domingo, 22 de dezembro de 2019


JESUS

Natal!...
Jesus.
Luz.
Cruz.
Senhor.
Amor.
Sem cor.
Judeu?!
Muçulmano?!
Cristão?!
Trigo.
Pão.
Verbo.
Sem letra.
Caminho.
Único.
Sem traço.
Refugiado.
Ao mar.
Sem lar.
Do Ar.
Evangelho.
Poema.
Verdade.
Bondade.
Suprema.
Natal!...
Jesus.
No lenho.
Traído.
Hoje.
Iscariotes.
Novos.
Altares.
Púlpitos.
Tribunas.
Espíritas?!
Também.
Dois mil anos?!
Que tem?!...
Insanos.
Convém!...

INÁCIO FERREIRA

Uberaba, 21-12-19

Nota: A todos os nossos irmãos e irmãs formulamos votos de Feliz Natal, com Jesus sempre. Estaremos de volta com as postagens no Blog no dia 20 de janeiro de 2020. A nossa gratidão a todos internautas – que o Senhor os abençoe, com a saúde e com a paz).












23 comentários:

  1. Bom dia dr Inácio e Baccelli
    Muitos o conhecem pelo nome de Jesus...
    Poucos o reconhecem como guia da humanidade..
    Independente de pacotes de presentes..bolas coloridas..arvores cheias de brilho..mesas fartas..bebidas..
    Mesmo que muitos nem lembrem de seu nome nesses dias..
    Ele estará lá..
    Lá..onde houver choro..ranger de dentes..sofrimento..dor
    Por que?
    Porque..Ele prometeu:
    Estarei com vcs até que vcs consigam pagar até o último ceitil..
    Para Ele não importa..que a multidão continue indo e vindo numa corrida frenética atrás de compras..de enfeites..comidas..bebidas
    Ele sabe..Ele conhece individualmente cada um de nós
    Ele nos conhece pelo nome..
    Caminho que não se equivoca
    Verdade que não mais se ilude
    Vida abundante..infinita..
    E quando perguntarmos:
    E ele Jesus?..
    Ele nos dirá:
    Que te importa?
    Vem tu..e segue-me..
    A Ele..não importa se ainda estamos embrulhados em panetones..brinquedos..
    champanhe..em luzes artificiais..
    A Ele importa..que todas as vezes que estivermos no chão chorando de dores e aflições..Ele estará bem juntinho de nós dizendo:
    Levanta-te e anda..filho pródigo..
    Volta filho pródigo...volta do caminho das ilusões..
    Volta...que O Nosso Pai Amado espera pela tua volta..
    Aprende comigo..que todos vocês podem fazer tudo o que faço e muito mais..
    Minha árvore de natal esse ano foi montada em meu pensamento..
    Nela coloquei minha gratidão a todos que me ajudaram..
    E dois nomes brilham nela:
    Chico/Emmanuel..
    Desejo a todos que Jesus possa estar presente em seus caminhos..pousando seu doce olhar..na vida de cada um de vcs..
    Que nesse próximo ano possamos todos continuar nosso caminho de volta aos Braços Do Pai Amado..
    Beijos
    Cris

