domingo, 26 de abril de 2020


ESPÍRITOS SEM PROBLEMAS?!

Equivocam-se, os encarnados, imaginando que, após a desencarnação, os espíritos vivam uma vida isenta de problemas – e não estamos nos referindo a problemas de natureza íntima, que os homens transportam consigo da Terra para o Mais Além...
Aqui, nas Dimensões da Vida Infinita, quanto mais próximos os espíritos prosseguem habitando à Crosta, mais humanas são as dificuldades que se nos desdobram na vivência comum.
Já se disse, à saciedade, que, em qualquer, parte, a Vida não dá saltos – de quantidade, e muito menos de qualidade! É que, deste Outro Lado, o homem continua sendo o homem, ou, como escreveu o autor de “Leviatã”, Thomas Hobbes, “o homem é o lobo do próprio homem”...
André Luiz, em suas excelentes obras mediúnicas, através da mediunidade de Chico Xavier, inclusive, algumas delas escrevendo em forma de inteligentes “parábolas”, procurou revelar como é a Vida deste Outro Lado da Vida.
Não existe milagre de transformação –
“Uma existência é um ato.
Um corpo – uma veste.
Um século – um dia.”
Estamos, sim, os chamados “desencarnados”, repletos de problemas a serem equacionados por dentro e... por fora de nós mesmos.
Em nossas cidades, ou colônias, ou, ainda, como nos disse o Cristo, “onde estiverem dois os três reunidos”, em nome Dele, ou não, estamos lidando com graves questões pertinentes ao relacionamento, ou à convivência fraterna.
Enfrentamos, sim, ou prosseguimos enfrentando graves problemas que dizem respeito a luta pelo poder, ao fanatismo religioso, à supremacia racial, etc. – e, claro, com a quase mesma idêntica necessidade de sobrevivência, de vez que estamos longe de envergar a “túnica nupcial” da Imortalidade Plena, que, em nos anulando a condição de “penetras”, nos conferirá digno acesso à festa de Bodas do Filho do Rei.
Difícil que os nossos irmãos na carne o entendam?!
Talvez, principalmente aqueles que, ainda neófitos na Doutrina, veem em seus Postulados apenas uma atualização da velha e caduca teologia.
Quanto a tais, infelizmente, nada podemos fazer, a não ser lamentá-los em seus retrógrados pensamentos.
Isto posto, convém aos que, na atualidade, mourejam no corpo mais denso, não nos suponham capazes da realização de prodígios em benefício de quantos nos evocam a presença e proteção quais fossemos criaturas dotadas de superpoderes.
Lutamos com imensas limitações para, inclusive, lograr fazer com que os nossos pensamentos, atravessando a barreira das Dimensões Diferentes, sensibilizem os dotados de faculdades psíquicas mais apuradas, transmitindo-lhes notícias mais realistas de nossa situação além da morte.
Isso tudo tendo o cuidado, evidentemente, de não lhes subtrair os sonhos “cor de rosa”, nos quais, há séculos e séculos, vêm se embalando, na crença de que o espírito, ao colocar o nariz na Vida de além-túmulo, abdica de sua condição humana, e, a par de ter todos os seus problemas resolvidos, miraculosamente se transfigura em anjo.

INÁCIO FERREIRA

Uberaba – MG, 26 de abril de 2020.







26 comentários:

  1. Esclarecedor é preocupante...em continuando as batalhas diárias da materialidade ou sem imaterialidade, qual então a necessidade de voltar a planos mais densos para continuar a evolução? A simples troca de veste, e com o esquecimento começar do temporário zero para ver se as amarras do passado não nos freiam tanto a ínfima velocidade da evolução?

