domingo, 18 de outubro de 2020

 

OBSESSÃO NÃO DECLARADA

 

“E veio ali uma mulher possessa de um espírito que a mantinha na enfermidade, havia já dezoito anos; andava ela encurvada, sem de modo algum poder endireitar-se.” – Lucas, cap. 13 – v. 11

 

A questão da obsessão, em seus extremos, é claramente tratada por Jesus no Evangelho. Negar-lhe a evidência, seria negar a autenticidade do testemunho dos Evangelistas.

Na citação acima, Lucas, que era médico, refere-se a um clássico caso de subjugação obsessiva de natureza moral e física: a mulher era possuída por um espírito há dezoito anos!

Obsessor e obsidiada viviam em tal processo de simbiose que, sem a intervenção do Cristo, que ordenou a retirada do espírito que a vampirizava, a mulher provavelmente desencarnaria de maneira precoce.

Existem, assim, casos de obsessão complexa que, induzindo as suas vítimas a estranhos padecimentos, chegam a ser confundidos com loucura.

Antes do surgimento do Espiritismo e dos notáveis estudos realizados de Allan Kardec, que distinguiu mediunidade de obsessão, quase todos os problemas de natureza psíquica eram catalogados por enfermidade da mente, com os portadores de semelhantes estados patológicos sendo sentenciados aos hospícios.

Hoje, felizmente, embora ainda o preconceito religioso dominante, a própria Ciência começa a se inclinar para a realidade da influência espiritual de ordem nociva, admitindo a hipótese da chamada “personalidade intrusa” atuando sobre o encarnado.

Todavia, é mister considerar que nem sempre a interferência obsessiva da parte do desencarnado é de fácil constatação, pela sutileza com que age o seu agente causador em prejuízo da vítima e de terceiros.

Em situação, com certeza, mais deplorável que a da pobre possessa, estava o chefe da sinagoga e os adversários do Senhor que O perseguiam sem trégua, pela Sua insistência em realizar curas no dia de sábado.

Os que costumamos, pois, rotular de obsidiados são os doentes declarados reclamando tratamento e comiseração pela ostensividade de seu estado de desequilíbrio. Mas, em situação pior que a deles estão todos aqueles que, aparentando lógica de raciocínio e atitudes estudadas, fazem-se de si mesmos agentes sutis das trevas no combate à expansão da luz.

 

INÁCIO FERREIRA

 

Página extraída do livro “Bem-Aventurados os Aflitos” – Editora Didier – Votuporanga – SP.

31 comentários:

  1. Bom dia a todos!!!

    Primeira coisa que fiz, foi procurar na internet - acho que todo mundo faz isso...

    E numa apresentação encontrei este trecho, que não sei se faz parte do livro:

    "Os aflitos bem-aventurados não são os que se entregam ao desespero e à revolta diante da dor, mas, sim, aqueles que se tornam conscientes de suas imperfeições e, inquietos, empenham-se na árdua tarefa da autossuperação".

    Kardec sabia do que falava: todos aqui nesse planeta Terra somos aflitos. Uns mais, outros menos.

    Obrigado,

    Um grande abraço fraternal a todos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Schico (18-10-2020 03:39). Nobre irmão, o trecho selecionado encontra-se no prefácio "Bem-aventurados os Aflitos", de Inácio Ferreira e datado de 03-10-2016, no mesmo livro publicado pela Didier, 1a edição, out 2016. Naquele prefácio, lê-se "... Os aflitos bem-aventurados pelo Divino Mestre não são os ..., mas, sim, quantos, ombreando a cruz das provações, verticalização em espírito, caminham sem detença em direção ao futuro...". Logo após, o autor, Inácio Ferreira, finaliza "... Os aflitos bem-aventurados são, portanto, todos aqueles que, todos os dias, inquietam-se por serem melhores do que são, e que, incomodados pelas imperfeições de que, em si mesmos, tornaram-se conscientes, empenham-se, com todas as forças, na árdua tarefa de autossupracao." Esclarecemos que, poucos minutos do nosso café matinal espiritual, pegamos o livro acima indicado e folheados o prefácio, escolhendo mentalmente o trecho citado por você para comentar no Blog do Dr. Inácio Ferreira. Realizamos o café espiritual, acessamos a Internet e o Blog, quando lemos o seu comentário. Por isto, sapecamos estas linhas. Deus, Jesus Cristo e os Bons Espíritos abençoem a você e a todos os que estiverem no seu campo de energia espiritual! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (07:53)!!!