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Dr. Inácio e Baccelli. Obrigada pelos votos natalinos.¨O Senhor onipotente reina¨ Jesus nasceu! Penso que o mundo de regeneração começou no dia que esse ser de Luz Pura veio a terra.
    Feliz Natal Baccelli, bem que vc anda merecendo um bom papai-noel pelos seus esforços. Excelente 2020 para todos nós. Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia a todos. Aos espíritas que não acreditam no que o Dr. Inácio escreve, sugiro que leiam Camille Flammarion, tem um livro dele que se chama ¨NARRAÇÕES DO INFINITO.¨ na pagina 167 está escrito que há mundos onde o ser passa metade da vida cm homem e a outra metade cm mulher, transformação natural sem cirurgias, nesse mesmo livro ele conta sobre o mundo que Kardec já habitou antes de chegar na terra. Se os espíritas estudassem mais, seriam mais fraternos e menos dogmáticos. Ah! Dr. Inácio, pobre de ti que tenta fazer avançar a nossa humilde humanidade!
    Abraços fraternos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Anha Rhana (22-12-2019 06:19). Muito boa a sua participação! Parabéns! Procuramos pesquisar sobre o seu convite de ler e pensar sobre "Narrações do Infinito" (FEB), de Nicolas Camille Flammarion (1842-1925). É um livro contendo cinco narrativas (diálogos) entre Lúmen, espírito invisível, e Quaerens, espírito visível. O conteúdo que você mencionou encontra-se na Quinta Narrativa - "Ingenium audax - Natura audacior" (em tradução livre: "Caráter ousado - Natureza mais ousada". Lendo e pensando sobre esses diálogos compreende-se e entende-se a respeito desse título da quinta narrativa. Inicialmente, Lúmen fala de Thêta de Órion e suas características sob a luz do conhecimento da época da narrativa (século XIX (1801-1900). Nesse mundo, segundo Lúmen, há seres em forma de vegetais, o que explicaria o tema "...reunião de almas elementares no corpo humano...". Mais adiante, ele fala que viveu nesse "...mundo de Thêta Orionis..." onde conheceu Allan Kardec. Fala de "... universal diversidade..." do Cosmos e que viajou por vários "...países celestes diferentes..." e que estuda a Criação. Diz também que pretende reencarnar em cerca de cem anos em "...um mundo dependente do cortejo de Sírius..." Então, ele esclarece que nesse mundo siriano ocorre "... Outro caráter precioso da organização vital... é que a Alma pode mudar de corpo sem passar sem passar pela circunstância da morte..." Mais adiante, ele psicografou "... Em um mundo que não é sem analogia com o precedente, muda-se de sexo, naturalmente, por evolução mesmo do organismo, em uma idade que corresponde ao quarto decênio da Terra. Todos os seres são femininos até essa idade, e, em seguida, por metamorfose - toda natural - se tornam do sexo masculino..." Muito boa a sua sugestão! Estudemos, então! Considerando essas narrativas, como seria os corpos físicos em um mundo como mencionado no artigo "O irresistível mistério dos planetas de algodão doce: imensos e leves" (20-12-2019 20h37 - A. J. Oliveira - Ciência - https://super.abril.com.br) e "NASA resolve mistério dos planetas de 'algodão doce' (FOTO)" (21-12-2019 04:49-05:12 - Sociedade - Ciência e Tecnologia - https://br.sputniknews.com). Perdoe-nos o comprimento de nosso pitaco! Feliz Natal sob as bênçãos de Deus, de Jesus Cristo e dos Bons Espíritos Amigos! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:46)!!!

      Excluir
    2. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Anha Rhana (22-12-2019 06:19). Permita-nos ampliar um pouco mais o convite ao estudo expresso em sua participação!!! Na "Quinta Narrativa" do livro "Narrações do Infinito", de Nicolas Camille Flammarion, encontramos uma pista interessante dada por Lúmen "... A variedade é imensa entre os mundos. Era um dos planeta do sistema Alfa de Cisne... Não longe de lá gravita um mundo onde a noite é quase desconhecida, embora não possua Sol noturno, conforme no quadrilátero de Órion, nem satélites. (...) O fósforo desempenha papel nesse mundo tão singular; sua atmosfera é constantemente eletrizada; seus animais são luminosos, a exemplo das plantas; e sua Humanidade está em idêntica condições..." Pasme! Neste mês, a mídia noticiou "Molécula fedorenta e tóxica pode indicar vida extraterrestre" [Olhar Digital - Phys.org - "Smelly, poisonous molecule may be a sure-fire sign of extraterrestrial life", 19-12-2019 - Jennifer Chu, MIT) e "Como detectar vida alienígena? Caçando mundos com uma molécula fedorenta" (A. J. Oliveira - 19-12-2019 19h32 - Ciência - https://super.abril.com.br/....) Por esses textos comparativos, percebe-se quanto cada um de nós necessita de estudar como você assinalou em sua participação! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (10:01)!!!