    ResponderExcluir
  2. Em se continuado a luta diária, qual a finalidade então de voltar ao plano denso noutra roupagem? Ao escrever minha dúvida um pensamento de resposta brotou a minha mente. Seria o objetivo de, com o esquecimento, livrarmos das amarras aculturados na última roupagem para poder prosseguir na evolução sem nenhum freio do passado, permitindo então que apenas nosso livre arbítrio controlasse tal velocidade ou mesmo estaticidade da evolução?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Eduardo Cerdeia (26-04-2020 07:50 e 07:56). Permita-nos auxiliá -lo. Estivemos relendo o livro "Espíritos em Conflito" (LEEPP, 1a edição, out 2016), de Inácio Ferreira (IF), no qual o autor pincela orientações interessantes e esclarecedoras sobre o que você deseja saber! Entendamos que "... Evolução é um atributo de Deus para compreendermos o Universo..." (Um Amigo Espiritual, 2020). Neste contexto universal, cabe a cada de nós entender a Lei de Deus inscrita em nossa consciência e na Natureza para progredir, avançar, expandir! Deus, Jesus Cristo e os Bons Amigos Espirituais abençoem a você e a todos no seu campo de energia espiritual! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (10:20)!!!

      Excluir
  3. Boa tarde ! Na paz!! Muito boa elucidação , Inácio!! E não é a primeira vez o Dr nos alerta sobre isso . Necessário essas verdades , sejam mais intensas relatadas por vocês atualmente no "invisível ", aqui pra nós . Só chegam relatos nesse sentido aqui, vindas de espíritos atordoados, dos , digamos assim , os mais lúcidos , se esquivam delas!! Não entendo o porque !? Será você esteja em situação menos lúcida!!?? Kkkkk
    Dispensa , aprofundar nessa possibilidade né !! Kkkkkk
    Todo o texto é valioso , mas, me atrevo a fazer um destaque mais amiúde: "...Isto posto, convém aos que, na atualidade, mourejam no corpo mais denso, não nos suponham capazes da realização de prodígios em benefício de quantos nos evocam a presença e proteção quais fossemos criaturas dotadas de superpoderes...". Pois é!! Posso afirmar sem medo de errar o dito popular : SERIA CÔMICO, SE NÃO FOSSE TRÁGICO!!

    ResponderExcluir
  4. A turma aqui em baixo , diz que, espíritos bons , evoluídos , etc..., não tocam nesses assuntos !! Fico até com receio de soltar gargalhadas....não resisto! kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Dr. Inácio e Baccelli! A vida é feita de fases, até que chega a fase final aqui na terra. Então inicia se outra, talvez mais severa, talvez mais amena. O certo é que seremos sempre seres a caminho da luz, qual mariposas, gravitando, com seu peso ou sua leveza! BJs.

    ResponderExcluir
  6. Uma frase interrogativa , cuja minha resposta é : SIM!! "...Difícil que os nossos irmãos na carne o entendam?!...". Tá difícil sim ! Por aqui , muito mi..mi...mi... duas uma : ou vocês aí não estão sabendo de expressar direito , ou , nós aqui, não estamos sabendo interpretar, consequentemente, ENTENDER!! Aqui, tá assim : todos são "solidários ", até que se mexa no meu queijo! Não entendemos , ou melhor, não queremos entender , que, todo o relacionamento, se processa de mente a mente, é tudo mental, e ninguém engana, esse relacionamento de espírito para espírito . Ou seja : de nada adianta, você falar BONITO, e pensar FEIO.

    ResponderExcluir
  7. Ah!! Deixa eu esclarecer aqui , antes que me apedrejam: escrevi uma auto-crítica ! Ok !! . Estou fazendo meu possível para melhorar nesse sentido. A briga entre a trave e o arqueiro é medonha. Me incomoda , tal situação : "falo" com 75% dos espíritos sem problemas, e com o restante dos 25% sempre a discórdias e mal entendidos! Como pode isso !!?? Kkkkkk

    ResponderExcluir
  8. Inácio/Baccelli, tem mais um detalhe que quero pitacar: Não almejo soluções mirabolantes vindas do além , mas sim, interações instrutivas de atitudes mais lúcidas. Afinal, como frisou Inácio, aí também passa-se pelos mesmos embates. Então, porque não dividir-mo-as!?? Já fazem mais 40 dias dessa pandemia mental se alastrou por aqui , e ai, e por enquanto ninguém se atreveu dai, se manifestar mais incisivamente! Ou o povo dai já desistiu dos daqui!? Kkkkkk. Que o momento é difícil, e que faz parte necessária a regeneração, é falar o óbvio. Cadê a turma dai dos "fique em casa " ou "vão trabalhar "?? Kkkkk
    Pra esse espírito aqui , tá nítido e notório que, a emenda será muitíssimo maior que o soneto!!

