domingo, 19 de abril de 2020


O OUTRO FILHO

O que me intriga
Na Parábola do Filho Pródigo
Não é o filho mais moço,
Que, reclamando
Supostos direitos de herança,
Delibera sair
Da Casa Paterna –
Não é ele, que
Partiu para uma terra distante,
E, de maneira dissoluta,
Tudo consumiu,
Ao ponto de passar fome,
E de invejar os porcos
Que se fartavam de alfarrobas...
O que me intriga
É a atitude do outro filho,
Do primogênito,
Que só tinha um irmão –
A sua atitude
De inveja,
De ciúme,
De sei lá o quê –
Indigno,
Medíocre,
Ambicioso,
Egoísta,
Desejando que
O seu único irmão
Para sempre
Estivesse morto...
Sim, o que me intriga
É ele que alterca
Com o Pai,
Que procurava
Conciliá-lo –
O que deveria ter sido feito
Com uma bela
Palmatória,
Ou com a vara
De um marmeleiro
Existente
No Paraíso –
(Que diacho de Paraíso
É esse que não tem
Um marmeleiro,
Do qual
Um pai
Não possa tirar
Uma vara
Para corrigir um filho!...) –
Ou, ainda,
Com a cinta
Que segurava
As suas Divinas Calças,
Ou que prendia
A sua Túnica Diáfana
E Estrelejada...
Sei não...
Tenho para comigo
Que tropeçando
E caindo,
O filho mais moço,
O pecador,
O devasso,
É candidato a Cristo,
Enquanto que o outro,
O puro,
O imáculo,
O que não erra,
A “anjo decaído”!... –
A Parábola terminou
Por ali,
Mas a história
Certamente
Não!...

INÁCIO FERREIRA

Uberaba – MG, 19 de Abril de 2020.











13 comentários:

  1. Bom dia a todos, vejo nesta parábola o imenso Amor que o Pai tem por nós
    e também a não existência do Inferno. Uma ótima semana para todos.

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo Dr Inácio , o pessoal que se acha os “ donos da casa “ , não são donos de “casa nenhuma “ e um dia , espero que não muito distante a “ casa caia “!
    Haja vara de marmelo , cintadas , ou apenas olhares ... foi mais ou menos assim , que a geração da década de 50 , foi educada e na sua maioria , até que deu certo !
    Vamos colocar o “ tico “ e o “ teco “ para correr , pois me parece que o senhor , se cansou de escrever os textos bem ” mastigadinhos “ , e com isso nos faz pensar e refletir , p entender a sua
    mensagem .
    Muito bom .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pratica do espiritismo, pôs pandemia mental , terá sem dúvida alguma , uma nova fase . Casas vão cair já....Os modis operantes , de grande parte dos médiuns visíveis junto aos invisíveis , sofrerão transformações. Dividiu-se as opiniões adotadas nos "Hospitais " dos ESPÍRITOS . E com elas , muitas casas espíritas terão dificuldades, logísticas e financeiras de continuarem na, mesmice, ou falta de entrosamento mais amiúde , e de forma mais cúmplice , com o mundo espiritual . Muitos são os espíritas que recomendam: dar a Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus....Dai a pergunta : para fechar as portas físicas do centro , não ouviram Deus, mas, para solicitar a continuação das mensalidades e doações - com intuito de que os funcionários e necessitados dependem delas - aí , ouviram Deus ! Ou seja : A carne falou mais alto que o espírito, medos de represálias dos poderes humanos sobressaiu sobre as possíveis orientações espirituais contrárias . Ora!! Que relação é essa ? Onde a um contra-senso, no meu entender : Mandam separar , Cesar e Deus , mas, não podem viver sem Cesar !!???......muitas reflexões merecem esse assunto !' Nessa relação Cesar/Deus!!! A parábola, sem duvidas, merece melhores reflexões. Onde envolve o abençoado e ,dependente inevitável, dinheirinho ...

      Excluir
    2. Bom dia .
      Não devemos nos esquecer de contribuir com as Casas Espíritas , para que possam dar continuidade ao trabalho assistencial ... a Fome não diminuiu , ao contrário , aumentou e muito .
      Uma vez mais , lembro aos amigos / as do Blog , que contribuam com a Casa Espírita Bittencourt Sampaio , vamos ajudá los a ajudar os outros , que estão batendo a porta do Lar Espírita Pedro e Paulo .
      Qualquer valor e que seja mensal “ o pouco se transforma em muito , quanto nos unimos “.
      Um dia de Paz e Luz para todos .