      Excluir
  4. Queridos Dr Inácio e Baccelli , obrigado por mais um ano , dedicado aos ensinamentos de Jesus !
    Um Natal , exemplificado pela caridade , tanto nas doações de cestas básicas , brinquedos , enxovais de bebês .. como nas palavras , que nos incentivam .
    Paz e Alegria nesse dia .
    2020 , chegando .. Saúde , para que possamos dar continuidade às tarefas assumidas !!!

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Lendo a mensagem deste dia, parece-nos que nos resta dizer "Ho! Ho! Ho! Feliz Natal! e Ano Novo pleno de alegria e sorrisos! Bom descanso nesse período até o dia 20-01-2020! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (21:40)!!!

    ResponderExcluir
  6. Gratidào pelas palavras, pelo ensinamento. Se o vento nos der tempo, quem sabe em algum momento compreenderemos atentos quanto nos tornamos lentos para entender o verdadeiro sentido do nascimento. Eis a oportunidade de juntos celebrar, o Cristo Vivo a nos amar. Feliz Natal entre Planos, e para o ano que chega..... mais aprendizagens. Paz e Luz a todos. Todo o meu carinho e amor.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Dr. Inácio e Baccelli. É JESUS sempre JESUS. Forte abraço aos dois. Aécio Emmanuel César

    ResponderExcluir
  8. Bom dia drt inacio e Carlos baccelle paz e saude figuem com Deus

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde ! Na paz!! Tá tudo certo!!
    Feliz Natal!!!, na paz! da simplicidade do mestre Jesus!! Boas reflexivas festas!! E um novo ano de muitas realizações pessoais no evolutivo espiritual, que as verdades espirituais sejam trazidas pelos nossos anjos, nos proporcionando a lucidez mental e coragem para admiti-las na pratica. Que venha então esse 2020!!!

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Descobertas interessantes. Permitam-nos divulgar a notícia "Seis descobertas da última década que mudaram a ciência para sempre" (01-01-2020 12:00 - Sociedade - Ciência e Tecnologia - https://br.sputniknews.com/ciencia_tecnologia/2020010114958980-seis-descobertas-da-ultima-decada-que-mudaram-a-ciencia-para-sempre). Nela, lê-se que as essas descobertas foram: "... Há vida em Marte? Ao menos houve..."; "... Einstein prognosticou, agora foi visto... foto de um buraco negro no centro da galáxia Messier 87..."; "... Ouviu falar do CRISP?..."; "... Combatendo o mais perigoso ... A imunoterapia para combater o câncer..."; "... Mais parentes ... o hominídeo de Denisova... nossos antepassados se reproduziram com homens de Neandertal... Na África, restos do Homo naledi... nas Filipinas,... o Homo luzonensis..."; "... Inteligência artificial: fazer tudo que os humanos fazem...". Bem, todos nós temos que estudar nessse período de férias no blog, não é mesmo? Feliz 2020 na paz e na luz universal! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (18:03)!!!

    ResponderExcluir
  11. Boa noite, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Descobertas interessantes! Na nossa participação anterior, solicitamos publicar uma notícia sobre avanços científicos ocorridas em anos anteriores. Foram assinaladas seis delas. Agora, assinalamos o artigo "Relembre: os 10 maiores avanços científicos dos anos 2010" (19-12-2019 15h29-16h19 - Sabrina Brito - Ciência - https://veja.abril.com.br/ciencia/relembre-os-10-maiores-avancos-cientificos-dos-anos-2010). Nele, a autora sinalizou "... a descoberta dos denisovanos...andanças curiosas em Marte ... a 'partícula de Deus' (bóson de Higgs)...uma útil ferramenta genética (CRISPR-Cas9)... partículas interestelares... carne artificial ... Olá, Plutão... DNA criado em laboratório... Avanço na procriação... A primeira foto de um buraco negro..." Mais uma vez, repetimos: temos que ler e estudar muito a fim de aprendermos sobre nossa vivência neste abençoado Planeta Espiritual chamado Terra! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (18:45)!!!