      Excluir
    2. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Correção no nosso texto de 19-10-2020 03:54: onde se lê "... tarefa de autossupração... poucos minutos do nosso café matinal espiritual... e folheados o prefácio..."; leiamos "... tarefa de autossuperação... poucos minutos antes do nosso café matinal espiritual... e folheamos o prefácio...". Perdoem-nos a incorreção! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:03)!!!

      Excluir
  2. Prezado dr. Inácio:

    O senhor teria ou poderia dizer algo a respeito de Nibiru ou Hercólubus? Ele existe mesmo? Poderia dizer se, no fim da página do boletim noticioso informado a seguir, as informações e as fotografias a respeito do assunto são verídicas mesmo?

    http://zetatalk.com/newsletr/index.htm

    Mesmo que não possa manifestar-se sobre o assunto, desde já agradeço.

    Cordialmente,
    Milton Chaves de Almeida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! MCHAL (Milton Chaves de Almeida, 18-10-2020 04:36). Nobre pessoa, permita-nos auxiliar, embora não estejamos designados especificamente pelo Dr . Inácio Ferreira (IF) e/ou pelo médium C.A.B. O que se sabe sobre o planeta Nibiru, Hercólubus ou X são as possíveis hipóteses de sua existência no cenário da Astronomia e da Astrofísica. Então, todos nós devemos aguardar melhores esclarecimentos nesses campos científicos, pois, quase sempre e diariamente, surgem vislumbres novos. Quanto à veracidade das "... informações e fotografias...", acreditamos que seus verdadeiros autores devem somar esclarecimentos adequados! O conhecimento científico e o espiritual estão em gradual progresso relativo sobre o Universo observável e o invisível. Perdoe-nos não responder conforme o seu desejo! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:16)!!!

      Excluir
  3. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Muito oportuno o conteúdo da mensagem 'Obsessão não decladarada', publicada no luvro "Bem-aventurados os Aflitos" (Didier, 1a edição, mai 2017, capítulo 22). Quase sempre, este livro é parte de nosso café espiritual matinal! Em um desses estudos, acrescentamos, nesse capítulo, os livros "Não nos deixeis cair em tentação" (LEEPP, 1a edição, abr 2017, capítulo 7 - Obsessão sem Espírito) e "Senhor, que eu possa ver" [LEEPP, 1a edição, jun 2016, capítulo 7 - Obsessão discreta (OLE-474), de Irmão José. Parabéns i damos o nobre Amigo Espiritual e ao médium pela lembrança do conteúdo escolhido! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:12)!!!

    ResponderExcluir
  4. Ah !!! Dr Inácio ...
    Que Jesus coloque as palavras certas , nos nossos lábios , e que nos sustente na Fé , para confortarmos os obsidiados declarados e não
    declarados .
    Os mais doentes , são os ditos ” normais “ , com pensamento e fala coerente , manipulando pessoas , não aceitam confrontação e tratamento .
    Às vezes são líderes religiosos , chefes de família , educadores , médicos ...até mesmo psiquiatras.
    O grau da patologia , varia para cada enfermo.
    Que os Benfeitores Amigos , nos dê força no caminho , para cumprirmos com nossos deveres.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia drt inacio gratidão. E de grande importância os ensinamentos de hj a grande importância de olhar para se mesmo não aponta o dedo para ninguém é perdoar sempre figuem com Deus

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Baccelli!

    Acabei de ver o vídeo "A FEB ME DÁ FEBRE"

    Parabéns pela defesa da obra de Chico.
    Fico imaginando o que Dona Yvonne diria sobre essas mãos profanas tocando esses textos.

    Aqui na FEESP, tem uns 4 anos, mudaram o nome doutrinador por orientador doutrinário.

    Mandei um email à diretoria da casa dizendo que tal mudança afrontava a obra de Kardec. O nome é LIVRO DOS MÉDIUNS - GUIA DOS MÉDIUNS E DOS DOUTRINADORES.
    Até hoje não responderam.
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! André Gustavo (18-10-2020 08:12). Permita-nos acrescentar algo ao seu trecho "... Fico imaginando o que Dona Yvonne diria sobre essas mãos profanas tocando esses textos..." Acreditamos que a obra "A Pena e o Trovão" (Campinas, SP: Editora Allan Kardec, 2010), de Yvonne Amaral Pereira através do médium Emmanoel Cristiano, traga algum esclarecimento sobre o seu escrito. Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:13)!!!