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Dr. Inácio e Baccelli. É... Não imaginamos o que nos espera do outro lado da Vida a não ser as nossas enfermidades da alma presas temporariamente em um corpo físico. Sei a dificuldade que deve ser os Amigos Espirituais auxiliar irmão nossos de outras crenças. Mas creio não ser tão difícil de amparar muitos espíritos que só conseguem olhar para o próprio umbigo. Forte abraço aos dois. Aécio Emmanuel César

    ResponderExcluir
  10. Olá a Todos, Hje ñ vou responder mas perguntar. Como este pessoal esta chegando ai da COVID-19, pois sabemos que alguns, pelos livros que chegaram até nós. Alguns acordam e/ou chegam em zonas mais densas (André Luiz- ex) e/ou acordam em hospitais bem socorridos. Os desencarnados desta Pandemia COVID-19 chegam como Vírus ainda ativo no corpo espiritual.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Viver sem problemas. Todos nós, possivelmente, gostaríamos de conviver e viver sem problemas no Planeta Espiritual chamado Terra. Mas, por que não alcançamos ainda o patamar de convivência fraternal? Porque, possivelmente, nós, individual e coletivamente, estamos impregnados com os pontos de vista (abordagens, mentalidades, perspectivas, visão de mundo, etc.) centrados no mecanismo da matéria (nossa personalidade, ego) contra o mecanismo espiritual (nossa individualidade, essência). Lendo a mensagem "Espíritos sem problemas?!", do irmão Inácio Ferreira (IF), nosso campo de visão retorna ao conteúdo de "Egos em Conflito" (LEEPP, 1ª edição, out 2016) e ao "Egos em Paz" (LEEPP, 1ª edição, out 2017), também desse autor. No pregácio "Egos em conflito", IF sapeca trecho de Marcos 5:9, convidando-nos a pensar "... todos nós podemos dizer que, em verdade, o nosso nome também é 'legião', de vez que trazemos em nós, a presença das inúmeras personalidades que já incorporamos no curso das vidas sucessivas. E tais personalidades, estratificadas em nossa individualidade, continuam, emergindo do 'porão do inconsciente', a exercer sobre nós a sua influência, negativa ou positiva, nas lutas que prosseguimos travando em busca do homem totalmente renovado em Jesus Cristo..."! No primeiro capítulo - Dupla falta de consciência -, IF dialoga com Domingas sobre a notícia de que "...o Mundo Espiritual e o Mundo Material pouco, ou quase nada, diferem no que tange à continuidade da Vida, segundo os padrões naturais da Evolução... " (Domingas). Bem, todo esse capítulo é muitíssimo instrutivo para a nossa compreensão do exposto na comunicação semanal de IF. Todavia, muitos de nós ainda teimam em contrariar o conteúdo com a sua pessoal forma de pensar! Entretanto, podemos estar enganados quando a esta observação, possivelmente incoerente! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:10)!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Correção em nosso texto de 27-04-2020 05:08. Onde se lê "... No pregacio 'Egos em Conflito..."; leiamos "... No prefácio 'Egos em Conflito..."! Erro na digitação! Desculpem-nos! Cadichon Pirilampo (15:03)!!!

      Excluir
  12. Bom drt inacio e baccelle. A minha luta e grande as minhas dividas são imensa só a misericórdia divina. Gratidão pelos ensinamentos figuem todos com Deus

    ResponderExcluir
  13. Bom dia a todos! De certa forma é até desejável que não mude tudo radicalmente, ainda gosto de café,rsrs. Abraços.

    ResponderExcluir
  14. > em benefício de quantos nos evocam a presença e proteção quais fossemos criaturas dotadas de superpoderes.

    O que se ve nas igrejas e romarias sao pessoas "evocando proteção" dos santos da Igreja.
    Nunca vi ninguem rezando e pedindo graças a Andre' Luiz, por exemplo.