    ResponderExcluir
  12. Feliz ano de 2020 a todos!!! ou seja qual for em diferentes interpretações.

    Pessoalmente comemoro Ano Novo no dia do aniversário. Pode parecer um pouco egoísta, mas começa aí. E todos tem o seu próprio, o que deixa de ser egoísta e o faz universal. Todo dia é Ano Novo pra alguém! Haja festa!

    Quero agradecer a Anha Rhana e CP pela indicação do Narrações do Infinito de Camille Flammarion. Já estou na Quarta Narrativa e daqui a pouco chegarei no trecho mencionado. É que leio um pouco e penso muito...

    E a ciência humana no planeta Terra que estava engatinhando já começa a usar andador...

    Um FELIZ 2020 pra TODOS!!!

    ResponderExcluir
  13. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Notícias científicas. Permitam-nos divulgar as seguintes notícias no campo da Ciência, pois os avanços científicos correm na velocidade da luz enquanto estamos de férias, não é mesmo? Caminhemos com andador, se for preciso: "Cientistas identificam 'berçario de estrelas' na Via Láctea" (07-01-2020 19h22 e 08-01-2020 07h12 - Notícias - Ciência - Destaques e Análises - Paul Rincon - www.terra.com.br - www.bbc.com/portuguese/geral-51028654). Em sua narrativa, o articulista relata que "uma vasta estrutura, composta de vários 'bercários de estrelas' interconectados, foi localizada em nossa galáxia por astrônomos...." Fala-nos da revelação da onda de Radcliffe e desenvolve seu pensamento vivo no tema "Repensando a estrutura 3D da Via Láctea"! O site https://phys.org publicou essa notícia como "New map of Milky Way reveals giant wave of stellar nurseries" (07-01-2020 - em tradução livre: "Novo mapa da Via Láctea mostra onda gigante de bercários estelares" e cita as fontes desse conhecimento). Essa notícia é um convite para nós mergulharmos na mensagem de Galileu Galilei que se encontra em "A Gênese, Os Milagres e as Previsões segundo o Espírito", capítulo VI - Uranografia (Astronomia) Geral!!! Outra curiosidade: "NASA encontra exoplaneta do tamanho da Terra em zona habitável" (07-01-2020 - Astronomia - Revista Planeta - www.revistaplaneta.com.br). Esta notícia descreve as características do exoplaneta TOI 700d como "primeira descoberta do gênero do satélite TESS, ..., a cerca de 100 anos-luz do Sol, teve sua existência confirmada pelo Telescópio Espacial Spitzer..." Esta descrição foi divulgada em vários veículos da mídia e noticiada pela revista científica "Nature" como "Earth-sized exoplanet 'habitable zone' is one of closest yet to our world" (07-01-2020 - em tradução livre "Exoplaneta do tamanho da Terra em 'zona habitável' é o mais próximo ao nosso mundo"), de autoria de Alexandra Witzer. Bem, sinalizamos a necessidade de cada um de nós também pegarmos nossos andadores e lançar mãos à obra, não é mesmo? Feliz 2020!!! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:29)!!!

