicidade de ver alguém se levantando..se reerguendo
      Você acha justo realizarem grandes congressos espíritas cobrando preços absurdos onde muitos de nós não podemos pagar?
      Você parou pra pensar que se vc for pagar um medium vc terá que cobrar de alguem..e esse alguém seria o assistido que muitas vezes nao tem dinheiro nem pra comprar o pão?
      Pra mim de uma forma simples mediunidade é ser ajudante do alto..para atenuar o sofrimento do outro muitas vezes passando por cima do seu próprio sofrimento..
      Como disse Baccelli nessa palestra..medium palestrante não tem que ser showman..
      Medium não tem que ser idolatrado..
      Jesus meu amigo deixa bem claro isso ao ser questionado se deveriamos pagar tributo a cezar..
      Nos ensinando que deveremos aprender a separar as coisas do mundo das coisas do Espírito..
      Uma das coisas que eu sempre lutei qdo trabalhava de palestrante era que tinhamos que falar com simplicidade..porque ali naquela platéia de assistidos tem os mais estudados..mas tb tem as pessoas simples..humildes que nao tiveram oportunidade de estudo..
      O trabalho do espírita meu amigo..no meu modo de ver..tem que que estar focado no bem estar do outro..
      Como eu emiti minha opinião em um dos meus comentários
      Precisamos sim do dinheiro..tudo aqui nesse mundo é pago..e por isso há muita miséria..
      Só que se nos dispomos a ser cooperadores de Deus como ensinou Paulo de tarso..a decisão foi nossa..ninguém nos obrigou
      Ser médium..ser voluntária é uma escolha..
      Porém Dom..mediunidade para mim não é profissão do mundo..logo a remuneração não existe..
      Quem conhece profundamente a vida de Chico Xavier..toda sua luta e perseverança como médium do Cristo..e resolve seguir seu exemplo...tem consciência de que o trabalho com o Cristo não cabe dinheiro do mundo..porque os sentimentos que o movem..fraternidade...solidariedade..piedade..cooperação..e outros sentimentos nobres..nenhuma moeda desse mundo meu amigo paga..ou vale..
      Nós somos aprendizes...temos muito o que aprender..mas mesmo assim Jesus conta com cada um de nós..inclusive com você..
      Um ótimo dia
      Deus lhe abençoe
      Abraços

      Excluir
    2. Bom dia a todos!!!

      Dom Tamer, você é hilário, autêntico e fundamental!!! Mas continuo não concordando com você, porem lhe incentivo a continuar questionando!!!

      Acho que a gente já ganha ou perde bônus hora aqui mesmo... cruel não é? Mas é assim e nós concordamos com isso.

      Nossas ações que contam não objetivam o bem estar material aqui, mas para mais adiante.

      Seria tão bom que todo mundo tivesse o básico elementar tão difícil em nossos dias neste planeta Terra e no Brasil. Aí não precisaria nem pensar em remuneração para não morrer de fome nem passar necessidades "desnecessárias".

      Em Nosso Lar e em outras cidades espirituais pelo planeta, no Brasil, na China, no Canadá, na Dinamarca, na Índia, em todas elas, talvez muitas já tenham encontrado alguma solução própria para isso, ou estejam a caminho de encontrar.

      Não é fácil. Mas se ninguém questionar nunca se chega lá...

      Cris mammana: tenho um filho médico e encho o saco dele para dedicar, gratuitamente, ao menos um período de seu trabalho para quem não tem condições para pagar. Por enquanto ele se mata em plantões diversos, enquanto termina seu longo período de especialização (5 anos!!!) muitos deles para quem não pode pagar, mas ele ganha.

      Um dia eu consigo e ele também!!!

      Um grande abraço fraternal, dentro de minhas possibilidades, a todos

      Excluir
    3. Boa tarde Schico
      Que bom...meu amigo
      Acho que nosso planeta vai chegar nessa fase..onde os que podem ajudam os que não podem..
      Seu filho vai conseguir também
      Abracos

      Excluir
  24. Dr. Inácio, bem-vindo, saudade da sua peculiaridade frontal! Os vendilhões do templo não desarmam. Descobriram que o negócio é rendável, agora ninguém os segura. A sua vulgaridade incomoda mesmo. Mas nós não vamos desistir jamais de assinalar a conduta indigna de quem se apelida de espírita. A sua crónica é muito esclarecedora e de exponencial importância para o movimento espírita. Grata, como sempre. Abraço carinhoso à equipa. Noémia

    ResponderExcluir
  25. Bom dia amigos
    Aqui está o link daqueles que desejam entender um pouco mais a posição do dr Inácio e do Bacceli nesse assunto acima
    Beijos
    Cris

    https://youtu.be/0IW_WfXWVN0

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia a todos!

      Obrigado pelo link, Cris mammana!

      Apenas como contribuição sugiro (copiando o estilo CP!!!) a leitura do capítulo 22 do livro Roteiro de Emmanuel por Chico - O Espiritismo na Atualidade.

      Copio e colo duas partes, mas a leitura do capítulo esclarece mais:

      A permuta com os círculos de ação dos desencarnados compele a criatura a pensar com mais amplitude, dentro da vida.

      Novos aspectos da evolução se lhe descortinam e mais rico material de pensamento lhe enriquece os celeiros do raciocínio e da observação.
      (...)

      E, para cumprir essa grande missão, o Evangelho é chamado a orientar os aprendizes da ciência do espírito, para que, levianos ou desavisados, não se precipitem a imensos resvaladouros de amargura ou desilusão.

      Um grande abraço fraternal a todos!!!

      Excluir
  26. Bom dia meus amigos !
    Porque a necessidade de fazer caridade ?
    Muitos imaginam que fazer caridade é ajudar os outros . No meu entendimento atual isso é um erro de interpretação.
    Vejamos : CARIDADE = AMOR correto !?
    Então praticar a caridade é aprender a Amar.
    Aprender amar alguém além de si mesmo.
    Porque amar a si mesmo em excesso é egoísmo.
    Egoismo que nos aproxima do animal .
    Egoismo que é a causa de todos os males na terra .
    Egoístas e com todos os vícios decorrentes do egoísmo é o que ainda somos !
    Segundo os amigos do Chico , em relação à pergunta "Porque os espíritas brigam tanto " O Dr Bezerra respondeu a Ivone Pereira que é porque somos DELINQUENTES desencarnados.
    Quando um alcoólatra em recuperação pede um trabalho o colocamos pra gerenciar um bar?
    Médium ostensivo ou não todo espírita está trabalhando para pagar dívidas passadas , então ele ja está recebendo o salario . Até entendo a necessidade de se falar no assunto e debater para compreender melhor .
    O espírita que tem aversão a dinheiro ainda nao entendeu os ensinamentos dos espiritos .
    Agora não podemos misturar as coisas !
    O centro espírita é a escola da Alma . Frequentamos na condicao de aprendizes . As atividades de auxilio aos necessitados de uma casa espirita existem para resolver os problemas sociais decorrentes dos abusos que nós mesmos cometemos em nosso egoísmo destruídor.
    "Não se pode servir a dois senhores"


    ResponderExcluir