domingo, 11 de outubro de 2020

 

“Carpe Diem”

 

Sinceramente, eu não sei onde a grande multidão, que não cogita do espírito, encontra estímulo para viver na Terra, ocupando-se tão somente do cotidiano terrestre.

Vejo os seus integrantes, que são nossos irmãos em Cristo, caminhando pelas ruas, correndo atrás de objetivos transitórios, para a obtenção do pão de cada dia, e para além do pão que lhes garanta a sobrevivência no corpo.

Milhares, ou, talvez, milhões, movimentam-se na esperança de que possam vir a ter grande êxito financeiro, conquistando posições no convencionalismo social, que festeja os que passam a fazer parte da lista dos considerados ricos – milionários, bilionários, trilhardários...

A maior parte, porém, pressentindo que não logrará frequentar as páginas da “Forbes” – pode ser de alguma “Forbes” tupiniquim –, contentar-se-á com recheada conta bancária, com algumas propriedades, com automóvel que possa trocar por outro zero, ou quase zero, de três em três, ou de quatro em quatro, ou de cinco em cinco anos...

Quase todos, no entanto, contentam-se em se levantar, pela manhã, ocupar o tempo durante as doze horas do dia, chegar em casa e largar-se numa poltrona à frente da TV e... ter um pouco de prazer oriundo da carne.

Repito, sinceramente, eu não sei os que move na vida diária, porquanto, infelizmente, cada vez mais, essa grande multidão parece se afastar dos assuntos da fé em Deus.

Os templos religiosos, de maneira geral, estão vazios, e, lamentavelmente, estamos assistindo, entre os homens encarnados, o fracasso das “peças” da religião, que, por ação de um “efeito-dominó”, estão quase caindo uma após a outra, pelos variados escândalos que a mídia tem se encarregado de divulgar – e por falar em mídia, como ela também vem concorrendo para que o homem viva como se, em pouco tempo, estivesse destinado ao pó! A mídia nada, absolutamente nada, tem feito pela construção espiritual do homem – a mídia é tão consumista que termina por consumir, inclusive, o seu próprio consumidor!

Eu não sei... Vejo-os, aos homens encarnados, caminhando, em grande parte, feito zumbis pelas ruas das pequenas e das grandes cidades, quase que colidindo uns com os outros, sem que parem para trocar dois dedos de prosa, ou... para fumar um cigarrinho juntos – não de Cannabis, é claro, mas das folhas de uma ingênua árvore-do-fumo, porém, não menos prejudicial à saúde – eu que o diga!

Dentro de seus carros ou pilotando as suas motos, de maneira feroz, dirigem os seus veículos mal suportando quem lhes está à frente, tentando obedecer a placa de sinalização que recomenda não se exceda, dentro da cidade, a 40 km/h – de celular na mão, falando com alguém que, por certo, também pode estar no trânsito, os distintos habilitados ultrapassam o “velho” que dirige com lentidão, dedicando-lhe o tradicional dedo médio erguido em gesto pornográfico...

Depois de muito pensar e pensar, aqui, deste Outro Lado, chego à conclusão que é pela Misericórdia Divina que os homens, em esmagadora maioria, estão vivendo na Terra, sem que sequer, muitas e muitas vezes, lembrem de proferir, ainda que decorada, uma única oração por dia.

Sim, é pela Misericórdia Divina que eles, os indiferentes ao seu futuro espiritual, respiram e expiram no mundo, vivendo como se a finalidade da existência humana não fosse outra se não aquela extraída de uma das odes de Horácio: Carpe Diem.

 

Não fosse pela ação da Misericórdia Divina que os sustenta de pé, através do Instinto de Conservação, com certeza, assistiríamos na Terra à pavorosa catástrofe de ordem moral, com os homens em autoextermínio coletivo, por não conseguirem enxergar na vida medíocre que escolhem viver um propósito de ordem superior.

Não posso, contudo, deixar de registrar as exceções que, infelizmente, de tão poucas, quantitativamente, não alteram as estatísticas, embora, qualitativamente, sejam elas que continuam a manter as esperanças de que o mundo venha a ser melhor amanhã.

 

INÁCIO FERREIRA

 

Uberaba – MG, 11 de Outubro de 2020. 