    ResponderExcluir
  14. Boa noite, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Estudos interessantes. André Luiz (AL), em seu livro "Libertação" (FEB), no capítulo 1 - Ouvindo elucidações -, psicografou, pelo lápis de Francisco Cândido Xavier, o pensamento vivo do Ministro Flácus. Este esclareceu: - "... Expressando-nos coletivamente,sabemos que hoje que o espírito humano lida com a razão há, precisamente, quarenta mil anos... Todavia, com o mesmo furioso ímpeto que o homem de Neandertal aniquilava o companheiro, a golpes de sílex, o homem da atualidade, classificada de gloriosa era das grandes potências, extermina o próprio irmão a tiros de fuzil...". Mais tarde, AL escreveu a obra "Evolução em Dois Mundos" (FEB), pelos médiuns Chico Xavier e Waldo Vieira. Então, no capítulo 3 - Evolução e corpo espiritual, AL assinalou, no item "Evolução no tempo", que "...Contudo, para alcançar a idade da razão, com o título de homem, dotado de raciocínio e discernimento, o ser, (...), despendeu para chegar aos primórdios da época quaternária, em que a civilização elementar do sílex denuncia algum primor de técnica, nada menos de um bilhão e meio de anos. Isso é perfeitamente verificável na desintegração de certos elementos radioativos na massa geológica do Globo...". Parece-nos que os nobres irmãos da Ciência estão também elucidando esse tempo evolutivo assinalado por AL naqueles livros. Deste modo, o artigo "Homem primitivo escolhia com critério pedras para ferramentas"(10-01-2020 - Arqueologia - Revista Planeta - www.revistaplaneta.com.br). Nele, lê-se que "As populações da Idade da Pedra, que viveram até 1,8 milhão de anos atrás, tomavam decisões complexas na seleção de diferentes tipos de pedras para otimizar uma variedade de ferramentas de corte, de acordo com um novo estudo da Universidade de Kent, da University College London (UCL), do Reino Unido e do Centro de Ciências Humanas e Sociais da Espanha..." Este estudo teve como autores Alastair Key et al e foi publicada no "Journal of Royal Society Interface em 08-01-2020. Bem, rogamos a Deus, a Jesus Cristo e aos Bons Amigos Espirituais abençoarem esses irmãos espirituais encarnados que nos oferecem ",,, uma nova visão sobre a complexidade do uso, do desenho e da produção de ferramentas de pedra..." Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (21:18)!!!

    ResponderExcluir
  15. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Cérebro e mente. Em "Alma do Mundo" (LEEPP, 1ª edição, mar 2018), Inácio Ferreira (IF) e amigos do "Grupo dos Seis" dialogam sobre o tema cérebro e mente no capítulo 4 e seguintes. Em seus livros, André Luiz (AL) também narra sobre a relação entre a mente (Espírito, alma, etc...) e o cérebro, principalmente em "No Mundo Maior" (FEB), capítulo 3 - A casa mental -, e encontramos também pistas em "Evolução em dois Mundos" (FEB) e "Mecanismos da Mediunidade" (FEB). A Ciência também tem fornecido indicações nessa linha de pensar espírita. Vejamos as notícias "Córtex cerebral pode ser responsável por inteligência e consciência única" (09-01-2020 18h00 - Vinicius Szafran e edição de Maria Lufti - Notícias - Olhar Digital - https://olhardigital.com.br) e "Descoberto mecanismo que pode ser responsável pela consciência humana" (11-01-2020 - Maria Tamanini - Tecmundo - https://tecmundo.com.br). Em sua manchete, o articulista da primeira escreveu "Pesquisa poderia, potencialmente, responder à questão final de como a inteligência e a consciência funcionam. Uma equipe de pesquisadores, da Alemanha e da Grécia, identificou recentemente várias novas propriedades do cérebro que poderiam explicar o surgimento de nossa consciência e inteligências únicas. O estudo foi publicado na revista Science..." Nesta, leiam o artigo de Albert Gidon et al no número 6473, volume 367, de 03-01-2020, páginas 83-87 - "Dendritic action potentials and computation human layer 2/3 cortical neurons" (em tradução livre: "Potenciais de ação dendrítica e computação em camada humana 2/3 de neurônios corticais". Bem, esses estudos e pesquisas convidam-nos a permanecer trabalhando até o retorno das mensagens do irmão IF, não é mesmo? Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:10)!!!