      Excluir
    2. Obrigado.
      Não conhecia, comprarei.
      Cria já ter lido e relido tudo dela e sobre ela.
      Admiro demais.
      Outro dia vendo uma entrevista antiga do Baccelli ele fez referências a artigos científicos nos mesmos moldes que as suas.
      Será você?
      Grande abraço irmão..tenho acompanhado suas lives terças à noite.

      Excluir
    3. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Andre Gustavo (20-10-2020 10:47). Agradecemos a bondade de suas palavras! Você perguntou "... Será você?...". Se este qustionamento está dirigido a nós - Cadichon Pirilampo -, estão respondemos que não. O nobre irmão C.A.B. tem características próprias de escrever, que respeitamos! Esclarecemos que não fazemos "lives" pelo YouTube ou outras mídias! Mudando de assunto, afirmamos nossa admiração por Yvonne do Amaral Pereira (1900-1984) e suas obras mediúnicas e, na atualidade, como Espírito imortal através de alguns médiuns! Aproveitamos este momento para solicitar a correção na sinalização do video indicado na sua outra participação! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:24)!!!

      Excluir
  7. Boa tarde Dr. Inácio e Baccelli. Hoje a obsessão vem ganhando os níveis alarmantes do suicídio e dos crimes hediondos. Os vingadores não querem mais apenas entortar as costas de alguém, querem destruir a sociedade e manter em prisão os seus alvos, seja prisão carcerária ou pelas drogas, ou pelo medo. Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde. Aqui entre nós resolvemos esses casos com ervas, e umas danças convidamos o espírito para dançar e então depois ele volta no corpo de alguma de nossas mulheres. Paz!

    ResponderExcluir
  9. Ainda quanto a eventuais alterações no sentido moral das obras de André Luiz sugiro essa palestra.
    Percebe-se, salvo melhor juízo,que o orador altera completamente a postura moral de Andre Luiz, em visita à antiga casa.
    Narra que André Luiz estava desequilibrado e precisou ser convecido por Narcisa ao auxílio, quando na verdade ele já estava sereno, querendo auxiliar o atual esposo da antiga companheira.
    O André Luiz da palestra não é o André Luiz do final da obra.
    Se não publicarem entendo, mas queria que chegasse ao conhecimento do Baccelli.
    https://youtu.be/XluQpAuk9vM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Andre Gustavo (18-10-2020 16:29). Por gentileza, você poderia atualizar e sinalizar bem o endereço do vídeo sugerido por você? Não conseguimos localizá-lo conforme você indicou. Obrigado! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:30)!!!

      Excluir
    2. Copiei o link e abriu na palestra corretamente.
      Palestra de Haroldo Dutra, A Vida no Mundo Espiritual, no 14° Congresso Espírita do Estado do Espírito Santo, 04/2019. Fala da obra Nosso Lar a partir do minuto 35.

      Excluir
    3. Caso não consiga me avise que te mando por email

      andremm1975@hotmail.com

      Excluir
    4. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Andre Gustavo (21-10-2020 14:01). Agradecemos a bondade de sua resposta! Acessamos o Google e digitamos Haroldo Dutra Dias (HDD) - vídeo "E a vida continua" e encontramos no endereço www.youtube.com/watch?v=xlrX42lj66E. Assistimos ao conteúdo mencionado por você. Acreditamos que os capiítulos 49 - Regressando à casa e 50 - Cidadão de 'Nosso Lar' da obra "Nosso Lar" (FEB) podem relidos com o auxílio da série "Como você interpreta? - LV - 30-04-2018 01:36"; "Como você interpreta? - LVI 07-05-2018 01:33" e "Como você interpreta? - LVII 14-05-2018 01:39". Estas sinalizações são comentários de Inácio Ferreira sobre aquele livro de André Luiz (AL) e encontram-se no lado direito (esquerdo do pc) do leitor em "Arquivos do Blog", no ano 2018! Desta forma, você compreenderá a opinião de HDD expressa na palestra realizada no dia 07-04-2019 no encerramento do 14º Congresso Espírita do Estado do Espírito Santo. Essa palestra foi divulgada pela RAETV. Muito obrigado! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:27)!!!

      Excluir
    5. Boa tarde, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Andre Gustavo (21-10-2020 14:01). Solicitamos incluir e corrigir o nosso texto de 22-10-2020 05:30: onde se lê "... podem relidos..."; leiamos "... podem ser lidos e relidos...". Perdoe-nos a omissão: pensamos, mas a digitação não seguiu a ideia! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (16:50)!!!