 

 

 

 

22 comentários:

  1. Bom dia dr Inácio e Baccelli
    Outro dia estava assistindo uma palestra do amigo Baccelli..era como se estivesse sentado à nossa frente batendo um papo..e ao mesmo tempo de uma forma simples e natural trazendo entendimento das coisas do Espírito...
    E quando vamos ver o número de visualizações..a gente percebe a realidade que o senhor dr Inácio expressou acima..
    Basta olhar o número de visualizações em vídeos fúteis..sem nexo..sem conteúdo
    E realmente é pela Misericórdia Divina..
    E Jesus continua tão atual quando se refere aos ídolos de pedra..que continuam enganando os distraídos ou dormindo..até que venha a dona morte..
    E Jesus continua dizendo..Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo..por que a porta estreita dr Inácio é para aqueles que tem o *Coro duro*..para continuar confiantes Em Deus..e dar valor ao que realmente vale a pena..
    Beijos
    Cris

    ResponderExcluir
  2. Bom dia drt inacio. A minha esperança é no amanhã no despertar confiu na misericórdia divina .gratidão gratidão

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Após nosso café matinal espiritual, nossas percepções sibtobizaram nesse texto inaciano convidativo reciclar os hábitos em torno da noção "Carpe Diem" (= aproveite o dia) e, também, no tema "dolce dar niente" (= agradável ociosidade). No fundo desse pensar, cada um de nós está embalado no pensamento materialista que sinaliza não existe nada além da matéria, isto é, não há vida espiritual ou invisível. Todavia, o Espiritismo encontra-se no ar indicando o contrário. Bem, escolher a melhor percepção é de cada Espírito, filho de Deus! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (17:45)!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Apliquemos uma correção em nosso texto de 11-10-2020 13:45: onde se lê "... percepções sibtobizaram... no tema "dolce dar niente"..."; leiamos "... percepções sintonizaram... no tema 'dolce far niente'...". Desculpem-nos a incorreção! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (07:36)!!!

      Excluir
  4. Boa noite!! Na paz!! Tá tudo certo !!
    Essa é uma nítida questão de relacionamento. Se o espírito aqui, não está conseguindo relacionar-se com o próprio corpo , uma vestimenta que ele mesmo a escolheu. Como querer que ele se relacione com os demais!!???
    Parte deste princípio a desloucada universal!

    ResponderExcluir
  5. Aécio Emmanuel César11 de outubro de 2020 às 19:03

    Boa noite Dr. Inácio e Baccelli. É... Cada dia é cada dia, não é mesmo? O futuro... bem.... a Deus pertence. Mas será mesmo? Se caso não aproveitarmos o dia de graça dado por Deus a todos seus filhos, estaremos ou não subjugados ao tempo por demais perdido? Caso a deixar nossas barbas de molho, não acha Dr. Inácio. Gostei da matéria dessa semana. Um forte abraço aos dois. Aécio Emmanuel César.

    ResponderExcluir
  6. Bom Dia Dr. Inácio e Baccelli. A humanidade segue fingindo não ver, até que um dia a dor a desperte. Essa amiga nunca falha, mas seu preço é alto.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Bom dia !!!
    Fiquei pensando a respeito do que o senhor escreveu e lembrei de um vídeo , que há poucos dias recebi . O conteúdo é o cantor Moacir Franco , nos lembrando a beleza da letra , da música Soleado :
    - “De muito longe , vem uma canção
    Suavemente
    Como uma oração
    E um anjo azul , entre bruma e véu ,veio abrir
    para nós os portões do Céu .
    E ao Céu chegamos , como quem morreu ,
    trazendo o Amor e o resto se perdeu .
    Somos pássaros livres da prisão , soltos no
    infinito
    Sobre a imensidão.”
    E mais ou menos assim poderemos continuar o nosso voo livre , com Jesus , o remédio p o “ vazio imenso “ que habita nossos corações.
    Estimular a todos que cruzarem o nosso caminho , com palavras de esperança , de vivência do evangelho , com a prática da caridade ( em todos os sentidos ) .... apesar de todas as adversidades .
    Um dia feliz para todos nós .



    ResponderExcluir
  8. Dr Inácio,sinto também que muitos de nós passa por aqui sem sequer cogitar a mudança. A ilusão é de fato dolorosa.
    Em contrapartida começamos ontem as funções e trabalhos do nosso grupo, que com singela homenagem leva o seu nome. Sei que irá julgar imerecido, mas nós que contamos com alguns conselhos do amigo sabemos que não o é. Grande abraço, Dr Inácio.