    O que aconteceu com os santos da Igreja? Todos eles foram como nos e viveram de verdade no passado.
    Ja' reincarnaram ou conseguiram se livrar do ciclo das re-incarnacoes?

    Seria possivel que a crença coletiva de muitos crie uma forma-pensamento que parece
    e age como um santo?
    Parece ser o caso de Ganesh, o deus Hindu com cabeça de elefante.

    Se nao me falha a memoria, o proprio Dr Inacio, teria visto Ganesh em um des seus livros.

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde Dr Inácio e Baccelli .
    Tenho acompanhado o comportamento de pessoas , na faixa etária de 80 a 98 anos , próximas da morte física .
    Evoluem com a perda do “ verniz “ e consequentemente do senso crítico .
    Demência ?!
    Pode até ser !
    Mas , na verdade o espírito se desnuda e se apresenta como é : orgulhoso , preconceituoso ,
    agressivo (inclusive com os cuidadores), manipuladores quando contrariados , exigentes ..e por aí vai.
    Fico pensando , tiveram a oportunidade de evoluir e não o fizeram , pois a essência do espírito continua realçando o lado negativo e por que não o positivo ?
    Vão desencarnar assim , desnudos em todos os sentidos .
    E daí ?
    Alguns espíritos evoluem um pouco , outros não e com o esquecimento , reencarnam novamente .
    Reencarnados , muitos se comportam como manipuladores , agressivos , autoritários , exigentes , e blá .. blá .. blá .
    Ciclo se repete .
    Até quando ?!
    Por séculos , milênios ?

    ResponderExcluir
  16. "... são eles que vos governam ...". E aí !? Cadê eles ? Serão apenas os imperfeitos ? Também em processo arcaico. Cadê : Bezerra, Joana, Emanuel ( esse, especulam esteja por aqui , bom pra tá vendo e sentindo o qye é bom pra tosse . Pitaco até qye, pela idade esteja aqui , pode até ser a tal Greta Ernman Thunberg uma ativista ambiental sueca. . a metida que anda cheia de romantismos inconsequentes para a realidade do planeta . Muito mi.., mi..., mi... utópico descompassado), etc..., ah !! E cadê nosso Governador do Brasil ? Lúcios!!!!. Diante da afirmativa inicial nesse texto, dos espíritos a Kardec , nosso Governador teria de estar instruindo o seu eleito carnal !! ... ou será que tá !??? Ou tá , ou , desistiram de nós!, ou, ainda uma terceira possibilidade , não ah atualmente médiuns com suficiente estrutura para os permitir autêntica comunicação livre de animismos???!!....Aqui, a cobra torce o rabo ! Tem de ser realista !! Sem romantismos , sem duvida , somos hoje Colônia Nosso Lar ontem ! Vai ser na "Porrada" , no Amorzinho!! Não vai não ! Retornem no blog , "como você interpreta " sobre elucidações perfeitas de Inácio sobre a obra de André . E vejam a perfeita similaridade ! Vamos em frente !! Jesus Aqui, foi amor AUSTERO , não teve mi...,mi..., mi... , pelo menos , não conheço relato de sua passagem aqui nesse sentido. Quase deixou-se perder , ao lamentar ao Pai , porque teria lhe abandonado ? , e , consertou em seguida: "seja feita tua vontade ". Vida que segue ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro, acho muito interessante 90% do que você fala, mas às vezes você diz coisas estranhas:"E cadê nosso Governador do Brasil ? Lúcios!!!!. Diante da afirmativa inicial nesse texto, dos espíritos a Kardec , nosso Governador teria de estar instruindo o seu eleito carnal !! ". Você acha mesmo que o presidente possui gabarito para entrar em sintonia com Ismael? Acha mesmo que indivíduos como Collor, Lula e Bolsonaro chegaram ao poder com aval da espiritualidade superior? A mesma não desiste de nós nunca, nós é que falhamos e escolhemos caminhos equivocados e dolorosos, um abraço!