      Excluir
    6. Grato mas não se trata de compreender a opinião dele.
      Ele altera a dinâmica do ocorrido quando afirma que Narcisa foi até André Luiz para convencê-lo a ajudar o novo esposo da ex companheira, dado seu desequilíbrio.
      Na palestra ele ainda diz que André Luiz resistiu à ideia de ajudar.
      A obra é clara: André Luiz, já harmonizado e decidido a auxiliar, põe-se em oração clamando o auxílio da obreira.
      A intenção de ajudar partiu de André Luiz.
      Na palestra ele afirma que a intenção de ajudar partiu de Narcisa.
      Enfim...que ele permaneça no pedestal que foi posto pelos católicos travestidos de espíritas.
      Se a FEB adultera textos todo o resto é permitido.

      Excluir
  10. Dr Inacio quando li este seu artigo veio a mente a lembrança de uma paciente que atendi fazem + ou - uns 25 anos que vivia na posição fetal há 18 anos, o psiquiatra Mário, por sinal padre, apos atendê-lo me informou que era um transtorno psicótico não especificado (F 19) e que como psicologo pouco poderia ajuda-la, não dei bola e realizei dois a três atendimentos por semana e o interessante q praticamente só eu falava, no fim de um mês de atendimento ela não apareceu mais as consultas; após passarem uns dois meses a enfermeira Claudia q era da equipe me informou q a paciente em questao não havia retornado as consultas pq havia voltado ao normal inclusive participando das atividades domésticas... ...pergunto se este caso devido a semelhança na postura e por ter sido diagnosticada pelo psiquiatra como psicótica + prescrição de haldol e fenergan poderia asemelhar-se algo com a pessoa atendida por Jesus? Tenho plena consciência que Deus é quem nos conduz, que se manifesta aos homens através dos próprios homens, ou q tenha ajudado aquela paciente através de mim?

    ResponderExcluir
  11. Gratidão pelo estudo. Cada postagem, cada palavra lida semanalmente é uma viagem, sobre quem sou, quem estou sendo, e quem deveria ser. Quando me tornei Espírita foi em busca da explosão de fatos que não acreditava bastar por explicação de temor a Deus. Hoje ser espírita é um caminho que me faz trilhar a luta raciocinada. Fico pensando, quantas pessoas sofrem na obsessào e pela obsessào, por acreditar que são de fato loucas. As dores que imprimem esse estado obsessivo é algo que ainda não é levado a sério, pelos tantos pré julgamentos realizados. O Mestre nào rotulava os doentes, em sua infinita bondade perguntava o que tinham, o que desejavam. Preparava seu irmào para compreender a extensão da cura, pois doravante poderiam propagar a fé, por tê-la sentido. Creio que temos muitos hospícios abertos com outros nomes. Paz e luz a todos.

    ResponderExcluir
  12. Aécio Emmanuel César19 de outubro de 2020 às 04:12

    Bom dia Dr. Inácio e Baccelli. Realmente não poderemos negar a obsessão no meio humano na Terra. Contudo devemos considerar que muito se auto-obsediam deixando com que esses próprios assumam as responsabilidades isentando por ora, os obsessores sequases. Um forte abraço aos dois. Aécio Emmanuel César.

    ResponderExcluir
  13. Dr Inácio boa semana e bom dia! Que instruções mais importantes. Grande abraço aqui do pessoal do Grupo Espírita Inácio Ferreira... Beijos

    ResponderExcluir
  14. Bom dia a todos!!!
    Baccelli, tive a oportunidade de assistir a seu vídeo “A FEB ME DÁ FEBRE” e o assunto é por demais importante por várias razões. Eu mesmo tenho notado certa dificuldade de interpretar e estudar textos de Chico e Emmanuel (e olha que não sou criança... 67 anos) e consigo sentir a dificuldade dos jovens de hoje em conseguirem a concentração suficiente para absorver as partes possíveis do maravilhoso legado de Chico/Emmanuel e outros! OBS. Não sou palestrante nem nada – só estudo mesmo, por enquanto. Mas observo.

    Os tempos mudam muito mais depressa hoje... e amanhã mudarão mais depressa ainda!

    Concordo totalmente com você que o texto original deve ser mantido, mas me parece que o método usado foi infeliz.

    Proponho o uso daquelas observações que Kardec mesmo usou, em letras pequenas ao pé da página. Tantas quantas forem necessárias, mas alterar o texto jamais!

    Dou um exemplo de hoje lendo e estudando Roteiro: eu mesmo fui procurar e anotei.