    ResponderExcluir
  9. João Augusto Freire Vieira- Valinhos,SP - Caro doutor Inácio, o retrato da humanidade pela sua ótica espelha bem o que muitos dizem sobre o destino dos princípios inteligentes que neste momento habitam este orbe em suas múltiplas dimensões. Dizem por aqui que cerca de dois terços serão deslocados para outros orbes durante o período de transição pelo qual passa o planeta Terra, onde os umbrais terrestres serão saneados pois não existe Regeneração com planos dimensionais do tipo Trevas, Umbral médio ou mesmo Umbral superior contaminado. Desta forma, tudo está nos moldes de um período de transição para uma espécie que se transforma para caminhar a outro patamar de evolução. Pois é doutor, ser bom e caridoso é um estado a ser obtido durante um longo caminhar, após conhecer-se a si mesmo, estudar muito muito e peregrinar por vários mundos que compõem este(s) Universo(s) geridos pela Fonte Criadora que habita dentro de cada centelha que somos nós. Abraços meu caro doutor Inácio, que um dia será retratado em uma película cinematográfica baseada em uma de suas obras...

    ResponderExcluir
  10. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Desde o dia da publicação desse tema em estudo, estivemos buscando a compreensão do mesmo através de artigos de outros autores, encarnados e desencarnados. Então, lembramo-nos de que havíamos lido algo sobre 'carpe diem' numa das obras de Pietro Alleori Ubaldi (1886-1972). Finalmente, encontramo-lo em "A Grande Síntese", capítulos LXXX - O problema da renúncia -, onde se lê "... Não vos abandoneis a inconsciência do 'carpe diem'. É indispensável preparar-se o futuro. Não se pode dizer gozemos, não há amanhã. Porque o amanhã chega e vos encontra despreparados. A inconsciência não evita as reações. É preciso enfrentar com seriedade e coragem muitos problemas individuais e sociais... A lei futura está, não há dúvida, no Evangelho do Cristo e se realizará no esperado reino de Deus..." Mais adiante, lê-se "... O problema pode considerar-se como religioso, político, econômico, jurídico, artístico, científico; atinge o homem integral e, portanto, todas as suas manifestações. Não se trata de destruir, mas de sublimar as notas fundamentais da personalidade: a vontade...; inteligência,...; coração sempre mais sensível e aberto. Do homem deve nascer o anjo..." No capítulo LXXXVII - A Divina Providência, lê-se que "... Mas o homem se comporta como estivesse sozinho, isolado no espaço e no tempo.... Refugia-se, então, na inconsciência do carpe diem, que é a filosofia do desespero; cegueira intelectual e moral, que uma ciência que não conclui deixou intacta..." Essa mesma noção encontramos também na obra "Ascensões Humanas", do mesmo autor, no capítulo XXIII - Crise da civilização. Ampliando esse conceito em nossas vidas de relação, Irmão José psicografou a mensagem "Imediatismo", que se encontra no livro "Lições da Vida" (Didier, capítulo 13). Conclusão: meditemos... meditemos e meditemos... Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:41)!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia a todos!!!

      CP, em complementação ao seu comentário coloco aqui um link do Youtube com a mensagem de Irmão José sobre o imediatismo. Feito pelo Grupo Espírita Scheilla Pedro Leopoldo. Para quem não tem o livro poder ter acesso.

      https://www.youtube.com/watch?v=ht7BEfnIaeI

      Um grande abraço fraternal a todos!!!

      Excluir
    2. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Schico (15-10-2020 04:22). Muito boa a sua sinalização ilustrativa! Minutos atrás ouvimos o conteúdo sugerido! Parabéns! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:10)!!!

      Excluir
  11. Gratdão pelas reflexões. Suas orientações fizeram parte de nosso almoço de domingo (ontem). Quero divulgar mais e mais sobre tantas formas de alertar-nos, sobre o que somos, e, aquilo que poderemos ser, se, assim o quisermos.Livre Arbítrio e Reforma Íntima. Creio que há uma forma de anestesia trazendo a sensação de que desconhecer as coisas do Espírito seria mais fácil, mas, se a situação carnal traz anseios e dúvidas, para comprénder que existe um futuro espiritual, que existe vida sem morte como diz São Francisco de Assis requer educação do Espírito, não apenas educação material, e isso ainda vejo insípido em muitas casinhas de luz, que tratam a evangelização de forma dogmática. Grande e fraternal abraço. Paz e luz a todos.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Dr. Inácio
    Perfeito o texto.
    E aqui nos EUA, onde agora nos encontramos, as suas palavras se tornam insuficientes...
    JESUS não abandonou a Terra como alguns desavisados pensam, e o Mundo Melhor de amanhã está sendo construído enquanto a grande maioria na Terra dorme...
    Os Amigos
    Emmanuel e Verinha
    (Emmanuel do Chico Xavier)