    ResponderExcluir
  16. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Estudos uranográficos (ou astronômicos) gerais. Permitam-nos divulgar notícias relacionadas à Astronomia (ou Uranografia). A primeira é "O telescópio capaz de ver coisas que ocorreram há 13 bilhões de anos" (10-01-2020 - Ken Macdonald - Ciências - BBC Brasil - www.bbc.com/portuguese). Nesta, lê-se sobre o Telescópio Espacial James Webb que está sendo construído para observar o ponto mais remoto do passado do nosso Universo. A outra notícia é "O jovem de 17 anos que descobriu planeta com dois sóis em 3º dia na NASA" (12-01-2020 - Redação (BBC News Mundo) - Ciência - BBC Brasil). Nesta, a Redação da BBC News Mundo escreveu sobre a participação de Wolf Cukier, de 17 anos, na descoberta do exoplaneta TOI 1338b situado no sistema estelar TOI 1338 localizado a 1.300 anos-luz da Terra. Esta notícia também nos sinaliza esta "Marry Sommerville, a gênio autodidata que foi declarada 'rainha da Ciência' e depois caiu no esquecimento" (12-01-2020 - Ciência - Destaques e Análises - BBC Brasil). Vocês já observaram como "A Vida viaja Luz", que é um dos livros psicografados por Inácio Ferreira (IF) - ver "conheça outras obras do autor" na página final de cada livro das Editoras LEEPP e Didier! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:37)!!!

    ResponderExcluir
  17. > Parece-nos que os nobres irmãos da Ciência estão também elucidando esse tempo evolutivo assinalado por AL

    Na verdade a ciencia ja' esta' indo para alem passado e entrando no futuro.

    A paleoantropologista francesa Dr Anne Dambricourt-Malassé notou
    que a cada marco da evolucao humana correspondia uma elevacao do osso
    esfenoide do cranio humano. E os antropologos ja' notam que a humanidade
    esta' indo para a sexta inclinacao, explicando, talvez, como ja' estao
    encarnando na Terra criancas prodigios como o Laurent Simons abaixo,
    e muitos outros.

    https://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2019-11-15/aos-9-anos-garoto-prodigio-vai-se-formar-em-engenharia-eletrica.html

    E ai' temos a escala Kardashev que parece indicar nosso caminho
    como espiritos em evolucao:

    https://socientifica.com.br/2019/11/14/escala-de-kardashev/

    No nivel VI estamos falando de *espiritos criadores de Universos*.

    A pergunta imediata que surge e', como esta' sendo feita as
    modificacoes geneticas necessarias para o corpo humano dar suporte
    `a re-encarnacao de espiritos com maior capacidade intelectual,
    artistica e mediunica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O experimento levanta questionamentos sobre o entendimento do que é a vida.

      https://oglobo.globo.com/economia/tecnologia/cientistas-usam-celulas-de-ras-para-criar-primeiro-robo-vivo-24189260