      Excluir
    2. Companheiro de jornada, Unknown. Dentro da nossa maravilhosa doutrina da fé raciocinada. Também, entendo, que não só a fé, mas, também nossos pensamentos, principalmente, nossas INTUIÇÕES RACIOCINADAS, nos dão as devidas prerrogativas de "ACHISMO!!". Assim, respondendo sua indagação : ACHO SIM!!. e, quase lhe afirmo: Todos os 3 tiveram o aval da espiritualidade. e enumero cada um: Collor, teve tudo nas mãos para ser um presidente da vez, suas atitudes iniciais, foram muito benéficas ao Pais!, inclusive, o confisco, no entanto, se envolveu com baixo clero da espiritualidade, com rituais condenáveis, o qual , já foi documentado pela sua ex -esposa em rede de TV, creio, desnecessário aqui mais detalhes...; Lula, não votei, mas, em um certo momento de seu Governo, até cheguei a elogiar, e reconhecer - mesmo minha aversão ao partido - estaria eu errado, principalmente na crise dos EUA, quando ele foi a TV incentivar o povo a não se abater, e teve outras atitudes também boas, no entanto, se envolveu com o mesmo identifico baixo clero...... ; Bolsonaro!!,..., este, está enfrentando o pão que o diabo amassou, tem suas imperfeições?, obvio, quem não as tem!, no entanto, com meus 61 anos nessa encarnação, e outros tantos de estudo histórico dos nossos governantes, não tenho conhecimento, de um Governante que tenha batido tão forte no foco corruptível de nosso País. Suas colocações, e suas ações, são de cunho do mais bom-senso, em se tratando de verdades espirituais, não de carne, mas de condutas, não vou dizer corretas, mas, coerentes, que, se tem algumas controversas, são de ciumes! Suas frases são polemicas, mas, retire todas as ofensas que possam vir a lhe burilar seu pessoal, e concluirá que, teem fundo verdadeiro, impactam, mas, são verdades que doem . Não quero polemizar aqui no blog esse assunto direcionado a politicas fanáticas, por dois motivos : Não comungo com fanatismo ( tento ver no homem, seu espirito, como já foi aqui mesmo no blog levantado essa possibilidade por uma companheira, que não me lembro agora o nome ) e procuro nos detalhes , seus atos e posturas diante deles; e segundo, o Baccelli não publicaria kkkkkkkkkk. Assim, tem um outro fator, que é o que mais me anima para mentalizar energias boas ao Bolsonaro, que é : Meu amigo!!!, diante de tal situações estamos vivendo, a hora é agora!!!, ou, "NUNCA"....., não temos outra opção, ou tudo vem a tona e limpamos Sodomo e Gomorra ? ou , seremos aniquilados como foram as duas. Outro detalhe: Sou Espirita liberal, sem fanatismo religioso, cheio de defeitos, mas consciente de que o espiritismo não é dos "espiritas", mas sim, dos ESPÍRITOS!!!, e tenho muita admiração pela fé, persistente, atuante, dos "Espiritas Evangélicos". Por isso, emanemos luzes ao nosso atual Governante, para que ele tenha pulso forte e consiga ser o "eleito a contento, e parceiro do mesmo "partido" Governador da Colonia Nosso Lar , que conseguiu, de modo bem semelhante, fazer evoluir a Colonia. Agora, ele tem uma prova braba aqui , os filhos!!!!, não consigo ainda identificar se, serão benéficos ou maléficos aos propósitos ele tenha por aqui como "eleito". A prova, de ser Pai ou Mãe!, não é fácil...., Todas minhas energias são para que ele não SUCUMBA!!, e principalmente, para que não seja o terceiro, a cair na mesma armadilha ( trevas), dos dois aqui já relacionados..... No entanto, unica certeza que tenho é a de que: Deus está no comando!!! Na paz!!!