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde a todos. Tal disposição de espírito vem acometendo os espíritas. Muito triste tudo isso, pois o movimento deveria ser renovador. Alguns até acham que compraram o ingresso para Nosso Lar. Outros endureceram o pensamento. Enquanto isso o joio cresce... Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde a todos. ¨ A maioria das pessoas estão mortas e não sabem...¨ Clarice Lispector.

    ResponderExcluir
  15. Boa noite, Amigos Espirituais visíveis! Amor, Luz e Paz! Conshuá (13-10-2020 13:30). No seu texto, você escreveu "... A maioria das pessoas estão mortas e não sabem..." Clarisse Lispector. Permita-nos acrescentar alguma coisa a sua observação. Primeiro, ficamos curiosos com a frase de Clarisse Lispector (1920-1977). Então, digitamos a frase transcrita por você no Google. Encontramos que a mesma está registrada no livro "A Descoberta do Mundo" (RJ: Francisco Alves, 1992; ROCCO, 1999), como parte da crônica "Dies irae" (expressão latina que significa 'Dia de ira'), datada de 14-10-1997 e publicada no "Jornal do Brasil". Clarisse iniciou a mesma escrevendo "Amanheci em cólera. Não, não, o mundo não me agrada. A maioria das pessoas estão mortas e não sabem ou estão vivas com charlatanismo. E o amor em vez de dar, exige..." Mais adiante, assinalou "... Não sou uma paralítica. Embora alguma coisa em mim diga que somos paralíticos. E morre-se sem ao menos uma explicação..." No fim de sua crônica, lê-se que "... Teresa, quando você me visitou no hospital, viu-me toda enfaixada e imobilizada. Hoje você me veria mais imobilizada ainda. Hoje sou a paralítica e a muda. E se tento falar, sai um rugido de tristeza. Então, não é a cólera apenas? Não, é tristeza também." Essa crõnica está divulgada no Facebook. Talvez, cada um de nós possamos buscar em "O Evangelho segundo o Espiritismo", capítulo IX - Bem-aventurados os que são brandos e pacíficos, itens 9 e 10 - A cólera, sobre aquele estado mental em que se encontrava a escritora e cronista quando despertou naquele dia. Bem, possivelmente, possamos estar enganados nesta nossa apreciação. Num determinado livro mediúnico, que não recordamos neste momento, e publicado por uma editora, pareceu-nos ter tido a impressão que Clarisse Lispector utilizou a médium para expressar sua opinião como Espírito imortal. Todavia, é apenas uma impressão! Perdoe-nos esta nossa intromissão! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (19:47)!!!

    ResponderExcluir
  16. Dr Inácio,s vc puder me ouvir...sou sua fã kkk...suas palavras m alentam nesta selva de pedra aqui em baixo...nessa escravidão q é esse mundo de expiações e provas...somos a quase maioria...90% escravos do sistema...s bobearmos fazem a gente de máquina e nem hora de almoço nós temos...somos máquinas...ñ precisamos nem de comer nem de beber segundo nossos patrões...mas...existe uma saída quando despertamos a nossa consciência...de que ñ estamos sózinhos no Universo...q existem outros mundos habitados...que a vida nunca acaba...e q o Amor 💓 de Deus nos envolve a todos...