      Excluir
    2. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Corpo físico, corpo espiritual e genética. Anônimo (13-01-2020 09:15 e 16-01-2020 11:17). Muito interessante as suas observações no que opina. A sua pergunta "... como está sendo feita as modificações genéticas necessárias para o corpo humano dar suporte a reencarnação de espíritos com maior capacidade intelectual, artística e mediúnica?", acreditamos, se não estivermos redondamente enganados, que tenha alguma resposta interessante na obra "Egos em Paz" (LEEPP, 1ª edição, out 2017), de Inácio Ferreira (IF), nos capítulos 13 - 'Celeiros' genéticos - I e 14 - 'Celeiros' genéticos - II. Neles, você poderá encontrar pistas interessantes para os seus enfoques, que também podem ser ampliados lendo "Evolução em dois Mundos" (FEB), de André Luiz (AL) pelos médiuns Francisco Cândido Xavier (1910-2002) e Waldo Vieira (1932-2015). Você poderá consultar também a obra "Criação: A origem da vida/O futuro da vida (Zahar, 2014), de Adam Rutherford. Não deixe de ampliar esses conteúdos interessantes! Quanto à notícia divulgada pelo site https://oglobo.globo.com que você mencionou, pode ser que a explicação de São Luis, em "O Livro dos Médiuns", item 74, perguntas 13 e 24, que pincelam a possível vida artificial conforme aquele Espírito opinou sabiamente! Compare o que você indicou com o artigo "Cientistas criam 'concreto vivo' com bactérias e areia" (17-01-2020 - Tecnologia - Revista Planeta - www.revistaplaneta.com.br). Neste, a Redação da Revista Planeta mostra que "nova técnica 'verde' ["...material vivo verde...] de construção poderá ser bastante útil em ambientes extremos como Marte..." Também cita como fonte a Revista "Matter", onde se encontra a pesquisa de Chelsea M. Heveran e al e datada de 15-01-2020. Sugere-se ler "Nem madeira nem tijolo: primeiras casas em Marte poderiam ser feitas de fungos" (16-01-2020 08:48 - Sociedade - Ciência e Tecnologia - Sputniknews - https://br.sputniknews.com). Bom estudo e pesquisa nesse tema fascinante! Deus, Jesus Cristo e os Bons Espíritos abençoem-no e a todos os que se encontram no seu campo de energia espiritual! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:30)!!!

      Excluir
    3. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Anônimo (16-01-2020 11:17). Logo depois de postarmos nossa última participação, encontramos o seguinte artigo, que poderá auxiliá-lo também "...sobre o entendimento do que é a vida...": "Encontrado o organismo que explica a origem de toda a vida complexa da Terra" (18-01-2020 12:31 BRT - Nuño Domínguez - Ciência - Microbiologia - El Pais - https://brasil.elpais.com/brasil/2020/01/17/ciencia/1579284583_584643.html). Nela, o articulista assinalou "Cientistas japoneses observam pela primeira vez arqueias de Asgard, micróbios cujos ancestrais deram o passo inicial para a aparição de animais e plantas há dois bilhões de anos." Esse autor fundamentou-se no artigo de Hiroyuki Imachi et al publicado na revista científica "Nature" em 15-01-2020 ("Isolation of an archaeon at the prokaryote-eukaryote interface"; em tradução livre "Isolamento de uma arqueia na interligação entre procarionte-eucarionte"). Nele, o autor sinalizou várias fontes de consulta por cada um de nós. Essa pesquisa fala-nos do aspecto material da vida complexa (nos reinos mineral, vegetal, animal e hominal), não retratando o aspecto espiritual. Neste espiritual, podemos buscar dicas lendo "Evolução Anímica" e "A Alma Imortal" (FEB), de François Marie Gabriel Delanne (1857-1926), "Evolução em dois Mundos" (FEB), de André Luiz pelos médiuns Francisco Cândido Xavier (1910-2002) e Waldo Vieira (1932-2015) e outros autores espirituais, desencarnados e encarnados. Acreditamos que, quase diária e mensalmente, artigos interessantes aparecem em sites de divulgação científica para ampliarmos o que imaginamos saber! Não nos esqueçamos de que poderemos estar enganados, pois não somos detentores do saber universal! Um abraço fraternal! Deus, Jesus Cristo e os Bons Espíritos abençoem a você e a todos o que se encontram no seu campo de energia espiritual! Cadichon Pirilampo (09:58)!!!

      Excluir
    4. Muito obrigado pelas interessantes referências.
      Minhas indagacoes aqui porem sao mais de ordem filosofica:

      https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2020/01/14/xenobots-e-uma-nova-forma-de-vida-estudo-apresenta-primeiros-robos-vivos.htm

      Sao uma nova forma de vida e o homem e' o seu criador.

      Excluir