      Excluir
  3. Boa tarde ! Na paz!! O que será o AMOR!? Um docinho de côco!? Fico preocupado com a curva glicêmica dessa turma. Se for pra ser doce , então, meu amor pelos meus semelhantes é: Amor Rapadura!! É doce , mas não é mole não !! Kkkkkk
    Dá sustentação !! Que digam os Sertanejos! O cabra fica esperto !!kkkk
    Agora , aproveitando da dica de Inácio: aponte um santo , que não tenha passado pela fase de , astuto, esperto , errante até mesmo ao extremo ou próximo dele? E quanto mais errante , mais experiente , em todos os sentidos, mais servidão prestará a função ! Nenhum espírito pode aconselhar ou instruir o que não tenha aprendido por vivência na pratica ! Isso é básico , e serviu inclusive , a Jesus...Nenhum, estudante pode terminar o ensino fundamental apenas , e dar aula em universidades!! Dai a afirmativa nas entrelinhas dos espíritos a Kardec: "...Adolfo Riteller, quando de sua conversão, será um Santo dos mais sábios ...".

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde drt inacio e Carlos baccelle. Boa reflexão muitos se fazem de bom ao menor descuido puxa o tapete do outro

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Dr. Inácio e Baccelli. Creio que isso deve ter dado a maior briga entre irmãos e talvez essa briga esteja durando até hoje. Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Hoje, pela manhã, quando acessamos o blog, surpreendeu-nos o título da mensagem semanal do Inácio Ferreira (IF). Então, lembramo-nos do livro "Um Mundo Espiritual chamado Terra" (LEEPP, 1ª edição, abr 2016), de IF, e onde se lê os capítulos 31 - O Filho Pródigo (Parte I) e 32 - O Filho Pródigo (Parte II). Imediatamente, relemos esses capítulos e comparamos com o conteúdo desta comunicação. Nossa mente abriu um leque de ideias lendo-as! Mais uma vez, constata-se que IF tem o hábito saudável de convidar-nos a pensar nos assuntos enfocados. Logo, no início do capítulo 31, havíamos listados outros autores que tratam dessa parábola do Filho Pródigo (Lucas 15:11-32), bem como outros livros de IF e outros. É um convite à leitura e compreensão de quem são o filho pródigo do Reino de Deus: cada um de nós ao longo das vidas sucessivas em diferentes mundos habitados e habitáveis! Vamos em frente! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (17:03)!!!

    ResponderExcluir
  7. Aécio Emmanuel César20 de abril de 2020 às 03:41

    Bom dia Dr. Inácio e Baccelli. Sempre falamos nas Casas Espíritas ou em cultos nos lares, do filho pródigo. Das lições que poderemos tirar do seu regresso aos braços do pai. Creio que o filho pródigo é a nossa imagem no futuro. pois atualmente somos iguaus aquele outro filho, o que ficou sob a proteção do pai. Esse, sim, somos nós, egoístas, dementado, cheio de vícios ainda incontrolados e que, mesmo assim, queremos uma posição de destaque, só se for no reino das trevas. De antemão, vamos melhorar nossos ínpetos de selvageria, de primitivismo, pois já conquistamos a razão, embora possuidores desta conquista, os instintos falarão mais alto por enquanto. Forte abraço aos dois. Aécio Emmanuel César.

    ResponderExcluir
  8. A parabola tem um ensinamento imediato de facil entendimento.
    O filho deveria se sentir feliz, tanto quanto o pai, pelo
    retorno do irmao. Entretanto vai alem disso. Ensina tambem
    que quanto mais avancamos em conhecimentos e entendimento,
    mais nos e' cobrado e nao deveriamos esperar recompensas
    especiais por fazer o que ja' era mesmo obrigacao fazer.

    Pode ocorrer entao que alguem que tenha se esforcado muito
    e estudado bastante se veja numa situacao alem-tumulo menos
    afortunada que outros seres mais simples. Se tal ocorrer, jamais
    deve ser encarado como injustica, pois tal nao e' possivel.
    E' apena um lembrete que falta algo que precisa ser aprimorado
    no caminho da perfeicao divina.

    Mateus 5:48 " Sede vos perfeitos como e' perfeito vosso Pai
    que esta' nos ceus"

    ResponderExcluir
  9. Ontem , 20/ abril , completaram 16 anos do desencarne da mamãe , a nossa florzinha tão querida .
    E há 15 anos , pela dor e na esperança de reencontrá la de alguma forma , procuramos o Lar Espírita Pedro e Paulo onde fomos acolhidas e consoladas .
    Conhecendo mais de perto o trabalho maravilhoso e incansável desses trabalhadores de Jesus .
    Sentimos o esforço do Dr Odilon Fernandes
    , Dr Inácio , Baccelli em nos ajudar , inclusive
    ao papai , também desencarnado mais recentemente .
    Isso nos dá força para continuar a nossa caminhada terrena , com alegria e bom ânimo .
    Gratidão .

    ResponderExcluir
  10. ...Eu, porem, vos digo que todo aquele que se encoleriza com seu irmão estará sujeito a julgamento. ...Jesus (Mateus 5:22)

    ResponderExcluir
  11. Nossa, que linda interpretação!... Fiquei emocionado aqui. Não me pergunte o motivo, não sei, só fiquei emocionado. Não tinha pensado por esse ângulo. Brilhante e de imenso conteúdo; me fez pensar. Adorei.

    ResponderExcluir