    ResponderExcluir
  17. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Curiosidades científicas e Espiritismo. Permitam-nos divulgar o artigo "Como planta carnívora dioneia armazena memórias de suas presas" (Natureza - Amanda dos Santos - 16-10-2020 - Nature Plants 6, 2020 - https://socientifica.com.br/como-a-planta-carnivora-dioneia-armazena-memorias-de-suas-presas). Nessa artigo, a autora desenvolve o tema em estudo em subtemas como "Mistério da dioneia, planta carnívora" e "o desempenho do cálcio na planta dioneia", bem como menciona a fonte de estudo como sendo "Calcium dynamics during trap closure visualized in transgenic Venus flytrap" (em tradução livre: "A dinámica do cálcio durante o fechamento de armadilha observada na apanha-mosca transgênica Vênus", de Hiraku Suda et al e publicado em "Nature Plants" nº 6, de 05-10-2020). Perguntar-se-á: - "O que essa pesquisa tem em comum com o Espiritismo?". Ela está relacionada à pergunta 589 de "O Livro dos Espíritos" (OLE), bem como ao artigo "Conversas familiares de Além-túmulo: Humboldt" publicado na Revista Espírita de junho de 1859. Humboldt nessa Revista Espírita é o nome de Friedrich Wilhelm Heinrich Alexander von Humboldt (1769-1856). Além de responder àquela pergunta de "OLE", Humboldt, espírito, esclareceu algo sobre outros mundos de onde veio para cumprir missão na Terra no campo da Ciência. Indicamos ver "Especial Alexander von Humboldt, o alemão que mudou a imagem da América do Sul - Youtube, 21-10-2019". Ler também "Alexander von Humboldt, o famoso explorador alemão que foi proibido de entrar no Brasil por suspeita de ser espião" (Ciência e Saúde - Manuela Aragão, TV Globo - 10-05-2019 06h01 - https://g1.globo.com). No livro "Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho", de Humberto de Campos Veras (FEB), Emmanuel, no Prefácio, psicografou "... Humboldt, visitando o vale extenso do Amazonas, exclamou, extasiado, que ali se encontrava o celeiro do mundo. O grande cientista asseverou uma grande verdade: precisamos, porém, desdobrá-la, estendendo-a do seu sentido econômico à sua significação espiritual...". Uma curiosidade: naquela época em que AK entrevistou AH, espírito, "O Livro dos Espíritos" ainda estava com o seu conteúdo original de 18-04-1857, sendo consolidado com acréscimo em 1860 na segunda edição, que é a atual que se lê e estuda. Bem, estudemos...estudemos e estudemos! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:37)!!!

    ResponderExcluir
  18. Bom dia Dr. Inácio.

    Gosto muito do senhor pelo modo descontraído que se expressa, falando verdades com um pouco de humor, onde fica mais fácil a assimilação.

    Particularmente não vejo o nosso tempo atual pelo prisma da desolação, como escuto muito por aí. Tudo acontece no seu tempo, onde podemos perceber que aos poucos vamos evoluindo, cada um no seu tempo. Uns mais na frente e outros demoram um pouco mais. Mas, existe evolução.

    Realmente as igrejas estão ficando mais vazias, só que isso não quer dizer literalmente que as pessoas estão se afastando de Deus. A igreja de Deus é o intimo de cada um, o seu dia a dia, suas atitudes. Fala-se menos em Deus, mas, em contra partida, vemos atitudes de muitos de solidariedade, isso é Deus em nós, essa pandemia atual confirma o que digo, esse tempo de reflexão.

    Que existem corrupção de vários modos, isso é fato, mas, esses irmãos um dia ou em alguma encarnação, terão de colher seus frutos, isso também faz parte da nossa existência, ninguém sabe o que foi em outras encarnações.

    Precisamos nós espiritas, espiritualistas, abrirmos as portas da esperança com pensamentos bons, inundando a nossa estratosfera de paz, alegria, por estarmos nesse planeta belíssimo estudando.

    Tenhamos pensamentos de piedade por aqueles que se atrasam na jornada, fazendo o melhor possível todos os dias. É claro que existe o livre arbítrio em nossas ações, mas, mesmo esse livre arbítrio tem um objetivo de Deus para conosco.

    O importante é o que fazemos de bom nesse planeta. Não adianta falamos do outro e escondermos nossas faltas debaixo do tapete porque com certeza todos nós temos o arqueiro nos olhos de algum modo.

    Pois é Dr. Inácio... tenho 70 aninhos, sou da Paz, amo a vida (até o dia que Deus o permitir), as pessoas e levo fé na humanidade. Guarda uma vaguinha pra mim no seu hospital que com certeza, daqui a alguns anos vou precisar.

    Sou sua fã de carteirinha, já li todos os livros do senhor aos quais gosto muito e algumas vezes dou gostosas gargalhadas pelo modo que escreve. O senhor é muito bom ao se expressar. Parabéns por ser assim.
    Um abraço carinhoso.
    Nena Andrade – Maceió/Alagoas.




    ResponderExcluir
  19. nu ema sociedade infantilisada mediocre atrasada primitiva carpem die e apenas a ponta do veu apenas e tao somente a separaçao bodes e ovelhas solucionara fausto gonçalves dias franca s

    ResponderExcluir