      Excluir
  17. Boa dia a todos, uma sugestão, estou relendo No Mundo Maior do André Luiz, como é um livro que fala muito de psiquiatria seria muito bom o Dr. Inácio nos ajudar a compreendê-lo. Abcs

    ResponderExcluir
  18. Gratidão por mais uma oportuna reflexão. Me parece o ensinamento "Não coloque a candeia embaixo do alqueire", remeter à importância em iluminar com os ensinamentos aprendidos caminhos que poderão já ser melhores trilhados, nas próximas empreitas, e, penso, digo aqui nesse Plano mesmo, pois deixar para a próxima parada, a "dívida externa" será imensurável. Creio que tenho assistido exemplos espíritas, que em nome da Doutrina invocam a sabedoria preconceituosa do além, para dizer o quê devemos ou não fazer "dogmáticamente". O maior ensinamento espiritual, cristão é o amor ao próximo, sem isso estaremos fadados a involuir. O Cristo, João Batista, Kardec, Chico, entre tantos outros exemplos, isso tem sido o principal fator de aprendizagem. Amo ler as reflexões aqui postadas. Gostaria que todo espírita pudesse fazer essa reflexão semanal. Ensinar e aprender. Resumo que parte do livre arbítrio. Paz e luz! Um dos melhores livros para os dias atuais. Caravelas do Cristo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Denise Lombardi (28-04-2020 11:40). Parabenizamos a nobre irmã pela sua participação neste blog do Dr Inácio Ferreira (IF)! Muito oportuna a sua citação "... Um dos melhores livros para os dias atuais. Caravelas do Cristo." Sim, realmente a obra "Caravanas do Cristo" (LEEPP, 1a edição, mar 2019), do IF proporciona a todos nós profundas reflexoes sobre os dias atuais. Nesta manhã, após nosso café matinal espiritual, resolvemos consultar aquela obra. Curiosamente, nossos olhos físicos e espirituais pousaram no capítulo 18, páginas 185 e 186, no qual IF alerta-nos sobre ".. a consciência reage e como fabrica anticorpos espirituais que passam a rejeitar o indivíduo no próprio indivíduo..."! Nos seus capítulos interessantes, todos nós podemos recordar vários ensinamentos e esclarecimentos dados nas obras de Paulino Garcia, Odilon Fernandes, IF e, principalmente, o Evangelho de Jesus Cristo, as obras básicas do do Espiritismo, as de André Luiz e de outros autores, visíveis e invisíveis!!! Mãos à obra!!! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:55)!!!

      Excluir
    2. Boa noite, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Denise Lombardi (28-04-2020 11:40). Solicitamos a gentileza de corrigir o trecho "...a consciência reage e como fabrica anticorpos espirituais..." em nosso texto de 29-04-2020 05:55. Leiamos "...a consciência reage e como que fabrica anticorpos espirituais...". Desculpe-nos pela incorreção! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (21:27)!!!

      Excluir
  19. Dr Inácio !! Já ouvia de um amigo o provérbio que diz não se torna anjo pelo fato do desencarne, aqui na crosta tem muita gente vivendo os prazeres e deixando pra resolver as pendências no além!
    Tudo isso porque assiste uma vez por mês a palestra na casa Espírita e toma o passe pra aliviar a gula dos prazeres como se fosse o sonrisal depois de uma grande comilança adorei a reflexão ! Obrigado Dr Inácio e Carlos Baccelli!

    ResponderExcluir
  20. Bom dia a todos!

    Aleatoriamente lendo um trecho de Pensamento e Vida - Chico/Emmanuel - veio este parágrafo que bem dá uma luz sobre a fase imediatamente seguinte do atual Ego e as características de sua existência nessa fase que "seria um resumo da mais recente existência":

    Emmanuel:
    Segundo o mesmo princípio, a morte nos confere a certidão das experiências repetidas a que nos adaptamos, de vez que cada espírito, mais ou menos, se transforma naquilo que imagina.

    É deste modo que ela, a morte, extrai a soma de nosso conteúdo mental, compelindo-nos a viver, transitoriamente, dentro dele.

    Se esse conteúdo é o bem, teremos a nossa parcela de céu, correspondente ao melhor da construção que efetuamos em nós,

    e se esse conteúdo é o mal, estaremos necessariamente detidos na parcela de inferno que corresponda aos males de nossa autoria, até que se extinga o inferno de purgação merecida, criado por nós mesmos na intimidade da consciência.

    Um grande abraço a todos, e haja reflexão e mais ação!!!

    ResponderExcluir