    “No extenso e abençoado viveiro de almas que é o mundo, pouco a pouco, de século a século e de milênio a milênio, usando variados corpos e diversas posições no campo das formas, nosso espírito constrói lentamente, para o próprio uso, o veículo acrisolado e divino, com que o Senhor nos reserva em plena imortalidade vitoriosa.”
    NM. Acrisolado – purificado, depurado, aperfeiçoado – crisol cadinho onde o ourives trabalha o ouro.
    Aí eu entendi!

    Quer outro exemplo? Nos meus estudos do LE e ESE, sempre que aparece o homem – leio ser humano – e homens –seres humanos. Mais atual não é? Mas o homem e o ser humano são os mesmos e estão lá.

    Emmanuel e Chico usaram a linguagem dos dias deles! A ideia, a mensagem, pode e deve ser transmitida integralmente. Conservando E TAMBÉM atualizando.

    Aos palestrantes sugiro usar o texto original e "traduzir" para a linguagem atual permitindo assim aos mais jovens linkarem ao pensamento vivo de Emmanuel e Chico.

    Alguém acha que os textos da Bíblia depois de 2.000 anos são ipsis literis os que foram escritos originalmente? Muitos nem foram escritos foram só falados...

    Um grande e fraternal abraço a todos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Schico (19-10-2020 07:07). Parabenizamos a sua participação neste momento. Realmente, essa questão de traduções ainda é muito complexa no movimento espírita e não espírita. Você assinalou em seu texto "... Alguém acha que os textos da Bíblia depois de 2.000 anos são ipsis literis os foram escritos originalmente? Muitos nem foram escritos foram só falados..." Se digitarmos pelo Google a expressão "Bíblia - ARA", encontraremos que "ARA" significa "Almeida Revista e Atualizada" pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) em 1959 (1ª edição) e em 1993 (2ª edição), feita em "... tradução: equivalência dinâmica...". Existe também o termo "ACF = Almeida Corrigida Fiel", que tem suas características indicadas nos sites da Internet. Estão erradas ou são plágios? Muito provavelmente não, mas algumas pessoas dizem que sim. Se digitarmos "Bíblia de Jersusalém", encontraremos que a Paulus Editora também realizou tradução em "... equivalência dinâmica..." em 1966, em 1981 e 2002 (nova tradução revista e ampliada). Leiamos os comentários sobre ela nos sites da Paulus Editora. Portanto, cabe a cada um de nós ter o cuidado no uso dessas traduções em confronto com as antigas e não opinar assim e assado. Aproveitamos para esclarecer que o trecho de "Roteiro" (FEB), que você destacou, é o último parágrafo do capítulo 7 - No aprimoramento. Este livro foi psicografado por Emmanuel através de Francisco Cândido Xavier. Perdoe-nos não alongar nosso texto. Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:55)!!!

      Excluir
  15. Parabéns Baccelli pelo vídeo “ A FEB ?! ME DÁ Febre !!!” , demonstra a sua coragem e respeito pelo trabalho do Chico .
    Você está tocando em um vespeiro , precisa de muita proteção .
    Que Maria te cuide sempre .

    ResponderExcluir
  16. Boa noite. Meu comentário nada tem a ver cm o post. Faço uma pergunta, por que as casas espiritas estão demorando tando a abrir? Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Ana Rhana Palmi (19-10-2020 17:01). Permita auxiliá-la quanto a sua pergunta "... Por que as casas espíritas estão demorando tanto a abrir?" Bem, considerando a questão da flexibilização gradual das medidas protetivas em cada região brasileira, os centros espíritas (= instituições espíritas, etc.) estão seguindo as orientações das entidades federativas de suas regiões e das condições humanas em seus locais de atuação. Um exemplo: no dia 17-10-2020, conversamos com uma personalidade espírita, dirigente de um centro espírita e com idade beirando o grupo de risco, falou-nos que aquela instituição ainda não abrira a instituição considerando a idade dos frequentadores, que é em torno dos sessenta a setenta anos. Porém, informou que outras instituições passarão a abrir uma vez por semana e seguindo as orientações médicas e sanitárias. Num outro dia, conversamos sobre essa situação sinalizada por você com uma trabalhadora de outra instituição espírita. Essa trabalhadora opinou que o centro deveria estar aberto desde o início da quarentena no que fosse necessário. Todavia, a direção, em conjunto com os demais, decidiu fechar aquela instituição. Somente, recentemente, abriu para atender ao público em dois dias específicos e em condições restritivas. A solução é não seguir as "orientações" extremas de A, B ou C. Esperamos ter auxiliado o melhor possível! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:24)!!!

      Excluir
  17. Caro Baccelli, você é um apóstolo das boas práticas do espiritismo, que Deus lhe pague

    ResponderExcluir